sindicato dos farmacÊuticos no estado do … distribuidoras 2016.pdf · convenção coletiva de...

8
SINDICATO DOS FARMACÊUTICOS NO ESTADO DO AMAZONAS CNPJ: 04.627.493/0001-45 - COD. SINDICAL - 000.557.183.87676-1 CEP 69010-110 Rua Monsenhor Coutinho 862, Sala 6 - Centro- Fone 3086-1870 www.sinfaram.org.br-Manaus/AM-Presidente:[email protected] CONVENÇÃO COLETIVA DOS FARMACÊUTICOS/BIOQUÍMICOS 2016/2018 SINDICATO DOS FARMACEUTICOS DO ESTADO DO AMAZONAS, CNPJ n. 04.627.493/0001-45, neste ato representado(a) por seu Presidente, Sr(a). CECILIA LEITE MOTTA DE OLIVEIRA; E SINDICATO DO COMERCIO ATACADISTA E DISTRIBUIDOR DO ESTADO DO AMAZONAS - SINCADAM, CNPJ n. 04.186.888/0001-50, neste ato representado(a) por seu Presidente, Sr(a). ENOCK .LUNIÉRE ALVES; celebram a presente CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO, estipulando as condições de trabalho previstas nas cláusulas seguintes: CLÁUSULA 1 - VIGÊNCIA E DATA-BASE As partes fixam a vigência da presente Convenção Coletiva de Trabalho no período de O 1 0 de janeiro de 2016 a 31 de dezembro de 2018, ficando estabelecido o dia O 1 o de janeiro como data base de categoria profissional. CLÁUSULA 2 - ABRANGÊNCIA A presente Convenção Coletiva de Trabalho abrangerá todos os profissionais Farmacêuticos/Bioquímicos que atuam em Distribuidoras de medicamentos e insumos farmacêutico, A presente convenção coletiva de trabalho deverá ser aplicada ao contrato de trabalho dos farmacêuticos com abrangência na base territorial do SINF AR!AM e do SINCADAM, ou que exerçam suas atividades nas empresas representadas pelo SINCADAM. Composta por todos os municípios que compõem o Estado do Amazonas. CLÁUSULA 3 - RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS As partes signatárias desta Convenção Coletiva de trabalho, visando aperfeiçoar, simplificar e agilizar respostas e soluções a eventuais dúvidas, problemas ou conflitos dela decorrentes, inclusive nas situações de mora salarial, resolvem estabelecer os seguintes procedimentos em seu tratamento: Primeiro: O Sindicato da Categoria Profissional comunicará por escrito à Empresa, sob protocolo, o fato que em seu entender está ocasionando a dúvida, o problema ou o conflito. Segundo: A Empresa notificada terá o prazo de 7 (sete) dias úteis para reunir com o Sindicato Profissional e dar respostas sobre o assunto em questão. Terceiro: Não ocorrendo à resposta no tempo hábil, o Sindicato Profissional se reunirá com o Sindicato Patronal, a fim de analisarem a questão. Quarto: É facultada às partes, Sindicato Profissional e Sindicato Patronal, a escolha de Mediador, de comum acordo, caso entendam ser necessário para a resolução da questão. CLÁUSULA4-RENOVAÇÃO Comprometem-se as partes a retomarem as negociações, c~istas à renovação desta Convenção em até 60 (sessenta) dias antes do término de sua VigênCia)". 1 ~

Upload: truongnhi

Post on 10-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: SINDICATO DOS FARMACÊUTICOS NO ESTADO DO … DISTRIBUIDORAS 2016.pdf · Convenção Coletiva de Trabalho, um reajuste salarial tomando como base o INPC do período, incidente sobre

SINDICATO DOS FARMACÊUTICOS NO ESTADO DO AMAZONASCNPJ: 04.627.493/0001-45 - COD. SINDICAL - 000.557.183.87676-1CEP69010-110 Rua Monsenhor Coutinho 862, Sala 6 - Centro- Fone 3086-1870www.sinfaram.org.br-Manaus/AM-Presidente:[email protected]

CONVENÇÃO COLETIVA DOS FARMACÊUTICOS/BIOQUÍMICOS 2016/2018

SINDICATO DOS FARMACEUTICOS DO ESTADO DO AMAZONAS, CNPJ n.04.627.493/0001-45, neste ato representado(a) por seu Presidente, Sr(a). CECILIA LEITEMOTTA DE OLIVEIRA; E SINDICATO DO COMERCIO ATACADISTA E DISTRIBUIDORDO ESTADO DO AMAZONAS - SINCADAM, CNPJ n. 04.186.888/0001-50, neste atorepresentado(a) por seu Presidente, Sr(a). ENOCK .LUNIÉRE ALVES; celebram a presenteCONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO, estipulando as condições de trabalho previstas nascláusulas seguintes:

CLÁUSULA 1 - VIGÊNCIA E DATA-BASEAs partes fixam a vigência da presente Convenção Coletiva de Trabalho no período de O 10 dejaneiro de 2016 a 31 de dezembro de 2018, ficando estabelecido o dia O 1o de janeiro como database de categoria profissional.

CLÁUSULA 2 - ABRANGÊNCIAA presente Convenção Coletiva de Trabalho abrangerá todos os profissionaisFarmacêuticos/Bioquímicos que atuam em Distribuidoras de medicamentos e insumosfarmacêutico, A presente convenção coletiva de trabalho deverá ser aplicada ao contrato detrabalho dos farmacêuticos com abrangência na base territorial do SINF AR!AM e doSINCADAM, ou que exerçam suas atividades nas empresas representadas peloSINCADAM. Composta por todos os municípios que compõem o Estado do Amazonas.

CLÁUSULA 3 - RESOLUÇÃO DE PROBLEMASAs partes signatárias desta Convenção Coletiva de trabalho, visando aperfeiçoar, simplificar eagilizar respostas e soluções a eventuais dúvidas, problemas ou conflitos dela decorrentes,inclusive nas situações de mora salarial, resolvem estabelecer os seguintes procedimentos em seutratamento:Primeiro: O Sindicato da Categoria Profissional comunicará por escrito à Empresa, sob protocolo,o fato que em seu entender está ocasionando a dúvida, o problema ou o conflito.Segundo: A Empresa notificada terá o prazo de 7 (sete) dias úteis para reunir com o SindicatoProfissional e dar respostas sobre o assunto em questão.Terceiro: Não ocorrendo à resposta no tempo hábil, o Sindicato Profissional se reunirá com oSindicato Patronal, a fim de analisarem a questão.Quarto: É facultada às partes, Sindicato Profissional e Sindicato Patronal, a escolha de Mediador,de comum acordo, caso entendam ser necessário para a resolução da questão.

CLÁUSULA4-RENOVAÇÃOComprometem-se as partes a retomarem as negociações, c~istas à renovação desta Convençãoem até 60 (sessenta) dias antes do término de sua VigênCia)".

1 ~

Page 2: SINDICATO DOS FARMACÊUTICOS NO ESTADO DO … DISTRIBUIDORAS 2016.pdf · Convenção Coletiva de Trabalho, um reajuste salarial tomando como base o INPC do período, incidente sobre

F

SINDICATO DOS FARMACÊUTICOS NO ESTADO DO AMAZONASCNPJ: 04.627.493/0001-45 - COD. SINDICAL - 000.557.183.87676-1CEP 69010-110 Rua Monsenhor Coutinho 862, Sala 6 - Centro- Fone 3086-1870www.sinfaram.org.br-Manaus/AM-Presidente:[email protected]

CLÁUSULA 5 - REAJUSTE SALARIALEm 1° de janeiro de 2017, as Empresas concederão a todos profissionais abrangidos por estaConvenção Coletiva de Trabalho, um reajuste salarial tomando como base o INPC do período,incidente sobre os salários nominais vigentes, deduzidos todos os reajustes salariais, espontâneosou compulsórios, concedidos pelas Empresas.

CLÁUSULA 6 - RECLAMATÓRIA TRABALHISTAFica convencionado entre os Sindicatos Signatários desta Convenção Coletiva de Trabalho que,antes de ser ajuizada qualquer reclamatória trabalhista contra as Empresas, de parte deFarmacêuticos, o Sindicato dos Farmacêuticos no Estado do Amazonas procurará resolver aquestão através de procedimento de mediação estabelecidos na Cláusula 3, que trata da"Resolução de Problemas".

CLÁUSULA 7 - PENALIDADESFica convencionado que do descumprimento de quaisquer Cláusulas ou Condições da presenteConvenção Coletiva de Trabalho, dever-se-á proceder à notificação da parte infringente, para queregularize a situação ou se justifique, no prazo de 7 (sete) dias úteis.

CLÁUSULA 8 - JUÍZO COMPETENTEFica convencionado entre os Sindicatos Signatários desta Convenção Coletiva de Trabalho, abusca da arbitragem pela Justiça do Trabalho, para dirimir dúvidas, problemas ou conflitos,porventura decorrentes da aplicação de quaisquer Cláusulas desta Convenção, apenas na hipótesede insucesso, cumulativamente, dos procedimentos estabelecidos na Cláusula 3, que trata da"Resolução de Problemas".

CLÁUSULA 9 - PISO SALARIALFica convencionado que o Piso Salarial da categoria a partir de 1° de janeiro de 2016 para osProfissionais da Capital ou do Interior do Estado do Amazonas, cuja categoria econômicarepresentada pelo SINCADAM :FarmacêuticolBioquímico - 40 (quarenta) horas semanais - R$ 3.500,00 (Três mil equinhentos reais);Farmacêutico/Bioquímico - 30 (tinta) horas semanais - R$ 2.625,00 (Dois mil seiscentos evinte e cinco reais);PARÁGRAFO ÚNICO - Os empregados que percebem acima do piso salarial da categoria,conforme previsto nesta Cláusula terão reajuste com base no INPC do período sobre o saláriobase.

CLÁUSULA 10 - TRABALHO AOS DOMINGOS E FERIADOSSerá considerado extraordinário o trabalho realizado aos domingos ou feriados, sendo estas horasremuneradas com o adicional de 100% (cem per cento) sobre o valor da hora normal trabalhada.

CLÁUSULA 11 - PRÉ-APOSENTADORIAI :ARANTIA EMPREGO ~ALÁRIO Y

Page 3: SINDICATO DOS FARMACÊUTICOS NO ESTADO DO … DISTRIBUIDORAS 2016.pdf · Convenção Coletiva de Trabalho, um reajuste salarial tomando como base o INPC do período, incidente sobre

SINDICATO DOS FARMACÊUTICOS NO ESTADO DO AMAZONASCNPJ: 04.627.493/0001-45 - COD. SINDICAL - 000.557.183.87676-1CEP 69010-110 Rua Monsenhor Coutinho 862, Sala 6 - Centro- Fone 3086-1870www.sinfaram.org.br-Manaus/AM-Presidente:[email protected]

Aos Farmacêuticos que comprovadamente estiverem há, no máximo, 1 (um) ano da aquisição dodireito à aposentadoria pela Previdência Oficial, será concedido o benefício da garantia provisóriado emprego no período de até 12 (doze) meses antecedentes à data oficial e efetiva de suaaposentadoria, extinguindo-se tal garantia, findo o prazo previsto nesta Cláusula, entendendo-secomo dispensa arbitrária, aquele em que não se fundar em motivo disciplinar, técnico, econômicoou financeiro.PARÁGRAFO PRIMEIRO - É de responsabilidade do Farmacêutico na situação de pré-aposentado encaminhar à Empresa, cópia do seu pedido de registro junto ao INSS - InstitutoNacional da Seguridade Social, para fins de se habilitar ao benefício pactuado.PARÁGRAFO SEGUNDO - O benefício referido no caput Cláusula não se aplica ou poderá serinterrompido, sem configurar situação de direito adquirido, nos casos de demissão por justa causa.

CLÁUSULA 12 - ASSISTÊNCIA MÉDICAAs empresas que possuírem convênio com Planos de Saúde, deverão estender a todos osFarmacêuticos vinculados este benefício.

CLÁUSULA 13-ALIMENTAÇÃOÉ assegurado a todos Farmacêuticos, desde que em situação de trabalho diurno extraordinário,para o período superior a 02 (duas) horas extras ou em regime de plantão noturno, o fornecimentode alimentação ou lanche disponível de boa qualidade, mediante o desconto de 2,5% sobre osalário base, a título de contribuição ao PAT, ou vale refeição no valor mínimo de R$ 15,00(quinze reais).

CLÁUSULA 14 - ABONO DE FALTASAs Empresas abonarão as faltas do Farmacêutico Estudante, nos horários de exames finais,vestibular e desde que em cursos de interesse da Empresa, realizados em estabelecimentos deensino credenciados, devendo este informar a Empresa quando de sua matrícula e dos respectivosexames, esses com antecedência mínima de 72 (setenta e duas) horas de sua realização.PARÁGRAFO ÚNICO - Serão justificadas as ausências a serem gozadas em dias consecutivos,imediatamente após o evento a que se referirem desde que o empregado comunique à direção daempresa no dia em que acontecerem e que comprovem o seu comparecimento através de atestado,certificado ou declaração, e que comprovem o seu comparecimento através de atestado, certificadoou declaração:

a) 4 (quatro) dias no caso de morte do cônjuge, filhos e pais;b) 4 (quatro) dias no caso de casamento do empregado;c) 1 (um) dia em cada seis meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue,

devidamente comprovada;d) Os dias que tiver que cumprir as exigências do serviço militar, Lei no. 4.375/64, art. 65,

"c";e) 5 (cinco) dias em caso de nascimento de filho;f) 2 (dois) dias consecutivos para acompanhamentos de filhos até 10 (dez) anos de idade em

consultas e outros procedimentos méd~cos, desde que dentro ~ territorialf

Page 4: SINDICATO DOS FARMACÊUTICOS NO ESTADO DO … DISTRIBUIDORAS 2016.pdf · Convenção Coletiva de Trabalho, um reajuste salarial tomando como base o INPC do período, incidente sobre

SINDICATO DOS FARMACÊUTICOS NO ESTADO DO AMAZONASCNPJ: 04.627.493/0001-45 - COD. SINDICAL - 000.557.183.87676-1CEP69010-110 Rua Monsenhor Coutinho 862, Sala 6 - Centro- Fone 3086-1870www.sinfaram.org.br-Manaus/AM-Presidente:[email protected]

Sindicato Patronal, e até 4 (quatro) dias consecutivos, nos mesmos casos, desde que forada base territorial do citado Sindicato.

CLÁUSULA 15 - PARTICIPAÇÃO EM CONGRESSOSempre de comum acordo com a Empresa e desde que de interesse desta, o profissionalFarmacêutico será liberado, sem qualquer prejuízo salarial, para participar de congressos,seminários, etc., devendo ser comprovada sua presença efetiva através do Certificado departicipação no evento, que trate de matéria relativa à área técnica/especialidade de cadaprofissional, limitado o abono ao período de 2 (dois) Congressos por cada ano civil.

CLÁUSULA 16 - EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUALAs Empresas se comprometem a conceder e repor gratuitamente aos profissionais Farmacêuticos,os equipamentos de proteção individual- EPI necessários, adequados e certificados para o corretodesempenho das funções técnicas, mediante cautela, ficando o empregado passível de PENADISCIPLINAR, caso se recuse ou esqueça-se de usá-los.

CLÁUSULA 17-INSALUBRIDADEFica assegurado o adicional de insalubridade no percentual de 20% (vinte por cento), a incidirsobre o piso salarial estabelecido em Convenção.

CLÁUSULA 18 - LIBERAÇÃO DE DIRIGENTESAs Empresas se comprometem a liberar os dirigentes sindicais, desde que requerido pelo SindicatoProfissional, por escrito e com a antecedência de 48 (quarenta e oito) horas, sem prejuízo salarialpara esses empregados, com o objetivo de participarem em negociações coletivas de trabalho oureuniões de interesse comum das entidades signatárias, a qualquer tempo.

CLÁUSULA 19 - DIVULGAÇÃO DE ASSUNTOS SINDICAISFica assegurado, desde que previamente comunicado por escrito, pelo Sindicato Profissional àEmpresa, o ingresso de Diretor do Sindicato, para tratar exclusivamente de assuntos de interesseda Entidade e dos seus representados. A negativa deve ser justificada pela Empresa, por escrito, aoSindicato Profissional.

CLÁUSULA20-COMPROVANTEDEPAGAMENTOSNo ato do pagamento ou de qualquer outra remuneração, a Empresa fornecerá ao empregadodemonstrativo de pagamento, contendo os valores pagos, os descontos efetuados e o período a quese referem.

CLÁUSULA 21 - PRORROGAÇÃO/COMPENSAÇÃO DO SÁBADOAs Empresas poderão promover a prorrogação da jornada de trabalho, nos limites legais, assimcomo estabelecer critérios para compensação dos sábados, desd~.u de comum acordo com seusFarmacêuticos, enviando cópia deste ao Sindicato profiSSiOnal.)

~4

Page 5: SINDICATO DOS FARMACÊUTICOS NO ESTADO DO … DISTRIBUIDORAS 2016.pdf · Convenção Coletiva de Trabalho, um reajuste salarial tomando como base o INPC do período, incidente sobre

SINDICATO DOS FARMACÊUTICOS NO ESTADO DO AMAZONASCNPJ: 04.627.493/0001-45 - COD. SINDICAL - 000.557.183.87676-1CEP69010-110 Rua Monsenhor Coutinho 862, Sala 6 - Centro- Fone 3086-1870www.sinfaram.org.br-Manaus/AM-Presidente:[email protected]

CLÁUSULA 22 - HOMOLOGAÇÕES TRABALHISTASAs homologações das rescisões dos contratos de trabalho individuais, de todos os integrantes dacategoria profissional, abrangidos por esta Convenção Coletiva de Trabalho, serão efetuadas noSindicato dos Farmacêuticos no Estado do Amazonas, de segunda a sexta feira, das 14 horas às 17horas, em cheque, dinheiro ou depósito bancário, na conta corrente do empregado e as rescisões decontrato de trabalho de mulheres com menos de um ano de serviço deverão ser homologadas peloSindicato Laboral.

CLÁUSULA 23 - DA COMISSÃO INTERSINDICAL DE CONCILIAÇÃO PRÉVIAPor força desta Convenção Coletiva de Trabalho combinada com o art. 625, letra D lnciso II daLei n" 9.958 de 12.01.2000, fica facultado aos trabalhadores representados pelo Sindicato dosFarmacêuticos no Estado do Amazonas, bem como as Empresas abrangi das pela mesma normacoletiva, a buscarem a Conciliação de seus dissídios individuais na Comissão Intersindical deConciliação Prévia do Comércio de Manaus, na Rua 24 de Maio, 324 - Centro.PARAGRAFO PRIMEIRO - A comissão instituída no caput desta Cláusula terá por objetivoprincipal buscar a solução negociada entre empregado e empregadores. Somente se buscará aJustiça do Trabalho quando a Comissão não conseguir mediar o conflito. Quando o mesmo ficarresolvido e acordado, será nula de pleno direito qualquer ação Jurídica, nos termos do queestabelece o Art. 625, letra E, parágrafo único da Lei 9.958 de 12.01.2000.PARAGRAFO SEGUNDO - Uma vez conciliado o conflito de interesses entre empregado eempregador, o termo de conciliação, além de ser título executivo extrajudicial, também servirá dequitação expressa, plena irrevogável, com natureza liberatória geral, salvo quando as parcelasexpressamente ressalvadas, nada mais podendo ser demandado em qualquer esfera.PARAGRAFO TERCEIRO - Os membros integrantes da Comissão lntersindical de ConciliaçãoPrévia do Comércio de Manaus, representante de empregados e empregadores, não possuemqualquer tipo de estabilidade, já que será sempre indicada pelas diretorias das entidades sindicaisconvenentes, a indicação poderá se der por carta de preposição para cada audiência a ser realizada.

CLÁUSULA 24 - GRATIFICAÇÃO DE CHEFIAPara os Farmacêuticos Responsáveis Técnicos que venham a exercer cargos de chefia ouencarregados de setor, será devida uma gratificação salarial diferencial de no mínimo 30% (trintapor cento), incidente sobre o salário-base da Responsabilidade Técnica.

CLÁUSULA 25 - SOBREAVISOPara os empregados sujeitos ao regime de trabalho em caráter de sobreaviso, ou seja, período forado horário normal de trabalho, permanecendo o empregado à disposição do empregador paraqualquer chamada eventual, será devido um adicional de sobreaviso de 5% (cinco por cento)incidente sobre o seu salário-base, por 12 (doze) horas de prontidão sem chamada, e de 6% (seispor ~ento), incidente sobre o seu salário-base, pelo mesmo periodo, mas com chamada. /

CLAUSULA 26 - JORNADA DE TRABALH: ~ - )'

Page 6: SINDICATO DOS FARMACÊUTICOS NO ESTADO DO … DISTRIBUIDORAS 2016.pdf · Convenção Coletiva de Trabalho, um reajuste salarial tomando como base o INPC do período, incidente sobre

I • SINDICATO DOS FARMACÊUTICOS NO ESTADO DO AMAZONASCNPJ: 04.627.493/0001-45 - COD. SINDICAL - 000.557.183.87676-1CEP 69010-110 Rua Monsenhor Coutinho 862, Sala 6 - Centro- Fone 3086-1870www.sinfaram.org.br-Manaus/AM-Presidente:[email protected]

A jornada de trabalho será de 40 (quarenta) horas semanais, salvo direitos adquiridos. Esta jornadapode ser compensada no decorrer da semana, ou seja, pode ser prorrogada em um ou mais, ecompensar, nos outros dias.

CLÁUSULA 27 - ADICIONAL NOTURNOFica estabelecido um adicional noturno de 25% (vinte e cinco por cento) da hora normal, cujajornada considerada noturna, é aquela compreendida entre 22hOO (vinte e duas) horas de um diaaté as 05hOO(cinco) horas do dia seguinte.

CLÁUSULA 28 - ADICIONAL HORA EXTRAAs horas extraordinárias e o sobreaviso (estendido como tal, o período a disposição fora doperíodo do horário normal de trabalho), exceto aqueles que prorroguem a jornada normal detrabalho, mediante acordo entre Farmacêuticos e Empresa, somente deverão ser realizadas emsituações de necessidade imperiosa ou força maior. O empregador é obrigado a conceder um diade folga em substituição aos domingos e feriados trabalhados, devendo a escala de revezamentoprever, que, pelo menos uma vez por mês, a folga caia no domingo.PARÁGRAFO ÚNICO - As horas extras trabalhadas serão remuneradas com valor da horanormal acrescido do adicional de 50% (cinqüenta por cento) até as 02 (duas) primeiras horas.

CLÁUSULA 29 - CONTRATO DE EXPERIÊNCIAPor ocasião da admissão de um Farmacêutico, poderá o empregador firmar contrato de experiênciade até 90 (noventa) dias, sendo vedado o contrato de experiência na recontratação do mesmoprofissional, num período inferior a 2 (dois) anos da cessação do vínculo primitivo.

CLÁUSULA 30 - FÉRIAS E LICENÇASFica convencionado que o início das férias dos empregados não poderá coincidir com sábado,domingo ou feriado, bem como com folgas do empregado. O pagamento dos valores respectivosdeve ser efetuado em até 2 (dois) dias antes do início do gozo das férias, sob pena de multa de10% (dez por cento) do piso salarial e correção monetária.

CLÁUSULA 31 - TOLERÂNCIA DA MARCAÇÃO DE PONTOSerá tolerado até 10 (dez) minutos na marcação do ponto, tanto na entrada quanto na saída, nãoconsiderando atraso no primeiro, nem como hora extra no segundo caso, limitada a 5 (cinco) diaspara os que trabalham no horário comercial.

CLÁUSULA 32 - CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIALNo mês da data base, os Estabelecimentos de Serviços de Saúde descontarão do salário de todosos empregados beneficiados por esta Convenção, a importância correspondente a 5% (cinco porcento) do salário já reajustado, em favor do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Amazonas,observando que:a)Os valores descontados deverão ser recolhidos até o quinto dia útil do mês SUbsequente~na.Caixa Econômica Federal, Agência 0020, Operação 003, Conta Corrente 00000047

6 d\

Page 7: SINDICATO DOS FARMACÊUTICOS NO ESTADO DO … DISTRIBUIDORAS 2016.pdf · Convenção Coletiva de Trabalho, um reajuste salarial tomando como base o INPC do período, incidente sobre

SINDICATO DOS FARMACÊUTICOS NO ESTADO DO AMAZONASCNPJ: 04.627.493/0001-45 - COD. SINDICAL - 000.557.183.87676-1CEP 69010-110 Rua Monsenhor Coutinho 862, Sala 6 - Centro- Fone 3086-1870www.sinfaram.org.br-Manaus/AM-Presidente:[email protected]

acompanhados de relação nominal informando o valor descontado, Cópia da Relação Nominaldeverá ser enviada ao SINF AR! AM pelo e-mail: sinfar.am.finanças(cô.gmail.com.b) A falta de recolhimento no prazo estabelecido na letra "a" desta cláusula, implica em correçãopela UFIR ou por outro índice que a substituir.c) É assegurado o direito de oposição, a qualquer tempo, por parte do empregado não associado,até dez dias antes do fechamento da folha, mediante carta do próprio punho, em 3 (três) vias, a serprotocolada no Sindicato dos Farmacêuticos, devendo a 2a

. Via ser entregue pelo empregado àempresa, restando com o próprio interessado a Y. Via.d) A oposição a que se refere a alínea "c"desta cláusula deverá partir do trabalhador pessoalmente,sendo considerado ato abusivo, contrário às relações de trabalho, manifestações por parte dasempresas incentivando a oposição coletiva, assim considerada a distribuição de formuláriosimpressos a serem assinados pelos empregados, caso em que, além da multa prevista no artigo613, VII, da CLT, o valor correspondente ao desconto será pago pela empresa infratora.

CLÁUSULA 33 - QUADRO DE AVISOSAs Empresas cederão os espaços necessários nos seus quadros de avisos, para a utilização peloSindicato Profissional, desde que sejam obedecidas as normas existentes para o uso dos quadros,respeitada a liberdade sindical, excluídos ataques pessoais a Diretores ou pessoas e Autoridadesconstituídas na forma da Lei.

CLÁUSULA 34 - SALÁRIO DO SUBSTITUTOO empregado que substituir outro por período igualou superior a 30 (trinta) dias receberá, deforma não cumulativa, o salário do substituído enquanto perdurar a substituição.

CLÁUSULA 35 - AUXILIO TRANSPORTESerão fornecidos vales transporte aos empregados que deles necessitarem para o deslocamento deida e vinda ao local de trabalho, com reembolso de 3% (três por cento) do piso salarial. Os valestransporte que não forem utilizados em virtude de falta ao serviço ou outra razão, exceto licençamédica, serão descontados no mês subsequente.

CLÁUSULA 36 - LOCAL PARA REFEIÇÕES E TROCA DE ROUPAAs empresas deverão dispor de locais adequados e 'climatizados para troca de roupa, descanso ealimentação de seus empregados.PARÁGRAFO ÚNICO - São dispensadas da obrigação a que se refere o "caput" desta cláusulaas empresas que fornecem ticket refeição para que seus empregados façam suas refeições fora dolocal de trabalho.

CLÁUSULA 37 - UNIFORMESQuando exigidos por Lei, ou pelo empregador, serão fornecidos, gratuitamente, 2 (dois)uniformes, mediante termo de entrega em que o empregado se responsabiliza pela sua guarda econservação. Os uniformes serão repostos de acordo com a neces:(ida e Em caso de demissão oempregado deverá devolver os uniformes sob pena de indenizá-los.

7 /~

Page 8: SINDICATO DOS FARMACÊUTICOS NO ESTADO DO … DISTRIBUIDORAS 2016.pdf · Convenção Coletiva de Trabalho, um reajuste salarial tomando como base o INPC do período, incidente sobre

SINDICATO DOS FARMACÊUTICOS NO ESTADO DO AMAZONASCNPJ: 04.627.493/0001-45 - COD. SINDICAL - 000.557.183.87676-1CEP 69010-110 Rua Monsenhor Coutinho 862, Sala 6 - Centro- Fone 3086-1870www.sinfaram.org.br-Manaus/AM-Presidente:[email protected]

CLÁUSULA 38 - EXAMES MÉDICOSÉ obrigatória a realização dos exames' médicos admissionais, periódicos e demissionais com afinalidade de comprovar a condição de saúde do empregado. Os exames exigidos serão:hemo grama, lipidograma, colesterol, triglicerídeos, glicemia, EAS, EPF, raios X de tórax,conforme NR 32, que trata da segurança e saúde do trabalhador, obedecendo todos os critériosconstantes na mesma.

CLÁUSULA 39 - QUEBRA, EXTRAVIO OU DANO PROVOCADO NO MATERIALSerá descontado do salário o prejuízo provocado pelo empregado por quebra, dano ou extravio dematerial ou equipamento, nas hipóteses de dolo ou recusa de apresentação dos objetos anificados,ou ainda havendo previsão contratual, de culpa comprovada do empregad ,confOl e PN 118.

o~,,:g~ \;-J;: ~1t- j e J2Q,; "4LCecília Leite Motta de liveira

Presidente do SINF AR! AMEnoc Lun'

\

Presidente do SINCADAM

8