solidariedade: fidesco mostra o seu trabalhoparoquiaz.org/ficheiros/tblmenu67_35.pdf ·...

4
O ACÓLITO N.º 30 - 8- Escola de Acólitos de S. Miguel Solidariedade: Fidesco mostra o seu trabalho Lisboa, 03 out 2011 (Ecclesia) – Com o intuito de dar a conhecer o trabalho que realiza, a FIDESCO promove uma sessão de apresentação, este sábado, na Portela, em Lisboa. Esta organização não governamental (ONG) católica e solidariedade internacional que envia voluntários para trabalhar na ajuda às populações de países menos desenvolvidos fará também uma sessão de apresentação dia 15 deste mês, em Coimbra. Fundada em 1981, em resultado de um encontro com bispos africanos, a Fidesco é uma ONG de solidariedade internacional que recruta, forma e envia voluntários para trabalharem em projetos de desenvolvimento, e, deste modo, darem um testemunho de vida e solidariedade. Além de outros projetos em que participa, a Fidesco gere diretamente 12 projetos, entre os quais, o dispensário (hospital popular) de Matoto na Guiné-Conakri, o centro de acolhimento para crianças de rua em Kigali no Ruanda, o centro de formação contínua e profissional em São Salvador da Baía, no Brasil, e os centros de formação agrícola em Madagáscar e na Indonésia. Em 2010, havia 160 voluntários no terreno.” http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?&id=87541 EDIÇÃO: A redacção deste pequeno jornal é da responsabilidade da equipa animadora dos acólitos da nossa paróquia. Todos os textos publicados que não estejam referenciados são da autoria da nossa equipa jornalística. (Ana Daniela; Carla Pinto; Daniel Marques; Daniel Pereira; Diana Semblano e Ricardo Tavares) Contacto: [email protected] NESTÃO EDIÇÃO Paróquia de Oliveira de Azeméis Novo quartel dos Bombeiros Voluntários 2 Um obrigado a um amigo muito especial 3 A presença eucarística palavras institucionais 4 O que é a Sagrada Eucaristia 5 Campanha angariação de novos acólitos 6 Médicos salvam bebé de grávida morta a tiro na igreja Madrid 7 Solidariedade: Fidesco mostra o seu trabalho. 8 Campanha de angariação de novos acólitos Dia 22 de Outubro será levada a cabo a campanha de angariação de novos acólitos, nas catequeses do 3º ao 9º ano. »» Página 8 Nos últimos meses, o Padre Amaro esteve de férias na terra que o viu crescer. Um obrigado de toda a Paróquia »» Página 3 A Eucaristia é fonte do cristão. Nesta edição abordamos a presença eucarística nas palavras institucionais. »» Páginas 4 e 5 Inauguração do novo Quartel dos Soldados da Paz. »» Página 6

Upload: phammien

Post on 08-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

O ACÓLITO N.º 30

- 8 - Escola de Acólitos de S. Miguel

Solidariedade: Fidesco mostra o seu trabalho

Lisboa, 03 out 2011 (Ecclesia) – Com o intuito de dar a conhecer o trabalho que realiza, a FIDESCO promove uma sessão de apresentação, este sábado, na Portela, em Lisboa.

Esta organização não governamental (ONG) católica e solidariedade internacional que envia voluntários para trabalhar na ajuda às populações de países menos desenvolvidos fará também uma sessão de apresentação dia 15 deste mês, em Coimbra.

Fundada em 1981, em resultado de um encontro com bispos africanos, a Fidesco é uma ONG de solidariedade internacional que recruta, forma e envia voluntários para trabalharem em projetos de desenvolvimento, e, deste modo, darem um testemunho de vida e solidariedade.

Além de outros projetos em que participa, a Fidesco gere diretamente 12 projetos, entre os quais, o dispensário (hospital popular) de Matoto na Guiné-Conakri, o centro de acolhimento para crianças de rua em Kigali no Ruanda, o centro de

formação contínua e profissional em São Salvador da Baía, no Brasil, e os centros de formação agrícola em Madagáscar e na Indonésia.

Em 2010, havia 160 voluntários no terreno.”

http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?&id=87541

EDIÇÃO: A redacção deste pequeno jornal é da responsabilidade da equipa animadora dos acólitos da nossa paróquia. Todos os textos publicados que não estejam referenciados são da autoria da nossa equipa jornalística. (Ana Daniela; Carla Pinto; Daniel Marques; Daniel Pereira; Diana Semblanoe Ricardo Tavares)Contacto: [email protected]

NESTÃO EDIÇÃO

Paróquia deOliveira de Azeméis

Novo quartel dos Bombeiros Voluntários

2

Um obrigado a um amigo muito especial

3

A presença eucarística palavras institucionais

4

O que é a Sagrada Eucaristia

5

Campanha angariação de novos acólitos

6

Médicos salvam bebé de grávida morta a tiro na igreja Madrid

7

Solidariedade: Fidesco mostra o seu trabalho.

8

Campanha de angariação de novos

acólitosDia 22 de Outubro será

levada a cabo a campanha de angariação

de novos acólitos, nas catequeses do 3º ao 9º

ano.»» Página 8

Nos últimos meses, o Padre Amaro esteve de férias na terra que o viu crescer.

Um obrigado de toda a Paróquia

»» Página 3

A Eucaristia é fonte do cristão.

Nesta edição abordamos a presença eucarística nas palavras institucionais.

»» Páginas 4 e 5

Inauguração do novo Quartel dos Soldados da Paz.

»» Página 6

O ACÓLITO N.º 30

- 2 - Escola de Acólitos de S. Miguel

Novo quartel dos Bombeiros Voluntários

O velho sonho tornou-se realidade. Passado pouco mais de um ano desde o início da construção, o novo quartel dos bombeiros voluntários oliveirense foi inaugurado.

Na qualidade de membro do actual governo, Miguel Macedo deslocou-se pela primeira vez ao distrito de Aveiro, concretamente a Oliveira de Azeméis, terra que disse conhecer 'razoavelmente', bem, sobretudo a 'capacidade empreendedora [das suas gentes] que faz desta região um dos motores da economia do país'. O ministro da Administração Interna marcou presença na inauguração do novo quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis (AHBVOA), fazendo parte de uma enorme lista de nomes de individualidades locais e nacionais, que foram convidadas a testemunhar este 'momento histórico', da centenária instituição oliveirense, que, em Junho último, completou '105 anos a bem servir a população'.

Situado na entrada sul da cidade e a poente da Avenida D. Maria, mesmo em frente ao monumento em homenagem aos ‘soldados da paz’ patrocinado pelo Lions Clube local, num terreno com 14 mil metros quadrados de área, o equipamento recém-inaugurado representa 'um investimento significativo, superior a um milhão de euros', apoiado pela autarquia, comparticipado por fundos comunitários e que conta ainda com o contributo de vários cidadãos.

Para Miguel Macedo, este novo quartel, assim como 'qualquer outro investimento em meios da protecção civil, representa sempre um passo em frente na defesa das populações'.

A nossa Escola de Acólitos, é claro que não podia ficar indiferente a este acontecimento, logo vimos felicitar os nossos Bombeiros, que tão bem têm servido a nossa população.

O ACÓLITO N.º 30

Escola de Acólitos de S. Miguel - 7 -

Médicos salvam bebé de grávida morta a tiro numa igreja em Madrid

Uma mulher, grávida, morreu depois de ter sido baleada por um homem, na noite passada, numa igreja de Madrid. Após os disparos, o agressor ajoelhou-se em frente ao altar e suicidou-se.

A vítima, que se encontrava num avançado estado de gestação, não resistiu aos ferimentos, mas a equipa médica conseguiu salvar o bebé após uma cesariana de emergência, feita na Igreja. A criança foi transportada para o Hospital da Paz, em Madrid, onde permanece nos Cuidados Intensivos.

Uma segunda vítima dos disparos sofreu uma ferida no tórax, encontrando-se internada em estado grave, mas consciente. A mãe da mulher grávida, que se encontrava na igreja com a filha, sofreu um ataque de ansiedade no momento do incidente.

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=2027980

O que leva as pessoas a matar? Alguém tem o direito de tirar a vida a outra pessoa? Quais as consequências destas mortes para os familiares?

Uma pessoa que mata sofre de perturbações graves da mente, nomeadamente ao nível das áreas emocionais e racionais. Deste modo, estamos perante um desvio da personalidade que leva o indivíduo a matar como forma de satisfazer impulsos ou instintos deformados que o transformam num psicopata.

Santo Afonso Rodrigues , Confessor

Natural de Segóvia, foi comerciante e pai de família. Tendo perdido a esposa e os filhos, ingressou na Companhia de Jesus como simples irmão coadjutor.

Durante quase quarenta anos foi religioso exemplar, exercendo o humilde mister de porteiro. Dotado de dons sobrenaturais e carismas, desenvolveu grande apostolado, chegando a possuir numeroso grupo de discípulos, entre os quais São Pedro Claver. Deixou escritos que revelam uma sabedoria nada livresca, muito verdadeira e profunda.

http://www.lepanto.com.br/Hagio10.html

O ACÓLITO N.º 30

- 6 - Escola de Acólitos de S. Miguel

Campanha de angariação de novos acólitos

Como vem sendo habitual, no início do novo ano catequético, fazemos o recrutamento de novos elementos que se queiram juntar ao nosso grupo.

Este ano, faremos no próximo dia 22 do corrente mês, nas catequeses do 3ª ao 9ª ano. No entanto, no caso de haverem jovens de anos mais avançados que queiram frequentar o nosso grupo, podem comparecer no dia 29

de Outubro, às 13:30h, na sala em frente aos quartos de banho paroquiais.Nesse dia, faremos a recepção aos novos elementos que se queiram

integrar no grupo.Apelamos aos pais e aos catequistas que incentivem os jovens a

inserirem-se no grupo dos acólitos, ou nos outros grupos litúrgicos. São uma forma de aprendizagem, serviço e companheirismo que enriquece a fé e os valores morais.

Frequentar um grupo litúrgico é um complemento enriquecedor para qualquer adolescente ou jovem, inserido num grupo catequético.

Santa Teresinha do Menino Jesus

Discreta e silenciosa, durante a vida quase não chamou a atenção sobre si. Parecia uma freira comum, sem nada de excepcional. Faleceu aos 24 anos, tuberculosa, depois de passar por terríveis sofrimentos. Enquanto agonizava, ouviu duas freiras comentarem entre si, do lado de fora de sua cela: "Coitada da Irmã Teresa! Ela não fez nada na vida... O que nossa Madre poderá escrever sobre ela, na circular em que dará aos outros conventos a notícia da sua morte?"

Assim viveu Santa Teresinha, desconhecida até mesmo das freiras que com ela compartilhavam a clausura do Carmelo. Somente depois de morta seus

escritos e seus milagres revelariam ao mundo inteiro a verdadeira envergadura da grande Santa e Mestra da espiritualidade.

A jovem e humilde carmelita que abriu, na espiritualidade católica, um caminho novo para atingir a santidade (a célebre "Pequena Via"), foi declarada pelo Papa João Paulo II Doutora da Igreja.

http://www.lepanto.com.br/Hagio10.html

O ACÓLITO N.º 30

Escola de Acólitos de S. Miguel - 3 -

Um obrigado a um amigo muito especial

Não poderíamos deixar de fazer menção neste humilde jornal, da partida do nosso missionário, ele que fez parte do nosso grupo de Acólitos, nos primeiros anos de existência.

Padre Amaro Ferreira juntamente com o nosso pároco e os demais acólitos cooperou na edificação da Escola de Acólitos da nossa paróquia! Deste modo, não poderíamos deixá-lo partir em Missão, sem agradecer a sua presença, as suas palavras, mas sobretudo pela sua mão amiga.

Este nosso amigo deu-nos a graça da sua companhia durante três meses, que para nós, passaram a correr. É, sem dúvida, nosso irmão de caminhada litúrgica, ele que esteve presente durante as festas litúrgicas e na novena em honra de Nossa Senhora de La Salette. Contámos também com a sua presença nas eucaristias em que, foi visível a sua alegria constante e contagiante.

Gostaríamos imenso de contar com a sua presença todos os dias do ano, contudo a sua missão neste momento fá-lo atravessar continentes, para levar a palavra de nosso Senhor Jesus Cristo, a regiões com sede de fé.

Temos a certeza que

ele nos levará com ele na sua caminhada de fé, nas suas orações e ele ficará nos nossos corações e nas nossas orações.

Um grande abraço para este nosso amigo e muita força para a sua missão!

O ACÓLITO N.º 30

- 4 - Escola de Acólitos de S. Miguel

A presença eucarística nas palavras institucionais

A Eucaristia é o próprio Corpo e Sangue de Cristo presentes no Pão e no Vinho consagrados.

“Durante a refeição, Jesus tomou o pão e, depois de o benzer, partiu e deu-lhe, dizendo: Tomai, isto é o meu corpo. Em seguida, tomou o cálice, deu graças e disse-lhes: Isto é o meu sangue da nova e eterna aliança que será derramado por vós e por todos.”1

Ele está presente no meio de nós, na Sua própria pessoa, como o Sumo Sacerdote da Sua Comunidade perante o Deus de todo o universo e da história, como o nosso próprio sacrifício, visto que Ele Se sacrificou por nós.

“Eu sou o pão da vida: aquele que vem a mim não terá fome, e aquele que crê em mim jamais terá sede”.2

Jesus está presente como dom, que penetra em nós mesmos como penhor da vida eterna. Ele está no meio de nós como a unidade do

amor. Ele está em tudo aquilo em que na Celebração Sagrada está presente no meio de nós e para nós, Ele dá-se, insere-Se em nós e acolhe-nos, na medida em que O recebemos.

Cristo é o pão da vida. O Senhor Jesus disse: “Eu sou o pão Vivo que desceu do céu; se alguém comer desse pão, viverá eternamente”3.

Qualquer cristão que coma o Senhor Jesus como o pão da vida viverá por Ele. Quando comemos este pão da vida, Ele está dentro de cada um de nós.

Assim, através das palavras institucionais, Cristo manifesta a Sua presença no meio de todos nós através, do Pão e do Vinho consagrados.

Retirado de um trabalho de Sacramentologia, na EDML,realizado por Diana Semblano

1 Mc 14, 22-252 Jo 6,353 Mc 14, 57

O ACÓLITO N.º 30

http://www.paroquiaz.org/ (secção de liturgia) - 5 -

O que é a Sagrada Eucaristia?

A Sagrada Eucaristia é o Sacramento em que Jesus Cristo entrega o Seu corpo e o Seu sangue – Ele próprio – por nós, para que também nos entreguemos a Ele em amor e nos unamos a Ele na Sagrada Comunhão. Assim nos ligamos ao corpo único de Cristo, a Igreja. [1322, 13324, 1409]

A Eucaristia é, depois do Baptismo e da Confirmação, o terceiro sacramento da iniciação cristã da Igreja Católica. A Eucaristia é o misterioso centro de todos estes sacramentos, pois a imolação histórica de Jesus na cruz torna-se presente, de uma forma oculta e incruenta, durante a consagração do pão e do vinho. A Eucaristia é, portanto, «fonte e centro de toda a vida cristã» (Concílo Vaticano II, Lumen gentium, n.º 11).

Tudo aponta para ela; aliás, não há nada maior que se possa alcançar. Quando comemos o pão partido, unimo-nos ao amor de Jesus, que no madeiro da cruz nos ofereceu o Seu corpo; quando bebemos do cálice, unimo-nos Àquele que até derramou sangue durante a Sua oferta por nós.

Não inventámos este rito; foi o próprio Jesus que celebrou com os Seus discípulos sob os sinais do pão e do vinho e exortou-os a celebrarem a Eucaristia a partir da Sua morte: «Fazei isto em memória de Mim!» (1Cor 11,24) Retirado de Youcat , n.º 208

“Como pode Jesus distribuir o Seu Corpo e o Seu Sangue? Ao fazer do pão o Seu Corpo e do vinho o Seu Sangue, Ele antecipa a Sua morte, aceita-a no Seu íntimo e transforma-a numa acção de amor. Aquilo que exteriormente é violência brutal – a crucifixão – torna-se interiormente um gesto de amor que se doa totalmente.” Bento XVI, 21.08.2005

“Na Sagrada Eucaristia tornamo-nos um com Deus, como o alimento com o corpo.” São Francisco de Sales

“A vossa vida deve ser tecida à volta da Eucaristia. Dirigi os vossos olhos para Ele, que é a Luz! Aproximai bem os vossos corações do Seu divino coração! Pedi-Lhe a graça de O conhecer, o amor para O amar, a coragem de O servir! Procurai-O ansiosamente!” Beata Madre Teresa