tempestades-ciências naturais

8
Tempestade s

Upload: elsa-pereira

Post on 01-Nov-2014

12.683 views

Category:

Economy & Finance


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Tempestades

A Tempestade

Uma tempestade ou temporal é um estado climático de curta duração marcado por ventos fortes (como nos tornados e ciclones tropicais), trovoadas, e precipitação forte - geralmente, chuva, ou, em alguns casos, granizo, ou neve, neste último caso, a tempestade sendo chamada de tempestade de neve ou nevão.

Em que consiste?• Tempestades acontecem quando uma

significante condensação acontece - resultando na produção de água em estado líquido e cristais de gelo - acontece em um trecho instável da atmosfera. Podem ser particularmente destrutivas, tanto para o homem como para os habitats naturais.

A História das Tempestades

• As tempestades tiveram grande influência na cultura de muitas das civilizações da antiguidade. Os romanos achavam que tempestades eram batalhas dos Deuses contra os Titãs. Já os índios da América do Norte acreditavam que as tempestades eram serventes de um "Grande Espírito". Em tempos mais recentes, as tempestades tornaram-se alvo de assumiram mais um papel de curiosidade. Toda primavera, caçadores de tempestades vão às grandes planícies do interior da América do Norte para explorar os aspectos visuais e artísticos de tempestades e tornados.

• As brisas são exemplos simples dos efeitos da temperatura no mar e na terra. O sol aquece a água de maneira desigual. Sobre os mares e lagos a maior parte da energia é consumida na evaporação e ou é absorvida pela água. O ar não é muito aquecido. A terra, no entanto, absorve metade do calor que a água absorve mas evapora menos. Assim, o ar sobre a terra recebe mais calor do que o ar sobre a água O ar aquecido expande e fica mais leve. Isso começa a acontecer logo após o nascer do sol. O ar sobre o mar não se esquenta rapidamente e permanece mais pesado do que o ar da terra. Como é mais pesado, começa a fazer pressão sobre o ar mais leve da terra e, assim, ocorre a brisa.

• À noite ocorre o inverso. O ar da terra esfria mais rapidamente e durante um certo tempo, durante a noite, a brisa sopra em direcção do mar.

Noções• VentoVento: termo genérico que identifica o ar em movimento, : termo genérico que identifica o ar em movimento,

independente da velocidade. independente da velocidade.

• BrisaBrisa: é um vento de pouca intensidade, que geralmente não : é um vento de pouca intensidade, que geralmente não ultrapassa os 50 km/h. ultrapassa os 50 km/h.

• MonçãoMonção: começa no início de Junho no sul da Índia. São ventos : começa no início de Junho no sul da Índia. São ventos periódicos, típicos do sul e do sudeste da Ásia, que no verão periódicos, típicos do sul e do sudeste da Ásia, que no verão sopram do mar para o continente. A monção geralmente termina em sopram do mar para o continente. A monção geralmente termina em Setembro, caracterizando-se por forte chuva associada a ventos. Setembro, caracterizando-se por forte chuva associada a ventos.

• CicloneCiclone: Caracteriza-se por uma tempestade violenta que ocorre : Caracteriza-se por uma tempestade violenta que ocorre em regiões tropicais ou subtropicais, produzida por grandes massas em regiões tropicais ou subtropicais, produzida por grandes massas de ar em alta velocidade de rotação. Evidencia-se quando ventos de ar em alta velocidade de rotação. Evidencia-se quando ventos superam os 50 km/h. superam os 50 km/h.

• Furacão: vento circular forte, com velocidade igual ou superior a 119 km/h. Os furacões são os ciclones que surgem no mar do Caribe (oceano Atlântico) ou nos Estados Unidos. Giram no sentido horário (no hemisfério sul) ou anti-horário (no hemisfério norte) e medem de 200 km a 400 km de diâmetro. Sua curva se assemelha a uma parabólica.

• Tufão: é o nome que se dá aos ciclones formados no sul da Ásia e na parte ocidental do oceano Índico, entre Julho e Outubro. É o mesmo que furacão, só que na região equatorial do Oceano Pacífico. Os tufões surgem no mar da China e atingem o leste asiático.

• Tornado: é o mais forte dos fenómenos meteorológicos, menor e mais intenso que os demais. Com alto poder de destruição, seus ventos atingem até 500 km/h. O tornado ocorre geralmente em zonas temperadas do hemisfério norte.

• Vendaval: vento forte com um grande poder de destruição, que chega a atingir até 150 km/h. Ocorre geralmente de madrugada e sua duração pode ser de até cinco horas.

Consequências das tempestades

• Algumas tempestades tem consequências gravíssimas, embora algumas passem só de “raspão” não afectando muito a população local nem os habitats naturais.

• As tempestades mais fortes que atingem as civilizações/ecossistemas tem consequências tais como:

destruição de habitats naturais; grande número de perda de vidas; grandes gasto (em dinheiro), devido á destruição

causada; perda de grande número de habitações, existindo

também um grande número de desalojados; grande número de vitimas (e devido á sua destruição),

não havendo local onde as colocar.