tema: plano decenal de esporte e lazer 10 projetar o...

65
CARTILHA DE ORIENTAÇÕES TEMA: PLANO DECENAL DE ESPORTE E LAZER 10 PONTOS EM 10 ANOS PARA PROJETAR O BRASIL ENTRE OS 10 MAIS. 1 1 1

Upload: trannhan

Post on 09-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

CARTILHA DE ORIENTAÇÕES

TEMA: PLANO DECENAL DE ESPORTE E LAZER

10 PONTOS EM 10 ANOS PARA PROJETAR O BRASIL ENTRE OS 10 MAIS.

1 1

1

OrganizadoraCássia Damiani

ElaboradoresAndréa Nascimento EwertonAlcides dos Anjos LeitãoBianca Alves SilveiraCássia DamianiCláudia Marins de SouzaGisele da Silva BarbieriJuliana de Oliveira FreireRicardo Ferreira Garcia

ComissõesComissão Executiva Coordenação Executiva Comissão de Operações Comissão de Mobilização Comissão de Sistematização

Comissão Organizadora NacionalAssociação Nacional de Dirigentes de Instituições de Ensino Superior - ANDIFESAssociação Brasileira da Indústria do Esporte – ABRIESPAssociação Nacional de Secretários Municipais de Esporte e LazerColégio Brasileiro de Ciências do Esporte - CBCEComissão de Estudos Jurídicos Desportivos - CEJDComitê Olímpico Brasileiro – COBComitê Paraolímpico BrasileiroConfederação Brasileira de Clubes - CBCConfederação Brasileira de Desporto Escolar - CBDEConfederação Brasileira de Desporto Universitário – CBDUConfederação Brasileira de Futebol - CBF Conselho Federal de Educação Física – CONFEFComissão Nacional de Atletas – CNAFórum Nacional de Secretários e Gestores Estaduais de Esporte e LazerFrente Nacional de Prefeitos – FNPFrente Parlamentar do Esporte - Câmara dos DeputadosMinistério da Ciência e Tecnologia – MCTMinistério da Cultura MinC - Secretaria Executiva Ministério da Educação MEC - Secretaria ExecutivaMinistério da Saúde MS - Secretaria ExecutivaOrganização Nacional de Entidades do Desporto – ONEDRede Esporte pela Mudança Social – REMSSecretaria Nacional de JuventudeSistema S (SESC/SESI)União Nacional dos Estudantes – UNE

III Conferência Nacional do Esporte

Apresentação

Hoje, no Brasil considera-se a Política Nacional de Esporte uma questão de Estado. Isso significa tratar o Esporte como dever do estado e direito dos cidadãos brasileiros. O Ministério do Esporte, criado pela Medida Provisória 103, de 1º de janeiro de 2003, tem como missão “formular e implementar políticas públicas inclusivas e de afirmação de esporte e lazer como direitos sociais dos cidadãos, colaborando para o desenvolvimento nacional e humano”. A Conferência Nacional do Esporte, instituída por decreto presidencial em 20041, tem um papel fundamental para consolidação de esporte e lazer como direitos sociais.

Essa é uma tarefa de grandes dimensões, porque passa pelo reconhecimento do papel que a atividade esportiva e de lazer desempenha em nossas vidas. Trata-se de quebrar mitos e preconceitos e de assegurar maior transparência e participação popular no processo de gestão esportiva e de lazer.

O esporte e o lazer podem constituir fator de desenvolvimento sociocultural e econômico, gerador de emprego e renda. Criando uma dinâmica econômica em cadeia, com efeitos na indústria que produz material esportivo, no comércio que o distribui, na realização de eventos, no turismo, na promoção comercial, nas empresas prestadoras de serviços, enfim, em todos os setores.

Também é um componente fundamental na afirmação da identidade nacional, fator de unidade em nossa diversidade cultural.

Em todos os sentidos, é enorme a contribuição que as Conferências Nacionais do Esporte podem dar ao País. Sua finalidade central é democratizar a elaboração de Políticas na área de Esporte e Lazer, envolvendo e valorizando a participação de todos os segmentos da sociedade brasileira, com o fim de avançar na criação de mecanismos de controle e investimentos realmente eficazes e de uma política diferenciada para o desenvolvimento de regiões menos favorecidas.

A I Conferência Nacional do Esporte, realizada em junho de 2004, com o tema "Esporte, Lazer e Desenvolvimento Humano", contou com a realização de 60 conferências municipais, 116 conferências regionais e 26 estaduais e do distrito federal, envolvendo cerca de 873 municípios tendo possibilitado a participação de cerca de 83 mil pessoas em todo processo. Teve como resultado a indicação das potencialidades e dificuldades do esporte nacional, a aprovação dos referenciais para uma nova Política Nacional do Esporte, com forte ênfase na inclusão social e da Resolução de criação do Sistema Nacional de Esporte e Lazer.

A II Conferência Nacional do Esporte, realizada em maio de 2006, com o tema “Construindo o Sistema Nacional de Esporte e Lazer”, contou com a realização de 326 conferências municipais e regionais e 27 estaduais e do distrito federal, envolvendo cerca de 2.242 municípios tendo possibilitado a participação de mais de 44 mil pessoas em todo processo.

Buscou abrigar uma discussão aprofundada e uma reflexão avaliativa da implementação da Política de Esporte no Brasil, visando a (re) construção do Sistema Nacional de Esporte e Lazer, tendo em conta as esferas local, municipal, regional, estadual e federal, os poderes, às instâncias e instituições que o constituem, bem como as responsabilidades sociais que lhe competem, procurando avançar na articulação das ações dos agentes que

1 Anexo I – Decreto de 21 de Janeiro de 2004

atuam nesse segmento, oferecendo à sociedade serviços de qualidade que garantam o acesso ao esporte e lazer como direitos sociais.

Teve como resultado, a definição das bases do Sistema Nacional de Esporte e Lazer, a conquista da Lei de Incentivo ao Esporte, a reestruturação do Conselho Nacional do Esporte, o aperfeiçoamento da gestão dos programas Segundo Tempo, Esporte e Lazer da Cidade e o Bolsa Atleta, o fomento à produção e divulgação do conhecimento de esporte e lazer, a deflagração do processo do Diagnóstico Nacional de Esporte, o fortalecimento do campo institucional do esporte com a criação de órgãos próprios de gestão de esporte e lazer, a revisão de quesitos importantes da legislação do esporte, o impulso ao esporte olímpico e paraolímpico com a realização dos Jogos Pan-americanos e a conquista da sede da Copa do Mundo 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.

Buscando dar continuidade às conquistas até agora alcançadas, estamos em pleno processo de organização da III Conferência Nacional do Esporte, com o foco: A Construção do Plano Decenal, que tem como objetivo definir diretrizes, metas e compromissos para o desenvolvimento de esporte e lazer para os próximos dez anos, e o Projeto de lei do SNEL, entendendo esse Plano como necessário para direcionar as ações do conjunto dos atores compreendidos no segmento de esporte e lazer em todo o território nacional.

A III Conferência Nacional será organizada em etapas não eletivas (Preparatória e Livre) e eletivas (municipal ou regional; estadual) e por fim a Etapa Nacional. Em todas essas etapas a participação dos governos municipais e estaduais, da sociedade civil e da comunidade de esporte e lazer será fundamental para propiciar um espaço legítimo de participação de todos os brasileiros e brasileiras, sendo marcado pela livre manifestação, o cotejo dos distintos interesses que permeiam a configuração do mundo esportivo, o respeito às diferenças e a busca da nossa integração social e cultural ampla, contemplando diferentes etnias, gêneros e necessidades. Seu objetivo é produzir respostas à sociedade, por meio da proposição de políticas e projetos e a indicação de ações práticas.

Esta cartilha visa oferecer subsídios para a realização dessas etapas, apresentando desde os Objetivos da III Conferência Nacional do Esporte (III Temário,esclarecimento sobre as Etapas Estaduais, Municipais (e/ou Regionais), e Nacional; Apresentação e utilização dos Materiais da III CNE; Opções Metodológicas; Diretrizes gerais; Sistematização; Proposta de Fluxograma para realização das Conferências; Fale Conosco para esclarecimento permanente de dúvidas;

Trata-se de um guia para orientar a dinâmica dos debates em cada uma de suas etapas, para que a III CNE tenha propostas claras e concisas que facilitem a compreensão dos participantes e contribuam efetivamente para o desenvolvimento do Esporte e Lazer.

Bom Trabalho a todos (as)Comissão Organizadora Nacional

III Conferência Nacional do Esporte

Sumário

1. Objetivos da Cartilha ................................................................................09

2. Proposta Organizativa .............................................................................09

3. Temário da III CNE ....................................................................................10

4. Objetivos da III Conferência Nacional do Esporte ..................................11

5. Etapas ........................................................................................................11

6. Dúvidas mais freqüentes e respostas ....................................................12

7. Apresentação e utilização dos materiais orientadores da III CNE ..........13

8. Diretrizes Gerais de Sistematização e elaboração do Relatório ............16

9. Anexos ......................................................................................................19

9 III Conferência Nacional do Esporte

1. Objetivos da cartilha

1.1. Geral

Esta publicação foi elaborada para facilitar o

trabalho das Comissões Organizadoras Estaduais

e Municipais e/ou Regionais da III Conferência

Nacional de Esporte, trazendo orientações, dicas e

sugestões referentes à organização e realização das

Conferências nos estados e municípios.

Sugere opções e alternativas metodológicas que

possibilitem integrar e inter-relacionar os produtos

gerados a partir das conferências realizadas. Com o

intuito de contribuir na composição dos debates da

Conferência Nacional.

Portanto, há espaço para inovar, criar e construir

outras possibilidades metodológicas que forem mais

apropriadas para cada Comissão Organizadora, à

luz das suas realidades, potencialidades e desafios,

e de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo

Regulamento da III Conferência Nacional do Esporte.

1.2. Específicos

Esta cartilha está estruturada de forma a atender

três questões centrais no trabalho das Comissões

Organizadoras:

• Visualização dos “direitos e deveres” das Comis-

sões Organizadoras, ou seja, explicitando quais são

as responsabilidades de cada parceiro nesta cons-

trução coletiva, à luz das diretrizes estabelecidas,

sobretudo, pelo Regulamento da III CNE;

• Opções metodológicas para as Conferências Muni-

cipais e/ou Regionais e Estaduais, oferecendo possibi-

lidades de programação para a realização destas con-

ferências-uma sugestão para facilitar o trabalho das

Comissões Organizadoras Estaduais e Municipais;

• Diretrizes para a Sistematização, trazendo orienta-

ções importantes para a padronização dos relatórios

que serão elaborados a partir de cada conferência,

possibilitando sua sistematização para posterior dis-

cussão nas etapas seguintes, em especial na Confe-

rência Nacional.

Esperamos que as informações aqui organizadas

colaborem com o trabalho das Comissões Organizadoras

(Estaduais e Municipais). O intuito é tornar as

conferências espaços acessíveis de encontro, interação,

articulação e formação de pessoas, permitindo, de

maneira democrática, debates, priorização de idéias e

de propostas; eleição de delegados e o fortalecimento

da Política Nacional de Esporte.

É fundamental a atuação de todas as Comissões

Organizadoras (Nacional, Estaduais e Municipais e/

ou Regionais), em parceria com os Representantes

Estaduais, com as Comissões de Organização

do Ministério do Esporte: Executiva, Operações,

Mobilização e Sistematização.

2. Proposta Organizativa

Para a elaboração, organização e execução das

Conferências, sugere-se a estruturação do seguinte

organograma e suas respectivas atribuições:

a. Comissão Organizadora

Atribuições: Elaborar, organizar e executar todo o

processo da etapa equivalente.

b. Comissão Executiva

Atribuições: Elaboração do Projeto Executivo,

Coordenação Política da III CNE em sua etapa

equivalente e articulação das deliberações junto a

Comissão Organizadora

c. Comissão de Operações

Atribuições: Elaboração do planejamento , termos

e projetos para contratação de toda a logística,

coordenação de comunicação e imprensa,

coordenação de site e sistemas de registros de

dados, coordenação administrativa.

d. Comissão de Mobilização

Atribuições: Elaboração, execução e monitoramento

do plano de mobilização, mapeamento geográfico

10III Conferência Nacional do Esporte

e por segmento, capacitação de comissões locais e capacitação de delegados.

e. Comissão de Sistematização

Atribuições: Capacitação de sistematizadores locais, divulgação e orientação a partir dos textos orientadores, registros e sistematização das propostas elaboradas nas conferências, elaboração dos relatórios de propostas para envio a etapa subsequente.

3. Temário da III CNE

3.1. Premissa

A Participação Social se traduz cada vez mais em Políticas Públicas inclusivas e ampliadoras da Cidadania, e se consolida como Política de Estado a partir do momento em que chama a sociedade para:

• Organizar demandas comuns• Articular-se com o Estado • Divulgar e materializar os avanços do esporte e lazer• Participar da elaboração das políticas públicas• Ampliar e qualificar o Controle social

Apresentando portando dois grandes desafios, que nos demandam ações específicas para alcançá-los:

3.2. Ampliação da participação

• Aumentar o número de municípios envolvidos • Ampliar o número de etapas• Diversificar e incluir novos segmentos• Organizar os segmentos

3.3. Qualificação do debate

• Conferências livres – temáticas ou segmentos específicos• Capacitar os agentes mobilizadores e sistematiza-dores• Fomentar fóruns e debates dos parceiros

3.4. Tema – Plano Decenal de Esporte e Lazer- 10 pontos, em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 mais.

Linhas Estratégicas

O Plano Decenal compõe-se de 10 macro-campos de acumulação que são as linhas estratégicas que estruturam as políticas de esporte e lazer a serem realizadas pelo governo federal e refletidas nos es-tados e municípios. O conteúdo das linhas estraté-gicas que deverá ser debatido pelos cidadãos bra-sileiros é composto por ações e metas. A ação é a proposta contendo uma idéia forte que contemple uma iniciativa a ser materializada, elaborada em até 3 linhas. A meta é o que se espera alcançar quali-tativa e quantitativamente, apresentando-se indica-dor que balize a materialização da ação de maneira clara. As ações do Plano Decenal devem ser contí-nuas e interligadas, tendo como horizonte estraté-gico para realização e cumprimento das metas, o prazo de dez anos. Portanto, a definição de prazos mínimos, como pontos de controle para a execução da meta estabelecida, serão apresentados em Pla-nos Estratégicos de Gestão subseqüentes aos des-dobramentos do Plano Decenal de Esporte e Lazer. Assim como os responsáveis ou parceiros aos quais compete partilhar os compromissos para efetivar as ações deliberadas na III Conferencia Nacional do Es-porte. As informações necessárias para o debate do Plano Decenal de Esporte e Lazer estão contidas no Texto Básico disponibilizado no material de orienta-ções da III CNE.

As linhas estratégicas são:01. Sistema Nacional de Esporte e Lazer02. Formação e Valorização Profissional 03. Esporte, Lazer e Educação04. Esporte, Saúde e Qualidade de Vida05. Ciência, Tecnologia e Inovação06. Esporte de Alto Rendimento07. Futebol08. Financiamento do Esporte09. Infraestrutura Esportiva10. Esporte e Economia

11 III Conferência Nacional do Esporte

4. Objetivos da III Conferência Nacional do Esporte

4.1. Geral

Discutir e aprovar o Plano Decenal de Esporte e

Lazer com linhas estratégicas e ações, visando ao

desenvolvimento de esporte e lazer no país.

4.2. Objetivos Específicos

• Consolidar as políticas públicas de esporte e

lazer como políticas de Estado

• Consolidar o espaço de diálogo entre o estado

e a sociedade

• Mobilizar estados e municípios para aperfeiçoar

a estruturação institucional e política de esporte

e lazer;

• Promover ampla mobilização, articulação e parti-

cipação popular em torno da construção do Plano

Decenal de Esporte e Lazer;

• Avançar na construção do Sistema Nacional de

Esporte e Lazer apontado na II CNE, mediante a

concretização de um Plano Decenal de Esporte e

Lazer

• Reforçar a necessidade de ampliar o orçamento do

esporte – campanha do 1% para o esporte

5. Etapas5.1. Não-eletivas

• Preparatórias e Livres

5.2. Eletivas

• Municipais (e/ou Regionais)

• Estaduais e do DF

• Nacional

5.3. Detalhamento das Etapas

5.3.1- Etapa Livre: As Conferências Livres não

são processos que competem ou concorrem com

as etapas municipais e estaduais, muito pelo

contrário, elas ampliam e estimulam a participação

de novos atores em todo o processo da Conferência

Nacional. O nome “Livre” significa que estas etapas

têm maior liberdade para sua construção.

Têm caráter mobilizador, consultivo e propositivo,

podem ser promovidas sob vários arranjos e

âmbitos da sociedade civil e do poder público, não

elegem delegados/as e poderão ter suas propostas

encaminhadas a Conferência Nacional, com vista

a subsidiar os delegados na Etapa Nacional no

momento de deliberações das propostas nos

grupos de trabalho onde serão debatidas as linhas

estratégicas.

As Conferências Livres serão consideradas válidas

quando reunirem, no mínimo, 10 participantes, se

forem cadastradas e validadas no site, bem como

realizar o procedimento do envio do relatório no

mesmo.

Qualquer pessoa ou entidade pode realizar uma

Conferência Livre. Não há limite para isso. Dica:

quanto mais envolvidos na Conferência Livre, maior

será a representatividade das suas propostas. As

pessoas que desejam organizar uma Conferência

Livre podem estabelecer contato com alguma

entidade mais próxima, como por exemplo, uma

associação de bairro, grupos culturais, esportivos,

etc. Quem sabe isto seja um bom motivo para se

aproximar com mais força da temática “esporte e

lazer”?

Participantes: Poder Público e Sociedade Civil

5.3.2- Etapas Preparatórias: Serão organizadas

pelo poder público e/ou representações da

sociedade civil, não elegem delegados/as e podem

contribuir com proposições às Conferências dos

seus respectivos municípios e estados.

As Conferências Preparatórias serão consideradas

válidas se realizadas de acordo com o calendário

estipulado para realização da Municipal ou Estadual

de sua localidade.

Participantes: Poder Público e Sociedade Civil

12III Conferência Nacional do Esporte

5.3.3- Etapas Municipais / Regionais e Es-taduais: A Etapa Municipal poderá ser rea-lizada pelo Município ou, quando for o caso, pelo agrupamento destes em Etapa Regional. É responsabilidade da Etapa Municipal / Regional, eleger os delegados e propostas para a Etapa Estadual.

Para a realização de cada Etapa Municipal / Regional, Estadual e do Distrito Federal, deverá ser constituída uma comissão organizadora. Os órgãos governamentais responsáveis pela gestão do esporte no âmbito de cada etapa constituirão as respectivas comissões organizadoras, garantindo pluralidade de segmentos em sua composição, a exemplo da Comissão Organizadora Nacional.

Cabe a cada comissão organizadora municipal/regional e estadual elaborar, aprovar, divulgar e zelar pelo cumprimento do regulamento e regimento da etapa, em harmonia com as normas estabelecidas pelo Regulamento Geral.

A III Conferência Nacional do Esporte, em suas etapas municipais e estaduais, será presidida pelos gestores dos órgãos responsáveis pelo esporte nos respectivos municípios ou estados. A realização das Etapas Municipais / Regionais deverá estar de

acordo com o regulamento e regimento de seu respectivo estado.

É responsabilidade da Etapa Estadual eleger os delegados e propostas para a Etapa Nacional.

Todas as conferências devem ser cadastradas e validadas no site, bem como realizar o procedimento de envio do relatório no mesmo.

Participantes: Poder Público e Sociedade Civil

5.3.4- Etapa Nacional: Espaço consultivo e deliberati-vo das políticas públicas. Desenvolve o debate a partir do Texto Básico e das contribuições das propostas de resolução aprovadas nas Etapas Estaduais.

6. Dúvidas mais freqüentes e respostas

Qual a relação das Comissões Organizadoras Esta-duais e Municipais com as Conferências Livres?

R: Como o próprio nome diz, o caráter de liberdade é o que caracteriza as Conferências Livres, de caráter mobilizador e propositivo, podem ser promovidas nos mais variados âmbitos da sociedade civil, não

PROPOSTA DE FLUXOGRAMA PARA REALIZAÇÃO DAS CONFERÊNCIAS

13 III Conferência Nacional do Esporte

elegem delegados/as e podem contribuir com as proposições à Conferência Nacional. O Regulamento deixa bem claro que não há qualquer relação de subordinação entre as Conferências Livres e as Conferências Municipais ou regionais e Estaduais e do DF, ou seja, aquelas podem encaminhar as propostas diretamente para a Etapa Nacional.

Recomenda-se que cada Comissão Organizadora Municipal procure verificar o andamento das Conferências Livres realizadas na área do seu município, como forma de diálogo para que seus participantes também se integrem nos debates da Conferência Municipal ou regional, Estadual e do DF. Vale lembrar que as Comissões têm à sua disposição o site, que será um espaço de divulgação e articulação virtual das Conferências Livres de todo o país, e que a Comissão Nacional será a responsável pelo recebimento dos relatórios de todas as Conferências Livres que forem realizadas.

Qual a relação das Conferências Preparatórias com as Conferências Municipais e Estaduais? E quais são as diferenças e semelhanças entre as Conferências Preparatórias e as Conferências Livres?

R: As Conferências Preparatórias ocorrem no âmbito do Poder Público e Sociedade Civil local, têm caráter mobilizador e propositivo, não elegem delegados/as e podem contribuir com proposições às Conferências dos seus respectivos municípios e estados. Neste caso, também se verifica que as proposições das Conferências Preparatórias podem ser debatidas e deliberadas nas Conferências Municipais ou regionais e as Estaduais e do DF subseqüente e só serão encaminhadas a nacional se deliberadas nesses espaços,

Quais as principais semelhanças e diferenças entre as Conferências Preparatórias e as Conferências Livres:

• Semelhança: Ambas não elegem delegados/as; tem caráter mobilizador e consultivo; e podem contribuir com proposições.

• Diferença: As Preparatórias só podem contribuir com proposições às Conferências dos seus respectivos municípios e estados e as Livres podem ter suas

propostas diretamente encaminhadas a Conferência Nacional.

O que se espera das Comissões Organizadoras Municipais (e/ou Regionais) e Estaduais

I. Seguir o Regulamento NacionalII. Trabalhar de forma articulada a fim de integrar as áreas dos governos relacionadas ao tema esporte e lazer.III. Planejar, organizar e coordenar a Conferência Mu-nicipal ou Estadual de forma a garantir pleno acesso a todos (de acordo com o âmbito de atuação da Co-missão Organizadora).IV. Responsabilizar-se pela condução democrática do processo de discussão das Conferências, permitindo a mais ampla e diversificada participação.V. Encaminhar com antecedência de 30 dias convite formal ao Ministério do Esporte para participação de autoridades do Governo Federal nas Conferências.VI. Responsabilizar-se pela sistematização da Con-ferência (preenchimento do relatório em formulário específico no site)VII. Nos casos das Conferências Estaduais, cadastrar no site os delegados eleitos para a Etapa Nacional e seus respectivos suplentesVIII. Utilizar as logomarcas (Brasil um país de todos, Ministério do Esporte e identidade visual da Confe-rência Nacional) em todos os materiais de divulgação e peças produzidas para as Conferências.IX. Utilizar as ferramentas disponíveis, em especial: Site, formulários apresentações e demais modelos de orientação disponibilizados anexos a essa cartilha e disponibilizados no site.X. Organizar a distribuição dos materiais da Confe-rência (Cartaz, Folder, Texto-base e Coletâneas) nas Conferências Livres, Municipais e/ou Regionais e Es-taduais.XI. Manter atualizado os dados e informações junto a Comissão Organizadora Nacional

7. Apresentação e utilização dos materiais orientadores da III CNE

Visando promover auxílio para que os Estados e Municípios disponham de materiais orientadores

14III Conferência Nacional do Esporte

para tornar o debate da III CNE o mais amplo possível, o Ministério do Esporte buscou alguns subsídios para as discussões e os procedimentos necessários à realização das Etapas Municipais (e/ou Regionais) e Estaduais e organizou os seguintes instrumentos:

7.1. Publicações

Coletânea Esporte e Lazer Política de Estado

• Caderno I: Resoluções da I CNE e Política Nacio-nal do Esporte.• Caderno II: Textos preparatórios da II CNE, Reso-luções da II CNE, Relatório da Reunião de Especia-listas sobre o Sistema Nacional de Esporte e Lazer e Pressupostos da Concepção do Sistema Nacional de Esporte e Lazer • Caderno III: Apresentação dos principais pro-gramas, projetos e ações das Secretarias Nacio-nais

Texto Básico

• Plano Decenal de Esporte e Lazer – Texto que comitam orientações para eleger prioridades a partir de linhas estratégicas, apresentando dez ações com, no máximo, quatro metas por ação.

Cartilha de Orientações

• Manual de Organização – orientações e ferra-mentas para facilitar o trabalho das Comissões Organizadoras Municipais (e/ou Regionais) e Esta-duais. Contendo:

Orientação para organização das etapas não eletivas e eletivas Orientação para o debate do tema central da III CNE Propostas de regimento para as etapas eletivas

Estrutura geral da III CNE Orientações e informações sobre a meto-dologia e organização Modelos de formulários, relatórios e pla-nejamento das Etapas

7.2. Site

Este espaço além de ser um instrumento privilegiado de qualificação da comunicação, socializando em tempo real todos os materiais utilizados na realização das Conferências, divulgando os principais acontecimentos é também uma ferramenta de registro de dados e monitoramento das etapas, sendo disponibilizado um sistema de operações com cadastro de etapas, cadastro de delegados, cadastros de relatórios, o que possibilitará uma maior confiabilidade dos dados registrados.

Portanto para a compreensão, divulgação e uso dessa ferramenta convidamos todos os parceiros responsáveis pela organização de uma etapa a conhecer nosso site: www.esporte.gov.br/conferencianacional

1. Início2. O que é3. Quem Participa4. Etapas5. Etapas não eletivas (preparatória e Livre)6. Etapas eletivas (municipais e/ou regionais, Esta-duais)7. Etapa Nacional8. Contatos- espaço que disponibilizará nome, te-lefone e e-mail da equipe responsável pela CNE Comissão Executiva Comissão de Operações Comissão de Mobilização Comissão de Sistematização Comissão Organizadora Nacional Gestores Estaduais e COES (Comissão Orga-nizadora Estadual)

9. Calendário10. Legislação

15 III Conferência Nacional do Esporte

Portarias Regulamento Regimento Leis afins ( Estatuto, Lei Pelé, Timemania, entre outras)

11. Documentos Coletânea Esporte e Lazer – Política de Estado Apresentações III CNE Cartilha de Orientação Formulários (relatórios de propostas, relatórios de etapas, credenciamento, cadastros de delega-dos) Texto Básico Caderno de Resolução Guia do Participante Documento Final

12. Divulgação Folder Banner Cartaz Vídeo Institucional Logomarca

13. Histórico II CNE I CNE

14. Cadastro de Etapas Espaço destinado a apresentação de proposta da realização de Etapas Livres, Preparatórias, Muni-cipais e/ou Regionais, Estaduais

15. Cadastro de Relatório Para confirmação da realização da etapa cadas-trada, envio de dados de número de participantes e municípios envolvidos. No caso de Etapas Livres e Estaduais esse campo contemplará o envio das pro-postas de resoluções a serem tratadas pela Equipe de Sistematização, para composição do caderno de resoluções a ser debatido na Etapa Nacional

16. Cadastro de Delegados (Etapa Estadual) Esse espaço só poderá ser preenchido pelo login e senha das COE’s, e será transmitido para emissão de passagens e hospedagem e para o cre-denciamento da Etapa Nacional.

17. Cadastro de Comissão Organizadora (Municipal ou Estadual)

18. Destaques

Agenda Fotos Notícias

19. Fale conosco Espaço destinado a receber as reclamações, elogios, sugestões e tirar as dúvidas dos usuá-rios, será organizado por região para agilizar o atendimento (regiões Norte /Nordeste – 1 aten-dente responsável, regiões Centro-oeste e Sul- 1 atendente responsável, região Sudeste- 1 aten-dente responsável)

20. Área Restrita Espaço desenvolvido para: Acompanhamento das etapas cadastradas, emissão de relatórios contendo número de par-ticipantes, de etapas realizadas, de estados e municípios envolvidos e tipo de entidade orga-nizadora. Monitoramento pela comissão de mobiliza-ção para subsidiar a tomada de decisões junto aos estados e municípios com vista a garantir a ampliação e capilaridade das etapas. Coleta de propostas de resoluções pela co-missão de sistematização, com vista ao registro e elaboração do caderno de resolução a ser votado na Etapa Nacional.

Passo a Passo para cadastrar uma Comissão Orga-nizadora:

Acesse www.esporte.gov.br/conferencianacional

• Clique em cadastrar Comissão Organizadora (obrigatório para etapas municipais ou regionais e Estaduais)• Insira dados de cada entidade representada na comissão• Clique em incluir até concluir todas as entidades e seus respectivos representantes

16III Conferência Nacional do Esporte

• Clique em finalizar, quando estiver encerrada a composição da Comissão• Depois de finalizado, caso seja necessário altera-ção, envie e-mail para [email protected], com a nova entidade, seu respectivo re-presentante e a justificativa para a alteração.

Passo a Passo para cadastrar uma Etapa:

Acesse www.esporte.gov.br/conferencianacional

• Clique em CADASTRE-SE• Selecione o tipo de Etapa: Livre, Preparatória, Municipal ou Regional e Estadual• Preencha o cadastro• Clique em enviar• Se sua Etapa for cadastrada com sucesso, será gerado mensagem de confirmação • A Etapa cadastrada será analisada e após validação pela Comissão Executiva, será enviado por e-mail senha e login de acesso à área restrita e passará a constar na Agenda• Seu acesso para acompanhar a validação de sua etapa e alimentar as informações sobre ela, passa a ser via área restrita, com a senha e login fornecido• Caso haja alteração de data de realização da Etapa cadastrada, terá que ser feita a atualização da data com cinco dias de antecedência por meio da área restrita• Após sete dias da realização da Etapa deverá ser cadastrado o Relatório para confirmação da realização da mesma e registros das informações

Passo a passo para cadastrar um relatório:

Acesse www.esporte.gov.br/conferencianacional

• Clique em Cadastro de Relatório• Digite seu login e senha• Selecione a sua etapa cadastrada• Preencha com atenção todos os dados solicitados• Anexe fotos, lista de participantes e outros docu-mentos de registro dessa realização.• Clique em enviar

8. Diretrizes Gerais de Sistematização e elaboração do Relatório.

As propostas debatidas em todas as etapas da Conferência Nacional deverão ser sistematizadas para registro e documentação. No caso das Etapas Estaduais essa sistematização serão as resoluções a serem debatidas e deliberadas na Etapa Nacional.

O que debater?

As Linhas Estratégicas do Plano Decenal de Esporte e Lazer, indicadas no Texto Básico da III CNE, suas respectivas ações e metas a serem realizadas num prazo de dez anos.

O que votar?

As ações e metas, contidas nas Linhas Estratégi-cas do Plano Decenal de Esporte e Lazer.

Como qualificar o debate?

Buscando subsídios nos textos de apoio, denominados Coletânea Esporte e Lazer - Políticas de Estado, que contem os documentos das Conferências anteriores, ampliando conhecimentos sobre o conteúdo das Linhas Estratégicas do Plano Decenal de Esporte e Lazer que representam os principais acúmulos em políticas públicas nesse setor. Essa Coletânea está disponível no site www.esporte.gov.br/conferencianacional.

Como fazer o debate?

Devem ser organizados grupos de trabalho para debater todas as Linhas Estratégicas, partindo-se do Texto Básico, cabendo aprovar, substituir, ou

17 III Conferência Nacional do Esporte

acrescentar novas ações e metas a serem realizadas no prazo de dez anos. Os grupos poderão ser orga-nizados de acordo com o modelo estabelecido pelo regimento local.

Como fazer a sistematização?

Sugere-se que seja escolhido um sistematizador para cada grupo de trabalho que, após o debate e a votação do Texto Básico, apresente o relatório a ser encaminhado para a etapa subseqüente com as emendas substitutivas, supressivas ou aditivas conforme estabelecido no Regulamento Geral e no regimento da etapa em realização.

Procedimentos para a sistematização do trabalho em grupo :

Cada grupo de trabalho deve apresentar as propos-tas do Texto Básico, abrir o debate com a plenária e encaminhar para a equipe de sistematização.

Após o Trabalho em grupo, a equipe de sistema-tização:

• Recolhe, confere e organiza os relatórios com as propostas de ação de cada grupo acerca das linhas estratégicas do Plano Decenal;• Verifica a ocorrência de propostas semelhantes e su-gere a fusão destas em uma única redação, mantendo também, no relatório, as propostas originais;

• Prepara a apresentação do relatório para a plená-

ria final com auxílio de facilitadores e participantes do

grupo.

Formato para apresentação do relatório para ple-

nária final das etapas:

• As emendas devem especificar a linha estratégica

e o número da proposta;

• Indicar o tipo de emenda (supressiva, substitutiva

e/ou aditiva);

• Apresentar o novo texto da proposta.

A equipe de sistematização também terá a atribui-

ção de analisar a redação das moções apresentadas

pelos participantes no grupo.

Como enviar:

Após a realização das Etapas deve ser preenchi-

do relatório, conforme formulários que estão dis-

ponibilizados pelo Ministério do Esporte, no site

www.esporte.gov.br/conferencianacional, conten-

do, no máximo, dez propostas de ação e suas res-

pectivas metas, no máximo de até quatro metas

por ação.

As Comissões Organizadoras deverão cadastrar o

relatório no site até sete dias, após a realização da

Etapa.

Anexos

20III Conferência Nacional do Esporte

9.1. Anexo I

DECRETO DE 21 DE JANEIRO DE 2004

Institui a Conferência Nacional do Esporte e dá outras providências

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso VI, alínea "a", da Constituição, DECRETA:

Art. 1º- Fica instituída a Conferência Nacional do Esporte, a se realizar sob a coordenação do Ministério do Esporte.

Art. 2º- A Conferência Nacional do Esporte será presidida pelo Ministro de Estado do Esporte e, na sua au-sência ou impedimento eventual, pelo Secretário-Executivo desse Ministério.

Art. 3º- O Ministro de Estado do Esporte expedirá o regulamento da Conferência Nacional do Esporte, dispondo sobre a organização, funcionamento, periodicidade, etapas de sua realização e escolha dos delegados.

Art. 4º- A primeira reunião da Conferência Nacional do Esporte, em sua Etapa Nacional, acontecerá em Bra-sília, Distrito Federal, no 2º trimestre de 2004, cabendo ao Ministro de Estado do Esporte definir a data de sua realização.

Art. 5º- Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação. Brasília, 21 de janeiro de 2004; 183º da In-dependência e 116º da República.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

AGNELO SANTOS QUEIROZ FILHO

Este texto não substitui o publicado no DOU de 22.1.2004

21 III Conferência Nacional do Esporte

9.2. Anexo II

PORTARIA Nº 009, DE 14 DE JANEIRO DE 2009.

Torna pública a realização da III Conferência Nacional do Esporte e dá outras providências.

O MINISTRO DO ESPORTE no uso das atribuições que lhe confere o inciso I do parágrafo único do artigo 87 da constituição e tendo em vista o disposto no Decreto de 21 de Janeiro de 2004, resolve:

Art 1º- Tornar pública a realização da III Conferência Nacional do Esporte, tendo como objetivo aprovar o Plano Decenal do Esporte com diretrizes, metas e compromissos para o desenvolvimento do esporte e do lazer para os próximos dez anos.

Art. 2º - A III Conferência Nacional do Esporte ocorrerá nos seguintes períodos:

I- Etapas Não Eletivas Preparatórias e Livres de 02/03/2009 a 30/08/2009,

II- Etapas Eletivas Municipais ou Regionais de 01/04/2009 a 31/07/2009,

III- Etapas Estaduais e do Distrito Federal de 01/07/2009 a 31/08/2009

IV- Etapa Nacional de 17 a 20/11/2009.

Art.3º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

WADSON NATHANIEL RIBEIRO

Secretário Executivo/ME

22III Conferência Nacional do Esporte

9.3. Anexo III

PORTARIA Nº 13, DE 26 DE JANEIRO DE 2010

Torna pública a realização da III Conferência Nacional do Esporte, aprova o seu regulamento geral e delega a sua presidência ao Secretário Executivo do Ministério do Esporte.

O MINISTRO DE ESTADO DO ESPORTE, no uso das atribuições que lhe confere o inciso I do parágrafo único do artigo 87 da Constituição Federal e tendo em vista o disposto no Decreto não numerado, de 21 de janeiro de 2004, resolve:

Art 1º- Tornar pública a realização da III Conferência Nacional do Esporte, tendo como objetivo aprovar o Plano Decenal do Esporte e Lazer, estabelecendo linhas estratégicas, ações, metas, responsáveis, para o de-senvolvimento do esporte e do lazer para os próximos dez anos.

Art. 2º- Delegar ao Secretário Executivo do Ministério do Esporte a competência do artigo 2º do Decreto não numerado, de 21 de janeiro de 2004, para presidir a III Conferência Nacional do Esporte.

Art. 3º- Aprovar o Regulamento Geral da III Conferência Nacional do Esporte, na forma do anexo desta Por-taria.

Art. 4º- As etapas da III Conferência Nacional do Esporte deverão ocorrer nos seguintes períodos:

I- etapas não-eletivas:

a) preparatórias de 29/01/2010 a 11/04/2010; eb) livres de 29/01/2010 a 05/05/2010.

II- etapas eletivas:

a) no âmbito municipal e/ou regionais de 01/02/2010 a 11/04/2010; e b) estaduais e do Distrito Federal de 01/03/2010 a 05/05/2010.

III- etapa nacional de 03 a 06/06/2010.

Art. 5º- Ficam convalidados os atos praticados nas etapas não-eletivas a partir de 25 de Janeiro de 2010.

Art. 6º- Revoga-se a Portaria n.º 9, de 14 de janeiro de 2009.

Art. 7º- Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

ORLANDO SILVA JUNIOR

Ministro do Esporte

23 III Conferência Nacional do Esporte

9.4. Anexo IV

REGULAMENTO GERAL DA III CONFERÊNCIA NACIONAL DO ESPORTE

CAPITULO I DOS OBJETIVOS

Art. 1º- A III Conferência Nacional do Esporte, amparada pelo Decreto não numerado, de 21 de janeiro de 2004, tem por objetivo elaborar o Plano Decenal do Esporte e Lazer, estabelecendo linhas estratégicas, ações, metas, responsáveis e prazo para o desenvolvimento do esporte e lazer no país nos próximos dez anos

Parágrafo único. A Conferência Nacional do Esporte reunir-se-á a cada dois anos, ordinariamente, e, em caráter extraordinário, a qualquer tempo, mediante convocação do Ministro de Estado do Esporte.

CAPÍTULO II DAS ETAPAS DE REALIZAÇÃO DA III CONFERÊNCIA NACIONAL DO ESPORTE

Art. 2º- A formação da III Conferência Nacional do Esporte compreende as etapas conferenciais:

I – não-eletivas, desdobradas em preparatórias e livres.

II – eletivas:a) municipais,b) regionais; c) estaduais e do Distrito Federal.

III - nacional.

§ 1º A sociedade civil organizada e o Poder Público poderão convocar as conferências não-eletivas.

§ 2º É competência do Poder Executivo a convocação para as etapas eletivas.

§ 3º Os prazos limites de convocação para a etapa eletiva:

a) municipal e regional é o dia 11 de março de 2010; e

b) estadual e do Distrito Federal é o dia 05 de abril de 2010.

§ 4º Na ausência de convocação pelo Poder Executivo, nos prazos assinados no parágrafo anterior, as etapas eletivas poderão ser convocadas pela sociedade civil organizada, desde que constitua Comissão Organizadora local ou estadual, conforme o caso, e seja autorizada a funcionar pela Comissão Organizadora Nacional.

Art. 3º- A etapa nacional será antecedida das etapas realizadas nos âmbitos municipal ou regional, estadual e do Distrito Federal.

§ 1° A etapa nacional será realizada, ainda que não sejam promovidas as etapas do Distrito Federal e estaduais em todas as suas unidades federativas.

24III Conferência Nacional do Esporte

§ 2º A etapa eletiva estadual será realizada ainda que não seja promovida a totalidades das etapas municipais.§ 3º Não poderão ser realizadas após a conferência de seu respectivo estado as etapas municipais ou regionais.§ 4º Todas as etapas deverão ser cadastradas no portal da internet da III Conferência Nacional do Esporte, inclusive as não-eletivas, para controle e validação pela Comissão Organizadora Nacional.

Art. 4º- As despesas com a organização e realização da III Conferência Nacional do Esporte em sua etapa nacional correrão à conta dos recursos próprios do Ministério do Esporte ou de outras fontes, respeitados os limites orçamentários e as prioridades de atendimento.

Art. 5º- As etapas municipal, regional, estadual e distrital federal deverão debater e deliberar o temário da III Conferência Nacional do Esporte a ser elaborado e fornecido pela Comissão Organizadora Nacional, independentemente dos temas próprios e autônomos das respectivas realidades e esferas político-administrativas.

Art. 6º- Ao final da etapa municipal deverão ser apresentados os respectivos relatórios conclusivos de atividades à comissão organizadora da etapa estadual, que apresentará relatório final à Comissão Organizadora Nacional, para subsidiar o planejamento e realização da etapa nacional.

Art. 7º- A III Conferência Nacional do Esporte, ao seu fim, produzirá relatório circunstanciado, a ser encami-nhado ao Presidente da República e Congresso Nacional.

CAPÍTULO III DAS ETAPAS NÃO-ELETIVAS PREPARATÓRIAS E LIVRES

Art. 8º- As conferências não-eletivas preparatórias contribuirão com proposições destinadas às conferências dos seus respectivos municípios, estados e Distrito Federal.

Art. 9º- As conferências não-eletivas livres possuem caráter mobilizador e consultivo, promovidas no âmbito da sociedade civil e fomentadas pelo Poder Público, as suas propostas poderão ser encaminhadas à III Conferência Nacional do Esporte.

Parágrafo único. O relatório de proposições e atividades das etapas livres somente será considerado pela Comissão Organizadora Nacional se deliberado em assembléia pelo quórum mínimo de dez participantes.

CAPÍTULO IV DAS ETAPAS MUNICIPAL, REGIONAL, ESTADUAL E DISTRITAL FEDERAL

Art. 10º- A etapa municipal, realizada por iniciativa e no âmbito territorial de cada município, elegerá seus delegados segundo regulamento aprovado previamente pela sua comissão organizadora.

Art. 11º- A etapa regional formada pelo agrupamento de mais de um município, poderá ser instaurada por iniciativa própria dos interessados ou determinada pelo respectivo Estado-membro, e conforme o caso deverá estabelecer regimento interno comum ou único a ser observado pelos municípios que compõem a respectiva região intermunicipal.

25 III Conferência Nacional do Esporte

Parágrafo único. A convocação do Poder Executivo municipal para realização da etapa municipal no prazo deste regulamento afasta a sua participação em etapa regional e assegura-lhe o direito de eleger seus delegados isoladamente, segundo número e critérios admitidos pelo regulamento da etapa estadual.

Art. 12º- A etapa estadual e distrital federal, realizada pelo respectivo ente federativo, elegerá seus delegados segundo regulamento interno aprovado previamente pela sua comissão organizadora.

Parágrafo único. Na etapa estadual são eleitos os delegados e aprovadas as propostas para a etapa nacional.

Art. 13º- A realização das etapas municipais ou regionais deverá estar de acordo com o regulamento da respectiva etapa estadual.

Art. 14º- Poderão ser candidatos a delegados para a etapa nacional da III Conferência Nacional do Esporte, os delegados da etapa estadual e distrital, credenciados de acordo com o regimento respectivo.

Art. 15º- As delegações eleitas nas etapas municipais, regionais, estaduais e distrital federal, quando possível, contemplarão na sua composição os seguintes segmentos representativos:

I. gestores, administradores públicos e parlamentares;II. organizações não-governamentais - ONGS;III. movimentos sociais e populares;IV. entidades profissionais;V. entidades acadêmicas e de pesquisa;VI. estudantes;VII. trabalhadores;VIII. empresários;IX. entidades administradoras do esporte ; eX. entidades de prática do esporte e do lazer e clubes esportivos sociais.

Art. 16º- Os delegados na etapa estadual poderão ser eleitos mediante:

I - consenso, no qual a escolha se dará por aclamação;II - votação nominal em cédulas padronizadas pela comissão organizadora, sendo eleitos os mais votados;III- votação por chapa, em que serão eleitos delegados proporcionalmente ao número de votos de cada uma das chapas em disputa.

Parágrafo único. A composição das delegações estaduais deverá garantir o equilíbrio entre a capital e municípios interioranos, assegurando um percentual mínimo de participação destes últimos.

Art. 17º- Cada conjunto de dez delegados da etapa estadual autoriza a eleição de um delegado titular para a etapa nacional e seu respectivo delegado suplente.

§ 1º O quantitativo máximo de delegados por Estado e Distrito Federal, considerará a proporção entre o número de habitantes, na forma do quadro abaixo:

26III Conferência Nacional do Esporte

NÚMERO DE HABITANTES

QUANTIDADE

MÁXIMA DE

DELEGADOSAté 2,5 milhões. 15De 2,5 a 5 milhões. 25De 5 a 7 milhões. 30De 7 a 10 milhões. 50De 10 a 15 milhões. 65De 15 a 30 milhões. 90

Mais de 30 milhões. 120

§ 2º Os delegados suplentes somente participarão da III Conferência Nacional do Esporte na ausência do delegado titular.

§ 3º O quantitativo máximo de delegados por Estado e pelo Distrito Federal, apurado segundo o critério do precedente § 1º, é de:

NortePará 50Amazonas 25Rondônia 15Tocantins 15Acre 15Amapá 15Roraima 15SUB-TOTAL 150

NordesteBahia 65Pernambuco 50Ceará 50Maranhão 30Paraíba 25Rio Grande do Norte 25Piauí 25Alagoas 25Sergipe 15SUB-TOTAL 285

Centro-OesteGoiás 30Mato Grosso 25Mato Grosso do Sul 15Distrito Federal 15SUB-TOTAL 85

SudesteSão Paulo 120Minas Gerais 90Rio de Janeiro 90Espírito Santo 25SUB-TOTAL 325

SulRio Grande do Sul 65Paraná 65Santa Catarina 30SUB-TOTAL 160

TOTAL GERAL 1.005*Os dados populacionais para distribuição dos delegados/as Foram extraídos da PNAD/IBGE 2007.

27 III Conferência Nacional do Esporte

Art. 18º- O relatório final de cada etapa estadual e distrital e a relação dos delegados eleitos com seus respectivos suplentes, para participarem da etapa nacional da III Conferência Nacional do Esporte, deverão ser sistematizados e remetidos à Comissão Organizadora Nacional, através do site www.esporte.gov.br/conferencianacional, no prazo de 7(sete) dias, contados do término da sua realização.

Art. 19º- Os órgãos governamentais responsáveis pela gestão do esporte, no âmbito de cada etapa, constituirão as respectivas comissões organizadoras, garantindo pluralidade de segmentos em sua composição, a exemplo da Comissão Organizadora Nacional.

§ 1 ° Cabe a cada comissão organizadora estadual elaborar, aprovar, divulgar e zelar pelo cumprimento do regulamento e regimento da etapa estadual pelas etapas municipais.§ 2º A III Conferência Nacional do Esporte, em suas etapas municipal e estadual, será presidida pelos gestores dos órgãos responsáveis pelo esporte nos respectivos municípios ou estados.

CAPÍTULO V DA COMPOSIÇÃO, ATRIBUIÇÕES E FUNCIONAMENTO DA COMISSÃO ORGANIZADORA NACIONAL

Art. 20º- A Comissão Organizadora Nacional promoverá a organização e desenvolvimento das atividades da III Conferência Nacional do Esporte, competindo-lhe:

I - coordenar, supervisionar, e promover a realização da etapa nacional, atendendo aos aspectos técnicos, políticos e administrativo;II - estimular e apoiar as etapas livres e preparatórias, bem como a municipal ou regional, estadual e distrital federal da Conferência Nacional do Esporte, controlando e validando o cadastramento destas etapas;III - acompanhar diretamente a elaboração, criação e forma de composição das Comissões Organizadoras estaduais;IV - promover a divulgação da III Conferência Nacional do Esporte;V - promover a elaboração do temário da III Conferência Nacional do Esporte, seus textos e documentos oficiais vinculados;VI – aprovar a sistematização dos relatórios finais das decisões das etapas estaduais de acordo com as datas previstas do presente regulamento;VII - aprovar a elaboração do relatório final e os anais da III Conferência Nacional do Esporte, e, promover a sua publicação e divulgação;VIII – criar e aprovar o seu regimento interno por maioria simples; eVIII – resolver os casos omissos do presente regulamento geral.

Art. 21º- A Comissão Organizadora Nacional será presidida pelo Secretário Executivo do Ministério do Esporte, e, na sua ausência ou impedimento eventual, por seu substituto legal ou outro secretário do Ministério do Esporte, por ele designado.

28III Conferência Nacional do Esporte

Art. 22º- A Comissão Organizadora Nacional, além do seu presidente, é composta pelos representantes indicados e respectivos suplentes das seguintes instituições:

Associação Nacional de Dirigentes de Instituições de Ensino Superior – ANDIFES;Associação Brasileira da Indústria do Esporte – ABRIESP;Associação Nacional de Secretários Municipais de Esporte e Lazer;Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte – CBCE;Comissão de Estudos Jurídicos Desportivos – CEJD;Comitê Olímpico Brasileiro – COB;Comitê Paraolímpico Brasileiro;Confederação Brasileira de Clubes – CBC;Confederação Brasileira de Desporto Escolar – CBDE;Confederação Brasileira de Desporto Universitário – CBDU;Confederação Brasileira de Futebol – CBF; Conselho Federal de Educação Física – CONFEF;Comissão Nacional de Atletas – CNA;Fórum Nacional de Secretários e Gestores Estaduais de Esporte e Lazer;Frente Nacional de Prefeitos – FNP;Frente Parlamentar do Esporte - Câmara dos Deputados;Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT;Ministério da Cultura MinC - Secretaria Executiva; Ministério da Educação MEC - Secretaria Executiva;Ministério da Saúde MS - Secretaria Executiva;Organização Nacional de Entidades do Desporto – ONED;Rede Esporte pela Mudança Social – REMS;Secretaria Nacional de Juventude;Sistema S (SESC/SESI); eUnião Nacional dos Estudantes – UNE.

Parágrafo único. A Comissão Organizadora Nacional será constituída por portaria do Ministro de Estado do Esporte.

CAPÍTULO VI DA PRESIDÊNCIA DA III CONFERÊNCIA NACIONAL DO ESPORTE E SEUS PARTICIPANTES

Art. 23º- A III Conferência Nacional do Esporte será presidida pelo Secretário Executivo do Ministério do Esporte e, na sua ausência ou impedimento eventual, por seu substituto legal ou outro Secretário do Ministério do Esporte, por ele designado.

Art. 24º- Os participantes da III Conferência Nacional do Esporte, em sua etapa nacional, se distribuirão em quatro categorias:

I - delegados eleitos nas etapas estadual e distrital federal com direito à voz e voto;II - delegados natos com direito à voz e voto;III - convidados com direito à voz; eIV - observadores.

29 III Conferência Nacional do Esporte

§ 1º- São delegados natos e seus respectivos suplentes:

I- os representantes dos Ministérios e Secretarias Especiais do Governo Federal;II- os membros do Conselho Nacional do Esporte;III- os membros da Comissão Organizadora Nacional;IV- um representante do Senado da Comissão de Educação, Cultura e Esporte - CE e da Câmara Federal da Comissão de Turismo e Desporto - CTD V- os secretários estaduais de esporte e lazer ou autoridade equivalente;VI- os representantes das entidades nacionais de administração do esporte;VII- os representantes da sociedade civil organizada.

§ 2º Os critérios para escolha e número dos participantes convidados e delegados natos previstos nos incisos VI e VII, serão definidos pela Comissão Organizadora Nacional, segundo critérios previamente estabelecidos.

Art. 25º- As votações das propostas, emendas, moções e demais deliberações da plenária final da etapa nacional, serão decididas pela maioria simples dos presentes à votação.

CAPÍTULO VII DO CALENDÁRIO

Art. 26º- A etapa nacional da III Conferência Nacional do Esporte será realizada em Brasília, Distrito Federal, no período de 03 a 06 de junho de 2010.

Art. 27º- As etapas antecedentes à Etapa Nacional da III Conferência Nacional do Esporte serão realizadas nos seguintes períodos:

I - etapas não-eletivas: preparatórias de 29/01/2010 a 11/04/2010; elivres de 29/01/2010 a 05/05/2010.

II - etapas eletivas: no âmbito municipal e/ou regionais de 01/02/2010 a 11/04/2010; e estaduais e do Distrito Federal de 01/03/2010 a 05/05/2010.

III -etapa nacional de 03 a 06/06/2010.

Art. 28º- Este regulamento entra em vigor na data da sua publicação na imprensa oficial.

30III Conferência Nacional do Esporte

9.5. Anexo V

PORTARIA Nº 033 DE 24 DE FEVEREIRO DE 2010.

Designa membros para composição da Comissão Organizadora Nacional da III Conferência Nacional do Esporte

O MINISTRO DE ESTADO DO ESPORTE, no uso de suas atribuições, e tendo em vista o parágrafo único do art. 22 do Regulamento Geral da Conferência Nacional do Esporte, Anexo da Portaria nº 13, de 26 de janeiro de 2010, publicada no DOU de 29 subsequente, resolve:

Art. 1º Designar, para integrar a Comissão Organizadora Nacional da III Conferência Nacional do Esporte, os seguintes membros:

I - ALAN KARDEC MARTINS BARBIERO como representante titular da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições de Ensino Superior – ANDIFES, e GUSTAVO BALDUINO, na qualidade de suplente;

II - GIUSEPPE MAURÍCIO FERNANDEZ, como representante titular da Associação Brasileira da Indústria do Esporte – ABRIESP, e EDUARDO SAIEG, na qualidade de suplente;

III - GUSTAVO LEMOS PETTA, como representante titular da Associação Nacional de Secretários Municipais de Esporte e Lazer –ASMEL, e RUBENS XAVIER, na qualidade de suplente;

IV - LEONARDO ALEXANDRE PEYRE TARTARUGA, como representante do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte – CBCE, e EDSON MARCELO HÚNGARO, na qualidade de suplente;

V - WLADIMYR VINYCIUS DE MORAES CAMARGOS, como representante titular da Comissão de Estudos Jurídicos Desportivos – CEJD, e ELZITA MARIA DE LIMA, na qualidade de suplente;

VI - BERNARD RAJZMAN, como representante titular do Comitê Olímpico Brasileiro – COB, e CHRISTIANE PAQUELET, na qualidade de suplente;

VII - ANDREW GEORGE WILLIAM PARSONS, como representante titular do Comitê Paraolímpico Brasileiro – CPB, e LUIZ CARLOS GARCIA COELHO JUNIOR, na qualidade de suplente;

VIII - ARIALDO BOSCOLO, como representante titular da Confederação Brasileira de Clubes – CBC, e EDSON GARCIA, na qualidade de suplente;

IX - CARLOS SÉRGIO RUFINO MOREIRA, como representante titular da Confederação Brasileira de Desporto Escolar – CBDE, e ROBSON LOPES AGUIAR, na qualidade de suplente;

X - LUCIANO ATAYDE COSTA CABRAL, como representante titular da Confederação Brasileira de Desporto Universitário – CBDU, e ALEXANDRE MARCELINO FERREIRA CARLOS, na qualidade de suplente;

XI - WEBER MAGALHÃES, como representante titular da Confederação Brasileira de Futebol – CBF ;

XII - JORGE STEINHILBER como representante titular do Conselho Federal de Educação Física – CONFEF, e SÉRGIO KUDSI SARTORI, na qualidade de suplente;

XIII - CYRO MARQUES DELGADO, como representante titular da Comissão Nacional de Atletas – CNA, e DANILO BINA GLASSER, na qualidade de suplente;

31 III Conferência Nacional do Esporte

XIV - ROGÉRIO ROMERO AOKI, como representante titular do Fórum Nacional de Secretários e Gestores Estaduais de Esporte e Lazer, e MARIA MAGNÓLIA SOUSA FIGUEIREDO, na qualidade de suplente;

XV - AURÉLIO AUGUSTO GONÇALVES DA SILVA, como representante titular da Frente Nacional de Prefeitos – FNP, e ANTÔNIO DUARTE, na qualidade de suplente;

XVI - MANUELA PINTO VIEIRA D’ÁVILA, como representante titular da Frente Parlamentar do Esporte da Câmara dos Deputados, e JORGE VINÍCIUS DO NASCIMENTO, na qualidade de suplente;

XVII - KELSON VIEIRA SENRA como representante titular do Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT, e ILDEU DE CASTRO MOREIRA, na qualidade de suplente;

XVIII - JUANA NUNES, como representante titular do Ministério da Cultura – MinC, e CLÁUDIA MAYA, na qualidade de suplente;

XIX - LUIZ CLÁUDIO LIMA COSTA, como representante titular do Ministério da Educação – MEC, e LUCIANO CHAGAS BARBOSA, na qualidade de suplente;

XX - DANIELLE KEYLLA ALENCAR CRUZ, como representante titular do Ministério da Saúde – MS, e CRISTIANE GOSCH, na qualidade de suplente;

XXI - HUMBERTO APARECIDO PANZETTI, como representante titular da Organização Nacional de Entidades do Desporto – ONED, e PAULO ROGÉRIO DE OLIVEIRA SABIONI, na qualidade de suplente;

XXII - ELIANA CUSTÓDIO, como representante titular da Rede Esporte pela Mudança Social – REMS, e VICTOR BARAU, na qualidade de suplente;

XXIII - JOSÉ RICARDO BIANCO FONSECA, como representante titular da Secretaria Nacional de Juventude – SNJ, e ALEX SANDRO SILVA NAZARÉ, na qualidade de suplente;

XXIV - FERNADO DYSARZ, como representante titular do Serviço Social do Comércio – SESC, e RUI CAMPOS DO NASCIMENTO, na qualidade de suplente; e

XXV - EMIVAL DALAT, como representante titular da União Nacional dos Estudantes – UNE, e AUGUSTO CHAGAS, na qualidade suplente.

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

ORLANDO SILVA

32III Conferência Nacional do Esporte

9.6. Anexo VI

REGIMENTO DA ETAPA NACIONAL

CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

Art. 1º - A III Conferência Nacional do Esporte está inserida no processo da Conferência Nacional do Esporte, convocada pelo Decreto Presidencial de 21 de janeiro de 2004, tem por objetivo elaborar o Plano Decenal do Esporte e Lazer, estabelecendo Linhas Estratégicas, ações, metas , responsáveis e prazos para o desenvolvimento do esporte e lazer no país nos próximos 10 anos.

Parágrafo Único – A III Conferência Nacional do Esporte tem os seguintes objetivos específicos:

I - Consolidar o espaço de diálogo entre o estado e a sociedade;II - Mobilizar estados e municípios para aperfeiçoar a estruturação institucional e política de esporte e lazer;III - Promover ampla mobilização, articulação e participação popular em torno da análise do atual Sistema.

Art. 2º- Este regimento tem por finalidade definir regras para a realização da III Conferência Nacional do Esporte – Etapa Nacional, de acordo com o Regulamento Geral publicado pela Portaria ME nº xxx de xxx de xxx de 2010.

CAPÍTULO II DA REALIZAÇÃO

Art. 3º- A III Conferência Nacional do Esporte – Etapa Nacional será realizada nos dias 03 a 06 de junho de 2010, em Brasília-DF.

Parágrafo Único – As discussões, análises, formulações e propostas de resolução da III Conferência Nacional do Esporte deverão ter abrangência nacional.

Art. 4º- Nos termos deste regimento, a III Conferência Nacional do Esporte terá como tema: Plano Decenal do Esporte e Lazer: 10 pontos em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 mais.

Art. 5º- A III Conferência Nacional do Esporte – Etapa Nacional será presidida pelo Secretário Executivo do Ministério do Esporte e na sua ausência por membro da Comissão Organizadora por ele designado.

CAPÍTULO III DOS PARTICIPANTES

Art. 6º- Os participantes da III Conferência Nacional do Esporte – Etapa Nacional, serão identificados em quatro categorias:

I – Delegados eleitos com direito a voz e voto;II – Delegados natos com direito a voz e voto;III – Convidados com direito a voz;IV – Observadores.

33 III Conferência Nacional do Esporte

CAPÍTULO IV DO CREDENCIAMENTO

Art. 7º- O credenciamento funcionará das 8h30min até às 18h do dia 03 de junho de 2010 e das 8h30min até às 12h do dia 04 de junho de 2010, na secretaria do evento.

CAPÍTULO V DOS GRUPOS DE TRABALHO

Art. 8º- Serão formados grupos de trabalho por linha estratégica do Plano Decenal, possibilitando a todos os delegados a participação em todas as linhas.

Art. 9º- As atividades nos grupos de trabalho serão iniciadas por mesas introdutórias, em plenária, compostas por um coordenador e dois palestrantes.

Art. 10º- Para início dos trabalhos nos grupos será necessário um quorum mínimo de 30% dos inscritos sendo que, após 15 minutos de tolerância, os trabalhos serão iniciados com o número de inscritos presentes.

Parágrafo Único: Será vedada a migração dos delegados e demais participantes entre os grupos de trabalho.

Art. 11º- Os grupos de trabalho serão constituídos da seguinte forma:

Por um coordenador, com as funções de explicar a metodologia de trabalho, apresentar os temas a serem debatidos e as sistematizações que vieram dos estados, conduzir as discussões, controlar o tempo e estimular a participação;

Por um relator, encarregado de relatar as propostas de emendas do grupo e supervisionar sua inclusão no sistema de informações;

Por um digitador, responsável por introduzir no sistema de informações as propostas e suas possíveis emendas.

Art. 12º- As discussões nos grupos deverão ser pautadas pelos seguintes documentos:

I – Coletânea – Esporte e Lazer Política de Estado; II – Texto básicoIII – Caderno de resolução

Art. 13º- Os delegados e convidados poderão pedir destaques e manifestar-se, verbalmente ou por escrito, durante o período dos debates.

Parágrafo Único – Após a leitura do Relatório Sistematizado, serão apreciados, um a um, os destaques solicitados.

Art. 14º- Serão apresentadas e apreciadas as propostas de emendas na seguinte ordem:

I. Supressiva: exclui a proposta em sua totalidade:

II. Substitutiva: modifica informações (palavra, frase, parágrafo, trecho) da proposta;

34III Conferência Nacional do Esporte

III. Aditiva: acrescenta informações (palavra, frase, parágrafo, trecho, texto inteiro) à proposta original;

Parágrafo Primeiro – As sugestões de emendas apresentadas para a mesma proposta deverão ser votadas ao mesmo tempo, ficando aprovada a versão que receber o maior número de votos (maioria simples de 50% +1, por contraste ou por contagem de votos, caso necessário).

Parágrafo Segundo - Somente serão encaminhadas à Plenária Final as propostas, e suas respectivas emendas, que tenham sido aprovadas em 1/3 dos grupos.

Parágrafo Terceiro – As emendas às propostas encaminhadas à Plenária Final serão aquelas aprovadas nos grupos de trabalho, não sendo permitido que novas emendas sejam encaminhadas durante a Plenária Final da III Conferência Nacional do Esporte.

Art. 15º- As moções deverão ser elaboradas nos grupos de trabalho e aprovadas por maioria simples para apresentação na Plenária Final.

Parágrafo Primeiro – Cada grupo poderá encaminhar no máximo 05 (cinco) propostas de moções, utilizando o formulário adequado.

Parágrafo Segundo – As moções deverão abordar assuntos de repercussão nacional.

Parágrafo Terceiro – As moções recebidas serão classificadas e agrupadas, dando-se ciência aos propositores para que organizem a apresentação na plenária.

CAPÍTULO VI DA PLENÁRIA

Art. 16º- As atividades da plenária da III Conferência Nacional do Esporte – Etapa Nacional serão coordenadas por representantes da Comissão Organizadora Nacional e presididas pelo Secretario Executivo do Ministério do Esporte, ou por pessoas por ele designadas para essa finalidade.

Art. 17º- Caberá à Plenária Inicial aprovar o Regimento da III Conferência Nacional do Esporte – Etapa Nacional, e à Plenária Final debater e votar as Propostas de Resolução, e suas respectivas emendas, aprovadas nos grupos, e as moções, que sendo aprovadas, integrarão o relatório final da III Conferência Nacional do Esporte.

Art. 18º- As decisões das plenárias serão tomadas por maioria simples dos delegados presentes.

CAPÍTULO VII DAS DELIBERAÇÕES

Art. 19º- Será aprovado na Plenária Final um relatório com propostas de resolução a cada linha estratégica do Plano Decenal do Esporte e Lazer.

35 III Conferência Nacional do Esporte

CAPÍTULO VIII DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 20º- Será assegurado pela mesa coordenadora da plenária, o direito à manifestação “pela ordem”, aos delegados, sempre que qualquer um dos dispositivos deste regimento não estiver sendo observado.

Parágrafo Único – As “questões de ordem” não serão permitidas durante o regime de votação.

Art. 21º- Serão conferidos certificados de participação na III Conferência Nacional do Esporte – Etapa Nacional aos membros da Comissão Organizadora Nacional, delegados, convidados, observadores, palestrantes, coordenadores e relatores.

Art. 22º- Os Casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora Nacional.

36III Conferência Nacional do Esporte

9.7. Anexo VII

SUGESTÃO DE REGIMENTO PARA AS ETAPAS ESTADUAL/MUNICIPAL DO ESPORTE

CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

Art. 1º- A III Conferência Estadual do Esporte está inserida no processo da III Conferência Nacional do Esporte, convocada pelo Decreto Ministerial de 14 de janeiro de 2004, que tem como tema: Plano Decenal de Esporte e Lazer – 10 Pontos em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 mais, com objetivo de elaborar o Plano Decenal de Esporte e Lazer, estabelecendo Linhas Estratégicas e Ações, prazos para o desenvolvimento de esporte e lazer no país nos próximos 10 anos.

Parágrafo único – A III Conferência Estadual do Esporte de ____________ terá como objetivos específicos:

Consolidar o espaço de diálogo entre o estado e a sociedade;

Mobilizar municípios para aperfeiçoar a estruturação institucional e política de esporte e lazer;

Promover ampla mobilização, articulação e participação popular em torno de proposições ao Plano Decenal de Esporte e Lazer;

Avançar na construção do Sistema Nacional de Esporte e Lazer;

Consolidar a Política Nacional do Esporte.

Votar e hierarquizar a proposta de ações a ser levado pela delegação do estado à III Conferência Nacional do Esporte, que se realizará em Brasília nos dias de 03 a 06 de junho de 2010;

Eleger os delegados e delegadas, titulares e suplentes, para a III Conferência Nacional do Esporte.

CAPÍTULO II DO CREDENCIAMENTO

Art. 2º- O credenciamento funcionará das ________ até as ______do dia ____ de _____ de 2010, nos locais ________, situados em __________.

Art. 3º- O conferencista receberá, no ato de seu credenciamento, cópia do bloco de textos, cópia do relatório da proposta de ações, aprovado nas etapas municipais, cópia desta Proposta de Regimento, entre outros.

37 III Conferência Nacional do Esporte

CAPÍTULO III DOS PARTICIPANTES

Art. 4º- A III Conferência Estadual do Esporte de __________ nas suas etapas municipal, regional será aberta a todos cidadãos e cidadãs interessados em discutir o esporte e lazer.

Parágrafo 1º- Terá direito a voz, voto e a ser votado como delegado para a III Conferência Nacional do Esporte, os cidadãos e cidadãs que tenham ao menos efetivado participação em Etapas Municipais e/ou Regionais.

Parágrafo 2º- Os cidadãos e cidadãs que não tenham efetivado participação em Etapas Municipais e/ou Regio-nais terão direito somente a voz na III Conferência Estadual do Esporte de __________.

CAPÍTULO IV DA REALIZAÇÃO

Art. 5º- A III Conferência Estadual do Esporte de ____________________________ será realizada no endere-ço,________________________________ no período de ___________ de 2010.

Art. 6º- Serão eleitos, durante a plenária final até _________(escrever nº por extenso) delegados titulares e até ________(escrever nº por extenso) suplentes na proporção de _________ (escrever nº por extenso) delegado titular para cada ______(escrever nº por extenso) delegados participantes da III Conferência Estadual do Esporte de _________ que representarão o Estado na III Conferência Nacional, considerando o limite para representação máxima de ________(escrever nº por extenso) delegados, conforme regulamento, no art.17, § 3º da Portaria nº 133 de 20 de Outubro de 2005 do Ministério do Esporte.

CAPÍTULO V DO TEMÁRIO

Art. 7º- O Ministério do Esporte disponibilizará aos participantes o bloco de textos que será repassado pela Comissão Estadual da Conferência, composto de:

1. Subsídios para o debate sobre o Plano Decenal de Esporte e Lazer, a saber:Coletânea de Esporte e Lazer- Política de EstadoCartilha de Orientação da III CNETexto básico

2. Disponibilizar-se-á ainda por meio virtual textos de aprofundamento dos temas referentes à construção do Plano Decenal, objeto dessa conferência.

3. Instrumentos para elaboração da proposta de ações, emendas e moções.

38III Conferência Nacional do Esporte

CAPÍTULO VI DA PROGRAMAÇÃO

Art. 8º- A III Conferência Estadual do Esporte de ______tem sua programação baseada na palestra de abertura sobre o tema central da III Conferência Nacional de Esporte: Plano Decenal de Esporte e Lazer.

Art. 9º- Programa da III Conferência Estadual do Esporte:

Dia ___de _____de 2010CredenciamentoAbertura oficial;Palestra inaugural sobre o tema da III Conferência Nacional do Esporte;Apreciação e votação do Regimento Interno da Conferência EstadualIntervaloTrabalhos de grupos

Dia ____ de _____ de 2010Continuação dos trabalhos de gruposIntervalo para almoço;Plenária final:Socialização dos grupos, debate, apresentação de emendas e aprovação da proposta de ações;IntervaloEleição dos delegados à Conferência Nacional do Esporte;Encerramento da Conferência Estadual do Esporte.

CAPÍTULO VII DOS GRUPOS DE DISCUSSÃO

Art. 10º- Serão formados grupos de trabalho de cada linha estratégica do Plano Decenal .

Art. 11º- O relato de cada grupo será apresentado, apreciado e votado nos grupos de trabalho, que elaborarão a sistematização da proposta de ações contendo 10 (dez) propostas de ação e metas e detalhamento para cada linha estratégica a serem apresentadas, votadas e hierarquizadas, sujeitas a emendas na plenária final.

Tipos de emenda a serem apresentadas na plenária final:

• Supressiva: exclui em sua totalidade a proposta• Substitutiva: modifica informações (palavra, frase, parágrafo, trecho) da proposta ;• Aditiva: acrescenta informações (parágrafo, trecho, texto inteiro) à proposta original.

a) os (as) participantes que pedirem destaque, apresentam emendas supressivas, substitutivas e aditivas às propostas. A chamada dos participantes será feita pelo (a) secretário (a) conforme a ordem das anotações dos destaques;b) abre-se para debates e esclarecimentos sobre a emenda apresentada, encaminhando-se uma fala a favor e outra contra. Se o grupo não estiver esclarecido, pode-se abrir uma nova rodada de defesas;c) em caso de emendas semelhantes, propõe-se a fusão dessas emendas e tenta-se viabilizar consenso;

39 III Conferência Nacional do Esporte

d) sugere-se que cada emenda apresentada seja registrada por escrito em um local visível a todos (flipchart, papel afixado na parede, quadro-negro, retro-projetor, etc.);

e) verifica-se se as emendas são de âmbito local, estadual ou nacional.

As Emendas só fazem parte da sistematização local, sendo necessário encaminhar para a etapa nacional apenas a formulação final da proposta de ações;

Observação: As emendas apresentadas para a mesma proposta deverão ser votadas ao mesmo tempo ficando aprovada a versão que receber o maior número de votos (maioria simples 50% +1, por contraste ou por contagem de votos, caso necessário). De forma alguma pode ser apresentada uma proposta nova na plenária final.

Parágrafo único – As moções somente poderão ser apresentadas nos grupos, redigidas em, no máximo, 20 linhas, e serão votadas na plenária final. Serão aprovadas aquelas que obtiverem maioria simples.

I – Moção é uma manifestação de apoio ou repúdio a alguém ou a alguma atitude.

Art. 12º- Cada grupo de discussão contará com um facilitador, indicado e treinado pela Comissão Organizadora Estadual, com as funções de conduzir as discussões, controlar o tempo e estimular a participação, de acordo com o roteiro previamente recebido; e um relator, escolhido e treinado pela Comissão Organizadora Estadual, encarregado de sintetizar as conclusões, participar das consolidações e sistematizações, colaborar com a Comissão de Sistematização Estadual e apresentar as propostas do grupo à plenária da III Conferência Estadual do Esporte.

Art. 13º- As discussões nas mesas de debates e nos grupos poderão ser orientadas a partir do bloco de texto apresentado pelo Ministério do Esporte para subsidiar a elaboração das propostas a serem encaminhadas para a III Conferência Nacional.

Art. 14º- Os grupos de trabalho deverão apresentar a sistematização da proposta de ações por eixo a serem encaminhadas à plenária final, imediatamente após a conclusão de seus trabalhos.

CAPÍTULO VIII DAS DELIBERAÇÕES

Art. 15º- A proposta de ações aprovada na III Conferência Estadual do Esporte (relatório final da etapa estadual), bem como a relação dos delegados eleitos e suplentes para a III Conferência Nacional do Esporte deverão ser remetidos à Comissão Organizadora da III Conferência em até 7 (sete) dias corridos após a realização da etapa estadual,através do site www.esporte.gov.br/conferencianacional

Art. 16º- Será aprovado da plenária final, após o debate e a apresentação de emendas, uma proposta de ação com até ___ propostas para cada linha estratégica, a partir da sistematização das propostas enviadas pelos municípios ou construídas nos grupos. As votações das emendas, das moções e demais deliberações na plenária final, deverão respeitar o critério de maioria simples, ou seja, 50% (cinqüenta por cento) mais um voto.

40III Conferência Nacional do Esporte

Art. 17º- A sistematização das propostas será feita de acordo com as orientações da Comissão Nacional, a qual sistematizará todas as propostas dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, para serem deliberadas na III Conferência Nacional do Esporte.

CAPÍTULO IX DA ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO

Art. 18º- A III Conferência Estadual do Esporte será presidida pelo ________________ e em sua ausência pelo representante por ele designado.

Art. 19º- O presidente da III Conferência Estadual do Esporte constituirá a Comissão Organizadora da etapa estadual.

Art. 20º- A Comissão Organizadora da III Conferência Estadual do Esporte tem as seguintes atribuições:

Coordenar, supervisionar, dirigir, promover e divulgar a realização da III Conferência Estadual do Esporte, atendendo aos aspectos políticos, administrativos e financeiros;

Propor este Regimento e a programação da III Conferência Estadual do Esporte que deverão, entre outras coisas, definir critérios para a representação dos municípios;

Presidir o processo de eleição dos delegados à III Conferência Nacional e enviar a ata à Comissão Organizadora Nacional em até 5 (cinco) dias corridos após a realização da II Conferência Estadual do Esporte;

Propor os nomes dos(as) expositores(as) da III Conferência Estadual do Esporte, bem como os documentos técnicos e textos de apoio.

Parágrafo único – O transporte, hospedagem e alimentação das etapas Municipal/Regional e Estadual serão de responsabilidade do participante.

CAPÍTULO X DAS DISPOSIÇÔES FINAIS

Art. 21º- As sugestões para inclusão de propostas no regimento interno serão aceitas até o dia _________ de _____________________ de 2010.

Parágrafo único – Caso não haja nenhuma proposta a Comissão Organizadora Estadual irá considerar este regimento aprovado.

Art. 22º- Serão conferidos certificados aos delegados, palestrantes e observadores, especificando a condição de sua participação na III Conferência Estadual do Esporte.

Art. 23º- Os casos omissos nesse regimento serão resolvidos pela comissão organizadora.

41 III Conferência Nacional do Esporte

9.8 Anexo VIII

Tema: Plano Decenal do Esporte10 pontos em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 mais.

Cartilha de Orientações

FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DE MOBILIZAÇÃO

1- Etapa: ______________________________________________________________________________________________________

- Organização: _______________________________________________________________________________________________

- Município: _________________________________________________________________ - UF: __________

- Local: ______________________________________________________________________________________________________

- Responsável pela Etapa: ______________________________________________________________________________________

- Comissão de Mobilização: ____________________________________________________________________________________

2- Você considera que a Etapa atingiu os seus objetivos:

a) de mobilização da comunidade (Associações, Clubes, Universidade, outros)

Sim, muito ( ) Não ( ) Sim, apenas em parte ( ).

Obs.: _________________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________________

b) de envolver o setor público?

Sim, muito ( ) Não ( ) Sim, apenas em parte ( ).

Obs.: _________________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________________

c) de apresentação de propostas?

Sim, muito ( ) Não ( ) Sim, apenas em parte ( ). Nº de propostas:..................

Obs.: _________________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________________

42III Conferência Nacional do Esporte

d) de contribuir, de alguma forma, para estimular a curiosidade, interesse da comunidade pelas questões de esporte e lazer?

Sim, muito ( ) Não ( ) Sim, apenas em parte ( ).

Obs.: _________________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________________

3- Nem tudo saiu como desejávamos:

a) que dificuldades você percebeu na realização da Etapa?

______________________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________________

b) cite falhas que poderão ser corrigidas para a próxima Conferência?

______________________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________________

Observações: __________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________________

43 III Conferência Nacional do Esporte

9.9 Anexo IX

Tema: Plano Decenal do Esporte10 pontos em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 mais.

Cartilha de Orientações

FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DE ETAPA

PREZADO(A) DELEGADO (A)

A sua presença na Etapa _____________ é muito importante para nós. Para que possamos melhorar o processo de desenvolvimento de esporte e lazer do Brasil, solicitamos a sua valiosa colaboração no preenchimento deste questionário. Lembramos que o preenchimento e a identificação não são obrigatórios.

Nome: ________________________________________________________________________________________________________

Organização: ________________________________________________________________________________

E-mail: ______________________________________________________________________________________

ETAPA: _____________________________________________________________________________________

Município:__________________________________________________________ - UF: ____________________

Perfil dos(as) Delegados(as):

Sexo: ( ) feminino ( ) masculino

( ) Negro ( ) Branco ( ) Índio

Faixa etária: ( ) menos de 25 anos

( ) entre 25 e 29 anos

( ) entre 30 e 39 anos

( ) entre 40 e 49 anos

( ) entre 50 e 59 anos

( ) entre 60 e 69 anos

( ) mais de 70 anos

44III Conferência Nacional do Esporte

LOCAL – Como você descreve o local de realização da Conferência, no que diz respeito à:

Excelente Bom Regular Ruim PéssimoAcessoEspaço das apresentaçõesSala de reuniãoRecepçãoBanheiro

Comentários: __________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________

CADASTRAMENTO E RECEPÇÃO – Como você descreve o processo de cadastramento, no que diz respeito à:

Excelente Bom Regular Ruim PéssimoClareza e precisão nas informações dadasRapidez no atendimentoCortesia e atenção no atendimentoSimpatia das(os) recepcionistas

Comentários: __________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________

PROGRAMAÇÃO – Preencha este quadro com relação à programação das atividades:

Excelente Bom Regular Ruim PéssimoHorário Divisão de tarefasDivisão dos GtsLinhas Estratégicas

Comentários: _________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________

45 III Conferência Nacional do Esporte

MATERIAL – Como você analisa o material de trabalho, no que diz respeito a:

Excelente Bom Regular Ruim PéssimoCartilha de OrientaçãoTexto BásicoColetânea Esporte e Lazer Política de EstadoBannerCartazesFolder

Comentários: __________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________

OBRIGADO

46III Conferência Nacional do Esporte

9.10 Anexo X

Tema: Plano Decenal do Esporte10 pontos em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 mais.

Cartilha de Orientações

RELATÓRIO DE ETAPA - LIVRE / PREPARATÓRIA

1- INFORMAÇÕES:

ETAPA : ( ) LIVRE ( ) PREPARATÓRIA

RESPONSÁVEL PELA ETAPA

NOME: _______________________________________________________________________________________________________

ENDEREÇO: _____________________________________________________________________________ CEP___________________

TELEFONE (DDD): _____________ - E-MAIL: ____________________________

CPF:____________________________________________________________ RG;___________________________________________

ORGANIZAÇÃO: _______________________________________________________________________________________________

ENDEREÇO: _________________________________________________________________________ CEP_______________________

CNPJ: _________________________________________________________________________________________________________

TELEFONE (DDD): _____________________________ - E-MAIL: _________________________________________________________

DATA: _________/__________/______________________ - MUNICÍPIO:________________________________________ - UF: _____

LOCAL: _______________________________________________________________________________________________________

Nº DE PESSOAS PARTICIPANTES: _________________________________________________________________________________

ORGANIZAÇÕES PARTICIPANTES:

1- ____________________________________________________________________________________________________________

2- ____________________________________________________________________________________________________________

3- ____________________________________________________________________________________________________________

4- ____________________________________________________________________________________________________________

47 III Conferência Nacional do Esporte

2- DESCREVA BREVEMENTE COMO FOI A CONFERÊNCIA:

Devem ser relatados os pontos fortes e pontos fracos, e a contextualização do processo de

mobilização e envolvimento da comunidade.

3- PROPOSTAS DE AÇÕES

-LINHA ESTRATÉGICA ___________________________________________________________________________________________

AÇÕES METAS

OBS. 1: AS PROPOSTAS DAS ETAPAS PREPARATÓRIAS DEVERÃO SER ENCAMINHADAS PARA A COMISSÃO ORGANIZADORA DA ETAPA SUBSEQUENTE ( MUNICIPAL, REGIONAL E ESTADUAL)

OBS. 2: AS PROPOSTAS DAS ETAPAS LIVRES SERÃO SISTEMATIZADAS PELA COMISSÃO ORGANIZADORA NACIONAL E CONSTARÃO NO CADERNO DE RESOLUÇÕES DA ETAPA NACIONAL

4- ANEXOS

FOTOS, LISTA DE PRESENÇA, MATÉRIAS DE JORNAIS, PEÇAS PUBLICITÁRIAS E ETC.

48III Conferência Nacional do Esporte

9.11 Anexo XI

Tema: Plano Decenal do Esporte10 pontos em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 mais.

Cartilha de Orientações

III CONFERÊNCIA NACIONAL DE ESPORTE

RELATÓRIO DE ETAPA - MUNICIPAL / REGIONAL/ESTADUAL

1- INFORMAÇÕES:

ETAPA: ( ) MUNICIPAL ( ) REGIONAL ( ) ESTADUAL OU DISTRITO FEDERAL

RESPONSÁVEL PELA ETAPA

NOME: _______________________________________________________________________________________________________

ENDEREÇO: ________________________________________________________________________ CEP________________________

TELEFONE (DDD): ______________________ - E-MAIL: _______________________________________________________________

CPF:__________________________________________________ RG: ____________________________________________________

ORGANIZAÇÃO: _______________________________________________________________________________________________

ENDEREÇO: _______________________________________________________________________ CEP_________________________

CNPJ: _________________________________________________________________________________________________________

TELEFONE (DDD): ___________________________________________ - E-MAIL: __________________________________________

DATA: __________/__________/_______________ - MUNICÍPIO: ___________________________________________ - UF: ________

LOCAL: _______________________________________________________________________________________________________

Nº DE PESSOAS PARTICIPANTES: _________________________________________________________________________________

ORGANIZAÇÕES PARTICIPANTES:

1- ____________________________________________________________________________________________________________

2- ____________________________________________________________________________________________________________

3- ____________________________________________________________________________________________________________

4- ____________________________________________________________________________________________________________

Nº DE CONVIDADOS: ___________________________________________________________________________________________

49 III Conferência Nacional do Esporte

MUNICÍPIOS PARTICIPANTES:

1- ____________________________________________________________________________________________________________

2- ____________________________________________________________________________________________________________

3- ____________________________________________________________________________________________________________

4- ____________________________________________________________________________________________________________

Nº DE DELEGADOS ELEITOS: _____________________________________________________________________________________

Nº DE DELEGADOS NATOS: ______________________________________________________________________________________

2- DESCREVA BREVEMENTE COMO FOI A CONFERÊNCIA:

Devem ser relatados os pontos fortes e pontos fracos, e a contextualização do processo de

mobilização e envolvimento da comunidade.

3- PROPOSTAS DE AÇÕES

3.1-LINHA ESTRATÉGICA ________________________________________________________________________________________

AÇÕES METAS

3.2- LINHA ESTRATÉGICA ________________________________________________________________________________________

AÇÕES METAS

3.3- LINHA ESTRATÉGICA ________________________________________________________________________________________

AÇÕES METAS

50III Conferência Nacional do Esporte

3.4- LINHA ESTRATÉGICA ________________________________________________________________________________________

AÇÕES METAS

3.5- LINHA ESTRATÉGICA ________________________________________________________________________________________

AÇÕES METAS

3.6- LINHA ESTRATÉGICA ________________________________________________________________________________________

AÇÕES METAS

3.7- LINHA ESTRATÉGICA ________________________________________________________________________________________

AÇÕES METAS

3.8- LINHA ESTRATÉGICA ________________________________________________________________________________________

AÇÕES METAS

51 III Conferência Nacional do Esporte

3.9- LINHA ESTRATÉGICA ________________________________________________________________________________________

AÇÕES METAS

3.10- LINHA ESTRATÉGICA_______________________________________________________________________________________

AÇÕES METAS

OBS;

1- NO CASO DAS ETAPAS MUNICIPAIS E/OU REGIONAIS, AS PROPOSTAS DEVEM SER ENCAMINHADAS PARA ETAPA ESTADUAL.

2- NO CASO DAS ETAPAS ESTADUAIS AS PROPOSTAS SERÃO SISTEMATIZADAS E COMPORÃO O CADERNO DE RESOLUÇÕES DA ETAPA NACIONAL.

4- ANEXOS

FOTOS, LISTA DE DELEGADOS, LISTA DE PRESENÇA, MATÉRIAS DE JORNAIS, PEÇAS PUBLICITÁRIAS E ETC.

52III Conferência Nacional do Esporte

9.12 Anexo XII

Tema: Plano Decenal do Esporte10 pontos em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 mais.

Cartilha de Orientações

FORMULÁRIO DE PLANEJAMENTO DA ETAPA

ETAPA: ________________

INFORMAÇÕES GERAIS

Data da etapa

Cidade onde será realizada

Local

Número de delegados que podem ser eleitos nesta etapa

Número máximo de pessoas a serem inscritas na etapa

COMISSÃO ORGANIZADORA

Entidade Responsável Contato

* acrescentar quantas linhas forem necessárias!

53 III Conferência Nacional do Esporte

OBJETIVO GERAL

(o que?)

______________________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________________

OBJETIVOS ESPECÍFICOS(passos estratégicos para que o objetivo geral possa ser alcançado)

______________________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________________

METODOLOGIA

(descrever qual a metodologia que será utilizada na realização da conferência estadual. Plenárias? Grupos de trabalho?)

______________________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________________

PROGRAMAÇÃO

1º dia 2º dia 3º dia

Manhã

Tarde

Noite

* preencher com os horários de cada uma das atividades

DIVULGAÇÃO

Apresentar os materiais previstos (cartaz, folder, camiseta, etc), assessoria de comunicação (prévia e durante a etapa estadual) e outras estratégias de divulgação do evento.

______________________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________________

54III Conferência Nacional do Esporte

PARCEIROS / APOIADORES / PATROCINADORES

*Nome da organização: citar o nome completo.

*Tipo da organização: se é governamental, empresa ou sociedade civil.

*Tipo de apoio: citar o que foi cedido (espaço físico, equipamento de som, material de divulgação, recursos financeiros...)

Nome da organização Tipo da organização Tipo de apoio

* inserir quantas linhas forem necessárias

ORÇAMENTO FÍSICO-FINANCEIRO

* Informações sobre os itens que serão necessários para a realização da etapa estadual.

Ação Quantidade Valor (R$) Fornecedor Quem Paga?

Infra / Logística

Locação de Espaços

Palco

Equipamento de som

Equipamento de projeção

Equipamento de Iluminação

Banheiros Químicos

Segurança

Rádios de Comunicação

Material de consumo

Sala de apoio

Computadores (sala de apoio)

Impressoras (sala de apoio)

Internet (sala de apoio)

Fotocopiadora

55 III Conferência Nacional do Esporte

Ação Quantidade Valor (R$) Fornecedor Quem Paga?

Infra / Logística

CredenciamentoComputadores

Rede p/ computadores

Mobiliário p/ computadores

AlimentaçãoEquipe de apoio

Participantes

Água

PessoalProdutora

Apoio Geral

Credenciamento

Materiais ImpressosFolder

Cartaz

Crachás identificação

Camisetas

Pasta / Bolsa / Sacola

Sinalização (int + ext)

ComunicaçãoFotógrafo

Filmagem

Clipping

56III Conferência Nacional do Esporte

Ação Quantidade Valor (R$) Fornecedor Quem Paga?

Infra / Logística

ConvidadosPassagens

Hospedagem

Alimentação

Translado

Outros

57 III Conferência Nacional do Esporte

9.13 Anexo XIII

Tema: Plano Decenal do Esporte10 pontos em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 mais.

Cartilha de Orientações

MUNICÍPIO: _________________________________________________ UF: _________________

DATA: ______/______/________

FICHA DE CREDENCIAMENTO

IDENTIFICAÇÃO DO PARTICIPANTE

NOME COMPLETO: ___________________________________________________________________________________________

ENDEREÇO __________________________________________________________________________________________________

CIDADE__________________________________________________________UF__________________CEP____________________

E-MAIL: _______________________________________________________________________ TEL.: _________________________

INSTITUIÇÃO: _______________________________________________________________________________________________

ÁREA DE ATUAÇÃO: _________________________________________________________________________________________

ÁREA DE FORMAÇÂO: ________________________________________________________________________________________

58III Conferência Nacional do Esporte

9.14 Anexo XIV

Tema: Plano Decenal do Esporte10 pontos em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 mais.

Cartilha de Orientações

CADASTRO DE DELEGADOS

ESTADO (selecionar)

( ) TITULAR ( ) SUPLENTE

Nome: _______________________________________________________________________

Função:______________________________________________________________________

Instituição: ___________________________________________________________________

Endereço: ____________________________________________________________________

Cidade: _______________________________________________________ UF:________

Cep:_______________________

Fone:_______________________

E-mail:______________________Perfil dos(as) Delegados(as):

( ) Feminino ( ) Masculino

( ) Negro ( ) Branco ( ) ìndio

Faixa etária: ( ) menos de 25 anos( ) entre 25 e 29 anos( ) entre 30 e 39 anos( ) entre 40 e 49 anos( ) entre 50 e 59 anos( ) entre 60 e 69 anos( ) mais de 70 anos

SEGMENTO: SELEÇÃO( ) Segmento Gestores, administradores públicos e parlamentares( ) ONGS( ) Movimentos sociais e populares( ) Entidades profissionais( ) Entidades acadêmicas e de pesquisa

( ) Estudantes( ) Trabalhadores (as)( ) Empresários (as)( ) Entidades administradoras do esporte( ) Entidades de prática de esporte e lazer.( ) Outros_______________________________

Aeroporto mais próximo (seleção)Obs: Esse cadastro só poderá ser efetivado pelo senha e login do gestor estadual e deve ser enviado no prazo máximo de 7 dias após a realização da ETAPA ESTADUAL

59 III Conferência Nacional do Esporte

9.15 Anexo XV

Tema: Plano Decenal do Esporte10 pontos em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 mais.

Cartilha de Orientações

FORMULÁRIO DE PROPOSTAS

1 – LINHA ESTRATÉGICA: SISTEMA NACIONAL DE ESPORTE E LAZER

AÇÕES METAS

60III Conferência Nacional do Esporte

2 – LINHA ESTRATÉGICA: FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

3 – LINHA ESTRATÉGICA: ESPORTE, LAZER E EDUCAÇÃO

61 III Conferência Nacional do Esporte

4 – LINHA ESTRATÉGICA: ESPORTE, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

5 – LINHA ESTRATÉGICA: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

62III Conferência Nacional do Esporte

6 – LINHA ESTRATÉGICA: ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO

7 – LINHA ESTRATÉGICA: FUTEBOL

63 III Conferência Nacional do Esporte

8 – LINHA ESTRATÉGICA: FINANCIAMENTO DO ESPORTE

9 – LINHA ESTRATÉGICA: INFRAESTRUTURA ESPORTIVA

64III Conferência Nacional do Esporte

10 – LINHA ESTRATÉGICA: ESPORTE E ECONOMIA

65 III Conferência Nacional do Esporte

9.16 Anexo XV

Tema: Plano Decenal do Esporte10 pontos em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 mais.

Cartilha de Orientações

FORMULÁRIO DE MOÇÕES

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

( ) Aprovada

( ) Rejeitada

66III Conferência Nacional do Esporte

9.16 Anexo XV

Tema: Plano Decenal do Esporte10 pontos em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 mais.

Cartilha de Orientações

FORMULÁRIO DE EMENDAS

( ) SUPRESSIVA

( ) ADITIVA

( ) SUBSTITUTIVA

LINHA ESTRATÉGICA ( ) – NÚMERO DA LINHA

AÇÃO ( ) – NÚMERO DA AÇÃO/ META

NOVA REDAÇÃO DA PROPOSTA

______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

( ) Aprovada

( ) Rejeitada

67 III Conferência Nacional do Esporte

Fale Conosco

III Conferência Nacional do EsporteMinistério do Esporte

SEPN 511, Bloco A, Edifício Bittar II, 1º andar, Asa Norte Brasília/DF, CEP: 70758-900.

3217-1747E-mail: [email protected]

Site: www.esporte.gov.br/conferencianacional