sofistas 21

21
Componentes: Hiago Cortes e Eduardo dos Reis / Turma: 21MP

Upload: alemisturini

Post on 11-Aug-2015

371 views

Category:

Education


2 download

TRANSCRIPT

Componentes: Hiago Cortes e Eduardo dos Reis / Turma: 21MP

* Os sofistas foram reputados como grandes mestres, eram procurados por jovens, dispostos a pagar muito dinheiro para aprender o que os filósofos tinham a lhes ensinar.

* Os sofistas negam a existência da verdade, ou pelo menos a possibilidade de acesso a ela. Para os sofistas, o que existe são opiniões.

* O período clássico da história da Grécia Antiga, séculos Va. C. ao IV a.C. Foi nesse período, que viveram: os sofistas. Entre os sofistas, destacam-se: Protágoras, Híppias, Górgias, sócrates, etc.

Dualismo Platônico

* Segundo Platão, existem dois mundos: O mundo real e o mundo das ideias.

* O mundo das ideias, que é o mais verdadeiro porque se mantém igual. O mundo real, que se altera-se, se transforma, não se mantém igual.

* No mundo das ideias , vemos uma árvore, podemos fechar os olhos ou passar muito tempo, mas, ainda nos lembramos da árvore exatamente como a vimos um dia. = Na idéia a árvore se mantém sempre igual.

* No mundo real, quando vemos uma árvore, ela pode ser queimada ou arrancada, ou seja, o que vimos desaparece. = Na realidade tudo muda, pode deixar de existir, pode não ser mais uma verdade amanhã.

Epicurismo

* Epicurismo é um sistema criado por um filósofo ateniense chamado Epicuro de Samos no século IV a.C

* Existem vários fundamentos básicos do Epicurismo, porém, se distingue o desejo para encontrar a felicidade, buscar a saúde da alma,

* Os seguidores do epicurismo são chamados de epicuristas e, de acordo com o sistema filosófico, devem procurar evitar a dor e as perturbações, levar uma vida longe das multidões (mas não solitário), dos luxos excessivos, se colocando em harmonia com a natureza e desfrutando da paz.

cinismo

* Cinismo é um sistema e doutrina filosófica dos cínicos. Alguém considerado cínico também pode ser alguém que é desavergonhado, descarado, imprudente, impassível ou obsceno.

* O cinismo foi uma escola filosófica grega, fundada por Antístenes, discípulo de Sócrates. A maior virtude para eles era a auto satisfação, o que se basta a si mesmo, e renunciar os bens e prazeres terrenos até conseguir uma total independência das necessidades vitais e sociais.

* Alguns filósofos a classificam como escola socrática, na linha de Sócrates-Antístenes-Diógenes. Outros negam a relação Antístenes-Diógenes, não a consideram uma escola socrática e vêm em Diógenes o seu fundador e inspirador.

Pirronismo

* Pirronismo, também conhecido como ceticismo pirrônico, foi uma tradição da corrente filosófica do ceticismo fundada por Enesidemo de Cnossos no século I d.C

* O pirronismo tornou-se influente há alguns séculos desde o surgimento da moderna visão científica do mundo.

* Os céticos pirrônicos negam assentimento a proposições não imediatamente evidentes e permanecem num estado de inquirição perpétua.