tema do mês uma igreja em saída pelos cristãos perseguidos

4
Pelos Cristãos Perseguidos ANO I - NÚMERO 7 - MARÇO/2017 Tema do Mês Uma Igreja em saída Boletim da Imaculada - 1 Palavra do Papa “Eu tenho uma pergunta para fazer a vocês – mas cada um responda em seu coração. Eu rezo por meu irmão, por minha irmã que está em dificuldade porque ele confessa e defende a sua fé? É muito importante olhar para além de nossas próprias fronteiras, para sentir que nós somos uma só igreja, uma só família em Deus!” Papa Francisco Sim, os cristãos são perseguidos, torturados e mortos de forma tão violenta como nos primeiros séculos do cristianismo. Mas eles querem resistir e nós, somos chamados a agir. A cada cinco minutos um cristão é assassinado simplesmente por professar a sua fé. E o Orien- te Médio é a região onde a perseguição hoje é mais cruel. A Fundação Pontifícia Ajuda à Igre- ja que Sofre (AIS), por meio de seus benfeitores, está fazendo tudo ao seu alcance para socorrer materialmente e espiritualmente os perseguidos: construindo casas, escolas, provendo alimento, medicamento, sustentando os heroicos missioná- rios que diariamente doam suas vidas para salvar outras tantas e tudo mais que se faz necessário para ajudá-los a alcançar algo que é mais próxi- mo de uma vida normal, para dar-lhes esperança e força para suportar todas as dificuldades. boletim mar.indd 1 22/02/2017 14:49:36

Upload: others

Post on 26-Feb-2022

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Pelos Cristãos Perseguidos

ANO I - NÚMERO 7 - MARÇO/2017

Tema do Mês Uma Igreja em saída

Boletim da Imaculada - 1

Palavra do Papa

“Eu tenho uma pergunta para fazer a vocês – mas cada um responda em seu coração. Eu rezo por meu irmão, por minha irmã que está em difi culdade porque ele confessa e defende a sua fé? É muito importante olhar para além de nossas próprias fronteiras, para sentir que nós somos uma só igreja, uma só família em Deus!”

Papa Francisco

Sim, os cristãos são perseguidos, torturados e mortos de forma tão violenta como nos primeiros séculos do cristianismo. Mas eles querem resistir e nós, somos chamados a agir.

A cada cinco minutos um cristão é assassinado simplesmente por professar a sua fé. E o Orien-te Médio é a região onde a perseguição hoje é mais cruel. A Fundação Pontifícia Ajuda à Igre-ja que Sofre (AIS), por meio de seus benfeitores, está fazendo tudo ao seu alcance para socorrer materialmente e espiritualmente os perseguidos: construindo casas, escolas, provendo alimento, medicamento, sustentando os heroicos missioná-rios que diariamente doam suas vidas para salvar outras tantas e tudo mais que se faz necessário para ajudá-los a alcançar algo que é mais próxi-mo de uma vida normal, para dar-lhes esperança e força para suportar todas as dificuldades.

boletim mar.indd 1 22/02/2017 14:49:36

Caminho rumo à Páscoa do Senhor

Pe. Boris A. Nef Ulloa - Pároco

Querid@s paroquian@s e amig@s,

O Senhor nos concede a graça de vivermos um tempo de revisão e conversão de vida rumo à Pas-coa. Neste mês de março, viveremos a Quaresma! Iniciaremos este tempo de preparação à Pascoa com o Retiro Espiritual no primeiro domingo da quaresma: 05 de março, das 8h às 18h. Somos con-vidados, ainda, todas as sextas-feiras a participar-mos da Via-Sacra (em nossa Paróquia temos duas opções de horários - 15h e 20h). De fato, meditar e orar a Via Sacra em comunidade é um excelente exercício quaresmal. Nos permite seguir o caminho de Cristo Jesus que, rumo ao Calvário, entrega sua vida por Amor! Podemos, assim, pedir perdão de nossos pecados e nos preparar para uma boa con-fissão sacramental. Por meio dos sacramentos, da oração (pessoal e comunitária) e da caridade solidá-ria, o senhor nos purifica e fortalece em nossa luta contra o pecado.

É importante, também, vivermos atos concretos de conversão, gestos e atitudes que revelam nossa maior adesão ao Evangelho (isto é, ao modo de ser e viver de Cristo). Nossa Paróquia está participando de forma ativa na venda da rifa do projeto “Vida nova” promovido pela Arquidiocese de São Paulo, por meio do qual assumimos uma ação permanente de Misericórdia em favor dos irmãos que mais sofrem nas ruas do centro de nossa cidade. Colaborando com este projeto, manifestamos nossa solidariedade cristã frente a esta grave ferida social dos sem mo-radia e dos tóxico-dependentes que perambulam pelas ruas. Apoiamos a Missão Belém neste exigente trabalho tão necessário em nossa cidade. Uma exce-lente Quaresma a tod@s!!! O Senhor nos conduz!

Editorial Ação

2 - Boletim da Imaculada

Deus, nosso Pai e Senhor, nós vos louvamos e bendizemos,por vossa infinita bondade.

Criastes o universo com sabedoria e o entregastes em nossas frágeis mãos para que dele cuidemos com carinho

e amor.

Ajudai-nos a ser responsáveis e zelosos pela Casa Comum.

Cresça, em nosso imenso Brasil, o desejo e o empenho de cuidar mais e mais da vida das pessoas, e da beleza e

riqueza da criação, alimentando o sonho do novo céu

e da nova terra que prometestes.

Amém!

Buscando alertar para o cuidado da criação, de modo es-pecial dos biomas brasileiros, a Campanha da Fraternidade 2017 tem início em todo o país no dia 1º de março. Com o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação”, a iniciativa traz uma reflexão sobre o meio ambiente e sugere uma visão global das expressões da vida e dos dons da criação.

No dia 18 de fevereiro chegaram em nossa comunidade pa-roquial os dois seminaristas salesianos de Dom Bosco: Sebas-tião Junior, do 1º Ano de Teologia, e José Junior, do 2º Ano de Teologia. Eles foram apresentados à comunidade paroquial em todas as missas do fim de semana e também no Conse-lho Paroquial de Pastoral.

[email protected]

Campanha da Fraternidade 2017

Acolhida dos Seminaristas Salesianos

Sebastião Junior e José Junior, bem- vindos mais uma vez à nossa co-munidade da Pa-róquia Imaculada Conceição.

boletim mar.indd 2 22/02/2017 14:49:37

Principal

Boletim da Imaculada - 3

Convertei-vos e crede no Evangelho: O grande convite da Igreja na Quaresma!

DEPÓSITO POPULARMateriais para construção

R. Gama Lobo, 1152 - Ipiranga - SPTel.: 2063.4290 - 2129.8126

Cal • Areia • Ferro • TelhasCimento • Madeira

depositopopular.neveslobo@ hotmail.com

No tempo quaresmal, a liturgia nos convida a renovar e a reavivar em nosso coração as disposições com que, durante a Vigília Pascal, pronunciaremos de novo as promessas do nosso batismo.

Unidos a Jesus, que toma o caminho do deserto para aí ser tentado, entramos com a Igreja na grande provação da Quaresma, com intenção de optar sempre pela vontade do Pai, em todas as circunstâncias. O grande gesto do inicio des-se tempo litúrgico da Igreja é a imposição das cinzas, com o convite feito por Jesus no Evangelho: “Convertei-vos e crede no Evangelho!” Mc 1,15

Contemplando a face de Jesus Crucificado, encontramos nele a força para passar através dos sofrimentos e dificul-dades da vida, e assim, crescermos na prática do jejum, da esmola e da oração, para uma profunda revisão de vida e crescermos no discipulado de Cristo.

PROJETO VIDA NOVA - Atendendo ao apelo do Papa Francisco

A Arquidiocese de São Paulo terá no centro da cidade um prédio de 11 andares voltado para o atendimento de pessoas em situação de rua. Bati-zado como Vida Nova, o projeto não será um albergue ou uma clínica de recuperação, mas uma mão estendida para quem deseja sair dos vícios da rua, das drogas e do álcool. Depois de uma semana sendo atendida, a pessoa que deseja mudar de vida será encaminha-da para um dos sítios da Missão Belém,

Celebrar a Eucaristia no tempo da Quaresma significa: per-correr com Cristo o itinerário da provação que cabe à Igreja e a todos os homens, e, assumir mais decididamente a obe-diência filial ao Pai, e o dom de si aos irmãos, que constituem o sacrifício espiritual.

Neste ano convidamos toda a comunidade paroquial como gesto concreto da quaresma, a assumirmos como caminho de conversão, penitência e caridade, os carnês do “Projeto Vida Nova”, para a construção da Obra de Misericór-dia permanente em nossa Arquidiocese de São Paulo, que irá assistir aos nossos irmãos e irmãs em situação de rua. Que o Espírito Santo nos conduza nesse caminho.

Pe. Israel Mendes Pereira, vigário paroquial

Referência: Lecionário Semanal – Tempo Quaresmal

a qual operacionalizará todo o traba-lho, de forma privada e familiar. A ideia surgiu quando papa Francisco lançou uma campanha internacional com o título “Seja a misericórdia de Deus” e pediu que cada diocese realize uma ação como marco do Ano Santo Extra-ordinário da Misericórdia.

Para arrecadar o valor, a Arquidioce-se de São Paulo promoverá uma “Ação entre amigos”.

Saiba mais no site www.ruavidanova.org

boletim mar.indd 3 22/02/2017 14:49:38

ATENÇÃO: Novo Horário!

Pastorais

Horário das Missas Segunda-feira: . . . . . . . . . . . . . . . 7h, 12h Terça-feira: . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 7hQuarta-feira: . . . . . . . . . . . . . . . . . .7h, 12h Quinta-feira: . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 7h Sexta-feira: . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 7hSábado: . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 16hDomingo: 8h30, 10h30 e 18h301ª Quinta-feira de cada mês: Adoração ao Santíssimo Sacramento das 7h30 às 21h1ª Sexta-feira do mês: Missa Votiva do Sagrado Coração de Jesus às 7h

Todo dia 08 de cada mês: Missa Votiva da Imac. Conceição às 12h

4 - Boletim da Imaculada

Aniversariantes dizimistas de MARÇO/2017Eneide Martins R. da SilvaGilberto EvangelistaHelena Nunes Ribeiro CrespinInge Muller SchoederJosé Roberto AracatiJose Carlos MartinsMaria Aparecida Sapienza XavierMaria do Socorro CavalcanteMario XavierMaria Jose da Rocha

Marildes M.F. da Luz RomanelliNeide Barbosa da SilvaValfredo Fonseca SalesRenato CentenaroZuleimar M. Marcilio

Publicação da Paróquia Imaculada ConceiçãoAv. Nazaré, 993 - Ipiranga - Fone: (11) 2914-4066

Boletim Paróquia Imaculada

imaculadaipiranga.org

Uma produção da

Expediente:

O Dízimo ainda não é suficiente. Tem sido necessário um grande esforço na obtenção de ofertas e doações para cobrirmos as necessidades. As prestações de contas estão disponíveis na Secretaria Paroquial. Todos são convidados a conhecer e participar dos projetos da Paróquia. Venha você também ser um dizimista.

O Dízimo é um sinal de compromisso de fidelidade com Deus, com a Igreja e com os pobres. Jesus, na sua bondade infinita, instituiu a sua Igreja para evan-gelizar, testemunhar, servir e santificar. Contudo, para que ela possa desempe-nhar a sua vocação evangelizadora no mundo, necessita de recursos materiais e esses recursos provêm dos próprios membros da Igreja. Nós, como filhos e filhas do Pai celeste, somos e formamos a Igreja viva de Cristo no mundo. Com o dízimo cada um de nós ajuda a transfor-mar a Igreja para que ela seja cada vez mais forte, unida e fraterna.

Foi graças à sua generosa contribui-ção, somada às contribuições de outros irmãos, que pudemos manter em dia os compromissos de nossa comunidade com a liturgia (folhetos nas missas do-minicais, velas, hóstias, etc.), com a cate-quese, com atendimento a pessoas ca-rentes (alimentos, medicamentos, etc.), com a manutenção da paróquia (mate-rial de limpeza, informativo mensal, sa-lários dos funcionários e seus encargos sociais, etc.), além, é claro, de prosseguir-mos nas reformas de nossa igreja, rumo à comemoração dos cinquenta anos de existência enquanto Paróquia.

Iniciamos o ano de 2016 com 145 di-zimistas e terminamos com um total de 167. Muitos, durante o ano, se conscien-

A importância do dízimo na comunidade cristãtizaram da corresponsabilidade e copar-ticipação nas atividades e ações de nossa comunidade paroquial. Esta consciência é um sinal de maturidade e de fidelidade a Deus e à nossa vocação batismal. De fato, é maravilhoso fazer parte da Igreja de Cristo Senhor. Que nesse ano de 2017 possamos continuar nosso trabalho jun-tos, unidos para que o número de dizi-mistas cresça e que o Dízimo seja capaz de manter a missão evangelizadora de nossa paróquia Imaculada Conceição.

O que foi feito com o Dízimo, ofertas e doações recebidas ao longo do ano 2016:

• Dimensão religiosa (todos os gastos com a igreja: manutenção, salários dos funcionários, contributo aos padres, encargos sociais, telefone, internet, correios, impressos, paramentos litúr-gicos, velas, vinho, hóstias, instrumen-tos musicais, equipamentos de som e audiovisuais, etc.)

• Dimensão missionária (Taxa mensal da Região Episcopal Ipiranga, cursos de capacitação para agentes de pastoral, apoio às ações de evangelização da comunidade exercidas fora do territó-rio da paróquia).

• Dimensão social (necessitados da co-munidade, atendidos pelas pastorais sociais).

DÍZIMO - ANO DE 2016

Mês Dizimo Despesas Obras da Reforma

jan/16 15.971,00 24.481,75 19.000,00

fev/16 7.510,00 21.959,24 19.000,00

mar/16 9.805,00 27.759,12 44.000,00

abr/16 11.915,00 22.912,93 19.000,00

mai/16 17.012,00 23.299,55 18.311,45

jun/16 15.120,00 22.191,01 9.726,75

jul/16 16.798,58 21.613,04 9.711,45

ago/16 8.845,00 21.300,38 14.700,00

set/16 15.110,00 22.144,41 30.428,73

out/16 11.555,00 26.876,77 28.443,44

nov/16 10.945,00 28.990,75 31.968,17

dez/16 15.465,00 35.243,08 26.598,17

TOTAL 156.051,58 298.772,03 270.888,16

Obs: Os custos mensais não são cobertos pelo dízimo. É com a ajuda do Carnê do Jubileu e de doações esporádicas que temos consegui-do pagar os gastos da paróquia.

boletim mar.indd 4 22/02/2017 14:49:40