ssooffttwwaarree software mambasoftware … · atualmente, desenvolvido pela empresa pioneira...

22
SOFTWARE GRAPHIX 1 Software Software Software Software MAMBA MAMBA MAMBA MAMBA TUTORIAL BÁSICO TUTORIAL BÁSICO TUTORIAL BÁSICO TUTORIAL BÁSICO MediaLas – Mamba

Upload: others

Post on 30-Jun-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

SOFTWARE GRAPHIX

1

Software Software Software Software MAMBAMAMBAMAMBAMAMBA TUTORIAL BÁSICOTUTORIAL BÁSICOTUTORIAL BÁSICOTUTORIAL BÁSICO

MediaLas – Mamba

SOFTWARE GRAPHIX

2

1 - INTRODUÇÃO

O software Mamba 2004 controla o equipamento de scanner Graphix da LASERLineLASERLineLASERLineLASERLine . Você está recebendo seu equipamento Graphix pronto para ser ligado ao computador através de uma porta USB. O software Mamba 2004 é uma ferramenta poderosa para projeção e criação de animações, figuras, ondas, texto e marcação de pontos. Um dos softwares mais eficientes existentes no mercado atualmente, desenvolvido pela empresa pioneira MEDIALAS, da Alemanha. Este manual lhe explicará passo a passo como utilizar e desfrutar de seu novo equipamento e aconselhamos ler atentamente o Manual antes de utilizar seu novo equipamento. Você está recebendo junto com o Graphix: - 1 CD com o Software Graphix (Mamba 2004) - 1 Hardware Lock USB – Trava de hardware (dispositivo de segurança do software) ATENÇÃO: O HARDWARE LOCK USB (Dongle) É O REGISTRO DE SEU SOFTWARE. SENDO ASSIM, MANUSEIE-O COM CUIDADO E QUANDO NÃO ESTIVER EM USO, GUARDE-O SEMPRE DENTRO DA CAIXA COM O CD, PARA EVITAR A PERDA. A PERDA DO Dongle IMPLICA NECESSARIAMENTE EM AQUISIÇÃO DE UMA NOVA UNIDADE

PERDAS EXTRAVIOS DESTE COMPONENTE.

2 – REQUISITOS MÍNIMOS DO COMPUTADOR

- Processador 1GHz - Memória RAM 512MB - Windows 98SE, ME, 2000 ou XP - 30MB de espaço em disco - 2 portas USB Por se tratar de um equipamento de uso profissional, recomenda-se a utilização de um computador para operar exclusivamente o equipamento GRAPHIX. Evite instalar no mesmo computador: - Software anti vírus - MSN - Programas de email - Programas de gerenciamento de memória - Softwares que rodam automaticamente, consumindo memória e processamento da máquina - Internet Tais recomendações visam ter-se um computador perfeitamente preparado para uso com o equipamento GRAPHIX, de maneira que os dados trocados entre o GRAPHIX e o computador sejam feitos de maneira eficiente e sem interferências de outros softwares.

JUNTO AO DESENVOLVEDOR, PORTANTO, NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS POR

SOFTWARE GRAPHIX

3

3 – INSTALAÇÃO DO SOFTWARE

Windows XP INSIRA O CD NO DRIVE EXECUTE O PROGRAMA “SETUP.EXE”

NA JANELA DE SETUP SELECIONE “MAMBA for MediaLas USB-Box”

SOFTWARE GRAPHIX

4

NA TELA DE BOAS VINDAS CLIQUE EM NEXT>

NA TELA DE INFORMAÇÕES DO USUÁRIO, PREENCHA COM AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS E CLIQUE EM NEXT >

SOFTWARE GRAPHIX

5

NA TELA DE ESCOLHA DE DIRETÓRIO DE INSTALAÇÃO, CLIQUE EM NEXT > OU SE PREFERIR ESCOLHA OUTRO LOCAL PARA INSTALAÇÃO

NA TELA DE OPÇÃO DE PASTA DE PROGRAMA CLIQUE EM NEXT >

SOFTWARE GRAPHIX

6

NA TELA DE INÍCIO DA CÓPIA DE ARQUIVOS CLIQUE EM NEXT >

AGUARDE A INSTALAÇÃO DO SOFTWARE

SOFTWARE GRAPHIX

7

UMA VEZ COMPLETA A INSTALAÇÃO CLIQUE EM FINISH

Instalando os drivers:

Depois de ter instalado o software Mamba:

1) Copie os arquivos localizados no CD de instalação na pasta MLUSB_HW_Driver e cole na pasta de instalação em c:\>Arquivos de programas\MediaLas\Mamba\

2) Conecte o Graphix no computador através do cabo USB.

3) Conecte o Dongle (Chave de Hardware) na porta USB do computador.

4) Ligue o equipamento Graphix

- Insira o CD de drivers no computador. - O Windows irá reconhecer o hardware e iniciaremos o procedimento de instalação do driver.

SOFTWARE GRAPHIX

8

NA TELA DO “ASSISTENTE PARA ADICIONAR NOVO HARDWARE”, SELECIONE A OPÇÃO “NÃO, NÃO AGORA” E CLIQUE EM AVANÇAR.

NA TELA SEGUINTE MARQUE A OPÇÃO “INSTALAR DE UMA LISTA OU LOCAL ESPECÍFICO (AVANÇADO)” E CLIQUE EM AVANÇAR.

SOFTWARE GRAPHIX

9

NA PRÓXIMA TELA, NA OPÇÃO “PROCURAR O MELHOR DRIVER NESTES LOCAIS”, CLIQUE EM PROCURAR E LOCALIZE A PASTA “MLUSB_HW_FTDI_Driver”, LOCALIZADA NO CD DE DRIVERS, CLIQUE EM OK E DEPOIS EM AVANÇAR.

SOFTWARE GRAPHIX

10

CASO APAREÇA A MENSAGEM DE INCOMPATIBILIDADE DO WINDOWS, CLIQUE EM “CONTINUAR MESMO ASSIM”

- Pronto, seu hardware está instalado.

SOFTWARE GRAPHIX

11

4 – OPERAÇÃO

A instalação do software não leva em consideração a velocidade de trabalho dos scanners. Desta maneira, arquivos de animação muito complexos podem exigir um funcionamento excessivo dos motores se não tiverem suas velocidades ajustadas corretamente. Scanner trabalhando com velocidade excessivamente alta são detectados por um “assobio” quando estão operando. Isso se deve ao fato de que MOTORES são componentes mecânicos, e como tal, têm um limite de trabalho. EVITE esta condição, para não danificar seu equipamento. MANTENHA sempre o botão de controle de amplitude do GRAPHIX (knob na parte traseira do equipamento) no nível mínimo quando o equipamento estiver ligado ao computador e não esteja projetando efeitos com o Laser. A VELOCIDADE de funcionamento dos galvanômetros deve ser tal que durante o funcionamento os motores não emitam ruídos (apitos), indicadores de velocidade de acima do limite permitido. Os galvanômetros (motores) utilizados no GRAPHIX podem atingir velocidade máxima de 40Kpps (40 mil pontos por segundo).

A velocidade do scanner é determinada pelo controle deslizante “Scanspeed” localizado no controle de projeção.

SOFTWARE GRAPHIX

12

5 - AS 4 PARTES PRINCIPAIS DO MAMBA

(1) EDITOR / LISTA DE FRAMES

Retângulo, elipse e linha: Clique e arraste para desenhar.

Polyline e Bspline: clique com o botão esquerdo para cada ponto e com o botão direito para selecionar o último ponto.

Mão livre: clique com o botão esquerdo e arraste. A tecla CTRL apertada arredondará as coordenadas atuais para múltiplos de 100. Quando o desenho é finalizado o objeto é selecionado e a ferramenta “Select” é ativada. Se você precisar desenhar vários objetos do mesmo tipo, você pode segurar a tecla SHIFT apertada que a ferramenta permanecerá travada até que você selecione outra ferramenta.

Ponto e Texto: clique e escolha a opção.

SOFTWARE GRAPHIX

13

Imagens de Fundo

Você pode carregar imagens clicando no botão . Isso é muito usado para criar logotipos. Ligue

ou desligue a imagem de fundo clicando no botão . Selecionando Objetos Clique no objeto, ou perto dele para selecioná-lo. Você pode arrastá-lo para outro lugar ou mudar sua forma arrastando as marcas dos pontos de canto. Para selecionar ou deselecionar múltiplos objetos mantenha pressionada a tecla CTRL ao clicar. Para selecionar somente um objeto que faz parte de um grupo de objetos, mantenha SHIFT pressionado ao clicar.

Copiar / Recortar / Colar objetos com os botões acima da lista de camadas.

Atalhos para edição de frames (teclado) Abrir lista de frames ...................... CTRL+ALT+O Salvar lista de frames .................... CTRL+ALT+S Fechar lista de frames ................... CTRL+ALT+E Fechar todas as listas de frame .... CTRL+ALT+A Inserir lista de frames .................... CTRL+ALT+I Criar novo frame ............................ CTRL+ALT+N Limpar frame .................................. CTRL+ALT+L Apagar frame ................................. CTRL+ALT+D Copiar frames ................................ CTRL+ALT+C Recortar frames ............................. CTRL+ALT+X Colar frames .................................. CTRL+ALT+V (2) ÁREA DE FRAMES Editando a lista de frames A área de frames mostra todos os frames da lista de frames atual. Clique com o botão direito no frame, ou use o menu para adicionar / apagar / limpar frames ou abrir / salvar listas de frame. Para abrir um frame no editor, dê duplo clique. Você pode copiar / colar frames entre as listas de frame. Para selecionar os frames clique no primeiro frame, segure pressionada a tecla SHIFT e clique no último frame, os frames selecionados ficarão marcados em vermelho. Use CTRL+TAB e SHIFT+CTRL+TAB para mover entre as lista de frames: próxima / anterior.

Feche ou alterne entre as listas de frame. Adicionando listas de frame Você pode adicionar uma lista de frame através do menu local (“Insert framelists”).

SOFTWARE GRAPHIX

14

Adicionando frames no seu show Arraste o frame para a cena / linha de tempo para incluí-lo no show atual. Para adicionar múltiplos frames, adicione um como descrito anteriormente e então ajuste os valores dos frames inicial/final (Start/End) desejados. Como uma alternativa você pode selecionar e arrastar uma seqüência inteira a uma cena ou a uma parte vazia de uma trilha (linha de tempo). (VEJA ABAIXO) Se você precisar repetir a seqüência mude o valor do campo “Repeat” para a quantidade de repetições necessária.

Os frames são salvos no formato FRA. Esse formato salva a informação do objeto. Você também pode salvar no formato ILDA (. ild) ou no formato de frames mais antigo da MediaLas (.fl*).

(3) EDITOR DE SHOW / LINHA DO TEMPO Um Show é uma seqüência de cenas. As cenas são inseridas na linha de tempo.

Trilhas (Tracks) O Software Graphix disponibiliza duas trilhas para montagem do show.

Para adicionar uma trilha utilize o botão .

As caixas de seleção à esquerda da linha de tempo/trilha possibilitam habilitar ou desabilitar temporariamente uma trilha.

SOFTWARE GRAPHIX

15

Cenas

Para adicionar uma cena na linha de tempo utilize o botão . A cena será adicionada no espaço vago à extrema esquerda da linha de tempo selecionada com duração de 1 segundo. Você também pode adicionar uma cena clicando nela e arrastando para a posição desejada dentro da linha de tempo. As cenas podem conter frames de uma lista aberta ou texto (estático ou em movimento).

Esses botões permitem escolher o tipo de exibição das cenas. Pause: Nada será exibido, é utilizado para desabilitar temporariamente uma cena. Play frames: A cena será exibida iniciando do primeiro para o ultimo frame. Morph start to end: A cena se transformará do primeiro para o último frame, ignorando os frames entre eles. Morph all frames: A cena será transformada a cada dois frames consecutivos, do primeiro ao último. Text: Você pode inserir um texto na área de texto abaixo dos botões e selecionar se o texto será exibido em movimento ou estático. Clock: mostra a hora atual

Cada cena tem uma posição e um comprimento na trilha/linha de tempo, que é mostrado na parte inferior esquerda da tela. Ajuste os valores com as setas ou arraste a cena ou suas bordas para os valores desejados. Pressione a tecla CTRL quando arrastar uma cena ou suas bordas para que se alinhem com os valores da régua da linha de tempo.

SOFTWARE GRAPHIX

16

Para selecionar uma cena basta clicar nela. Selecione / deselecione múltiplas cenas segurando a tecla CTRL ao clicar. Você também pode usar “Select scenes” através do menu local (botão direito do mouse) junto com as marcas de início/fim para selecionar uma escala das cenas nas trilhas atualmente ativas. Para salvar as cenas selecionadas em um arquivo separado, use “save scenes” no menu local. (4) CENAS / EFEITOS O conteúdo de cada cena pode ser manipulado aplicando efeitos. O editor de efeitos aparece abaixo da linha de tempo quando uma cena é selecionada. A aba denominada “GEO” contém ajustes para rotação, tamanho e posição da cena, cada um com valores do começo e do fim. O conteúdo da cena irá mudar suavemente do valor inicial ao valor final ao decorrer da duração da cena.

Para ajustar simultaneamente os valores inicial e final, mantenha pressionada a tecla SHIFT. Para repetir mais de uma vez o efeito altere o valor “Rep”.

Clique no botão para mudar os controles de movimento e escala de gráfico para controles deslizantes. Para resetar os valores, dê “duplo clique” na parte inferior do controle (escala).

Rotações Seguindo o exemplo use um retângulo pequeno na metade superior do frame. Adicione uma rotação total no eixo Z.

SOFTWARE GRAPHIX

17

A cena irá ficar como o exemplo abaixo:

Para mudar o centro da rotação você deve clicar com o botão direito no botão de ajuste de ângulo. Posição / Tamanho Para movimentar os frames clique e arraste o quadrado cinza na área de efeito de Posição / Tamanho. Veja no exemplo abaixo como movimentar o frame (o mesmo que foi rotacionado no exemplo anterior) do canto superior esquerdo para o canto inferior direito.

Para alterar o tamanho do frame, clique no canto do quadrado cinza na área de efeito de Posição / Tamanho e arraste. Veja exemplo abaixo.

Efeito de desenho ponto a ponto (desenho lento) Na aba de efeitos “COL” existe opção de efeito de desenho “DRAW” com as opções “All, In e Out”. Para criar uma cena que se forma ponto a ponto marque a opção “In”; para criar uma cena que se desfaz ponto a ponto marque a opção “Out”. Utilize a opção “BACK” para mudar a orientação, da esquerda para a direita e vice-versa. Marcação de Pontos Para marcar pontos é necessário criar frames com os pontos. Uma vez prontos os frames organize-os em um show.

Para criar os pontos no frame utilize a ferramenta (Draw Beam).

SOFTWARE GRAPHIX

18

Uma vez criado o ponto na tela do editor de frame é possível ter uma amostra em tempo real para ajustar a posição exata do ponto. Para isso, no controle de exibição, mude o modo de exibição de show completo para exibição atual do

editor de frame utilizando o botão , em seguida pressione play para ativar o laser, um ponto será projetado. Utilize o mouse para movimentar o ponto na janela de edição de frame, o ponto projetado acompanhará esse movimento, uma vez na posição desejada pode-se criar outros pontos no mesmo frame ou criar pontos em outros frames. Lembre-se de voltar o modo de exibição para show inteiro após fazer esse procedimento. Criar um show a partir de várias cenas É possível montar um show com várias cenas. Para poder copiar e colar uma cena é necessário que a lista dos frames utilizados no show seja uma lista salva, caso a lista de frames utilizada no show esteja ainda “unnamed” é preciso salvá-la para poder copiar/colar/recortar os frames na trilha de edição de show. Você pode selecionar/deselecionar várias cenas mantendo pressionada a tecla CTRL e clicando nas cenas desejadas. Múltiplas cenas podem ser movimentadas, copiadas e coladas, para selecionar todas as cenas utilize CTRL+A. Área de visão geral Localizada acima da linha de tempo, fornece uma visão geral do show atual. As linhas verdes indicam as cenas, a cena selecionada é exibida em vermelho. Em baixo à direita a linha branca representa a área atualmente visível da trilha (régua abaixo das trilhas). Controle de execução do show

Os botões denominados “Play Control” Iniciam, encerram ou param o show. “Output to” seleciona a saída para monitor e/ou equipamento de laser. “Show blanking lines” mostra as linhas de “blanking”(momento em que o laser deveria estar apagado”. “Source” seleciona que parte da linha de tempo será exibida: todo o show, cena selecionada, cena no editor ou marcas de inicio e fim.

SOFTWARE GRAPHIX

19

Live Player O Live Player é um recurso que permite o disparo de arquivos ILDA com rapidez e agilidade.

Clique no ícone para abrir o Live Player.

Com o Live Player é possível ter acesso imediato a 48 arquivos ILDA, podendo assim dispará-los diretamente do teclado do computador através das teclas F1 a F12 e combinadas com as teclas SHIFT, CTRL e SHIFT+CRTL. Para carregar um arquivo ILDA, dê duplo clique no retângulo desejado. É possível também aplicar efeitos a esses arquivos. No centro da tela do Live Player se localizam os controles de PLAY, PAUSE e controle de velocidade dos Scanners, logo abaixo os controles deslizantes de efeitos. Para controlar o tempo de um arquivo use o comando PicRep. No Live Player é possível gravar suas listas de arquivos através do comando SAVE SESSION.

SOFTWARE GRAPHIX

20

>> PRIMEIRA PROJEÇÃO – TURORIAL BÁSICO <<

1 – Instale o MAMBA conforme descrito no Manual. 2 – Conecte o cabo USB no GRAPHIX e no computador. 3 – Ligue o GRAPHIX à rede elétrica. 4 – Certifique-se de que a projeção não irá incidir sobre o olho dos espectadores. 5 – Ligue o GRAPHIX, direcionando-o a uma parede. 6 – Execute o software MAMBA. 7 – Abra o Menu SETTINGS > OUTPUT SETTINGS 8 – Em OUTPUT DEVICE deve estar selecionado “MEDIALAS USB-Box”. Clique em OK Caso não esteja disponível essa opção, veja mais detalhes no item 14, adiante. 9 – Na área de edição de frames utilize a ferramenta à esquerda para desenhar um retângulo. 10 – Clique no retângulo com o botão direito do mouse e selecione “CENTER SELECTION” 11 – Na área de controle de projeção selecione “DISPLAY CURRENT EDITOR FRAME” para projetar somente o que estiver sendo exibido no editor de frames

12 – Clique no botão de PLAY, o retângulo será projetado. 13 – Altere o valor de “SCANSPEED” para mais ou para menos até que obtenha um bom resultado. 14 – Caso o MAMBA não reconheça o dispositivo MEDIALAS USB-BOX: A) Verifique em >MENU INICIAR/PAINEL DE CONTROLE / SISTEMA / HARDWARE / GERENCIADOR DE DISPOSITIVOS se o dispositivo USB-Box está listado e se não estiver verifique a conexão USB. Caso continue ausente, reinstale o driver como descrito mais adiante. B) Certifique-se que o DONGLE está conectado e funcionando corretamente.

Verifique em >MENU INICIAR/PAINEL DE CONTROLE / SISTEMA / HARDWARE / GERENCIADOR DE DISPOSITIVOS se os dispositivos “Fenitian ROCKEY4 E Fenitian ROCKEY4 USB” estão listados.

Caso o segundo não esteja na lista verifique a conexão USB. Se um deles ou os dois não estiverem na lista, o driver não foi instalado corretamente.

REINSTALANDO O DRIVER: 1 – Desconecte o cabo USB do GRAPHIX 2 – Desconecte outros dispositivos USB que possam estar utilizando o CHIP FTDI2xx 3 – Em PAINEL DE CONTROLE / ADICIONAR OU REMOVER SOFTWARES remova o item FTDI2XX USB Drivers 4 – Instale novamente o MAMBA DICA: - Verifique se o Windows do computador está atualizado, se não estiver, atualize-o.

SOFTWARE GRAPHIX

21

ORIENTAÇÃO X/Y Caso o equipamento esteja projetando a imagem INVERTIDA, altere a ORIENTAÇÃO X OU Y NO MENU “UGC” MUDANDO A ORIENTAÇÃO Na parte inferior da tela clique na aba UGC

Digite um texto, projete com o Laser e altere “Invert X OU Invert Y” até que a projeção fique correta.

Feito isso, clique em “EFF” para retornar ao menu de efeitos. CONFIGURAÇÕES

Configurações de saída “Output settings...” Selecione: Max. Scanspeed = 45000 Em “output device” selecione o dispositivo de saida (MediaLas USB-Box),

SOFTWARE GRAPHIX

22

As especificações e características deste equipamento, assim como as informações contidas neste Manual estão sujeitas a alterações sem prévio aviso.