sistema locomotor

3
O Sistema Locomotor. O sistema de locomoção humano compreende os ossos e os músculos, que se articulam de tal maneira que permitem todos os movimentos do corpo; Um osso pode ligar-se a outro(s) osso(s) através das articulações. Os músculos, tendões e ossos produzem diversos tipos de movimentos através do trabalho que realizam em conjunto permitindo a nossa locomoção. A composição dos ossos: Tecido Ósseo. Ossos são órgãos muito duros que constituem o esqueleto (são considerados órgãos pois são formados por diversos tecidos, sendo o principal o tecido ósseo); O tecido conjuntivo ósseo é constituído por uma matriz óssea (substância intercelular) rica em sais minerais de Cálcio (torna os ossos rígidos) e pela proteína colágeno (dá uma certa maleabilidade). Também encontramos 3 tipos de células: Osteoblastos: células jovens que formam osteócitos; Osteócito: células adultas que produzem a matriz óssea; Osteoclastos: retiram cálcio do osso para enviá-lo ao sangue e músculos e/ou facilitar a regeneração óssea (no caso de fraturas). Tipos de Tecido Ósseo: Tecido Ósseo Compacto Tecido Ósseo Esponjoso Apresenta pouco espaçamento entre os componentes dando proteção e suporte. Ocorre no meio dos ossos longos. Apresenta muitos espaços (semelhante a esponjas). Ocorre na extremidade de ossos longos e nos ossos chatos e irregulares. Os ossos podem ser classificados quanto à sua forma em 3 tipos básicos: a) Ossos longos. Ex.: Fêmur (osso da coxa) e úmero (braço); b) Ossos curtos. Ex.: Ossos do carpo; c) Ossos Laminares ou planos. Ex.: Frontal e Parietal (Ossos do crânio) e Escápula. Os ossos longos apresentam a seguinte estrutura: Epífises: extremidades ósseas. Nelas predominam o tecido ósseo esponjoso. Em seu interior encontramos a medula óssea vermelha (produtora de clls sanguíneas); Diáfise – região central dos ossos longos. Nela predomina o tecido ósseo compacto. Em seu interior encontramos a medula óssea amarela (gordura). O processo de ossificação é o processo de formação dos ossos, e ocorre na formação fetal ou na regeneração de fraturas. Também permite o crescimento dos ossos. As divisões do esqueleto: o esqueleto que possui 206 ossos. Está dividido em esqueletos axial (ossos da cabeça, pescoço e tronco) e apendicular (membros superiores e inferiores). Desempenha funções de sustentação do corpo, locomoção (associado aos músculos) e proteção de órgãos internos (caixa torácica e caixa craniana).

Upload: ercio-novaes

Post on 11-Jul-2015

62 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Sistema locomotor

O Sistema Locomotor.

O sistema de locomoção humano compreende os ossos e os músculos, que se articulam de tal maneira que permitem todos os movimentos do corpo;

Um osso pode ligar-se a outro(s) osso(s) através das articulações. Os músculos, tendões e ossos produzem diversos tipos de movimentos através do trabalho que realizam em conjunto permitindo a nossa locomoção.

A composição dos ossos: Tecido Ósseo.

• Ossos são órgãos muito duros que constituem o esqueleto (são considerados órgãos pois são formados por diversos tecidos, sendo o principal o tecido ósseo);

• O tecido conjuntivo ósseo é constituído por uma matriz óssea (substância intercelular) rica em sais minerais de Cálcio (torna os ossos rígidos) e pela proteína colágeno (dá uma certa maleabilidade). Também encontramos 3 tipos de células:

Osteoblastos: células jovens que formam osteócitos;

Osteócito: células adultas que produzem a matriz óssea;

Osteoclastos: retiram cálcio do osso para enviá-lo ao sangue e músculos e/ou facilitar a regeneração óssea (no caso de fraturas).

Tipos de Tecido Ósseo:

Tecido Ósseo Compacto Tecido Ósseo EsponjosoApresenta pouco espaçamento entre os componentes dando proteção e suporte. Ocorre no meio dos ossos

longos.

Apresenta muitos espaços (semelhante a esponjas). Ocorre na extremidade de ossos longos e nos ossos

chatos e irregulares.

Os ossos podem ser classificados quanto à sua forma em 3 tipos básicos:

a) Ossos longos. Ex.: Fêmur (osso da coxa) e úmero (braço);

b) Ossos curtos. Ex.: Ossos do carpo;

c) Ossos Laminares ou planos. Ex.: Frontal e Parietal (Ossos do crânio) e Escápula.

Os ossos longos apresentam a seguinte estrutura:

• Epífises: extremidades ósseas. Nelas predominam o tecido ósseo esponjoso. Em seu interior encontramos a medula óssea vermelha (produtora de clls sanguíneas);

• Diáfise – região central dos ossos longos. Nela predomina o tecido ósseo compacto. Em seu interior encontramos a medula óssea amarela (gordura).

O processo de ossificação é o processo de formação dos ossos, e ocorre na formação fetal ou na regeneração de fraturas. Também permite o crescimento dos ossos.

As divisões do esqueleto:

• o esqueleto que possui 206 ossos. Está dividido em esqueletos axial (ossos da cabeça, pescoço e tronco) e apendicular (membros superiores e inferiores). Desempenha funções de sustentação do corpo, locomoção (associado aos músculos) e proteção de órgãos internos (caixa torácica e caixa craniana).

Page 2: Sistema locomotor

As articulações: conexões existentes entre dois ou mais ossos, podendo ser móveis, semimóveis e imóveis:

• De acordo com suas funções algumas articulações podem possuir ligamento, menisco, cartilagem;

• Também há a presença do líquido sinovial que lubrifica os ossos e absorve choques, auxiliando na proteção e facilitando os movimentos.

Page 3: Sistema locomotor