subdivisão regional da amazônia

11

Click here to load reader

Upload: laisa-cabral-caetano

Post on 23-Jun-2015

1.996 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Subdivisão Regional da Amazônia

Sub-regiões da Amazônia

Page 2: Subdivisão Regional da Amazônia

A AMAZÔNIA ORIENTAL E MERIDIONAL

o Corresponde ao arco povoado a leste e sul da floresta, respectivamente as áreas desmatadas do sudeste do Pará e agroindústria do cerrado matogrossense, com expansão para o Tocantins e Rondônia, e cujos limites seriam Açailândia no Maranhão e Cacoal em Rondônia. A rigor, esta unidade não deveria mais integrar a Amazônia Legal, uma construção geopolítica que não corresponde à presença dos ecossistemas florestais. As políticas públicas para essa unidade devem focalizar a consolidação das áreas dinâmicas e a recuperação das áreas degradadas, incluindo a preocupação central de impedir a expulsão dos pequenos produtores pela expansão da soja, mediante a construção de vicinais (estradas secundárias que levam a uma via principal), da agroindústria e o equipamento social dos núcleos urbanos.

Page 3: Subdivisão Regional da Amazônia

A AMAZÔNIA CENTRAL

o É a área a ser cortada por maior número de ENIDs (Eixos Nacionais de Integração e Desenvolvimento), estendendo-se do nordeste do Pará à rodovia Porto Velho Manaus-Venezuela. Passível de expansão da agricultura capitalizada em velocidade máxima nos eixos, como pode ser o caso da soja na Cuiabá-Santarém, no vale do Madeira, no rio Juma, contém grande proporção de terra indígenas e unidades de conservação, o que lhe atribui grande vulnerabilidade. A ação para essa unidade deve focalizar, portanto, a aceleração a viabilização de políticas conservacionistas para compensar o impacto dos ENIDs (Eixos Nacionais de Integração e Desenvolvimento), envolvendo o ZEE (Zoneamento Ecológico-Econômico) ao longo dos eixos, a demarcação das terras indígenas e UCs, o estímulo à produção de mercado para as populações autóctones, bem como o equipamento urbano e as vicinais.

Page 4: Subdivisão Regional da Amazônia

A AMAZÔNIA OCIDENTAL À margem dos ENIDs, a Amazônia Ocidental é uma unidade

ainda marcada pelo ritmo da natureza. Sua grande potencialidade em águas, florestas, recursos minerais, a concentração econômica em Manaus, o peso do narcotráfico e de agentes externos de um lado, e de índios e militares de outro, caracterizam a região, marcada também pela vulnerabilidade das fronteiras e pela relativa ausência de Ucs e terras indígenas na sua parte central. Tais condições sugerem que nessa unidade há possibilidades para implementar um padrão de desenvolvimento sustentável, baseado na circulação fluvial modernizada e em produtos especiais para mercados sofisticados, tais como, a biotecnologia, a madeira certificada, pesca, óleos e essências, além da criação de áreas especiais e fortalecimento da defesa das fronteiras. Tratam-se, enfim, de ações visando a expansão orientada e a vigilância, em que o SIPAM/SIVAM (Sistema de Proteção da Amazônia/Sistema de Vigilância da Amazônia) tem importante papel a ser acelerado.

Page 5: Subdivisão Regional da Amazônia

A AMAZÔNIA PODE SER CONSIDERADA UMA ÁREA COM CARACTERÍSTICAS HOMOGÊNEAS?

Não é uma floresta homogênea, mesmo porque por sua enorme extenção seria muito dificil homogeneidade. Segundo os botânicos e os geógrafos, a floresta Amazônica apresenta 4 tipos de matas, bem distintas, o que faz com que a consideremos não homogênea.

Page 6: Subdivisão Regional da Amazônia

MATA DE TERRA FIRME

Ocupam a maior parte da região e não são inundadas pelas cheias dos rios. É uma formação densa, úmida e escura (a copa das árvores forma um telhado que pode reter até 95% da luz solar). Ex.: castanha-do-pará, caucho e guaraná.

Page 7: Subdivisão Regional da Amazônia

MATA DE VÁRZEA

Localizam-se em áreas mais altas que as matas de igapós. Essas áreas são alagadas periodicamente nas cheias dos rios.

Espécies como o cacaueiro e a seringueira são comuns nessas matas.

A seringueira é uma árvore originária da bacia hidrográfica do Rio Amazonas, onde existia em abundância e com exclusividade, características que geraram o extrativismo do látex, o chamado ciclo da borracha, período da história brasileira de muita riqueza e pujança para a região. O ciclo da borracha entra em declínio quando grandes hortos foram plantados por ingleses, para fins de exploração, no continente africano, na Malásia e no Sri Lanka.O trabalhador que retira o látex da seringueira chama-se seringueiro.

Page 8: Subdivisão Regional da Amazônia

MATA DE IGAPÓ Situam-se junto

aos rios, em áreas constantemente alagadas pelas cheias dos rios.

Encontram-se aí plantas aquáticas como a Vitória-régia, além de cipós, trepadeiras e outras árvores.

Page 9: Subdivisão Regional da Amazônia

O TIPO DE DESENVOLVIMENTO MAIS ADEQUADO PARA ESSA REGIÃO

Floresta X desenvolvimento – Ainda há tempo para que a Amazônia não repita a história da Mata Atlântica. Existem, felizmente, alternativas. O ponto de partida é mudar os pressupostos e as orientações das políticas públicas e o comportamento e os valores de cada um de nós.

O desenvolvimento pode, sim, ser feito com a manutenção das florestas. Entretanto isso não deverá ser resultado do altruísmo dos indígenas, extrativistas, colonos, fazendeiros e empresários. Necessitamos de políticas públicas capazes de mudar a lógica econômica da fronteira do desmatamento. A equação é simples. A manutenção das florestas deve ser economicamente mais rentável do que os benefícios do garimpo florestal e da agropecuária. Para isso, o produtor rural tem que obter melhores rendimentos dos produtos florestais madeireiros e não-madeireiros e dos serviços ambientais prestados por suas florestas (conservação dos rios, biodiversidade, clima, etc).

Page 10: Subdivisão Regional da Amazônia

SIGNIFICADOS DOS TERMOS

Altruísmo- é um tipo de comportamento encontrado nos seres humanos e outros seres vivos, em que as ações de um indivíduo beneficiam outro trazendo algum tipo de prejuízo para o próprio.  Cuiabá-Santarém - É a rodovia que integra o Centro Norte do Brasil ao Centro Oeste e Sul do Brasil. Possui fundamental importância para o escoamento da produção da parte paraense da Região Norte e norte da Região Centro-Oeste do país. ENIDs- Eixos Nacionais de Integração e Desenvolvimento Políticas Públicas-  é definida como o conjunto de ações desencadeadas pelo Estado, no caso brasileiro, nas escalas federal, estadual e municipal, com vistas ao bem coletivo. Elas podem ser desenvolvidas em parcerias com organizações não governamentais e, como se verifica mais recentemente, com a iniciativa privada. Cabe ao Estado propor ações preventivas diante de situações de risco à sociedade por meio de políticas públicas. SIPAM/SIVAM - Sistema de Proteção da Amazônia/Sistema de Vigilância da Amazônia. Ucs- As unidades de conservação (UCs) são legalmente instituídas pelo poder público, nas suas três esferas (municipal, estadual e federal). Elas são reguladas pela Lei no. 9.985, de 2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Estão divididas em dois grupos: As de proteção integral- são unidade que não podem ser habitadas pelo homem, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais - em atividades como pesquisa científica e turismo ecológico, por exemplo.As de uso sustentável- são unidades que admitem a presença de moradores. Elas têm como objetivo compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável dos recursos naturais. ZEE- Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) é um instrumento de organização do território a ser obrigatoriamente seguido na implantação de planos, obras e atividades públicas e privadas, estabelece medidas e padrões de proteção ambiental destinados a assegurar a qualidade ambiental, dos recursos hídricos e do solo e a conservação da biodiversidade, garantindo o desenvolvimento sustentável e a melhoria das condições de vida da população. O ZEE tem por objetivo geral organizar, de forma vinculada, as decisões dos agentes públicos e privados quanto a planos, programas, projetos e atividades que, direta ou indiretamente, utilizem recursos naturais, assegurando a plena manutenção do capital e dos serviços ambientais dos ecossistemas. 

Page 11: Subdivisão Regional da Amazônia

Trabalho de Geografia sobre as Sub-regiões da Amazônia

Alunos: Andressa Pereira Anna Heloá Furtado Paula Reis Luis Otávio

Turma 611