sou do tamanho das histórias

26
«Sou do tamanho das estórias» Leituras que unem Escola Básica da Ponte 2016/2017

Upload: antonio-pires

Post on 11-Apr-2017

71 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

«Sou do tamanho das estórias»Leituras que unem

Escola Básica da Ponte 2016/2017

Descrição• A consciência de que as estórias espelham um

passado enraizado, permitem a compreensão do presente e edificam o futuro, formando gerações vindouras, fundamenta a criação do projeto “Sou do tamanho das estórias”, encarando-se a literatura e a prática continuada da leitura enquanto veículos promotores e unificadores de saberes distintos, bem como um caminho para o autoconhecimento, para a emancipação e mudança social.

Objetivos• Ampliar o repertório literário, prestando um contributo

para a sua salvaguarda e preservação futura.• Fomentar a reflexão histórica e científica, partindo de

textos de tradição oral, especificamente provérbios e dizeres populares, analisando-se a sua veracidade, comparando a sabedoria popular com saberes hoje explicados cientificamente e factos históricos documentados. • Desencadear processos de criação artística, os quais

assumirão formatos diversos, transportando-se estas (re)criações para locais com valor histórico, no distrito.

Objetivos• Aliar a promoção de hábitos de leitura à valorização do

património cultural.

• Cruzar diferentes áreas do saber nas dinâmicas de leitura (Dimensões Linguística, Identitária, Naturalista e Artística).

• Propiciar a interação com o meio envolvente como fonte de desenvolvimento pessoal e coletivo.

Responsabilidade Leituras que unem

• Criação de um grupo de Responsabilidade, constituído por alunos de diferentes faixas etárias e professores que integram a equipa dinamizadora, responsáveis pela organização e operacionalização do projeto “Sou do tamanho das estórias”. Este grupo de Responsabilidade reúne semanalmente, às sextas-feiras.

Recolha de repertório literário• Pesquisa documental (internet e biblioteca);

• A recolha de repertório literário de tradição oral (contos, lendas, poesia popular, provérbios, lengalengas, adivinhas…) possibilitou a aproximação intergeracional:

- envolvimento das famílias;- visita ao Lar Familiar da Tranquilidade de Vila das Aves e Centro de Dia da Terceira Idade de S. Tomé de Negrelos e transcrição dos textos recolhidos através de gravação.

Histórias da Quinzena• Ao longo do ano letivo, quinzenalmente, são

explorados textos literários, de tradição oral, funcionais, informativos (…), com vista ao desenvolvimento da competência leitora dos alunos, assim como de hábitos de leitura autónoma e prazerosa. Numa primeira fase de recolha de repertório para o projeto «Sou do tamanho das estórias», os alunos exploraram vários contos tradicionais portugueses. Para além de guiões de leitura, foram criados textos a partir de provérbios, outras versões dos contos lidos, ilustrações… Quem conta um conto acrescenta um ponto e pretendeu-se que os alunos desenvolvessem a sua criatividade e transformassem, recriassem as suas aprendizagens.

Once upon a time… Il était une fois…

• Exploração de contos tradicionais nas línguas inglesa e francesa.

Provérbiosilustrados

Sessão com o contador António Castanheira

Musical com marionetas parao grupo do Pré-escolar

Pausa para histórias• Semanalmente, são dinamizadas horas do conto para

diferentes faixas etárias. A concretização da atividade é da responsabilidade dos alunos.

Corrente de histórias• No início do ano letivo, um elemento da Responsabilidade

partilhou a leitura de um texto escolhido por si e lançou o desafio a alguém que, na reunião de Assembleia seguinte, fez uma nova partilha, e assim sucessivamente. Qualquer elemento da comunidade pode ser desafiado, desde que esteja presente nas reuniões de Assembleia: alunos, pais, orientadores educativos, assistentes operacionais, visitas (…). Os textos podem ser de um autor português, estrangeiro ou da própria autoria. A corrente não pode ser quebrada e prolonga-se ao longo de todo o ano. As reuniões de Assembleia acontecem semanalmente, sendo esta a periocidade desta iniciativa.

Objetos que contam histórias• Quinzenalmente, recupera-se um

objeto antigo que fica exposto para que toda a comunidade possa conhecer a sua história. Muitas vezes, esse objeto é um referencial para os contos tradicionais explorados. Qualquer elemento da comunidade pode sugerir um objeto antigo e partilhar a sua história. Esse mesmo objeto é fonte de inspiração para a criação de textos por parte dos alunos.

Sessões de Filosofia com crianças• A partir da exploração de contos, inicia-se um diálogo

filosófico através do qual se abordam conceitos-chave que permitem fomentar o espírito crítico dos alunos e dotá-los de estratégias de superação de dificuldades. Nas diferentes sessões, foram explorados conceitos como a morte, o amor, a amizade, a mudança. Estas sessões possibilitaram igualmente o desenvolvimento de competências de diálogo e de escuta e o crescimento afetivo e social. Foram três os contos trabalhados até ao momento: «A árvore vermelha», de Shaun Tan; «O Lobo Grande e o Lobo Pequeno», de Olivier Tallec; e «O dia de ir e de vir», de Alain Allard.

Contos utilizados nas sessões de Filosofia com crianças.

Contos e ciência do tempo dos nossos avôs

Saranda e improvisa!

Museu das palavras• O Museu Internacional de Escultura Contemporânea

de Santo Tirso serviu de mote para a criação de contos da autoria dos alunos, bem como para a associação de contos tradicionais a algumas das esculturas expostas pela cidade. No sentido de valorizar o património do meio envolvente, um grupo de alunos do Núcleo de Consolidação descobriu o Museu, construiu significados, fez leituras das obras de arte, fez associações a contos já lidos e escreveu novas narrativas.

Participação na Rádio Miúdos

• No âmbito do projeto «Sou do tamanho das estórias», pretende-se, através da participação na Rádio Miúdos, divulgar os textos de tradição oral recolhidos na comunidade, bem como textos produzidos pelos alunos, incentivando à leitura e valorizando as nossas raízes. A Responsabilidade Leituras que unem, a Dimensão Linguística e a Dimensão Artística dinamizarão esta iniciativa. Prevê-se a participação em 12 programas da Rádio Miúdos, no 3.º período.

Participação na Rádio Voz de Santo Tirso

Leitura do conto A rainha das rãs, de Davide Cali.

Outros meios de divulgação do projeto

• Murais, Facebook da Escola e jornais locais.

Jornal local Eco de Negrelos

O que ambicionamos ainda concretizar:• divulgação do espólio recolhido e criado através da

Rádio Miúdos;• dinamização de uma oficina de jovens contadores de

histórias;• organização de uma sessão de sensibilização à leitura

destinada a pais/encarregados de educação;• edição digital dos textos de tradição oral recolhidos;• publicação de um livro que compile as recolhas,

reinterpretações, recriações, ilustrações e experiências no âmbito do património de tradição oral.