sinal - vocacoesxpto.net · seja, com o voto de castidade queremos testemunhar o ... a ti que...

6
Sinal Boletim do Sector de Animação Vocacional do Patriarcado de Lisboa Série 2 nº 26 | Fevereiro de 2013 Iniciámos o mês de Fevereiro com a festa da Apresentação do Senhor, que nos recorda que fomos consagrados a Deus pelo Espírito Santo para que a nossa humanidade vá sendo configurada com a vida e pessoa de Jesus, até àquele dia em que seremos semelhantes a Deus porque O veremos tal como Ele é (cf. I Jo 3, 2). Alguns homens e mulheres assumem de forma mais radical essa consagração baptismal de todos, tornando-se sinal visível do Céu que a todos nos convoca. Assim, a vocação de que damos atenção neste mês de Fevereiro é a vocação à VIDA CONSAGRADA. Assumindo múltiplas formas de se manifestar – eremitas, monges e monjas, frades e freiras, leigos consagrados em institutos seculares, na ordem das virgens, ou em formas mais privadas – a vida consagrada traz sempre a radicalidade de quem procura fazer da a VIDA CONSAGRADA (continua na página 3)

Upload: vuduong

Post on 10-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Sinal - vocacoesxpto.net · seja, Com o voto de castidade queremos testemunhar o ... A ti que estás a ler este texto, digo-te que só descobrindo a tua vocação poderás ser feliz

SinalBoletim do Sector de Animação Vocacional do Patriarcado de Lisboa

Série 2 nº 26 | Fevereiro de 2013

Iniciámos o mês de Fevereiro com a festa da Apresentação do Senhor, que nos recorda que fomos consagrados a Deus pelo Espírito Santo para que a nossa humanidade vá sendo configurada com a vida e pessoa de Jesus, até àquele dia em que seremos semelhantes a Deus porque O veremos tal como Ele é (cf. I Jo 3, 2). Alguns homens e mulheres assumem de forma mais radical essa consagração baptismal de todos, tornando-se sinal visível do Céu que a

todos nos convoca. Assim, a vocação de que damos atenção neste mês de Fevereiro é a vocação à VIDA CONSAGRADA.

Assumindo múltiplas formas de se manifestar – eremitas, monges e monjas, frades e freiras, leigos consagrados em institutos seculares, na ordem das virgens, ou em formas mais privadas – a vida consagrada traz sempre a radicalidade de quem procura fazer da

a VIDA CONSAGRADA

(continua na página 3)

Page 2: Sinal - vocacoesxpto.net · seja, Com o voto de castidade queremos testemunhar o ... A ti que estás a ler este texto, digo-te que só descobrindo a tua vocação poderás ser feliz

Ir. M. Sónia Tereso, pddm

O mais BelO dOs filhOs dOs hOmens

“Se Jesus é o mais Belo dos filhos dos homens, então é belo pertencer a Jesus, ser só d’Ele através da oferta da minha vida como consagrada, como Irmã Discípula do Divino Mestre. É Deus que me torna bela! É Deus que nos torna belos! Pois é um dom gratuito de Deus e não conquista nossa. É Deus que nos torna belos na medida em que crescemos na fé, em que nos deixamos moldar por Ele, em que procuramos a sua vontade, em que respondemos e correspondemos ao Seu chamamento. E todos somos chamados. Deus chamou-nos à vida, dom precioso, um grande presente de Deus que nos desafia a dar sentido à nossa vida. Depois, Deus chamou-nos à vida cristã. No Baptismo tornámo-nos filhos e filhas muito amados, passámos a ter o nome de Cristo, cristãos, e fomos inseridos numa grande família, a Igreja. No dia do nosso Baptismo fomos marcados com o selo de Cristo e desafiados a caminhar dia após dia como discípulos e discípulas do Mestre Divino, ou seja, desafiados a alimentar a nossa relação com Jesus na oração, na escuta da Palavra de Deus, na participação da Eucaristia e no sacramento da Reconciliação,... Mas, Deus no seu imenso amor por cada um de nós, continua a chamar e chama-nos a assumir um projecto de vida, um estilo de vida específico dentro da Igreja, a que chamamos vocação. A mim, por exemplo, chamou-me a ser Irmã Discípula do

Divino Mestre. Foi no encontro com Jesus que descobri e experimentei o seu amor por mim, que escutei a sua voz que me dizia para O seguir e ser só d’Ele, colocando a minha vida ao Seu serviço e ao serviço dos irmãos. Eu, como todos os Consagrados, fizemos voto de castidade, pobreza e obediência, e vivemos em comunidade. Ou seja, Com o voto de castidade queremos testemunhar o primado do amor de Deus na nossa vida, que Deus é o tudo da nossa vida. Com o voto de pobreza queremos dizer que Jesus é o nosso tesouro, a nossa pérola preciosa, que o nosso coração está centrado em Jesus. Com o voto de obediência queremos testemunhar que é possível viver e ser feliz escutando e pondo em prática a vontade do Pai, tal como fez Jesus. Com a vida em comunidade queremos dizer a beleza do vivermos juntas porque Deus nos chamou e chama a segui-Lo e a anunciá-Lo no hoje da nossa história.

Porque Jesus viveu casto, pobre e obediente eu também quero viver casta, pobre e obediente. Ser Discípula do Divino Mestre é isto mesmo, seguir Jesus no dia a dia e viver como Ele viveu. Para mim é belo ser consagrada a Deus, pois esta é a minha vocação e é aqui que sou realmente feliz.

A ti que estás a ler este texto, digo-te que só descobrindo a tua vocação poderás ser feliz. Aceita o desafio de dar sentido pleno à tua vida, faz coisas belas, mas sobretudo torna a tua vida lugar de beleza (Cf. Papa Bento XVI, Lisboa 2010).

Page 3: Sinal - vocacoesxpto.net · seja, Com o voto de castidade queremos testemunhar o ... A ti que estás a ler este texto, digo-te que só descobrindo a tua vocação poderás ser feliz

3

santidade e da caridade o sinal mais visível da vida a que todos somos chamados. Assumindo o estilo de vida pobre de Jesus, anunciam e mostram que quem a Deus tem nada lhe falta: só Deus basta, só Ele tudo sustenta; consagrando a Deus o amor e a sexualidade, tornam-se revelação do amor absoluto e universal de Deus (Deus é amor e só n’Ele podemos mara sem dividir nem excluir); entregando a liberdade a Deus na obediência à Igreja e às comunidades concretas que servem, ensinam-nos que à verdadeira liberdade só chega pelo caminho da libertação que devolve a capacidade de escolha à capacidade de aderir sempre ao Bem que vem de Deus.

Assumindo geralmente formas de vida em comum, e mesmo quando não, a VIDA CONSAGRADA é ainda antecipação daquela fraternidade universal e final que será realidade no Céu, pois quem já vai aprofundando a comunhão com Deus no Filho, vai-se descobrindo pertença de uma comunidade de irmãos em Jesus, que integra e alarga todos os outros vínculos e relações.

Rezemos pelos consagrados e pelos que Deus quer chamar a essa vida na Igreja, para que sejam sinais luminosos e fiéis do amor divino.

Padre José Miguel Barata Pereira | Sector de Animação Vocacional

A vida consagrada «nasce da escuta da Palavra de Deus e acolhe o Evangelho como sua norma de vida» (cf. Verbum Domini, 83)

Homilia do Papa Bento XVI na Festa da Apresentação dO Senhor, 2011

Page 4: Sinal - vocacoesxpto.net · seja, Com o voto de castidade queremos testemunhar o ... A ti que estás a ler este texto, digo-te que só descobrindo a tua vocação poderás ser feliz

... Préstaí (o Pré está aí)No dia 13 de Janeiro, o pré-seminário acompanhado de alguns seminaristas e seus formadores, estiveram em algumas Paróquias da nossa Diocese.

Participaram na Eucaristia, visitaram grupos de catequese. Em seguida realizou-se um almoço partilhado com os jovens e discussão de um tema.

... formação dos animadores Vocacionais iiEntre os dias 26 e 27 de Janeiro, decorreu na casa do Oeste a Formação dos Animadores Vocacionais II. Este segundo encontro de formação vocacional, no seguimento do anterior, versava as diferentes vocações e a sua importância na Igreja.

Estiveram presentes 10 animadores de diferentes paróquias da nossa diocese, que saíram mais esclarecidos, felizes e com vontade de prosseguirem.

4

Saiba mais em www.vocacoesxpto.blogspot.com

e www.juventude.patriarcado-lisboa.pt

Seguindo o exemplo de Jesus, aprendamos a fazer dom total de nós mesmos. Quem não consegue dar-se a si mesmo, dá sempre demasiado pouco.

Papa Bento XVI, Twitter, 9 de Janeiro de 2013 (@Pontifex_pt)

Page 5: Sinal - vocacoesxpto.net · seja, Com o voto de castidade queremos testemunhar o ... A ti que estás a ler este texto, digo-te que só descobrindo a tua vocação poderás ser feliz

5

Pode pedir o seu exemplar do Mosteiro Invisível Vocacional para o Serviço das Vocações

([email protected])

O miV (Mosteiro Invisível Vocacional) quer unir cristãos de todas as idades na oração pelas vocações.

FEVEREIROdia 1 de feVeReiRO o Vigília do Consagrado - Igreja do Sagrado Coração de

Jesus | 21h00

dia 2 de feVeReiRO o Missa do Dia do Consagrado - Sé de Lisboa - 19h00

dia 5 de feVeReiRO o Terça.com... Vocação - Rapazes e raparigas > 18 anos

dia 8 de feVeReiRO o Carnaval Hospitaleiro - Juventude Hospitaleira - Telhal,

Sintra

dia 19 de feVeReiRO o Terça.com... Namorados

dias 22 a 24 de feVeReiRO o Retiro da Quaresma - Serviço da Juventude, Rodízio,

Colares

dia 23 de feVeReiRO o Encontro de Acompanhamento Vocacional - Servas

de Nossa Senhora de Fátima - Casa Geral - S. Mamede

dia 26 de feVeReiRO o Terça.com... Fé e Cultura

MARÇOdia 5 de maRçO o Terça.com... Vocação - Rapazes > 18 anos

dia 12 de maRçO o Terça.com... Vocação - Raparigas > 18 anos

dias 16 a 17 de maRçO o Encontro para Raparigas - Irmãs Discípulas do Divino

Mestre - Camarate

dias 15 a 17 de maRçO o Retiro Vocacional para Rapazes - Seminário de S. José

dias 15 a 18 de maRçO o Campanário - Rapazes 7º e 8º anos - Penafirme

dias 23 a 26 de maRçO o Campo Vocacional para Raparigas - do 7º ao 9º e do

10º ao 12º anos - Casa do Oeste, Ribamar - Lourinhã

dias 22 a 24 de maRçO o Encontro de Acompanhamento Vocacional - Servas

de Nossa Senhora de Fátima - Casa Geral - S. Mamede

dias 23 a 25 de maRçO o Campanário - Rapazes 9º ao 12º anos - Penafirme

dias 26 a 31 de maRçO o Páscoa Hospitaleira - Idanha, Sintra

mosteiro invisível

Page 6: Sinal - vocacoesxpto.net · seja, Com o voto de castidade queremos testemunhar o ... A ti que estás a ler este texto, digo-te que só descobrindo a tua vocação poderás ser feliz

Oração Vocacional

Santíssima Trindade,eu Vos louvo porque me chamastes

para experimentar e confessar a grandeza do vosso amor,da vossa bondade misericordiosa e da vossa beleza.

Acompanhai com a vossa graça, os que consagrastes a Vós,para podermos testemunhar que Vós sois a Origem de tudo,

a única fonte do amor e da liberdade.

Enchei o nosso coração com a certeza íntimade termos sido escolhidos para amar, louvar e servir.

Fazei-nos saborear a vossa amizade, cumulai-nos da vossa alegria e conforto, revesti-nos da vossa força e santidade.

Jesus Salvador, Verbo Encarnado,que nos concedestes ser um só conVosco,

continuai a atrair para Vós pessoas que sejam,para a humanidade do nosso tempo, depositárias de misericórdia,

prenúncio do vosso regresso,sinal vivo dos bens da ressurreição futura.

A vós, Mãe,dirigimos confiantes a nossa oração.

Vós que fizestes a vontade do Pai,alcançai do vosso divino Filho que, nós, os consagrados,

saibamos testemunhá-Lo com uma existência transfigurada.Amén.

(adaptado de João Paulo II)

6

Mosteiro Invisível Vocacional

Quem desejar participar na formação de seminaristas de qualquer um dos seminários da nossa diocese, poderá utilizar os NIB’s apresentados, indicando na transferência que se destina à Bolsa Seminarista.

SAV - Sector de Animação VocacionalMosteiro de São Vicente de Fora - Campo de Santa Clara - 1149-085 Lisboa

Tlf: 21 881 05 33 - Fax: 218 810 529 - E-mail: [email protected] - www.vocacoesxpto.blogspot.com

semináRiO RedemPtORis mateR0035.0686.00004099830.34

semináRiO de PenafiRme0007.0367.00022730001.77

PRé-semináRiO0010.0000.25833100001.38

semináRiO dOs OliVais 0033.0000.00027491256.05

semináRiO de s.JOsé de CaPaRide0010.0000.21930130001.74

Se desejar contribuir para a pastoral das vocações através de transferência bancária, poderá utilizar o NIB do Seminário dos Olivais (0033.0000.00027491256.05), referindo na transferência que se destina às Vocações ou ao Sinal. Se desejar enviar a sua oferta por cheque, este deve vir à ordem do Patriarcado, e no exterior do envelope indique que se destina à Pastoral das Vocações.

Bolsa seminarista

TWITTER | PaPa BentO XVi

Tudo é dom de Deus: só reconhecendo esta dependência vital do Criador é que encontraremos liberdade e paz.

6 de Fevereiro

Neste dia, recordo com afectuosa estima cada consagrado e consagrada: possam seguir fielmente a Cristo na pobreza, castidade e obediência.

2 de Fevereiro

Todo ser humano é amado por Deus Pai. Que ninguém se sinta esquecido, pois o nome de cada um está escrito no Coração amoroso do Senhor.

30 de Janeiro

Que cada cristão redescubra, neste Ano da Fé, a beleza de ter renascido no amor de Deus e viver como seu verdadeiro filho!

13 de Janeiro

@Pontifex_pt