simulado enem · 2016-06-16 · ciÊncias humanas e suas tecnologias questÃo 01 alternativa d...

28
SIMULADO ENEM 11 DE OUTUBRO RESOLUÇÃO

Upload: others

Post on 04-Aug-2020

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: SIMULADO ENEM · 2016-06-16 · CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS QUESTÃO 01 Alternativa D Competência 4 – Habilidade 18 a) Incorreta. O Texto II não confirma o Texto I. O

SIMULADO

ENEM11 DE OUTUBRO

RESOLUÇÃO

Page 2: SIMULADO ENEM · 2016-06-16 · CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS QUESTÃO 01 Alternativa D Competência 4 – Habilidade 18 a) Incorreta. O Texto II não confirma o Texto I. O

verificar a presença desses elementos na descrição do uso de informações coletadas e organizadas digitalmente sobre os usuários de serviços da Internet como um exemplo da disseminação das relações de poder na sociedade como um todo.

e) Incorreta. O uso da Internet seria um dos exemplos maisevidentes das relações entre ciência e poder (ou entreconhecimento e poder) apresentadas no texto, quesintetiza alguns aspectos das teorias de Michel Foucault.

QUESTÃO 03Alternativa ECompetência 1 – Habilidade 5a) Incorreta. As informações apresentadas não contemplam

a etnia dos autores das pinturas rupestres do parque.b) Incorreta. Ao contrário do que sugere a alternativa, a região

de Peruaçu apresenta patrimônios de ordem material.c) Incorreta. As paisagens e as pinturas rupestres do parque

citado associam-se a uma categoria de patrimônio tangível.d) Incorreta. Paisagens naturais e pinturas rupestres não

são classificadas como bens patrimoniais arquitetônicos.e) Correta. Criado em 1999, o Parque Nacional Cavernas do

Peruaçu é uma Unidade de Conservação situada no nortede Minas Gerais. Sob a proteção do governo federal,tal região apresenta um rico patrimônio paisagístico earqueológico, destacando-se um expressivo acervo depinturas rupestres ancestrais.

QUESTÃO 04Alternativa ACompetência 2 – Habilidade 6a) Correta. Um cone. Numa projeção cônica, a superfície

em que a representação da superfície da Terra será feitaé um cone, como se este pudesse ser colocado em voltada Terra. Após a “cópia” da superfície da Terra para asuperfície do cone, este é “planificado”, dando origem auma representação plana da superfície da Terra, isto é,dando origem a um mapa, que, neste caso, foi feito numaprojeção cônica.

b) Incorreta. A concepção de “projeção cartográfica”baseia-se no uso de um sólido geométrico (algo comtrês dimensões, portanto) que envolveria a superfícieda Terra. Na superfície desse sólido haveria o desenho(a representação) da superfície da Terra. Após a criaçãoda representação, o sólido seria “planificado”, isto é,transformado em mapa. A elipse é uma figura geométricaplana e, assim, não serve para “envolver” a Terra; nãoserve para se fazer uma projeção cartográfica.

c) Em um mapa resultante de uma projeção cilíndrica, osparalelos e os meridianos (as coordenadas geográficas) secruzam, formando ângulos perpendiculares, e a forma geraldo mapa é a de um retângulo (resultado da “planificação”do cilindro usado na representação da superfície da Terra).O mapa desta questão é, nitidamente, oriundo de umaprojeção cônica (da “planificação” de um cone).

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

QUESTÃO 01Alternativa DCompetência 4 – Habilidade 18a) Incorreta. O Texto II não confirma o Texto I. O texto II

afirma a ideia de que o Capitalismo sempre aumentaas desigualdades sociais ou as desigualdades de renda.A pobreza diminuiu mais nos últimos 50 anos que nos500 anos anteriores, segundo a ONU. Pela primeira vezna história do mundo, menos de 10% da população vivemem extrema pobreza. Portanto, de acordo com o Texto II,o capitalismo reduziu a pobreza (a desigualdade).

b) Incorreta. O Texto II afirma o contrário disso: “Pelaprimeira vez na história do mundo, menos de 10% dapopulação vivem em extrema pobreza.”, ou seja, defendea ideia de que a porcentagem de miseráveis declinou.

c) Incorreta. O Texto II nada afirma sobre tecnologia e geraçãode valor (geração de riqueza), portanto não afirma que atecnologia, substitui o Homem na geração de riqueza.

d) Correta. O Texto I defende a ideia de que o capitalismose mantém retirando a riqueza do trabalhador (o criadordo valor econômico) e transferindo-a ao detentor dapropriedade. De acordo com essa lógica, o dono de umaempresa tenderia a ficar mais rico, e o trabalhador damesma empresa tenderia a ficar mais pobre (a crescenteriqueza do rico seria a consequência da crescente pobrezado pobre). O Texto II contesta esse raciocínio ou essa lógica.

e) Incorreta. O Texto II nega o raciocínio que está no Texto I, poiseste afirma que, no capitalismo, a riqueza é transferida dotrabalhador (o criador dela) para o dono da empresa (quenão a cria), enquanto aquele apresenta informações quemostram que a tendência de empobrecimento constantedo trabalhador não foi registrada pelas pesquisas acercada evolução da pobreza. Por exemplo, de acordo com oTexto II, a ONU afirmou (e, se ela afirmou, somente pôdefazê-lo a partir da contemplação de pesquisas científicas)que A pobreza diminuiu mais nos últimos 50 anos que nos500 anos anteriores.

QUESTÃO 02Alternativa DCompetência 4 – Habilidade 20a) Incorreta. A leitura dos dois textos permite verificar a

relação entre as diversas formas de poder disseminadasna sociedade e sua presença na maneira como muitossites da Internet obtêm informações sobre seus usuários.

b) Incorreta. Os sites da Internet obtêm muitas de suasinformações de forma voluntária ou desconhecida da maiorparte dos usuários, mas não por meio de coação física.

c) Incorreta. O uso dos meios digitais e da Internet nãoelimina as relações de poder presentes na sociedadecontemporânea; ao contrário, é exemplo de sua expansão.

d) Correta. Considerando a síntese de parte das ideiasde Michel Foucault apresentada no Texto II, podemos

Page 3: SIMULADO ENEM · 2016-06-16 · CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS QUESTÃO 01 Alternativa D Competência 4 – Habilidade 18 a) Incorreta. O Texto II não confirma o Texto I. O

fenômeno, mais de 100 milhões de vidas foram ceifadas, principalmente durante as guerras mundiais.

b) Incorreta. O texto não trata especificamente deconfrontos de cunho nacionalista. Além disso, ainda noséculo XXI é possível identificar embates dessa natureza.

c) Incorreta. À exceção do contexto da Segunda GuerraMundial, os arsenais nucleares desenvolvidos noséculo XX não foram utilizados em situações de confronto.

d) Incorreta. A era moderna é marcada por um paradigmade conflito conhecido como “guerra total”, o qual não sepredispõe a poupar a população civil em zonas de litígio.

e) Incorreta. Ao contrário do que pontua a alternativa,as ameaças terroristas ainda são uma constante naconjuntura contemporânea.

QUESTÃO 07Alternativa CCompetência 1 – Habilidade 1a) Incorreta. No contexto em questão, o governo Vargas

procurou difundir uma cultura brasileira supostamenteautêntica, fato que invalida a proposição defendidapela alternativa.

b) Incorreta. A alternativa apresenta uma afirmação inverídica.O samba originou-se em regiões povoadas da Bahia edesenvolveu-se nos bairros populares do Rio de Janeiro.

c) Correta. Como apontado pelo texto, o samba, estilo musicalde origem afro-brasileira, foi largamente utilizado pelogoverno de Getúlio Vargas para promover um sentimentonacionalista junto à população. O intuito era fomentar olouvor patriótico e, consequentemente, a valorização doEstado brasileiro e de seu maior mandatário.

d) Incorreta. O samba é fruto de antigas tradições popularesda sociedade brasileira, sendo incorporado aos círculosda cultura erudita de forma processual.

e) Incorreta. Ao contrário do que assevera a alternativa,o samba apresenta nítida proximidade com ritmosmusicais de matriz africana.

QUESTÃO 08Alternativa ECompetência 2 – Habilidade 6a) Incorreta. A classificação da escala em “grande”

ou “pequena” não resulta exatamente do objetorepresentado, mas da escolha de quem vai fazer o mapa,podendo ser, por isso, uma escolha bastante aleatória,dependendo do caso. Em geografia, uma escala ésempre de redução do objeto representado, nuncade aumento dele. Assim, uma escala é consideradagrande se, reduzindo-se a representação (o desenho) doobjeto representado, não o reduzir muito, permitindoa observação de seus “detalhes”; e é considerada“pequena” se a redução na representação deixar oobjeto representado muito menor do que o real, nãopermitindo, com isso, que “detalhes” apareçam. Nestaquestão, a escala usada para representar a ameba é deaumento, não de redução.

d) Incorreta. A concepção de “projeção cartográfica”baseia-se no uso de um sólido geométrico (algo comtrês dimensões, portanto) que envolveria a superfícieda Terra. Na superfície desse sólido, haveria o desenho(a representação) da superfície da Terra. Após a criaçãoda representação, o sólido seria “planificado”, istoé, desenvolvidos em mapa. O losango é uma figurageométrica plana e, assim, não serve para “envolver” aTerra; não serve para se fazer uma projeção cartográfica.

e) Incorreta. A concepção de “projeção cartográfica”baseia-se no uso de um sólido geométrico (algo comtrês dimensões, portanto) que envolveria a superfícieda Terra. Na superfície desse sólido haveria o desenho(a representação) da superfície da Terra. Após a criaçãoda representação, o sólido seria “planificado”, isto é,transformado em mapa. O triângulo é uma figurageométrica plana e, assim, não serve para “envolver” aTerra; não serve para se fazer uma projeção cartográfica.

QUESTÃO 05Alternativa BCompetência 3 – Habilidade 15a) Incorreta. A questão da desigualdade é extremamente

relevante em termos sociológicos e ocorre, obviamente,há mais de dois séculos. As teorias que tentam explicá-lanão são as mesmas, mas os termos da discussão podemser aproximados.

b) Correta. Segundo o texto, a questão da desigualdade,nas teorias vinculadas às ciências sociais, remete adiscussões que ocorrem há pelo menos 250 anos, seustermos ainda se mantêm ainda que outros elementos(como a questão dos gêneros e as diferenças globais)tenham sido associados a essa discussão mais ampla.

c) Incorreta. A questão da desigualdade, relacionada aosfatores econômicos, ainda é uma discussão relevantee não resolvida. As questões de gênero e as diferençasglobais foram associadas a essa questão mais ampla.

d) Incorreta. As teorias sociológicas se modificarambastante ao longo do tempo. O que lemos no texto é ofato de que os termos da discussão ainda permanecem,na medida em que a questão da desigualdade tambémpermanece como algo não solucionado.

e) Incorreta. A leitura do texto não nos permite afirmar queas questões de gênero ou as diferenças globais sejamdecorrentes das formas de desigualdade econômica.Não se trata da posição do autor do texto-base.

QUESTÃO 06Alternativa ACompetência 3 – Habilidade 15a) Correta. O sociólogo britânico Anthony Giddens aponta

um dado estarrecedor da história contemporânea: oséculo passado foi caracterizado não apenas pela ameaçanuclear, mas também por um clima perpétuo de confrontosem diferentes regiões do planeta. Como resultado de tal

Page 4: SIMULADO ENEM · 2016-06-16 · CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS QUESTÃO 01 Alternativa D Competência 4 – Habilidade 18 a) Incorreta. O Texto II não confirma o Texto I. O

e) Incorreta. A leitura do texto não nos permite observar quea partir da década de 1950 a produção cultural volta-seexclusivamente para os o público jovem. A afirmativa,além disso, é incorreta e excessivamente generalizante.

QUESTÃO 10Alternativa DCompetência 1 – Habilidade 3a) Incorreta. A assertiva da alternativa não encontra

paralelo nas informações disponíveis no texto. Alémdisso, a Idade Média europeia não foi o único períodoem que a religião influenciava a vida coletiva.

b) Incorreta. O texto não faz referência explícita aofeudalismo. Além disso, sabe-se que tal estruturaprodutiva extinguiu-se em algumas regiões da Europaséculos depois do marco final da Idade Média (século XV).

c) Incorreta. A Idade Média não foi o único momento emque a mentalidade mítico-religiosa era hegemônica.Ademais, essa informação não é debatida pelo texto.

d) Correta. O texto é claro ao tratar a Idade Média europeia(séculos V ao XV) como uma construção historiográficautilizada por diferentes gerações. Não obstante aartificialidade de tal expressão, especialistas e leigosutilizam o termo “Idade Média” para referir-se a umlongo período da história europeia que apresentoualguns pontos relativamente convergentes.

e) Incorreta. O texto citado afirma o contrário: a IdadeMédia é uma representação, uma construção, isto é, umtermo arbitrário correspondente a uma dada conjunturado passado.

QUESTÃO 11Alternativa ECompetência 2 – Habilidade 7a) Incorreta. O centro da disputa geopolítica seria a

heartland, a área pivô. A Coreia do Norte está muitodistante dessa “terra do coração geopolítico”.

b) Incorreta. Segundo o mapa, a Coreia do Norte estaria naborda da faixa “circular” chamada de “crescente interiorou crescente marginal”.

c) Incorreta. Mackinder pensou que quem dominasse aEuropa Oriental (ou a terra entre a Europa e a Ásia, atransição entre as duas) dominaria o centro da geopolíticamundial (a ilha-mundo). O território da Coreia doNorte está na borda da Ásia, longe do território centralpara a dominação do mundo, segundo o pensamentogeopolítico que Mackinder apresentou no início doséculo XX.

d) Incorreta. A “terra do coração” geopolítico ou “áreapivô” ficava, segundo Mackinder, entre a porção maisespecífica ou caracteristicamente europeia e a Ásia (leiaacima o texto sobre a alternativa “C”). O território norte--coreano está distante da “terra do coração geopolítico”.

e) Correta. Segundo o mapa, a Coreia do Norte estaria naborda da faixa “circular” chamada de “crescente interior

b) Incorreta. Nem sempre a linguagem científica e alinguagem filosófica são precisas. A classificaçãodas escalas em “de aumento” e de “diminuição”(ou “redução”) gera uma lógica linguística em que arepresentação que mantém o objeto do mesmo tamanhoreal parece não ter lugar no conceito de “escala”. (Se eudesenho um carro do tamanho que ele é, então não devehaver escala. É possível raciocinar assim.) Entretanto, aescala 1/1 existe. Uma escala 1/1 não pode, entretanto,ser classificada como “grande” ou “pequena”, pois não éuma escala de redução.

c) Incorreta. Nesta questão, a escala usada para representara formiga é uma escala de aumento e não de redução.Assim, não é possível classificar essa escala como“grande” ou “pequena”.

d) Incorreta. A classificação da escala em “grande”ou “pequena” não resulta exatamente do objetorepresentado, mas da escolha de quem vai fazer o mapa,podendo ser, por isso, bastante aleatória, dependendodo caso. A escala usada para representar o navioé, de fato, grande, mas por reduzir pouco o objetorepresentado. Em geral, considera-se uma escala como“grande” quando ela “reduz” o objeto até 25.000 vezes(escala 1/25.000).

e) Correta. A escala de representação do planeta que estána alternativa é uma escala pequena porque ele reduzmuito o planeta ao representá-lo. É uma redução de30.000.000 de vezes. Numa redução assim, cada objetorepresentado é diminuído 30.000.000 de vezes em suarepresentação. Sendo assim, objetos muito pequenosdesaparecem na representação (como se eles nãoexistissem) e os objetos representados podem “perder”vários elementos (seus “detalhes”).

QUESTÃO 09Alternativa DCompetência 5 – Habilidade 21a) Incorreta. Segundo a leitura do texto, o rock se constitui

não apenas como um gênero musical, mas como uma visãode mundo para adolescentes e jovens da década de 1950.

b) Incorreta. A cultura adolescente-juvenil mencionada notexto se apresenta como uma contraposição ao mundoadulto, fenômeno visível primeiramente no cinema e,em seguida, no rock.

c) Incorreta. No texto, lemos a menção de que o cinemaé a primeira forma de manifestação da cultura jovem,depois associada também à música.

d) Correta. O trecho do pensador Edgar Morin nos permiteobservar o fato de que a cultura adolescente-juvenil quese estrutura a partir da segunda metade da década de1950 caracteriza-se por uma ambivalência em relação àcultura de massas, pois participa dela ao mesmo tempoem que procura estabelecer uma relação de diferença(ou crítica) a seus conteúdos e valores, como a própriacrítica ao mundo adulto.

Page 5: SIMULADO ENEM · 2016-06-16 · CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS QUESTÃO 01 Alternativa D Competência 4 – Habilidade 18 a) Incorreta. O Texto II não confirma o Texto I. O

associa-se à colonização europeia do Novo Mundo e ao amplo genocídio ameríndio verificado nos séculos posteriores.

c) Incorreta. Ao contrário do que pontua a alternativa, nãohouve migração expressiva de ameríndios para a Europadurante os séculos XVI e XVII.

d) Incorreta. Quando se deu o processo de colonização daAmérica, os ameríndios contavam com diferentes tiposde armamentos, os quais se mostraram ineficazes paraconter o avanço dos conquistadores.

e) Incorreta. A alternativa apresenta um dado incongruente:na Idade Moderna, o México recebeu diversas levas demissionários oriundos da Igreja católica.

QUESTÃO 14Alternativa CCompetência 2 – Habilidade 9a) Incorreta. Ao contrário do que sugere a alternativa, os

dados evidenciam a existência de um amplo comércioescravista anterior ao expansionismo português na África.

b) Incorreta. O texto identifica uma rica diversidade depovos que habitavam o continente africano no contextodas Grandes Navegações.

c) Correta. Problematizando uma tradição historiográficaeurocêntrica, o excerto de Serge Gruzinski analisa o adventodo expansionismo marítimo-comercial sob a óptica depovos não europeus, a exemplo das sociedades africanasque floresceram na segunda metade do século XV.

d) Incorreta. A alternativa apresenta uma informaçãoinverídica: os povos africanos são dotados de umacomplexa trajetória histórica.

e) Incorreta. Como demonstrado pelo texto, a existênciade Estados e impérios na África subsaariana invalida aassertiva proposta pela alternativa.

QUESTÃO 15Alternativa CCompetência 4 – Habilidade 19a) Incorreta. A população urbana de um país é histórica

e geograficamente distribuída, isto é, a populaçãoestá onde a Natureza e a história humana e do espaçogeográfico (por assim dizer) permitiram ou fizeram comque ela estivesse. O poder político municipal é parte(um dos elementos) desse processo de distribuiçãopopulacional, não o único definidor, e, muitas vezes, nemum dos poderes principais.

b) Incorreta. O texto mostra que a definição de “populaçãourbana” (e, portanto, da contagem dessa população)depende da construção mental, da construção lógicapara acontecer. Primeiro é preciso definir com clareza oque é “população urbana”. Em seguida, é preciso criar ummétodo prático para fazer a contagem dessa população.

c) Correta. Sim, a população urbana existe de fato e pode,segundo a lógica de pensamento para defini-la, sercontada. A população urbana é, portanto, tangível.

ou crescente marginal”, bem perto (mas fora, portanto) do “crescente exterior” ou “crescente insular”. Do ponto de vista das ideias de Mackinder, e se elas pudessem ser aplicadas ao mundo atual, a Coreia do Norte seria um território geopolítico de pouca ou nenhuma importância. (Obviamente, porém, a realidade geopolítica atual é bem mais complexa do que a considerada aqui nesta questão.)

QUESTÃO 12Alternativa ECompetência 6 – Habilidade 26a) Incorreta. Segundo o gráfico, o inverno é mais seco

do que o verão em Uruguaiana, mas apresentaprecipitações. A alternativa está errada porque oinverno de Uruguaiana não é seco.

b) Incorreta. A estação climática normalmente chuvosa emUruguaiana é o verão. O texto trata de consequências dechuvas caídas no inverno.

c) Incorreta. “Aviso prévio”, em previsão do tempo, dependedo estágio de conhecimento (ou de pensamento)nessa área do saber. Para os dias atuais, chuvas nãocaem mais no território brasileiro “sem aviso prévio”.(É claro, também, que chuva nunca avisou quandocairia.) O conhecimento acerca do clima sulino é muitoantigo: sabe-se que chove o ano inteiro nessa regiãoe que, dependendo de ocorrências de certos eventosou conjuntos meteorológicos, elas podem ser maisfrequentes e/ou mais volumosas. Assim, nos dias de hoje,qualquer pessoa a partir de certa idade deveria conhecero clima do lugar em que reside e, assim, preparar-se paraviver nela da melhor maneira possível.

d) Incorreta. Segundo o gráfico, as chuvas caem em todosos meses do ano, mas não são iguais em todos os meses(as colunas não têm a mesma altura). As chuvas deUruguaiana não são, portanto, equitativas (uniformes).

e) Correta. Momentos de variação climática fazem partedo conceito de clima. Normalmente se considera umperíodo de 30 anos de dados para a caracterizaçãodo clima de um lugar. Em trinta anos, há variação detemperatura, pluviosidade e demais elementos do climanuma série de trinta anos. Assim, o conceito de climaengloba uma variação normal na variação mais “regular”,por assim dizer. As chuvas que causaram os problemasdescritos no texto são parte da variação regular do climade Uruguaiana.

QUESTÃO 13Alternativa BCompetência 2 – Habilidade 7a) Incorreta. No período em questão, o trabalho assalariado

não foi utilizado de forma sistemática pelos colonizadoresespanhóis no território mexicano.

b) Correta. A tabela apresenta dados alarmantes sobre ahistória mexicana: em menos de cem anos, o número dehabitantes de tal território despencou de 25,3 milhõespara aproximadamente um milhão. Tal fenômeno

Page 6: SIMULADO ENEM · 2016-06-16 · CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS QUESTÃO 01 Alternativa D Competência 4 – Habilidade 18 a) Incorreta. O Texto II não confirma o Texto I. O

d) Incorreta. A população urbana é real. Por “real”entenda-se, aqui, algo que independe da mente dealguém para existir. A população urbana é (precisa ser)definida. A definição de “população urbana” é umaconstrução intelectual. Entretanto, a população urbananão depende de ideologia para existir, pois ela é anterior(sua existência é anterior) à existência de ideologia.

e) Incorreta. A população urbana é real. Por “real”entenda-se, aqui, algo que independe da mente de alguémpara existir. Assim, a população urbana não depende denenhum governo para ser real. Ela também não dependede nenhum governo para existir de modo concreto: nomundo contemporâneo, o modo de viver é cada vez maiscentrado no modo urbano de viver. Assim, mesmo quealgum governo decida que as pessoas devem morar nocampo (que não exista cidade), isso seria praticamenteimpossível de acontecer (aconteceria se fosse possívelhaver uma ditadura extremamente violenta nos modosde repressão do desejo das classes sociais).

QUESTÃO 16Alternativa DCompetência 4 – Habilidade 17a) Incorreta. Robert T. Fraley não considera que os processos

naturais já não interfiram na agricultura. O que ele pensaé que os processos naturais sejam, hoje, uma parte daagricultura, uma fração dos elementos que compõem aagricultura. Por exemplo, acha que o controle de ervasdaninhas e insetos faz parte dos processos da agricultura,ou seja, ele considera que ervas daninhas e insetos, seresnaturais, fazem parte da agricultura.

b) Incorreta. Robert T. Fraley acredita que a agricultura ée será cada vez mais parte da indústria. Como está notexto: “A agricultura é a última indústria a se modernizar.Passa a ser digital, e os resultados virão na forma deprodutividade e redução de custos”. Agriculturaindustrial, digital, científica, mais rural do que urbana,com elementos cada vez mais criados pelo ser humano(sem deixar de ter sua parte natural), com edição(científica, é claro) de genes, é a agricultura na visão do“pai dos transgênicos”.

c) Incorreta. Não há referência, no texto sobre Robert T. Fraleyou na reprodução da sua fala, sobre a agricultura “assumiro compromisso de cuidar dos trabalhadores em situação devulnerabilidade”. O que está no texto sobre o pensamento deRobert T. Fraley permite imaginar (ou inferir) que ele pensaa agricultura como um processo histórico de produção deprodutos agrícolas, e não como um processo histórico deevolução por exemplo, da quantidade de trabalhadores emsituação de vulnerabilidade.

d) Correta. “Deve”, nesta alternativa, pode ter doissignificados: a agricultura vem sendo um ramo industrial(a indústria continuará a ser um ramo industrial); aagricultura deve (obrigatoriamente) transformar-se cadavez mais em indústria, pois faz parte da lógica econômica,

da lógica de formação de conhecimento, ela ser assim. A indústria, para o “pai dos transgênicos”, deve ser avaliada como parte da economia industrial, e esta, como parte da expansão do conhecimento científico.

e) Incorreta. Não há referência, no texto sobre Robert T.Fraley ou na reprodução da sua fala, sobre a agricultura“ignorar os processos políticos e sociais quando da criaçãoe uso de novas tecnologias”. Quando se tenta entendercomo Robert T. Fraley pensa a agricultura, fica claro queesta tem, por assim dizer, sua lógica (do ponto de vistafilosófico e do ponto de vista prático) e uma história (queé a história da produção de ciência aplicada à produção).Assim, é possível dizer que Robert T. Fraley acredita quea evolução da agricultura acontecerá basicamente nocaminho que vem acontecendo: a agricultura é parte daindústria (e esta, de certo modo, é parte do pensamentocientífico), e a indústria da agricultura será cada vez maisdigital e editará cada vez mais os genes. Pensar assimnão é (ou não parece ser) “ignorar os processos políticose sociais quando da criação e uso de novas tecnologias.”

QUESTÃO 17Alternativa CCompetência 1 – Habilidade 1a) Incorreta. A ideia de verdade é presente em Platão, que

também critica os Sofistas. No caso específico do texto, aideia de verdade está presente na relação com a filosofiade Parmênides, que remete à dimensão dos conceitos edas essências imutáveis.

b) Incorreta. O devir permanente é um dos fundamentosda filosofia de Heráclito, ainda que a ideia da nãocontradição esteja presente em Parmênides.

c) Correta. No pensamento de Platão, observamos aarticulação das ideias e teorias de Heráclito e Parmênides,ou seja, a junção entre uma teoria que propõe o devirpermanente e a imutabilidade do Ser, por meio dasnoções de mundo sensível e mundo inteligível. O mitoda caverna, nesse sentido, é uma das expressões dessaarticulação teórica.

d) Incorreta. Para Heráclito, o mundo encontra-se numfluxo constante, em um devir permanente. A afirmativacontradiz as suas concepções apresentadas no texto-base.

e) Incorreta. As reflexões de Platão demonstram um diálogoem relação à tradição filosófica anterior, na medida emque este pensador articula as contribuições de Heráclitoe Parmênides.

QUESTÃO 18Alternativa BCompetência 3 – Habilidade 15a) Incorreta. A Rússia contemporânea segue como uma

potência econômica (um pouco debilitada, por assimdizer, mas muito importante e com grande potencialidade)e como uma grande potência geopolítica. É discutívelafirmar que ela perdeu a Guerra Fria. Talvez fosse mais

Page 7: SIMULADO ENEM · 2016-06-16 · CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS QUESTÃO 01 Alternativa D Competência 4 – Habilidade 18 a) Incorreta. O Texto II não confirma o Texto I. O

correto dizer que: a) ela perdeu capacidade econômica por suas próprias (más) escolhas; e b) por ter escolhido o caminho histórico ou político que escolheu.

b) Correta. A Rússia contemporânea segue como um país(uma cultura) que oscila entre ser parte do Ocidente(ocidentalizar-se, como já fizera no passado) ou ser ocentro da cultura “eslavófila”, isto é, ser mais asiática(rejeitar a cultura ocidental). Putin, nesse esquema depensamento, seria o pêndulo russo mais inclinado parao lado asiático. Entretanto, um pêndulo “pendula”: o queestá de um lado pode ir para o lado oposto.

c) Incorreta. À medida que o tempo for passando, é provávelque o período “comunista” da Rússia se torne um pontonuma longuíssima reta; um ponto imperceptível. ARússia atual é mais “eslavófila”, é mais “capitalista”, émais “russa” e nada “comunista” (o Estado russo não écomunista; a camada comunista da população russa époliticamente insignificante).

d) Incorreta. A Rússia atual é capitalista (com forteparticipação do Estado na economia, isto é, é umcapitalismo de Estado ou um capitalismo com forteintervenção estatal na economia). A Rússia atual nadatem a ver (ou tem pouca relação) com “o comunismoé a forma mais qualificada de gestão econômica para aigualdade social”.

e) Incorreta. Para a Rússia atual, “fraca”, “sem valores”,“sem identidade”, “sem coragem”, “decadente”, “niilista”é a cultura ocidental, a nossa cultura. O “pêndulo” quecarrega a Rússia está, hoje, mais para o polo “eslavófilo”,isto é, da cultura “forte”, que segue “valores”, que “temidentidade”, “tem coragem” e é “ascendente”.

QUESTÃO 19Alternativa ACompetência 1 – Habilidade 4a) Correta. Na leitura do texto, observamos a proposta

de uma contraposição entre Weber e Durkheim. Essacontraposição pode ser exemplificada pelo conceito deação social, de Weber, que enfatiza as relações entreindivíduos e cujo sentido é atribuído subjetivamente.Já em Durkheim, o conceito de fato social exemplifica aênfase dada pelo sociólogo às determinações coletivasem relação aos indivíduos.

b) Incorreta. Em Durkheim, os fatos sociais têm comocaracterística determinante a presença dos grupos sociaise da coletividade em sua manifestação. A conceituaçãode tipo ideal está correta, mas os conceitos não são,nesse sentido, a expressão da contraposição propostano texto-base.

c) Incorreta. Em Durkheim, a consciência coletiva nãopressupõe valores que variem de indivíduo para indivíduo;ao contrário, a noção de consciência coletiva refere-se àmédia das concepções morais de uma sociedade, cujainfluência também determina, em grande medida, oscomportamentos individuais.

d) Incorreta. O conceito de tipo ideal, em Weber, refere-sea construções teóricas cujo objetivo é a compreensão deaspectos da sociedade, e não à determinação econômicados fenômenos sociais.

e) Incorreta. O conceito de solidariedade orgânica, emDurkheim, refere-se às estruturas sociais presentesnas sociedades capitalistas, e não nas sociedades pré--capitalistas (ou simples).

QUESTÃO 20Alternativa ACompetência 1 – Habilidade 2a) Correta. Como evidenciado pelo texto, o pianista

estadunidense Louis Moreau Gottschalk notabilizou-sepela produção de uma obra musical dotada de vívidosincretismo. Concorreram para esse fenômeno fatoresvariados, tais como suas origens em Nova Orleans, suaascendência familiar, os estudos que realizou na Europae as viagens a países das Américas.

b) Incorreta. Ao contrário do que sugere a alternativa,Gottschalk conheceu uma grande diversidade de povose tradições culturais da Europa e das Américas.

c) Incorreta. Os dados disponíveis evidenciam a singularidadedo pianista estadunidense, cuja biografia destoava damaioria dos habitantes do sul dos Estados Unidos.

d) Incorreta. A fama adquirida ainda em vida por Gottschalkcomprova que suas composições sincréticas eramapreciadas por públicos de diferentes nacionalidades.

e) Incorreta. Os dados indicam o contrário: Gottschalkadquiriu grande prestígio no Brasil, sendo enterradocom honrarias no cemitério de S. João Batista, no Riode Janeiro.

QUESTÃO 21Alternativa BCompetência 2 – Habilidade 8a) Incorreta. A alternativa apresenta uma informação

inverídica: os migrantes italianos passaram a chegar àAmérica em maior volume a partir de 1881.

b) Correta. Como demonstrado pelo texto do historiadorHerbert Klein, a Grande Imigração foi responsável poruma imensa diáspora de diferentes povos e etnias daEuropa em direção às Américas. Os dados evidenciamque a distribuição desse contingente não foi equânimeno continente, contemplando essencialmente os EstadosUnidos. Em segundo lugar, Argentina e Brasil foram ospaíses que mais receberam imigrantes de origem europeia.

c) Incorreta. Durante o período analisado, as naçõessul-americanas contavam com diferentes níveis dedesenvolvimento econômico.

d) Incorreta. Ao contrário do que assevera a alternativa, aGrande Imigração contou com um expressivo númerode trabalhadores do sul da Europa (em especial, Itália,Espanha e Portugal).

e) Incorreta. Durante a passagem do século XIX parao século XX, a maioria dos países da América Latina

Page 8: SIMULADO ENEM · 2016-06-16 · CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS QUESTÃO 01 Alternativa D Competência 4 – Habilidade 18 a) Incorreta. O Texto II não confirma o Texto I. O

apresentava um elevado índice de concentração fundiária.

QUESTÃO 22Alternativa BCompetência 4 – Habilidade 16a) Incorreta. O conhecimento técnico produziu mudanças

significativas no mundo natural e na vida humana, ouseja, “a ampliação do horizonte do pensamento e daação dos homens”.

b) Correta. O texto cita um trecho do pensador MaxHorkheimer, um dos autores vinculados à Escola deFrankfurt. Um dos elementos teóricos presentes nessa escolade pensamento foi a crítica aos aspectos contraditóriosdo Iluminismo, no sentido de que o progresso vinculadoao uso da razão e conhecimento técnico produziu nãoapenas modificações positivas, mas também a perda daautonomia e a desumanização, presentes, por exemplo, nodesenvolvimento da tecnologia bélica.

c) Incorreta. O conhecimento técnico (científico) e racionalé uma das bases do pensamento iluminista, no sentidoda “aposta” da razão como uma forma de libertação dosseres humanos da ignorância e da construção de suaautonomia.

d) Incorreta. As formas de conhecimento técnicoampliaram o horizonte do pensamento humano e nãoenfatizaram elemen btos do imaginário. Tal descriçãopoderia aproximar-se, de certa forma, de elementos doRomantismo Literário, mas não do Iluminismo.

e) Incorreta. Os pensadores iluministas, em suas propostas,entendiam o uso da razão exatamente como uma formade superar ou modificar aspectos negativos da realidadehumana, enfatizando as questões de autonomia eliberdade, elementos presentes também nas concepçõesde mundo burguesas.

QUESTÃO 23Alternativa CCompetência 1 – Habilidade 1a) Incorreta. As informações do artigo não contemplam

propriamente a Revolta da Chibata nem a liderança de JoãoCândido em tal movimento social da história brasileira.

b) Incorreta. O artigo não aborda de forma pormenorizadaas demandas dos integrantes do movimento revoltosoliderado por João Cândido.

c) Correta. A pesquisa realizada por José Murilo deCarvalho procura analisar aspectos pouco conhecidossobre João Cândido, uma das figuras mais relevantesdos movimentos sociais da Primeira República (1889-1930). Contrariando uma visão estereotipada acercados papéis de gênero de nossa sociedade, o historiadormineiro indica que o líder da Revolta da Chibata praticouo bordado em diferentes momentos de sua vida.

d) Incorreta. Ao contrário do que sugere a alternativa,o bordado, passatempo realizado por João Cândido,

não era uma atividade manual imposta aos antigos encarcerados do país.

e) Incorreta. A questão discute conceitos concernentes àidentidade de gênero, não vislumbrando de forma diretaelementos de cunho étnico-racial.

QUESTÃO 24Alternativa ECompetência 3 – Habilidade 11a) Incorreta. Do ponto de vista exclusivo do texto, não há

nenhuma informação que corrobore a afirmativa. Emcontrapartida, outras mudanças podem ser citadas,como a Teoria da Relatividade de Einstein.

b) Incorreta. Ciência normal é aquela que é produzida nocontexto de um paradigma existente (e não em crise).As mudanças de paradigma, ao contrário, dão-se emperíodos de crise. A última oração do texto citado deixaclaro a esse fato.

c) Incorreta. As mudanças de paradigma criam problemasou tensões nas comunidades científicas, pois nemsempre as novas explicações são imediatamente aceitasou adotadas.

d) Incorreta. As mudanças de paradigma advêm de crisesde explicação científica, quando uma forma de pensaré criticada ou superada, portanto, a partir de formas deruptura, e não de continuidade ou semelhança.

e) Correta. As mudanças de paradigma se dão no campo daciência, porém, a partir daí, as visões de mundo até entãoexistentes – e baseadas nos paradigmas anteriores –podem sofrer abalos, implicando em crises nos aspectossocioculturais mais amplos. É exatamente o caso dapassagem do modelo de Ptolomeu (geocêntrico) para omodelo de Copérnico (heliocêntrico), o que implicou, porexemplo, em problemas vinculados à dimensão religiosa.

QUESTÃO 25Alternativa DCompetência 1 – Habilidade 3a) Incorreta. Os dois textos mostram que a violência

no trânsito brasileiro não é o resultado da “maldadeintrínseca” de uma pequena parcela dos brasileiros, umaparcela que seria naturalmente inclinada à maldade,à violência. Os dois textos mostram uma espécie decontrário disso: a violência (a maldade da violência)do trânsito brasileiro é disseminada, espalhada pelasociedade, pelo espaço geográfico.

b) Incorreta. Os dois textos mostram que a violência(a maldade da violência) do trânsito brasileiro édisseminada, espalhada pela sociedade, pelo espaçogeográfico. Ela não está apenas na metrópole (ou naporção geográfica em que as relações sociais capitalistas– e “desumanizantes” –, segundo certa visão ideológica,estariam mais presentes). Ela está onde há trânsito.

c) Incorreta. Os dois textos mostram que a violência(a maldade da violência) do trânsito brasileiro édisseminada, espalhada pela sociedade, pelo espaço

Page 9: SIMULADO ENEM · 2016-06-16 · CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS QUESTÃO 01 Alternativa D Competência 4 – Habilidade 18 a) Incorreta. O Texto II não confirma o Texto I. O

geográfico. A violência do trânsito brasileiro não é, segundo os dois textos, resultado das desigualdades sociais. De acordo com o que está no título do Texto I, a violência inerente ao trânsito brasileiro é maldade, tem origem na maldade. O texto não diz que a maldade tem origem nas desigualdades socioeconômicas. O Texto II afirma que o outro é um inimigo até que seja visto como pessoa, isto é, até que ele possa ser visto como um ser humano. O Texto II diz que cada um (cada brasileiro) tende a se comportar assim; não diz que apenas uma camada social aja assim por ter sido provocada por outra camada (ou outras camadas). Para o Texto II, a violência do trânsito brasileiro é ubíqua, universal, existente entre indivíduos, e não parte da luta de classes (visão marxista).

d) Correta. O Texto I vê a origem da violência no trânsitobrasileiro na maldade das pessoas e percebe essamaldade como algo social ou cultural; universal entreos brasileiros. Seu título é pungente e inequívoco: otrânsito brasileiro (o brasileiro) é maldoso e produz gentedilacerada, despedaçada na rua. O Texto II afirma que aorigem da violência no trânsito brasileiro é resultado dadificuldade cultural do brasileiro (qualquer brasileiro)em não ser reconhecido como pessoa (dificuldadede viver relações impessoais, de não ser reconhecidocomo alguém especial) e de, simultaneamente, nãoreconhecer a humanidade do outro (não perceber osoutros como pessoas; percebê-los como objetos). Paraos dois textos, portanto, o trânsito brasileiro reflete acultura imaterial do brasileiro; o sentido que o brasileirodá à sua existência e à existência dos outros.

e) O Texto I não aponta explicitamente a origem da cultura(imaterial) brasileira que produz um trânsito tão violento.No entanto, a lógica do texto permite afirmar que seuautor considera que a origem seja das relações sociais.Em momento algum o texto diz que haja algum motivonatural para o comportamento violento do brasileirono trânsito. Também não diz nada sobre “origemgeográfica” da atitude violenta brasileira no trânsito (ouna vida em geral). O Texto II afirma que a violência notrânsito brasileiro é a mesma da vida social e que ela temorigem na cultura brasileira. Cultura é o oposto da vidanatural. Assim, o Texto II nega completamente qualquerpossibilidade de a violência brasileira (espalhada pelasociedade ou a do trânsito) ter alguma origem natural.

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

QUESTÃO 26Alternativa DCompetência 1 – Habilidade 1a) Incorreta. Na fibra óptica, o ângulo de incidência é maior

que o ângulo limite, portanto não ocorre refração.b) Incorreta. A difração não está presente na fibra óptica.c) Incorreta. A ressonância não está presente na fibra

óptica.

d) Correta. Na fibra óptica, o ângulo de incidência é maiorque o ângulo limite, portanto ocorre reflexão total da luz.

e) Incorreta. A reflexão da luz no dioptro da fibra é regular,e não difusa.

QUESTÃO 27Alternativa CCompetência 2 – Habilidade 5a) Incorreta. Nesse circuito, a lâmpada está com tensão de

220 V.b) Incorreta. Nesse circuito as duas tomadas estão com

tensão de 220 V.c) Correta. Para que a lâmpada funcione como o esperado,

ela deverá ser ligada em série com o interruptor, e um deseus terminais deverá estar na fase, e outro, no neutro.A tomada de 110 V deve ter um terminal na fase e outrono neutro, e a tomada de 220 V deve ter um terminal emuma fase e o outro terminal na outra fase.

d) Incorreta. Nesse circuito, as duas tomadas estão comtensão de 110 V.

e) Incorreta. A lâmpada deve ser ligada em série com ointerruptor, e não em paralelo.

QUESTÃO 28Alternativa DCompetência 7 – Habilidade 24a) Incorreta. De acordo com as figuras I e II, a “bola” subiu

devido a um aumento no volume da “massa do pão”,ocasionando uma diminuição de sua densidade.

b) Incorreta. O crescimento de pães e bolos pela ação dofermento químico é ocasionado pela formação do gáscarbônico (CO2).

c) Incorreta. O aumento do volume do bolo feito comfermento químico só será observado dentro do fornoaquecido, pois a decomposição térmica do NaHCO3ocorre em temperaturas elevadas (maiores que atemperatura ambiente).

d) Correta. Fermentos biológicos podem ser empregados naprodução de bebidas alcoólicas, em razão da formaçãode etanol.C6H12O6 → 2 C2H5OH + 2 CO2

etanole) Incorreta. A liberação de CO2 no fermento químico só

ocorrerá mediante aquecimento.

QUESTÃO 29Alternativa DCompetência 4 – Habilidade 16a) Incorreta. Duas espécies que pertencem à mesma família

serão, obrigatoriamente, da mesma classe e da mesmaordem, porém poderão pertencer a diferentes gêneros.

b) Incorreta. A classificação original proposta por Lineufoi baseada em características anatômicas. Em seu livroSistema Natural de Classificação, ao longo do tempo,foram feitas algumas modificações, entre elas incluir os

Page 10: SIMULADO ENEM · 2016-06-16 · CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS QUESTÃO 01 Alternativa D Competência 4 – Habilidade 18 a) Incorreta. O Texto II não confirma o Texto I. O

táxons filo e família. As categorias taxonômicas propostas foram reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie.

c) Incorreta. As unidades de classificação propostasinicialmente por Lineu foram reino, classe, ordem,gênero e espécie. Posteriormente, foram acrescentadasas categorias filo e família. O filo é formado por umconjunto de classes, e a família, por um conjunto degêneros. Lineu propôs, inicialmente, a divisão em trêsreinos: Plantae, Animalia e Mineralia.

d) Correta. Atualmente, o método de classificação édenominado natural. Analisa diversos fatores, tais comoordem dos aminoácidos numa determinada proteína,ordem dos nucleotídeos no DNA, fatores embriológicose comportamentais, entre outros. A classificação atualtambém é baseada na evolução, no parentesco genéticoentre os seres envolvidos.

e) Incorreta. A classificação biológica proposta por Lineuleva em consideração um único fator para realizara classificação: as características anatômicas dosorganismos. Esse método de classificar os seres vivos édenominado de artificial.

QUESTÃO 30Alternativa CCompetência 5 – Habilidade 18a) Incorreta. Metanol, etanol e 1-propanol são hidrofílicos.b) Incorreta. O aumento na massa molecular favorece a

lipofilia (solubilidade em solventes apolares).c) Correta. Quanto maior for a cadeia carbônica de

um álcool, menor será a solubilidade deste em água,portanto mais apolar.

d) Incorreta. A solubilidade dos álcoois está vinculada àpresença da hidroxila (–OH) e da cadeia carbônica.

e) Incorreta. Dentre os álcoois presentes no gráfico, o1-decanol é o que apresenta maior caráter lipossolúvel.

QUESTÃO 31Alternativa CCompetência 3 – Habilidade 9a) Incorreta. O consumo de combustíveis fósseis não altera

a porcentagem de carbono presente no planeta, poisesta é constante. A queima causa a emissão de CO2 paraa atmosfera, que tem sua composição alterada.

b) Incorreta. A utilização de combustíveis fósseis aumentaa emissão de CO2 para a atmosfera e não tem relaçãocom a redução da quantidade de carbono armazenadonos oceanos.

c) Correta. A queima de combustíveis fósseis aumentaconsideravelmente a emissão de CO2 para a atmosfera.Assim, a quantidade de carbono na atmosfera aumenta.

d) Incorreta. O aumento de CO2 atmosférico provocado pelaqueima de combustíveis fósseis não causa diminuição naprodução de carboidratos pelas plantas.

e) Incorreta. Pesquisas mostraram que a crescenteconcentração de CO2 na atmosfera está provocandoaumento na taxa de fotossíntese das plantas vasculares.

QUESTÃO 32Alternativa CCompetência 1 – Habilidade 1a) Incorreta. A eletromecânica não é um tipo de onda;

ela é uma área da física que estuda os dispositivos queintegram ondas mecânicas e eletromagnéticas. As ondasmistas estão presentes nas superfícies de líquidos.

b) Incorreta. O som não é uma onda transversal, pois nestaa direção de vibração das partículas é perpendicular àdireção de propagação da onda.

c) Correta. O som é uma onda mecânica, já que necessitade meio material para se propagar. Além disso, é umaonda longitudinal, em que a direção de vibração é amesma de propagação.

d) Incorreta. O som não é uma onda eletromagnética nemtransversal. A onda eletromagnética não precisa de ummeio de propagação, podendo propagar-se no vácuo. Jána onda transversal, a direção de vibração das partículasé perpendicular à direção de propagação da onda.

e) Incorreta. O som não é uma onda eletromagnética, poisnessa não é necessário ter um meio de propagação,podendo propagar-se no vácuo.

QUESTÃO 33Alternativa ACompetência 3 – Habilidade 11a) Correta. Com o gene humano que controla a produção

de insulina em seu DNA, a bactéria passa a produzir ainsulina humana.

b) Incorreta. A introdução da molécula de insulina humanano interior da célula bacteriana não induz a produçãode insulina.

c) Incorreta. A radiação ultravioleta pode causar umamutação no DNA da bactéria, mas é necessário o genehumano para ela produzir insulina.

d) Incorreta. A glicose administrada em um meio de culturacom bactérias será absorvida e utilizada como fonte deenergia no metabolismo energético (respiração).

e) Incorreta. O RNA ribossômico humano introduzido nabactéria não será incorporado ao DNA bacteriano. Asíntese de insulina humana ocorrerá na presença dogene humano.

QUESTÃO 34Alternativa ECompetência 7 – Habilidade 27a) Incorreta. Não converteu metros cúbicos para litros e

não considerou o ácido sulfúrico de 5 mol/L.b) Incorreta. Não converteu metros cúbicos para litros.c) Incorreta. Não considerou o ácido sulfúrico de 5 mol/L.d) Incorreta. Essa é a massa de H2SO4.e) Correta. O volume de H2SO4 = 17,6 m3 = 17 600 L

Sendo assim:1L __________ 5 mols17 600L _______ xx = 88 000 mols de H2SO4

Page 11: SIMULADO ENEM · 2016-06-16 · CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS QUESTÃO 01 Alternativa D Competência 4 – Habilidade 18 a) Incorreta. O Texto II não confirma o Texto I. O

De acordo com a equação:H2SO4 + CaCO3 → CaSO4 + H2O + CO21 mol H2SO4

_____________ 100 g (1 mol de CaCO3)88 000 mols de H2SO4

_____________ zz = 8 800 000 g de CaCO3 = 8 800 kg

QUESTÃO 35Alternativa BCompetência 4 – Habilidade 14a) Incorreta. As imunoglobulinas são anticorpos

relacionados com a defesa do organismo contra osantígenos – por exemplo, os vírus.

b) Correta. O processo de sudorese ou transpiração éresponsável pela manutenção da temperatura corporal.

c) Incorreta. O sistema endócrino produz hormônios. Osanticorpos são produzidos pelos glóbulos brancos dosangue e atuam na defesa do organismo.

d) Incorreta. Os catalisadores biológicos são enzimas queatuam em diferentes reações químicas. No processo dedigestão, enzimas digestivas degradam carboidratos elipídeos e liberam substâncias que são absorvidas pelocorpo.

e) Incorreta. O sistema imunológico apresenta célulasespeciais, como os glóbulos brancos, que produzemanticorpos para a defesa do organismo.

QUESTÃO 36Alternativa ECompetência 4 – Habilidade 16a) Incorreta. As variações para uma mesma estrutura

observadas entre os indivíduos e a sobrevivência dosmais aptos foram aspectos propostos por Darwin.

b) Incorreta. A adaptação seria resultado de transformaçõesanatômicas ocorridas nos organismos mediante umanecessidade imposta pelo ambiente, de acordo com olamarckismo.

c) Incorreta. A seleção natural agindo sobre a variabilidadedos organismos de uma espécie é um pressupostorelacionado com a teoria de Darwin.

d) Incorreta. O uso em demasia de uma estrutura, causandohipertrofia dela e o resultado transmitido para as demaisgerações estão relacionados com o lamarckismo.

e) Correta. Tanto para Darwin como para Lamarck ainteração entre os organismos e seus ambientes levaria àadaptação dos seres vivos. Para Darwin, o ambiente fariaa seleção dos mais adaptados. Para Lamarck, o ambientegerava a necessidade de as espécies se adaptarem.

QUESTÃO 37Alternativa ECompetência 2 – Habilidade 6a) Incorreta. Esse é o valor da potência da lâmpada de LED,b) Incorreta. Não se deve subtrair a tensão 127 V da

potência 100 W.c) Incorreta. Esse é o valor da redução de potência para

uma única lâmpada.

d) Incorreta. Esse é o valor da potência de 10 lâmpadas deLED.

e) Correta.Potência da lâmpada de LED:PLED = U · iPLED = 127 · 0,15PLED = 19,05 WPLED ≅ 19 WA redução de potência para cada lâmpada é:DP = Pinc. – PLEDDP = 100 – 19 = 81 WComo são 10 lâmpadas, a redução foi de 810 W.

QUESTÃO 38Alternativa BCompetência 4 – Habilidade 16a) Incorreta. Anticorpos são substâncias que combatem

diretamente antígenos específicos. Já os antibióticos sãoeficazes no combate às doenças causadas por bactérias,e não viroses.

b) Correta. A vacina é a prevenção ideal, pois estimula oorganismo a produzir seus próprios anticorpos e cria célulasde memória que garantem prevenção contra a doença.

c) Incorreta. O soro contém anticorpos produzidos poranimais imunizados e atua como tratamento imediato, enão como prevenção contra a febre amarela.

d) Incorreta. Os antibióticos são substâncias usadas notratamento de doenças causadas por micro-organismoscelulares, como as bactérias.

e) Incorreta. A vacina contém antígenos atenuados, e nãoanticorpos prontos.

QUESTÃO 39Alternativa DCompetência 7 – Habilidade 27a) Incorreta. O CO (monóxido de carbono) é um óxido

neutro.b) Incorreta. Os óxidos ácidos são tipicamente moleculares,

formados por ametais e pelo oxigênio, em que ocorre aformação de uma ligação covalente.

c) Incorreta. O HCl, por ser um hidrácido, não é formadona chuva ácida.

d) Correta. Os combustíveis fósseis geralmente têm altasconcentrações de enxofre. Quando são queimados,liberam SO2 e SO3 que reagirão com a água, formandoH2SO3 e H2SO4 respectivamente.S + O2 → SO2S + 3/2 O2 → SO3SO2 + H2O → H2SO3SO3 + H2O → H2SO4

e) Incorreta. O trióxido de enxofre pode ser neutralizadopelo hidróxido de potássio na proporção molar 1:2, deacordo com a seguinte equação:1 SO3(g) + 2 KOH → K2SO4 + H2O

Page 12: SIMULADO ENEM · 2016-06-16 · CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS QUESTÃO 01 Alternativa D Competência 4 – Habilidade 18 a) Incorreta. O Texto II não confirma o Texto I. O

QUESTÃO 40Alternativa CCompetência 5 – Habilidade 17a) Incorreta. 100 g de óleo de soja (21,55 g de ácido oleico)

têm menor quantidade de ácido oleico do que 400 g deóleo de coco (22,6 g de ácido oleico).

b) Incorreta. Os ácidos presentes nos dois óleos são: ácidomirístico, ácido palmítico, ácido esteárico, ácido oleico eácido linoleico. De acordo com a tabela do óleo de coco,a porcentagem em massa desse ácidos é de 39,88%.

c) Correta. Os benefícios do óleo de coco podem estarassociados ao fato de ter ácidos graxos de cadeias médiascomparadas ao óleo de soja.

d) Incorreta. Mais da metade do óleo de coco é formadapor ácidos graxos de até 12 átomos de carbono.

e) Incorreta. Nota-se que a quantidade de ácido palmíticoé praticamente igual nos dois óleos.

QUESTÃO 41Alternativa CCompetência 4 – Habilidade 18a) Incorreta. Possivelmente esse valor foi resultado da

utilização da equação de maneira incompleta e dasubstituição do valor incorreto.pT = d · g · h1 · 105 = 1 · 103 · 10 · h1 · 105 = 104 · hh = 10 m

b) Incorreta. Possivelmente esse valor foi resultado dautilização da equação de maneira incompleta e dasubstituição do valor incorreto.pT = d · g · h4 · 105 = 1 · 103 · 10 · h4 · 105 = 104 · hh = 40 m

c) Correta. A pressão total em ponto de um líquido é dada porpT = patm + d · g · hAssim, temos4 · 105 = 1 · 105 + 1 · 103 · 10 · h3 · 105 = 104 · hh = 30 m

d) Incorreta. Possivelmente esse valor foi resultado dautilização da equação de maneira incompleta e dasubstituição do valor incorreto.pT = d · g · h(4 · 105 + 1 · 105) = 1 · 103 · 10 · h5 · 105 = 104 · hh = 50 m

e) Incorreta. Possivelmente errou na multiplicação dosnúmeros.A pressão total em ponto de um líquido é dado por:pT = patm + d · g · hAssim temos4 · 105 = 1 · 105 + 1 · 103 · 10 · h3 · 105 = 103 · hh = 300 m

QUESTÃO 42Alternativa DCompetência 4 – Habilidade 16a) Incorreta. O aspecto evolutivo indicado em I representa

o desenvolvimento de embriões multicelulares que sedesenvolvem com nutrientes fornecidos pelo organismomaterno.

b) Incorreta. O número II indica o aparecimento de vasoscondutores de seiva, xilema e floema, possibilitandomaior rapidez no transporte pelas plantas.

c) Incorreta. O número III indica o aparecimento dassementes e o desenvolvimento de grão de pólen o quepermitiu a fertilização sifonogâmica (independente deágua).

d) Correta. O número IV representa a aquisição de florescoloridas e de frutos pelas plantas angiospermas.

e) Incorreta. A fertilização independente de água foipossível com o desenvolvimento do grão de pólen (III).O número II indica o aparecimento dos vasos condutoresde seiva.

QUESTÃO 43Alternativa DCompetência 6 – Habilidade 20a) Incorreta. Possivelmente o erro foi utilizar a frequência

dada no texto (convertida em hertz) na equação davelocidade da bicicleta, onde na verdade deveria serusada a frequência da catraca que é dobro desse valor.A seguir os cálculos.vbic.= 2 · π · Rroda · fcatracavbic.= 2 · 3 · 0,375 · 1,0vbic.= 2,25 m/s

b) Incorreta. Possivelmente o aluno não efetuou a conversãoda medida do raio da bicicleta para metros.vbic.= 2 · π · Rroda · fcatracavbic.= 2 · 3 · 37,5 · 2,0vbic.= 450 m/s

c) Incorreta. Possivelmente o aluno não converteu afrequência para hertz.Para o sistema coroa-catraca, que apresenta a mesmavelocidade, a frequência da catraca é dada por:fcoroa · Rcoroa = fcatraca · Rcatraca60 · 2 · Rcatraca = fcatraca · Rcatracafcatraca = 120 HzComo a catraca e a roda são concêntricas, têm a mesmafrequência de 2,0 Hz, portanto a velocidade de tráfegoda bicicleta, que é igual à velocidade da roda, é dada por:vbic .= 2 · π · Rroda · fcatracavbic .= 2 · 3 · 0,375 · 120vbic .= 270 m/s

d) Correta. Para o sistema coroa-catraca, que apresenta amesma velocidade, a frequência da catraca é dada por:fcoroa · Rcoroa = fcatraca · Rcatraca60/60 · 2 · Rcatraca = fcatraca · Rcatracafcatraca = 2,0 Hz

Page 13: SIMULADO ENEM · 2016-06-16 · CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS QUESTÃO 01 Alternativa D Competência 4 – Habilidade 18 a) Incorreta. O Texto II não confirma o Texto I. O

Como a catraca e a roda são concêntricas, têm a mesma frequência de 2,0 Hz, portanto a velocidade de tráfego da bicicleta, que é igual à velocidade da roda, é dada por: vbic.= 2 · π · Rroda · fcatracavbic.= 2 · 3 · 0,375 · 2,0vbic.= 4,5 m/s

e) Incorreta. Possivelmente o aluno multiplicou a frequênciade 60 rpm com a medida do raio em metros da roda.

QUESTÃO 44Alternativa CCompetência 5 – Habilidade 19a) Incorreta. Para se chegar a esta alternativa ocorreu um erro

no volume do tanque, colocando-se 5 L em vez de 5 000 L edesconsiderou-se a pureza.

b) Incorreta. Para se chegar a esta alternativa não foiconsiderada a pureza do substrato.

c) Correta.[NO3

-] = 0,018 mol/L1L ---------------------------------- 0,018 mol5 000 L (5 m3) --------------- xx = 90 mols de NO3

-

Sabe-se que o nitrato de cálcio tem a seguinte fórmula:Ca(NO3)2, sendo assim:Ca(NO3)2 → Ca2+ + 2 NO3

1 mol de Ca(NO3)2 ----------------- 2 mols NO3–

y --------------------------------------------------------- 90 mols NO3–

y = 45 mols de Ca(NO3)21 mol Ca(NO3)2 ------------------- 164 g45 mols -------------------------------------- zz = 7 380 g de Ca(NO3)2Como o substrato possui 80% em massa de Ca(NO3)2,teremos:7 380 g ------------------- 80%w ------------------------------ 100%w = 9 225 g de substrato

d) Incorreta. Para se chegar a esta alternativa ocorreu umerro na fórmula molecular do nitrato, considerando-seCaNO3 e desconsiderando-se a pureza.

e) Incorreta. Para se chegar a esta alternativa ocorreu umerro na fórmula molecular do nitrato, considerando-seCaNO3.

QUESTÃO 45Alternativa ACompetência 5 – Habilidade 17a) Correta. A única molécula que apresenta um carbono

quiral (assimétrico com 4 ligantes diferentes) com cadeiasaturada, homogênea e ramificada é:

CH3 — CH2 — CH2 — C* — C — CH3

CH3

H O

—— — —

b) Incorreta. A molécula é heterogênea (─ COO ─).c) Incorreta. A molécula não é ramificada.d) Incorreta. A molécula é insaturada (─(CH)2 ─).e) Incorreta. A molécula é insaturada e não tem carbono

quiral.

QUESTÃO 46Alternativa DCompetência 4 – Habilidade 14a) Incorreta. Na espécie humana, a clivagem ou segmentação

é do tipo holoblástica igual, porém representa as divisõesmitóticas do zigoto até o estágio de mórula.

b) Incorreta. Nos humanos, a notocorda é substituída pelacoluna vertebral no adulto.

c) Incorreta. A gástrula é originada por diferenciação dablástula, que por sua vez é originada a partir da mórula.

d) Correta. A blástula é uma estrutura esférica, delimitadapelo tecido chamado trofoblasto e tem, na região central,uma cavidade chamada blastocele.

e) Incorreta. No embrião humano, formam-se três folhetosembrionários – ectoderma, mesoderma e endoderma –,o que caracteriza o embrião como triblástico.

QUESTÃO 47Alternativa ECompetência 7 – Habilidade 27a) Incorreta. A adição de HCO2+ deslocará o equilíbrio no

sentido de formação do calcário.b) Incorreta. A diminuição da temperatura deslocará o

equilíbrio no sentido de formação do calcário (sentidoexotérmico).

c) Incorreta. O aumento da concentração de Ca2+ deslocará

o equilíbrio no sentido de formação do calcário.d) Incorreta. A diminuição da pressão implicará numa

diminuição na quantidade de CO2 dissolvido na água,deslocando o equilíbrio no sentido de formação do calcário.

e) Correta. O aumento da quantidade de CO2 dissolvidana água deslocará o equilíbrio no sentido de dissolução(direita) do carbonado de cálcio (Le Chatelier).

QUESTÃO 48Alternativa ACompetência 8 – Habilidade 28a) Correta. Um bioma tropical como a floresta amazônica

apresenta grande diversidade de espécies, assim comofoi descrito no texto.

b) Incorreta. O nicho ecológico de uma espécie representao papel biológico que ela exerce em seu ecossistema,porém o texto não faz nenhuma menção a nichoecológico.

c) Incorreta. Uma teia alimentar é formada por inúmerasrelações tróficas entre diversas espécies de animais,vegetais e decompositores. O texto não descrevenenhuma forma de relação trófica entre as espécies.

Page 14: SIMULADO ENEM · 2016-06-16 · CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS QUESTÃO 01 Alternativa D Competência 4 – Habilidade 18 a) Incorreta. O Texto II não confirma o Texto I. O

d) Incorreta. Pampas e savanas são ecossistemas com baixabiodiversidade. Os pampas apresentam vegetação rasteira,como as gramíneas. As savanas apresentam vegetação compredomínio de gramíneas e poucas árvores.

e) Incorreta. A floresta de taiga é caracterizada pelapresença de árvores do grupo das gimnospermas, comoos pinheiros.

QUESTÃO 49Alternativa BCompetência 6 – Habilidade 20a) Incorreta. Possivelmente o aluno considerou o choque

como perfeitamente inelástico e somou as massas dasbolas após o choque.Qantes = Qdepoism · v = 2 · m · v’v = 2 · v’v ’ = 0,5 m/s

b) Correta. Na colisão, temos a conservação da quantidadede movimento, logoQantes = Qdepoism · v = m · v’v = v’v’ = 1 m/s

c) Incorreta. Esse valor é o resultado da soma da velocidadecom a massa em kg.

d) Incorreta. Esse valor de velocidade é resultado dasimples multiplicação da massa pela velocidade. Essamultiplicação representa a quantidade de movimento,porém em unidades não usuais.

e) Incorreta. Esse valor é o resultado da soma da massacom a velocidade, que, por sua vez, não tem qualquersignificado.

QUESTÃO 50Alternativa ECompetência 6 – Habilidade 21a) Incorreta. Não são os combustíveis, e sim a violação da

2ª lei da termodinâmica.b) Incorreta. O tamanho não é fator considerado no

rendimento de uma máquina térmica que opera em ciclos.c) Incorreta. A lei violada é a segunda. A primeira lei da

termodinâmica não seria violada, porque há conservaçãode energia.

d) Incorreta. A lei violada seria a segunda, e a lei zero dizrespeito à definição de temperatura, e não do rendimentodas máquinas térmicas.

e) Correta. A impossibilidade de rendimento igual a100% desse motor é justificada pela segunda lei datermodinâmica. De acordo com o enunciado de Kelvin-Planck, é impossível que uma máquina térmica, operandoem ciclos, tenha como único efeito a extração de calor deum reservatório e a execução de trabalho integral dessaquantidade de energia.

MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

QUESTÃO 51Alternativa DCompetência 5 – Habilidade 5a) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu o resultado

pedido, que era em segundos, deixando o valor naunidade horas.

b) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu o resultadopedido, que era em segundos, deixando o valor naunidade minutos.

c) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu 10 017 mcom 10 017 km, e ainda confundiu o resultado pedido,que era em segundos, deixando o valor na unidade horas.

d) Correta.10 017 m = 10, 017 km.

v St

t Sv

t hA

= ⇒ =

= = = ⋅ =

DD

DD

D10 017

3180 0315 0 0315 3600 113 4, , , ,h s ss

h s sDt hB = = = ⋅ =10 017

3150 0318 0 0318 3600 114 48, , , ,

Diferença: 114,48 s – 113,40 s = 1,08 s.e) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu 10 017 m

com 10 017 km e ainda confundiu o resultado pedido,que era em segundos, deixando o valor na unidademinutos.

QUESTÃO 52Alternativa DCompetência 1 – Habilidade 3a) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu grandezas

diretamente proporcionais com grandezas inversamenteproporcionais.

b) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu a formadecimal da medida em polegadas com a medida de umapolegada em milímetros.

c) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu a passagem

x ⋅

=1516

23,8125 , efetuando x = ⋅23,8125 1516

.

d) Correta.Polegadas Milímetros

1516

" -------------------- 23,8125

1" ------------------------ x

x

xx

=

⋅ = ⋅=

1516

1525 4

23,8125

23,8125 16 mm,

Page 15: SIMULADO ENEM · 2016-06-16 · CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS QUESTÃO 01 Alternativa D Competência 4 – Habilidade 18 a) Incorreta. O Texto II não confirma o Texto I. O

e) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu a passagem

x ⋅

=1516

23,8125 , efetuando apenas a multiplicação de

23,8125 por 16 e esquecendo-se da divisão por 15.

QUESTÃO 53Alternativa ECompetência 1 – Habilidade 1a) Incorreta. Provavelmente, o aluno confundiu a maneira

de colocar em ordem crescente as frações, considerandoque basta somar numerador com denominador para seformarem números em ordem crescente.

b) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu a maneirade colocar em ordem crescente as frações, considerandoque basta os denominadores estarem em ordemcrescente.

c) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu a maneira decolocar em ordem crescente as frações, considerando quebasta os numeradores estarem em ordem decrescente.

d) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu a maneirade colocar em ordem crescente as frações, considerandoque basta os denominadores estarem em ordemdecrescente.

e) Correta.

37

56

45

, ,

Para verificar qual fração é maior, é necessário colocar todas as frações com o mesmo denominador.O denominador comum será o mmc(7, 6, 5) = 210.

37

90210

56

175210

45

168210

=

=

=

Quando as frações têm o mesmo denominador, quanto maior é o numerador, maior é a fração. Assim, em ordem crescente, tem-se que:

37

90210

45

168210

56

175210

= = =, ,

O gasto, em ordem crescente, foi: da cidade A até B, depois de C a D, e depois de B a C.

QUESTÃO 54Alternativa DCompetência 5 – Habilidade 19a) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu a forma

decimal de 30% com o valor 0,03 e a forma decimal de40% com o valor 0,04.

b) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu o gasto paraproduzir um quilograma de banana, que é de 500 litros,com o valor 100 litros.

c) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu o percentualmínimo de consumo de água na produção, que é de30%,com o percentual (40 – 30)%, e confundiu tambémpercentual máximo, que é de 40%, com o percentual(30 + 40)%.

d) Correta.30% de 500 litros = 0,30 · 500 litros = 150 litros40 % de 500 litros = 0,40 · 500 litros = 200 litrosJogando fora a casca da banana, estaremos desperdiçandode 150 a 200 litros de água, a cada quilograma de bananaproduzida.

e) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu o consumode água para produzir um quilograma de banana, que éde 500 litros, com o valor 1 000 litros.

QUESTÃO 55Alternativa BCompetência 2 – Habilidade 8a) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu a contagem

de faces, considerando 8 faces, contou corretamenteo número de vértices e aplicou a relação de Euler paraencontrar o número de arestas.

b) Correta.

Figura 2

A B

CD

E F

GH

Em cada canto, A, C, F e H, após a retirada das três pirâmides tri-retangulares, aparecerão três novas arestas, contando que são quatro cantos aparecerão 12 novas arestas, que somadas com as 12 arestas que já existiam, tem-se um total de 24 arestas; quanto aos vértices, um vértice sairá e três vértices novos surgirão, assim, em cada canto, em que foram retiradas as pirâmides, haverá 2 vértices a mais, e como são quatro cantos, serão 8 vértices a mais, somados com os 8 vértices que existiam, tem-se um total de 16 vértices; e quanto às faces, em cada canto surgirá uma nova face, sendo quatro cantos, são quatro novas faces, somadas com as seis faces existentes, tem-se um total de 10 faces.Assim, o novo poliedro terá 10 faces, 24 arestas e 16 vértices.

Page 16: SIMULADO ENEM · 2016-06-16 · CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS QUESTÃO 01 Alternativa D Competência 4 – Habilidade 18 a) Incorreta. O Texto II não confirma o Texto I. O

c) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu o númerode vértices, e ao fazer a secção, retirou quatro vértices enão acrescentou os 12 novos vértices.

d) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu a contagemdo número de arestas, considerando que formamretiradas três arestas de cada vértice, e acrescentou3 novas arestas, não alterando o número de arestas.

e) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu o númerode vértices, e ao fazer a secção, retirou quatro vérticese não acrescentou os 12 novos vértices. Além disso,contou corretamente o número de arestas e aplicou arelação de Euler para descobrir a quantidade de faces.

QUESTÃO 56Alternativa DCompetência 3 – Habilidade 11a) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu a escala e,

em vez de usar a escala 7:600, usou a escala 1:600.b) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu a escala e,

em vez de usar a escala 7:600, usou a escala 6:700.c) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu a escala e,

em vez de usar a escala 7:600, usou a escala 1:100.d) Correta. A escala 7:600 indica que 7 cm na réplica significa

600 centímetros no real.Comprimento real do iate: 30 metros = 3 000 cmRéplica realx -------------------- 3 0007 ---------------------- 600

x x cm7

3 000600

35= ⇒ =

Na réplica o iate terá 35 cm de comprimento.e) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu a montagem

na regra de três, que deveria ser x7

3 000600

= , mas usou

x =⋅3 000 600

7.

QUESTÃO 57Alternativa ECompetência 1 – Habilidade 4a) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu as contas

na passagem de R H R2

34

4⋅ = ⋅ , utilizando o número 4 no

denominador do membro da esquerda, dividindo por 4o membro da direita.

b) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu as contas

na passagem de 13 2

43

23⋅ ⋅

⋅ = ⋅ ⋅π πR H R , utilizando o

número três no denominador do membro da esquerda dividindo o membro da direita também por 3.

c) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu as contas

na passagem de 13 2

43

23⋅ ⋅

⋅ = ⋅ ⋅π πR H R , utilizando o

número três no membro da esquerda, que está dividindo,

somando-o, no membro da direita, ao numerador de 43

.

d) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu as contas

na passagem de R H R2

34

4⋅ = ⋅ , utilizando o número 4 no

denominador do membro da esquerda, somando-o nomembro da direita com o número 4.

e) Correta.Volume da esfera: 4

33⋅ ⋅π R

Volume do cone: 13 2

2⋅ ⋅

⋅πR H

Volume do cone e da esfera são iguais.

13 2

43

44

16

23

23

⋅ ⋅

⋅ = ⋅ ⋅

⋅ = ⋅

= ⋅

π πR H R

R H R

H R

QUESTÃO 58Alternativa CCompetência 5 – Habilidade 20a) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu maior

rendimento com menor rendimento.b) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu o ano em

que ocorreu o maior rendimento com um dos anos emque esse rendimento estava crescente.

c) Correta. Observando-se o gráfico, o maior rendimentomédio real habitualmente recebido ocorreu no ano emque o gráfico de linha apresenta sua maior altura, que éo ano de 2014.

d) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu o maiorrendimento com o segundo maior rendimento.

e) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu o gráfico detaxa de desocupação com o gráfico de rendimento.

QUESTÃO 59Alternativa BCompetência 7 – Habilidade 27a) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu o cálculo da

média dos três anos pedidos e, em vez de dividir a somados preços dos três anos por três, dividiu por dois.

b) Correta. Média de preço do arroz nas datas indicadas:

36 96 45 94 44 203

42 37, , , ,+ +=

Diferença = 42,37 – 30,41 = 11,96c) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu os preços

que deveriam ser incluídos na média, considerando sóos preços dos anos de 2015 e 2016.

Page 17: SIMULADO ENEM · 2016-06-16 · CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS QUESTÃO 01 Alternativa D Competência 4 – Habilidade 18 a) Incorreta. O Texto II não confirma o Texto I. O

d) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu o cálculo damédia dos três anos pedidos, incluindo nos cálculos opreço da média histórica.

e) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu o cálculo damédia dos três anos pedidos com o preço de 2015.

QUESTÃO 60Alternativa BCompetência 3 – Habilidade 14a) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu o tempo

que se gasta para encher a piscina com a hora do dia emque a piscina ficaria cheia.

b) Correta.Percentual do volume da piscina tempo gasto18% --------------------------------------------------------------- 108 minutos100% ------------------------------------------------------------- x18x = 108 · 100x = 600 minutos600 minutos = 10 horasA piscina ficará totalmente cheia às 16 horas do mesmo dia.

c) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu 1 hora e48 minutos, com 1,48 hora.

d) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu a forma demontar a regra de três, efetuando18 ------------------ 6100 --------------- xe ainda considerou a forma decimal como se fossem osminutos.

e) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu o número decaminhões, contabilizando a vazão da bomba d’água deum único caminhão, e continuou as contas considerandoapenas um único caminhão.

QUESTÃO 61Alternativa DCompetência 3 – Habilidade 10a) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu 684

760 com

o valor 0,09.b) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu, na fórmula

P(x) = P0 · ax, o valor de P0 , esquecendo-se de usá-lo.c) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu, na fórmula

P(x) = P0 · ax, o valor de P0, esquecendo-se de usá-lo, eainda confundiu (0,9)3 com (0,9) · 3.

d) Correta. De acordo com o texto, P0 = 760 mmHg . Assim afunção pode ser escrita na forma P(x) = 760 · ax.Quando x = 1, tem-se que P(1) = 760 · a1 = 760 · a = 684760 684

684760

0 9

760 0 9

3 760 0 9 554 043

⋅ =

= =

( ) = ⋅( )= ⋅( ) =

a

a

P x

P

x

,

,

( ) , ,

e) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu (0,9)3 com(0,9) · 3.

QUESTÃO 62Alternativa ACompetência 1 – Habilidade 2a) Correta.

Números de maneiras de escolher as letras: 525

Números de maneiras de escolher os algarismos: 103

Números de maneiras de escolher a senha: 525 · 103

b) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu o usodas letras, não fazendo distinção entre maiúsculas eminúsculas.

c) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu o usodas letras, não fazendo distinção entre maiúsculas eminúsculas, e ainda confundiu princípio multiplicativocom princípio aditivo.

d) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu princípiomultiplicativo com princípio aditivo.

e) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu os algarismosdo nosso sistema de numeração, não incluindo o zero.

QUESTÃO 63Alternativa DCompetência 2 – Habilidade 9a) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu 1 m3 com

100 litros.b) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu o cálculo

do volume de um paralelepípedo reto, efetuando oproduto das três dimensões, e em seguida dividindo oresultado por 3.

c) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu a unidadeda vazão, efetuando a divisão de 900 por 8, encontrandoa vazão em m2 por hora. Além disso, para passar de m3

para litros, dividiu o resultado por 10.d) Correta.

Volume da piscina: V = 25 · 12 · 3 m3 = 900 m3

1 m3 = 1 000 litrosV = 900 · 1 000 litros = 900 000 litrosTempo: 8 horas = 8 · 3 600 s = 28 800 s

Vazão: 900 00028 800

31 25

Ls

Ls

= ,

e) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu a unidadeda vazão, efetuando a divisão de 900 por 8, encontrandoa vazão em m3 por hora.

QUESTÃO 64Alternativa ACompetência 6 – Habilidade 24a) Correta.

13 10 2017 1 51530 4779

3 1707

06 10 2017 1 50180 4770

3 14

/ / : ,,

,

/ / : ,,

,

=

= 884

29 09 2017 1 45970 4601

3 1726

22 09 2017 1 44400 4607

3

/ / : ,,

,

/ / : ,,

=

= ,,

/ / : ,,

,

1344

15 09 2017 1 43550 4604

3 1179=

Page 18: SIMULADO ENEM · 2016-06-16 · CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS QUESTÃO 01 Alternativa D Competência 4 – Habilidade 18 a) Incorreta. O Texto II não confirma o Texto I. O

13 10 2017 1 51530 4779

3 1707

06 10 2017 1 50180 4770

3 14

/ / : ,,

,

/ / : ,,

,

=

= 884

29 09 2017 1 45970 4601

3 1726

22 09 2017 1 44400 4607

3

/ / : ,,

,

/ / : ,,

=

= ,,

/ / : ,,

,

1344

15 09 2017 1 43550 4604

3 1179=

A menor cotação ocorreu em 15/09/2017.b) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu a data da

menor cotação do dólar com a data da menor variaçãopercentual em uma semana.

c) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu a data damenor cotação do dólar com a data do menor preço dolitro do etanol em dólares.

d) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu a data damenor cotação do dólar com a data da maior variaçãopercentual em uma semana.

e) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu a data damenor cotação do dólar com a data do maior preço dolitro em reais.

QUESTÃO 65Alternativa BCompetência 3 – Habilidade 13a) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu a quantidade

de mudas com a diferença entre as áreas, em metrosquadrados.

b) Correta.Área para plantio de uma muda:25 cm x 40 cm = 1 000 cm2

1 m2 = 100 cm x 100 cm = 10 000 cm2

Área utilizada pela pessoa A:256 m2 = 256 ·10 000 cm2 = 2 560 000 cm2

2 560 000 cm cm

2

21 0002 560=

A pessoa A plantou 2 560 mudas.Área utilizada pela pessoa B:288 m2 = 288 · 10 000 cm2 = 2 880 000 cm2

2 880 000 cm cm

2

21 0002 880=

A pessoa B plantou 2 880 mudas.Diferença = 2 880 – 2 560 = 320

c) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu a quantidadede mudas que a pessoa B plantou a mais que a pessoa Acom o número de mudas plantadas pela pessoa A.

d) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu a quantidadede mudas que a pessoa B plantou a mais que a pessoa Acom o número de mudas plantadas pela pessoa B.

e) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu a quantidadede mudas com a diferença entre as áreas, em centímetrosquadrados.

QUESTÃO 66Alternativa ACompetência 2 – Habilidade 7

a) Correta.V

T

C

S

BR

A

Q D

P

A R

Q D

P

S

T

C

Ao final, teremos como faces os triângulos AQR e TCS, os quadriláteros ADPQ e DPTC e os pentágonos ARSCD e PQRST.

b) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu a visualizaçãodas faces, esquecendo-se de considerar a face TCS.

c) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu o que sepede e não desconsiderou a parte que contém o vértice V.Além disso, contou o corte como sendo uma das faces.

d) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu osquadriláteros com pentágonos.

e) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu o pentágonoda base com um hexágono.

QUESTÃO 67Alternativa ECompetência 7 – Habilidade 29a) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu

560 6 610 3 312

635⋅ + ⋅ + ⋅=

x , efetuando x = 560 + 610 – 635.

b) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu

560 6 610 3 312

635⋅ + ⋅ + ⋅=

x com 560 6102

2635

+

+

=x

Page 19: SIMULADO ENEM · 2016-06-16 · CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS QUESTÃO 01 Alternativa D Competência 4 – Habilidade 18 a) Incorreta. O Texto II não confirma o Texto I. O

c) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu

560 6 610 3 312

635⋅ + ⋅ + ⋅=

x com 560 6103

635+ +=

x

d) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu

560 6 610 3 312

635⋅ + ⋅ + ⋅=

x com

560 6102

9 3

12635

+

⋅ + ⋅

=x

e) Correta.Média de vendas nos três últimos meses do ano: xMédia do ano:

560 6 610 3 312

635

3 360 1 830 3 635 125 190 3 7 6203

⋅ + ⋅ + ⋅=

+ + ⋅ = ⋅+ ⋅ =

x

xx

x

===

2430810x

A média de vendas, nos 3 últimos meses do ano, deve ser igual a 810 caixas.

QUESTÃO 68Alternativa BCompetência 1 – Habilidade 2a) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu combinação

simples com arranjo simples.b) Correta.

Número de maneiras de escolher dois enxadristas:122

1210 2

=⋅!

! !

Número de maneiras de escolher dois enxadristas do sexo masculino:

52

53 2

=⋅!

! !

Número de maneiras de escolher a dupla:

1210 2

53 2

!! !

!! !⋅

−⋅

c) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu combinaçãosimples com arranjo simples na contagem das duplasmasculinas.

d) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu combinaçãosimples com permutação simples.

e) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu a quantidadede duplas masculinas, contando apenas duas.

QUESTÃO 69Alternativa ECompetência 4 – Habilidade 16

a) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu o processode cálculo, efetuando 25% de 30% de 14 multiplicadopor 60.

b) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu a distânciapercorrida com 75% do que o carro poderia percorrercom 60 litros de combustível.

c) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu asporcentagens, utilizando 25% no consumo e 30% nadistância.

d) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu a distânciapercorrida com o que o carro poderia percorrer com 60litros de combustível.

e) Correta.Trajeto pretendido: xTrajeto percorrido até a cidade Q: 25% de x = 0,25x.Gasto de combustível: 30% de 60 = 18 litros.Média do carro:0 25

1814

4252 1 008, x x x= ⇒ = ⇒ =

A distância do percurso pretendido é de 1 008 km.

QUESTÃO 70Alternativa DCompetência 4 – Habilidade 18a) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu a quantia

de produção de cada impressora por hora, supondo1 800 cópias por hora.

b) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu a forma decalcular a quantidade de impressoras, efetuando apenasa divisão de 43 200 por 21 600, encontrando o resultado2 e somando este resultado a 3, que era o número deimpressoras do 1º pedido.

c) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu o tempoutilizado no primeiro pedido, que foi de 8 horas, supondo6 horas.

d) Correta.No primeiro pedido, foram utilizadas 3 impressoras, queimprimiram 21 600 cópias em oito horas.

Dessa forma, cada impressora imprimiu 21 6003

cópias

em oito horas, isto é, 7 200 cópias em oito horas. Dessa

forma, cada impressora imprime 7 2008

cópias por hora,

isto é, 900 cópias por hora.Número de impressoras que serão utilizadas no segundopedido: nnn

n

n

⋅ ⋅ ≥⋅ ≥

900 6 43 2005 400 43 200

43 2005 400

8

Serão necessárias, no mínimo, 8 impressoras.e) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu a forma de

cálculo, dividindo simplesmente 43 200 pela quantidadede cópias que uma impressora faz por hora.

Page 20: SIMULADO ENEM · 2016-06-16 · CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS QUESTÃO 01 Alternativa D Competência 4 – Habilidade 18 a) Incorreta. O Texto II não confirma o Texto I. O

QUESTÃO 71Alternativa ACompetência 5 – Habilidade 22a) Correta. Uma solução geométrica de um sistema

linear formado pelas equações de três retas, com duasvariáveis, é dada por um ponto que pertence às três retasao mesmo tempo. Como as retas são coincidentes, entãoelas terão infinitos pontos em comum. Dessa forma, osistema terá infinitas soluções e portanto será possívele indeterminado.

b) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu três retascoincidentes com três retas concorrentes.

c) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu a soluçãogeométrica de um sistema, que é indicada por um pontocomum às três retas, com o fato de as retas terem umaordenada igual a zero.

d) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu três retascoincidentes com três retas duas a duas concorrentes.

e) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu soluçãogeométrica de um sistema, que é representado por umponto comum às três retas, com os pontos em que asretas interceptam os eixos coordenados.

QUESTÃO 72Alternativa CCompetência 7 – Habilidade 28a) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu os pares

ordenados favoráveis, não incluindo os pares ordenados(2, 50) e (50, 2).

b) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu os paresordenados favoráveis, esquecendo-se de considerar duascédulas de R$ 10,00 distintas, considerando somenteuma, e no espaço amostral também não considerou adistinção.

c) Correta.Cédulas: 2, 5, 10, 10’, 50Possíveis pares em que a soma dá no mínimo R$ 52,00.(2, 50), (50, 2), (5, 50), (50, 5), (10, 50), (50, 10), (10’, 50),(50, 10’), (50, 50).Número de resultados possíveis: 5 · 5 = 25

Probabilidade: 925

36= %

d) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu os paresordenados favoráveis, considerando o par ordenado(50,50) duas vezes.

e) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu a contagemdos casos possíveis, considerando as retiradas semreposição.

QUESTÃO 73Alternativa CCompetência 1 – Habilidade 4a) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu o país que

tem a maior economia de exportação do mundo, nãoexcluindo a China.

b) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu os paísesdo BRICS, considerando somente a Coreia do Sul comoum dos países.

c) Correta. Os países que compões, o BRICS são Brasil,Rússia, Índia, China e África do Sul.O país que tem a maior economia de exportação é a China.No quadro de medalhas, os países a serem consideradospara formar o país hipotético são Rússia e Brasil.Os dois países juntos têm 26 medalhas de ouro,24 medalhas de prata, 25 medalhas de bronze. Com essasmedalhas, a colocação do país hipotético seria o 3º lugar.

d) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu os países doBRICS, considerando somente a Rússia.

e) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu os países doBRICS, considerando somente o Brasil.

QUESTÃO 74Alternativa CCompetência 1 – Habilidade 5a) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu a fórmula ao

calcular o x do vértice, que é x baV = −

⋅2, com a fórmula

x baV = −

⋅8.

b) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu a fórmula ao

calcular o x do vértice, que é x baV = −

⋅2, com a fórmula

x baV = −

⋅4.

c) Correta.Valor da unidade: x reais.Número de peças vendidas: 188 – 2xReceita: R(x) = x · (188 – 2x)R(x) = – 2x2 + 188xA receita máxima ocorrerá no x do vértice.

xV = −⋅ −( ) =188

2 247

A unidade do produto deve ser vendida no valor de R$ 47,00.d) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu a fórmula

ao calcular o x do vértice, que é x baV = −

⋅2, com a

fórmula x baV = −

e) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu o preço peloqual deve ser vendida a unidade da mercadoria com areceita máxima.

QUESTÃO 75Alternativa BCompetência 3 – Habilidade 13a) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu 5% com

10%.b) Correta.

Preço que deve ser anunciado: xPreço, após o desconto de 5%: x · (1 – 5%)

Page 21: SIMULADO ENEM · 2016-06-16 · CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS QUESTÃO 01 Alternativa D Competência 4 – Habilidade 18 a) Incorreta. O Texto II não confirma o Texto I. O

Preço, após o desconto de 5%: R$ 237,50.

xxx

x

⋅ −( ) =⋅ −( ) =⋅ =

= =

1 5 237 501 0 05 237 50

0 95 237 50237 50

0 95

% ,, ,

, ,,

,2250

A calculadora deve ser anunciada por R$ 250,00.Diferença: 250,00 – 237,50 = 12,50

c) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu o preço finalque o gerente quer, utilizando-o como o preço com o qualse anunciará a calculadora, e confundiu o preço pedidocom o preço que o gerente quer com desconto de 5%.

d) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu o valor como qual a calculadora deve ser anunciada com dar umaumento de 5% sobre o valor que o gerente quer.

e) Incorreta. Provavelmente o aluno confundiu a formadecimal de 5% com o valor 0,005.

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

QUESTÃO 76Alternativa ECompetência 5 – Habilidade 15a) Incorreta. Nesse trecho, verifica-se a descrição da cena

encontrada pelo narrador, mas não é indicativa daidealização da mulher.

b) Incorreta. Aqui, o narrador constata que a mulher estavamorta, mas não há nenhum traço indicativo de que elaseja idealizada.

c) Incorreta. Nesse trecho, o narrador segura a mulhermorta, mas não se verifica a idealização desta.

d) Incorreta. Nesse trecho, o narrador afirma ter beijadoa mulher, mas não é esse um traço característico deidealização.

e) Correta. No trecho “Era uma forma puríssima!”, onarrador idealiza a mulher, já que a considera umaespécie de anjo, dotada de virtudes que a aproximamdo divino, tão maravilhosa que chega a ser vista comoinatingível.

QUESTÃO 77Alternativa ACompetência 1 – Habilidade 1a) Correta. O principal assunto que motivou Caio a escrever

a carta a Flora é a ideia de publicar as cartas que trocoucom Ana C., como comprova a seguinte passagem: “Tiveuma ideia: essas cartas, na minha opinião, são tão belasque mereciam ser publicadas. Uma edição discreta,como o livro seu sobre as gavetas dela”. Logo, o tema dacarta é a ideia de publicar as cartas trocadas com Ana C.

b) Incorreta. O remetente de fato afirma que precisa detempo para escrever (“Preciso de tempo para escrevermais alguns livros, estou sempre tentando barganhar comO Que Chamamos de Deus... Mas sem ansiedade: o tempo

que temos, se estamos atentos, será sempre exato”), mas esse não é o assunto que motivou a escrita da carta.

c) Incorreta. Caio realmente afirma que é importanteprocurar Waldo e Maria Luiza, pais de Ana C. (“Talvez vocêtenha acesso a Waldo e Maria Luiza e, mais importante,se disponha a falar nisso”), mas esse não é o assuntomotivador do envio da carta.

d) Incorreta. Embora Caio tenha se referido ao filmede Walter Salles na carta (“fui até ao cinema (Terraestrangeira, de Walter Salles: excelentíssimo”)), essenão é o assunto que ensejou o envio daquela.

e) Incorreta. Na verdade, Caio já parte do princípio de queas cartas têm qualidade, como comprova a seguintepassagem: “Vão finalmente as cartas de Ana C. Sãopreciosas. [...] Tive uma ideia: essas cartas, na minhaopinião, são tão belas que mereciam ser publicadas”.

QUESTÃO 78Alternativa BCompetência 5 – Habilidade 16a) Incorreta. As mãos, nessa imagem, são bem cuidadas,

finas, e as unhas são esmaltadas, de modo que nãocorrespondem às do poema de Cora Coralina.

b) Correta. A imagem da alternativa B é a que melhorcorresponde às mãos descritas no poema de CoraCoralina, pois são “Pesadas, de falanges curtas, / semtrato e sem carinho. / Ossudas e grosseiras”, indicativasde uma vida dura, de muito trabalho: são mãos “demulher roceira, / esforçadas mãos cavouqueiras”.

c) Incorreta. Nessa imagem, as mãos são delicadas elongas, bem tratadas, de pianista, diferindo bastante dasdescritas no poema de Cora Coralina.

d) Incorreta. Nessa imagem, as mãos são finas e delicadas, eas unhas são esmaltadas, não correspondendo, portanto,às descritas no poema de Cora Coralina.

e) Incorreta. As mãos, nessa imagem, são delicadas e finas,as unhas são bem-feitas e esmaltadas, não havendotraços de calosidades e, portanto, não correspondendoàs mãos retratadas no poema de Cora Coralina.

QUESTÃO 79Alternativa DCompetência 8 – Habilidade 25a) Incorreta. Nesse trecho, a linguagem empregada pelo

narrador corresponde à norma-padrão, de modo quenão é possível identificar a proveniência da personagem.

b) Incorreta. A fala da personagem, nesse trecho, estáde acordo com a norma-padrão, de forma que não épossível identificar a sua proveniência.

c) Incorreta. Nesse trecho, a personagem fala de acordocom a norma-padrão, o que não permite identificar asua proveniência.

d) Correta. Ao falar “Sinhá mandô sabê vosmicê cum passôe si vai lá...”, a personagem evidencia a sua proveniênciarural, já que se trata de um modo de falar consideradocaipira, característico de áreas rurais.

Page 22: SIMULADO ENEM · 2016-06-16 · CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS QUESTÃO 01 Alternativa D Competência 4 – Habilidade 18 a) Incorreta. O Texto II não confirma o Texto I. O

e) Incorreta. Nesse trecho, a personagem fala de acordocom a norma-padrão, o que não permite identificar asua proveniência.

QUESTÃO 80Alternativa ECompetência 6 – Habilidade 20a) Incorreta. Não se trata da língua espanhola, já que a

Viramundo “aborreciam os idiomas estrangeiros”.b) Incorreta. A Viramundo “aborreciam os idiomas

estrangeiros”, de modo que a “última flor do Lácio incultae bela” não é a língua francesa.

c) Incorreta. A “última flor do Lácio inculta e bela” não é alíngua inglesa, uma vez que a Viramundo “aborreciam osidiomas estrangeiros”.

d) Incorreta. Considerando que a Viramundo “aborreciamos idiomas estrangeiros”, a língua italiana não pode sera “última flor do Lácio inculta e bela”.

e) Correta. Considerando o fato de que a Viramundo“aborreciam os idiomas estrangeiros”, é de se considerarque a “última flor do Lácio inculta e bela” diz respeito àlíngua portuguesa. Tal conclusão se torna incontestávelquando se verifica o título do poema de Olavo Bilaccom que dialoga a obra de Fernando Sabino: “LínguaPortuguesa”. Nesse poema, a língua portuguesa édefinida como “última flor do Lácio, inculta e bela”, e osujeito poético manifesta o seu amor por ela o tempotodo, em especial nos versos “Amo-te, ó rude e dolorosoidioma, / em que da voz materna ouvi: “meu filho!”, / Eem que Camões chorou, no exílio amargo, / O gênio semventura e o amor sem brilho!”.

QUESTÃO 81Alternativa BCompetência 6 – Habilidade 18a) Incorreta. Anáfora é uma figura de linguagem que se

caracteriza pela repetição da mesma palavra ou grupo depalavras no princípio de frases ou versos consecutivos.

b) Correta. Intertextualidade é a relação ou o diálogo quese estabelece entre dois textos quando um deles fazreferência a elementos existentes no outro, seja quantoà forma, seja quanto ao conteúdo ou a ambos. É o quese verifica no poema “O rio”, de João Cabral de MeloNeto, em que, nos versos “viu o mesmo boi morto /que Manuel viu numa cheia”, dialoga com o poema “Boimorto”, de Manuel Bandeira.

c) Incorreta. Ironia é uma forma de expressão literária ouuma figura de retórica que consiste em dizer o contráriodaquilo que se quer expressar. Ex.: “Meu marido é umsanto. Só me traiu três vezes!”.

d) Incorreta. Metáfora é uma figura de linguagem quese caracteriza pelo emprego de uma palavra ou umaexpressão em um sentido que não é muito comum,revelando uma relação de semelhança entre dois termos.Ex.: “Meu marido é um santo”.

e) Incorreta. Metonímia é uma figura de linguagemcaracterizada pela substituição de uma palavra por outra,quando entre ambas existe uma relação de proximidadede sentidos que permite essa troca. Ex.: “O jogador foiaplaudido pelo estádio”.

QUESTÃO 82Alternativa ACompetência 1 – Habilidade 1a) Correta. O dito popular que melhor corresponde à tira

é “A cavalo dado não se olham os dentes”, uma vez quea personagem sentada no sofá vive de favor na casa e,diante da crítica ao cão, que fez a gentileza de levar-lheo chinelo, o dono da casa se rebelou: “Em compensaçãoessa poltrona não é sua, o cachorro não é seu e nem estacasa é sua!”. Em outras palavras: o sujeito sentado aosofá não passa de um folgado, e o dono da casa precisalembrá-lo de que está recebendo favores, de modo quenão deve reclamar de nada.

b) Incorreta. O ditado “Casa de ferreiro, espeto de pau” éusado quando se quer dizer que uma pessoa hábil emdeterminada coisa não usa essa habilidade a seu favor.

c) Incorreta. O ditado “Deus ajuda quem cedo madruga”é geralmente usado para dizer que temos de ir à lutacedo, pois só assim obteremos a ajuda de Deus pararealizar algo.

d) Incorreta. “Quem casa quer casa” é um dito popular quesignifica que quem casa tem de aturar as consequênciasque isso traz, ou seja, despesas, preocupação etc. Ou,ainda, para, literalmente, dizer que quem casa quer tersua própria casa.

e) Incorreta. O ditado “Uma andorinha só não faz verão”significa que não é possível fazer certas coisas sozinhoou utilizando poucos recursos, sendo necessária amultiplicação de recursos, especialmente de pessoas,para que o feito seja de fato concluído.

QUESTÃO 83Alternativa ACompetência 7 – Habilidade 22a) Correta. Na tira, o humor decorre do emprego da palavra

“mata”, que, nos dois primeiros quadros, poderia serentendida pelo leitor como a segunda pessoa do singulardo imperativo afirmativo do verbo “matar”, mas, noterceiro quadro, revela-se como o substantivo “mata”,provocando, então, o riso.

b) Incorreta. O fato de Armandinho pretender plantar umaárvore não é motivo de riso, de forma que não é dissoque decorre o humor da tira.

c) Incorreta. A característica fisionômica de Armandinho edo sapo nada apresenta de especial que favoreça o riso,de forma que não é disso que decorre o humor da tira.

d) Incorreta. A crítica ao desmatamento pode até serinferida pelo leitor, mas, evidentemente, não é dela quedecorre o humor.

Page 23: SIMULADO ENEM · 2016-06-16 · CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS QUESTÃO 01 Alternativa D Competência 4 – Habilidade 18 a) Incorreta. O Texto II não confirma o Texto I. O

e) Incorreta. Não se verifica falta de convencimento dohomem que transporta as mudas; tanto é assim que opróprio Armandinho quis uma.

QUESTÃO 84Alternativa CCompetência 8 – Habilidade 26a) Incorreta. A linguagem acadêmica ou científica é

aquela cujos textos se caracterizam por descrever umainformação de forma sistemática e lógica. É própria doambiente científico e universitário.

b) Incorreta. Em razão de seu dinamismo, a língua sofretransformações ao longo do tempo. Por exemplo: apalavra farmácia era grafada com ph antigamente.Pode-se dizer, portanto, que a diferença estabelecidaortograficamente dessa palavra é uma variação histórica.

c) Correta. A linguagem coloquial, informal ou popular é autilizada no cotidiano, não sendo exigida atenção total àsregras gramaticais, de modo que o emprego de gírias setorna comum e possibilita maior fluidez na comunicaçãooral. Assim, considerando que a expressão “fala sério,cara” é uma gíria, a linguagem empregada no fragmentoé a coloquial.

d) Incorreta. A linguagem jurídica corresponde aos valoresculturais, profissionais e técnicos dos operadores doDireito, sendo, portanto, a empregada em ambientejurídico (durante uma audiência judicial, por exemplo).

e) Incorreta. A linguagem regional é a que as pessoas falamem determinado lugar, ou seja, trata-se da forma comoas pessoas falam em determinada região, podendo,portanto, variar de um lugar para outro.

QUESTÃO 85Alternativa ACompetência 3 – Habilidade 9a) Correta. O gerúndio é a forma nominal do verbo que

indica uma ação que ainda está em curso ou que éprolongada no tempo, transmitindo, assim, uma noçãode duração e continuidade da ação verbal. No fragmento,o emprego do gerúndio torna a cena dinâmica, umavez que “gritando”, “dançando” e “rodando” aparecemnum curto espaço e dizem respeito a um fato que indicamovimento: “No real, ela seguia dançando, rodando atédesmoronar em pleno chão”.

b) Incorreta. O uso do gerúndio serve para indicar uma açãoque está em curso ou que é prolongada no tempo; logo,não se trata de uma cena interrompida.

c) Incorreta. O uso reiterado do gerúndio, aliado ao contexto,indica que algo está em curso e não é monótono, poissão verbos de ação, ligados a movimento.

d) Incorreta. Os verbos empregados são de ação e estãoligados a movimento, de modo que escapam daprevisibilidade.

e) Incorreta. Aliado ao emprego do gerúndio, o contextorevela que não se trata de uma cena triste, mas de

excitação, já que a guerra iria acabar: “A guerra vai acabar, filho! A guerra vai acabar!”.

QUESTÃO 86Alternativa ACompetência 6 – Habilidade 18a) Correta. A abordagem de fatos do cotidiano, banais

ou sem significado relevante é uma das característicasmarcantes da crônica e está presente na obra de LuisFernando Verissimo, que apresenta as dificuldades docronista de se adaptar à vida rústica: “Somos todos damesma espécie, mas o que encanta uns horroriza outros.Sou dos horrorizados com a privação deliberada. Muitasgerações contribuíram com seu sacrifício e seu engenhopara que eu não precisasse fazer mais nada atrás doarbusto. Me sentiria um ingrato fazendo”.

b) Incorreta. A crônica, em geral, é um texto curto.c) Incorreta. É costume, nas crônicas, o emprego de

linguagem acessível à população em geral, admitindo,até mesmo, o uso de gírias e expressões do dia a dia.

d) Incorreta. O foco narrativo não é uma característicaprópria da crônica. A de Luis Fernando Verissimo, emespecial, está em primeira pessoa.

e) Incorreta. Não é o discurso direto uma característicaespecífica da crônica, já que há muitas que nãoapresentam tal recurso.

QUESTÃO 87Alternativa BCompetência 4 – Habilidade 12a) Incorreta. No break, os passos não são cadenciados,

compassados, como comprova o seguinte trecho:“As danças praticadas são substanciadas por passosprovocantes e inusitados, que revelam a capacidadecriadora destes jovens”.

b) Correta. O break se caracteriza por ser uma dançade movimentos improvisados, como comprovamos seguintes trechos: “As danças praticadas sãosubstanciadas por passos provocantes e inusitados,que revelam a capacidade criadora destes jovens” e“Movimentos comuns em rodas de batalhas de dançabreak: piruetas, pulos, rodar o corpo no chão, exibiçãodos músculos (como sinônimo de força), o constantepegar na genitália masculina (como sinônimo de podere masculinidade)”.

c) Incorreta. No break, os passos são rápidos e inusitados,como comprova a seguinte passagem: “Movimentoscomuns em rodas de batalhas de dança break: piruetas,pulos, rodar o corpo no chão, exibição dos músculos(como sinônimo de força), o constante pegar na genitáliamasculina (como sinônimo de poder e masculinidade)”.

d) Incorreta. Os passos, no break, não são comuns, comocomprova a seguinte passagem: “As danças praticadassão substanciadas por passos provocantes e inusitados,que revelam a capacidade criadora destes jovens”.

Page 24: SIMULADO ENEM · 2016-06-16 · CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS QUESTÃO 01 Alternativa D Competência 4 – Habilidade 18 a) Incorreta. O Texto II não confirma o Texto I. O

e) Incorreta. Não são suaves os passos que caracterizam obreak, como comprova o seguinte trecho: “Movimentoscomuns em rodas de batalhas de dança break: piruetas,pulos, rodar o corpo no chão, exibição dos músculos(como sinônimo de força), o constante pegar na genitáliamasculina (como sinônimo de poder e masculinidade)”.

QUESTÃO 88Alternativa CCompetência 8 – Habilidade 27a) Incorreta. Os personagens não são estrangeiros, já que

demonstram familiaridade com a língua portuguesa eempregam expressões muito específicas e ligadas aoambiente que habitam.

b) Incorreta. Não há indicações, no trecho em análise, deque os personagens sejam jogadores de futebol atuantesnum clube do interior, pois as expressões empregadasnão são específicas de tal meio.

c) Correta. No trecho da obra de Ferréz, a linguagemempregada pelos personagens demonstra que elesprovavelmente são jovens que residem na periferia deuma grande cidade, pois as gírias “na moral”, “rolê”,“mano”, “tá ligado”, “mó treta”, “quebra”, “falou” sãocomuns em tal meio.

d) Incorreta. Os personagens não são sertanejos quemoram na zona rural de Minas Gerais, pois a linguagemempregada no fragmento não é caipira.

e) Incorreta. A linguagem empregada pelos personagensnão é compatível com a de servidores públicos quetrabalham numa universidade, ambiente em que,mesmo sendo admitidas algumas informalidades, devehaver primazia da norma-padrão.

QUESTÃO 89Alternativa ECompetência 6 – Habilidade 18a) Incorreta. Antítese é uma figura de linguagem que

consiste na exposição de ideias opostas. Ex.: “Ela estavaentre a vida e a morte”. Não há ocorrência de antíteseno poema em análise.

b) Incorreta. Denotação é o uso de palavras em seu sentidopróprio e objetivo. No poema em análise, há predomíniode conotação.

c) Incorreta. Intertextualidade é o diálogo entre dois oumais textos que não precisam ser necessariamente de ummesmo gênero. Não há ocorrência de intertextualidadeno poema em análise.

d) Incorreta. Ironia é uma forma de expressão literária ouuma figura de retórica que consiste em dizer o contráriodaquilo que se quer expressar. Ex.: “Meu marido é umsanto. Só me traiu três vezes!”. Não há ocorrência deironia no poema em análise.

e) Correta. A metalinguagem é usada quando se desejafalar da própria linguagem usada na comunicação, ouseja, quando a preocupação do emissor está voltada

para o próprio código ou linguagem. É o que se verifica no poema “Profissão de fé”, de Olavo Bilac, que trata detalhadamente do processo de elaboração do poema, como se verifica na primeira estrofe: “Torce, aprimora, alteia, lima / A frase; e, enfim, / No verso de ouro engasta a rima, / Como um rubim”.

QUESTÃO 90Alternativa DCompetência 5 – Habilidade 16a) Incorreta. A palavra “diversidade” não é um neologismo,

pois significa que o narrador viu terras que apresentamqualidades, aspectos ou tipos diferentes.

b) Incorreta. Não é neologismo a palavra “passeata”, que,no contexto, significa passeio, marcha de lugar em lugarem companhia de amigos.

c) Incorreta. A palavra “ranço” não é um neologismo,significando, no contexto, um traço desagradável que sepercebe em uma pessoa.

d) Correta. A palavra “raposice” é um neologismo, poisao substantivo “raposa” é acrescido o sufixo “ice”,que exprime a ideia de qualidade ou atitude e temgeralmente sentido pejorativo. Se a raposa costumaser vista como um animal ladino, astucioso, “raposice”,então é a característica daquele que tem grande malícia,a astúcia da raposa: era um “homem de muita raposice”.

e) Incorreta. A palavra “repousos” não é um neologismo,pois significa, no contexto, lugares com algum confortopara dormir.

QUESTÃO 91Alternativa ECompetência 5 – Habilidade 16a) Incorreta. No 1º e no 2º parágrafos, não há epifania, pois

a narradora apresenta as características das personagense como se dá o relacionamento entre elas.

b) Incorreta. No 1º parágrafo, são apresentadas ascaracterísticas das personagens e o diálogo entre elas,demonstrando como é o relacionamento familiar.

c) Incorreta. No 2º parágrafo, verifica-se um diálogo entreas personagens que permite ao leitor perceber asdificuldades do relacionamento familiar.

d) Incorreta. No 2º parágrafo, verificam-se a fala da sogra eas dificuldades do relacionamento familiar, mas não hátraços de epifania.

e) Correta. No 3º e 4º parágrafos do fragmento, verifica-sea epifania, já que o fato de a freada provocar o abraçoentre mãe e filha transformou a vida das duas: “Ah! ah!– exclamou a mãe como a um desastre irremediável,ah! dizia balançando a cabeça em surpresa, derepente envelhecida e pobre” e “Seus olhos piscaramsurpreendidos, ela ajeitava depressa as malas, a bolsa,procurando o mais rapidamente possível remediar acatástrofe. Porque de fato sucedera alguma coisa, seriainútil esconder: Catarina fora lançada contra Severina,

Page 25: SIMULADO ENEM · 2016-06-16 · CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS QUESTÃO 01 Alternativa D Competência 4 – Habilidade 18 a) Incorreta. O Texto II não confirma o Texto I. O

numa intimidade de corpo há muito esquecida, vinda do tempo em que se tem pai e mãe”.

QUESTÃO 92Alternativa DCompetência 7 – Habilidade 23a) Incorreta. A imagem do paciente durante o exame oral

serve para ilustrar a mensagem transmitida, não sendomarca da função apelativa.

b) Incorreta. A objetividade é necessária para a transmissãoda mensagem e, portanto, caracteriza a função referencialda linguagem.

c) Incorreta. O destaque dado ao nariz e à boca tem oobjetivo de localizar as partes do corpo humano maisafetadas pela difteria, mas não é marca da funçãoapelativa.

d) Correta. A função conativa ou apelativa tem comoobjetivo influenciar o receptor ou destinatário, com aintenção de convencê-lo de algo ou dar-lhe ordens. Nocartaz, verifica-se o apelo para que profissionais da saúdeprestem atenção nos sintomas da difteria e tomem asmedidas cabíveis, daí o emprego de verbos no modoimperativo: “fique”, “indique”, “alerte”.

e) Incorreta. O uso de letras maiúsculas procura chamara atenção do leitor, mas não é uma característicaespecífica da função apelativa.

QUESTÃO 93Alternativa DCompetência 8 – Habilidade 25a) Incorreta. No texto, a gramática normativa é seguida à

risca.b) Incorreta. Muitas das palavras empregadas no texto não

fazem parte do cotidiano, como “mucociliar”, “DPOC”,“hipersecreção”, “VEF1”, “brônquica”, “parassimpática”.

c) Incorreta. O registro utilizado no texto não é utilizadode forma ampla pelos veículos de comunicação emmassa, pois grande parte da população não compreendeo significado de palavras como “mucociliar”, “DPOC”,“hipersecreção”, “VEF1”, “brônquica”, “parassimpática”.

d) Correta. O texto faz uso de uma linguagem clara, objetivae impessoal para expressar conceitos precisos, o quepode dificultar a compreensão por um leitor ou ouvinteleigo. Trata-se, pois, do registro técnico-científico, tipode linguagem utilizada no contexto da ciência, quebusca a descrição fidedigna do fenômeno descrito e/ou estudado, assim como a comunicação clara entreos cientistas e profissionais que a usam, podendo serencontrado, por exemplo, em revistas científicas,resumos de congressos, reuniões científicas e registrosde observações comportamentais.

e) Incorreta. No texto, não são empregadas gírias, de modoque não é este o registro apresentado.

QUESTÃO 94Alternativa A

Competência 7 – Habilidade 22a) Correta. De acordo com o texto, os estivadores brasileiros

estão mais saudáveis que os portugueses, o que se deve,sobretudo, ao regime trabalhista em vigor nos doispaíses, pois, enquanto no Brasil “a maioria é compostapor ‘avulsos’”, em Portugal “praticamente todos osestivadores têm vínculo empregatício”: “Lombalgias,dores no joelho, fadiga crônica. Esses são alguns dosproblemas que vêm afetando a saúde de estivadoresnos portos de Santos e de Lisboa. Porém, ainda que ossintomas sejam os mesmos, os motivos que levam a elese a frequência com que aparecem são diferentes. E asituação, hoje, é pior entre os portugueses”.

b) Incorreta. A autora não afirma que os estivadoresbrasileiros sejam relapsos, uma vez que se refereao regime de trabalho a que estão sujeitos: “Ostrabalhadores selecionados recebem um tíquete queautoriza sua entrada no porto para prestar serviço a umadeterminada operadora. Os turnos têm duração de seishoras, e o pagamento relativo a cada turno é depositadonas contas bancárias dos trabalhadores dois dias depois.Os estivadores possuem os mesmos direitos de quem écontratado no regime da CLT, como 13º salário, férias,vale-transporte e vale-alimentação”.

c) Incorreta. Não há reflexão da autora quanto ao nívelde dedicação dos estivadores portugueses e brasileiros,mas, sim, quanto ao regime de trabalho a que estãosujeitos: “em Portugal, assim como em vários outrospaíses, entre eles Itália e Espanha, vigorava o modelo declosed shop, em que o acesso às vagas era condicionadoà filiação a um sindicato que definia a seleção detrabalhadores, a composição das equipes e o prazo paraas tarefas serem executadas, entre outros aspectos.[...] Em 1993, com a privatização dos portos, a gestãodo trabalho passou para a Associação de Empresas deTrabalho Portuário (AETPL). Desde então, praticamentetodos os estivadores têm vínculo empregatício, seja comoperadores portuários ou com a AETPL”.

d) Incorreta. Na verdade, a autora descobriu que o regimetrabalhista em vigor no Brasil é mais adequado que oportuguês, pois o vínculo empregatício obrigatório fazcom que a saúde dos estivadores portugueses sejacomprometida com maior frequência.

e) Incorreta. Não há questionamento, por parte da autora,em relação ao excesso de peso diário carregado pelosestivadores, mas, sim, a descoberta de que o regimetrabalhista que abarca esses trabalhadores vigente noBrasil é mais adequado que o de Portugal.

QUESTÃO 95Alternativa ACompetência 4 – Habilidade 13a) Correta. Na crônica, há uma crítica ao comportamento

automático dos visitantes do museu, que não enxergamalém daquilo indicado pelos guias, como comprovao seguinte trecho: “Do lado esquero da Gioconda,

Page 26: SIMULADO ENEM · 2016-06-16 · CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS QUESTÃO 01 Alternativa D Competência 4 – Habilidade 18 a) Incorreta. O Texto II não confirma o Texto I. O

dezesseis quadros de renascentistas de primeiro time. Do lado direito, dez quadros de Rafael, Andrea del Sarto e outros. E na frente, mais dez Ticianos, além de Veroneses, Tintorettos e vários outros quadros do próprio Da Vinci. / Mas não adianta, ninguém os olha. / Estou fascinado com este ritual. E escandalizado com o que a informação dirigida faz com a gente. Agora, por exemplo, acabou de acorrer aos pés da Mona Lisa um grupo de japoneses: caladinhos, comportadinhos, agrupadinhos diante do quadro. A guia fala-fala-fala e eles tiram-tiram-tiram fotos num plic-plic-plic de câmeras sem flash. Sim, que é proibido foto com flash, conforme está desenhado num cartaz para qualquer um entender. / E lá se foram os japoneses. A guia os arrastou para fora da sala e não os deixou ver nenhum outro quadro”.

b) Incorreta. Na verdade, o cronista acredita que o hábitode fotografar tudo o tempo todo impede que as pessoasaproveitem o momento em sua plenitude, comocomprova a seguinte passagem: “A guia fala-fala-fala eeles tiram-tiram-tiram fotos num plic-plic-plic de câmerassem flash. Sim, que é proibido foto com flash, conformeestá desenhado num cartaz para qualquer um entender./ E lá se foram os japoneses. A guia os arrastou para forada sala e não os deixou ver nenhum outro quadro”.

c) Incorreta. Não se trata, especificamente, de mau gosto,já que as pessoas são incitadas a observar apenasum quadro, como comprova o seguinte trecho: “Dolado esquerdo da Gioconda, dezesseis quadros derenascentistas de primeiro time. Do lado direito, dezquadros de Rafael, Andrea del Sarto e outros. E na frente,mais dez Ticianos, além de Veroneses, Tintorettos evários outros quadros do próprio Da Vinci. / Mas nãoadianta, ninguém os olha”.

d) Incorreta. Na verdade, não é espaço o que falta, masa atenção dos guias e dos visitantes, que se limitam aolhar para a Mona Lisa e se esquecem das outras telas:“Do lado esquerdo da Gioconda, dezesseis quadros derenascentistas de primeiro time. Do lado direito, dezquadros de Rafael, Andrea del Sarto e outros. E na frente,mais dez Ticianos, além de Veroneses, Tintorettos evários outros quadros do próprio Da Vinci. / Mas nãoadianta, ninguém os olha”.

e) Incorreta. Não se trata de pouco preparo dos guias, masdo pouco tempo dedicado à visita às obras e do problemada informação dirigida: “Estou fascinado com este ritual.E escandalizado com o que a informação dirigida fazcom a gente. Agora, por exemplo, acabou de acorrer aospés da Mona Lisa um grupo de japoneses: caladinhos,comportadinhos, agrupadinhos diante do quadro. A guiafala-fala-fala e eles tiram-tiram-tiram fotos num plic-plic-plic de câmeras sem flash”.

QUESTÃO 96Alternativa CCompetência 6 – Habilidade 19

a) Incorreta. A função conativa ou apelativa tem comoobjetivo influenciar o receptor ou destinatário, coma intenção de convencê-lo de algo ou dar-lhe ordens.Como o emissor se dirige ao receptor, é comum o uso de“tu” e “você”, ou o nome da pessoa, além dos vocativose de verbos no modo imperativo. É a linguagem usadaem discursos, sermões e propagandas que se dirigemdiretamente ao consumidor.

b) Incorreta. A função emotiva ou expressiva reflete oestado de ânimo do emissor, os seus sentimentos eemoções, o que, no texto, aparece com o emprego deinterjeições e de alguns sinais de pontuação, como asreticências e o ponto de exclamação.

c) Correta. No fragmento, predomina a função fática, quetem por finalidade estabelecer, prolongar ou interrompera comunicação, sendo aplicada em situações em que omais importante não é “o que se fala” nem “como sefala”, mas, sim, o contato entre o emissor e o receptor.Aparece geralmente nas fórmulas de cumprimento (“Bomdia”, “Está melhor?”) ou em expressões que confirmamque alguém está ouvindo ou está sendo ouvido: “sim”,“claro”, “sem dúvida”, “entende?”, “não é mesmo?”. É alinguagem das falas telefônicas, saudações e similares.

d) Incorreta. A função metalinguística se refere àmetalinguagem, que ocorre quando o emissor explicaum código usando o próprio código. É a poesia quefala da poesia, da sua função e do poeta, um texto quecomenta outro texto.

e) Incorreta. A função referencial transmite uma informaçãoobjetiva sobre a realidade, ou seja, dá prioridade aos dadosconcretos, fatos e circunstâncias, colocando em evidênciao referente, o assunto ao qual a mensagem se refere.É a linguagem característica das notícias de jornal, dodiscurso científico e de qualquer exposição de conceitos.

QUESTÃO 97Alternativa BCompetência 5 – Habilidade 17a) Incorreta. Na verdade, Miguilim apresenta traços de sua

realidade, já que as histórias que conta costumam tercomo personagens animais e vaqueiros, como comprovao seguinte trecho: “Miguilim de repente começou acontar estórias tiradas da cabeça dele mesmo: uma doBoi que queria ensinar um segredo ao Vaqueiro, outrado Cachorrinho que em casa nenhuma não deixavamque ele morasse, andava de vereda em vereda, pedindoperdão”.

b) Correta. Miguilim é um menino muito criativo e contadorde histórias: “Miguilim contava, sem carecer de esforço,estórias compridas, que ninguém nunca tinha sabido,não esbarrava de contar, estava tão alegre nervoso,aquilo para ele era o entendimento maior. Se lembravade seo Aristeu. Fazer estórias, tudo com um viver limpo,novo, de consolo. Mesmo ele sabia, sabia: Deus mesmoera quem estava mandando!”. Em suas histórias (ou

Page 27: SIMULADO ENEM · 2016-06-16 · CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS QUESTÃO 01 Alternativa D Competência 4 – Habilidade 18 a) Incorreta. O Texto II não confirma o Texto I. O

estórias, como quer o narrador), incorpora traços de sua realidade ao apresentar personagens (animais, vaqueiros) e situações plausíveis no espaço que habita: “Miguilim de repente começou a contar estórias tiradas da cabeça dele mesmo: uma do Boi que queria ensinar um segredo ao Vaqueiro, outra do Cachorrinho que em casa nenhuma não deixavam que ele morasse, andava de vereda em vereda, pedindo perdão”.

c) Incorreta. As histórias de Miguilim não se baseiam apenasem contos de fada, já que são “tiradas da cabeça delemesmo”: “uma do Boi que queria ensinar um segredo aoVaqueiro, outra do Cachorrinho que em casa nenhumanão deixavam que ele morasse, andava de vereda emvereda, pedindo perdão”.

d) Incorreta. Miguilim ouve as histórias de Siarlinda, mastambém inventa as suas próprias: “Miguilim de repentecomeçou a contar estórias tiradas da cabeça dele mesmo”.

e) Incorreta. Miguilim não é um contador de históriasprofissional, faz isso por gosto: “Miguilim contava, semcarecer de esforço, estórias compridas, que ninguémnunca tinha sabido, não esbarrava de contar, estavatão alegre nervoso, aquilo para ele era o entendimentomaior. Se lembrava de seo Aristeu. Fazer estórias, tudocom um viver limpo, novo, de consolo. Mesmo ele sabia,sabia: Deus mesmo era quem estava mandando!”.

INGLÊS

QUESTÃO 98Alternativa BCompetência 2 – Habilidade 6a) Incorreta. O texto apenas afirma que mais da metade dos

idosos possui aparelhos celulares.b) Correta. O trecho que comprova a resposta é: “... today’s

technology can keep seniors engaged, connected,mentally active, and physically safe, making it increasinglyimportant for our loved ones to keep in the high-techloop”. Há aqui o destaque da importância do contato dosidosos com a tecnologia.

c) Incorreta. O texto diz que o uso da tecnologia podemanter os idosos fisicamente seguros.

d) Incorreta. Na frase final do texto, há uma pergunta sobrea quais aparelhos os idosos e seus cuidadores deveriamprestar atenção.

e) Incorreta. O texto não menciona aumento de autoestimados idosos.

QUESTÃO 99Alternativa DCompetência 2 – Habilidade 7a) Incorreta. Os pôsteres não apresentam causas que levam

as pessoas a beber e dirigir.b) Incorreta. Os pôsteres não fazem referência à frequência

de acidentes com motoristas bêbados.c) Incorreta. Os pôsteres não apresentam o perfil dos

motoristas que dirigem após beber.

d) Correta. O primeiro pôster traz uma equação que mostraa soma de consumo de bebidas e pegar no volante,tendo como resultado dirigir com responsabilidade eapresentando a figura de uma cadeira de rodas comoconsequência. Já o segundo pôster exibe estatísticas econsequências de dirigir após beber.

e) Incorreta. Os pôsteres não mencionam o tipo de bebidasmais consumidas por motoristas.

QUESTÃO 100Alternativa ECompetência 2 – Habilidade 6a) Incorreta. O texto informa que quase 5 milhões de

toneladas de papel são incinerados ou jogados no lixoanualmente.

b) Incorreta. O texto informa que milhões de toneladasde papel são produzidos anualmente, mas não indica aquantidade de papel reciclada.

c) Incorreta. O texto diz que há uma grande variedade deusos de papel, incluindo o industrial, mas não diz quequase sua totalidade é reciclada.

d) Incorreta. O texto afirma que a maior reciclagem noReino Unido é a de papel e não menciona a reciclagemde plástico.

e) Correta. No trecho final do texto, temos a informaçãode que a indústria de papel tem de importar fibras parasuprir suas necessidades, o que não faz sentido nemambiental nem econômico.

ESPANHOL

QUESTÃO 98Alternativa BCompetência 1 – Habilidade 6a) Incorreta. Não há afirmação de que as informações

fornecidas pela internet são excessivas.b) Correta. No texto, a internet aparece como um importante

meio em que o ser humano cria seus conhecimentos eos compartilha.

c) Incorreta. Não há informação no texto sobre perigo nouso da internet.

d) Incorreta. Não há informação sobre as pessoas comdeficiência.

e) Incorreta. Não há riscos apontados no texto.

QUESTÃO 99Alternativa DCompetência 1 – Habilidade 7a) Incorreta. O homem perdeu o controle do seu planeta.b) Incorreta. Não há essa informação no texto.c) Incorreta. A tecnologia ficou acima do ser humano, não

ficando a seu serviço.d) Correta. Nota-se, pela sinopse, que a tecnologia criada

pelo ser humano tomou conta de tudo, sobrepondo-sea ele.

Page 28: SIMULADO ENEM · 2016-06-16 · CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS QUESTÃO 01 Alternativa D Competência 4 – Habilidade 18 a) Incorreta. O Texto II não confirma o Texto I. O

e) Incorreta. Não há informação de que o homemsubestimou sua própria capacidade.

QUESTÃO 100Alternativa ECompetência 1 – Habilidade 5a) Incorreta. Não foi dado um elogio ao personagem.b) Incorreta. A relação é feita da prova com o teatro grego.c) Incorreta. Não há comportamento negativo do

personagem, apenas mau desempenho na prova.d) Incorreta. O termo não se refere à forma como a

professora o trata.e) Correta. O termo “tragedia” faz relação do resultado

do personagem na prova com a matéria estudada doteatro grego.