solubilidade e miscibilidade

3
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI CAMPUS ALTO PARAOPEBA ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES RELATÓRIO ALEX JUNIOR OLIVEIRA SILVA INARA REZENDE CARVALHO MARIANA LEITE DE ANDRADE RAFAEL MARQUES TOLEDO STEFANIA DE SOUSA FARIA SETEMBRO DE 2010

Upload: alex-junior

Post on 29-Dec-2014

2.015 views

Category:

Education


4 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Solubilidade e Miscibilidade

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REICAMPUS ALTO PARAOPEBA

ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES

RELATÓRIO

ALEX JUNIOR OLIVEIRA SILVAINARA REZENDE CARVALHO

MARIANA LEITE DE ANDRADERAFAEL MARQUES TOLEDOSTEFANIA DE SOUSA FARIA

SETEMBRO DE 2010

Page 2: Solubilidade e Miscibilidade

Solubilidade e miscibilidade

Introdução:A solubilidade é a capacidade de uma substância possui de dissolver-se

espontaneamente em outra e indica o máximo de soluto que pode ser dissolvido em um solvente. Ela está intimamente relacionada a polaridade da molécula. A lei básica da solubilidade é: semelhante dissolve semelhante.

Já miscibilidade é a capacidade de dois ou mais líquidos se misturarem. Líquidos que se misturam são chamados miscíveis e os que não se misturam são imiscíveis.

A importância do trabalho está na capacidade de analisar diferentes tipos de misturas, podendo ser heterogêneas ou homogêneas.

Procedimentos experimentais:Solubilidade e polaridade:NaCl:

A primeira amostra realizada foi uma mistura entre NaCl + H2O. Adicionou-se uma ponta de espátula do sal a 5ml de água. Observou-se que o soluto foi completamente dissolvido no solvente. A segunda análise foi feita entre NaCl + C2H6O. Uma ponta de espátula do sal foi adicionada a 5ml de etanol. O cloreto de sódio não se dissolveu no álcool. A terceira amostra realizada foi NaCl + CHCl3. Uma ponta de espátula do sal foi adicionada a 5ml de clorofórmio. O resultado obtido foi a não dissolução do sal no haleto.C12H22O11:

A primeira solução realizada foi entre C12H22O11 + H2O. Adicionou-se uma ponta de espátula de sacarose a 5ml de água. O açúcar foi completamente dissolvido. Uma outra reação foi feita com C12H22O11 + C2H6O. Uma ponta de espátula de sacarose foi misturada a 5ml de etanol e pôde-se perceber que esse açúcar não se dissolve no álcool. Por último obteve-se uma mistura entre 5ml CHCl3 + uma ponta de espátula de C12H22O11 e tal experimento mostrou que a sacarose é também insolúvel em clorofórmio.

Miscibilidade:O primeiro experimento realizado foi entre água e etanol. Em um tubo de ensaio

adcionou-se 5ml de água a 5ml de etanol. Observou-se que água e etanol se misturam pois ambos são substâncias polares.

O segundo experimento foi a mistura feita entre água e óleo. Adicionou-se 1ml de água e 1ml de óleo em um tubo de ensaio e percebeu-se que ambos não se misturaram, pois a água é polar e o óleo apolar. Como a massa específica do óleo é menor ele compôs a fase superior da mistura. Logo após, adiciou-se 0,2ml de detergente a mistura; essa perdeu suas fases, tornando-se uma mistura homogênea. Depois de alguns minutos, as fases voltaram a aparecer.

O terceiro experimento realizado foi com água e acetado de etila. Adicinou-se em um tubo de ensaio 1ml de H2O + 1ml de CH3COOCH2CH3. Água e acetato de etila são imiscíveis, formando uma mistura com 2 fases na qual o acetado de etila é o composto menos denso (0,90 g/cm3) se sobrepondo, portanto, à água. Ao adicionar 0,2ml de detergente e misturar, as três fases desaparecem. Entretanto após alguns instantes de repouso, percebe-se a separação das três fases.

O último experimento foi feito com a mistura de etanol e óleo. Misturou-se 1ml de H2O a 1ml de C2H6O. Os compostos não se misturaram, o álcool é uma substância polar enquanto o óleo é apolar, por isso cria-se uma mistura com duas fases. Para finalizar, foi adicionado 0,2ml de detergente a mistura. Ao agitar o tubo de ensaio, toda as fases se fundiram em apenas uma. Porém depois de algum tempo de repouso elas voltaram a se separar.

Page 3: Solubilidade e Miscibilidade

Resultados e conclusões:Solubilidade:

SOLUTO H2O C2H6O CHCL3

NaCl Solúvel Insolúvel Insolúvel

C12H22O11 Solúvel Insolúvel Insolúvel

Miscibilidade:SUBSTÂNCIAS MISCÍVEIS IMISCÍVEIS

H2O + C2H6O X

H2O + CH3COOCH2CH3 X

C2H6O + ÓLEO X

SUBSTÂNCIASMISCÍVEISAO AGITAR

IMISCÍVEISAPÓS

INSTANTES

H2O + C2H6O + DETERGENTE X

H2O + CH3COOCH2CH3 + DETERGENTE X X

C2H6O + ÓLEO + DETERGENTE X X

Ao realizar esses experimentos pôde-se concluir que solubilidade é a propriedade que uma substância tem de dissolver-se espontaneamente em outra substância denominada solvente. Ela está relacionada a polaridade da molécula. Substâncias polares dissolvem substâncias polares, enquanto substâncias apolares dissolvem substâncias apolares. O fato de alguns líquidos não terem se misturado está relacionado a essa lei.

Bibliografia:Acessado em 20/09/2010: http://pt.wikipedia.org/wiki/SolubilidadeAcessado em 21/09/2010:http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/mvsl/Sala%20%20Leitura/conteudos/SL_solubilidade.pdf