sistema de monitorização de estruturas -...

12
Sistema de Monitorização de Estruturas

Upload: doanthu

Post on 30-Jul-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Sistema de Monitorização de Estruturas

A Tecnilab Portugal, SA, está certificada desde o dia 09 de Março de 2005, pela norma NP EN ISO 9001, sendo a enti-dade certificadora a Bureau Veritas. O Sistema de Gestão da Qualidade implementado na Tecnilab Portugal,SA, aplica-se ao âmbito das atividades da empresa:“Comercialização de Equipamentos, Conceção e Instalação de Soluções Integradas e Assistência Técnica nas Áreas de Energia, Indústria, Ambiente, Construção e Obras Públicas“.Esta aprovação, reflete o compromisso da Tecnilab Portugal, SA, na melhoria contínua da qualidade

índice

P.04 - Sistema integrado de monitorização de estruturas

P.03 - Monitorização de estruturas

P.05 - Software

P.06 - Esquema de montagem de uma monitorização

P.08 - Solução de “viabilidade económica“ de projetos

P.09 - One way

P.10 - Referências Tecnilab e parcerias

P.11 - Tabela de unidades de medida/transformação2

3

A Tecnilab Portugal SA, procurando responder às solicitações do mercado da Engenharia Civil e Geotecnia, tem vindo a efetuar um forte investimento na criação de soluções integradas de Sistemas de Monitorização de Estruturas, das quais faz parte a solução SYMEST - Sistema de Monitorização de Estruturas, que se baseia na integração de equipamentos originários de conceituados fabricantes mundiais em soluções desenvolvidas pelas equipas técnicas da Tecnilab e seus parceiros, integrando uma equipa pluridisciplinar composta nomeadamente por especialistas em Instrumentação Científica, Automação, Engenharia Civil, Geotecnia, Telecomunicações, Manutenção e Assistência Técnica.

O SYMEST é uma solução que disponibiliza uma importante ferramenta para diversos tipos de análise em estruturas de Engenharia Civil, nomeadamente no âmbito da segurança estrutural e da gestão e manutenção dos sistemas.

monitorização de estruturas

sistema integrado de monitorização de estruturas

Solução Chave na Mão “Turn Key”

A Tecnilab Portugal, SA, oferece soluções integradas de monitorização de infra-estruturas, em cooperação com o Dono de Obra, podendo envolver as cinco fases complementares a seguir indicadas:• Planear o sistema de monitorização, em cooperação com o Dono de Obra e Projetistas;• Fornecer, instalar, operar e manter o sistema em perfeitas condições de funcionamento;• Automatizar e lançar os dados recolhidos numa base de dados segura, com edição on-line, permitindo o acesso às

entidades envolvidas;• Apresentar e análisar os dados em tempo real;• Gerar avisos e alarmes preventivos, evitando despesas desnecessárias e tendo sempre em conta a protecção de vidas

humanas.

Técnicos especializados procedem à instalação dos sensores nos locais pré-definidos. A rede de sensores está ligada a um sistema de aquisição de dados, que por sua vez se interliga com uma central que referencia todos os instrumentos fazendo a respectiva recolha de dados.

Os dados recolhidos são continuamente actualizados, podendo ser disponibilizados on-line numa base de dados segura, quer através de uma ligação directa à Internet ou através de meios wireless tais como GSM, satélite ou rádio.

Os dados são analisados em tempo real segundo os critérios definidos pelo Dono de Obra e Projetistas. Se forem ex-cedidos os limites definidos, o Dono de Obra e outras entidades envolvidas serão alertadas automaticamente por e-mail, SMS ou telefone.

A base de dados criada permite ao Dono de Obra arquivar os dados relevantes tendo em conta o tempo de vida da obra e possibilita, quando necessário análises mais completas dos dados recolhidos.

Por último, a base de dados pode ser utilizada para armazenar e partilhar todos os documentos relacionados com o pro-jeto de monitorização, incluindo relatórios e outras informações úteis, tais como a frequência de manutenção de todos os equipamentos envolvidos no sistema, rentabilizando a obra tanto sob o ponto de vista económico como de segurança.

4

5

software

SaCoda (SafeTy ConTrol of daMS)

Sistema informático para tratamento dos dados de monitorização e gestão da base de dados. Suporta qualquer tipo de aparelho que possua algoritmos de cálculo ou outros novos a incluir, uma base de dados, com fiabilização dos dados e dos resultados da observa-ção através de bandas de admissibilidade e de modelos estatísticos suportados pelas séries históricas, e um conjunto de aplicações para visualização gráfica, elaboração de modelos, exportação de dados para outras aplicações em Excel, etc...

Esta importante ferramenta, foi desenvolvida por peritos especiali-zados em áreas especificas e abrange todas as vertentes e etapas com real interesse para os donos de obras e seus utilizadores.Este programa é apresentado em módulos independentes para se adaptar às diversificadas necessidades que o mercado exige, pro-porcionando um leque de soluções à sua medida.

SenSoreSSiStemaS de recolha

de dadoSligaçõeS com Switch multiplex

ou ponto a ponto

eSquema de montagem de uma monitorização

6

Medição tridimensional de movimentos de

juntas comtransdutores digitais

Célula de mediçãode assentamento

Telecoordinómetro, para leitura dos deslocamentos

horizontais e verticais

Clinómetro de superfície tiltsensor

Célula de pressãototal

Paínelsolar

Áudio Telefone Teclado

Quadro eléctrico

Extensómetrode fundação

Célula de carga

Sensor distribuído de temperatura

Acelerómetro strong-motion

Piezómetro

Sensor de corrosão

Laser robotizadoRobovec

7

eSquema de montagem de uma monitorização

comunicaçãode dadoS

viSualização eanáliSe doS dadoS

Software

Wireless

lan

Adaptador de ligação à rede

RS-485 RS-485 WEB

PC

PDA

Modem Modem

Ligação directa

Modem

Modem

Wireless

Satélite Emissor Satélite receptor

Wireless

internet

solução de “viabilidade económica“ de projetos

Quando se estuda a viabilidade técnico-económica das infra-estruturas analisam-se, a par dos benefícios, os riscos asso-ciados ao investimento. A monitorização, ao contribuir para a redução dos riscos, influi nas decisões a tomar.

A antecipação da probabilidade de ocorrência de problemas futuros, o prolongamento dos prazos de intervenção de re-cuperação, evitando custos antecipados e garantindo maior longevidade as obras, a alteração das cargas de trabalho, evitando consequências onerosas na sua rentabilização, representando uma vantagem quando são analisados os riscos de investimento.

Com a crescente dificuldade por parte dos agentes financiadores na aprovação de projetos, as ferramentas que podem proporcionar a monitorização de fatores, como os acima mencionados, e que não ultrapassam, em regra, cerca de 1,5% do valor da construção representam um franco aumento das propabilidades das referidas aprovações, dado conferirem conforto aos seus financiadores.

8

9

ConTraToS de ManuTenção e aSSiSTênCia TéCniCa

A estratégia das organizações, por razões de racionalidade de gestão, aposta cada vez mais na contratação de serviços de manutenção a empresas especializadas que estão em condições de garantir uma melhor eficiência em áreas específicas e uma melhor relação custo/benefício.Neste sentido, os serviços de assistência técnica e manutenção aos equipamentos e sistemas deverão ser vistos, não como um custo de exploração mas como um investimento para potenciar os activos disponíveis.

A divisão de assistência e manutenção, integrada na Direcção dos Serviços Técnicos é uma estrutura criada pela Tecnilab Portu-gal, SA, para, de um modo profissional, responder a esta necessidade dos nossos clientes, garantindo-se uma assistência técnica especializada a todos os produtos e sistemas representados pela Tecnilab Portugal, SA, com um elevado grau de satisfação dos clientes.

Estes serviços foram primacialmente criados para garantir os serviços de manutenção das instalações e sistemas cujo fornecimento era da responsabilidade da Tecnilab Portugal, SA; no entanto hoje em dia, são disponibilizados para todas as instalações elétri-cas, de instrumentação, automação e software industrial. Mediante parcerias podem realizar-se contratos de manutenção globais.O contrato de manutenção é o instrumento natural que enquadra a relação com os nossos clientes e define as regras dos serviços a prestar.

A Tecnilab Portugal, SA, disponibiliza vários modelos de contratos de manutenção que vão desde simples manutenções preven-tivas periódicas a equipamentos até à responsabilidade total pela manutenção preventiva e correctiva do conjunto de instalações e sistemas de um cliente. Procuraremos sempre ajustar a nossa oferta às suas necessidades.

A Tecnilab Portugal, SA, pode fornecer serviços de manutenção em qualquer ponto do país, dispondo atualmente de bases ope-racionais distribuídas regionalmente, podendo também, mediante acordos com os seus parceiros, prestar estes serviços interna-cionalmente.

one way

1. BarrageM doS MinuToS

• Instrumentação de todo o sistema de observação desta importante barragem Alentejana.

• Coordenação e instalação da instrumentação geotécnica para observação do comportamento do corpo da barragem e estruturas com principal incidência na segurança desta obra. Foram instalados diversos tipos de transdutores em pontos estrategicamente descritos no projeto, tais como: grupos de células de tensões totais, piezómetros inters-ticiais, inclinómetros e medidores de nível, entre outros.

2. nova ligação vaSCo gil - fundo a CoTa 500

• Sistema de controlo de carga em ancoragens. Constituído por células de carga elétricas extensométricas, distribuí-das conforme projeto para o acompanhamento das forças exercidas pela encosta. O sistema consiste em um con-junto de 35 células de carga que convergem para centrais de leitura com ligação ponto a ponto, com unidade de aquisição de dados portátil.

3. BarrageM de Cahora BaSSa

• Nesta conhecida obra em território Moçambicano está ins-talado o nosso programa com sistema de controlo e gestão para o comportamento estrutural e gestão de segurança, SACODA.

4. varianTe de alCáCer – 2ª faSe – TraveSSia

ferroviária do Sado - PonTe e viaduToS de aCeSSo

• Sistema de controlo de carga nos pendurais da ponte. O sistema consiste em um conjunto de 12 células de carga elétricas extensiométricas com carga nominal 5000 kN. O principal desafio foi fabricar estas células com um perfil muito baixo devido ao espaço livre disponível para a sua instalação, cerca de 50mm de altura.

algumas referencias tecnilab e parcerias

Barragem dos Minutos

Barragem de Cahora Bassa

Nova ligação Vasco Gil

Nova Ponte de Alcacer

10

11

tabela de unidades de medida/transformação

Densidade

Tonne/m3 Mg/m g/cm

kg/m3 lb/in3 UK ton/yd3 US ton/yd3 lb/ft3

1 1000 0.03613 0.75247 0.8428 62.423

10-3 1 3.613X10-5 7.525X10-4 8.428X10-4 6.243X10-2

27.680 27680 1 20.828 23.238 1.728X103

1.3289 1.328X103 4.801X10-2 1 1.12 82.955

1.1865 1.186X103 4.287X10-2 0.8929 1 74.074

1.602X10-2 16.019 5.787X10-4 1.205X10-2 1.35X10-2 1

Força e Peso

MN kN N kgf tonf lbf

1 1000 106 1.0196X105 100.4 2.248X105

10-3 1 103 101.96 0.1004 224.82

10-6 10-3 1 0.10196 1.004X10-4 0.2248

9.807X10-6 9.807X10-3 9.807 1 9.842X10-4 2.2048

9.964X10-3 9.964 9964 1016 1 2240

4.448X10-6 4.448X10-3 4.448 0.45355 4.464X10-2 1

Permeabilidade

m/s cm/s m/ano Darcy ft/yr ft/dia

1 100 3.156X107 1.04X105 1.035X106 2.835X105

0.01 1 3.156X105 1.04X105 1.035X106 2.834X103

3.169X10-8 3.169X10-6 1 3.28X103 3.281 8.982X10-3

9.66X10-6 9.66X10-4 304 1 1000 2.74

9.658X10-9 9.659X10-7 0.3048 10-3 1 2.378X10-3

3.527X10-6 3.527X10-4 111.33 0.365 365.25 1

Pressão, Tensão e Módulo de elasticidade

MN/m2

MPakN/m2

kPakpkpf/cm2

bar atm m H2O ft H2O mm Hg Tonf/ft2psilbf/in2

lbf/ft2

1 1000 10.197 10.000 9.869 102.2 335.2 7500.6 9.320 145.04 20886

0.001 1 1.019X10-2 0.0100 9.87X10-3 0.1022 0.3352 7.5006 0.0093 0.14504 20.886

9.807X10-2 98.07 1 0.9807 0.9678 10.017 32.866 735.56 0.9139 14.223 2048.1

0.100 100.0 1.0197 1 0.9869 10.215 33.515 750.06 0.9320 14.504 2088.6

0.1013 101.33 1.0332 1.0132 1 10.351 33.959 760.02 0.9444 14.696 2116.2

9.788X10-3 9.7885 9.983X10-2 9.789X10-2 9.661X10-2 1 3.2808 73.424 9.124X10-2 1.4198 204.45

2.983X10-3 2.9835 3.043X10-2 2.984X10-2 2.945X10-2 0.3048 1 22.377 2.781X10-2 0.43275 62.316

1.333X10-4 0.1333 1.3595X10-3 1.333X10-3 1.315X10-3 1.362X10-2 4.469X10-2 1 1.243X10-3 1.934X10-2 2.7846

0.1073 107.3 1.0942 1.0730 1.0589 10.960 35.960 804.78 1 15.562 2240.0

6.895X10-3 6.895 7.031X10-2 6.895X10-2 6.805X10-2 0.7043 2.3108 51.714 6.426X10-2 1 144.00

4.788X10-5 4.788X10-2 4.883X10-4 4.788X10-4 4.725X10-4 4.891X10-2 1.605X10-2 0.3591 4.464X10-3 6.944X10-3 1

cat s

ymes

t sol

uçõe

s | d

vlec

| v0

1 | p

t

Sede

Rua Gregório Lopes LT 1512 B,1449 - 041 Lisboa PortugalTel.: 21 722 08 70 Fax: 21 726 45 50Email: [email protected]

Filial

Travessa Monte da Bela, 484445 - 294 Ermesinde PortugalTel.: 22 906 92 50 Fax: 22 906 92 69Email: [email protected]

www.tecnilab.pt