software educativo: uma ferramenta a ser explorada!

19
Software educativo Acadêmica: Fabiana Zuliani Pedagogia 9ª fase

Upload: fabiana-zuliani

Post on 23-Jul-2015

142 views

Category:

Software


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Software educativo: Uma ferramenta a ser Explorada!

• Software educativo

Acadêmica: Fabiana Zuliani – Pedagogia 9ª fase

Page 2: Software educativo: Uma ferramenta a ser Explorada!

3. Simulação é um programa de computador que envolve

a criação de modelos dinâmicos e simplificados domundo real.

Estes modelos permitem a exploração de situaçõesfictícias, de situações com riscos como manipulação desubstância química ou objetos perigosos; de experimentosque são muito complicados, caros ou que levam muitotempo para se processarem, como crescimento de plantas;ou ainda, de situações impossíveis de serem obtidas,como um desastre ecológico por exemplo.

3. Simulação

Page 3: Software educativo: Uma ferramenta a ser Explorada!

As situações podem ser classificas em estáticas e

interativas. Nas simulações estáticas não há participaçãodo aluno, são demonstrações a que o aluno assiste, comoum filme ou um programa de TV.

Nas simulações interativas o aluno tem oportunidade deestabelecer hipóteses, realizar experimentos, verificar ourefutar suas suposições.

Uma simulação pode permitir, além do uso delaboratórios, operar um reator nuclear, controlar umarede de hospitais, hotéis, lojas e etc...

3. Simulação

Page 4: Software educativo: Uma ferramenta a ser Explorada!

Atraem e despertam muito o interesse;

Fazem observações sistemáticas de aspectos quantitativose qualitativos de ponto de vista do conhecimento eestabelecem o maior número possível de relações entreeles, utilizando para isso o conhecimento matemático(aritmético, geométrico, métrico, algébrico, estatístico,combinatório e probabilísticos)

Além disso oferecem segurança, experiências realísticas,facilitam a retenção de transferências bem comoapresentam vantagens econômicas.

Principais características das simulações:

Page 5: Software educativo: Uma ferramenta a ser Explorada!

Eliminam a ansiedade e permite o aluno a tentar

alternativas que seriam evitadas em outras situações.

Oferecem oportunidades ao aluno de explorar suaspróprias respostas e a forma como elas são obtidas, emvez de se limitar as respostas dos professores.

Fornece instruções claras para a participação do aluno,regras e diretrizes antes que a simulação comece,distribuídas ao longo da lição e introduzidas quandonecessário.

Principais características das simulações:

Page 6: Software educativo: Uma ferramenta a ser Explorada!

Algumas pessoas acham que o único interesse do uso dasimulação é sua capacidade de substituir experimentosreais que não são possível de serem feitos em laboratórioem sala de aula. Outros argumentos que a simulação deveser evitada quanto possível pois é uma forma de “ensinode maneiras errada dos experimentos de laboratório” nocaso da física e da química.

No entanto, pode levar o aprendiz a formar uma visãodistorcida a respeito do mundo; por exemplo, ser levado apensar que o mundo real pode ser utilizado e controladoda mesma maneira que nos programas de simulação.Portanto é necessário criar condições para o aprendizfazer a transição entre a simulação e o fenômeno nomundo real.

Porque utilizar a simulação?

Page 7: Software educativo: Uma ferramenta a ser Explorada!

Os programas tutoriais constituem uma versão

computacional da instrução programada. Um software detipo tutorial pode apresentar habilidades, informações ouconceitos novos ao aluno, substituindo livros, filmes epodendo apresentar o material com outras característicasque não são permitidas no papel como: animação, som,servindo como o apoio de reforço para as aulas, para apreparação ou revisão de atividades.

Principais características: Possui de recursosmotivacionais, a fim de garantir a atenção do aluno,oferece liberdade de tempo de resposta permitindo que oaluno aprenda em seu próprio ritmo.

4. Tutorial

Page 8: Software educativo: Uma ferramenta a ser Explorada!

Fornece orientação incluindo pistas e diretrizes para

facilitar a aprendizagem e apresentando questões paraajudar o aluno a descobrir regras e conceitos.

Apresenta facilidade de leitura da tela, estimulando oaluno-computador, fornece feedback, analisando asrespostas incorretas e encaminhando para a respostacerta.

Avalia o desempenho do aluno para determinar se elealcançou os objetivos da lição, registrando e apresentandorelatório dos

4. Tutorial

Page 9: Software educativo: Uma ferramenta a ser Explorada!

Por que utilizar? Os tutoriais ensinam e controlam o

progresso da aprendizagem. É a forma tecnológica de dara cada aluno um tutor individual, que é paciente eadequado às necessidades do aluno.

O computador poder apresentar o material com outrascaracterísticas que não são permitidas no papel como:animação, som e a manutenção do controle dodesempenho do aprendiz, facilitando o processo deadministração dos conteúdos curriculares.

Por que utilizar?

Page 10: Software educativo: Uma ferramenta a ser Explorada!

Os programas tutoriais são bastante usados pelo fato de

permitirem a introdução do computador na escola semprovocar muita mudança, pode ser a principal forma deensino quando o número de alunos ou a disponibilidadede professores não justifica um curso regular.

É evidente que apesar da capacidade do computadorinteragir apresentando imagens, cores, movimento e sons,esses tipos de programas nada mais fazem quereproduzir a sala de aula convencional, ainda que deforma mais interessante que muitos professores.

Por que utilizar?

Page 11: Software educativo: Uma ferramenta a ser Explorada!

A tendência dos bons programas tutoriais é utilizar

técnicas de Inteligência Artificial para analisar padrões deerro, avaliar o estilo e a capacidade de aprendizagem doaluno e oferece instrução especial sobre o conceito em queo aluno está apresentado dificuldade.

Os sistemas tutores inteligentes possuem umcomportamento mais parecido ao de um professor,flexibilizando a apresentação de seu conteúdoinstrucional. Podem ser vistos como uma realização deuma forma mais individualizada de ensino-aprendizagem, onde o programa procura identificar aestratégia usada pelo aluno e o orienta a navegar poropções de conteúdos mais adaptadas ao seu perfil.

Tutor inteligente!

Page 12: Software educativo: Uma ferramenta a ser Explorada!

O objetivo da exploração das linguagens de programação

é propiciar um ambiente de aprendizado baseado naresolução de problemas. A linguagem logo é a maisconhecida e utilizada nos processos educativos.

O logo foi desenvolvido por Seymour Papert na décadade 60 e , passou por vários períodos de altos e baixos. Éuma linguagem denominada como estruturada e que seassemelha muito a linguagem executada no nosso dia adia. Por exemplo: para frente, para trás, limpa, novo, etc.

5. Linguagens de programação:

Page 13: Software educativo: Uma ferramenta a ser Explorada!

O objetivo não é ensinar programação de computadores e

sim, como representar a solução de um problemasegundo uma linguagem computacional.

Com essa programação o aluno pode verificar suas ideiase conceitos. Se existe algo errado o aluno pode analisar oprograma e identificar a origem do erro.

5. Linguagens de programação:

Page 14: Software educativo: Uma ferramenta a ser Explorada!

Os processadores de texto e as planilhas eletrônicas são os

mais conhecidos tipos de aplicativos que podem serexplorados em uma abordagem educacional mais aberta.

Neste caso, variados tipos de atividades podem serrealizadas no âmbito das Ciências. Estas atividadesestarão associadas à criatividade do professor que seráresponsável por propor trabalhos e desafios, que possamser solucionados através de uso de planilhas, banco dedados ou dos editores de textos.

6. Aplicativos:

Page 15: Software educativo: Uma ferramenta a ser Explorada!

Os aplicativos são ideias para o desenvolvimento de

projetos que envolvem o levantamento, armazenamentorepresentação e analise de dados.

Porém, assim como as linguagens de programação, oobjetivo das aplicações não é só ensinar a utilizá-las e sima representar a resolução de um problema matemático.

6. Aplicativos:

Page 16: Software educativo: Uma ferramenta a ser Explorada!

Cabe ressaltar a importância de se perguntar e analisar se

o software contém tutoriais ou documentos que ajudamna sua utilização?

Pertinência ao programa curricular: O conteúdo estáadequado aos objetivos curriculares do curso que sedestina?

Aspectos didáticos: O software explora estratégiaspedagógicas de alguma linha teórica específica?

AVALIAÇÃO DE SOFTWARE EDUCATIVO CARACTERÍSTICAS

PEDAGÓGICAS

Page 17: Software educativo: Uma ferramenta a ser Explorada!

Clareza dos conteúdos: Os conteúdos estão bem

apresentados e explorados ? Possui erros conceituais?

Recursos motivacionais: O software cria estratégias quemotivam o aluno a desenvolver as atividades propostas?

Tratamento das dificuldades: O software propõe algumaestratégia ou funcionalidade que facilite a percepção doserros e que ajudem a recuperar os conceitos corretos deforma objetiva ?

AVALIAÇÃO DE SOFTWARE EDUCATIVO CARACTERÍSTICAS

PEDAGÓGICAS

Page 18: Software educativo: Uma ferramenta a ser Explorada!

Campos, G.H.B., “Metodologia para avaliação da

qualidade de software educacional: diretrizes paradesenvolvedores e usuários”, Tese de D.Sc.,COPPE/Sistemas, UFRJ, Rio de Janeiro, 1994.

Campos, F.C.A., “Hipermídia na Educação:Paradigmas e avaliação da qualidade”, Dissertaçãode M.Sc., COPPE/Sistemas, UFRJ, Rio de Janeiro,1994.

Referências:

Page 19: Software educativo: Uma ferramenta a ser Explorada!

OBRIGADA!