teatro e [1]

24
TEATRO E SUA EVOLUÇÃO

Upload: romero-almeida

Post on 30-Oct-2014

18 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

CED 06 de Ceilândia - Professora Márcia Disciplina : ARTE 8ª série

TRANSCRIPT

Page 1: Teatro e [1]

TEATRO E SUA EVOLUÇÃO

Page 2: Teatro e [1]

Conceito de Teatro

Page 3: Teatro e [1]

Origens do Teatro

Page 4: Teatro e [1]

Teatro Grego Ditirambo: Procissões onde se entoavam cantos e danças contando os grandes feitos heróicos.

Gêneros Teatrais:

Tragédia - forma de drama onde se desenrolam conflitos entre os personagens e um poder maior (deuses, leis, destino) findando com uma catarse (espécie de purificação).

Page 5: Teatro e [1]

A palavra grega "tragédia" significa "canto do bode" e se refere possivelmente ao ritual em honra a Dionísio do qual, segundo Aristóteles, o teatro se originou. sua fonte é o ditirambo.

Page 6: Teatro e [1]

A Comédia A comédia também nasce de cerimônias

dionisíacas, porém, não dos ditirambos, mas de festividades que se realizavam em Atenas denominadas por Aristóteles de Kómos, a comédia seria o canto do Kómos, burlesco e religioso relacionado aos ciclos da agricultura e a idéia de fertilidade.

Page 7: Teatro e [1]

Drama Satírico – um meio termo entre o trágico e o cômico. Os heróis agem com seriedade mas seus atos são satirizados por comentários irreverentes e, às vezes, obscenos.

Page 8: Teatro e [1]

TIPOS DE PALCOS- GREGO

Page 9: Teatro e [1]

Os primeiros teatros foram construídos pelos gregos. Construídos ao ar livre, os assentos eram dispostos numa colina inclinada e o palco era apenas um relvado.

Page 10: Teatro e [1]

Teatro Romano

Page 11: Teatro e [1]

Tanto em suas características dramáticas quanto arquitetônicas, o teatro romano é herdeiro do grego.

Page 12: Teatro e [1]

Idade Medieval

Page 13: Teatro e [1]

Os palcos eram extremamente largos e comportavam vários cenários. Os dois tipos de palco mais comuns eram, por um lado, os carros que se sucediam, parando um depois do outro, para a representação das diferentes partes do espetáculo, e, por outro, o longo palco simultâneo das mansões, que eram espécies de estações, por onde passavam os personagens do drama apresentado.

Page 14: Teatro e [1]

Palco Elizabetano

Page 15: Teatro e [1]

Palco elizabetano: Tem a característica de um palco misto. É um espaço fechado, retangular, com uma grande ampliação de proscênio (em formato retangular ou circular). O público o circunda por três lados: Retangular, circular ou misto.

Page 16: Teatro e [1]

Palco italiano

Page 17: Teatro e [1]

Palco italiano: Nessa estrutura, o espaço do palco é retangular e fechado nos três lados, as laterais e o fundo, ficando assim a chamada “boca de cena” voltada para o público. Desse modo os espectadores assistem a cena apenas de forma frontal.Pode ser elaborado de forma frontal,retangular,semicirculo,ferradura ou misto.

Page 18: Teatro e [1]

Teatro de Arena

Page 19: Teatro e [1]

Palco de arena: área circular situada no meio da platéia. O público senta-se em uma arquibancada a seu redor. Geralmente, os teatros de arena são muito grandes, de modo que os atores e o público mantêm uma relação mais estreita.

Page 20: Teatro e [1]

1º Ator

Corifeu: era assim chamado um membro destacado do coro que em algumas situações cantava sozinho. Pode-se dizer que o teatro realmente surge quando Téspis cria o ator quando a sua “invenção” de dialogar com o coro.

Page 21: Teatro e [1]

TEATRO?Só existe teatro quando estão presentes:

A = AtorB = TextoC = Plateia

Esse fenômeno é efêmero, pois o teatro só existe enquanto durar o espetáculo. O que fica é Literatura Dramática.

Page 22: Teatro e [1]

Máscaras no Teatro

Page 23: Teatro e [1]

As máscaras no teatroAs máscaras eram grandes para

todo o público ver o sentimento de cada personagem e havia um cone no lugar da boca para todos poderem ouvir bem.

Page 24: Teatro e [1]

1. Defina Teatro. 2. Qual a origem do teatro? 3. Defina os ditirambos; 4. Defina Tragédia; 5. Defina Comédia; 6. Defina drama satírico; 7. Defina os tipos de palcos; 8. Fale sobre as máscaras no teatro grego.