sobre (duas) rodas

1
FOTO: GONÇALO ROSA DA SILVA 68 v9 DE ABRIL DE 2009 V Sociedade V ocê roda em cima e o mundo em baixo de você/ corpo ao vento, pensa- mento solto pelo ar/ para isso acontecer basta você me peda- lar», diz a canção interpretada por Toquinho, que parece ter servido de inspiração a Tiago Costa, 27 anos. Pós-gradua- do em Economia e Políticas Públicas e licenciado em Gestão e Administração, Tiago deixou o emprego para pedalar por um objectivo: dar a volta a Portu- gal em bicicleta, primeiro, e, depois, ao mundo. Para tal, conta com Capito- lina Ambrioleta, a sua bicicle- ta, já com 144 quilómetros percorridos. A partida está marcada para 6 de Abril e a iniciativa pretende chamar a atenção para «um meio de transporte amigo do ambiente e nada dispendioso». A ideia surgiu-lhe depois de ter feito viagem diferente, de mochila às costas, sozinho, pela Europa Ocidental. Uma experiência que despertou nele uma «paixão e vontade incrível de viajar e conhecer novos sítios e pessoas». Numa primeira etapa, a viagem percorrerá o perímetro de Portugal. Consigo viajarão, também, uma tenda e um fogão a gás, para diminuir os gastos. «Será um teste às minhas capaci- dades.» BikeIberia, Specialized e Without Stress são alguns dos patrocinadores, além da Multipessoal, a empresa onde trabalhou oito meses e da qual se despediu para iniciar o projecto. Quando terminar a aventura em Portugal, planeia «regres- sar ao trabalho para juntar algum dinheiro.» E, depois, tem o mundo por horizonte... VERA MENDÃO COSTA Sobre (duas) rodas Pedalar pelo mundo é o objectivo de um jovem português, para provar que com a bicicleta se chega a todo o lado ( VIAGEM ) AVENTURAS DE BICICLETA >> Nuno Brilhante Pedrosa, 37 anos, pedalou 42 mil quilómetros pelo continente americano, para angariar fundos para a Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral e alertar para os problemas que essas crianças têm. A viagem do ex-emprega- do de restauração come- çou em Julho de 2006 e terminou a 15 de Março deste ano. >> Paulo Guerra dos Santos, 36 anos, andou cem dias de bicicleta, em Lisboa, uma experiência essencial para concluir a sua tese de mestrado. O engenheiro civil queria mostrar que este trans- porte é um meio viável de mobilidade na capital e sensibilizar as pessoas para o uso da bicicleta nas suas deslocações diárias. TIAGO COSTA De bicicleta, pelas estradas de Portugal

Upload: vera-costa

Post on 29-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Pedalar pelo mundo é o objectivo de um jovem português, para provar que com a bicicleta se chega a todo o lado

TRANSCRIPT

Page 1: Sobre (duas) rodas

FOTO

: GO

ALO

RO

SA D

A SI

LVA

68 v 9 DE ABRIL DE 2009

V

Sociedade

Você roda em cima e o mundo em baixo de você/ corpo ao vento, pensa-

mento solto pelo ar/ para isso acontecer basta você me peda-lar», diz a canção interpretada por Toquinho, que parece ter servido de inspiração a Tiago Costa, 27 anos. Pós-gradua-do em Economia e Políticas Públicas e licenciado em Gestão e Administração, Tiago deixou o emprego para pedalar por um objectivo: dar a volta a Portu-gal em bicicleta, primeiro, e, depois, ao mundo.

Para tal, conta com Capito-

lina Ambrioleta, a sua bicicle-ta, já com 144 quilómetros percorridos. A partida está marcada para 6 de Abril e a iniciativa pretende chamar a atenção para «um meio de transporte amigo do ambiente e nada dispendioso».

A ideia surgiu-lhe depois de ter feito viagem diferente, de mochila às costas, sozinho, pela Europa Ocidental. Uma experiência que despertou nele uma «paixão e vontade incrível de viajar e conhecer novos sítios e pessoas».

Numa primeira etapa, a

viagem percorrerá o perímetro de Portugal. Consigo viajarão, também, uma tenda e um fogão a gás, para diminuir os gastos. «Será um teste às minhas capaci-dades.» BikeIberia, Specialized e Without Stress são alguns dos patrocinadores, além da Multipessoal, a empresa onde trabalhou oito meses e da qual se despediu para iniciar o projecto.

Quando terminar a aventura em Portugal, planeia «regres-sar ao trabalho para juntar algum dinheiro.» E, depois, tem o mundo por horizonte... VERA MENDÃO COSTA

Sobre (duas) rodas Pedalar pelo mundo é o objectivo de um jovem português,

para provar que com a bicicleta se chega a todo o lado

( VIAGEM )

AVENTURAS DE BICICLETA

>> Nuno Brilhante Pedrosa, 37 anos, pedalou 42 mil quilómetros pelo continente americano, para angariar fundos para a Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral e alertar para os problemas que essas crianças têm. A viagem do ex-emprega-do de restauração come-çou em Julho de 2006 e terminou a 15 de Março deste ano.

>> Paulo Guerra dos Santos, 36 anos, andou cem dias de bicicleta, em Lisboa, uma experiência essencial para concluir a sua tese de mestrado. O engenheiro civil queria mostrar que este trans-porte é um meio viável de mobilidade na capital e sensibilizar as pessoas para o uso da bicicleta nas suas deslocações diárias.

TIAGO COSTA De bicicleta, pelas estradas de Portugal