sistema excretor

46
Rosa Maria Vieira Silva P ereira

Upload: rosa-pereira

Post on 22-Dec-2014

9.831 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Sistema Excretor

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

Page 2: Sistema Excretor

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

Estes sistemas encarregam-sede proporcionar os nutrientes. O sistema digestivo aproveita a

água e os nutrientes que os ali- mentos transportam e elimina produtos de excreção.

O sistema respiratório tem como função a circulação do ar.

Page 3: Sistema Excretor

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

O sistema circulatório transporta as substâncias alimentícias e o oxigénio a todas as células do organismo. Assim, as células nutrem-se, reno– vam-se e obtêm energia necessária para realizar as suas funções.

O sistema excretor elimina do corpo os produtos de decompo-sição.

Page 4: Sistema Excretor

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

Na Na respiraçãorespiração, não só é , não só é libertadalibertadaa a energiaenergia contida nos contida nos alimentosalimentosmas também são mas também são produzidasproduzidas subs-subs-tâncias tóxicastâncias tóxicas que têm de que têm de sersereliminadaseliminadas. O . O dióxido de dióxido de carbonocarbonoé uma delas. é uma delas. OutrasOutras, , dissolvidasdissolvidasna na águaágua, seguem no , seguem no plasmaplasma e vãoe vãoconstituir a constituir a urinaurina e o e o suorsuor..

Page 5: Sistema Excretor

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

A A excreçãoexcreção é a é a eliminaçãoeliminação de qualquer substância de qualquer substância inú-inú- tiltil ou ou prejudicialprejudicial ao organismo. ao organismo.

Page 6: Sistema Excretor

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

Órgão de Órgão de revestimentorevestimento externo externo do do corpo humanocorpo humano, o mais pesado, o mais pesado ( 15% do peso corporal ), ( 15% do peso corporal ), respon-respon- sável sável pela pela protecçãoprotecção do organismo. do organismo.

A A pelepele é é formadaformada por por 3 camadas3 camadasbem unidas entre si: a bem unidas entre si: a epidermeepiderme,,a a dermederme e a e a hipodermehipoderme. . TodasTodas são são importantesimportantes para o corpo, para o corpo,e cada e cada umauma tem tem característicascaracterísticas e e funçõesfunções diferentes. diferentes.

Page 7: Sistema Excretor

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

HIP

OD

ER

ME

HIP

OD

ER

ME

Page 8: Sistema Excretor

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

EPIDERMEEPIDERME

camada mais externa;camada mais externa;

barreira protectora, dificultandobarreira protectora, dificultando a entrada de substâncias e de mi-a entrada de substâncias e de mi- cróbios;cróbios;

dificulta a saída de água do orga-dificulta a saída de água do orga- nismo.nismo.

NOTA: As células que formam a camada mais interna multiplicam-se continuamente eNOTA: As células que formam a camada mais interna multiplicam-se continuamente e empurram as mais velhas em direcção à superfície da epiderme. empurram as mais velhas em direcção à superfície da epiderme.

Page 9: Sistema Excretor

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

DERMEDERME

camada do meio da pele;camada do meio da pele;

formada por fibras e porformada por fibras e por grande quantidade de vasos grande quantidade de vasos sanguíneos, glândulas e ter-sanguíneos, glândulas e ter- minações nervosas ( frio,ca-minações nervosas ( frio,ca- lor, pressão, etc ). lor, pressão, etc ).

NOTA: As glândulas sudoríparas produzem o suor NOTA: As glândulas sudoríparas produzem o suor que sai pelos poros da pele. que sai pelos poros da pele.

Page 10: Sistema Excretor

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

HIPODERMEHIPODERME

terceira e última camadaterceira e última camada da pele;da pele;

formada por células de gor-formada por células de gor- dura ( espessura variável );dura ( espessura variável );

apoia e une a epiderme e aapoia e une a epiderme e a derme ao resto do corpo;derme ao resto do corpo;

mantém a temperatura domantém a temperatura do corpo.corpo.

Page 12: Sistema Excretor

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

SISTEMA URINÁRIOSISTEMA URINÁRIO

O O sistema urináriosistema urinário humano está situado na humano está situado na cavidade abdominal. cavidade abdominal.

Filtra o sangue, Filtra o sangue, retirando-lheretirando-lheprodutos residuaisprodutos residuais resultantesresultantesdada actividade celular, e actividade celular, e man-man-tém o equilíbriotém o equilíbrio de sais mine- de sais mine-rais, água e outras substânci-rais, água e outras substânci-as as existentes no organismoexistentes no organismo. .

Page 13: Sistema Excretor

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

SISTEMA URINÁRIOSISTEMA URINÁRIO

FFUUNNÇÇÃÃOO

Filtra o sangue e regula o Filtra o sangue e regula o excesso de água e sais minerais. excesso de água e sais minerais. Os produtos re-Os produtos re-sultantes da filtração do sangue sultantes da filtração do sangue vão originar a urina.vão originar a urina.

Page 14: Sistema Excretor

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA URINÁRIOCONSTITUIÇÃO DO SISTEMA URINÁRIO

O O sistema urináriosistema urinário é constituído é constituídopor: por: rinsrins, ureteres, , ureteres, bexigabexiga e e uretra. uretra.

RINSRINS

URETERESURETERES

BEXIGABEXIGA

URETRAURETRA

Page 15: Sistema Excretor

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

Função dos seus Função dos seus constituintes:constituintes:

Os Os rinsrins são os principais órgãos excre- são os principais órgãos excre-tores.tores.Têm a Têm a forma semelhante a um feijãoforma semelhante a um feijão e esão de são de cor vermelha-escuracor vermelha-escura..Existe um rim em cada lado da Existe um rim em cada lado da colunacoluna,,o o direito encontra-se logo abaixo dodireito encontra-se logo abaixo do fígadofígado e o esquerdo abaixo do baço. e o esquerdo abaixo do baço.Em Em cima de cada rimcima de cada rim encontramos a encontramos aglândula glândula supra-renal*supra-renal*..

* Produzem hormonas importantes ao organismo.* Produzem hormonas importantes ao organismo.

Page 16: Sistema Excretor

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

RIMRIMÓrgão do sistema urinário que filtraÓrgão do sistema urinário que filtrao sangue, retirando-lhe substânciaso sangue, retirando-lhe substânciasresiduais e água, formando a urina.residuais e água, formando a urina.Regula também a quantidade de águaRegula também a quantidade de águae sais minerais no organismo.e sais minerais no organismo.

INTERIOR DO RIMINTERIOR DO RIM

ASPECTO EXTERIORASPECTO EXTERIOR

Nota:Nota: Cada rim tem milhares de Cada rim tem milhares de nefróniosnefrónios..

Page 17: Sistema Excretor

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

BAÇOBAÇO

Órgão Órgão esponjosoesponjoso, , maciomacio de cor de corpúrpurapúrpura, quase do tamanho de, quase do tamanho deum punho e localizado na um punho e localizado na regi-regi-ão superior esquerdaão superior esquerda da cavi- da cavi-dade abdominal. dade abdominal. ProduzProduz, , controlacontrola e e destróidestrói cé- cé-lulas sanguíneas.lulas sanguíneas.A A ruptura do baçoruptura do baço provoca he- provoca he-morragias. morragias.

Page 19: Sistema Excretor

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

BEXIGA BEXIGA

Situada na Situada na parte inferior do abdómenparte inferior do abdómen,, por detrás da por detrás da arcada do púbisarcada do púbis, à fren-, à fren- te do recto te do recto nos homensnos homens e defronte ao úte- e defronte ao úte- ro ro nas mulheresnas mulheres..

Músculo membranoso que Músculo membranoso que recebe e acumula a urinarecebe e acumula a urinanos intervalos das micções.nos intervalos das micções.

Page 20: Sistema Excretor

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

BEXIGA BEXIGA

A A urina urina chega à chega à bexigabexiga por por dois ureteresdois ureteres e é eli- e é eli- minada para o exterior atra-minada para o exterior atra- vés de um tubo chamado de vés de um tubo chamado de uretrauretra..

As crianças levam vários anos a As crianças levam vários anos a controlar ocontrolar o esvaziamento da bexigaesvaziamento da bexiga, pois é uma , pois é uma reacçãoreacçãoreflexivareflexiva..A capacidade da bexiga de um adulto é de A capacidade da bexiga de um adulto é de meio litro de líquido.meio litro de líquido.

Page 21: Sistema Excretor

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

BEXIGA BEXIGA

Saco muscularSaco muscular, situado na parte , situado na parte inferior do abdómeninferior do abdómen, que se pode, que se pode dilatardilatar e onde e onde cai a urinacai a urina, gota a gota., gota a gota.

Page 23: Sistema Excretor

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

BEXIGA BEXIGA

Incontinência urináriaIncontinência urinária

Actualmente Actualmente existemexistem muitas formas de muitas formas de curar curar ou ou minimizarminimizar o problema, é preciso que as o problema, é preciso que as pessoas pessoas saibam disso saibam disso e e procurem ajudaprocurem ajuda !!! !!!

Page 24: Sistema Excretor

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

URETRAURETRA

UretraUretra

Canal por onde passaCanal por onde passa a a urinaurina da bexiga para da bexiga para o o exteriorexterior do corpo. do corpo.

Page 25: Sistema Excretor

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

Page 26: Sistema Excretor

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

O nosso O nosso sanguesangue passa pelos passa pelos nossos rinsnossos rinscerca de cerca de 320320 vezes por dia. vezes por dia.

Na Na formação da urinaformação da urina estão implicados estão implicadostrêstrês processos: processos: filtraçãofiltração, reabsorção e , reabsorção e secreçãosecreção..

Depois de Depois de passar pelo rimpassar pelo rim, o , o sangue puri-sangue puri-ficadoficado regressa à regressa à veia cava inferior.veia cava inferior.

Page 27: Sistema Excretor

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

ANÁLISE À URINAANÁLISE À URINA

A urina é importante na remoção de uma variedadeA urina é importante na remoção de uma variedadede substâncias tóxicas produzidas pelo corpo.de substâncias tóxicas produzidas pelo corpo.

A composição química da urina varia deA composição química da urina varia deacordo com a hora do dia, estado físico,acordo com a hora do dia, estado físico,dieta e saúde do indivíduo. dieta e saúde do indivíduo.

Os três maioresOs três maiores componentes da urinacomponentes da urinasão: água, uréia e cloreto de sódio.são: água, uréia e cloreto de sódio.

Nota: Nota: Um adulto saudável pode produzir entre 0,5 eUm adulto saudável pode produzir entre 0,5 e 2 litros de urina por dia. 2 litros de urina por dia.

Page 28: Sistema Excretor

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

ANÁLISE À URINAANÁLISE À URINA

A amostra preferida para a maioria dos exames A amostra preferida para a maioria dos exames de rotina á a primeira urina da manhã.de rotina á a primeira urina da manhã.

EXAMEEXAME ÀÀURINAURINA

Físico : observa-se a cor, o odor, aFísico : observa-se a cor, o odor, a densidade (pH) e a transpa-densidade (pH) e a transpa- rência ( límpida, ligeiramen-rência ( límpida, ligeiramen- te turva, turva). te turva, turva).

Químico: detecta-se as substânciasQuímico: detecta-se as substâncias químicas na urina ( usa-sequímicas na urina ( usa-se tiras de reagentes). tiras de reagentes).

pHpHMenos de 7–- ácidaMenos de 7–- ácida

Acima de 7-- alcalinaAcima de 7-- alcalina

Page 29: Sistema Excretor

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

Page 30: Sistema Excretor

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

INSUFICIÊNCIA RENALINSUFICIÊNCIA RENAL

A A insuficiência renalinsuficiência renal é o é o resultado daresultado daacumulação de substâncias prejudiciaisacumulação de substâncias prejudiciais que que não são eliminadasnão são eliminadas e da falta de e da falta deoutras que o outras que o rimrim habitualmente fabrica. habitualmente fabrica.

ALTERNATIVAS: ALTERNATIVAS: Hemodiálise e Transplante renal.Hemodiálise e Transplante renal.

Page 31: Sistema Excretor

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

Page 32: Sistema Excretor

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

A A hemodiálisehemodiálise é é um processo de um processo de pu-pu- rificação do sanguerificação do sangue..

É um É um processo mecânicoprocesso mecânico que consiste em que consiste em filtrarfiltrare e depurardepurar o sangue o sangue retirando deleretirando dele as substân – as substân –cias que trazem prejuízo ao organismo.cias que trazem prejuízo ao organismo.

A A purificaçãopurificação é feita por meio de um é feita por meio de um diali-diali-sadorsador (máquina). Cada (máquina). Cada sessão de hemodiáli-sessão de hemodiáli-sese é feita é feita 2 a 3 vezes por semana2 a 3 vezes por semana com du- com du-ração de ração de 4 a 6 horas4 a 6 horas..

RIM ARTIFICIALRIM ARTIFICIAL

Page 33: Sistema Excretor

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

Page 34: Sistema Excretor

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

TRANSPLANTE RENALTRANSPLANTE RENAL

Quando os Quando os rinsrins sofrem prejuízo sofrem prejuízoirreversívelirreversível de de suas funçõessuas funções, po-, po-de-se tentar o de-se tentar o transplante renaltransplante renal..Isto é, a Isto é, a substituiçãosubstituição de um dos de um dos rins do paciente por rins do paciente por um rim sadioum rim sadio, , podendo ser obtido por doadores podendo ser obtido por doadores mortosmortos ou ou vivosvivos..

Page 35: Sistema Excretor

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

Page 36: Sistema Excretor

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

POR QUE SE FORMAM OS CÁLCULOS ? POR QUE SE FORMAM OS CÁLCULOS ?

NOTA: NOTA: A palavra “cálculo” tem origem no latim A palavra “cálculo” tem origem no latim calculuscalculus que significa pequenaque significa pequena pedra.pedra.

A “A “pedra dos rinspedra dos rins”, é uma doença muito comum”, é uma doença muito comumna nossa população.na nossa população.Isto ocorre porque Isto ocorre porque a urina dos seres humanosa urina dos seres humanoscontémcontém, naturalmente, , naturalmente, diversos elementosdiversos elementos que quese se podem aglomerarpodem aglomerar e formar uma e formar uma pedrapedra. .

A A falta de águafalta de água para para dissolver estas substânciasdissolver estas substânciasou ou o excesso de uma delaso excesso de uma delas, são condições que fa-, são condições que fa-vorecem o vorecem o surgimentosurgimento das pedras ou das pedras ou cálculos re -cálculos re -naisnais..

Page 38: Sistema Excretor

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

GOTAGOTA

No século XVII esta doença eraNo século XVII esta doença eraconhecida por “conhecida por “Doenças dos ReisDoenças dos Reis”,”,pois pois muitos nobresmuitos nobres manifestavam manifestavam os sintomas.os sintomas.

O nome vem do latim O nome vem do latim gutta gutta , que, quedeterminaria o determinaria o gotejar de fluidosgotejar de fluidospelas partes do corpo. pelas partes do corpo.

Doença caracterizada por um Doença caracterizada por um acu-acu-mular de ácido úricomular de ácido úrico nas nas articula –articula –çõesções. A primeira manifestação é o. A primeira manifestação é oinchaço do dedo grande do péinchaço do dedo grande do pé..

Page 40: Sistema Excretor

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

HIGIENE DA PELEHIGIENE DA PELE

Para ter uma pele sã devemos mantê-la limpa e emPara ter uma pele sã devemos mantê-la limpa e emboas condições. Para isso é necessário alguns cuida-boas condições. Para isso é necessário alguns cuida-dos:dos:

Tomar banho e vestir roupa lavada;Tomar banho e vestir roupa lavada;

Page 41: Sistema Excretor

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

Devemos hidratar a Devemos hidratar a pele;pele;

Devemos proteger a pele do sol;Devemos proteger a pele do sol;

Page 42: Sistema Excretor

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

Desinfectar as feridas;Desinfectar as feridas;

Proteger a pele do frio; Proteger a pele do frio;

Page 43: Sistema Excretor

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

Beber água;Beber água;

Ter cuidados quando se usam sanitários públicos;Ter cuidados quando se usam sanitários públicos;

Page 45: Sistema Excretor

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

Evitar bebidas alcoólicas;Evitar bebidas alcoólicas;

Page 46: Sistema Excretor

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

Não comer demasiada carne;Não comer demasiada carne;