sistema circulatório sanguíneo i

1
Biologia 3 – Sérgio 19.08.08 Sistema Circulatório Sanguíneo Há dois tipos de sistema circulatório no corpo humano: sanguíneo, que é bidirecional e o linfático, unidirecional. Podemos dividir o sistema circulatório sangíneo em sangue, vasos, e coração. O sangue, ao ser centrifugado, dividi-se em elementos figurados ou celulares e plasma que é a parte líquida do sangue. Os elementos celulares 'afundam' no plasma por posuirem maior densidade. Esses elementos são eritrócitos, trombócitos e leucócitos. Já o plasma é constituido por água, sais, nutrientes, hormônios, excretas, gases, fatores de coagulação e protínas plasmáticas. Das protínas plasmáticas, a albumina é a mais abundante e é responsável pel transporte de substâncias e auxilia na manutenção da pressão osmótica do sangue, também denominada pressão oncótica. A falta dessa proteína resulta na doença Kwarshiorkor que indica malnutrição, mas o doente mantém aparência de 'fortinha' por apresentar grande volume de água fora das veias e artérias. Além da albumina, o fibrinogênio e anticorpos também compoêm o plasma sanguíneo sendo responsáveis pela coagulação do sangue e pela proteção do corpo respectivamente. Os vasos sanguíneos podem ser classificados como artérias (ou arteríolas), veias (vênulas) e capilares. Todas as artérias transportam sangue do coração aos tecidos enquanto veias levam sangue dos tecidos para o coração. As capilares representam uma evolução de sistemas circulatórios lacunares para sistemas circulatórios fechados. O sistema lacunar é encontrado em artrópodes a na maioria dos moluscos e é caracterizado pela baixa pressão, por movimentação lenta e pela ausência de capilares. O sistema fechado se diferencia por apresentar capilares e não hemocelas. Há, portanto, um aumento de pressão sanguínea e da velocidade de transporte. Esse sistema é encontrado em anelídeos, cefalópodes e cordados. Por apresentarem funções diferentes, artérias e veias têm grandes divergências em estrutura. Artérias têm de aguentar pressões maiores e portanto são formadas por paredes musculosas e dotadas de muitas fibras elásticas. A parede espessa das artérias também exercem uma pulsação para bombear o sangue do coração para os tecidos. As veias não apresentam essas características. Para compensar a falta de paredes e pulsação, as veias que transportam o sangue de membros inferiores usam os grandes músculos da perna como um coração periférico que ajuda a bombear o sangue venoso. Além disso, válvulas impedem a volta do sangue e a esponja plantar empurra o sangue para cima. Desintegração de válvulas causam estase sanguínea também chamadas varizes.

Upload: setentaesete

Post on 07-Jun-2015

21.414 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Resumo sobre o sistema circulatório sanguíneo humano.

TRANSCRIPT

Page 1: Sistema circulatório sanguíneo I

Biologia 3 – Sérgio19.08.08

Sistema Circulatório Sanguíneo

Há dois tipos de sistema circulatório no corpo humano: sanguíneo, que é bidirecional e o linfático, unidirecional. Podemos dividir o sistema circulatório sangíneo em sangue, vasos, e coração.

O sangue, ao ser centrifugado, dividi-se em elementos figurados ou celulares e plasma que é a parte líquida do sangue. Os elementos celulares 'afundam' no plasma por posuirem maior densidade. Esses elementos são eritrócitos, trombócitos e leucócitos. Já o plasma é constituido por água, sais, nutrientes, hormônios, excretas, gases, fatores de coagulação e protínas plasmáticas.

Das protínas plasmáticas, a albumina é a mais abundante e é responsável pel transporte de substâncias e auxilia na manutenção da pressão osmótica do sangue, também denominada pressão oncótica. A falta dessa proteína resulta na doença Kwarshiorkor que indica malnutrição, mas o doente mantém aparência de 'fortinha' por apresentar grande volume de água fora das veias e artérias.

Além da albumina, o fibrinogênio e anticorpos também compoêm o plasma sanguíneo sendo responsáveis pela coagulação do sangue e pela proteção do corpo respectivamente.

Os vasos sanguíneos podem ser classificados como artérias (ou arteríolas), veias (vênulas) e capilares. Todas as artérias transportam sangue do coração aos tecidos enquanto veias levam sangue dos tecidos para o coração. As capilares representam uma evolução de sistemas circulatórios lacunares para sistemas circulatórios fechados. O sistema lacunar é

encontrado em artrópodes a na maioria dos moluscos e é caracterizado pela baixa pressão, por movimentação lenta e pela ausência de capilares. O sistema fechado se diferencia por apresentar capilares e não hemocelas. Há, portanto, um aumento de pressão sanguínea e da velocidade de transporte. Esse sistema é encontrado em anelídeos, cefalópodes e cordados.

Por apresentarem funções diferentes, artérias e veias têm grandes divergências em estrutura. Artérias têm de aguentar pressões maiores e portanto são formadas por paredes musculosas e dotadas de muitas fibras elásticas. A parede espessa das artérias também exercem uma pulsação para bombear o sangue do coração para os tecidos.

As veias não apresentam essas características. Para compensar a falta de paredes e pulsação, as veias que transportam o sangue de membros inferiores usam os grandes músculos da perna como um coração periférico que ajuda a bombear o sangue venoso. Além disso, válvulas impedem a volta do sangue e a esponja plantar empurra o sangue para cima. Desintegração de válvulas causam estase sanguínea também chamadas varizes.