siporax: comparativo fotográfico das midias biológicas

8

Click here to load reader

Upload: aquarium-group

Post on 20-Jul-2015

1.226 views

Category:

Lifestyle


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Siporax: Comparativo Fotográfico das Midias Biológicas

Comparativo Fotográfico: Mídias filtrantes biológicas Vladimir Simões Consultor Técnico Aquarium Group São Paulo, SP – Brasil 12 agosto 2011-08-12 1. Siporax Mídia de vidro sinterizado patenteada, desenvolvido pela empresa alemã Schott Glaswerke AG como mídia específica à filtragem biológica em lagos e aquários. Hoje produzido pela Sera, que no ano 2003 comprou a patente do produto. Mais de 90% de seu volume é ocupado por porosidades abertas, em forma de túneis que se comunicam entre si. Porosidades de tamanho calculado e controlado na fabricação. Não entope. Área total disponível à colonização microbiana: ~270m2 cada 1 litro de mídia.

Foto 1: Peça de Siporax. Percebe-se claramente a incomparável porosidade já na parte externa.

Page 2: Siporax: Comparativo Fotográfico das Midias Biológicas

Foto 2: Início do detalhamento da estrutura das porosidades. Percebe-se que as mesmas, além de imensamente numerosas, aprofundam-se na estrutura da peça.

Foto 3: Percepção plena da estrutura tridimensional das porosidades comunicantes do Siporax. Não existem poros fechados visíveis. A estruturação do vidro sinterizado assemelha-se a formas orgânicas ou minerais de grande ramificação. A área disponível à colonização bacteriana é totalmente maximizada em conjunto com o fluxo de água perfeito e garantido.

Page 3: Siporax: Comparativo Fotográfico das Midias Biológicas

Foto 4: A estrutura de porosidades em grande detalhe e maior aproximação, o que deforma o foco nas extremidades da foto. Material completamente poroso e limpo. Os microscópicos grãos de vidro moído perfeitamente uniformizados e unidos de forma sólida pelo processo de sinterização. Fluxo de água pleno e completamente desobstruído graças à sinterização perfeita, que garantirá colônias microbianas adequadas, sempre saudáveis e que manterão a plena qualidade de água em seu grau máximo de qualidade e salubridade.

Fotos 5 e 6: Mais detalhes da estrutura porosa do Siporax

Page 4: Siporax: Comparativo Fotográfico das Midias Biológicas

2. Cerâmica “Chang” / “Bio Glass” Produto de procedência e fabricante desconhecidos, aparentemente produzido na China. Várias marcas com produtos semelhantes no mercado, sempre com especificações e recomendações inverossímeis. Propõe-se ser de alta eficiência por absorver muito líquido. Porém, não apresenta porosidades estruturadas de forma adequada, e particularmente em tamanho / diâmetros inadequados a sustentar microbiologia adequada por ser exageradamente reduzida em espessura.

Foto 7: Aparência externa da mídia “Bio-Glass”. Não se percebe nenhum tipo de porosidade visível.

Page 5: Siporax: Comparativo Fotográfico das Midias Biológicas

Foto 8: Mesmo no aumento, não se percebe qualquer porosidade no material, apenas pequenos “defeitos“ em seu exterior.

Foto 9: Mais aumento, e percebe-se alguma alteração na superfície externa – alguma rugosidade e o início de algumas porosidades isoladas.

Page 6: Siporax: Comparativo Fotográfico das Midias Biológicas

Foto 10: Com máximo aumento, podemos enfim ver que as porosidades são extremamente pequenas e de formato incompatível com o desenvolvimento adequado de colônias microbianas – poros por demais pequenos, altamente hidrofílicos, mas estreitos demais para suportar condições aeróbias. Evidente tendência ao entupimento e fluxo de água próximo de zero logo à primeira colonização microbiana da área exterior da mídia.

Page 7: Siporax: Comparativo Fotográfico das Midias Biológicas

3. Cerâmica comum Material comum a inúmeras marcas, feito de argila clara. Apenas cozida, não apresenta qualquer tipo de porosidade interna, quando muito apenas deformações externas do tipo “ranhuras” criadas acidentalmente. Por isso, não se adéqua ou oferece qualquer possibilidade de manter quantidades mínimas de micróbios purificadores da água. Por ser material argiloso, dissolve-se lentamente na água. Não recomendamos o uso desse material para nada que não seja filtragem mecânica em filtros tipo “canister”.

Foto 11: Aspecto externo de um anel cerâmico. Apenas ranhuras externas visíveis, e porosidades “zero”.

Page 8: Siporax: Comparativo Fotográfico das Midias Biológicas

Foto 12: O aumento na imagem apresenta como o material é sólido, sem poros. As ranhuras externas aumentam em pouca coisa a área total disponível, sempre mínima e insuficiente para gerar condições de população microbiana adequada a suportar e garantir água pura com constância ou segurança no aquário / lago.

Foto 13: Aspecto externo ampliado, verdadeira “parede de cimento”... Porosidade zero!