somos sempre responsáveis por quaisquer comunicações...

17
Somos sempre responsáveis por quaisquer comunicações, desde que somos o fator que atrai a entidade que se vai apresentar, graças às nossas vibrações e conduta intelecto-moral.” Livro: Diretrizes de Segurança Divaldo P. Franco / Raul Teixeira Cap. 4: ...responsabilidade pelas comunicações.

Upload: others

Post on 11-Sep-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Somos sempre responsáveis por quaisquer comunicações ...cejoaobatista.org.br/files/Aula-13---PAPEL-DOS-M-DIUNS-NA-COMUNICA--O.pdf“Somos sempre responsáveis por quaisquer comunicações,

“Somos sempre responsáveis por quaisquer

comunicações, desde que somos o fator que atrai a

entidade que se vai apresentar, graças às nossas

vibrações e conduta intelecto-moral.”

Livro: Diretrizes de Segurança

Divaldo P. Franco / Raul Teixeira

Cap. 4: ...responsabilidade pelas comunicações.

Page 2: Somos sempre responsáveis por quaisquer comunicações ...cejoaobatista.org.br/files/Aula-13---PAPEL-DOS-M-DIUNS-NA-COMUNICA--O.pdf“Somos sempre responsáveis por quaisquer comunicações,

ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA 3º ANO – ESTUDO MEDIÚNICO

AULA nr. 13 PAPEL DOS MÉDIUNS NA

COMUNICAÇÃO ***

Capítulo 19: mesmo título Itens 223 a 225

Page 3: Somos sempre responsáveis por quaisquer comunicações ...cejoaobatista.org.br/files/Aula-13---PAPEL-DOS-M-DIUNS-NA-COMUNICA--O.pdf“Somos sempre responsáveis por quaisquer comunicações,

1) No momento em que exerce a sua faculdade o médium se acha em estado perfeitamente normal?

As vezes se acha num estado de crise mais ou menos definido. É isso que o fadiga e é por isso que necessita de repouso. Mas, na maioria das vezes, seu estado não difere muito do normal, sobretudo

nos médiuns escreventes.

2) As comunicações escritas ou verbais podem ser também do próprio

Espírito do médium? A alma do médium pode comunicar-se como qualquer outra. Se ela goza de um certo grau de liberdade, recobra então as suas qualidades

de Espírito. Existem provas na visita das almas de pessoas vivas que se comunicam,

muitas vezes sem serem chamadas. Neste caso falam como Espíritos e não como homens, porque o médium não

poderia fazer o mesmo?

Aula 13: Papel dos Médiuns na Comunicação (1/10)

Page 4: Somos sempre responsáveis por quaisquer comunicações ...cejoaobatista.org.br/files/Aula-13---PAPEL-DOS-M-DIUNS-NA-COMUNICA--O.pdf“Somos sempre responsáveis por quaisquer comunicações,

3) Isto não parece confirmar a opinião dos que acreditam que todas as comunicações são do Espírito do médium e não de outro Espírito?

Eles só estão errados por entenderem que tudo é assim.

Porque é certo que o Espírito do médium pode agir por si, mas isso não é razão para que outros Espíritos não pudessem agir também por seu intermédio.

4) Como distinguir se o Espírito que responde é do médium ou se é outro

Espírito? Pela natureza das comunicações, deve-se estudar as circunstâncias e a

linguagem. É sobretudo no estado sonambúlico ou de êxtase que o Espírito do médium se manifesta, pois então se acha mais livre. No estado normal é mais difícil. Há respostas aliás, que não lhe podem ser atribuídas.

Observação: Quando uma pessoa nos fala, facilmente distinguimos o que é dela e o que ela apenas repete de outros. Acontece o mesmo com os médiuns.

Aula 13: Papel dos Médiuns na Comunicação (2/10)

Page 5: Somos sempre responsáveis por quaisquer comunicações ...cejoaobatista.org.br/files/Aula-13---PAPEL-DOS-M-DIUNS-NA-COMUNICA--O.pdf“Somos sempre responsáveis por quaisquer comunicações,

5) Desde que o Espírito do médium pôde adquirir, em existências anteriores, conhecimentos que esqueceu no seu corpo atual, mas dos quais se lembra como Espírito, não pode ele tirar de si mesmo as idéias que parecem ultrapassar o alcance de sua instrução?

Isso acontece muitas vezes nos casos de crise sonambúlica ou extática, mas ainda assim existem circunstâncias que não permitem a dúvida: estuda longamente e medita.

6) O Espírito comunicante transmite diretamente o seu pensamento ou tem

como intermediário o Espírito do médium?

O Espírito do médium é o intérprete, porque está ligado ao corpo que serve para a comunicação e porque é necessária essa cadeia entre nós e os Espíritos comunicantes, como é necessário um fio elétrico para transmitir uma notícia à distância, e na ponta do fio uma pessoa inteligente que a receba e comunique.

Aula 13: Papel dos Médiuns na Comunicação (3/10)

Page 6: Somos sempre responsáveis por quaisquer comunicações ...cejoaobatista.org.br/files/Aula-13---PAPEL-DOS-M-DIUNS-NA-COMUNICA--O.pdf“Somos sempre responsáveis por quaisquer comunicações,

7) O Espírito do médium influi nas comunicações de outros Espíritos que ele deve transmitir?

Sim, pois se não há afinidade entre eles, o Espírito do médium pode alterar as respostas, adaptando-as às suas próprias idéias e as suas tendências.

Mas não exerce influência sobre os Espíritos comunicantes. É apenas um mau intérprete.

Aula 13: Papel dos Médiuns na Comunicação (4/10)

Page 7: Somos sempre responsáveis por quaisquer comunicações ...cejoaobatista.org.br/files/Aula-13---PAPEL-DOS-M-DIUNS-NA-COMUNICA--O.pdf“Somos sempre responsáveis por quaisquer comunicações,

As seguintes instruções, dadas espontaneamente por Espíritos

Superiores, resumem da maneira mais clara e completa a questão:

• Qualquer que seja a natureza dos médiuns escreventes, mecânicos, semi-mecânicos ou simplesmente intuitivos, nossos processos de comunicação por meio deles não variam na essência.

• Com efeito, nossas comunicações com os Espíritos encarnados, diretamente, ou com os Espíritos propriamente ditos, se realizam unicamente pela irradiação de nosso pensamento.

• Nossos pensamentos não necessitam das vestes da palavra para que os Espíritos os compreendam.

• Todos os Espíritos percebem o pensamento que desejamos transmitir-lhes, pelo simples fato de o dirigirmos a eles, e isso na razão do grau de suas faculdades intelectuais.

Aula 13: Papel dos Médiuns na Comunicação (5/10)

Page 8: Somos sempre responsáveis por quaisquer comunicações ...cejoaobatista.org.br/files/Aula-13---PAPEL-DOS-M-DIUNS-NA-COMUNICA--O.pdf“Somos sempre responsáveis por quaisquer comunicações,

• Quer dizer que determinado pensamento pode ser compreendido por estes e aqueles, segundo o respectivo adiantamento, enquanto para outros o mesmo pensamento, não despertando nenhuma lembrança, nenhum conhecimento no fundo do seu coração ou do seu cérebro, não é perceptível.

• Nesse caso, o Espírito encarnado que nos serve de médium é mais apropriado

para transmitir o nosso pensamento a outros encarnados, embora não o compreenda, o que um Espírito desencarnado mas um pouco adiantado não poderia fazer, se fôssemos obrigados à sua mediação.

• Porque o ser terreno põe o seu corpo, como instrumento, à nossa disposição, o

que o Espírito errante não pode fazer.

• Com um médium cuja inteligência atual ou anterior esteja desenvolvida, nosso pensamento se comunica instantaneamente, de Espírito para Espírito, graças a uma faculdade peculiar à essência do Espírito.

Aula 13: Papel dos Médiuns na Comunicação (6/10)

Page 9: Somos sempre responsáveis por quaisquer comunicações ...cejoaobatista.org.br/files/Aula-13---PAPEL-DOS-M-DIUNS-NA-COMUNICA--O.pdf“Somos sempre responsáveis por quaisquer comunicações,

• Nesse caso encontramos no cérebro do médium os elementos apropriados à roupagem de palavras correspondentes a esse pensamento, quer o médium seja intuitivo, semi-mecânico ou mecânico.

• É por isso que apesar de diversos Espíritos se comunicarem através do médium, os ditados por eles recebidos trazem sempre o cunho pessoal do médium, quanto à forma e ao estilo.

• Porque embora o pensamento não seja absolutamente dele, o assunto não se enquadre em suas preocupações habituais, o que desejamos dizer não provenha dele de maneira alguma, ele não deixa de exercer sua influência na forma, dando-lhe as qualidades e propriedades características da sua individualidade.

• Quando somos obrigados a servir-nos de médiuns pouco adiantados nosso trabalho se torna mais demorado e penoso, pois temos de recorrer a formas imperfeitas de expressão, o que é para nós um embaraço.

Aula 13: Papel dos Médiuns na Comunicação (7/10)

Page 10: Somos sempre responsáveis por quaisquer comunicações ...cejoaobatista.org.br/files/Aula-13---PAPEL-DOS-M-DIUNS-NA-COMUNICA--O.pdf“Somos sempre responsáveis por quaisquer comunicações,

• Somos então forçados a decompor os nossos pensamentos e ditar palavras, letra por letra, o que nos é fatigante e aborrecido, constituindo verdadeiro entrave à presteza e ao bom desenvolvimento de nossas manifestações.

• Essa a razão de nossa preferência pelas classes esclarecidas e instruídas, para a divulgação do Espiritismo e o desenvolvimento da mediunidade escrevente, embora seja nessas classes que se encontram os indivíduos mais incrédulos, mais rebeldes e mais destituídos de moralidade.

• E é também por isso que, se hoje deixamos aos Espíritos brincalhões e pouco adiantados a transmissão de comunicações tangíveis por meio de pancadas e os fenômenos de transporte, também entre vós homens pouco sérios preferem os fenômenos que lhes tocam os olhos e os ouvidos aos de natureza puramente espiritual, puramente psicológica.

• Quando queremos ditar mensagens espontâneas agimos sobre o cérebro, nos arquivos do médium, e juntamente o nosso material com os elementos que ele nos fornece. E tudo isso sem que ele perceba.

Aula 13: Papel dos Médiuns na Comunicação (8/10)

Page 11: Somos sempre responsáveis por quaisquer comunicações ...cejoaobatista.org.br/files/Aula-13---PAPEL-DOS-M-DIUNS-NA-COMUNICA--O.pdf“Somos sempre responsáveis por quaisquer comunicações,

• Mas quando o médium quer interrogar-nos, seja por que meio for, seria bom que refletisse seriamente a fim de nos fazer as perguntas de maneira metódica, facilitando-nos assim o trabalho de responder.

• Porque vosso cérebro está frequentemente numa desordem inextricável (difícil de destruir), sendo para nós tão difícil quanto penoso mover-nos no dédalo (labirinto) dos vossos pensamentos.

• Quando as perguntas devem ser feitas por terceiro, é bom e conveniente que sejam antes comunicadas ao médium para que ele se identifique com o Espírito do interrogante, impregnando-se , por assim dizer, das suas intenções.

• Porque então nós mesmos teremos muito mais facilidades para responder, graças à afinidade existente entre o nosso perispírito e o do médium.

• Podemos, certamente, tratar de Matemática através de um médium que as desconheça por completo, mas quase sempre o Espírito do médium possui esse conhecimento em estado latente.

Aula 13: Papel dos Médiuns na Comunicação (9/10)

Page 12: Somos sempre responsáveis por quaisquer comunicações ...cejoaobatista.org.br/files/Aula-13---PAPEL-DOS-M-DIUNS-NA-COMUNICA--O.pdf“Somos sempre responsáveis por quaisquer comunicações,

• Isso quer dizer que se trata de um conhecimento pessoal do ser fluídico e não do ser encarnado, porque o seu corpo atual é um instrumento inadequado ou rebelde a essa forma de conhecimento. Isto acontece com as demais ciências e artes.

• Como já dissemos, os Espíritos não têm necessidade de vestir os seus pensamentos com palavras. Eles o percebem e os transmitem naturalmente entre si.

• Os serem encarnados pelo contrário, só podem comunicar-se pelo pensamento traduzido em palavras. Enquanto a letra, a palavra, o substantivo, o verbo, a frase, enfim, vos são necessários para percepção, mesmo mental, nenhuma forma visível ou tangível é necessária para nós. (Erasto e Timóteo)

Aula 13: Papel dos Médiuns na Comunicação (10/10)

Timóteo acompanhou Paulo de Tarso

em suas viagens, tornando-se também

discípulo deste. Paulo o chamava de

“amado filho na fé”.

Erasto, era discípulo de Paulo de Tarso,

sendo um espírito elevado que

contribuiu posteriormente de maneira

significativa com a Codificação.

Page 13: Somos sempre responsáveis por quaisquer comunicações ...cejoaobatista.org.br/files/Aula-13---PAPEL-DOS-M-DIUNS-NA-COMUNICA--O.pdf“Somos sempre responsáveis por quaisquer comunicações,

13 – Em Serviço Mediúnico Reunião pública de 15.02.1960 Questão nº 228

Se abraçaste a mediunidade, previne-te contra o orgulho como quem se acautela contra um parasita destruidor.

Agente sutil, assume formas diversas na constituição espiritual.

A principio, tem o caráter avassalante de uma infestação, como a sarna.

É a requisição pruriginosa do personalismo insensato.

As vítimas identificam apenas a si mesmas.

• Não vêem o mérito dos outros.

• Não reconhecem o direito dos outros.

• Não observam a aspiração dos outros.

• Não admitem a necessidade dos outros.

Fascinadas pelos adjetivos pomposos, caminham enceguecidas da razão, como alienados mentais.

Page 14: Somos sempre responsáveis por quaisquer comunicações ...cejoaobatista.org.br/files/Aula-13---PAPEL-DOS-M-DIUNS-NA-COMUNICA--O.pdf“Somos sempre responsáveis por quaisquer comunicações,

A fase aguda, porém, cede lugar a profundo abatimento.

Sem qualquer recurso para receberem o remédio moral da

ponderação e muito menos o ataque da crítica, os doentes

dessa espécie caem na armadilha da dúvida ou na sombra

da queixa.

Descrendo sistematicamente da utilidade daqueles que os cercam,

acabam descrendo da utilidade que lhes é própria.

Dizem-se, então, perseguidos e desanimados.

Proclamam-se vacilantes e infelizes.

E fogem do serviço, como quem corre de perigo iminente,

descansando, por fim, no museu das promessas frustradas.

***

Page 15: Somos sempre responsáveis por quaisquer comunicações ...cejoaobatista.org.br/files/Aula-13---PAPEL-DOS-M-DIUNS-NA-COMUNICA--O.pdf“Somos sempre responsáveis por quaisquer comunicações,

No exercício mediúnico, aceitemos o ato de servir por lição

das mais altas na escola do mundo.

E lembremo-nos de que assim como a vida possui

trabalhadores para todos os misteres, há médiuns, na obra

do bem, para a execução de tarefas de todos os feitios.

Nenhum existe maior que o outro. Nenhum está livre do erro.

Todos, no entanto, guardam consigo a bendita possibilidade de auxiliar.

Esse tem a palavra que educa, Esse traz a oração que enleva,

aquele a mão que alivia e aquele transporta a mensagem que reanima

aquele outro a pena que consola. e aquele outro mostra a força de restaurar.

Usa, pois, tuas faculdades medianímicas como empréstimo da

Bondade Infinita, para que o orgulho te não assalte.

Page 16: Somos sempre responsáveis por quaisquer comunicações ...cejoaobatista.org.br/files/Aula-13---PAPEL-DOS-M-DIUNS-NA-COMUNICA--O.pdf“Somos sempre responsáveis por quaisquer comunicações,

E recorda que Jesus, o Medianeiro Divino, em circunstância alguma requestou a admiração dos

maiorais de seu tempo e, sim, passou entre os homens,

amparando e compreendendo, ajudando e servindo...

E se houve um dom de Deus em que se empenhou de

preferência aos demais, foi aquele de praticar o culto vivo do

Evangelho no coração do povo,

...visitando em pessoa os casebres da angústia e alimentando a

turba faminta,

...ofertando amor puro aos enfermos sem-nome e

...estendendo esperança aos que viviam sem lar.

***