sinto me gasto(a)

2
Com a rotina ocorrida no dia a dia, o tempo que hoje o ser humano ocidental dedica ao descanso do corpo é cada vez mais reduzido. Entramos num processo em que o corpo começa a ficar desgastado e a mente não se consegue "desligar": do trabalho, das contas para pagar, do boletim das crianças, e de outras situações. Tudo isto acaba num quadro de exaustão emocional, com consequências sérias para a saúde. A exaustão é o stress nos seus limites. O indivíduo apresenta pensa- mentos negativos, falta de vontade de fazer as coisas, perda de sono, ansie- dade acentuada, sensação de desam- paro, irritabilidade, entre outras carac- terísticas físicas como alergias, gastrites e enxaquecas. Note-se, no entanto, que a exaustão emocional não depende tanto da tarefa em si, mas das situações desagradáveis a que está associada. Há uma grande diferença entre cansaço e exaustão.O primeiro é um esgotamento momentâneo, eliminado de forma simples e instintiva, com boas horas de sono e atividades relaxantes. Já na exaustão, o desgaste é bem maior, na medida em que é constante, podendo ser eliminado apenas momentaneamente, de acordo com as distrações que cada um procura. Mas, a exaustão, só pode, na maioria das vezes, ser resolvida através de tratamentos e auxílio médico. É importante que familiares e amigos fiquem mais atentos ao notar qualquer alteração nesse sentido. Pode fazer toda a diferença entre viver ou não. Há dias uma colega repara que a vizinha estava mais ausente, distante. Foi almoçar com ela, ajudou-a, ouviu-a. Passados dias confessou - “Não fora a tua atenção e cuidado comigo e hoje não estaria entre os vivos”. 1Consolai, consolai o meu povo, é o vosso Deus quem o diz. 2Falai ao coração de Jerusalém e gritai-lhe: «Terminou a vossa servidão, estão perdoados os vossos crimes.» 3Uma voz grita: «Preparai no deserto o caminho do Senhor, aplanai na estepe uma estrada para o nosso Deus. 4Todo o vale seja levantado, e todas as colinas e montanhas sejam abaixadas, todos os cumes sejam aplanados, e todos os terrenos escarpados sejam nivelados!» 5Então a glória do Senhor manifestar-se-á, e toda a gente a há-de ver ao mesmo tempo. É o Senhor quem o declara. 6Diz uma voz: «Proclama!» Respondo: «Que hei-de proclamar?» «Proclama que toda a gente é como a erva e toda a sua beleza como a flor dos campos! 7A erva seca e a flor murcha. Verdadeiramente o povo é semelhante à erva. 8A erva seca e a flor murcha, mas a palavra do nosso Deus permanece eternamente.» 9Sobe a um alto monte, arauto de Sião. Grita com voz forte, arauto de Jerusalém; levanta a voz, sem receio, e diz às cidades de Judá: «Aí está o vosso Deus!... 11É como um pastor que apascenta o rebanho, reúne-o com o cajado na mão, leva os cordeiros ao colo, e faz repousar as ovelhas que têm crias.» Isaías 40 PALAVRA DE DEUS GASTO/A? SINTO-ME: Nº 07 - Série 9 Quinzena Fevereiro 2015

Upload: antonio-rebelo

Post on 25-Dec-2015

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

edificante

TRANSCRIPT

Page 1: Sinto Me Gasto(a)

Com a rotina ocorrida no dia a dia, o tempo que hoje o ser humanoocidental dedica ao descanso do corpo é cada vez mais reduzido. Entramosnum processo em que o corpo começa a ficar desgastado e a mente não seconsegue "desligar": do trabalho, das contas para pagar, do boletim dascrianças, e de outras situações. Tudo isto acaba num quadro de exaustãoemocional, com consequências sérias para a saúde.

A exaustão é o stress nos seuslimites. O indivíduo apresenta pensa-mentos negativos, falta de vontade defazer as coisas, perda de sono, ansie-dade acentuada, sensação de desam-paro, irritabilidade, entre outras carac-terísticas físicas como alergias, gastritese enxaquecas.

Note-se, no entanto, que aexaustão emocional não depende tantoda tarefa em si, mas das situaçõesdesagradáveis a que está associada.

Há uma grande diferença entre cansaço e exaustão.O primeiro é umesgotamento momentâneo, eliminado de forma simples e instintiva, com boashoras de sono e atividades relaxantes. Já na exaustão, o desgaste é bemmaior, na medida em que é constante, podendo ser eliminado apenasmomentaneamente, de acordo com as distrações que cada um procura. Mas,a exaustão, só pode, na maioria das vezes, ser resolvida através detratamentos e auxílio médico.

É importante que familiares e amigos fiquem mais atentos ao notarqualquer alteração nesse sentido. Pode fazer toda a diferença entre viver ounão. Há dias uma colega repara que a vizinha estava mais ausente, distante.Foi almoçar com ela, ajudou-a, ouviu-a. Passados dias confessou - “Nãofora a tua atenção e cuidado comigo e hoje não estaria entre os vivos”.

1Consolai, consolai o meu povo,é o vosso Deus quem o diz. 2Falai ao coração de Jerusalém e gritai-lhe:«Terminou a vossa servidão,estão perdoados os vossos crimes.» 3Uma voz grita:«Preparai no deserto o caminho do Senhor,aplanai na estepe uma estrada para o nosso Deus. 4Todo o vale seja levantado,e todas as colinas e montanhas sejam abaixadas,todos os cumes sejam aplanados,e todos os terrenos escarpados sejam nivelados!» 5Então a glória do Senhor manifestar-se-á,e toda a gente a há-de ver ao mesmo tempo.É o Senhor quem o declara. 6Diz uma voz: «Proclama!»Respondo: «Que hei-de proclamar?»«Proclama que toda a gente é como a ervae toda a sua beleza como a flor dos campos! 7A erva seca e a flor murcha.Verdadeiramente o povo é semelhante à erva. 8A erva seca e a flor murcha, mas a palavrado nosso Deus permanece eternamente.» 9Sobe a um alto monte, arauto de Sião.Grita com voz forte, arauto de Jerusalém;levanta a voz, sem receio, e diz às cidades de Judá:«Aí está o vosso Deus!... 11É como um pastor que apascenta o rebanho,reúne-o com o cajado na mão,leva os cordeiros ao colo,e faz repousar as ovelhas que têm crias.» Isaías 40

PALAVRA DE DEUSGASTO/A?

SINTO-ME: Nº 07 - Série 92ª QuinzenaFevereiro 2015

Page 2: Sinto Me Gasto(a)

Seis possíveis causas do burn-out, esgotamento. Podem estarpresentes e combinar-se em número e segundo modalidades variáveis. Asque se seguem não estão por ordem de importância, porque esta é relativa.O que é mais desgastante para um pode não ser para outro.

Sobrecarga de trabalho. A regra dos 3X8 é fundamental. 8 horasde pré-ocupação (= trabalho); 8 horas de ocupação (= higiene,alimentação, convívio, leitura),... 8 horas de desocupação (=descanso). Asobrecarga de trabalho é do que mais desgasta a vida humana.

Falta de controlo do seu próprio trabalho. Ora trabalha-se semparar. Ora não se faz nada quando se devia fazer. A má gestão do tempodesgasta muito, porque não há ritmo, vive-se ao improviso, segundo o queapetece. Segue-se muito a emoção, a sensação e pouco a razão.

A gratificação insuficiente,com o que se faz. Dar o seu melhore só receber reprimendas é das coisasque mais nos destrói. Chefes, muitocuidadinho neste ponto! Pode fazera diferença entre ter um bom ou mauprofissional.

A ausência de sentido depertença comunitária deprimemuito. A pessoa sente-se só, vazia.É um fardo pesado ir para um lugaronde não se é querido. Daí a ficarviciada no virtual ou qualquer outraevasão vai um passo. E o abismo abeira-se.

A injustiça percebida no trabalho ou na vida social é terrível etemível.Ver pessoas incompetentes bem colocadas e aquele que é honesto,justo e competente mal, é das coisas que mais doi e esmaga.

O contraste de valores é outra causa de exaustão. Sempre aremar contra a maré acaba por nos levar ao fundo. Saber conviver enegociar com o meio que nos rodeia sem deixar de lado o que somos eacreditamos é fundamental.

ESTAR ATENTO/A - confronto. VIAS DE ESPERANÇA - conforto.

Todo o ser humano para ser um todo, para superar os obstáculosque se lhe deparam na vida, precisa de satisfazer as necessidades espirituais.Vejamos algumas.

1 Ser reconhecido como pessoa.Quando a unidade pessoal estáameaçada a pessoa precisa de sersujeito e não apenas objecto decuidados. Há uma grandenecessidade de conjugar o verboamar no activo e passivo.2 Reler a própria história.É relembrar a vida com os seuslimites e sucessos. Cada um precisade ter o seu ciclo vital biográfico.Uma pessoa sem memória é umatragédia. É uma morte branca.3 Necessidade de encontrar umsentido para a vida.Só enfrentando a questão sobre o sentido de si mesmo posso viver a sérioo mistério da existência. Não existo por acaso e não morro ao acaso.4 Liber tar-se da culpa, perdoar-se.Temos de reconhecer o errado eretomar a fidelidade às opções pessoais fundamentais.5 Reconciliação, ser perdoado. É fundamental pedir e receber perdão. Émuito bom curar a relação profunda consigo mesmo, com os outros/ou comDeus. A paz é dos dons mais belos e profundos da vida humana.6 Transcendência: a vida só será plena se nos relacionamos com o mistériode Deus e dos irmãos. Lugares privilegiados de abertura ao transcendente: acontemplação da natureza, a arte, o encontro compassivo com o outro, oculto em espírito e verdade com Deus. E procurar ter uma ética humanista -buscar a sua realização e dos outros enquanto seres humanos e sociais.7 Esperança autêntica, não falsas ilusões. Ela nasce das experiênciaspositivas vividas no presente. Não é uma simples projecção de ideaisfrustrados. Ela é âncora, apoio na tempestade.