solda mag

16

Click here to load reader

Upload: gustavo-pessoa

Post on 16-Apr-2017

12.083 views

Category:

Technology


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Solda MAG

MAG

Metal Ativo GásAllan Gustavo Comploier RA: 07. 02156-9Gustavo Torres Pessoa RA: 08. 01835-9Rafael Alves de Oliveira RA: 09.00301-0

Page 2: Solda MAG

Agenda

O que e soldagem? Classes de solda. Principais tipos de solda. Solda MAG. Diferença entre solda MIG e MAG. Vantagens da solda MIG/MAG. Documentação de Soldagem Escola Piping.

Page 3: Solda MAG

O que é soldagem?

A soldagem é um processo que visa a união localizada de materiais, similares ou não, de forma permanente. É a forma mais importante de união permanente de peças usada industrialmente.

Page 4: Solda MAG

Classes de SOLDA

Existem basicamente dois grandes grupos de processos de soldagem:

O primeiro se baseia no uso de calor, aquecimento e fusão parcial das partes a serem unidas, denominado "processos de soldagem por fusão".

Page 5: Solda MAG

Classes de SOLDA

O segundo se baseia na deformação localizada das partes a serem unidas, que pode ser auxiliada pelo aquecimento dessas até uma temperatura inferior à temperatura de fusão, conhecido como "processos de soldagem por pressão" ou "processos de soldagem no estado sólido".

Page 6: Solda MAG

Principais tipos de SOLDASoldagem com Eletrodo Revestido

 Soldagem TIG

 Soldagem MAG/MIG 

Soldagem por Resistência 

Page 7: Solda MAG

Solda Mag Soldagem por arco elétrico com gás de proteção,

sigla em inglês GMAW (Gas Metal Arc Welding), mais conhecida como soldagem MIG/MAG, trata-se de um processo de soldagem por arco elétrico entre a peça e o consumível em forma de arame, eletrodo não revestido, fornecido por um alimentador contínuo, realizando uma união de materiais metálicos pelo aquecimento e fusão.

Solda MAG. (1) Direção de trabalho, (2) Tubo de contato, (3) Arame consumivel, (4) Gás de proteção, (5) Poça de fusão, (6) Solda solidificada, (7) Peça de Trabalho.

Page 8: Solda MAG

Solda Mag Neste processo de soldagem é utilizada a

corrente contínua (CC) e geralmente o arame é utilizado no pólo positivo (polaridade reversa). A polaridade direta é raramente utilizada, pois proporciona uma menor taxa de transferência do metal fundido do arame de solda para a peça.

A corrente mais comumente empregada é de 50 [A].

Um arco elétrico autocorrigido e estável é obtido com o uso de uma fonte de tensão constante e com um alimentador de arame de velocidade constante.

Page 9: Solda MAG

Diferença entre solda MIG e MAG Muitas pessoas confundem o processo

de soldagem MIG (metal inert gas) com o processo MAG (metal active gas).

Apesar dos processos serem relativamente parecidos, a principal diferença esta na proteção gasosa. No MIG, o gás não reage com o meio. No MAG, o gás dito ativo, geralmente CO2, interage com a poça de fusão.

Page 10: Solda MAG

Vantagens da solda MIG/MAGInúmeras são as vantâgens de soldas MIG/MAG. Algumas são: Não ha necessidade de remocão de

escória. Alta velocidade de soldagem. Processo pode ser automatizado.

Page 11: Solda MAG

Desvantagens da solda MIG/MAG

O processo também apresenta desvantagens. Algumas delas são: Regulagem do processo complexa. Produção de respingos. Manutencão trabalhosa. Alto custo do arame consumivel.

Page 12: Solda MAG

Solda - Documentação EPS – Especificação de Procedimento

de Soldagem

RQPS – Registro de Qualificação do Procedimento de soldagem

Documento de Engenharia no qual os valores permitidos de diversas variáveis do processo estão registrados para serem adotados, pelo soldador ou operador de soldagem, durante a fabricação de uma dada junta soldada

A EPS precisa ser Qualificada. Para isto construímos uma amostra segundo o procedimento especificado e realizamos testes, que serão definidos pela natureza de trabalho da peça e da norma considerada, para assim aprovar a EPS e utilizá-la na produção ou rejeitá-la e reformular o procedimento.

Page 13: Solda MAG

Normas ASME Seção IX - Vasos de Pressão

(Tanques, Caldeiras, Trocadores de Calor, Reatores);

API 1104 Seção 2 - Tanques Atmosféricos, Tubulações;

Normas Técnicas da Petrobrás (NTP’s) NB 14 (NBR 8800) – Projeto e Execução de

Estruturas Metálicas AWS D1.1 - Estruturas soldadas de aço

carbono e de baixa liga DNV - Estruturas marítimas de aço

Page 14: Solda MAG

Escola Piping

Em 1968 nasce a Escola Piping, de certa urgência, pois na mesma época surgia o Pólo Petroquímico no ABC, com isso, as empresas começaram a buscar qualificação profissional para seus funcionários.

Page 15: Solda MAG

Escola Piping Localizada na Av. Industrial

em Santo André – SP, possui 3 unidades com 40 cursos técnicos de soldagem a desenho industrial.

Programa de estudo para soldador:

Duração: 6 meses (90 horas) - 1,5 mês de teoria e 4,5 meses de prática na oficinaPrograma: SOLDAGEM - Eletrodo revestido, Tig, Mig/ Mag, Oxiacetileno, Plasma e Plástico.

Page 16: Solda MAG

Dúvidas?