técnicas de pesquisa científica aplicada aos negócios · peter norton: a bíblia do programador....

16
Técnicas de Pesquisa Científica aplicada aos Negócios

Upload: trinhhuong

Post on 14-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Técnicas de Pesquisa Científica aplicada aos Negócios · Peter Norton: a bíblia do programador. Tradução de Geraldo Costa Filho. Rio de Janeiro: Campus, 1994. 640 p. c) Mais

Técnicas de Pesquisa Científica aplicada aos Negócios

Page 2: Técnicas de Pesquisa Científica aplicada aos Negócios · Peter Norton: a bíblia do programador. Tradução de Geraldo Costa Filho. Rio de Janeiro: Campus, 1994. 640 p. c) Mais
Page 3: Técnicas de Pesquisa Científica aplicada aos Negócios · Peter Norton: a bíblia do programador. Tradução de Geraldo Costa Filho. Rio de Janeiro: Campus, 1994. 640 p. c) Mais

Normas para Apresentação de Trabalhos Acadêmicos

Responsável pelo Conteúdo:Prof. Ms. Marcelo Krokoscz

Revisão Textual:Profa. Ms. Alessandra Fabiana Cavalcante

Page 4: Técnicas de Pesquisa Científica aplicada aos Negócios · Peter Norton: a bíblia do programador. Tradução de Geraldo Costa Filho. Rio de Janeiro: Campus, 1994. 640 p. c) Mais
Page 5: Técnicas de Pesquisa Científica aplicada aos Negócios · Peter Norton: a bíblia do programador. Tradução de Geraldo Costa Filho. Rio de Janeiro: Campus, 1994. 640 p. c) Mais

5

O desenvolvimento de uma pesquisa científica, do ponto de vista do conteúdo, requer todos os cuidados estudados nas unidades anteriores. Nesta última etapa dos estudos, vamos aprender como deve ser organizado um trabalho acadêmico no sentido estrutural, isto é, como o conteúdo deve ser organizado e impresso no papel. É uma tarefa baseada em normas e regras estabelecidas por órgãos ou institutos credenciados para fazer regulamentações técnicas.

Nesta unidade, aprenderemos como elaborar a apresentação dos resultados de uma pesquisa, de acordo com as normas mais recentes sobre o assunto. Os elementos estruturais que veremos a seguir são constitutivos de quaisquer trabalhos acadêmicos e são determinados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), instituição responsável pela universalização de padrões editoriais de textos impressos.

Apresentação geral de um trabalho acadêmico

O texto acadêmico deve ser digitado com espaço entre linhas de 1,5 pontos, utilizando preferencialmente letra Arial ou Times New Roman, na cor preta, de acordo com os seguintes tamanhos:

Em qualquer tipo de trabalho não pode haver rasuras, colagens ou erros ortográficos. Recomenda-se revisão profissional do texto antes de ser finalizado e entregue;

Para efeito de alinhamento no texto, deve ser utilizada a forma justificada. A impressão deve ser feita exclusivamente em papel branco, formato A4 (21,0 x 29,7cm), de boa opacidade e de qualidade que permita a impressão e leitura. Recomenda-se a impressão apenas de um lado da folha.

Títulos: 14 pontos

Texto: 12 pontos

Notas e citações: 10 pontos com espaçamento de 1,0 ponto entre linhas

Unid

ade Normas para Apresentação de

Trabalhos Acadêmicos

Page 6: Técnicas de Pesquisa Científica aplicada aos Negócios · Peter Norton: a bíblia do programador. Tradução de Geraldo Costa Filho. Rio de Janeiro: Campus, 1994. 640 p. c) Mais

6

Unidade: Normas para Apresentação de Trabalhos Acadêmicos

As margens devem permitir encadernação e reprodução corretas:

Capa

Elemento de apresentação do trabalho, sobre o qual se imprimem as informações indispensáveis à identificação, na seguinte ordem:

Veja um modelo de capa:

Margem esquerda: 3,0 cm

Margem direita: 2,0 cm

Margem superior: 3,0 cm

Margem inferior: 2,0 cm

nome completo do aluno;título do trabalho;subtítulo, se houver;cidade da Instituição onde o documento deve ser apresentado;data da entrega (mês e ano).

Page 7: Técnicas de Pesquisa Científica aplicada aos Negócios · Peter Norton: a bíblia do programador. Tradução de Geraldo Costa Filho. Rio de Janeiro: Campus, 1994. 640 p. c) Mais

7

Numeração

Boa parte da organização do seu projeto de pesquisa depende da aplicação adequada da numeração. A utilização da numeração serve para hierarquizar partes, conteúdos e ideias, além de organizar todo o conteúdo apresentado. “A adoção da numeração progressiva, por exemplo, permite classificar os conteúdos em primários, secundários, terciários e assim sucessivamente, cada qual representado por um grupo de números (NBR 6024, 2003).” (CERVO; BERVIAN; SILVA, 2007, p. 99)

Sumário

Consiste na enumeração das principais divisões, seções e outras partes do trabalho, na ordem em que aparecem no texto, acompanhadas da página inicial. As divisões e subdivisões devem ser numeradas progressivamente em algarismos arábicos.

Citações

Quando o pesquisador está elaborando um projeto de pesquisa ou fazendo o relatório de uma pesquisa realizada, o desenvolvimento da reflexão científica requer a citação de documentos (livros, artigos, websites, reportagens, etc.) relacionados à sua área de estudos1.

1 Como fontes confiáveis para referências acadêmicas e científicas deve-se privilegiar dissertações, teses, tratados, revistas periódicas vinculadas às instituições de ensino ou de pesquisa e artigos publicados em revistas científicas catalogadas nos respectivos órgãos normatizadores e fiscalizadores. Matérias desse tipo geralmente são publicadas em livros, de onde decorre a preferência natural por essa fonte bibliográfica. (CERVO; BERVIAN; SILVA. 2007, p. 132).

- Páginas: devem ser numeradas na parte superior ou inferior, no centro ou à direita da página, observando-se os 3 cm da margem superior. A página de rosto não é numerada e no caso de relatório de pesquisa, a numeração deve seguir as normas complementares a esta orientação.

- Subtítulos, seções e subseções: adota-se a numeração progressiva com algarismos arábicos (1, 2, 3...);

- Lista de referências bibliográficas: a ordenação deve ser alfabética (A, B, C...).

Page 8: Técnicas de Pesquisa Científica aplicada aos Negócios · Peter Norton: a bíblia do programador. Tradução de Geraldo Costa Filho. Rio de Janeiro: Campus, 1994. 640 p. c) Mais

8

Unidade: Normas para Apresentação de Trabalhos Acadêmicos

Recorrer a esses documentos, que tratam do mesmo assunto pesquisado, é bastante comum no trabalho científico e isso é chamado de CITAÇÃO. As citações feitas durante a redação do texto acadêmico também obedecem a uma forma padronizada.

Quando o autor é referido antes da citação, a apresentação deve ser feita com a escrita em letras minúsculas, na seguinte ordem: Sobrenome (ano, página).

Veja o exemplo:

Cervo, Bervian e Silva (2007, p. 80) utilizam o conceito de documento da Union Française des Organismes de Documentation: “Documento é toda base de conhecimento fixado materialmente e suscetível de ser utilizado para consulta, estudo ou prova”.

Quando a citação reproduz ou interpreta palavras, conceitos ou ideias sem indicação prévia do autor, esta referência deve aparecer no final da citação, entre colchetes, escrita em letras maiúsculas, na seguinte ordem: SOBRENOME, ANO, PÁGINA.

Veja o exemplo:

“A adoção da numeração progressiva, por exemplo, permite classificar os conteúdos em primários, secundários, terciários e assim sucessivamente, cada qual representado por um grupo de números (NBR 6024, 2003)” (CERVO; BERVIAN; SILVA, 2007, p. 99)

As citações podem ser feitas de duas formas: direta ou indireta.

a) CITAÇÃO DIRETA: Quando um trecho do texto de um documento consultado é copiado literalmente.

Deve-se observar algumas orientações complementares no caso de utilização de citações diretas:

- A citação direta curta refere-se à cópia literal de trechos de documentos com até três linhas e que devem ser transcritos no texto entre aspas.

Veja o exemplo:

De acordo com Kotler (2000, p. 67) “O sucesso da empresa depende não apenas do grau de excelência com que cada departamento desempenha seu trabalho, mas também do grau de excelência da coordenação das diversas atividades departamentais.”

- A citação direta longa deve figurar abaixo do texto, em bloco recuado – de 4 cm da margem esquerda – com letras tamanho 10, sem aspas.

Page 9: Técnicas de Pesquisa Científica aplicada aos Negócios · Peter Norton: a bíblia do programador. Tradução de Geraldo Costa Filho. Rio de Janeiro: Campus, 1994. 640 p. c) Mais

9

Veja o exemplo:

Através das demonstrações contábeis levantadas por uma empresa, podem ser extraídas informações a respeito de sua posição econômica e financeira. Por exemplo, um analista pode obter conclusões sobre a atratividade de investir em ações de determinada companhia; se um crédito solicitado merece ou não ser atendido; se a capacidade de pagamento (liquidez) encontra-se numa situação de equilíbrio ou insolvência; se a atividade operacional da empresa oferece uma rentabilidade que satisfaz as expectativas dos proprietários de capital; e assim por diante. (NETO, 2000, p. 48).

- No caso de supressão de palavra ou trecho do texto copiado, deve-se utilizar três pontos entre colchetes [...]. Acréscimos ou comentários adicionais ao texto copiado são inseridos entre colchetes [ ]. Destaques especiais a palavras ou frases com negrito ou itálico devem ser indicados com a expressão “grifo nosso” entre parênteses, colocada no final do texto copiado.

Veja o exemplo:

Para manter um controle das transações econômicas [...], fazemos uma distinção entre fluxos e estoques. Fluxo é a razão entre determinada grandeza e o tempo. A água que corre de uma torneira aberta numa banheira é um fluxo. Também são fluxos a quantidade de CDs que você compra ou a renda que você obtém durante um mês. (PARKIN, 2003, p. 114)

b) CITAÇÃO INDIRETA: Quando a ideia ou argumento descrito no documento é transcrita livremente. Neste caso o redator usa as próprias palavras para dizer o que está escrito no documento, sem precisar fazer uma cópia literal da fonte consultada.

Veja o exemplo:

Para Hax e Majluf, (1984), “as formas clássicas de departamentalização das empresas deram origem a duas categorias básicas de estruturas organizacionais: funcional e divisional.” (p. 382).

É recomendável que na redação do trabalho acadêmico seja priorizado o uso da CITAÇÃO INDIRETA, por facilitar o encadeamento das ideias apresentadas e contribuir na fluência do texto para o leitor. Deve-se reservar o uso de citações diretas para casos em que o redator considera indispensável reproduzir as palavras, termos ou ideias descritas no documento consultado, dada a sua importância ou impacto em relação ao texto e ao leitor.

As referências completas (autor, nome do documento, local, etc...) devem ser inseridas no final do trabalho seguindo as diretrizes específicas conforme apresentamos a seguir.

Page 10: Técnicas de Pesquisa Científica aplicada aos Negócios · Peter Norton: a bíblia do programador. Tradução de Geraldo Costa Filho. Rio de Janeiro: Campus, 1994. 640 p. c) Mais

10

Unidade: Normas para Apresentação de Trabalhos Acadêmicos

Referências das fontes consultadas

Toda a documentação consultada (impressa, eletrônica, magnética e digital) para a elaboração de um trabalho acadêmico precisa ser relacionada na seção referências bibliográficas. De acordo com a norma NBR 6023 editada em agosto de 2002 pela ABNT, referência bibliográfica é “o conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual” (NBR 6023, 2002, item 3.9).

As referências bibliográficas utilizadas em um trabalho acadêmico geralmente são inseridas na parte final do trabalho, antes da seção de anexos. Devem ser listadas em ordem alfabética, com espaçamento duplo, seguindo a pontuação, utilização de letras maiúsculas ou minúsculas e utilização de negritos conforme os exemplos reproduzidos abaixo.

Referências de livros

Em geral, a sequência e a formatação das informações, no caso de referências de livros, devem ser: AUTOR. Título: subtítulo. Tradução (se houver). Edição (indicar somente a partir da segunda). Local: Editora, data. Número de páginas.

a) Um autor:

Veja o exemplo:

KOTLER, Philip. Administração de Marketing: a edição do novo milênio. Tradução de Bazán Tecnologia e Linguística. 10. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000. 768 p.

b) Até três autores:

Veja o exemplo:

NORTON, Peter; AITKEN, Peter; WILTON, Richard. Peter Norton: a bíblia do programador. Tradução de Geraldo Costa Filho. Rio de Janeiro: Campus, 1994. 640 p.

c) Mais de três autores:

Neste caso, deve ser indicado apenas o nome do primeiro autor seguido de et al. (abreviatura de et alii expressão latina que significa entre outros).

Veja o exemplo:

BRITO, Edson Vianna et al. Imposto de renda de pessoas físicas: livro prático de consulta diária. 6. Ed. Atual. São Paulo: Frase Editora, 1996. 288 p.

Page 11: Técnicas de Pesquisa Científica aplicada aos Negócios · Peter Norton: a bíblia do programador. Tradução de Geraldo Costa Filho. Rio de Janeiro: Campus, 1994. 640 p. c) Mais

11

Referências de teses e dissertações

A sequência e a formatação das informações neste caso devem ser: AUTOR. Título: subtítulo. Ano de apresentação. Número de folhas ou volumes. Categoria (Grau e Área de concentração) – Instituição, local.

Veja o exemplo:

PARREIRAS, Alexandre Antunes Parreiras. A dinâmica de sistemas e a compreensão de estruturas de negócios. 2003. 135 p. Dissertação (Mestrado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Referências de publicações periódicas

a) Artigo de revista:

Forma da referência: AUTOR DO ARTIGO. Título do artigo. Título da Revista (abreviado ou não), Local de Publicação, número do volume, número do fascículo, páginas inicial-final, mês e ano.

Veja o exemplo:

LIMA, Diana Vaz. VIEGAS, Waldyr. Tratamento contábil e evidenciação das extremidades ecológicas. Revista Contabilidade & Finanças, São Paulo, n. 30, p. 46-53, set./dez. 2002.

b) Artigo de Jornal

Forma da referência: AUTOR DO ARTIGO. Título do artigo. Título do Jornal, Local de Publicação, dia, mês e ano. Número ou Título do caderno, seção ou suplemento e páginas inicial e final do artigo.

Veja o exemplo:

VERONA, Alejandro Escobar Carlo. Investidores brasileiros e acordos bilaterais. Valor Econômico, São Paulo, 10 jul. 2008. Caderno Legislação & Tributos, p. E2.

Referências de documentos eletrônicos

a) Artigos de periódicos on-line

Forma da referência: AUTOR. Título do artigo. Título da publicação seriada, Local, volume, número, mês, ano. Paginação ou indicação de tamanho. Disponível em: <endereço>. Acesso em: data.

Page 12: Técnicas de Pesquisa Científica aplicada aos Negócios · Peter Norton: a bíblia do programador. Tradução de Geraldo Costa Filho. Rio de Janeiro: Campus, 1994. 640 p. c) Mais

12

Unidade: Normas para Apresentação de Trabalhos Acadêmicos

Veja o exemplo:

GEHRINGER, Max. Prendas corporativas. Época Negócios, São Paulo, Ed. 13, março, 2008. Disponível em: <http://epocanegocios.globo.com/Revista/Epocanegocios/0,,EDG82119-8493-13,00-PRENDAS+CORPORATIVAS.html>. Acesso em: 22 julho 2008.

b) Artigos de jornais online

Forma da referência: AUTOR. Título do artigo. Título do Jornal, Local, data de publicação, seção, caderno ou parte do jornal e a paginação correspondente. Disponível em: <endereço>. Acesso em: data.

Veja o exemplo:

FARID, Jacqueline. Economia aquecida complica decisão do Copom sobre juros. Estado de São Paulo, São Paulo, 22 julho 2008. Disponível em: <http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,economia-aquecida-complica-decisao-do-copom-sobre-juros,210295>. Acesso em: 23 março 2015.

Os documentos consultados fundamentam o conhecimento produzido e a origem das ideias a partir das quais foi elaborado. Siga minuciosamente a elaboração das referências utilizadas em seu trabalho acadêmico. Esta é uma condição importante da consistência e credibilidade do assunto apresentado.

Caso você utilize outros documentos que devem ser listados nas referências, mas não foram exemplificados nesta unidade, recorra ao livro METODOLOGIA CIENTÍFICA, de Amado Luiz CERVO, Pedro Alcino BERVIAN, e Roberto da SILVA, 6ª Edição, publicado pela editora Prentice Hall em 2007.

Page 13: Técnicas de Pesquisa Científica aplicada aos Negócios · Peter Norton: a bíblia do programador. Tradução de Geraldo Costa Filho. Rio de Janeiro: Campus, 1994. 640 p. c) Mais

13

Anotações

Page 14: Técnicas de Pesquisa Científica aplicada aos Negócios · Peter Norton: a bíblia do programador. Tradução de Geraldo Costa Filho. Rio de Janeiro: Campus, 1994. 640 p. c) Mais
Page 15: Técnicas de Pesquisa Científica aplicada aos Negócios · Peter Norton: a bíblia do programador. Tradução de Geraldo Costa Filho. Rio de Janeiro: Campus, 1994. 640 p. c) Mais
Page 16: Técnicas de Pesquisa Científica aplicada aos Negócios · Peter Norton: a bíblia do programador. Tradução de Geraldo Costa Filho. Rio de Janeiro: Campus, 1994. 640 p. c) Mais