supervisÃo - mge.org.br

27

Upload: others

Post on 24-Oct-2021

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: SUPERVISÃO - mge.org.br
Page 2: SUPERVISÃO - mge.org.br

2

SUPERVISÃO Pr. Getúlio F. Reis

COORDENAÇÃO

Pr Manoel T. Souza e Pra. Marilda N. de Souza

DECLARAÇÃO DA PALAVRA / ORAÇÕES Pra. Eula B. Almeida

Page 3: SUPERVISÃO - mge.org.br

3

O JEJUM BÍBLICO

O Jejum Bíblico

Jejuar é abster-se de alimentos (parcial ou total), durante um tempo determinado (por um período do dia, ou o dia todo), conforme a condição da pessoa), sem que isso represente um peso ou sacrifício. (Mt 9:13)

O que acontece quando jejuamos

Nos tornamos sensíveis às coisas espirituais, isto é, nos aproximamos do Senhor e fortalecemos nosso espírito, temos mais entendimento espiritual e mais poder sobre a carne, as tentações, e satanás. O jejum cria uma atmosfera que chama a presença de Deus e sua autoridade.

Motivos do jejum

O jejum é um recurso espiritual que dispomos para manifestar nosso desejo de sermos conduzidos pelo Espírito Santo e combater as concupiscências da carne (Gl 5:16). Por isso, um dos motivos deve ser a GRATIDÃO e o reconhecimento dos benefícios que recebemos do Senhor (Sl 116:12).

Como jejuar?

Em Mateus 6.16-18 lemos: “Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram o rosto com o fim de parecer aos homens que jejuam. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. Tu porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, para não

Page 4: SUPERVISÃO - mge.org.br

4

parecer aos homens que jejuas, e sim, a teu Pai, em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.”

Não é preciso contar a ninguém. Não aparentar tristeza ou cansaço por estar sem comer, mas agir normalmente.

Para quem nunca jejuou

Comece tirando a refeição principal. Depois de algumas vezes, jejue o dia todo (Não tome café, não almoce e não lanche) até as 18 horas. Depois pode ir aumentando o tempo. Também pode-se começar fazendo um jejum parcial das delícias (não comer o que mais gosta) por um dia, ou comer só legumes e água ou só tomar sucos ou chá.

O que fazer durante o jejum? Orar, ler a Bíblia, louvar, adorar, falar em línguas, meditar nas Escrituras, etc. Se o jejum for para ter mais poder de Deus, então aproveitar para ministrar, evangelizar, visitar, orar pelos enfermos, etc, conforme está escrito em Isaías 58: 6,7.

Benefícios do jejum segundo Isaías 58:6-12:

1. Revelação da Palavra

2. Cura e integridade

3. Recebe justiça

4. Recebe a presença da glória de Deus

5. Orações respondidas

6. Socorro na hora certa

7. Livramento e refrigério

8. Direção contínua

9. Restauração da alma, saúde e força

10. Bênçãos para a próxima geração com restauração e restituição

Page 5: SUPERVISÃO - mge.org.br

5

Quanto tempo jejuar?

Depende do tipo de jejum escolhido. Pode durar um dia, vários dias, semanas ou meses.

Tipos de jejum: • Jejum total, sem comida e água, por no máximo 3 dias

por causa da desidratação. • Jejum parcial, tomando somente água, por muitos dias,

variando de acordo com o organismo de cada um. Daniel 1:3-21: Eles comeram somente legumes e água por 3 anos.

• Jejum das “delícias”, ou seja, abrir mão de comer e beber tudo que mais agrada ao paladar da pessoa e se alimentar só do básico por tempo indeterminado, até ter a resposta do que deseja. Também pode-se tirar um único alimento como carne, ou sobremesa, café com leite, etc., aquele que mais agrada. Ainda pode-se jejuar tomando só líquidos como sucos, chás, etc.

Como terminar o jejum? Se for mais de 24 horas, comer primeiro alimentos leves e muito líquido para não haver nenhuma reação negativa do corpo.

Reações do corpo durante o jejum Para quem toma café, chá preto, verde ou mate e refrigerantes, é muito comum ter dor de cabeça ou em outras partes do corpo pela falta da cafeína, que, neste caso, é prova de vício. Também pode haver essa dor pelo vício dos aditivos

Page 6: SUPERVISÃO - mge.org.br

6

químicos colocados nos alimentos enlatados e plásticos, como bolachas, doces, frituras, balas, pães, achocolatados, todos os produtos diet e light e adoçantes. Para quem quer vencer os vícios, recomenda-se, em caso de dor de cabeça, tomar um medicamento leve para dor, mas não parar de jejuar. Com o tempo, as dores desaparecem, o corpo se habitua, e entramos em vitória na prática do jejum semanal.

Exemplos de jejum bíblico: • Jesus fez um jejum por 40 dias e 40 noites no deserto

sem comer (Mateus 4:2). • Moisés fez 2 jejuns sobrenaturais quando passou 40 dias

e noites no monte, na presença de Deus. Ele não comeu nem bebeu nada. Foi sustentado por Deus, pois, senão, teria morrido (Deuteronômio 9:9-18).

• Elias fez jejum sobrenatural. Comeu 2 pães e tomou 2 botijas de água que um anjo lhe deu, e com isso, andou por 40 dias e 40 noites (1 Rs 19:3-8).

• Daniel fez jejum parcial comendo só legumes e água por 3 anos, Daniel 1:3-20. Depois fez jejum das delícias, sem “nada desejável, nem carne, nem vinho”, durante 3 semanas (Daniel 10:2,3).

É bom para a Igreja ter a prática do jejum, especialmente nestes “tempos tão atribulados”, mas ainda assim, o Espírito Santo chamará indivíduos ou grupos ou ainda toda uma congregação para jejuar por algo específico quando julgar necessário. Se a Igreja já pratica o jejum, não será difícil obedecer. Estejamos, pois, preparados como bons soldados de Cristo!

Page 7: SUPERVISÃO - mge.org.br

7

1º DIA - DEUS ESTÁ NO CONTROLE DE TODAS AS COISAS

Declarando a Palavra

Pai da Eternidade, o Senhor tem um caminho em cada dificuldade da minha vida. Eu sei que os Teus caminhos e pensamentos são mais altos e seguros que os meus. Portanto tomo a decisão de me aquietar e confiar em Ti inteiramente, em nome de Jesus Cristo meu Salvador. (Naum 1.3b)

Orando pela NAÇÃO

Pai justo, clamamos pelos nossos governantes, especialmente pelo presidente da República e seus ministros para que com sabedoria, tomem as decisões dirigidos pelo Teu Espírito em benefício da sociedade para vivermos em paz. Em nome de JESUS!

Page 8: SUPERVISÃO - mge.org.br

8

2º DIA - O QUE DEVEMOS SABER SOBRE AS TEMPESTADES

Declarando a Palavra

Pai de amor, me aproprio pela fé, da oração que o Ap. Paulo fez.

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda consolação, que nos consola em toda tribulação, para que também possamos consolar outros que passam pelas mesmas tempestades nessa vida”. Eu oro em nome de Jesus. (2 Coríntios 1.3,4)

Orando pela NAÇÃO

Pai, proclamamos que o Brasil em toda sua plenitude, com todos que aqui habitam pertencem ao Senhor e ouvirão a Sua voz. Trazemos diante de Ti essa nação que tem sido chacoalhada por escândalos morais, políticos, religiosos de toda sorte. Arrependemos Senhor de nossa omissão como igreja, como família, como cidadãos, em não praticar intensamente a oração pelo Brasil. (1Timóteo 2.1-8; 2 Crônicas 7.13,14)

Page 9: SUPERVISÃO - mge.org.br

9

3º DIA - COMO AS FAMÍLIAS SOBREVIVEM ÀS TEMPESTADES

Declarando a Palavra

Senhor, sou Teu filho(a) comprado(a) pelo sangue de Jesus. Assim como Noé foi instruído pelo Senhor a respeito de como proteger sua família, eu também assumo pela fé a posição de intercessor(a) de minha família, e como diz o Salmista, “ Em me vindo o temor, hei de confiar em Ti. Em Deus, cuja palavra eu exalto, neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei”. (Salmos 56.3-4b; Hebreus 11.7)

Orando pela NAÇÃO

Pai Santo, lemos em Tua palavra: “Ai daqueles que fazem leis injustas, que escrevem decretos opressores”, estamos vivenciando essa realidade em nosso País, portanto nos humilhamos e pedimos perdão por não ter buscado a direção do Senhor para eleger homens justos para legislar em favor das famílias. Tem sido uma guerra acirrada, suplicamos o socorro do Senhor em nome de Jesus! (Isaías 10.1; 1 João 1.9; Jeremias 33.3.)

Page 10: SUPERVISÃO - mge.org.br

10

4º DIA - AS FAMÍLIAS SOBREVIVEM ÀS TEMPESTADES COM INTIMIDADE COM DEUS

Declarando a Palavra

Pai justo, te louvamos pelo testemunho de Noé e sua família. Me ajude a andar na luz da Tua presença com diligência e temor. Como Noé somos também injustiçados, criticados, escarnecidos nesse mundo. Peço que o Espírito Santo me dê sabedoria e um coração totalmente rendido aos pés do Senhor para que eu seja uma testemunha para outras pessoas que estão perdidas e longe da Tua presença. Me fortaleça para fazer a diferença mesmo em meio às tempestades. Oro em nome de Jesus. (Gênesis 6:9; Provérbios 3:13; Habacuque 12:1)

Orando pela NAÇÃO

Pai de justiça, suplicamos o perdão para o nosso País. Arrependemo-nos por tantas injustiças Senhor! Pedimos que intervenhas em nossa Nação e que a partir de cada um de nós até ao mais alto grau de autoridade tanto no Judiciário, Legislativo e Executivo, a justiça seja estabelecida de forma eficaz e imparcial como diz a Tua Palavra em Zacarias 8:16 “Julguem retamente em seus tribunais’. (Provérbios 21:3; 2 Crônicas 7:14)

Page 11: SUPERVISÃO - mge.org.br

11

5º DIA - AS FAMÍLIAS SOBREVIVEM À TEMPESTADES COM OBEDIÊNCIA A DEUS

Declarando a Palavra

Meu Deus e Pai, dá-me um coração como o de Noé, que obedeceu incondicionalmente a direção do Senhor. Ajuda-me a buscar a Tua presença para que eu possa desfrutar dessa intimidade como Noé. Senhor as demandas desse tempo são tantas que me perco no meio de tantas vozes e confesso não discernir a Tua voz no meio de tanto barulho. Me ajude a priorizar a busca pela Tua presença para mim e também para minha família, cuja responsabilidade também é minha. Desejo ser um agente de milagres e salvação para todos que me cercam. Reconheço que sem o Senhor nada posso fazer. Eu oro em Nome de Jesus. (Gênesis 6:22; Mateus 6:33; Atos 16:31)

Orando pela NAÇÃO

Pai querido, estamos conscientes de tanta desobediência e corrupção em nosso País. Pedimos perdão de acordo com 2 Crônicas 7:17, nos humilhamos diante de Ti e clamamos para que o processo eleitoral seja limpo, transparente, sem falcatruas. Que seja varrido dos poderes eleitorais toda sujeira, tudo que não está em linha com a Tua Palavra e que traz prejuízos para as famílias brasileiras. Oramos em nome de Jesus. (Provérbios 29:2; Isaías 10:1,2)

Page 12: SUPERVISÃO - mge.org.br

12

6º DIA - AS FAMÍLIAS SOBREVIVEM ÀS TEMPESTADES COM ESPERANÇA EM DEUS

Declarando a Palavra

Óh Santo Deus! Como preciso aprender sobre esse tempo de espera enquanto as tempestades passam! Sou tendencioso(a) a desesperar Senhor. Perdoa-me por ficar ansioso(a), sentir medo e me entregar ao pânico e incredulidade. Em nome de Jesus renuncio esses pensamentos e sentimentos e ativo a minha fé, confiando que não estou sozinho(a). Trago à memória a Tua promessa e resisto firme às tentações de me deixar abalar. Eu creio que a tempestade vai passar e as promessas do Senhor Deus se cumprirá em minha vida. Em nome de Jesus. (Salmos 37:5; 1 João 1:9; Hebreus 10: 35,36)

Orando pela NAÇÃO

Pai de amor, teus filhos brasileiros estão sofrendo muito. São tantos ataques das forças invisíveis que odeiam a Ti e aqueles que se chamam pelo Teu nome. Mas Tu és “o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade”. E por isso não tememos o mal. Se for da Tua vontade livra-nos de todas as perseguições, mas se for necessário passarmos por elas, dá-nos a fé perseverante até o fim da tormenta. Em nome de Jesus. (Salmos 46:1,2; Atos 9:4,5; 2 Coríntios 4:8,9)

Page 13: SUPERVISÃO - mge.org.br

13

7º DIA - AS FAMÍLIAS SOBREVIVEM ÀS TEMPESTADES COM CONSAGRAÇÃO A DEUS

Declarando a Palavra

Meu Senhor, meu Rei e Deus meu! Obrigado(a) porque fui chamado(a) para correr uma carreira com perseverança! Confesso que muitas vezes sou tentado(a) pelo pecado da preguiça, do desânimo, medo e outros embaraços que me impedem de cumprir o propósito. Peço perdão Senhor, por me deixar levar pelas mentiras do adversário. Suplico ao Espírito Santo que me fortaleça e me leve a correr a carreira com ousadia e perseverança, em nome de Jesus Cristo. (Hebreus 12:1,2 ; 1 João 1:9)

Orando pela NAÇÃO

Pai amado, o Senhor é justo, amas a justiça. Sabemos que todos que estão investidos de alguma autoridade devem prestar contas ao senhorio do Senhor, para o bem ou para o mal. Clamamos para que a justiça e equidade seja estabelecida no Brasil. Que os processos de investigação, captura e julgamento de criminosos em nossa nação seja iluminada e guiada por Ti. Que nenhum interesse humano prevaleça sobre a justiça. Pedimos perdão pela impunidade e que o Senhor mesmo decrete o fim dela. Em nome de Jesus oramos. (Mateus 5:6; Provérbios 14:34; Jeremias 23:6; Salmos 33:5)

Page 14: SUPERVISÃO - mge.org.br

14

8º DIA - AS FAMÍLIAS SOBREVIVEM ÀS TEMPESTADES COM FÉ EM DEUS

Declarando a Palavra

Deus Pai, eu me rendo em fé diante de Ti, para entregar completamente minha vida e a vida de meus familiares aos Teus cuidados. Como está escrito no Salmo 37:5, para eu entregar e confiar os meus caminhos ao Senhor, todas as necessidades no meio de cada tempestade que me sobrevém, porque o Senhor cuida de mim e de meus amados. Eu tomo o escudo da fé e creio que nenhum dardo inflamado do inimigo me atingirá em nome de Jesus. (Hebreus 11:6; Efésios 6:16; Salmos 37:4,5)

Orando pela NAÇÃO

Pai amado, a Tua Palavra diz que o Senhor é paz. Paz é uma virtude do Teu Espírito. Jesus disse que felizes seriam os pacificadores. Por isso Te pedimos que manifestes a Tua presença em nossa nação, para que tenhamos paz. Perdoa Senhor todo ato de violência em(no) território brasileiro. Perdoa a violência familiar, perdoa Senhor todo ato de truculência, em nome de Jesus Cristo. (Isaías 6:24; Gálatas 5:22; Mateus 5:9; 1 João 1:9)

Page 15: SUPERVISÃO - mge.org.br

15

9º DIA - AS FAMÍLIAS SOBREVIVEM ÀS TEMPESTADES COM GRATIDÃO A DEUS

Declarando a Palavra

Louvado e engrandecido seja o meu Deus e Pai de toda glória, que é digno de toda minha gratidão, adoração e ações de graças no céu e na terra. Abri a minha boca para proclamar a bondade do Senhor na terra dos viventes. Te agradeço Espírito Santo porque sei que não estou sozinho(a), mesmo quando olho e parece que tudo está perdido, ouço a Tua doce voz: “Não temas filho(a) meu”. Me perdoe pelas vezes que fui ingrato(a) e murmurador(a). Dá-me o mesmo sentimento que houve em Jesus Cristo diante do túmulo de Lázaro, eu oro no nome Dele, Jesus! (Salmos 96:4; Salmos 48:1; 51:15; João 11:41)

Orando pela NAÇÃO

Te louvamos Senhor por essa nação tão rica e abençoada. Pedimos que o Senhor conduza as pessoas envolvidas na administração da economia de nosso País. Dê a eles Senhor discernimento e sabedoria para tomar decisões acertadas que atendam às necessidades da população em geral, principalmente os menos favorecidos. O Senhor tem poder sobre cada autoridade, por isso suplicamos em favor dos gestores da Nação. Cura as finanças de nosso País, feche a comportas dos desvios de verbas e desperdícios, em nome de Jesus Cristo. (Salmos 105:1,2; 32:8-11; 24:1,2; Romanos 13:1)

Page 16: SUPERVISÃO - mge.org.br

16

10º DIA - ENCONTRANDO DEUS NA TORMENTA

Declarando a Palavra

Querido Pai, no decorrer da vida enfrentei tantas tempestades e por ignorar os princípios da fé ou por desobediência mesmo fiquei me debatendo de um lado para outro buscando soluções onde elas não existiam. Perdoa Senhor a minha cega obstinação em ser independente e incrédulo(a); renova a sede e fome pela Tua presença e direção, porque só o Senhor tem tudo que preciso. Quero ser um filho(a) dependente do Senhor, andando em fé e obediência na luz da Tua Palavra. Oro em nome de Jesus Cristo! (Salmos 27:1; 5:10,11)

Orando pela NAÇÃO

Pai amado, te pedimos socorro para nosso País; não suportamos mais tantas ingerências, escândalos em todos os seguimentos. Clamamos por uma transformação radical em nossa cultura política, educacional, espiritual. Transforma Senhor, a mentalidade dos políticos, dê a eles a mentalidade que havia em Esdras, Teu servo, onde a prioridade era restaurar o templo, o culto ao Senhor, a prática da Tua lei. Levanta a Tua igreja como esse instrumento de transformação e que por meio dela, surjam homens e mulheres íntegros para administrar a nação. Oramos em nome de Jesus! (Neemias 8:18; 9:1-3; Esdras 7:6,10; 12-27)

Page 17: SUPERVISÃO - mge.org.br

17

11º DIA - UM PROFETA EM FUGA

Declarando a Palavra

Deus poderoso, em nome de Teu filho Jesus que veio em carne, nasceu de uma virgem, foi crucificado; mas ressuscitou ao Terceiro dia e foi recebido em glória, na glória do Senhor. Ele morreu pelos meus pecados. Te peço perdão por todo ato de rebelião e desobediência, consciente ou inconsciente em todas as ocasiões de minha existência. Purifica-me Senhor de toda iniquidade. A Tua Palavra diz que não devo pecar, mas seu eu pecar, tenho um Advogado que pleiteia a minha causa. Te peço ajuda Espírito Santo, para aprender a ouvir a Tua voz e obedecê-la em nome de Jesus. (1 João 2:1; Hebreus 3:7,8;1 João 3:8b)

Orando pela NAÇÃO

Pai de amor, o Brasil está terrivelmente enfermo, material, emocional, espiritual e politicamente. Perdoa Senhor o pecado da idolatria, feitiçaria, imoralidades que são portas para entrada de todos os males que têm vindo sobre a nossa terra. Liberta o Brasil da lepra da corrupção. Humilhamo-nos diante de Ti Senhor e suplicamos que sare esse lindo País. Levanta o teu povo com ousadia, para curar os enfermos, libertar os cativos do engano e anunciar o ano aceitável do Senhor, em nome de Jesus. (2 Crônicas 7:13,14; Isaías 61)

Page 18: SUPERVISÃO - mge.org.br

18

12º DIA - LONGE DE DEUS, PERTO DOS PROBLEMAS

Declarando a Palavra

Deus de amor, eu amo o Senhor, mas sei que o Senhor me amou primeiro. Obrigado(a) porque mesmo quando eu estava longe dos Teus propósitos o Senhor cuidou de mim, não me abandonou. Cordas de morte me cercaram, lutas, aflições, tempestades me sobrevieram; então clamei ao Senhor e ouvistes a minha voz, o meu grito de socorro. Te louvarei todos os dias da minha vida e me alegrarei em Tua presença. Oro em nome de Jesus. (Jonas 2: 5-9; Salmos 116:1-3)

Orando pela NAÇÃO

Pai justo, vivemos uma crise ética no Brasil. Avançamos sinais de trânsito, furamos filas, pagamos propina, mentimos, e praticamos atitudes semelhantes como se isso fosse normal e aceitável. Mas não é. Desperta nosso povo para ter coragem de dizer “não” ao que é errado e apegar-se ao que é correto.. Pedimos perdão pelos pecados do Brasil como nação e pelos nossos individualmente. (Daniel 9:5,6; 1 Pedro 1:16; Provérbios. 11:14)

Page 19: SUPERVISÃO - mge.org.br

19

13º DIA - UM ENCONTRO TRANSFORMADOR

Declarando a Palavra

Meu Senhor, a Tua Palavra diz que “todas as coisas cooperam juntamente para o bem daqueles que amam o Senhor”! Eu creio que isso é verdade e eu amo a Tua presença e Tua Palavra. Portanto, por mais que eu não entenda “como” essas tempestades que acontecem na minha vida possam contribuir de algum modo para o meu bem, eu decido descansar em Ti. Deposito minha confiança no Teu amor por mim, sei que não é porque mereço, mas pela Tua graça sobre mim e minha família. Nenhuma tempestade é maior que o Senhor e Seu amor por mim. Eu oro em nome de Jesus. (Romanos 8:28; Salmos 116:4,5; 59:17; 29:11; 27:3)

Orando pela NAÇÃO

Querido Deus, obrigado(a) pelos meios de comunicação que temos hoje à nossa disposição. São uma arma poderosa e transformadora de oposição ao pecado. Conhecemos o seu poder de influenciar a nossa forma de pensar e consequentemente de agir. Infelizmente a mídia tem sido usada como uma grande tempestade com suas ondas turbulentas no sentido de espalhar mentiras, fofocas, acusações e julgamentos injustos. Perdoa Senhor o mal uso desses meios de comunicação e livra-nos das influências nefastas da mídia em geral. Em nome de Jesus, que a mídia brasileira seja usada para propagar com excelência as boas novas do Evangelho. Salva os profissionais desta área em nome de Jesus. (Provérbios 19:5; Salmos 112:7)

Page 20: SUPERVISÃO - mge.org.br

20

14º DIA - AS TEMPESTADES COMO PERIGOS/ OPORTUNIDADES

Declarando a palavra

Amado Salvador, sabedor(a) de que muitas das situações difíceis que me sobrevêm são resultados de decisões que tomei sem a direção do Senhor. Eu venho humildemente te pedir perdão pela minha independência e obstinação. Assumo uma postura de buscar o Senhor em primeiro lugar em cada decisão e confiar que, como um Pai amado, o Senhor não abre mão de Seus filhos, abandonando-os à própria sorte, principalmente em meio às tempestades. Obrigado meu Senhor por cuidar de mim. Em nome de Jesus, meu salvador. (Mateus 6:33; Jeremias 29:11-13; Hebreus 13:5,6)

Orando pela NAÇÃO

Pai bondoso, clamamos pelo Teu nome, ao olhar para os rumores de guerra, confusão, instabilidade no governo. Senhor, suplicamos que entres em todas essas situações de injustiças em nosso País. Trazemos à memória que o único socorro vem do Senhor. Enche-nos de coragem e ousadia no Teu Espírito, como o salmista diz: “Contigo está o poder e a fidelidade. É certo que retribuirás a cada um conforme o seu procedimento”.

Clamamos pelo agir do Senhor em todas as áreas do Judiciário especialmente sobre a Força Nacional de Segurança do Brasil. Guarda cada representante das forças armadas e suas famílias, que haja conversão em massa ao Senhor Jesus, em Teu nome oramos. (Salmos 62:11,12; 127:1)

Page 21: SUPERVISÃO - mge.org.br

21

15º DIA - JESUS ACALMA A TEMPESTADE

Declarando a Palavra

Meu Deus e Pai, sei que tudo que está escrito em Tua Palavra tem como objetivo me ensinar o caminho pelo qual devo andar. A pedagogia do Senhor é confiável e tem a finalidade de me preparar para ser um discípulo(a) frutífero. Quando as tempestades vem, muitas vezes entro em desespero, medo, pânico, porque a minha displicência na oração e independência, me deixa vulnerável. Me arrependo Senhor, peço perdão e também suplico ajuda do Teu Espírito para aprender tudo que preciso com cada situação. Eu oro em nome de Jesus. (Romanos 8:28; Provérbios 23:12; Marcos 4:35-41; Provérbios 3:5-7)

Orando pela NAÇÃO

Pai Eterno e nosso Protetor, obrigado pela bênção de vivermos em um País de pessoas tão afetuosas e gentis. O povo brasileiro é um povo alegre e descontraído. Louvado seja o Senhor porque temos a certeza que essa nação tem um chamado específico para celebrar o Teu nome. Cremos que seremos um instrumento de adoração para o mundo inteiro. Mas infelizmente há entre nós aqueles que são inspirados pelos demônios da baderna, da agressão, da violência. Te pedimos perdão por esses atos contrários ao Teu propósito. Salva Senhor nossa nação, para Tua Glória em nome de Jesus.

Page 22: SUPERVISÃO - mge.org.br

22

16º DIA - OS PROBLEMAS FAZEM PARTE DA VIDA

Declarando a Palavra

Obrigado meu Pai Eterno! Te louvarei todos os dias da minha vida. É tão consolador saber que sou amado(a) incondicionalmente. Quando olho para a grandeza do Teu amor por mim, me constrange permanecer no erro. Peço perdão de todo o meu coração. Ajuda-me a ter os ouvidos sensíveis à voz do Teu Espírito, abre o meu entendimento para receber as revelações da Tua Palavra Senhor. Sei que o fato de ser amado(a) não impedirão as tempestades da vida, mas também sei que jamais serei abandonado, porque nenhuma crise é maior que o Senhor e elas tem como objetivo lapidar minha vida para a Tua glória. Louvado seja o Teu nome. Eu oro em nome dAquele que foi ao Calvário em meu lugar, Jesus Cristo! (Isaías 41:10,13; Atos 14:22; Salmos 147:11)

Orando pela NAÇÃO

Senhor Deus e Pai, clamamos em favor de nosso presidente Bolsonaro e seus ministros; guarda-os na palma da Tua mão e dê a cada um sabedoria e discernimento, para tomar decisões que vem do Teu coração. Abençoa os empresários, os empreendedores, sustenta os homens e mulheres que estão dispostos a produzir de forma justa e honesta. Que haja mais empregos, aumento de renda para cada família brasileira. Oramos em nome de Jesus. (1 Timóteo 2:1-4)

Page 23: SUPERVISÃO - mge.org.br

23

17º DIA - EXISTEM PROBLEMAS REAIS E PROBLEMAS IMAGINÁRIOS

Declarando a Palavra

Obrigado(a) Senhor por todas as lições que tenho aprendido com as tempestades. Na verdade muitas delas foram potencializadas pela minha imaturidade, assim me tornei ansioso(a), amargo(a), incrédulo(a) e muitas enfermidades oportunistas me assolam. Me arrependo Paizinho, de todas as imaturidades, por todas as vezes que coloquei a minha confiança em pessoas ao invés de colocar no Senhor. Decido colocar toda minha dependência e esperança no Senhor. Em nome de Jesus Cristo. (Mateus 8:26-29; Filipenses 4:6-8)

Orando pela NAÇÃO

Pai santo, o povo brasileiro tem sido oprimido por impostos elevados, corrupção aliviar o pesado fardo dos impostos. Estamos em uma verdadeira tempestade nesses dias. Clamamos por socorro, o momento é extremamente delicado, depositamos toda nossa confiança no Senhor dos Exércitos. Pedimos perdão pelos desvios de verbas, pelos abusos dos tributos, pelos roubos, pela sonegação em nome de Jesus. (Neemias 8:11; 9: 3-5)

Page 24: SUPERVISÃO - mge.org.br

24

18º DIA - NENHUM PROBLEMA É MAIOR DO QUE JESUS

Declarando a Palavra

Pai querido, reconheço que não me sobrevém qualquer tentação que não seja humana. O Senhor é fiel e não permitirá que eu seja tentado ou provado acima da minha capacidade de resistir e vencer. A Tua Palavra me diz isso, e eu creio. Louvado seja o Teu nome porque o Espírito Santo me ensina a cada dia o caminho da sabedoria e não me deixará cair em tentação. Por isso tenho por motivo de alegria, ao passar pelas tempestades e provações, sabendo que a prova da minha fé, uma vez confirmada, produz perseverança genuína. Eu oro no bendito nome de Jesus Cristo. (1 Coríntios 10:13; Mt. 24:35; Tg. 1:1-3)

Orando pela NAÇÃO

Pai de amor, nosso coração se abate ao ver tantas mortes violentas em nosso País. O ser humano tem dado as costas aos mandamentos do Senhor e tiram a vida do próximo por banalidades. Clamamos por arrependimento. Que haja quebrantamento de norte a sul, de leste a oeste e que possamos ver uma nação totalmente rendida aos Teus pés. A nossa desobediência tem atraído todos esses males que assolam o Brasil: pestes, epidemias, mortes, pobreza, insegurança. Suplicamos que o Senhor cure a nossa terra por amor do teu nome, Jesus! (Êxodo 20:13; Deuteronômio 5:17; Mateus 5:21; 19:18; 2 Crônicas 7:13,14)

Page 25: SUPERVISÃO - mge.org.br

25

19º DIA - OS PROBLEMAS NOS AJUDAM A CONHECER MELHOR JESUS

Declarando a Palavra

Senhor nosso Deus, a Tua Palavra diz que se eu confessar com minha boca e crer com o meu coração, serei salvo(a). Eu afirmo essa verdade com toda convicção do meu coração. Te agradeço Jesus pelo que o Senhor é para mim: “O caminho a Verdade e a Vida”. Obrigado(a) porque tenho a confiança de entregar o leme de minha vida nas tuas mãos, porque o Senhor veio para me dar vida e vida com abundância. Te agradeço porque o Senhor tem me feito nova criatura, sou nascido(a) de Deus. Fui transportado(a) do reino das trevas para a Sua maravilhosa luz. Obrigado(a) porque sou amado(a) do Senhor. Em Teu glorioso Nome eu oro agradecido(a) e com o coração cheio de júbilo. (Romanos 10:10; João 14:6,7; 10:10b; Colossenses 1:13)

Orando pela NAÇÃO

Pai de toda a provisão, que em nossa nação venhamos olhar além dos números. Que venhamos olhar rostos, nomes, as estatísticas, sabendo que cada ponto percentual representa uma vida que sente fome, sede, frio, que adoece, que chora, que é violentada(o), torturado(a). Clamamos com profundo sentimento de impotência diante dessa dura realidade que estremece nosso coração. Perdoa, Pai, a indiferença dos governantes, dos mais abastados, perdoa o desperdício e a má administração dos recursos destinados a ações sociais. Sara nossa terra Senhor. Oramos em nome de Jesus, crendo em milagres. (Salmos 9:18; Provérbios 19:17-19; Salmos 41:1; Provérbios 14:31; 1 João 3:17)

Page 26: SUPERVISÃO - mge.org.br

26

20º DIA - UM SÓLIDO FUNDAMENTO

Declarando a Palavra

O Senhor é a minha luz e a minha salvação. O Senhor é a força da minha vida; não terei medo dos meus adversários, porque maior é Aquele que está comigo. Uma coisa peço ao Senhor e quero buscar, Sua presença todos os dias da minha vida e contemplar a formosura do Senhor e aprender mais de Ti.

No dia das tempestades, estarei bem firmado nessa Rocha que é o meu Salvador Jesus. Ainda que eu venha passar pelo vale da sombra da morte não temerei mal algum, porque Tu estás comigo e a tua vara me ensina e consola. Eu oro em nome de Jesus Cristo. (Salmos 27:1,4,5; 23; Mateus 7:24-27)

Orando pela NAÇÃO

Deus santo, Tu és bom para todos, e as Tuas misericórdias estão sobre todas as Tuas obras. Todas as Tuas obras Te louvarão, e os Teus santos servos Te bendirão. Falarão da glória do Teu Reino e relatarão o Teu poder, para que façam saber aos filhos dos homens os Teus feitos poderosos e a glória do Teu reino eterno. O Teu domínio dura por todas gerações. Como Jesus ensinou-nos a orar, suplicamos que venha o Teu reino, Tua soberania, domínio e senhorio em todas as áreas e segmentos nacionais. Venha o Teu reino no Congresso Nacional, no STF, no Senado, nas Câmaras dos Deputados, Governos, Prefeituras e famílias, em nome de Jesus Cristo. (Salmos 145:11-13; Mateus 6:10; Isaías 9:6,7)

Page 27: SUPERVISÃO - mge.org.br

27

21º DIA - SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS

Declarando a Palavra

Meu Senhor e Salvador, diante do que estudei nesses dias, sobre “aprendendo com as tempestades”, faço a escolha de andar na luz das Escrituras, santificando toda minha vida ao Senhor. Declaro que a minha mente não será depósito para lixo de satanás, mas para a Palavra de Deus. Renová-la-ei com as Escrituras e em nome de Jesus, expulso da minha mente todo pensamento, toda imagem, raciocínio, princípio, conclusão e estrutura de pensamentos que não se ajustam à Palavra de Deus. Em nome de Jesus eu declaro que tenho a mente de Cristo, vou pensar como Ele. Dou-Te graças pois o Senhor fará na minha vida, infinitamente mais do que penso e peço. Em nome de Jesus. (Romanos 12:1,2; Efésios 3:20;1 Coríntios 2:16)

Orando pela NAÇÃO

Senhor estamos vivendo vários tipos de vendavais em nossa nação. Quero descansar em Ti, crendo que o Senhor está no comando e não vai desamparar este povo que clama de dia e de noite. Os arrogantes e orgulhosos perecerão sem dúvida, caso não haja arrependimento! Visita Senhor, cada família brasileira dando graça e confiança enquanto essa tempestade passa. Oramos em nome de Jesus. Venha o Teu Reino Senhor e cumpra a Tua perfeita vontade. Agradecemos por tudo, em nome de Jesus. (Filipenses 4:19; Salmos 127:2; Mateus 6:22-25)