sistema de acompanhamento de processos do trt/rj (sapweb

29
Sistema de Acompanhamento de Processos do TRT/RJ (SAPWEB) Minuta de Termo de Referência Versão 1.0

Upload: others

Post on 02-Oct-2021

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Sistema de Acompanhamento de Processos do TRT/RJ (SAPWEB

Sistema de Acompanhamento de Processos do TRT/RJ (SAPWEB) Minuta de Termo de Referência

Versão 1.0

Page 2: Sistema de Acompanhamento de Processos do TRT/RJ (SAPWEB

1. OBJETO

O objeto desta licitação é a contratação de empresa para a prestação de serviços técnicos especializados na área de tecnologia da informação, compreendendo a manutenção evolutiva, adaptativa e corretiva do Sistema de Acompanhamento de Processos do TRT da 1ª Região, denominado SAPWEB, de acordo com as especificações, padrões técnicos de desempenho e qualidade estabelecidos pela CONTRATANTE.

2. DESCRIÇÃO DO OBJETO

Manutenção evolutiva e adaptativa no sistema SAPWEB, decorrente do surgimento de novas necessidades, novos requisitos funcionais e não funcionais e de novas funcionalidades necessárias ao funcionamento do sistema, identificadas pela CONTRATANTE da 1ª Região, durante o ciclo de maturidade do SAPWEB e descritas no Anexo I, bem como manutenção corretiva conforme previsto no item 15.15.

3. ESPECIFICAÇÕES PRELIMINARES 3.1. A métrica para a estimativa de tamanho de software, a ser utilizada neste contrato é

Pontos de Função (Function Points), normatizada no Manual de Práticas e Contagens versão 4.2 (Counting Practices Manual – Release 4.2), publicado pelo IFPUG (International Function Point Users Group).

3.1.1. Para efeito das contagens realizadas, de acordo com a metodologia de

contagem de Pontos por Função, não será aplicado o fator de ajuste. Sendo assim, toda a contagem deverá resultar em pontos de função brutos – PFB, ou não ajustados.

3.1.2. A contagem de Pontos por Função, quando realizada pela CONTRATADA,

deverá ser assinada por profissional com certificação Certified Function Points

Specialist – CFPS, emitida por instituição oficial.

3.2. A presente contratação implica no uso de uma forma sistematizada de desenvolvimento de software baseado no UP (Unified Process), utilizando processos controlados, repetitivos e padronizado de produção. Os serviços incluem atividades de concepção (com levantamento de requisitos), modelagem, construção, implantação, Gerência de Configuração e Mudança e Gerência de Projetos. Além disso, os processos devem seguir as melhores práticas de mercado, tais como PMBOK (Project Management Body of Knowledge), ISO/IEC 20.000/ITIL, CMMI, MPSBR, ISO/IEC 15.504, ISO/IEC 12.207 e ISO/IEC 9.196.

Page 3: Sistema de Acompanhamento de Processos do TRT/RJ (SAPWEB

4. DETALHAMENTO DOS SERVIÇOS 4.1. Os serviços serão executados mediante solicitações de serviço dimensionadas pela

técnica de contagem de Pontos por Função Brutos (não ajustados) – PFB, pagas pelos resultados recebidos e homologados, acompanhadas da respectiva documentação prevista pela CONTRATANTE. O quantitativo foi estimado em 2685 (dois mil, seiscentos e oitenta e cinco) PFB.

4.2. O padrão corporativo utilizado para o desenvolvimento de aplicações de negócio da

CONTRATANTE é a plataforma Java EE.

4.3. A arquitetura resumida do projeto SAPWEB está representada abaixo e detalhada no Documento de Arquitetura (Anexo II).

4.4. A CONTRATADA atuará nas disciplinas de Requisitos, Análise e Projeto,

Implementação, Testes, Implantação e Gerência de Configuração e Mudança.

4.5. O uso das metodologias vigentes pressupõe o registro dos artefatos produzidos pela CONTRATADA na mesma ferramenta de controle de versão utilizada pela CONTRATANTE .

4.6. A seguir estão descritos os bancos de dados e as principais ferramentas utilizadas

na área de informática da CONTRATANTE. A critério da CONTRATANTE, novas tecnologias poderão ser incorporadas ao parque tecnológico, cabendo à CONTRATADA manter seus empregados capacitados.

Page 4: Sistema de Acompanhamento de Processos do TRT/RJ (SAPWEB

Banco de Dados Oracle 10G

Servidores de Aplicação Oracle Application Server e

JBoss

Ferramenta de comunicação corporativa Oracle Messenger

Ferramenta de Gerenciamento de Projetos Microsoft Project

Ferramenta de versionamento de arquivos CVS e Rational ClearCase

Ferramenta de Modelagem Rational Software Modeler

Ferramenta para Gerenciamento de Requisitos

Rational RequisitePro, Microsoft

Word e Microsoft Excel

Ferramenta de Gestão da arquitetura organizacional

Rational Software Architect

Linguagem de programação Java

Ferramenta de teste Suite Rational

Ferramenta de apoio a contagem de Pontos de Função

Microsoft Excel

4.7. A CONTRATADA deverá adotar a metodologia de desenvolvimento de sistemas

baseado no UP (Unified Process), se obrigando a gerar /atualizar e entregar os seguintes artefatos:

Disciplina Artefatos

Requisitos

Atualizar o documento de visão Atualizar o Plano de Gerência de Requisitos Atualizar o Glossário Refinar o documento de visão Descrever e atualizar a lista de atores Elaborar, atualizar e refinar os diagramas de Casos de Uso Esboçar e atualizar a especificação de Casos de Uso Elaborar e atualizar a especificação suplementar Atualizar a matriz de rastreabilidade de requisitos Elaborar relatório de laudo de avaliação do requisito (Impacto da mudança)

Análise e projeto

Atualizar o documento de arquitetura de software Refinar o modelo de Design Atualizar casos de uso Identificar e atualizar classes lógicas Definir e atualizar atributos das classes Definir e atualizar associações Elaborar e atualizar diagramas de seqüência Elaborar e atualizar diagramas de transição de estados Identificar métodos incluídos, alterados ou excluídos Elaborar e atualizar diagrama de classes lógico consolidado

Page 5: Sistema de Acompanhamento de Processos do TRT/RJ (SAPWEB

Agrupar e rever agrupamento de classes em subsistemas (diagrama de pacotes lógicos) Identificar e rever interfaces dos subsistemas Desenhar e atualizar o desenho da interface do usuário Elaborar e atualizar diagrama de classes físico (por caso de uso) Elaborar e atualizar diagrama de seqüência físico (por cenário de casos de uso) Definir e atualizar classes físicas Definir e atualizar estados das classes Definir e atualizar métodos das classes Definir e atualizar atributos das classes Definir e rever associações; agrupar e rever agrupamento de classes em subsistemas Elaborar e atualizar diagrama de classes para cada subsistema envolvido Identificar e rever interfaces dos subsistemas Refinar diagrama de classes físico consolidado Desenvolver e atualizar visão lógica Elaborar e atualizar o modelo de dados lógico Elaborar e atualizar o dicionário de dados Elaborar e atualizar o modelo de dados físico Elaborar e atualizar o diagrama de implantação e refinar a visão da implantação Complementar a especificação de classes e componentes

Implementação

Elaborar e atualizar diagrama de componentes Refinar a definição de subsistemas Definir e rever dependências entre subsistemas Atualizar o documento de arquitetura de software (visão implementação)

Testes

Elaborar e atualizar planos de testes Especificar e atualizar casos de testes de unidade, integração e sistema Elaborar o Relatório de teste de unidade, integração e de sistema

Implantação

Elaborar e atualizar manual de produção; Elaborar e atualizar manual do usuário Elaborar e atualizar o Help On-line Elaborar e atualizar notas de release por build de cada iteração Criar o pacote para instalação (Deployment)

4.8. Os artefatos deverão ser produzidos em conformidade com os modelos estabelecidos pela CONTRATANTE e com os modelos e notações previstas na Unified Modeling Language (UML).

Page 6: Sistema de Acompanhamento de Processos do TRT/RJ (SAPWEB

4.9. Todos os artefatos deverão ser entregues no formato compatível com as

ferramentas adotadas pela CONTRATANTE.

4.10. Para a elaboração dos artefatos acima, relacionamos a seguir as atividades mínimas necessárias em cada fase de responsabilidade da CONTRATADA:

Disciplina Atividade

Requisitos

Realizar atividades de reuniões preliminares Entrevistar interessados e usuários junto com os servidores da CONTRATANTE Relacionar requisitos Priorizar os casos de uso Detalhar requisitos

Análise e Projeto

Revisar mensalmente a arquitetura reportando possíveis desvios Desenvolver a Prova de conceito arquitetural Criar protótipos

Implementação

Codificar Construir telas Planejar integração do sistema Gerar script para alteração da base de dados Implementar e corrigir as unidades de software

Testes

Automatizar os testes Controlar a execução dos testes Executar testes de unidade, testes de integração e testes de sistema

4.11. As atividades de codificação deverão estar em conformidade com os padrões de codificação definidos pela CONTRATANTE.

4.12. As atividades de testes de programas (controle e garantia da qualidade) deverão obedecer ao estabelecido na Política e Estratégia de Testes da CONTRATANTE.

4.12.1. A CONTRATANTE exigirá a execução de Teste de Unidade sobre o

produto desenvolvido pela empresa CONTRATADA, baseada na Política e Estratégia de Teste da CONTRATANTE.

4.12.1.1. Entende-se como Teste de Unidade aquele realizado sobre a menor

unidade do projeto de software isoladamente (por exemplo: um método), que deve abranger pelo menos as técnicas de teste Caixa Preta e Caixa Branca.

Page 7: Sistema de Acompanhamento de Processos do TRT/RJ (SAPWEB

4.12.1.2. A CONTRATADA deve entregar junto com os artefatos construídos toda a documentação contendo as evidências de teste, que servirão de subsídio para as atividades de auditoria do trabalho de teste realizado pela CONTRATANTE.

4.12.1.3. A CONTRATANTE se reserva ao direito de aplicar auditoria sobre

o código-fonte entregue pela CONTRATADA e para isso, utilizará como insumos: o código-fonte, a especificação de programas, o modelo de arquitetura de solução e os padrões de codificação definidos.

4.12.2. A CONTRATANTE exigirá a execução de Teste de Integração sobre o

produto desenvolvido pela empresa CONTRATADA, baseada na Política e Estratégia de Teste da CONTRATANTE.

4.12.2.1. Entende-se como Teste de Integração aquele realizado através da

navegação de forma progressiva e ordenada pelas telas ou estruturas internas do software onde seus elementos são combinados e testados para avaliação das suas interações.

4.12.2.2. A CONTRATADA deve entregar junto com os artefatos construídos

toda a documentação contendo o mapeamento da navegação interna realizada e demais evidências do teste integrado, que servirão de subsídio para as atividades de auditoria do trabalho de teste realizado pela CONTRATANTE.

4.12.2.3. A CONTRATANTE se reserva ao direito de aplicar auditoria sobre

o código-fonte entregue pela CONTRATADA e para isso, utilizará como insumos: o código-fonte, a especificação de programas, o modelo de

arquitetura de solução e os padrões de codificação definidos.

4.12.2.4. O Teste de Integração pode ocorrer em ambiente de homologação da CONTRATANTE, se for de interesse desta, a fim de verificar o funcionamento do aplicativo em ambiente semelhante ao de produção, antecipando problemas que viriam a ocorrer após a implantação.

4.12.3. A CONTRATANTE exigirá também a execução e evidenciação do Teste de

Sistema sobre o produto desenvolvido, de forma a garantir pleno atendimento aos requisitos funcionais do aplicativo e a requisitos não-funcionais específicos de acordo com as características do mesmo.

4.12.3.1. Entende-se como Teste de Sistema a execução controlada do aplicativo, verificando se o seu comportamento ocorre de acordo com o especificado no serviço, buscando assim mostrar se os resultados estão respeitando os padrões estabelecidos.

4.12.3.2. O Teste de Sistema pode ocorrer em ambiente de homologação da CONTRATANTE, se for de interesse desta, a fim de verificar o

Page 8: Sistema de Acompanhamento de Processos do TRT/RJ (SAPWEB

funcionamento do aplicativo em ambiente semelhante ao de produção, antecipando problemas que viriam a ocorrer após a implantação.

4.13. A CONTRATADA deverá elaborar, sem custo adicional, protótipos de tela

navegáveis a serem validados pelo usuário. 4.14. O sistema deverá atender aos requisitos de qualidade que foram definidos de

acordo com as características e subcaracterísticas de qualidade de software propostas pela ISO/IEC 9.126 (NBR 13596) e com as necessidades da CONTRATANTE, conforme descrito abaixo:

a) Funcionalidade: O sistema deverá atender às necessidades para a finalidade a que o produto se destina; b) Confiabilidade: O sistema não deverá apresentar falha e, se a mesma ocorrer, deverá ter capacidade de recuperação de dados e manutenção do nível de desempenho adequado as necessidades da CONTRATANTE; c) Manutenibilidade: O código fonte deverá ser bem estruturado, claro e bem documentado e compatível com os padrões de codificação da CONTRATANTE, visando pouco esforço para fazer alterações corretivas, adaptativas e ou evolutivas; d) Usabilidade: O sistema deverá ser fácil de entender os conceitos utilizados, fácil de aprender, de usar e controlar a operação; e) Portabilidade: O sistema deverá funcionar em qualquer navegador WEB compatível com o padrão W3C e suas evoluções e na plataforma de hardware que possua suporte à arquitetura tecnológica definida pela CONTRATANTE; f) Interoperabilidade: O sistema deverá permitir o compartilhamento e integração de dados específicos com os Sistemas de Informação Corporativos em uso na CONTRATANTE; g) Segurança: O sistema deverá ter garantia contra ataques e violação de conteúdo; h) Eficiência: no ambiente de produção da CONTRATANTE o sistema deverá ter capacidade para atender a um universo de 3500 (três mil e quinhentos) usuários, com picos de até 2000 (dois mil) usuários concorrentes.

5. LOCAL DE EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS

5.1. Os serviços deverão ser desenvolvidos nas instalações da CONTRATADA, que

deverá providenciar, às suas expensas, a infra-estrutura de hardware e software necessária para sua execução, exceto nas reuniões de levantamento de requisitos, acompanhamento e entrega de produtos as quais ocorrerão nas instalações da CONTRATANTE, na cidade do Rio de Janeiro. No caso dos serviços prestados nas dependências da CONTRATANTE, esses serão realizados em horário comercial, ou em horário alternativo acordado previamente entre as partes.

Page 9: Sistema de Acompanhamento de Processos do TRT/RJ (SAPWEB

5.2. A infra-estrutura de comunicação necessária à prestação do serviço será de responsabilidade da CONTRATADA – exceto a administração de regras, e deverá considerar, no mínimo, os seguintes aspectos:

5.2.1. Conexão através de enlace de comunicação dedicado entre as instalações da

CONTRATADA e da CONTRATANTE;

5.2.2. Uso de protocolos seguros entre os componentes da ligação (todos os equipamentos e produtos envolvidos na ligação entre as duas partes), conforme definido pela CONTRATANTE;

5.2.3. A administração de regras (atividades de inclusão, exclusão e alteração de

regras) no(s) equipamento(s) mencionado(s) no subitem acima será de responsabilidade da CONTRATANTE. Esses equipamentos devem gravar registros de controle (logs) de acesso para configuração das regras (definição, concessão e atualização) e para a utilização das mesmas.

5.3. Relativamente à infra-estrutura de comunicação detalhada nos subitens acima deverá a CONTRATADA:

5.3.1. executar as atividades de instalação, atualização de versão de produtos/ aplicação de correções, suporte e manutenção dos equipamentos definidos para as soluções implementadas, descritas nos subitens acima;

5.3.2. informar à CONTRATANTE qualquer alteração em seu ambiente tecnológico que possa vir a impactar a comunicação entre as partes, identificando as alterações para a análise da CONTRATANTE, bem como ajustes necessários nas soluções implementadas.

5.4. A CONTRATADA terá o prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de

assinatura do Contrato, para ter a infra-estrutura de comunicação, detalhada nos subitens, em funcionamento.

5.5. A CONTRATADA deverá informar, mensalmente ou a qualquer tempo, por solicitação da CONTRATANTE, os profissionais que terão acesso à rede da CONTRATANTE, através da infra-estrutura de comunicação detalhada, bem como os direitos de acesso pretendidos, para possibilitar a configuração nesta infra-estrutura de comunicação.

5.6. As soluções a serem implementadas relativas à infra-estrutura de comunicação

detalhada nos subitens e seus componentes, serão objeto de avaliação e aprovação prévia pela CONTRATANTE.

5.7. A CONTRATADA deverá providenciar, no caso excepcional de indisponibilidade

da conexão, a entrega dos produtos nos prazos estabelecidos utilizando meio físico de armazenamento digital compatível com o ambiente tecnológico da CONTRATANTE.

Page 10: Sistema de Acompanhamento de Processos do TRT/RJ (SAPWEB

5.8. Todas as despesas decorrentes de deslocamentos que se façam necessários são de responsabilidade da CONTRATADA.

5.9. Quando os serviços estiverem sendo realizados nas dependências da

CONTRATANTE, os profissionais da CONTRATADA sempre exercerão suas atribuições em ambiente segregado com acompanhamento e orientação do Gerente de Projeto da mesma, responsável pela realização dos serviços contratados, que atuará como Preposto.

6. GERENCIAMENTO DO PROJETO

6.1. A CONTRATADA deverá apresentar, na primeira reunião de coordenação com a CONTRATANTE, em até 30 dias após a assinatura do contrato, Plano do Projeto (PP) segundo o modelo apregoado pelo PMI (PMBOK). Com base neste documento, serão definidos os responsáveis pelas atividades, os marcos e produtos entregáveis entre as iterações, bem como critérios de avaliação para a iteração.

6.2. A CONTRATADA deverá utilizar a ferramenta de gerenciamento de projetos que

for adotada pela CONTRATANTE (Ferramenta Microsoft Project).

6.3. A utilização deste modelo e das ferramentas de planejamento e controle visa a maior eficácia e agilidade no planejamento dos projetos e controle de prazos, reduzindo ocorrências de atrasos, análise precisa de indicadores de desempenho, identificação preventiva de problemas com prazos ou recursos, melhor aproveitamento dos recursos, evitando ociosidade ou sobrecarga de trabalho e certificação do controle de projetos em normas internacionais de qualidade.

6.4. Durante toda a duração do projeto deverá ser criada e mantida uma relação das

questões que surgirem durante o seu andamento, que possam de alguma forma afetar o resultado do trabalho, e que necessitem de decisões da Gerência do Projeto. Estas questões devem possuir um prazo máximo para serem resolvidas de forma a não impactar nos prazos de entrega e devem ser acompanhadas como um indicador da qualidade do projeto.

6.5. Deverão ser marcadas ordinariamente reuniões mensais entre os responsáveis pelo

Projeto (CONTRATANTE e a CONTRATADA), nas dependências da CONTRATANTE, a fim de verificar o andamento do mesmo. Todas as reuniões devem ser precedidas de uma agenda de assuntos a serem tratados. Ao término da reunião devem ser revisadas todas as decisões, pendências e responsabilidades registradas. A CONTRATANTE providenciará o registro da reunião no mesmo dia do evento. Caso surja necessidade, a CONTRATANTE poderá marcar reuniões extraordinárias.

Page 11: Sistema de Acompanhamento de Processos do TRT/RJ (SAPWEB

6.6. Deverão ser controlados todos os aspectos relevantes do projeto, tais como: escopo, prazo e riscos.

6.7. A CONTRATADA deverá apresentar mensalmente os Relatórios de Avanço Físico

do Projeto (RAF), para apreciação pela CONTRATANTE. Deverão ser destacadas as atividades atrasadas e as que envolvem os técnicos da CONTRATANTE. As ações corretivas serão discutidas entre as partes, sendo decidido o plano de ação para solucionar o problema. Com base nestas informações, a CONTRATADA preparará os Relatórios Mensais de Progresso do Projeto (RPP), que deverão ser aprovados pela CONTRATANTE.

6.8. A CONTRATADA deverá apresentar ao final de cada iteração os Relatórios de

Avanço da Iteração (RAI), que deverão conter, no mínimo:

• Cronograma das atividades realizadas na iteração; • As funcionalidades implementadas e seus respectivos PF.

6.9. Para garantir a qualidade do resultado esperado, o projeto poderá sofrer uma ou

mais inspeções durante o período de realização, quando deverão ser verificados desvios ou riscos não identificados no planejamento.

7. FORMALIZAÇÃO DA SOLICITAÇÂO DOS SERVIÇOS REFERENTE A MANUTENÇÃO EVOLUTIVA E ADAPTATIVA

7.1. Os serviços para a manutenção evolutiva e adaptativa serão realizados conforme as

iterações definidas no Plano do Projeto (PP). Para cada iteração será aberta uma Solicitação de Serviço (SS) pelos(s) representantes da CONTRATANTE. Este documento será destinado ao controle dos serviços prestados para fins de recebimento, homologação e pagamento da CONTRATADA.

7.2. A Solicitação de Serviço deverá obedecer ao seguinte fluxo operacional:

� A CONTRATANTE emite SS especificando as demandas da iteração; � A CONTRATADA avalia a demanda e procede a análise preliminar,

registrando na SS a métrica em pontos de função, os artefatos que serão produzidos e os prazos de entrega;

� A CONTRATANTE reavalia a contagem de pontos de função apresentada, os artefatos que serão produzidos e os prazos de entrega e autoriza a execução da SS;

� A CONTRATADA executa os serviços e entrega os artefatos produzidos; � A CONTRATANTE homologa os artefatos; � Depois de homologados todos os artefatos relacionados na SS, inclusive os

testes de integração, quando couber, a CONTRATANTE efetua a recontagem de pontos de função e formaliza o aceite definitivo, liberando a SS para faturamento.

Page 12: Sistema de Acompanhamento de Processos do TRT/RJ (SAPWEB

7.3. A Solicitação de Serviço deverá ter, no mínimo, os dados relacionados a seguir:

• Número da SS; • Data/hora de abertura; • Nome do SOLICITANTE • Descrição das demandas; • Aceite; • Data/hora do aceite; • Nome do Preposto; • Estimativa de tamanho, em pontos de função • Custo estimado da SS; • Relação de artefatos a serem entregues; • Cronograma de entrega (detalhado por artefato e informando prazo final de entrega da SS); • Autorização da execução; • Data/hora da autorização; • Responsável pela autorização

7.4. Será permitida a troca das demandas previstas no escopo inicial desse projeto

(Anexo I) por demandas necessárias e não previstas. Entretanto, a CONTRATADA somente efetuará as trocas das demandas mediante a solicitação e autorização expressa da CONTRATANTE, por meio de documento próprio que especifique a demanda objeto da troca, a nova demanda, os respectivos tamanhos e o motivo da substituição.

7.5. A troca prevista no subitem 7.4 somente poderá ser realizada com autorização

expressa da alta administração do TRT da 1ª Região, sendo certo que as demandas devem ser substituídas na proporção de suas contagens em ponto de função e será realizada através de Termo Aditivo.

8. ACEITE E HOMOLOGAÇÂO

8.1. A CONTRATADA deverá entregar à CONTRATANTE, para homologação, os artefatos e produtos gerados durante a execução do projeto, conforme cronograma estabelecido no Plano de Projeto (PP), à medida que forem sendo produzidos.

8.2. Todos os artefatos e produtos que compõem a documentação do sistema devem ser verificados e validados.Os produtos serão recebidos formalmente, através de documento próprio, e homologados pela CONTRATANTE que poderá aprová-los, mediante análise, que considerará a plena concordância dos produtos com os preceitos metodológicos vigentes na CONTRATANTE e os critérios de qualidade.

8.3. Para cada iteração específica, definida no Plano de Projeto (PP), poderão ser determinados critérios de aceitação diferentes para a validação, dependendo das características e da criticidade da iteração.

Page 13: Sistema de Acompanhamento de Processos do TRT/RJ (SAPWEB

8.4. As atividades de homologação ocorrerão no ambiente de homologação da CONTRATANTE , de acordo com os seguintes critérios básicos de aceitação:

� Pleno atendimento aos requisitos especificados. � Total aderência a metodologia de Desenvolvimento de software e

requisitos de segurança da CONTRATANTE. � Total integração com os sistemas já existentes. � Base de dados totalmente migrada. � Confiabilidade da execução do código. � Ausência de defeitos e falhas nos testes realizados pela CONTRATADA,

de acordo com o Política e Estratégia de Testes estabelecidos pela CONTRATANTE.

� Documentação completa e com a qualidade esperada. 8.5. O Termo de Homologação deverá ter, no mínimo, os dados relacionados a

seguir:

� Registro de níveis de serviços aferidos; � Data/hora da homologação; � Responsável pela homologação � Aceite; � Data/hora do aceite; � Responsável pelo aceite � Tamanho efetivo de demanda, em pontos de função; � Custo efetivo da SS

8.6. Qualquer serviço realizado, mas não aceito ou não homologado deverá ser refeito, não eximindo a empresa CONTRATADA das penalidades e de outras sanções previstas em Edital.

8.7. Para identificar a conformidade dos produtos entregues pela CONTRATADA

serão avaliados e classificados pela CONTRATANTE no Termo de HOMOLOGAÇÂO, considerando os seguintes critérios:

� Recebido - quando o(s) artefato(s) entregue(s) forem recebidos integralmente

pela CONTRATANTE, não cabendo nenhum ajuste. � Recebido com Ajustes - a CONTRATANTE apresentará à CONTRATADA

uma relação de ajustes a serem realizados, com prazo para adequação negociado com a CONTRATADA limitado a 5 (cinco) dias úteis ou 10% (dez por cento) do prazo de desenvolvimento, o que for maior.

8.8. Caso não realize integralmente os ajustes no prazo estabelecido, a entrega será considerada rejeitada e a empresa estará sujeita às penalidades previstas. 8.9. Finalizados todos os ajustes por parte da CONTRATADA, a CONTRATANTE

emitirá o Termo de HOMOLOGAÇÂO para efeito de pagamento.

Page 14: Sistema de Acompanhamento de Processos do TRT/RJ (SAPWEB

8.10. A emissão do Termo de HOMOLOGAÇÂO classificado como “Recebido com Ajustes” não autoriza a CONTRATADA a faturar os serviços, sendo necessária a emissão do Termo de HOMOLOGAÇÂO com classificação “Recebido” para isto.

8.11. A emissão do Termo de Homologação dos serviços pela CONTRATANTE não

exime a CONTRATADA da responsabilidade pela correção de erros porventura identificados dentro do prazo de vigência do contrato e após o seu encerramento, dentro do prazo de garantia, sem ônus adicional para a CONTRATANTE.

9. ACORDOS DE NÍVEL DE SERVIÇO (SLA)

9.1. Durante todo o contrato será considerada como produtividade de referência 12 PF/dia, considerando que tal produtividade é prática de mercado e que a mesma faz-se necessária para a execução do escopo.

9.2. A gestão e a fiscalização do contrato se darão mediante o estabelecimento e o

acompanhamento de indicadores de nível de Serviço descritos no quadro abaixo, que comporão o acordo de níveis de serviço entre o CONTRATANTE E A CONTRATADA.

Requisito de Qualidade : Funcionalidade Nome do Indicador IDAP Finalidade Indicador de desempenho no atendimento à

Solicitação de Serviços (SS) dentro do prazo previsto

Meta a cumprir Indicador deve ser igual a 1 Instrumento de Medição Relatório de Solicitações de Serviços

atendidas Forma de acompanhamento A CONTRATADA deverá gerar o relatório

de Solicitações de Serviço (SS) concluídas e homologadas, contendo o período previsto para a execução e o efetivamente executado, para avaliação pela CONTRATANTE.

Periocidicidade Duração da iteração Mecanismo de cálculo Tempo efetivo de execução da SS/Tempo

estimado para o atendimento à SS Faixas de ajuste no pagamento De 0,85 até 1- 100% do valor da Termo de

Homologação referente a SS De 0,70 a 0,84- 90% do valor do Termo de Homologação referente a SS não atendida no prazo De 0,50 a 0,69 – 80% do valor do Termo

Page 15: Sistema de Acompanhamento de Processos do TRT/RJ (SAPWEB

de Homologação referente a SS não atendida no prazo. Abaixo de 0,50 –. 70% do valor do Termo de Homologação referente a SS não atendida no prazo

Início de vigência Após assinatura do contrato Observações - Nome do Indicador IQAI Finalidade Indicador de qualidade sobre os artefatos

entregues pela CONTRATADA correspondente aos produtos de uma iteração.

Meta a cumprir Indicador deve ser igual a 0 Instrumento de medição Relação dos artefatos entregues, contendo

o número da SS, se aceito ou não e o responsável da CONTRATANTE pela homologação.

Periodicidade Duração da iteração Mecanismo de cálculo Número de artefatos recusados/Número de

artefatos entregues Faixas de ajuste no pagamento De 0 até 0,10 – 100% do valor do Termo

de Homologação referente a SS De 0,11 a 0,30 – 90% do valor do Termo de Homologação referente a SS De 0,31 a 0,50 – 80% do valor do Termo de Homologação referente a SS Acima de 0,50- 70% do valor do Termo de Homologação referente a SS

Início da vigência Após assinatura do contrato Observações As faixas de ajuste serão aplicadas quando

da homologação da SS e após a aceitação de todos os artefatos, ou seja, a medição será realizada quando da primeira entrega.

Nome do Indicador ICRN Finalidade Indicador de conformidades às regras de

Negócio do Caso de Uso Meta a cumprir Indicador deve ser igual a 0 Instrumento de medição Relação dos Casos de Uso entregues. Periodicidade Duração da iteração Mecanismo de cálculo Número de regras de negócio não

atendidas no UC/Número de regras de negócio atendidas no UC.

Faixas de ajuste no pagamento De 0 até 0,10 – 100% do valor do Termo de Homologação referente a SS De 0,11 a 0,30 – 09% do valor do Termo de Homologação referente a SS

Page 16: Sistema de Acompanhamento de Processos do TRT/RJ (SAPWEB

De 0,31 a 0,50 – 80% do valor do Termo de Homologação referente a SS Acima de 0,50 - 70% do valor do Termo de Homologação referente a SS

Início de vigência Após assinatura do contrato Observações - Nome do Indicador IAGP Finalidade Indicador de atendimento de questões

relacionadas à Gerência do Projeto Meta a cumprir Indicador deve ser igual a 0 Instrumento de medição Relatório da CONTRATADA com

questões relacionadas ao Gerenciamento do Projeto

Periodicidade Duração da iteração Mecanismo de cálculo Número de questões resolvidas fora do

prazo acordado com o(s) representante(s) da CONTRATADA nas reuniões mensais para Gerenciamento do Projeto

Faixas de ajuste no pagamento De 0 até 2- 100% do valor da SS De 3 até 5- 90% do valor da SS De 6 até 8- 80% do valor da SS Acima de 9- 70% do valor da SS

Início de vigência Após assinatura do contrato Observações

Requisito de Qualidade:Confiabilidade Nome do Indicador ICFS Finalidade Indicador de confiabilidade no

funcionamento do sistema no ambiente de produção (ausência de erros)

Meta a cumprir Indicador deve ser igual a zero Instrumento de medição Relação dos Registros de Ocorrência

abertos de acordo com o peso do grau de severidade: Severidade alta: Peso 3 Severidade media: Peso 2 Severidade baixa:Peso 1

Forma de acompanhamento A CONTRATADA deverá gerar Relatório de Registro de Ocorrências abertos no período.

Periocidicidade Duração da Iteração Mecanismo de Cálculo Σ (Registro de Ocorrência * grau de

severidade)/Tamanho da Iteração em PF Faixas de ajuste no pagamento De 0 até 0,10 – 100% do valor da SS

De 0,11 até 0,30 – 90% do valor da SS De 0,31 até 0,50 – 80% do valor da SS

Page 17: Sistema de Acompanhamento de Processos do TRT/RJ (SAPWEB

Acima de 0,50- 70% do valor da SS Início de vigência Após assinatura do contrato Observações Q referência para a severidade encontra-se

na legenda da tabela do item 15.15.6 Nome do Indicador INER- Indicador de número de erros

recorrentes Finalidade Indicador da quantidade de número de

erros recorrentes no ambiente de produção Meta a cumprir Indicador deve ser igual a zero Instrumento de medição Relação dos Registros de Ocorrência Forma de acompanhamento A CONTRATADA deverá gerar Relatório

de Registro de Ocorrências recorrentes abertos no período

Periocidicidade Duração da Iteração Mecanismo de Cálculo (ver formula com severidade)

Número dos Registros de Ocorrência recorrentes

Faixas de ajuste no pagamento De 0 até 3 – 100% do valor da SS De 4 até 6 – 90% do valor da SS De 7 até 9 – 80% do valor da SS Acima de 10 - 70% do valor da SS

Início da vigência Após assinatura do contrato Observações -

Requisito de Qualidade:Manutenbilidade Nome do Indicador IARO_1- Indicador de tempo de

atendimento dos Registros de Ocorrência (severidade alta)

Finalidade Indicador de desempenho e disponibilidade sobre o atendimento aos Registros de Ocorrência de severidade alta no prazo estabelecido

Meta a cumprir Tempo de resolução dos Registros de Ocorrência classificados com severidade alta em até 04 ( quatro) horas .

Instrumento de medição Relação dos ROs abertos e atendidos, contendo o identificador do erro, sua classificação, data de abertura, data de conclusão e tempo de atendimento.

Forma de acompanhamento O relatório será gerado pela CONTRATADA e entregue a CONTRATANTE para avaliação do indicador e aplicação das faixas de ajuste previstas.

Periocidicidade Duração da iteração Mecanismo de Cálculo (ver Σ (tempo excedente da resolução do RO *

Page 18: Sistema de Acompanhamento de Processos do TRT/RJ (SAPWEB

severidade) 3). Faixas de ajuste no pagamento De 0 até 12 – 100% do valor da SS

De 13 até 15 – 90% do valor da SS De 16 até 18 – 80% do valor da SS Acima de 18 - 70% do valor da SS

Início de vigência Após assinatura do contrato Observações A referencia para a severidade encontra-se

na legenda da tabela do item 15.15.6 Requisito de Qualidade:Manutenbilidade

Nome do Indicador IARO_2 Indicador de tempo de atendimento dos Registros de Ocorrência (severidade média e baixa)

Finalidade Indicador de desempenho e disponibilidade sobre o atendimento aos Registros de Ocorrência de severidade média e baixa no prazo estabelecido

Meta a cumprir Tempo de resolução de Registros de Ocorrência classificados com severidade média em até 24 (vinte e quatro) horas. Tempo de resolução de Registro de Ocorrência classificados com severidade baixa em até 48 (quarenta e oito) horas.

Instrumento de medição Relação dos ROs abertos e atendidos, contendo o identificador do erro, sua classificação, data de abertura, data de conclusão e tempo de atendimento.

Forma de acompanhamento O relatório será gerado pela CONTRATADA e entregue a CONTRATANTE para avaliação do indicador e aplicação das faixas de ajuste previstas.

Periocidicidade Duração da iteração Mecanismo de Cálculo (ver severidade)

Σ (tempo excedente da resolução do RO * grau de severidade) Severidade media: Peso 2 Severidade baixa:Peso 1

Faixas de ajuste no pagamento De 0 até 72 – 100% do valor da SS De 73 até 85 – 90% do valor da SS De 86 até 92 – 80% do valor da SS Acima de 92 - 70% do valor da SS

Início de vigência Após assinatura do contrato Observações A referencia para a severidade encontra-se

na legenda da tabela do item 15.15.6

Page 19: Sistema de Acompanhamento de Processos do TRT/RJ (SAPWEB

10. PRAZO DE EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS

10.1. O prazo de execução dos serviços será de 12 (doze) meses, contados a partir

do recebimento do Termo de Autorização para o inicio dos serviços, ressalvada a hipótese de prorrogação contratual, nos termos do art. 57 da Lei nº 8.666/93.

10.2. A CONTRATANTE emitirá o Termo de Autorização para o início dos

serviços em até 30 (trinta) dias após a assinatura do contrato.

11. SUPORTE TÉCNICO 11.1. O suporte técnico dos serviços deverá ser prestado durante todo o período de

vigência do contrato, mediante as condições que se seguem, sem qualquer ônus adicional para a CONTRATANTE.

11.2. A CONTRATADA deverá manter, durante todo o período de vigência

contratual, canal de comunicação on-line com a equipe técnica da CONTRATANTE para dirimir dúvidas e resolver problemas que porventura surjam, no horário das 07:00. às 20:00 hs.

11.3. A ferramenta de comunicação on-line a ser adotada pela CONTRATADA

deverá ser a mesma ferramenta utilizada na CONTRATANTE (ORACLE MESSENGER). A aquisição das licenças necessárias para essa comunicação não acarretará ônus para a CONTRATANTE, sendo de responsabilidade da CONTRATADA.

12. GARANTIA DOS SERVIÇOS

12.1. A garantia dos serviços será prestada durante toda a vigência do contrato e

após o seu encerramento, pelo período de 03 (três) meses, a contar do aceite definitivo dos produtos.

12.2. Durante todo o período da garantia acima mencionado, a empresa

CONTRATADA deverá efetuar todas as manutenções corretivas decorrentes de quaisquer erros ou falhas, sem ônus para a CONTRATANTE.

13. FISCALIZAÇÃO DO CONTRATO 13.1. A execução do Contrato será fiscalizada por Representante da

CONTRATANTE, especialmente designado, cumprindo-lhe:

Page 20: Sistema de Acompanhamento de Processos do TRT/RJ (SAPWEB

� Acompanhar e a fiscalizar os serviços, dirimir as dúvidas que surgirem no curso da sua prestação e de tudo dará ciência à CONTRATADA, para a fiel execução dos serviços durante toda a vigência do Contrato;

� Sem prejuízo da plena responsabilidade da CONTRATADA perante a CONTRATANTE e/ou a terceiros, os serviços estarão sujeitos a mais ampla e irrestrita fiscalização, a qualquer hora e em todos os locais. A presença do(s) servidor(es) designado(s) como Representante(s) não diminuirá a responsabilidade da CONTRATADA, por quaisquer irregularidades resultantes de imperfeições técnicas ou de qualidade inferior, que não implicarão co-responsabilidade da CONTRATANTE ou do servidor(es) designado(s) para a fiscalização;

� O(s) Representante(s) da CONTRATANTE poderão sustar, recusar, mandar refazer quaisquer serviços, que estejam em desacordo com as especificações técnicas, e as constantes do Termo de Referência, determinando prazo para a correção de possíveis falhas ou substituições de produtos em desconformidade com o solicitado;

� Eventuais irregularidades de caráter urgente deverão ser comunicadas, por escrito, ao(s) Representante(s) com os esclarecimentos julgados necessários e, as informações sobre possíveis paralisações de serviços, a apresentação de relatório técnico ou razões justificadoras a serem apreciadas e decididas pelo(s) servidor(es) designado(s);

� As decisões e providências sugeridas pela empresa ou julgadas imprescindíveis, que ultrapassarem a competência do(s) Representantes(s) designado(s) pela CONTRATANTE, deverão ser encaminhadas à autoridade superior, para a adoção das medidas cabíveis;

� O Fiscal e/ou Servidor designado deverá conferir os relatórios dos serviços executados pela CONTRATADA, por ocasião da entrega das Notas Fiscais ou Faturas, e atestar a prestação dos serviços, quando executados satisfatoriamente, para fins de pagamento.

13.2. Ao(s) Representante(s) fica assegurado o direito de exigir o cumprimento de

todos os itens constantes do Termo de Referência, da proposta da CONTRATADA e das cláusulas do futuro contrato.

14. PROPRIEDADE INTELECTUAL

14.1. O CONTRATANTE terá o direito de propriedade sobre todos os produtos desenvolvidos pela CONTRATADA, decorrentes deste contrato, sendo vedada qualquer comercialização por parte da CONTRATADA.

14.2. A CONTRATADA deverá entregar à CONTRATANTE toda e qualquer

documentação gerada em função da prestação de serviços, objeto desse Termo de Referência.

Page 21: Sistema de Acompanhamento de Processos do TRT/RJ (SAPWEB

14.3. A CONTRATADA cederá à CONTRATANTE, em caráter definitivo, o direito patrimonial e a propriedade intelectual das funcionalidades desenvolvidas e dos resultados produzidos durante a vigência do contrato, entendendo-se por resultados quaisquer estudos, relatórios, especificações, descrições técnicas, protótipos, dados, esquemas, diagramas, fonte dos códigos e documentação didática.

15. OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA

15.1. A CONTRATADA deverá utilizar as mesmas ferramentas que a CONTRATANTE. Havendo evolução ou alteração nessas ferramentas, a CONTRATADA deverá replicar as alterações em seu ambiente, sem ônus para a CONTRATANTE, bem como capacitar seus funcionários para utilizar o novo ambiente.

15.2. É de responsabilidade da CONTRATADA a aquisição de todas as

ferramentas para a execução do objeto desse Termo de Referência, não gerando ônus para a CONTRATANTE.

15.3. A CONTRATADA deverá apresentar, no prazo de 15 (quinze) dias a contar

da assinatura do contrato, toda a sua Metodologia de Desenvolvimento de Software, para aprovação pela CONTRATANTE. Os procedimentos definidos no mesmo deverão ser seguidos durante a execução do projeto, devendo a CONTRATADA apresentar declaração comprometendo-se a tal. Tal metodologia deverá estar de acordo com o estabelecido no subitem 4.6 desse Termo de Referência.

15.4. A CONTRATADA deverá manter, sem ônus para a CONTRATANTE, a

compatibilidade entre seu ambiente de Gerência de Configuração e Mudança e o ambiente de Gerência e Configuração da CONTRATANTE, conforme estabelecido no Plano de Gerência de Configuração e Mudança da CONTRATANTE.

15.5. A CONTRATADA fica obrigada a executar atividades de gerência de

configuração no seu ambiente (controle de versão, controle de mudanças e integração contínua), permitindo que mudanças inerentes ao trabalho do desenvolvimento de software sejam absorvidas ao projeto de maneira controlada, mantendo a estabilidade na evolução do software, de acordo com o estabelecido no Plano de Gerência de Configuração e Mudança.

15.6. A CONTRATADA fica obrigada a executar atividades de controle de versão, que permitam desta forma:

� Identificar, armazenar e gerenciar os itens de configuração (todos os

artefatos associados ao projeto) durante todo o ciclo de vida do software; � Manter histórico de todas as alterações efetuadas nos itens de configuração; � Criar rótulos e ramificações no projeto;

Page 22: Sistema de Acompanhamento de Processos do TRT/RJ (SAPWEB

� Recuperar uma configuração em um determinado momento no tempo.

15.7. Será de responsabilidade da CONTRATADA a instalação e operacionalização do ambiente de Desenvolvimento, em suas próprias instalações e em conformidade a plataforma tecnológica da CONTRATANTE, não gerando qualquer ônus para a CONTRATANTE.

15.8. A CONTRATADA deverá manter, sem ônus para a CONTRATANTE, a

compatibilidade entre seu Ambiente de Desenvolvimento e o ambiente de Homologação durante toda a vigência do contrato.

15.9. É de responsabilidade exclusiva da CONTRATADA a aquisição dos

softwares de apoio, não havendo qualquer responsabilidade reversa à CONTRATANTE concernente à titularidade dos direitos de propriedade, inclusive os direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual sobre os programas.

15.10. A CONTRATADA utilizará o mesmo software de apoio à contagem de pontos

de função utilizado pela CONTRATANTE, permitindo:

� registro dos pontos de função contados pelos especialistas; � permitir a identificação dos arquivos e interfaces que resultaram no valor de

pontos de função obtidos em uma contagem e a associação como o caso de uso onde foram identificados.

� classificação da complexidade dos elementos identificados na contagem; � totalização dos pontos de função; � apoio ao cálculo do fator de ajuste e ao cálculo dos pontos de função

ajustados; � armazenamento do histórico dos pontos de função contados; � emissão de relatórios das operações efetuadas; � permitir modificações nos dados de entrada dos cálculos efetuados.

15.11. A CONTRATADA deverá exigir de seus profissionais, quando circularem nas dependências da CONTRATANTE, o uso de crachá de identificação com o nome do portador, nome e/ou logotipo da empresa.

15.12. Durante a vigência do CONTRATO, o contato dos profissionais da

CONTRATADA restringe-se aos profissionais da área de desenvolvimento de sistemas da CONTRATANTE, responsáveis pelo acompanhamento do projeto ou serviço contratado, salvo quando acompanhados por estes ou com sua autorização escrita.

15.13. A CONTRATADA obriga-se a tratar com sigilo e confidencialidade e a não

fazer uso comercial de quaisquer informações, dados, processos, fórmulas, códigos, modelos, diagramas e dispositivos relativos aos serviços contratados, utilizando-os

Page 23: Sistema de Acompanhamento de Processos do TRT/RJ (SAPWEB

apenas para as finalidades previstas, não podendo revelá-los ou facilitar a sua revelação a terceiros.

15.14. A CONTRATADA deverá a assegurar a qualidade dos serviços realizados.

Os procedimentos de garantia da qualidade deverão ser realizados por toda a equipe do projeto de forma que as atividades para a garantia da qualidade sejam seguidas desde o inicio até a conclusão do mesmo. A CONTRATADA deverá ter pessoas com conhecimento em procedimentos para assegurar a qualidade dos produtos e a correta aplicação de metodologias, as quais deverão interagir constantemente com a equipe do projeto na monitoração da qualidade dos trabalhos em cada estágio do seu ciclo de vida. Deverá haver revisão constante dos processos visando:

� Facilitar e antecipar a detecção de erros/falhas ou problemas; � Aprimorar e garantir a qualidade dos produtos; � Garantir a adoção irrestrita de normas e procedimentos por parte de toda

a equipe de projeto; � Assegurar a conformidade dos produtos e das ações com os padrões e

diretrizes do projeto.

15.15. A CONTRATADA deverá corrigir todos os erros (manutenção corretiva)

que porventura surjam durante a vigência contratual e após o seu encerramento, pelo de 03 (três meses), considerando que toda a falha apresentada após o início do contrato será considerada erro decorrente da manutenção evolutiva e adaptativa.

15.15.1. Caso os erros, decorrentes das manutenções evolutivas e adaptativas realizadas pela CONTRATADA, ocasione a inconsistência nos dados, a CONTRATADA deverá corrigir o erro e sanear a Base de Dados de produção, sob supervisão direta da equipe técnica da CONTRATANTE.

15.15.2. A CONTRATADA deverá disponibilizar canais de comunicação, sem ônus para a CONTRATANTE, objetivando a abertura de chamados (Registro de Ocorrência) para a correção dos erros, em 5 (cinco) dias por semana, de 08:00 às 19:00 h.

15.15.3. Todos os serviços demandados pela CONTRATANTE referente às

manutenções corretivas serão formalizados por meio de Registro de Ocorrência (RO), de acordo com o modelo estabelecido pela CONTRATANTE.

15.15.4. A CONTRATADA deverá disponibilizar ferramenta para a abertura

e fechamento dos Registros de Ocorrência, inclusive permitindo a juntada de documentos digitais/artefatos e aferição de prazos de abertura e fechamento de chamados.

Page 24: Sistema de Acompanhamento de Processos do TRT/RJ (SAPWEB

15.15.5. A CONTRATADA deverá manter registros de chamados realizados pela CONTRATANTE e das medidas adotadas para solucionar os problemas e apresentará ao final de cada período de 30 (trinta), o relatório à CONTRATANTE.

15.15.6. Os prazos de atendimento dos serviços de manutenção corretiva

deverão ser realizados no prazo máximo previsto na Tabela de Prazos de Atendimento de Manutenção Corretiva, apresentada a seguir, contabilizados a partir da emissão do Registro de Ocorrência, em horas úteis, assim consideradas quando no período de 08:00 hs às 19:00 hs. A criticidade será informada pela CONTRATANTE no momento da abertura do Registro de Ocorrência.

Tabela de Prazos de Atendimento de Manutenção Corretiva

Serviço Manutenção corretiva Criticidade Ocorrência Início de

atendimento em horas úteis

Prazo para a solução do problema em horas úteis

Prazo para a solução da causa do problema em horas úteis

Alta Erros e comportamento inadequado do sistema

Imediato Em até 04 (quatro) horas

Em até 24 (vinte e quatro) horas

Média Em até 01 (uma) hora

Em até 24 (vinte e quatro) horas

Em até 36 (trinta e seis) horas

Baixa Em até 02 (duas) horas

Em até 48 (quarenta e oito) horas

Em até 72 (setenta e duas) horas

Legenda: Alta – Incidente com paralisação do sistema e/ou comprometimento grave de dados, processo ou ambiente. Média – Incidente sem paralisação do sistema, porém, com comprometimento de processo ou ambiente. Baixa – Incidente sem paralisação do sistema e pequeno ou nenhum comprometimento de dados, processo ou ambiente.

15.15.7. O Registro de Ocorrência aberto após as 19:00 horas terá seu prazo

inicial contado a partir das 08:00 hs do dia útil seguinte. 15.15.8. Caso a solução apresentada pela CONTRATADA não repare o

defeito, nem surta o efeito paliativo a que se propôs, a CONTRATANTE fará a comunicação do não aceite da solução e a contagem do tempo de correção será retomada do ponto e severidade em que foi interrompida.

15.15.9. As manutenções corretivas serão contadas estatisticamente para

efeito da aferição de qualidade e, se, for o caso, imposição de penalidade conforme Indicadores de nível de serviço acordados.

Page 25: Sistema de Acompanhamento de Processos do TRT/RJ (SAPWEB

15.16. A CONTRATADA deverá garantir a qualidade dos produtos monitorando-os e mantendo um registro (log) de todos os defeitos reportados, desde o começo do projeto até seu fim. Métricas de diferentes tipos de defeitos deverão ser coletadas e uma análise de causa deve ser realizada visando identificar a causa originadora dos problemas. A matriz de defeitos, o resultado da análise de causa, assim como outros registros de qualidade deverão ser mensalmente repassados para a CONTRATANTE. Em caso de desvios de qualidade, as razões e as ações corretivas deverão ser discutidas e acordadas com a CONTRATANTE.

15.16.1. A matriz de defeitos fica a critério da contratada, em modelo a ser

apresentado no início do projeto para aprovação pelos técnicos da CONTRATANTE.

15.17. A CONTRATADA deverá manter controle de versões para todos os fontes e

documentos gerados durante o projeto, possibilitando, se for de interesse da CONTRATANTE, a recuperação de release específica a qualquer tempo.

15.18. A CONTRATADA deverá manter, durante a execução do contrato, todas as

condições de qualificação exigidas na licitação, em conformidade com art. 55, inciso XIII, da Lei 8.666, incluindo a atualização de documentos de controle da arrecadação de tributos e contribuições federais e outras legalmente exigíveis

16. PAGAMENTO DOS SERVIÇOS

16.1. Somente poderão ser faturadas as atividades concluídas e aprovadas pela

CONTRATANTE. 16.2. Os pagamentos relativos aos serviços solicitados serão realizados na medida

do andamento dos mesmos e será realizado em conformidade com as iterações definidas no Plano de Projeto(PP), conforme cronograma de desembolso (Anexo IV), descontados o somatório dos percentuais referentes às penalizações decorrentes da avaliação de cada Indicador de Nível de Serviço, conforme definidos no item 9 desse Termo de Referência.

16.3. O intervalo mínimo entre as faturas apresentadas pela CONTRATANTE deverá ser de 30 (trinta) dias, salvo autorização expressa do TRT.

16.4. As atividades de garantia, gerência de configuração e mudança e gerência de

projetos estão incluídas nos percentuais dos serviços e devem apoiar os serviços requisitados a fim de garantir os critérios de aceitação dos produtos.

16.5. A CONTRATANTE adota a tabela de Itens não mensuráveis para a

execução dos serviços de manutenção evolutiva e adaptativa e documentação, apresentada a seguir para calcular o esforço de atividades que não são passíveis de serem mensuradas pela técnica de Pontos de Função.

Page 26: Sistema de Acompanhamento de Processos do TRT/RJ (SAPWEB

Equivalência em Pontos de Função de Itens Não Mensuráveis

Item

Base de Cálculo

Fator de equivalência em PF

Layout de telas e arquivos Quantidade de itens de layout alterados

0,04 Contempla as alterações de layouts de telas, documentos e relatórios sem que tenha havido alteração de funcionalidade. Campos e Variáveis

Quantidade de campos 0,08

Contempla a inclusão, alteração ou exclusão de campos e variáveis em telas, documentos e relatórios, sem que tenha havido alteração de funcionalidade. Contempla a padronização de nomenclatura de variáveis e campos em programas e tabelas Mensagens

Quantidade de mensagens alteradas

0,04 Comtempla alteração de mensagens de retorno a usuários. Menus

Quantidade de telas incluidas ou alteradas

0,1 Contempla a inclusão, alteração ou exclusão de de menus ou telas de ajuda a usuário (helps).

Quantidade de telas excluídas

0,02

Lista ou tabelas físicas

Quantidades de dados 0,04 Contempla a inclusão, alteração ou exclusão de dados pertencentes a listas (combo box) ou tabelas físicas. Code Table

Inclusão de Tabela 1,00 Contempla a necessidade de criação, alteração ou exclusão de tabelas Code Table e respectivas funcionalidades. Alteração de Tabela 0,60

Exclusão de Tabela 0,40

Inclusão de Funcionalidade

0,30

Alteração de Funcionalidade

0,20

Exclusão de Funcionalidade

0,10

Page 27: Sistema de Acompanhamento de Processos do TRT/RJ (SAPWEB

16.6. A quantidade de Pontos por Função base da remuneração do serviço solicitado será de acordo com o tamanho da demanda em Pontos de Função e de acordo com a declarada na Solicitação de Serviço da Iteração.

17. CONDIÇÕES PARA RECEBIMENTO DO OBJETO

17.1. O objeto do contrato somente será recebido quando perfeitamente de acordo com as condições contratuais.

17.2. A Fiscalização, ao considerar o objeto do Contrato concluído, comunicará o fato à autoridade superior, mediante relatório circunstanciado que servirá de base à lavratura do Termo de Recebimento Provisório.

17.3. O Termo de Recebimento Provisório deverá ser lavrado “ex officio” pelo responsável por seu acompanhamento e Fiscalização através da Unidade Fiscalizadora, mediante Termo circunstanciado e assinado pelas partes, no prazo de 15 (quinze) dias, a partir do término do prazo contratual.

17.4. O Termo de Recebimento Definitivo será lavrado por Comissão designada pela autoridade competente, mediante termo circunstanciado e assinado pelas partes, dentro do prazo de 90 (noventa) dias após o Termo de Recebimento Provisório, que comprove a adequação do objeto aos termos contratuais.

17.5. A responsabilidade da CONTRATADA pela qualidade, correção e segurança dos serviços executados, subsistirá na forma da Lei, mesmo após seu Recebimento Definitivo

18. QUALIFICAÇÃO TÉCNICA

18.1. A LICITANTE deverá apresentar a documentação relacionada a seguir, para habilitar-se tecnicamente para realização dos serviços.

A empresa LICITANTE deverá comprovar experiência no uso da Unified

Modeling Language (UML) no desenvolvimento e manutenção de sistemas de pelo menos 1342 (Hum mil, trezentos e quarenta e dois) pontos de função brutos utilizando metodologia UP ( Unified Process ), na plataforma Java EE com as seguintes tecnologias : linguagem JAVA, Servidor de aplicação Oracle Application Server e/ou JBOSS, Frameworks: Struts, Hibernate e Validator, com produtividade melhor ou igual que 12 horas/PFB. A quantidade de 1342(Hum mil, trezentos e quarenta e dois) pontos por função brutos é justificável em razão de que representa 50% do total a ser contratado, sendo este percentual considerado razoável e plenamente compatível em quantidade, características e prazo, para demonstrar a capacidade do futuro

Page 28: Sistema de Acompanhamento de Processos do TRT/RJ (SAPWEB

fornecedor em prestar a integralidade dos serviços, nos termos do inciso 2o, art. 30 da Lei no 8.666/93. Para comprovar essa experiência, a empresa LICITANTE deve apresentar Atestado de Capacidade Técnica comprovando o uso da Metodologia, do qual conste(m) o projeto ou sistema em que foi empregada, bem como Nome / E-mail / Telefone do responsável pelos contatos técnicos do cliente (pessoa vinculada ao cliente responsável pelos contatos relativos ao projeto).

18.2. Todos os atestados de Capacidade Técnica deverão ser emitidos por pessoas jurídicas de direito público ou privado, em nome da LICITANTE, e elaborados em papel timbrado da empresa emitente, contendo os seguintes dados mínimos e obrigatórios:

� Razão Social, CNPJ e Endereço Completo da Empresa Emitente; � Razão Social da LICITANTE; � Referência do Contrato; _________ ; � Vigência do Contrato: De ___/___/_____ a ___/___/______; � Objeto do Contrato; � Descrição do Objeto do Contrato (descrição detalhada dos serviços � prestados); � Local e Data de Emissão do Atestado; � Nome e Assinatura do Signatário, Cargo, Telefone para contato e Fax.

19. RESCISÃO

19.1. O presente contrato poderá ser rescindido nas hipóteses estabelecidas pelos artigos 77 a 79 da Lei. 8.666/93, o que a CONTRATADA declara conhecer.

19.2. Reserva-se ao CONTRATANTE o direito de rescindir unilateralmente este

contrato ocorrendo qualquer hipótese de cisão, fusão ou incorporação que possa prejudicar a execução do objeto contratado.

19.3. Na hipótese de a rescisão ocorrer por culpa da CONTRATADA, fica o CONTRATANTE autorizado a reter, até o limite dos prejuízos experimentados, os créditos a que aquela tenha direito.

Rio de Janeiro, 04 de maio de 2009.

Page 29: Sistema de Acompanhamento de Processos do TRT/RJ (SAPWEB