sinal - vocacoesxpto.net · paternidade. não menos que em outras épocas da história, urge ......

6
Sinal Boletim do Sector de Animação Vocacional do Patriarcado de Lisboa Série 2 nº 27 | Março e Abril de 2013 O mês de Março já lá vai, o de Abril também se aproxima do fim. Reunindo num só numero a edição destes dois meses, a mesma aparece-nos envolvida pela protecção de São José, cuja solenidade celebrámos a 19 de Março e cuja memória, enquanto operário, celebraremos no primeiro dia do próximo mês. Estes dois meses foram eclesialmente marcados pelas festividades pascais, este ano densamente antecedidas pela eleição do Papa Francisco. Também aqui a custódia de São José sobre a Igreja Universal se fez sentir de forma viva. Por tudo isto decidimos manter o tema de capa da edição prevista para Março. Assim, a vocação de que damos atenção nesta edição é a vocação à PATERNIDADE. Não menos que em outras épocas da história, urge apresentar a paternidade como verdadeira vocação divina, autêntico chamamento que Deus faz a muitos O DOM DA PATERNIDADE (continua na página 3)

Upload: phunghuong

Post on 09-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

SinalBoletim do Sector de Animação Vocacional do Patriarcado de LisboaSérie 2 nº 27 | Março e Abril de 2013

O mês de Março já lá vai, o de Abril também se aproxima do fim. Reunindo num só numero a edição destes dois meses, a mesma aparece-nos envolvida pela protecção de São José, cuja solenidade celebrámos a 19 de Março e cuja memória, enquanto operário, celebraremos no primeiro dia do próximo mês.

Estes dois meses foram eclesialmente marcados pelas festividades pascais, este ano densamente antecedidas pela eleição do Papa Francisco. Também

aqui a custódia de São José sobre a Igreja Universal se fez sentir de forma viva.

Por tudo isto decidimos manter o tema de capa da edição prevista para Março. Assim, a vocação de que damos atenção nesta edição é a vocação à PATERNIDADE.

Não menos que em outras épocas da história, urge apresentar a paternidade como verdadeira vocação divina, autêntico chamamento que Deus faz a muitos

O DOM DA PATERNIDADE

(continua na página 3)

O Dom da Paternidade

“Compreendeis o que vos fiz? dei-vos o exemplo, para que, Como eu vos fiz, façais vós também.” (Jo 13, 12.15)

A interpelação e o desafio que Jesus lança aos seus discípulos na última ceia, ajuda-me a situar sobre o significado da palavra DOM.

Hoje facilmente reconhecemos que alguns dons são inatos, por exemplo a forma como expressamos desde tenra idade uma capacidade desportiva ou musical faz-nos reflectir e concluir que a criança já nasce com determinado dom, muitas vezes já hereditário.

O DOM da Paternidade tem sido uma revelação do Amor de Deus para comigo e uma aprendizagem contínua a amar.

Ninguém nasce a saber ser pai, a nossa primeira aprendizagem é a de sermos filhos, vamos crescendo e vivenciando o cuidado, a proteção, o amor, a dedicação, o sacrifício que os nossos pais vão fazendo por nós. Todas estas vivencias só as valorizei quando iniciei esta dádiva da paternidade. Hoje reconheço mais conscientemente todas as opções dos meus pais e a forma como me amaram sempre plenamente apesar de muitas vezes não compreender o porquê de muitas coisas.

A Dom da Paternidade é algo que se desenvolve em cada um dos dias em que aprendemos a ser pais e é diferente de filho para filho, esta experiência ajuda-me a compreender a Paternidade Divina que ama cada filho de forma única, assim acontece comigo e com os meus filhos e esposa.

Aquando da adopção da nossa primeira filha foi um desafio incrível e uma grande responsabilidade, senti-me como São José depois da aparição do anjo: tinha a missão de aprender a amar aquela criança que nos foi confiada e ajudá-la a crescer em estatura, sabedoria e em graça. Foi uma grande alegria.

O amor não tem fronteiras, nunca senti qualquer diferença relativamente ao dom paternidade em comparação com os irmãos.

O nascimento do meu primeiro filho biológico, foi um dos momentos mais marcantes na minha vida, foi um filho muito desejado. Senti a grandiosidade de ser cooperador de Deus na obra da criação, grande mistério este de gerar vida. Como é possível uma criatura tão pequena e tão frágil sobreviver.

A gravidez do segundo filho, foi inesperada, não foi planeada. Ao princípio sentimos apreensão por causa das nossas condições financeiras para criar três filhos. Hoje bendizemos ao Senhor por aquilo que ele faz na nossa vida, as nossas dúvidas e medos vão-se dissipando porque quando o PAI está connosco nada nos falta.

3

varões para que sejam seus cooperadores, juntamente com as esposas, nessa obra maravilhosa e sagrada de gerar novas vidas, verdadeiros novos filhos para Deus e de Deus.

Ser pai (abordaremos a maternidade em Maio) é efectivo dom de Deus, que Ele concede àqueles que chama, juntamente com as graças necessárias para a assunção desta missão. Não se trata de um direito natural a ter filhos. Nem todos os homens têm vocação para ser pai apenas porque têm capacidade biológica de gerar: isso é simples capacidade reprodutiva. Há que

aprender a conhecer-se nos dinamismos do amor e da comunicação da vida, para discernir acerca da aquisição dos carismas necessários para a custódia, educação e condução dos filhos na vida e na santidade. Ser pai não é um direito da pessoa adulta. É uma graça e um dom: poder participar, por eleição de Deus, nesse amor paterno que dá a cada homem a vida em abundância.

Rezemos pelos pais, para que juntamente com suas esposas sejam sinais e instrumentos do dom de Deus que é a vida que d’Ele provém.

Padre José Miguel Barata Pereira | Sector de Animação Vocacional

Queridos jovens: é bom seguir Jesus; é bom andar com Jesus; é boa a mensagem de Jesus; é bom sair de nós mesmos para levar Jesus

às periferias do mundo e da existência.Papa Francisco

... Retiro sobre “a Vocação”No fim-de-semana de 6 e 7 de Abril de 2013, os jovens dos 9.º e 10.º volumes da catequese e dos grupos pós-Crisma da Paróquia da Póvoa de Santo Adrião estiveram em retiro tendo como tema de fundo “a Vocação”. Iniciando o encontro com os chamamentos bíblicos e procurando o que havia de comum entre cada um deles, os jovens foram ajudados a perceber o que é e o não é vocação e a saber como escutar e responder a um chamamento pessoal de Deus, com a ajuda da equipa diocesana das vocações. Os testemunhos vocacionais contribuíram para um tempo de partilha com os jovens, que tiveram a oportunidade de esclarecer algumas dúvidas. O Domingo foi caracterizado pela concretização da meta comum às diferentes vocações: a santidade. Com exemplos de vidas de santos do séc. XXI, os jovens puderam ser confrontados com o chamamento a serem santos, nas suas vidas, assumindo um compromisso que culminou na Eucaristia.

... Campo Vocacional para RaparigasNos passados dias 23 a 26 de Março, aconteceu mais um Campo Vocacional para Raparigas do 7º ao 12º ano. Nesta Páscoa, quem participou no CVR pode descobrir como é que a Paixão do Senhor Jesus nos liberta daquelas paixões que não nos deixam sonhar mais Alto, mas que nos prendem nos nossos limites. Com tempo para tudo (catequese e jogos, música e silêncio, trabalho

e diversão), a voz do Senhor fez-se ouvir no coração daquelas que se puseram à escuta! Estiveram representadas as paróquias A-dos-Cunhados, Santo Estevão das Galés, A-dos-Francos, Algés, Póvoa de Penafirme, Alfeizerão, Lourinhã, Dois Portos, Alcainça, Vilar, Massamá, Vermelha-Cadaval e Ramalhal. O próximo CVR será de 5 a 9 de Julho. As inscrições podem ser feitas para o mail: [email protected]! Vem! O Senhor está a chamar-te!

Sinto que ser pai é cada vez mais difícil, tal como ser Cristão pois quanto mais conhecemos a Deus, mais nos envolvemos com Ele e com a Sua missão, assim acontece com os filhos, a ajuda nas tarefas escolares, as deslocações para as actividades extra escolares e pastorais (catequese, futebol, dança, teatro, escuteiros, acólitos) faz-nos deixar ter vida própria e a viver só para eles. O que exige uma grande fidelidade à missão e dom que recebemos no Sacramento do Matrimónio.

No meio de tantas afazeres e de vidas preenchidas, procuramos ter um espaço só para o casal, onde

rezamos e dialogamos; este momento é importante para carregarmos as nossas baterias e apurarmos o sentido da nossa existência, os filhos não são nossos são uma dádiva de Deus e temos que prepará-los e iniciá-los constantemente no encontro com Cristo

A paternidade é um dom, uma dádiva que se vai recendo na medida em que estamos dispostos a morrer para nós para dar vida aos filhos e aprendemos a ser pais pelo EXEMPLO que recebemos dos nossos pais e damos aos nossos filhos.

Jofre Pereira, Paróquia de Peniche

4

5

Pode pedir o seu exemplar do Mosteiro Invisível Vocacional para o Serviço das Vocações

([email protected])

O MiV (Mosteiro Invisível Vocacional) quer unir cristãos de todas as idades na oração pelas vocações.

MAIODia 7 De MaiO o Terça.com... Vocação - Rapazes > 18 anos

Dias 10 a 12 De MaiO o Retiro Vocacional para Rapazes - Seminário de S. José de

Caparide

Dia 14 De MaiO o Terça.com... Vocação - Raparigas > 18 anos

Dia 21 De MaiO o Terça.com... Namorados - Igreja N. Sra. Fátima

Dia 28 De MaiO o Terça.com... Fé e Cultura - Igreja N. Sra. Fátima

Mosteiro invisível

... Campanários da Páscoa do Pré-seminárioFoi esta a forma de lançar a Páscoa, que o Pré Seminário proporcionou aos pré-seminaristas e aos rapazes que vieram pela primeira vez experimentar um campanário. Os mais novos, do 7º e 8ºanos, durante os dias 15 a 18 de Março, puderam seguir os passos de Jesus nos últimos momentos antes de dar a sua vida, olhando como na última ceia e nos gestos, orações e diálogos de Jesus, estavam criadas as condições para com Ele se entregarem a si mesmos. Os mais velhos, de 23 a 26 de Março acompanharam Jesus na sua entrada em Jerusalém, vivendo de forma mais marcante o início da Semana Santa e seguindo Jesus até ao Calvário. Para os prés, este campanário foi ainda o momento de dar a sua resposta aos desafios pessoais lançados a cada um no início da Quaresma, tendo alguns renovado o seu compromisso pelo Pré Seminário, outros optado pelo propósito de empenho na vida paroquial e outros a decidirem a aventura do ingresso no seminário.. O campanário terminou por isso numa partilha entre todos, onde cada um manifestou a forma de viver esta Páscoa de acordo com a decisão tomada.

Oração Vocacional

Deus Pai, fonte da vida,que pelo teu filho, Jesus Cristo,

nos deste o Espirito de confiança e de amor:envia operários para a tua Igreja.

Dá vitalidade de fé a cada família, paróquia e diocese,

onde desabrochem numerosas vocações sacerdotais e religiosase os baptizados vivam generosamente o Evangelho.

Ilumina com a santidade da tua palavra os pastores e os consagrados.

Anima os jovens nos seminários e nas casas de formação.

Renova a esperança na Igreja e continua a chamar muitos para que nunca faltem testemunhas autênticas,

transfiguradas no encontro contigo,e anunciadoras da tua alegria à comunidade cristã e aos irmãos.

Ámen.

(Oração para a 50ª Semana Nacional de Oração pelas Vocações)

6

Mosteiro Invisível Vocacional

Quem desejar participar na formação de seminaristas de qualquer um dos seminários da nossa diocese, poderá utilizar os NIB’s apresentados, indicando na transferência que se destina à Bolsa Seminarista.

SAV - Sector de Animação VocacionalMosteiro de São Vicente de Fora - Campo de Santa Clara - 1149-085 Lisboa

Tlf: 21 881 05 33 - Fax: 218 810 529 - E-mail: [email protected] - www.vocacoesxpto.blogspot.com

seMináRiO ReDeMPtORis MateR0035.0686.00004099830.34

seMináRiO De PenafiRMe0007.0367.00022730001.77

PRé-seMináRiO0010.0000.25833100001.38

seMináRiO DOs OliVais 0033.0000.00027491256.05

seMináRiO De s.JOsé De CaPaRiDe0010.0000.21930130001.74

Se desejar contribuir para a pastoral das vocações através de transferência bancária,

poderá utilizar o NIB do Seminário dos Olivais (0033.0000.00027491256.05), referindo na

transferência que se destina às Vocações ou ao Sinal. Se desejar enviar a sua oferta por cheque, este deve

vir à ordem do Patriarcado, e no exterior do envelope indique que se destina à Pastoral das Vocações.

Bolsa seminarista

TWITTER | PaPa fRanCisCO@Pontifex_pt

Ângela Dores Veiga Coutinho - 900€

Lídia Carmo Sousa - 200€

Maria Conceição Fernandes - 782€

Maria Eulália Bernardino - 80€

Maria Jesus Silva - 38€

Canto das OfertasOfertas recebidas entre Janeiro e Março 2013

Recordemo-lo bem todos nós: não se pode anunciar o Evangelho de Jesus sem o testemunho concreto da vida.

14 de Abril

Deus ama-nos. Não devemos ter medo de amá-lo. A fé se professa com a boca e com o coração, com a palavra e com o amor.

4 de Abril