sismos

19
SISMOS Trabalho realizado por: LAURA MOURA COSTA nº 9 8ºB

Upload: pmm-marques

Post on 09-Mar-2016

212 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

sismos

TRANSCRIPT

SISMOSTrabalho realizado por:LAURA MOURA COSTAnº 9 8ºB

ÍNDICE Introdução. O que são, como e onde se formam os sismos? Quanto tempo dura um sismo. Podemos prever um sismo? O que o sismo provoca? Como nos podemos proteger? Conclusão. Bibliografia.

INTRODUÇÃOMuitas vezes, quando sentimos a terra a tremer entramos em pânico , como se fosse o fim do mundo. Ora há pessoas que sabem que esse estremecer da Terra é um sismo, ou terramoto. Mas não se assustem porque eu vou vos explicar o que é isso, porque é que isso acontece, e como se podem proteger.

O QUE SÃO, COMO E ONDE SE FORMAM OS SISMOS?

O sismo é uma vibração brusca e passageira da superfície da Terra. Essas vibrações são causadas pelos movimentos das placas tectónicas, que se situam no subsolo.

As placas tectónicas vibram, devido á necessidade de libertação de lava do interior da terra, é por isto, que também existem os vulcões.

Os sismos podem-se formar em vários locais e em cada local pode-se reactivar outra catástrofe. Se o ponto da origem do sismo estiver situado no mar, com o movimento das placas vai agitar a água, e formar um tsunami.

Se a origem do sismo estiver situada na superfície da terra, sem a existência de grandes quantidades de água, apenas acontecerá uma vibração da Terra, que poderá ativar vulcões, apesar disso só acontecer depois de milhares de anos do sismo ocorrer.

QUANTO TEMPO DURA UM SISMO? A duração de um sismo varia desde poucos segundos a

dezenas de segundos, invulgarmente excedendo um minuto. Depois de um sismo principal há normalmente reajustamentos de rochas que provocam sismos mais fracos. Estes pequenos sismos são denominados réplicas.

PODEMOS PREVER UM SISMO? Apesar de muitos cientistas estarem a estudar este assunto ainda

não é possível prever um sismo. No entanto é possível minimizar os seus destroços, identificando zonas de maior risco. Estes destroços podem ser diminuídos construindo estruturas mais firmes, desenvolvendo a educação da população (principalmente no que diz respeito às medidas de segurança a serem tomadas) e organizando um plano de emergência

O QUE O SISMO PROVOCA? Foi graças ao movimento das placas, que a Terra hoje está

dividida em continentes, pois antes só havia um continente, a PANGEIA

O sismo tem outras consequências como a vibração do solo, a abertura de falhas, o deslizamento de terras, os tsunamis, as mudanças na rotação da terra e a destruição de construções feitas pelo homem resultando em mortes, ferimentos e muitos prejuízos financeiros e sociais.

COMO NOS PODEMOS PROTEGER ?QUE FAZER ANTES DE UM SISMO?

a) Procure ler algo sobre sismos e seus efeitos:- Fale sobre terramotos de forma tranquila e serena

b) EM SUA CASA- Prepare a sua casa por forma a facilitar os movimentos em caso de sismo, libertando os corredores e arrumando os móveis, brinquedos, etc.- Estude os locais de maior protecção distribuindo os seus familiares por eles- Oriente as crianças e responsabilize os adultos pela segurança de cada uma

- Fixe as estantes , vasos e floreiras à parede

- Coloque os objectos pesados ou de grande volume no chão ou nas estantes mais baixas- Ensine a todos os familiares como desligar a electricidade e cortar a água e o gás- Tenha à mão uma lanterna eléctrica e um rádio portátil e pilhas de reserva para ambos, bem como um extintor e um estojo de primeiros socorros- Armazene água em recipientes de plástico fechados e alimentos enlatados para 2 ou 3 dias. Renove-os de tempos a tempos

COMO NOS PODEMOS PROTEGER ?QUE FAZER DURANTE UM SISMO?

a) EVITE 0 PÂNICO por todos os meios ao seu alcance. Mantenha serenidade e acalme as outras pessoas.

b) SE ESTÁ EM CASA OU DENTRO DUM EDIFÍCIO:- Nas habitações colectivas não vá para a rua. As saídas e escadas poderão estar obstruídas. Nunca utilize os elevadores.- Tenha cuidado com a queda de objectos, candeeiros ou móveis- Mantenha-se afastado das janelas, espelhos e chaminés- Proteja-se no vão de uma porta interior, no canto de uma sala ou debaixo de uma mesa ou mesmo de uma cama

c) SE ESTÁ NA RUA:- Dirija-se para um local aberto, com calma e serenidade.- Enquanto durar o sismo não vá para casa- Mantenha-se afastado dos edifícios velhos, altos ou dos postos de electricidade e outros objectos que lhe possam cair em cima.- Afaste-se de taludes ou muros que possam desabar

d) SE ESTÁ NUM LOCAL COM MUITA GENTE (CINEMA; ETC):- Não se precipite para as saídas.

e) SE VAI A CONDUZIR:- Pare a viatura afastada de edifícios, muros, taludes, postes e cabos eléctricos, e permaneça dentro dela.

COMO NOS PODEMOS PROTEGER ?

COMO NOS PODEMOS PROTEGER ?QUE FAZER DEPOIS DE UM SISMO?

a) Nos primeiros minutos após:- Domine o PÂNICO Mantenha a calma. Vá pensando no que deve fazer.- Não se precipite para a escada ou para as saídas- Conte com a ocorrência de uma possível réplica- Não fume nem faça lume. Não ligue os interruptores. Pode haver fugas de gás ou curto circuitos. Utilize a lanterna eléctrica.- Corte a água e o gás, desligue a electricidade- Calce sapatos e proteja a cabeça e a cara com um casaco, uma manta, um capacete ou um objecto resistente e prepare agasalho.- Verifique se há incêndios. Tente apagá-los. Se o não conseguir, avise os Bombeiros da sua zona

- Verifique se há feridos e preste-lhes os primeiros socorros se necessário. Se houver feridos graves não os remova a menos que corram perigo- Limpe os produtos inflamáveis que se tenham derramado (álcool, tintas, etc.)- Se puder solte os animais domésticos. Eles tratarão de si próprios.- Afaste-se da costa marítima. Pode ocorrer uma onda gigante (tsunami)- Ligue o transístor e cumpra as recomendações que ouvir pela rádio

COMO NOS PODEMOS PROTEGER ?

COMO NOS PODEMOS PROTEGER ?

b) Nas horas seguintes:- Mantenha a calma e cumpra as instruções que a rádio difundir. Esteja preparado para outros abalos (réplicas) que costumam suceder-se ao sismo principal- Se encontrar feridos graves, chame as equipas de socorro para promover a sua evacuação- Se houver pessoas soterradas, informe as equipas de salvamento.

Entretanto se for capaz, sem perigo, de os começar a libertar, tente fazê-lo retirando os escombros um a um, começando pelo de cima.

- Não utilize o telefone excepto em caso de extrema urgência (ferido grave, fuga de gás, incêndio, etc.

- Se a sua casa estiver muito danificada abandone-a. Reúna os recipientes de água, os alimentos e os medicamentos necessários (cardíacos, diabéticos, etc.)- Acate as instruções que a rádio difundir- Não preocupe com os edifícios com grandes estragos nem se aproxime das estruturas danificadas- Acalme os seus familiares, os mais jovens e os idosos. São os que mais sofrem com o medo- Corresponda aos apelos que forem divulgados e caso lhe seja possível colabore com as equipas de socorro- Não circule pelas ruas para observar o que aconteceu. Liberte-as para as viaturas de socorro.

COMO NOS PODEMOS PROTEGER ?

CONCLUSÃO

Os sismos são catástrofes assustadoras e com consequências muito preocupantes, mas todos podemos minimizar os prejuízos se cumprirmos as medidas antes, durante e depois dos sismos.

BIBLIOGRAFIA http://pt.wikipedia.org/wiki/Sismos http://casadotinoni.blogspot.com/2007/06/sismos-medidas-d

e-autoproteco-para.html