spencer tunick

13
Spencer Tunick

Upload: ahhhhhhh

Post on 16-Jan-2015

743 views

Category:

Entertainment & Humor


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Spencer tunick

Spencer Tunick

Page 2: Spencer tunick

Biografia Spencer Tunick nasceu a 1 de Janeiro de 1967 e estudou Belas Artes no Emerson

College, em Boston, fez um curso intensivo de fotografia durante 1 ano no International Center of Photography em Nova York e actualmente vive e trabalha em Brooklin, um bairro na mesma cidade. É um dos melhores fotógrafos/artistas do mundo, é conhecido pelas suas criações artísticas com pessoas ou multidões nuas. Já realizou trabalhos um pouco por todo o mundo, os seus voluntários recebem uma foto de edição limitada como compensação.

Desde 1992 trabalha com fotografia e vídeo sobre a figura humana nua em espaços públicos. Seus trabalhos mais importantes e que o fizerem reconhecido mundialmente, são os projectos Naked States, que percorreu 50 estados americanos durante 6 meses fotografando a população e Nude Adrift onde visitou 9 países em 7 continentes, levando milhares de pessoas a se despirem em público, em Barcelona conseguiu o maior número de pessoas de toda sua digressão – 7.000 pessoas se despiram para a fotografia. Antes desses ambiciosos projectos, Tunick fotografava nas ruas de Nova York, o primeiro projecto chamado America Zone contava com uma ou duas pessoas nuas e em seguida Reaction Zone, já com um número maior de participantes — chegou a fotografar 100 pessoas — e que lhe rendeu 5 prisões por atentado ao pudor. Após estes episódios, Tunick entrou com um processo na Corte Suprema dos Estados Unidos contra as entidades governativas de Nova York para garantir sua liberdade de expressão artística, sua integridade física e dos participantes.

O trabalho de Tunick faz parte do acervo de diversas galerias e museus em várias partes do mundo como a Hales Galeria, em Londres, e a Art and Public em Genebra. Já esteve presente com suas instalações em diversos eventos artísticos como a 25ª Bienal Internacional de Arte de São Paulo em 2002 e a 1ª Bienal de Valência, em Espanha em 2001.

Page 3: Spencer tunick

Técnicas e Equipamento

Desde 1990, Spencer Tunick usa uma câmera e uma lente, um equipamento relativamente simples e barato, sem alta tecnologia. Foi com esse equipamento que o artista produziu as imagens da série Naked States.

Tunick não tem despesas com modelo, todas as pessoas são convocadas a despir-

se voluntariamente. O processo de selecção ocorre através do site do artista, onde as pessoas preenchem uma ficha onde dizem o local onde vivem, profissão, sexo e cor da pele. O artista afirma que esses dados são apenas para estatísticas, apesar de que, ao observarmos as suas fotografias, constatamos que a maioria do público é de pele branca, até mesmo em países de maioria negra como o Brasil.

A divulgação do evento nos países ao redor do mundo é feita pelo Museu ou Galeria de Arte que o contrata, que é também responsável por todo o processo logístico para receber o artista. A escolha do local para as fotografias é feita pessoalmente por Tunick, na ocasião da visita à cidade.

Page 4: Spencer tunick

Fotos - Locais

Miami – Estados Unidos da América

Page 5: Spencer tunick

Cidade do México 18.000 pessoas

Page 6: Spencer tunick

Melbourne (sydney) in 2001

Page 7: Spencer tunick

Holanda - Amesterdão

Page 8: Spencer tunick

Nevada – Estados Unidos

Page 9: Spencer tunick

Finlândia

Page 10: Spencer tunick

Alpes - Suiça

Page 11: Spencer tunick

Venezuela

Page 12: Spencer tunick

Irlanda

Page 13: Spencer tunick

Webgrafia

• http://en.wikipedia.org/wiki/Spencer_Tunick

• http://sobredesign.wordpress.com/2007/05/25/spencer-tunick/