site construmetal 2008 - abcem · 2017. 5. 22. · 3º ediÇÃo do construmetal 2008: congresso e...

12
3º EDIÇÃO DO CONSTRUMETAL 2008: CONGRESSO E EXPOSIÇÃO O Construmetal 2008 – Congresso Latino-Americano da Construção Metálica reuniu, no Shopping Frei Caneca & Convention Center, em São Paulo, cerca de 3.000 visitantes, entre os dias 9 e 11 de setembro, superando, nesta sua 3ª Edição, as expectativas dos organizadores, palestrantes e de expositores. Participaram das palestras técnicas cerca de 2.000 pessoas, que assistiram a apresentação de mais de 50 especialistas de diversas partes do Brasil, além de convidados internacionais, que vieram a São Paulo ministrar palestras técnicas sobre: Segurança contra incêndio, desempenho estrutural de ligações do tipo chapa de topo estendida sob altas temperaturas, dimensionamento, estruturas mistas aço e concreto, sistemas de cobertura e fechamento em aço, resistência, logística de montagem, entre outros. Exposição - Uma exposição paralela trouxe produtos e soluções tecnológicas a um público selecionado, composto por profissionais das mais diversas vertentes do setor da construção metálica, professores e estudantes de arquitetura e engenharia civil, entre outros interessados em desenvolver projetos em aço. Na ocasião, o professor doutor Zacharias Chamberlain ministrou durante dois dias o curso “Dimensionamento de elementos de estrutura metálica de acordo com a NBR 8800”. Diretoria da ABCEM Ulysses Barbosa Nunes, Vice-presidente de Galvanização, José Eliseu Verzoni, Presidente, Patrícia Davidsohn, Gerente Executiva Yavor Luketik, Vice-presidente de Coberturas Metálicas Carlos A. A. Gaspar, Vice-presidente de Desenvolvimento de Mercado

Upload: others

Post on 01-Feb-2021

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 3º EDIÇÃO DO CONSTRUMETAL 2008: CONGRESSO E EXPOSIÇÃO

    O Construmetal 2008 – Congresso Latino-Americano da Construção Metálica reuniu,no Shopping Frei Caneca & Convention Center, em São Paulo, cerca de 3.000visitantes, entre os dias 9 e 11 de setembro, superando, nesta sua 3ª Edição, asexpectativas dos organizadores, palestrantes e de expositores.

    Participaram das palestras técnicas cerca de 2.000 pessoas, que assistiram aapresentação de mais de 50 especialistas de diversas partes do Brasil, além deconvidados internacionais, que vieram a São Paulo ministrar palestras técnicassobre: Segurança contra incêndio, desempenho estrutural de ligações do tipo chapade topo estendida sob altas temperaturas, dimensionamento, estruturas mistas açoe concreto, sistemas de cobertura e fechamento em aço, resistência, logística demontagem, entre outros.

    Exposição - Uma exposição paralela trouxe produtos e soluções tecnológicas a umpúblico selecionado, composto por profissionais das mais diversas vertentes dosetor da construção metálica, professores e estudantes de arquitetura e engenhariacivil, entre outros interessados em desenvolver projetos em aço.

    Na ocasião, o professor doutor Zacharias Chamberlain ministrou durante dois dias ocurso “Dimensionamento de elementos de estrutura metálica de acordo com a NBR8800”.

    Diretoria da ABCEMUlysses Barbosa Nunes, Vice-presidente de Galvanização,José Eliseu Verzoni, Presidente,Patrícia Davidsohn, Gerente ExecutivaYavor Luketik, Vice-presidente de Coberturas MetálicasCarlos A. A. Gaspar, Vice-presidente de Desenvolvimento de Mercado

  • A mesa para cerimônia de abertura e entrega do Prêmio ABCEM 2008 foi compostapor: Catia MacCord, secretária geral do CBCA, Guilherme de Karan Curi, cônsulhonorário da República do Gabão e vice-presidente da ACONBRAS – Associação dosCônsules no Brasil, José Eliseu Verzoni, presidente da ABCEM, Marcos OtávioBezerra Prates, representante do Ministério do Desenvolvimento, Indústria eComércio Exterior, Alberto Pose do Ilafa e Luís Carlos Camargo da AARS.

    José Eliseu Verzoni, presidente da ABCEM

    Na abertura do evento, José Eliseu Verzoni afirmou que as obras de infra-estrutura,construção civil, indústria e serviços garantem, até 2014, a demanda do setor daConstrução Metálica. Para ele, o trabalho da ABCEM foi essencial para odesenvolvimento da construção em aço no Brasil. “A Construção em Aço vive umbom momento, porém vamos continuar lutando pela promoção do uso do aço nopaís e vamos continuar buscando a isonomia tributária para o nosso setor”,completa.

    Marcos Otávio Bezerra Prates, representando o Ministério do Desenvolvimento,Indústria e Comércio Exterior

  • Presente à abertura, representando o Ministério do Desenvolvimento, Indústria eComércio Exterior, Marcos Otávio Bezerra Prates, falou que para reduzir o déficithabitacional brasileiro é preciso que o País adote a construção industrializada.Segundo ele, os investimento mapeados pelo PAC – Programa de Aceleração doCrescimento - para a construção civil, de 2008 a 2011, é da ordem de 1 trilhão emeio: R$ 534 bilhões, para a habitação, R$ 304 bilhões para infra-estrutura e 607bilhões para indústria e serviços.

    Bezerra Prates lembrou ainda, que tramita no Congresso Nacional projeto de lei quedestina 2% do orçamento federal e 1% do estadual ao programa de habitação.

    ABCEM premia melhores obras em aço - As obras vencedoras do Prêmio ABCEM2008 foram conhecidas na abertura do CONSTRUMETAL 2008. Na ocasião, a ABCEMagradeceu aos julgadores Engenheiro Paulo Alcides Andrade (Representante doInstituto de Engenharia – IE), Arquiteto Roberto Inaba (Representante do CBCA),Ascânio Merrighi, Conselheiro diretor da ABCEM, Arquiteto Fernando Pinheiro (Vice-Presidente da ASBEA), Engenheiro João Alberto de Abreu Vendramini(Representante da ABECE) e Arquiteto Hector Vigliecca (Representante do IAB).

    3º Lugar do PRÊMIO ABCEM 2008 foi para a NPC Grupo Arquitetura, com a obra“VG Artigos para Papelaria e Escritório.”

    A gerente executiva do CBCA – Centro Brasileiro da Construção do Aço - Cátia Mac Cord Simões Coelhofez a entrega do Prêmio ao 3º colocado

  • O 2º lugar foi para Outec Engenharia de Projetos, com a obra “Passarela Joaquim Falcão Macedo”

    O 1º lugar do Prêmio ABCEM 2008 - Oscar Escher Arquitetura, Paisagismo e Urbanismo“Edifício Sede da Empresa Bruning Tecnometal”

    O presidente da ABCEM, José Eliseu Verzoni, faz a entrega do Prêmio ao 1º colocado

  • Engenheiro Flávio D´Alambert recebe das mãos de Alberto ILAFA - “Menção Honrosa Especial”, pela obraEngenhão – Estádio João Havelange

    Mais de 1.200 pessoas assistiram às conferências internacionais de renomadosprofissionais de arquitetura e engenharia: Pedro Pablo Oliveira Urrutia da da Cintac,Martin Glass da GMP Architecten, Marc Mimram, Ricardo Pittella da Ove Arup, KnutStockhusen da Schlaich Bergermann und Partner e Márcio Uehara da ArteCharpentier.

    Pedro Pablo Oliveira da Cintac proferiu palestra sobre Steel Framing, logo após a abertura e entrega doPrêmio ABCEM 2008.

    O arquiteto e engenheiro Martin Glass da GMP Von Gerkan, Marg und Partner proferiu a

    segunda Conferência Internacional do dia 9 de setembro.

  • Nas salas 2 e 3 palestraram, os arquitetos convidados:

    Pedrosvaldo Caram Santos

    Newton Massafumi

    Elio Madeira

    Marcelo Morettin

    No período da tarde do dia 9, as palestras técnicas discorreram sobre os temas: “Segurança contraincêndio em edifício de baixo custo estruturado em aço”, “Desempenho estrutural de ligações do tipo

  • chapa de topo estendida sob altas temperaturas”, “Segurança contra fogo em estruturas mistas: Materiaise modelos estruturais”, “Aplicação de algoritmos genéticos para dimensionamento de vigas-mistas aço-concreto”, “Estudo experimental da aderência em pilares mistos preenchidos com concreto”,“Comportamento conjunto em elementos mistos de aço e concreto: Dispositivos mecânicos”, “Estudo emtúnel de vento da cobertura do estádio do gama – Brasília”, “Visão didática dos processos de projeto econstrutivo: Cobertura em telha metálica”, “Cobertura e fechamento: Sistema joist in time” e “Aplicação deum modelo numérico para a análise de pilares mistos em incêndio”.

    Professor doutor Zacharias Chamberlain ministra Curso sobre NBR 8800:2008

    Encerrando os trabalhos do primeiro dia do CONSTRUMETAL 2008, a Perfilor - ArcelorMittal, que patrocinou avinda do palestrante Marcio Uehara, ofereceu aos convidados um coquetel.

    Convidados apreciam Coquetel Perfilor / ArcelorMittal

    Luís Pires da Manzato, Patricia Davidsohn, Gerente Executiva da ABCEM e Carlos Gaspar, Vice-presidente de Mercado da ABCEM

  • Equipe da Metasa

    Equipe Gerdau Açominas

    Concurso CBCA para Estudantes de Arquitetura

    Abrindo o segundo dia do CONSTRUMETAL 2008, o CBCA - Centro Brasileiro da Construção em Aço realizou acerimônia de entrega da premiação do Concurso CBCA para Estudantes de Arquitetura. Seis estudantes do Cursode Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) venceram a competição erepresentarão o Brasil no 1º Concurso Internacional ILAFA de Projetos de Arquitetura em Aço 2008, organizadopelo Instituto Latino Americano de Ferro e Aço (Ilafa), que reúne representantes do México, Venezuela, Colômbia,Peru, Argentina e Chile.

  • Marc Mimram, conferencista da manhã do dia 10 de setembro

    Engenheiro Ricardo Pittella da Over Arup

    Palestrantes convidados da tarde do dia 10

    Professor Doutor Engenheiro Yopanan C. P. Rebello

    Engenheiro Ernesto Tarnoczy

  • Mesa redonda com W Torre Engenharia e Codeme Engenharia

    Dia 10, os temas das palestras técnicas foram: “Resistência de perfis de aço formados a frio: A normabrasileira NBR14762 e o método da resistência direta”, “Considerações sobre o dimensionamento dosperfis de aço formados a frio sob compressão centrada”, “Recapacitação e cálculo da capacidade decarga de torres metálicas de linhas transmissão”, “Controle de vibrações induzidas pelo vento em edifíciosaltos com estrutura metálica”, “Análise modal experimental de uma ponte metálica ferroviária”, “Projeto deobras marítimas em aço: tecnologias aplicadas e estudos de caso”.

    Abrindo os trabalhos do último dia do evento, o CBCA – Centro Brasileiro da

    Construção em Aço e a ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas lançaram a

    nova norma técnica para a construção em aço, que também inclui estruturas mistas de

    aço e concreto. A NBR 8.800:2008.

    Professor Doutor Ricardo H. Fakury lança a NBR 8.800:2008

    Knut Stockhusen da Schlaich Bergermann und Partner foi o primeiro conferencista do dia 11

  • Márcio Uehara da Arte Charpentier encerra as conferências da manhã do ultimo dia doCONSTRUMETAL 2008.

    Palestrantes convidados para o último dia do CONSTRUMETAL 2008:

    Engenheiro Flávio D´Alambert.

    Engenheira convidada da Universidade de Coimbra, Helena Gervásio.

    Engenheiro da Idom Engenharia, Adriano Macedo.

  • Mike Hodgson convidado internacional da Tekla (Inglaterra)

    Arthur Assis da TK Brasil

    Já no último dia os temas foram: “Estudo da utilização da estrutura metálica na autoconstrução deterraços no vale do aço”, “Avaliação dos métodos de análise de segunda ordem para edifícios industriaisem estruturas de aço”, “Análise teorico-númerica-experimental de elementos compostos comtravejamento em quadro”, “Dimensionamento otimizado de treliças de alumínio: análise numérica eexperimental”, “Análise da sustentabilidade de edifícios universitários no vale do aço”, “Sistema light steelframing como fechamento externo vertical industrializado”, “Logística de montagem de estruturasmetálicas em centros urbanos com o uso de guindastes”, e “Aeropuerto internacional carrasco: Geometríadel siglo XXI” e “Novo elevado”.