slides3

9

Click here to load reader

Upload: renannunes

Post on 05-Jun-2015

360 views

Category:

Technology


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Slides3

METODOLOGIA DO FUTEBOL

Page 2: Slides3

Objetivos da Lei Pelé

Profissionalizar o futebol;Assegurar o direito dos jogadores;Aperfeiçoar a relação do clube formador com seu atleta.

Page 3: Slides3

Lei Pelé

O contrato só pode ser assinado com 16 anos de idade;O atleta deve fazer parte do clube pelo menos 2 anos como não profissional;O clube formador do atleta que é detentor do primeiro contrato terá preferência de renovação;O atleta não profissional entre 14 e 20 anos receberá auxilio financeiro; Os clubes de formação são ressarcidos por clubes não formadores que utilizam seus atletas.

Page 4: Slides3

Esquema analítico e contribuição para uma

teoria do conhecimento na Sociologia do Esporte

Divergências de opiniões dos jogadores.

Page 5: Slides3

Profissionais do esporte; Atletas não têm

mais seus direitos garantidos em lei

Lei Zico (1993) Lei Pelé (1998) Estatuto do Desporto (discussão) Lei 9.981/00 Lei Pelé: pontos facultativos Previsões trabalhistas de proteção aos atletas Vínculo empregatício e direitos dos atletas protegidos Contrato de trabalho registrado CTPS: facultativo Discrepância entre modalidades.

Page 6: Slides3

Legislação do desporto nacional mudanças;Relação clubes – atletas;Modificações na Lei Pelé;Institucionalização da Justiça Desportiva;Moralizar questões da pratica esportiva;Atleta individualista.

Governo pretende mudar lei desportiva

Page 7: Slides3

Jean Carlos Chera

Jean Carlos surpreende com suas habilidades e domínio de bola ;Cobiçado por vários times europeus;Citado nas palestras de Carlos Alberto Parreira;Pais preferem manter o jovem talento no Brasil devido a pouca idade e a assistência fornecida pelo Santos.

Page 8: Slides3

Ronaldo de Assis Moreira; Ida para o Paris Saint-Germain

Saída de Ronaldinho Gaúcho do Grêmio;Com o fim do contrato com o Gremio, Ronaldo assina um pré-contrato escondido com Paris Saint Germain;Jogador rotulado de traidor;Timidez e simpatia combinado com o bom futebol torna o craque em um ídolo .

Page 9: Slides3

Posição dos sindicatos e da federação nacional dos atletas profissionais de futebol sobre a lei esportiva

Não veda a transferência; O passe não foi e nem será extinto;Aplicação do §2º do artigo 28;Entidade formadora de atleta;Regulamentação do valor do passe;O passe na Europa;Atletas amadores até os 20 anos;Contrato padronizado;As propostas dos atletas.