steps to the mission fieldvaparaomundo.sambrazil.org/resources/passos+para+o+campo... · web...

20
Passos Para o campo missionário http://vaparaomundo.sambrazil.org

Upload: ngothien

Post on 22-Jan-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Passos

Para o campo missionáriohttp://vaparaomundo.sambrazil.org

Passos para o campo missionário

Este documento curto é feito para guiar uma pessoa que está começando seguir uma chamada missionária.

1. Investigar sua chamada. Ler isso:

Como eu posso saber que fui chamado para o campo missionário?Em qualquer igreja evangélica, nas faculdades e nos seminários existem bastante crentes andando com uma grande dúvida na mente – será que fui chamado para o campo missionário? Você -- é um deles?

o Quando você ouve falar sobre os perdidos, você deseja fazer mais além de somente jogar dinheiro na salva?

o Você tem um povo ou pais que não saia de seus pensamentos, não importa o que você faz?

o Você está infeliz com seu trabalho diário e mal pode esperar deixar o serviço para evangelizar? Talvez você quer ver mais seus colegas ou funcionários salvos também?

o Você estava numa viagem missionária e quando a acabou, queria que continuasse mais tempo para que você poderia ver mais pessoas salvas?

o Você orou a Deus e Lhe pediu para saber se Ele desejasse que você iria para o campo missionário, e você acha que Ele disse SIM mas você não se sentiu digno, capaz, treinado ou está sem condições para se preparar melhor?

o Quando você escuta os missionários falando ou leia suas cartas, você faça perguntas tipo: Como sabia que fui chamado? O que você fez para se preparar? O que você fez?

Caso que você respondeu SIM para algumas destas perguntas, talvez foi chamado mesmo. Existem algumas coisas que poderia fazer para confirmar a chamada:

1. Pedir que Deus o confirmasse na sua mente e no seu coração. Concordar com Deus que faria qualquer coisa que Ele pedir mesmo que você não sabe como. Talvez um curso de Conhecendo Deus (ou semelhante) ajudaria entender o que o Senhor está dizendo para você.

2. Ir para as conferências missionárias, escutando os missionários pregar mas também conversar com alguns particularmente e perguntá-los sobre como Deus lhes chamou, lhes preparou e providenciou as condições.

3. Ser um voluntário numa viagem missionária para experimentar com missões. Trabalhar ao lado dos missionários no campo e aprender através deles.

4. Servir na sua igreja local – especialmente no ministério de missões. Obter treinamento no evangelismo e missões e aplicá-lo na sua região.

5. Olhar como Deus começará trabalhar no seu coração e arrumar as circunstâncias que clarificarão sua chamada e lhe preparar melhor para o serviço futuro.

Pode ser que o Senhor lhe chamou para um outro propósito – mas caso Ele está lhe chamando para a missões, seguindo estes passos simples, logo você deveria saber no seu coração o que Ele está dizendo.

2

2. Adquirir informaçõesa. Faça contato com várias agencies missionárias. Poderia achar

muitas informações no site Vá para o mundo no site http://vaparaomundo.sambrazil.org . Conversa com as agências. Faça perguntas. Faça perguntas que são profundas. Pede os demais detalhes. Sabe como elas façam treinamento, como elas lhes ajudam levantar sustenta e como prosseguir, caso que você quer trabalhar com elas.

b. Obter todos os cartões de visita, informações de contato, junto com muitos informativos, folhetos, e-mails, nomes dos responsáveis, etc que aquela agência forneça. Você quer tudo isto para ler, orar e entrar em contato, caso que Deus lhe direciona assim.

3. Preparando, aprendendo e treinando.a. Depois um período de obter as informações e oração, você deveria

decidir qual tipo de preparação será necessário. b. Caso que decidir ir ao seminário, completar a matrícula e começar

logo!c. Caso que decidir ir ao campo como um profissional ou obreiro

bivocacionado, qual tipo de curso teológico ou treinamento adicional você deveria completar para ministrar onde Deus lhe guiará? Há treinamento descentralizado como seminário por extensão ou cursos de correspondência que pode lhe ajudar agora? Começar logo!

d. Quais documentos serão necessários, tais como passaportes, vistas, traduções dos documentos de nascimento, etc, etc? Deveria começar nisso sem demora!

4. Orando sobre suas escolhasa. Oração é essencial para decidir corretamente. Coloque em sua

frente os panfletos das agências e oportunidades de trabalho. Qual trabalho permanece na sua mente, antes dos outros?

b. Orem com seu cônjuge sobre isto. O que ele ou ela pensa é o trabalho certo?

c. Orem com seu mentor, pastor ou outro respeitado. O que eles pensam sobre a vontade de Deus neste trabalho?

5. Acumular recursos de oração e apóio financeiroa. Uma parte muito importante é o recrutamento dos guerreiros de

oração que podem orar especificamente por sua missão. Veja a Guia de Levantar Sustenta Missionária no final deste documento para as demais informações.

b. Você não pode ir para o campo e ficar ali sem apóio financeiro. Não se importa se seu apóio viesse através das igrejas, indivíduos ou uma junta de missões, você precisa um plano financeiro para trabalhar no campo. Deve incluir suas necessidades pessoais e

3

operacionais. Veja a Guia de Levantar Sustenta Missionária no final deste documento.

6. Compartilhar a visãoa. Em quaisquer lugares possíveis, considerando as restrições de

segurança que devem ser observadas, compartilhar a visão sobre o que Deus está realizando através de você e no campo.

b. Compartilhando a visão é a chave para obter guerreiros de oração e patrocinadores financeiros.

7. Indoa. Verifique seus documentos, finanças, malas – para ter certeza que

você tem tudo que é necessário. b. Despedidas são importantes. Aproveite o tempo para falar tchau com

sua família, amigos e suas igrejas que apóiam você. Verifique que você tem todos os endereços residenciais e e-mails para ficar em contato.

c. Embarcar no avião e ir embora!

4

Guia de Levantar Sustenta Missionária

1. Sabe sua chamada – para quem você alcançará e onde. Talvez isso deve ser obvia, mas uma indecisão continuo pode deixar seus patrocinadores a pensar que você não sabe o que você está fazendo e eles podem parar de enviar dinheiro.

2. Sabe como explicar sua missão aos outros. Você precisa comunicar bem aos outros: o que, onde, quando, como, e porque você está na missão que Deus lhe chamou para realizar (Tomar cuidado que você não revela muito, caso que você irá para um lugar fechado) Você pode fazer isso através de:a. Cartas de oração e e-mail (veja o exemplo no final deste documento) b. Cartões de oração (veja exemplo) Coloque seus dados bancários no fundo de todos estes materiais de promoção, com opções de apóio (mensalmente, um dádiva só, etc) Comunica regularmente pois quando as pessoas não escutem nada de você, podem chegar na conclusão que você não está fazendo nada e seu apóio financeiro pode diminuir também. Verifique que os irmãos estão recebendo seus e-mails e cartas e que os filtros de spam ou o correio não está bloqueando suas correspondências importantes!Super importante! Traduz uma cópia em inglês, caso que você tem

patrocinadores nos outros paises.

3. Verifique que você é um membro duma igreja que apóia missões. Se nem o pastor nem os lideres de comitê de missões não apóiam o que você está fazendo – talvez você deveria ser um membro de uma outra igreja que apoiará missões e seus missionários. Sempre é melhor quando o pastor e lideres chaves acreditam no seu trabalho e lhe apoiar publicamente no púlpito.

4. Oração é essencial. Você precisa estabelecer uma rede de guerreiros de oração. É comum que aqueles que mais oram por você, também contribuíam suas financias. Mesmo que eles não têm condições em contribuir, você precisa suas orações, e que eles recrutassem mais obreiros de oração para lhe apoiar. a. Achar um coordenador de oração que encoraja as pessoas para orar

por você enquanto você está no campo. b. Estabeleça redes de e-mail e correio para enviar rapidamente suas

cartas e outros panfletos. c. Encoraje suas igrejas para recrutar mais membros que podem orar e

colocar suas carta nos lugares onde a gente pode lê-las. d. Achar alguns amigos de confiança que orarem para qualquer coisa

que você compartilhasse com eles – e não compartilhá-las com outros. Os números destas pessoas são pequenos – mas quando as

5

lutas são duros, você precisará compartilhar coisas intimas com alguém.

5. Compartilhar nas igrejas o que Deus realizou (ou realizará) através de seu ministério. a. Não compartilhar em somente uma igreja – compartilhar, de coração,

em muitas igrejas.b. Não compartilhar somente em sua denominação. Alguns de seus

melhores patrocinadores podem vir de outra denominação!c. Se achasse bom, convidaria suas igrejas para visitar e ajudar num

projeto. Projetos ajudam seus membros sentir conectado com seu ministério – e eles podem lhe ajudar fisicamente e com doações quando eles podem enxergar as necessidades e se tornam promotores fieis.

d. Compartilhar suas necessidades atuais – manter uma lista na prontidão para aquelas pessoas dispostas a lhe ajudar.

e. Determina como as pessoas podem lhe apoiar você financeiramente – mensalmente, uma dádiva uma vez somente. Dar sugestões para que todos podem orar e selecionar a maneira de apóio mais adequada por eles.

6. Desenvolve uma maneira para compartilhar francamente com aqueles mais importantes – aquelas igrejas chaves que providenciam o maior parte de apoio financeiro. a. Desenvolve um relatório para compartilhar “a verdade honesta” com

os lideres chaves (veja exemplo) – que lhe dará uma maneira para ajudar essas pessoas entender exatamente o que está acontecendo (não somente as coisas boazinhas mas as lutas atuais que você enfrenta!) e eles podem lhe promover e lhe representar melhor.

b. Desenvolve uma orçamento que é real e que pode providenciar para suas necessidades pessoais e ministeriais. Tentam separar suas necessidades familiares de seu orçamento operacional (evangelismo, viagens à missão, material de escritório, comunicações, etc). Não se esquece seguro de vida, de saúde e demais custos que seu país acho essencial, tais como taxes, impostas, e INSS. Especialmente não se esquece a anuidade escolar, mesmo sendo material de “homeschool” (escolar em casa ou à distância). Comunique isso claramente aos seus lideres. Eles precisam lhe defender – você e suas necessidades – ao conselho de missões na sua igreja que, às vezes, pensa que você pode sobreviver num nível de pobreza num país onde, quase sempre, é muito caro para morar. É melhor mostrar o valor em dólares US pois no exterior, você usará dólares mais que qualquer moeda. Veja o exemplo neste documento.

7. Orem pelo seus patrocinadores regularmente. Orem que Deus lhes daria saúde e lhe providenciaria todas as suas necessidades. Não se esquece de enviar suas agradecimento no sentido geral em todas suas

6

cartas, e pelo menos uma vez por ano, uma carta pessoal para lhes agradecer pessoalmente.

8. De vez em quando analisar seu plano – ver o que está indo bem e o que pode ser feito melhor. Você é o gerente de seu plano de levantar sustenta (se não tiver um outro que lhe ajuda nisso) – então, se seu plano não está indo bem, a culpa é sua! Talvez seria bom solicitar feedback de um colega missionário sobre seu plano.

Voltar para cima

7

Exemplo de uma carta de oração

“Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a Ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém.”

Efésios 3: 20-21

Amados em Cristo... Setembro / 2003Já faz algum tempo desde que escrevemos, porém sempre nos lembramos de vocês e de como vocês

demonstraram tanto amor para conosco. Ë bom estar aqui servindo a Deus e levando o Seu amor aos perdidos da Região X. Deus está nos abençoando muito e abaixo segue algumas notícias e respostas de suas orações. Deus está realmente fazendo muito mais do que pedimos ou pensávamos em nossa vida e ministério. Gostaria de agradecer por suas orações, pois sei que o que temos visto o Senhor fazer aqui é em resposta a elas.

Nosso Casamento e MinistérioComo já testemunhei a vocês em minha última carta, fomos tremendamente abençoados por Deus, através dos irmãos, em nosso casamento. Depois, já aqui no campo, o Senhor preparou todas as coisas e conseguimos alugar um bom apartamento por um ótimo preço e na região onde precisávamos. Agora estamos estabilizados e nosso casamento segue uma benção. É muito bom ter alguém especial como Talita ao meu lado. É bom ter uma casa, uma família. Estou vivendo intensamente este momento. Mas, uma das maiores mudanças que percebi com o casamento foi em meu ministério. Hoje me sinto mais à vontade para ministrar as famílias e percebo como os árabes me tratam mais seriamente. Também, através do ministério da Talita com mulheres, consigo contatar outros homens, visto que as mulheres são mais abertas e receptivas que os homens.A Talita está ministrando, juntamente com Susana, outra missionária da equipe, à uma mulher m. que foi contatada através de um trabalho evangélistico. No primeiro contato, ela disse que estava interessada em estudar a Bíblia (que para ela era somente o Antigo Testamento pois ela achava que o Novo era uma deturpação do Antigo), mas logo aquele estudo se tornou um tempo de compartilhar onde Talita e Susana estão testemunhando e aconselhando. Hoje, a irmã dessa mulher também está freqüentando os estudos e tem se mostrado muito interessada. Toda a família, inclusive o marido, freqüenta nossas aulas de inglês (essas aulas são realizadas uma vez na semana com o objetivo de abrir as portas para novos contatos e oportunidade de evangelismo. Temos ao todo 5 m’s freqüentando e sendo ministrados).Por favor, orem por está família para que em breve eles aceitem a Cristo e sejam salvos. Cremos que eles serão um canal de salvação para muitos outros aqui. Orem também por nossa classe de inglês, para que cada um daqueles m’s sejam salvos.

8

Foto não disponível devido

a segurança

Gostaria de compartilhar também sobre um homem que conhecemos há dois meses. Ele é um senhor muito influente na colônia árabe e um m. muito dedicado. Porém, está tão aberto que mal podíamos acreditar quando o conhecemos. Ele nos disse uma vez que gostaria muito de conhecer o profeta Jesus pessoalmente, de vê-lo e andar com ele. Orem conosco, para que o Senhor Jesus atenda o desejo deste homem e se revele a Ele.

Uma Nova EstratégiaDepois de um tempo conversas e muita oração, o Senhor nos dirigiu a iniciarmos uma reunião (célula) em minha casa onde estaremos convidando os nossos contatos mais abertos para virem compartilhar conosco. Iniciamos nesta semana passada, mas nenhum dos nossos convidados pôde vir. Uns tiveram problemas com falecimento de parentes, outros, com filhos doentes. Por favor, estejam orando por essa reunião, para que o diabo não venha a impedir que os nossos amigos venham, e orem para que aqueles que vierem sejam impactados e salvos.

Livramento na OANSEEm nosso clube OANSE temos visto muitas crianças serem alcançadas. Mas, o maior milagre é ver nossas crianças filhas de m’s confessando Jesus como Senhor e Salvador. Gostaria de pedir que orassem por essas crianças, para que o Senhor as proteja e salve seus familiares. Um pedido especial: temos outras crianças árabes que estão interessadas em freqüentar nosso clube, porém não temos como buscá-las, pois o único carro da equipe é o do Pr. Xavier. Orem para que o Senhor levante um irmão disposto a nos ajudar a buscar essas crianças ou que a equipe consiga um veículo. Tivemos um grande livramento do Senhor nesta área a duas semanas atrás, quando a esposa do pr. Xavier estava buscando as crianças, ela bateu atrás de outro carro. Dentro do carro havia mais de 8 crianças e ninguém sofreu nenhum arranhão, apesar do estrago no carro ter sido grande. Louvado seja o Senhor por Seu livramento.

Pedidos de OraçãoOrem por nós para que a mensagem do Senhor se espalhe rapidamente

e seja bem recebida, como aconteceu entre vocêsII Tessalonicenses 3:1

Orem também por outros projetos: distribuição de filmes Jesus em árabe e chinês; distribuição de folhetos no cemitério árabe no dia de Finados; abertura de uma célula na cidade X no pais X; por novos contatos.

Orem também para que o Senhor Deus destrua todo poder espiritual que atua aqui e para que seja removida a cegueira e a barreira que impede os m’s de enxergarem a verdade sobre Jesus.

Orem por nossa saúde, pois eu e Talita temos sentido ataque nesta área. Nestes últimos dois meses tivemos uma despesa extra com medicamentos, o que desregula nosso apertado orçamento.

Orem por condições financeiras para nosso estudo da língua árabe. Orem para que possamos adquirir um veículo, o que seria uma benção para nosso

ministério. Orem por todos os missionários da Equipe X.

9

Muito obrigado por todas as orações e apoio que temos recebido de vocês. Que Deus, o Pai, e o Senhor Jesus Cristo dêem aos irmãos paz, amor e fé.

Yassuah al haiat ma’akun (Jesus a vida seja com todos vocês).

Leandro e Talita [email protected] (*Does not exist)

Dados bancários / Bank informationBradesco Agência /Bradesco Bank 0000-0Conta Corrente / Checking Account: 0000-0

Voltar para cima

Exemplo de cartão de oração

Voltar para cima

10

Exemplo de um relatório mensal

RELATÓRIO

HÁ UMA ESPERANÇA PARA A RAIZ DE ISMAEL

Olhar de misericórdia

...Deus ouviu a voz do rapaz desde o lugar onde está... Gn21:17b

O texto acima nos trás um alerta sob a postura da igreja quanto a sua principal missão que é ganhar almas para o reino de Deus, pois estava Hagar com seu filho no deserto depois de ambos terem sido mandado embora por Abraão, nesta passagem bíblica vemos um ensinamento de grande preciosidade para nós igreja do senhor, quando Deus demonstra sua misericórdia dando um poço de água no deserto para que eles sobrevivessem. Esta manifestação do poder de Deus nos faz refletir pela “Raiz de Ismael” que são os povos Árabes, fazendo um paralelo vemos que hoje os árabes estão vivendo a mesma situação de Ismael encontram-se no deserto só que espiritual e precisam de água. Vendo esta necessidade Deus nos encorajou para o cumprimento de sua palavra que diz “Quem crer em mim, como diz a escritura, do seu interior fluirão rios de água viva” (João 7:38) e vemos que esta água é como torrentes de águas purificadoras que lavam a Alma saciam a sede purificando o interior e faz com que aqueles que beberem não morrerão mas viverão para vida eterna.

1- O que você precisa de sua igreja?

Estamos reiniciando mais uma jornada em nosso ministério e com muita satisfação, pois podemos contar com uma igreja que se mobiliza para alcançar e realizar sua tarefa que é a evangelização mundial, isto nos leva refletir que o simples fato de estarmos aqui no front de batalha venha individualizar uma responsabilidade voltada para um corpo. Sendo assim gostaríamos que a amada igreja em todo o tempo intercedesse por nossas vidas junto ao nosso Senhor Jesus, pois isto nos deixa tanto quanto aliviado em relação ao sucesso de nossas tarefas, para a glorificação do nome do Senhor nosso Deus.

2- Onde você esta vendo Deus em seu trabalhoem seu ministério?

O fato de estarmos neste campo hoje é um dos maiores sinais de Deus sobre nosso ministério, quanto ao nosso trabalho vemos a atuação de Deus nas conversas com os árabes da região pois constantemente há uma brecha para que possamos dar um testemunho do amor e do poder de Deus diariamente em nossas vidas.

3- Onde você vê potencial para implantação de igrejas?

Devido a nossa área de trabalho é inconveniente abrir uma igreja comum onde todos possam ver e também freqüentar, mas há grandes oportunidades de implantação de células onde na medida do possível nós realizamos e tem sido um sistema muito eficaz de trabalho.

11

4- Qual as dificuldades ou inovação que vocêesta tendo em seu ministério?

No momento a maior dificuldade é a instabilidade política do Pais X pois nossos contatos são realizados no comércio de Cidade X e a qualquer momento pode ter uma manifestação como aconteceu no mês de julho e a ponte ficou fechada . Concernente a inovação estamos trabalhando com uma nova equipe com novas estratégias e também nova estrutura de trabalho que só nos beneficia para o desenvolvimento de nossas tarefas e tem sido uma grande benção para nossas vidas, pois não víamos a hora de estarmos envolvidos com essa nova oportunidade de trabalho que Deus nos proporcionou.

5- Qual os pedidos de oração que você gostaria de compartilhar? (os confidenciais estarão em negrito e sublinhado)

Orem pelo pais X Orem pelo pastor Xavier e família Orem pelos membros de nossa equipe Orem pelos árabes de cidade X Orem pelo meu aniversário que será no dia 00-00 e também do Artur filho do Pr Xavier, estaremos convidando nossos amigos árabes para comer um pedaço de bolo com todos nós e este é um grande momento para ajudar em nosso ministério. Orem por mim, Angela e Fernanda que o Senhor nos proteja e livra-nos de toda enfermidade pois aqui está muito frio por estes dias .

6- Qual progresso você tem acompanhado para o cumprimento de seu ministério

A facilidade que Deus tem nos dado para conquistar e fazer amizade com os árabes tem cooperado para o progresso de nosso ministério e Deus tem feito com que eles caiam na graça em relação a nossas vidas. E esta confirmação deu-se pelo fato de termos passado algum tempo longe deles, mas eles não nos esqueceram e nos recepcionaram muito bem .Graças a Deus!!!

7- Fale do seu testemunho ou uma história

Ao chegarmos aqui as crianças souberam que estávamos na cidade e queriam alugar um táxi para nos visitar e isto provocou tumulto para alguns de seus pais pois queriam vir sozinhas,e num outro dia um dos pais perguntou se um garoto tinha ido a nossa casa pois sua filha brigou com a mãe que os outros teriam ido e ela havia ficado para trás. Isto foi muito bom pois vimos que as crianças gostam de estar em nossa companhia e sentiram saudades. Para nós uma grande benção foi ter chegado aqui e encontrar a Jovem Dani freqüentando a igreja Batista Renovada.

Em Cristo vossos conservo,

Daniel, Angela e Fernanda

Obs. Existe uma tabela de segurança de 0 a 5 que classificada da seguinte forma:Nível 1 e 2 – Missionários de igrejas locais que podem ser identificadosNíveis 3 a 5 – Missionários sem identidade, ou seja “invisíveis”.Nos da Equipe X estamos relacionados em nível de 3 a 5 -- com isso pedimos que avaliem com muito carinho o que será transmitido para a igreja.Desde já agradecemos por esta cooperação ao nosso trabalho.

Allah iubericocoon Deus abençoe vocês!!!

Voltar para cima

12

Exemplo de um orçamento missionário

Voltar para cima

Line items / Linhas $USD BrR$ Notes / Anotações

Salary / Salário 500

Social Security / INSS 35

Health insurance /Seguros de saùde

200

Rent / Alugel 400

Apartment fees / Condomínio

150

Natural Gas /Gás Natural 250Electric / Energia elêtrica 300

Bibles / Bíblias 500Evangelism / Evangelismo 2000Travel expenses / Viagens (combustível, ônibus, metro)

3000

Communications expenses / Comunicações (telefone, Internet, etc)

1000

Office expenses / Despesas de escritório (xerox, cartuches, etc)

300

School expenses / Despesas de escola (para criança 1, criança 2, etc)

2000

Special projects / projetos especiais

500

13