tecnologia bim: do projeto à construçãoaucache.autodesk.com/au2012/sessionsfiles/4740/1169... ·...

11
Tecnologia BIM: Do Projeto à Construção Joyce Delatorre – Método Engenharia CR4740-V O uso da tecnologia BIM tem avançado no mercado brasileiro. Construtoras buscam utilizá-la nas etapas de pré- construção e construção para aprimorar o processo de gestão dos empreendimentos, reduzir o número de ordens de alteração e melhorar a qualidade do produto final. Isto exige que projetistas, construtores e clientes mudem seus processos de trabalho e trabalhem de maneira mais integrada. Através da apresentação de casos nos quais a tecnologia foi aplicada, descubra os principais benefícios do uso da tecnologia BIM na pré-construção e entenda a mudança necessária no fluxo de informação entre projetista, construtora e cliente para que o modelo BIM mantenha a sua eficiência e aplicabilidade ao longo de todo ciclo de vida do empreendimento. Objetivos: Ao final desta classe, você será capaz de: Identificar os benefícios do uso da tecnologia BIM na Pré-Construção e Construção. Utilizar a tecnologia BIM como ferramenta para estudos de EAV - Engenharia e Análise de Valor em projetos. Entender quais informações os contratantes esperam receber em um projeto desenvolvido em BIM Entender o processo de transição das informações dos modelos BIM de projeto para os modelos BIM de construção Sobre o Apresentador: Joyce Delatorre possui dupla formação em Arquitetura e Engenharia Civil pela USP e certificação Project Management Professional pelo PMI. Desde 2007 atua com tecnologias BIM. Trabalhou na Autodesk onde ministrou treinamentos de softwares para grandes empresas de projeto, construtoras, incorporadoras e instituições de ensino. Há mais de quatro anos trabalha na Método Engenharia, empresa de engenharia, gestão e construção de empreendimentos na qual é Coordenadora do Núcleo BIM e responsável pela implementação e gestão do uso da tecnologia BIM. Foi palestrante em eventos como: AUGI CADCamp (2007), Mesa Redonda BIM Mackenzie (2010), Arquitetura Digital: BIM, Sustentabilidade e Inovação (2011), AU Brasil (2011) e AU Virtual (2011). É professora do curso BIM da AEA, integrante do Grupo Técnico BIM-AsBEA e membro do Comitê Técnico da ABNT/CEE-134 sobre Modelagem da Informação da Construção (BIM). Possui Certificação Autodesk Revit Professional e conhecimento em AutoCAD, Revit, Civil 3D e Navisworks.

Upload: truonganh

Post on 10-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Tecnologia BIM: Do Projeto à Construçãoaucache.autodesk.com/au2012/sessionsFiles/4740/1169... · 2012-10-16 · Melhor entendimento do plano de ataque e demonstração do caminho

Tecnologia BIM: Do Projeto à Construção Joyce Delatorre – Método Engenharia

CR4740-V

O uso da tecnologia BIM tem avançado no mercado brasileiro. Construtoras buscam utilizá-la nas etapas de pré-construção e construção para aprimorar o processo de gestão dos empreendimentos, reduzir o número de ordens de alteração e melhorar a qualidade do produto final. Isto exige que projetistas, construtores e clientes mudem seus processos de trabalho e trabalhem de maneira mais integrada. Através da apresentação de casos nos quais a tecnologia foi aplicada, descubra os principais benefícios do uso da tecnologia BIM na pré-construção e entenda a mudança necessária no fluxo de informação entre projetista, construtora e cliente para que o modelo BIM mantenha a sua eficiência e aplicabilidade ao longo de todo ciclo de vida do empreendimento.

Objetivos:

Ao final desta classe, você será capaz de: • Identificar os benefícios do uso da tecnologia BIM na Pré-Construção e Construção.

• Utilizar a tecnologia BIM como ferramenta para estudos de EAV - Engenharia e Análise de Valor em projetos.

• Entender quais informações os contratantes esperam receber em um projeto desenvolvido em BIM

• Entender o processo de transição das informações dos modelos BIM de projeto para os modelos BIM de construção

Sobre o Apresentador:

Joyce Delatorre possui dupla formação em Arquitetura e Engenharia Civil pela USP e certificação Project Management Professional pelo PMI. Desde 2007 atua com tecnologias BIM. Trabalhou na Autodesk onde ministrou treinamentos de softwares para grandes empresas de projeto, construtoras, incorporadoras e instituições de ensino. Há mais de quatro anos trabalha na Método Engenharia, empresa de engenharia, gestão e construção de empreendimentos na qual é Coordenadora do Núcleo BIM e responsável pela implementação e gestão do uso da tecnologia BIM. Foi palestrante em eventos como: AUGI CADCamp (2007), Mesa Redonda BIM Mackenzie (2010), Arquitetura Digital: BIM, Sustentabilidade e Inovação (2011), AU Brasil (2011) e AU Virtual (2011). É professora do curso BIM da AEA, integrante do Grupo Técnico BIM-AsBEA e membro do Comitê Técnico da ABNT/CEE-134 sobre Modelagem da Informação da Construção (BIM). Possui Certificação Autodesk Revit Professional e conhecimento em AutoCAD, Revit, Civil 3D e Navisworks.

Page 2: Tecnologia BIM: Do Projeto à Construçãoaucache.autodesk.com/au2012/sessionsFiles/4740/1169... · 2012-10-16 · Melhor entendimento do plano de ataque e demonstração do caminho

Tecnologia BIM: Do Projeto à Construção

2

Introdução

Qual é o ponto de vista dos contratantes com relação a aplicação da tecnologia BIM em seus projetos?

No Brasil, cresce o número de projetistas que tem investido na implantação da tecnologia em seus escritórios. Os projetos agora começam a ser desenvolvidos e entregues a partir de ferramentas BIM.

Mas o que o contratante espera da tecnologia BIM, quais informações são necessárias para ele?

São inúmeras as aplicabilidades da tecnologia ao longo do ciclo de vida do empreendimento. É necessário apenas alinhar os usos que serão dados ao modelo, as responsabilidades de cada um dos envolvidos e os critérios de como garantir a qualidade da informação que é inserida nestes modelos.

Benefícios do uso da tecnologia BIM na Pré-Construção e Construção

No processo tradicional, normalmente a construtora entra na etapa de orçamento e não participa das etapas iniciais de desenvolvimento de projetos, diminuindo as oportunidades de desenvolvimento de soluções de engenharia que reduzam custos e, ao mesmo tempo, aumentem a segurança na tomada de decisão.

No desenvolvimento do projeto integrado, há uma maior integração entre todos os participantes do projeto desde o início do processo.

A construtora passa a acompanhar o desenvolvimento do projetos desde a fase de pré-construção, e com isso há mais oportunidades de desenvolvimento de soluções de engenharia que reduzam custos e a informação gerada possui maior confiabilidade.

Acreditamos que a Tecnologia BIM (Building Information Modeling) vem a agregar neste processo por ser uma tecnologia que possui ferramentas que possibilitam o trabalho simultâneo de troca de informações entre profissionais.

Além disso, o uso do sistema BIM permite a simulação de etapas da construção, antevendo as interferências entre projetos antes mesmo de sua execução.

Page 3: Tecnologia BIM: Do Projeto à Construçãoaucache.autodesk.com/au2012/sessionsFiles/4740/1169... · 2012-10-16 · Melhor entendimento do plano de ataque e demonstração do caminho

Tecnologia BIM: Do Projeto à Construção

3

Benefícios na Pré-Construção

Em 2011, realizamos uma pesquisa sobre as principais origens das alterações de projeto nas obras da Método.

De acordo com o levantamento de dados, pudemos constatar que grande parte da origem de alterações de projetos são causadas por três fatores principais:

• Pela própria solicitação dos nossos clientes: Normalmente os clientes solicitam alterações justamente por terem novas ideias, por necessidade de redução de custo ou simplesmente por não conseguirem realmente visualizar o produto durante as fases de projeto antes que ele vire realidade.

• Por ausência de informações: É necessário estabelecer um fluxo efetivo de questionamentos e esclarecimentos junto aos contratantes para reduzir o volume de alterações pós-contratação.

• Por incompatibilidades entre projetos que se detectadas apenas em obra, levam a busca de uma solução emergencial e consequentemente a uma alteração de projeto. Para evitar isto é necessário melhorar a coordenação e a colaboração multidisciplinar, ajudando a resolver conflitos de projeto antes da construção, aumentando a qualidade do projeto e ajudando a evitar alterações de alto custo em campo.

Benefícios:

§ Escopo mais claro: melhora a visualização e compreensão dos clientes do produto que ele está adquirindo;

§ Evita que incompatibilidades sejam identificadas apenas em obra;

Page 4: Tecnologia BIM: Do Projeto à Construçãoaucache.autodesk.com/au2012/sessionsFiles/4740/1169... · 2012-10-16 · Melhor entendimento do plano de ataque e demonstração do caminho

Tecnologia BIM: Do Projeto à Construção

4

§ Auxilia no Estudo e Análise de Valor;

§ Assegura a qualidade do produto final;

§ Facilita a gerenciamento das mudanças e rastreamento de informações da linha de base.

Tudo isso diminui a probabilidade da necessidade de mudanças de projetos e com isso, também diminui o número de aditivos contratuais.

Benefícios na Construção

Além da melhoria na qualidade de projeto, o uso do BIM trás diversos benefícios para as construtoras durante a execução do empreendimento. São eles:

Coordenação de Projetos e verificação de interferências

Durante o processo de coordenação, softwares de detecção de interferências são utilizados para determinar os conflitos, comparando modelos 3D das diferentes disciplinas.

O objetivo de detecção de interferências é eliminar os conflitos dos principais sistemas antes do início da execução.

Benefícios:

§ A coordenação do projeto de construção é realizada através de modelos tridimensionais que facilitam a compreensão e comunicação no projeto

§ Melhor qualidade do produto para o cliente

§ Documentação mais precisa

§ Análises críticas e de construtibilidade

Page 5: Tecnologia BIM: Do Projeto à Construçãoaucache.autodesk.com/au2012/sessionsFiles/4740/1169... · 2012-10-16 · Melhor entendimento do plano de ataque e demonstração do caminho

Tecnologia BIM: Do Projeto à Construção

5

Operação

Estimativas de custo

Processo onde modelo BIM pode ser utilizado no levantamento de quantitativos e estimativas de custo ao longo do ciclo de vida do empreendimento.

Permite a análise do impacto das alterações de projeto e auxilia no controle de custos

Estudo de engenharia e análise de valor são mais eficientes nos estágios iniciais do projeto.

Benefícios:

§ Rápida análise dos quantitativos para tomada de decisão

§ Geração rápida de estimativas de custo

§ Fácil visualização dos elementos construtivos que devem ser estimados

§ Prover informações de custo atualizadas conforme alterações de projeto ao longo de todo o ciclo de vida da edificação

§ Reduz o tempo necessário para a estimativa devido a redução de tempo no levantamento

§ Permite que o orçamentista se concentre nas atividades de análise e que agregam valor

§ É possível elaborar o cronograma físico-financeiro, com a adição das informações de tempo

§ Rápido estudo do custo de sistemas específicos

Page 6: Tecnologia BIM: Do Projeto à Construçãoaucache.autodesk.com/au2012/sessionsFiles/4740/1169... · 2012-10-16 · Melhor entendimento do plano de ataque e demonstração do caminho

Tecnologia BIM: Do Projeto à Construção

6

§ Agilidade no treinamento de novos profissionais

Planejamento e Cronograma 4D

Processo no qual o modelo 4D (3D + tempo) é utilizado para planejar a sequencia executiva e logística da obra.

Eficiente como ferramenta de visualização e comunicação entre a equipe de projeto e o cliente, para entendimento das datas marco de projeto e planos de execução.

Benefícios:

§ Melhor entendimento do plano de ataque e demonstração do caminho crítico para equipe de projeto e cliente

§ Dinamismo para escolha entre opções e soluções para conflitos de espaço e planos de ocupação

§ Integração dos recursos humanos, equipamentos e material com o modelo BIM para melhor planejamento e estimativa de custo do projeto

§ Propósitos de marketing e publicidade

Logística de canteiro

Processo no qual o BIM é utilizado para estudo da logística de canteiro, com as instalações permanentes e temporárias durantes as fases de obra.

Pode incluir requisitos de sequenciamento, espaço, localização de equipamentos, estoque de materiais, etc.

A gestão da logística, visualização, replanejamento e análise de recursos pode ser realizada através de diferentes dados espaciais e temporais.

Page 7: Tecnologia BIM: Do Projeto à Construçãoaucache.autodesk.com/au2012/sessionsFiles/4740/1169... · 2012-10-16 · Melhor entendimento do plano de ataque e demonstração do caminho

Tecnologia BIM: Do Projeto à Construção

7

Benefícios:

§ Definir o layout do canteiro de forma eficiente

§ Identificar posicionamentos estratégicos e pontos críticos

§ Avaliar o layout com relação as questões de segurança

§ Definir um plano de ataque viável

§ Comunicar de maneira efetiva o sequenciamento e disposição de todas as partes interessadas

§ Fácil de atualizar a organização e uso do canteiro conforme avanço da obra

Pré-fabricação

Processo no qual se utiliza a informação digitalizada para facilitar a pré-fabricação de materiais de construção ou montagens.

Ex: Dutos, estruturas pré-fabricadas, furos em vigas, kits de instalações

Resolve as ambiguidades do sistema para possibilitar a pré-fabricação com desperdícios mínimos.

Com as tecnologias adequadas, o modelo BIM também pode ser utilizado para a montagem das peças em campo. (ex. uso de código de barras associados a cada peça.)

Benefícios:

• Minimizar as tolerâncias necessárias para fabricação através de máquinas

• Aumentar a segurança e produtividade na fabricação

• Reduzir o tempo necessário

• Adaptar alterações tardias em design

• Redução da dependência em desenhos 2D em papel

Page 8: Tecnologia BIM: Do Projeto à Construçãoaucache.autodesk.com/au2012/sessionsFiles/4740/1169... · 2012-10-16 · Melhor entendimento do plano de ataque e demonstração do caminho

Tecnologia BIM: Do Projeto à Construção

8

Figure 1 - Instalações Pré-fabricadas - Fonte: BIM Fórum

Manutenção e Gestão de Facilities

Processo no qual a funcionalidade da estrutura do edifício (paredes, chão, telhado, etc) e equipamentos que servem o edifício (ar condicionado, instalações, etc) são mantidos durante a vida útil do edifício.

Um programa de manutenção bem-sucedido irá melhorar o desempenho do edifício, reduzir os reparos, e reduzir os custos gerais de manutenção.

Page 9: Tecnologia BIM: Do Projeto à Construçãoaucache.autodesk.com/au2012/sessionsFiles/4740/1169... · 2012-10-16 · Melhor entendimento do plano de ataque e demonstração do caminho

Tecnologia BIM: Do Projeto à Construção

9

Benefícios:

§ Planejamento das atividades de manutenção e alocação de pessoal

§ Acompanhamento do histórico de manutenção

§ Redução da necessidade de manutenção de emergência

§ Aumento da produtividade da equipe de manutenção porque a localização física dos equipamentos / sistemas é claramente entendida

Informações os contratantes esperam receber em um projeto desenvolvido em BIM

As informações que os contratantes esperam receber dependem dos usos que farão do modelo. Para isto, deve ser definido desde o início do processo um plano de execução BIM que contenha:

§ Usos BIM

§ Papéis e responsabilidades

§ Entregas e formatos de arquivo

§ Escopo

§ Nível de detalhamento

§ Ponto de referência e origem

§ Setorização

§ Nomenclatura padrão

§ Procedimentos para troca de informação

§ Cronograma de coordenação e compatibilização

§ Programação das reuniões

Haverá a necessidade de rever os escopos de contratação e documentos contratuais e incluir informações sobre:

§ Plano de Execução BIM

§ Requisitos BIM

Page 10: Tecnologia BIM: Do Projeto à Construçãoaucache.autodesk.com/au2012/sessionsFiles/4740/1169... · 2012-10-16 · Melhor entendimento do plano de ataque e demonstração do caminho

Tecnologia BIM: Do Projeto à Construção

10

§ Entregas e formatos

§ Características do Modelo BIM

§ Documentos 2D que serão emitidos

Para responder a uma proposta em BIM as empresas deverão incluir informações que mostrem a capacidade em atender um projeto em BIM.

§ Competência da empresa em atender requisitos BIM

§ Capacidade técnica dos recursos

§ Capacidade de colaboração e troca de informação entre equipes

§ Experiência e Padrões BIM

Para garantir a qualidade da informação gerada é necessário desenvolver procedimentos para controle de qualidade. Dentre das checagens necessárias estão:

Figure 2 - Tradução template do CIC: The Computer Integrated Construction Research Program

Processo de transição das informações dos modelos BIM de projeto para os modelos BIM de construção

Page 11: Tecnologia BIM: Do Projeto à Construçãoaucache.autodesk.com/au2012/sessionsFiles/4740/1169... · 2012-10-16 · Melhor entendimento do plano de ataque e demonstração do caminho

Tecnologia BIM: Do Projeto à Construção

11

Sabemos que nem todas as informações serão agregadas ao modelo pelos projetistas, caberá definir desde o início no plano do projeto, quem será responsável por cada informação. Caberá a construtora inserir informações relacionadas a execução e gestão do empreendimento.

Dentre as informações que o modelo deve possuir estão:

§ Informações detalhadas do projeto

§ Documentação e vistas do projeto

§ Quantidades e propriedades dos componentes

§ Informações para planejamento e sequenciamento do projeto

§ Equipamentos temporários

§ Especificações técnicas associadas aos elementos construtivos

§ Informações sobre desempenho e manutenção

§ Status do projeto e construção