solucoesnaturais_problemasfemininos

4
Maca Peruana Indicações: Alivia sintomas da TPM e da menopausa, aumenta a libido e energia, é rica em vitaminas e controla o humor e problemas de pele. Aumenta niveis de testosterona. Vários estudos estão apontando que ela também pode colaborar com os tratamentos hormonais: ao que tudo indica, a planta apresenta determinadas moléculas que possuem a mesma estrutura que os hormônios naturais, tanto do homem quanto da mulher. Outras indicações: doenças crônicas, doenças hepáticas, cirrose, hepatite, cansaço mental, Síndrome de Fadiga Crônica, reduz ressecamento da pele, aumento de energia muscular, anemia, previne o diabetes, reforça a imunidade, previne doenças cardiovasculares, desnutrição, depressão, câncer de estômago, tuberculose, memória fraca, retardar envelhecimento, beneficia a próstata, problemas na tireoide. Contra-indicações: Como qualquer outro suplemento não deve ser tomado em grandes quantidades. Quando você começar a usar maca, é melhor começar com pequenas porções. A quantidade ideal depende de cada pessoa e algumas relatam enjoo quando utilizam mais do que o necessário. Não deve ser usada por pessoas com câncer relacionado a hormônios como testicular, de ovário, entre outros,. Se você tiver problemas de fígado ou pressão arterial elevada você deve perguntar ao seu médico antes de tomar maca. Pessoas com qualquer condição de doenças crônicas, doenças hepáticas (como insuficiência hepática, cirrose ou hepatite), doenças renais (como insuficiência renal) e alergias (alergias a alimentos, corantes e conservantes) só devem utilizar a maca com recomendação médica. Marcas: Nu3? Jasmine? Ginseng Brasileiro (pfafia paniculada) Indicações: estimulante sexual, alivia sintomas da menopausa e da TPM, estimula o apetite, energético, utilizado para diminuir os efeitos secundários de contraceptivos. Tem efeito similar ao estrogênio. Outras indicações: para fadiga e depressão; situações de estresse; dores em geral; anorexia e digestão lenta; promove crescimento da massa muscular; anemia falciforme; esteroidal; protetor celular; oxigenador celular; arteriosclerose; artrites; mal de Parkinson; reumatismo; tremores; úlceras e tumores; drenagem linfática; constituição física débil; recuperação física

Upload: magali-leite

Post on 14-Dec-2015

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: SolucoesNaturais_ProblemasFemininos

Maca Peruana

Indicações: Alivia sintomas da TPM e da menopausa, aumenta a libido e energia, é rica em vitaminas e controla o humor e problemas de pele. Aumenta niveis de testosterona. Vários estudos estão apontando que ela também pode colaborar com os tratamentos hormonais: ao que tudo indica, a planta apresenta determinadas moléculas que possuem a mesma estrutura que os hormônios naturais, tanto do homem quanto da mulher.

Outras indicações: doenças crônicas, doenças hepáticas, cirrose, hepatite, cansaço mental, Síndrome de Fadiga Crônica, reduz ressecamento da pele, aumento de energia muscular, anemia, previne o diabetes, reforça a imunidade, previne doenças cardiovasculares, desnutrição, depressão, câncer de estômago, tuberculose, memória fraca, retardar envelhecimento, beneficia a próstata, problemas na tireoide.

Contra-indicações: Como qualquer outro suplemento não deve ser tomado em grandes quantidades. Quando você começar a usar maca, é melhor começar com pequenas porções. A quantidade ideal depende de cada pessoa e algumas relatam enjoo quando utilizam mais do que o necessário. Não deve ser usada por pessoas com câncer relacionado a hormônios como testicular, de ovário, entre outros,. Se você tiver problemas de fígado ou pressão arterial elevada você deve perguntar ao seu médico antes de tomar maca. Pessoas com qualquer condição de doenças crônicas, doenças hepáticas (como insuficiência hepática, cirrose ou hepatite), doenças renais (como insuficiência renal) e alergias (alergias a alimentos, corantes e conservantes) só devem utilizar a maca com recomendação médica.

Marcas: Nu3? Jasmine?

Ginseng Brasileiro (pfafia paniculada)

Indicações: estimulante sexual, alivia sintomas da menopausa e da TPM, estimula o apetite, energético, utilizado para diminuir os efeitos secundários de contraceptivos. Tem efeito similar ao estrogênio.

Outras indicações: para fadiga e depressão; situações de estresse; dores em geral; anorexia e digestão lenta; promove crescimento da massa muscular; anemia falciforme; esteroidal; protetor celular; oxigenador celular; arteriosclerose; artrites; mal de Parkinson; reumatismo; tremores; úlceras e tumores; drenagem linfática; constituição física débil; recuperação física lenta; hipotonia muscular; demência senil; síndrome de fadiga crônica; distrofias musculares; reforço da energia vital; oxigenação celular; equilibra o açúcar no sangue; fortalecimento da memória; combate colesterol; neutraliza toxinas; anemia; astenia; potencializador da insulina; melhoria da função cerebral.

Page 2: SolucoesNaturais_ProblemasFemininos

Ayurveda (Ação nos doshas): reduz Vata e tem ação neutra sobre Pitta e Kapha. Erva úmida e levemente pesada.

Contra-indicações: em mulheres que tenha câncer estrogênio-positivo; erva pode causar reações alérgicas asmáticas se houver inalação do pó. A ingestão de grandes quantidades de saponinas de plantas em geral tem revelado a possibilidade de causar ligeiros distúrbios gástricos como náuseas ou cãibras intestinais. Nesse caso é aconselhado simplesmente reduzir a dosagem.

Interações medicamentosas: certos esteróis contidos na raiz podem ter propriedades ou atividades ligadas a um acréscimo na produção de estrogênio (não provado clinicamente), já que essa planta é utilizada tradicionalmente para regular a menstruação, tratar a menopausa e outros problemas hormonais. É, portanto aconselhado às mulheres que sofram de distúrbios de excesso de estrogênio evitar a utilização desta planta. Não é recomendada a combinação da pfaffia com medicamentos que contenham sais de ferro.

OBS: não usaria todos os dias, nem em grandes quantidades.

Vitex (agnocasto, flor da castidade)

Indicações: problemas menstruais, perimenopáusicos e TPM. Atuando sobre a hipófise, melhora a regularidade menstrual e tem ação semelhante à da progesterona. Antiestrogênico, estimulante da secreção de LH, inibidor da secreção do hormônio FSH (se em excesso), inibidor da secreção de prolactina. Pode ser usada para tratar fluxos menstruais abundantes, dores menstruais e acne pré-menstrual, mas funciona melhor conjugada com outros remédios indicados por um profissional. Melhora a Síndrome do Ovário Policistico, mas os resultados podem só ser visíveis após 3-4 meses.

Estudos clínicos mostram que os benefícios dessa planta podem demorar seis meses ou mais para aparecer. No alívio da TPM, sua ação é perceptívei já a partir da segunda menstruação. Efeitos mais duradouros, no entanto, podem levar um ano para aparecer.

Outras indicações: diurético, antidisentérico, expectorante, hematúria, hemorróidas, diabete, problemas menstruais e de menopausa, lactação deficiente, ejaculação involuntária, reumatismo, diarréia, gastralgia, amenorréia, doenças fibrocísticas das mamas e espasmos gastrintestinais. Espasmo, gases, gripe, diminuir a testosterona nos homens e hiperplasia benigna da próstata.

Ayurveda (Ação nos doshas): reduz Vata e Kapha e agrava Pitta. Erva leve, seca e penetrante. Atua nos tecidos plasmático, sanguíneo, adiposo e reprodutivo. Nos canais (srotas) digestivo, nervoso, reprodutor feminino e na

Page 3: SolucoesNaturais_ProblemasFemininos

lactação. Redicireciona o fluxo do Apana Vata para baixo, regula a menstruação, diminiu o libido masculino, libera acúmulos, limpa toxinas do útero, alivia condições da pele, tônico cerebral e dos nervos, rejuvenescedor, principalmente do sistema reprodutivo e da fertilidade, aumenta a produção de leite materno, alivia dores. Eleva o Agni e elimina Ama.

Contraindicações: VITEX pode interferir com outras terapias endócrinas (Terapia de Reposição Hormonal, contraceptivos orais e hormônios sexuais). Devido aos efeitos dopaminérgicos, pode ocorrer uma diminuição recíproca do efeito quando da administração concomitante com os antagonistas dos receptores da dopamina. VITEX não deve ser utilizado durante a gravidez, lactação e por pessoas que apresentam excesso de progesterona. O uso de VITEX, por pacientes que estejam realizando terapia de reposição hormonal para o tratamento da deficiência do corpo lúteo, deve ser realizado somente com orientação médica. Em casos de hipersensibilidade ao produto, descontinuar o uso e procurar orientação médica. Evitar seu uso em pacientes com distúrbios da coagulação sanguínea. Eventualmente podem aparecer "rash" cutâneo, urticária, náusea, vómito, boca seca, dor de cabeça, tontura, sonolência, confusão e agitação. O uso concomitante com amantadina pode aumentar os efeitos colaterais dopaminérgicos. Evitar o uso do Agnocasto com agonistas da dopamina: fenotiazina, pergolide, bromocriptine, amantadina. Pode aumentar o fluxo menstrual e cefaléias. Evitar em condições de Pitta agravado.

Óleo de Prímula ou Onagra (Oenothera biennis)

Indicações: ameniza cólicas, dores mamárias e sintomas da TPM. Útil em distúrbios da deficiência de progesterona-infertilidade feminina e menopausa.

Outras indicações: redução das dores de artrite reumatóide e enxaqueca, tratamento de disfunções na pele (como acne e rosácea), tratamento e prevenção de doenças cardíacas, alergias, esclerose múltipla, depressão e hiperatividade.

Ayurveda (Ação nos doshas): reduz problemas relacionados ao Pitta

Contra-indicações: Não usar na gravidez e lactação. Usar com cautela, ou não usar, se tiver história de ataques epilético ou usa medicamento que faz ataques epiléticos mais prováveis. Contraindicado para pessoas que sofrem de distúrbios hemorrágicos e esquizofrenia.

FONTES:

http://www.plantasquecuram.com.br/

Page 4: SolucoesNaturais_ProblemasFemininos

http://www.ervanarium.com.br/

http://www.bulas.med.br/

http://www.plantamed.com.br/

http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/