simulado caderno 2 serie completamente os campos de marcação, sem deixar espaços em branco. 4....

24

Upload: hoangque

Post on 21-Apr-2018

223 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

INSTRUÇÕES

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES SEGUINTES

1. EsteCADERNODEPROVAScontémaProvadeRedaçãoe40questõesobjetivasdemúltiplaescolha.

2. FazempartedesteCADERNODEPROVASaFOLHADERESPOSTAS,destinadaàmarcaçãodasrespostas,eaFOLHADEREDAÇÃO,paraelaboraçãodaRedação.

3. NaFOLHADERESPOSTAS,marque,paracadaquestão,aletracorrespondenteàopçãoesco-lhidaparaaresposta,preenchendotodooespaçocompreendidonasquadrículascomcanetaesferográficadetintaazulescuraoupreta.Preenchacompletamenteoscamposdemarcação,semdeixarespaçosembranco.

4. Nãodobre,nãoamassenemmancheaFOLHADERESPOSTASeaFOLHADEREDAÇÃO.Elasnãopoderãosersubstituídas.

5. Paracadaumadasquestõesobjetivas,sãoapresentadas5opções,identificadascomasletrasA,B,C,DeE.Apenasumarespondecorretamenteàquestão.Vocêdeve,portanto,assinalarapenasumaopçãoemcadaquestão.Amarcaçãoemmaisdeumaopçãoanulaaquestão,mesmoqueumadasrespostasestejacorreta.

6. OtempodisponívelparaessasProvas,incluindoodeelaboraçãodaRedação,éde4(quatro)horas40minutos.Recomenda-sequevocênãoultrapasseoperíododeumahoraparaelaborarsuaRedação.

7. Reserveos30minutosfinaisparamarcarsuaFOLHADERESPOSTAS.Osrascunhoseasmar-caçõesassinaladasnoCADERNODEPROVASnãoserãoconsideradosnaavaliação.

8. QuandoterminarasProvas,entregueaoAplicadoraFOLHADERESPOSTASeaFOLHADEREDAÇÃO.Emseguida,assineaLISTADEPRESENÇA.

9. VocêsópoderádeixarolocaldeProvaapósdecorridas2(duas)horasdoiníciodasuaaplica-ção.

10.VocêseráexcluídodoExamecaso:

a) utilize,durantearealizaçãodasProvas,máquinase/ourelógiosdecalcular,bemcomorádios,gravadores,headphones,telefonescelularesoufontesdeconsultadequalquerespécie;

b) ajacomincorreçãooudescortesiaparacomqualquerparticipantedoprocessodeaplicaçãodasProvas;

c) sejasurpreendido,duranteasProvas,emcomunicaçãocomoutroparticipante,verbalmente,porescritoouporqualqueroutraforma,bemcomoutilizandolivros,notasouimpressos,portandooufazendousodequalquertipodeequipamentoeletrônicodecomunicaçãoou,ainda,forresponsávelporfalsaidentificaçãopessoal;

d) seausentedasalaemqueserealizaaProvalevandoconsigooCADERNODEPROVASe/ouaFOLHADERESPOSTASe/ouaFOLHADEREDAÇÃOantesdoprazoestabelecido.

11.SãoderesponsabilidadeúnicadoparticipantealeituraeconferênciadetodasasinformaçõescontidasnoCADERNODEPROVAS,naFOLHADEREDAÇÃOenaFOLHADERESPOSTAS.

Tema de redaçãoLeiaeanaliseostextosabaixo:

01)Excluir:pôr de lado; afastar, separar, desviar; deixar de admitir, não incluir; omitir, privar,despojar; mandar embo-ra, pôr para fora; retirar, expulsar.(DicionárioHouaiss)

02)Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito.(AlbertEinstein)

03)

04)Na essência somos iguais, nas diferenças nos respei-tamos.(SantoAgostinho)

05)

06)

Apósaleituradostextosacima,elaboreumtextodissertativo-argumentativode20a30linhas,acanetadetintaazuloupreta,sobreotema:A exclusão social no Brasil: um problema.

Instruções

•Seutextotemdeserescritoa tinta,naFolha de RedaçãoqueseencontranofinaldesteCaderno.•Desenvolvaseutextoemprosa:nãoredijanarração,nempoema.•Otextodeveter,nomáximo,30 linhas.•ORascunhodaredaçãodeveserfeitonoespaçoapropriado,nofinaldesteCaderno.

Monstro domesticado

Shrek para Sempre é agil e divertido – mas guarda muito pouco do espírito anárquico dos dois primeiros filmes da série.

Lançado em 2001, Shrek era um de-senho animado provocador e anárquico no modo como empilhava referências paródicas ao universo tradicional dos contos de fadas – ou, na verdade, às versões um tanto edulcoradas que es-sas histórias ganharam nos desenhos clássicos da Disney. A sátira manteve-se afiada no segundo filme da série, e diluiu-se muito no terceiro. Divertido mas nem de longe tão criativo quanto os dois primeiros filmes, Shrek para Sempre (Estados unidos, 2010), que entra em cartaz nesta sexta-feira, encer-ra a série com uma nota sentimental. Ainda há lugar para o deboche – o flautista de Hamelin, aquele que atraía ratos e criancinhas com suas melodias, aparece como um mercenário musical. Mas é um filme convencionalmente romântico: a missão do ogro Shrek será reconquistar o amor de Fiona, sua querida monstrenga.

Casado, com três filhos barulhen-

tos, Shrek sente que a vida doméstica está – passe a redundância – domes-ticando seu lado monstruoso. Imerso em uma crise da meia-idade, sente falta dos tempos em que era o terror dos aldeões. O insidioso Rumpelsultskin, espécie de duende malévolo saído das páginas dos irmãos Grimm, aproveita a frustração do ogro para lhe propor um contrato mágico que lhe permitiria re-viver, por um dia apenas, seus tempos de monstro solteiro. Shrek, é claro, não examina com o devido cuidado as cláu-sulas do acordo, que tem o poder de criar uma realidade paralela, um mundo em que os eventos dos primeiros filmes não tiveram lugar: Shrek não conheceu o Burro falante e o Gato de Botas, seus companheiros de aventuras, nem salvou Fiona de sua prisão na torre de um castelo guardado por um dragão. Nesse universo alternativo, Fiona é a líder de um grupo de guerrilheiros ogros que luta para derrubar a tirania

de Rumpelsultskin. Durona e avessa a demonstrações de carinho, ela resiste às investidas de Shrek, que no entantoprecisaarrancardelaumbeijodeamorverdadeiro,pararomperoencantoerestabelecerseumundoprimitivo.

Comumusoespetaculosodo3Dnascenasdeação(sobretudonaque-lasqueenvolvembruxasvoandoemsuasvassouras),ShrekparaSempreé ágil na narrativa e na sucessãode gagues. A ironia que inspirou asérie, porém, feneceu. Filmes sobrerealidadesalternativascostumamserconformistas: o protagonista faz suaincursãoporumavidaparalelaapenasparaconcluirqueerafelizenãosabia.Shrek para Sempre obedece a essareceita,oqueconstituiumatraiçãoaoespíritooriginaldasérie.OmundodeShrek,afinal,jáeraporsimesmoumuniversoalternativo–umaversãosujaebagunçadadoscontosdefadas.Oogroficoumansinho.

UNIVERSO ALTERNATIVO Fiona e Shrek sob o encanto do flautista de Hamelin: o ogro passa pela crise da meia-idade.

(TEIXEIRA,Jerônimo.Veja.7jul.2010,p.134)

01)Leia, comatenção,os trechosabaixo retiradosdo textoMonstro domesticado:

I. [...]Shrek para Sempre (Estados Unidos, 2010), que en-tra em cartaz nesta sexta-feira, encerra [...] e [...] Shrek sente que a vida doméstica está – passe a redundância – domesticando seu lado monstruoso.

II.O insidioso Rumpeltiskin, espécie de duende malévolo saído das páginas dos irmãos Grimm, aproveita a frustra-ção de o ogro para lhe propor um contrato mágico que lhe permitiria [...]

III.Mas é um filme convencionalmente romântico [...]

Sobreosexcertosacima,completecomVparaasafirma-tivasverdadeirasoucomFparaasfalsas.

( )Osdoisquêssãopronomesrelativoseintroduzem,portanto,oraçõessubordinadassubstantivas.

( )Emque entra em cartazéumaoraçãosubordinadaadjetiva,restringindoosentidodeumnomeanterior-mente.

( )overbosentir(sente)exigeumcomplementoverbal,esteexpressopelaoração:[...]que a vida doméstica está[...]

( )ReescrevendooperíodoII:O insidioso Rumpeltiskin[...] temos sem alterar o significado: O insidioso Rumpeltiskin, espécie de duende malévolo saído das páginas dos irmãos Grimm, aproveita a frustração do ogro para propor a ele um contrato mágico, o qual lhe permitiria[...]

( )Em:Mas é um filme convencionalmente romântico[...]aconjunçãocoordenadamaspodesersubstituídaporpoissemalterarosignificadodaoração.

Aalternativaqueapresentaasequênciacorretadecimaparabaixoé:

a)F–F–V–V–Vb)F–V–F–V–Fc)F–V–V–V–Vd)F–V–V–F–Fe)F–F–V–V–F

02)EmrelaçãoaotextoMonstro domesticado(Veja,07dejulhode2010),leiaeanaliseasafirmaçõesabaixo:

I. Éumaresenha,portantocaracteriza-secomoumgêneroargumentativo.

II.Estãopresentesbrevesinformaçõesereferênciassobreofilme,alémdeargumentosfavoráveisecontráriosàúltimaproduçãocinematográficadasérie.

III.SegundoJerônimoTeixeira,onovofilmeéprovocadoreanimado,sendooseuprotagonistaumogromansi-nho.

É(São)verdadeira(s)a(s)afirmativa(s):

a)I.b)II.c)IeII.d)I,IIeIII.e)III.

03)O texto Monstro domesticado afirma: mas é um filme convencionalmente romântico: a missão do ogro Shrek será reconquistar o amor de Fiona, sua querida monstrenga.

Considerando a estética romântica desenvolvidanaEuropaenoBrasilnoséculoXIXeofragmentocitadoacima,assinaleaalternativacorreta:

a)aconcepçãodeamornaestéticaromânticaestáfundamentadanabelezaclássicadaamada.

b)Paraosromânticosavidanãofazsentidosema realizaçãoamorosa,por issoalgunsautoresromânticos retrataram a morte como fuga deumadolorosarealidade.

c)OsurgimentodoromantismoestádiretamenteligadoaosideaisdanobrezadoséculoXIX,porissoavalorizaçãodoclássico.

d)O romantismo apresenta pares românticosidealizados,bemcomonomodernismo.SendoassimpodemosafirmarqueoparamorosoqueprotagonizaofilmeShrekéummistoderoman-tismocommodernismo.

e)Fiona representa,segundoo texto,uma típicaheroínaromântica,jáqueassumeumapostura"duronaeavessaàsdemonstraçõesdecarinho[...]"

04)Brasil

O Zé Pereira chegou de caravela E perguntou pro guarani da mata virgem – Sois cristão? – Não. Sou bravo, sou forte, sou filho da Morte Teterê tetê Quizá Quizá Quecê! Lá longe a onça resmungava Uu! ua! uu! O negro zonzo saído da fornalha Tomou a palavra e respondeu – Sim pela graça de Deus Canhem Babá Canhem Babá Cum Cum! E fizeram o Carnaval.

(OswalddeAndrade)

NessepoemadomodernistaOswalddeAndrade,pode-seidentificar:

a)aincorporaçãodeelementosdaculturaafricanapelosportugueses.

b)ocontatoentreelementosdasculturasitalianaebrasileira.

c)aincorporaçãodeelementosdaculturaindígenapelosportugueses.

d)ocontatoentreelementosdasculturasasiáticaebrasileira.

e)aincorporaçãodeelementosculturaisdiversosformandoaculturabrasileira.

05)After reading the text "Struggling Automak-ersFindOpenRoadinBrazil",it'spossibletoconcludethat:

a)ToyotaisbuildingitssecondBrazilianfactoryfor600 millionnewcars,duein2012.

b)in 2012 Hyundai will sell cars on line toChina'sCheryAutomobileCo.Ltd

c)CarcompaniesmayfindthesolutionfortheircurrentprobleminBrazil.

d)Braziliancarmakersmayfindmanybrightspotsintheglobalautoindustry.

e)In 2003 Brazilian carmakers surpassedGermanyasNo4selling fourmillionnewcars.

06)DeacordocomotextoStruggling Automakers Find Open Road in Brazil, écorreto afirmarque:

a)OBrasilvendeucercade8bilhõesdecarrosem2009paraasuaclassemédia,aqualestáemexpansão.

b)Julian Semple é um consultor idoso queaindatrabalhaparaCarconAutomotive.

c)AToyotaseráasegundamaiorfabricantedecarrosdoBrasilaté2012.

d)Empresas asiáticas devem construir trêsnovas fábricas no Brasil e poderão vir afabricar mais de quatrocentos mil novoscarrosanualmente.

e)Asempresasasiáticasqueremcompartilharas suas estratégias de mercado com asgigantesVolkswagen,FordeGM.

07)Noparágrafo1odotextoStruggling Automakers Find Open Road in Brazil,encontramosotermo"ebbingdemand".Combasenasinformaçõesqueencontramosnotexto,épossíveldeduzirqueessetermoserefiraa:

a)umademandaemdeclínio.b)umademandacrescente.c)umademandaconfusa.d)umademandaembebida.e)umademandaestável.

08)Accordingtothetext"StrugglingAutomakersFindOpenRoadinBrazil",carmakersareinterestedinBrazildueto:

a)itsglobalrecessionanddeepunemployment.b)itsamplecreditforanexpandingmiddleclassonly.c)itslackoftaxlaws.d)itslargestsportingeventsannuallyheldinthecountry.e)therangeofgreatopportunitiesfoundinitnowadays.

09)As décadas de 1970 e de 1980 marcaram as grandes transforma-ções por que passaria a biologia com as descobertas da organi-zação do funcionamento e da variação do material genético dos seres vivos.

Desse conhecimento decorreram tecnologias que permitiram, a partir de organismos diferentes, novas combinações, em laboratório, de material genético estabelecendo-se, assim, um princípio de interven-ção humana capaz de, pela substituição das fronteiras naturais entre variedades de espécies e, potencialmente entre as próprias espécies, estabelecer fronteiras tecnológicas tendentes mais à uniformidade do que à biodiversidade característica do planeta.

(Disponívelem:<http://www.comciencia.br>.Acessoem:2010.)

Casovocêfosseescolherumailustraçãoparaumartigosobreostransgênicos,qualdasobrasdeMagritte(1896-1967),umdospin-toressurrealistasmaisimportantesdahistória,vocêescolheria?

Struggling Automakers Find Open Road in BrazilThere aren't many bright spots in the global auto industry – so

when carmakers find one, they go all in. With ebbing demand in the United States, and subsidies propping up Japan's industry set to expire, the real bright spot is Brazil. In 2003 the country was the world's 10th -largest car market; this year it is on pace to surpass Germany as No. 4. By 2014, demand is forecast to hit 4 million new cars per year. Sensing opportunity, Asian auto companies are leading a surge of investment. Toyota is building its second Brazilian factory for $600 million, due in 2012, the same year the country's first Hyundai-owned plant will come on line. China's Chery Automobile Co. Ltd. is also investing $700 million to open its first factory there. Together, the three plants will create more than four hundred thousand new vehicles a year.

The goal is to take market share from current giants like Volkswagen, Ford, and GM, which have themselves pledged to pour at least $8 billion into Brazil by 2015. In spite of the global recession, Brazil has had relatively low unemployment and ample credit for an expanding middle class, says Julian Semple, a senior consultant for Carcon Automotive, a Brazil-based consulting firm. Tax laws also favor setting up shop in-country, to avoid a 35 percent federal tax on most imports. And hosting the world's two largest sporting events, the 2014 World Cup and 2016 Olympics – plus building the massive in-frastructure projects they require – is a near-guarantee of continued growth. For automakers, the road to recovery may run through Brazil.

(Disponívelem:<http://www.newsweek.com/2010/09/13/struggling-automakers-find-open-road-in-brazil.html>.Acessoem:13set.2010)

10)Romance XXI ou das ideias

A vastidão desses campos. A alta muralha das serras. As lavras inchadas de ouro. Os diamantes entre as pedras. Negros, índios e mulatos. Almocrafes e gamelas.

Os rios todos virados. Toda revirada, a terra. Capitães, governadores, padres intendentes, poetas. Carros, liteiras douradas, cavalos de crina aberta. A água a transbordar das fontes. Altares cheios de velas. Cavalhadas. Luminárias. Sinos, procissões, promessas. Anjos e santos nascendo em mãos de gangrena e lepra. Finas músicas broslando as alfaias das capelas. Todos os sonhos barrocos deslizando pelas pedras. Pátios de seixos. Escadas. Boticas. Pontes. Conversas. Gente que chega e que passa. Easideias.

(CecíliaMeireles)

ORomance XXI ou das ideiasfazpartedoRomanceirodaInconfidênciadeCecíliaMeireles.Opoematrata,deformabelíssima,doambientefísico,econômicosocialeideológi-codeOuroPreto,naépocadoouroedoBarroco.

Identifique,dentreascincoalternativasabaixo,aquelaqueexemplifica,nocampodasartesplásticas,aestéticabarroca:

11)Leiaatentamenteotextoabaixoeassinaleentreasalter-nativasabaixoaquela(s)considerada(s)verdadeira(s)noquetangeaotextoeàscondiçõesatuaisdapopu-laçãoindígenanoBrasil.

Boa parte dos textos históricos e literários que têm o índio como personagem reforça apenas aspectos folclóricos de sua cultura, tratando-os como irmãos estranhos. A imagem do índio continua a ser idealizada, longe de expressar uma realidade marcada pela misé-ria, pela doença, pelo alcoolismo, pelo duro trabalho como bóia-fria e pela tentativa de adaptação a vida dita civilizada. Depois de tanto tempo, o índio continua a ser considerado como outro, julgado pelos valores do homem branco.

(CARNEIRO,MariaLuizaTucci.O racismo na História do Brasil:Mitoerealidade.2005,p.9-10.)

I. OEuropeuquechegouaoNovoMundo,apesardeconvivercomasideiasdohumanismo,nãosoubeconvivercomaquelequeeraconsideradodiferente.Assim,oshabitantesdaAméricaforamporelevistosoracomoexótico,oracomoinfiel,etratadoscomopovosbárbaros.

II.Nos textos literários do século XIX, escritores ro-mânticoscomoJosédeAlencaridealizavamoíndio.NafiguradePeri e Iracema, temos,porexemplo,protagonistas que caracterizam um índio bom eingênuo.

III.AcolonizaçãodoterritórioamericanopelosEuropeuspromoveuumviolentoextermíniofísicodaspopula-çõesindígenasamericanas,comotambémaparcialeliminaçãodesuaculturapelaaçãodacatequese,daescravizaçãoedamiscigenação.

IV.AConstituiçãoFederalBrasileirade1988reconheceaosíndiossuaorganizaçãosocial,costumes,línguas,crenças e tradições. No entanto, não reconheceseusdireitosorigináriossobreasterrasquetradicio-nalmenteocupam,sendoqueasnaçõesindígenassomenteexercemodireitosobreessasmediantesuacompra,cabendoaoEstadoasriquezasdosolo,doslagosedosriosnelaexistentes.

V.Segundootexto,ahistoriografiaealiteraturapro-moveramadissipaçãodasimagensesteriotipadaseidealizadaspeloseuropeusnoséculoXIXemrelaçãoaospovosindígenas,estandoessesnaatualidadetotalmenteintegradosàpopulaçãobrasileiranoqueconcerneàsquestõespolíticaeeconômica.

Está(ão)correta(s):

a)SomenteasafirmativasI,IVeV.b)SomenteasafirmativasI,IIeIII.c)SomenteasafirmativasI,IIIeV.d)SomenteasafirmativasI,IIeIV.e)Todasasafirmativas.

12)Após a Independência, os homens brasileiros maiores de 25 anos, com certa renda anual, podiam ser "votan-tes", isto é, eleitores de segundo grau. Em geral, trinta votantes escolhiam um eleitor de primeiro grau, o qual, dispondo do dobro da renda anual dos votantes, podia eleger e ser eleito vereador, deputado ou senador.[...]Se dispusessem da renda mínima exigida, os analfabe-

tos e os ex-escravos (ao contrário do que definia a legis-lação dos estados sulistas norte-americanos) também estavam aptos a eleger-se para o posto de vereador e habilitar-se como eleitores de segundo grau. Além disso, fraudes permitiam que indivíduos mais modestos fossem reconhecidos como votantes a fim de eleger os proprie-tários de suas terras no escrutínio de primeiro grau.

(HALENCASTRO,LuizFelipede.A vida privada e ordem privada no império.In:Históriadavidaprivadano

Brasil;2.p.21).

Otextorefere-seàConstituiçãoBrasileirade1824,es-pecialmentenoqueconcerneaoexercíciodovoto.Leiaatentamenteasquestõesabaixo,considerandootextoeosseusestudossobreodireitoaoexercíciodovotonoBrasil,diferentementedaCartade1824,eescolhaentreasalternativasaúnicacorreta.

a)AConstituiçãoBrasileirade1891,aprimeirarepubli-cana,determinavaqueovotonãoseriamaisestabe-lecidopelarenda(votocensitário)estabelecendoodireitodevotoatodososhomensbrasileirosmaioresde21inclusiveosanalfabetos.

b)A Carta de 1824 estabelecia que quatro poderesgovernariam o Brasil: o Executivo, o Legislativo, oJudiciárioeoModerador,sendoesteúltimoexercidoexclusivamentepeloImperadoreoPrimeiroMinistro,cargoocupadoporumdossenadoresvitalíciosqueeraeleitopeloparlamento.

c)As fraudes eleitorais a que o texto se refere foramconstantestambémaolongodoSegundoReinado,podendo-secitarcomoexemploaschamadaselei-çõesdoCacete,em1840,ondetantoliberaiscomoconservadores,alémdousodaviolênciafísica,lan-çarammãodediversostiposdefraude,comournastrocadaseresultadosalterados.

d)OplenoexercíciodovotofemininonoBrasilficoues-tabelecidosomenteatravésdaConstituiçãoBrasileirade 1988, vigente até os dias atuais, onde tambémreceberam o direito facultativo ao voto os jovensmaioresde16anos.

e)Odomíniopolíticodosgrandesproprietáriosdeterrassobreovotodosindivíduosmaismodestosmante-ve-seapenasduranteoImpérioBrasileiro,jáquenaprimeiraconstituiçãorepublicanaovotopassouasersecreto,impedindoseucontroleporpartedaselitesproprietárias.

13)OhistoriadorNicolauSevcenko,emumainteressanteanálisesobreos fatoresquedeflagaramaRevoltadaVacinanoRiodeJaneiroem1904,dizsobreacidade:A cidade era foco endêmico de uma infinidade de mo-léstias: febre amarela, febre tifóide, impaludismo, varíola, peste bubônica, tuberculose, dentre outras. Destas, a febre amarela e a varíola eram as que ceifavam o maior número de vidas. A febre amarela e a varíola, em par-ticular, manifestava toda a sua violência para com os estrangeiros e migrantes de outros estados. Sua fama era internacional, sendo o Rio de Janeiro conhecido no exterior, por sua causa, como "o túmulo dos estrangei-ros.

(SEVCENKO,Nicolau.A revolta da vacina.SãoPaulo:Scipione,1993.)

Na atualidade, o Aedes aegypti está em evidênciaporserovetorurbanoda febreamarelae tambémtransmissordadengue.Emrelaçãoàrevoltadavacina(1904)etambémàsepidemiasqueassolavamoBrasilnaatualidade,considereasproposições:

I. AsepidemiasqueassolaramacidadedoRiodeJaneironoiníciodoséculoXXforamalvodeinter-vençõesmédicohigienistasquevisavamsanearacidadeetransformá-lanocartãopostaldevisitasdoBrasil.

II.Noquedizrespeitoaocontroledadenguenaatuali-dadetambémpodemosafirmarumaaçãoporpartedasautoridadesnosentidodeorientarapopulaçãoparaevitardeixaráguaparadaem locaisondeomosquitopossadepositarsuaslarvas.

III.Existem diferentes tipos de vírus de dengue noBrasil.Adenguepodeseagravarsealguémquejáficoudoenteforcontaminadocomumtipodife-rente.Háoriscodadenguehemorrágica,versãoletaldadoença.Nomapa,asáreasemamarelodemonstramos locaisdemaior riscodadenguehemorrágica.

IV.DuranteaRevoltadaVacina (1904)apopulaçãorevoltou-sepoisnãoaconteceuumesclarecimentosobreanecessidadedetomarvacinacontraavarí-olaetampoucodereceberosagentesdavigilâncianassuascasasparaverificaraexistênciadefocosdomosquito transmissorda febreamarela.Hoje,

15)ASociologiaéumaciênciamodernaquesurgeesede-senvolvejuntamentecomoavançodocapitalismo.Nessesentido,refletesuasprincipaistransformaçõeseprocuradesvendarosdilemassociaisporeleproduzidos.Sobreaemergênciadasociologia.

Considereasafirmativasaseguir.

I. ASociologiatemcomoprincipalreferênciaaexplica-çãoteológicasobreosproblemassociaisdecorrentesdaindustrialização,taiscomoapobreza,adesigualda-desocialeaconcentraçãopopulacionalnoscentrosurbanos.

II.ASociologiaéprodutodaRevolução Industrial,porrefletirsobreatransformaçãodeformastradicionaisdeexistência social e as mudanças decorrentes daurbanizaçãoedaindustrialização.

III.AemergênciadaSociologiasópodesercompreendidaseforobservadasuacorrespondênciacomocienti-ficismoeuropeuecomacrençanopoderdarazãoedaobservação,enquanto recursosdeproduçãodoconhecimento.

IV.ASociologiasurgecomoumatentativaderompercomastécnicasemétodosdasciênciasnaturais,naanálisedosproblemassociaisdecorrentesdasreminiscênciasdomododeproduçãofeudal.

Estãocorretasapenasasafirmativas:

a)IeIII.b)IIeIII.c)IIeIV.d)I,IIeIV.e)I,IIIeIV.

16)A sociedade não é simples soma de indivíduos, e sim sistema formado pela associação, que representa uma realidade específica com seus caracteres próprios. Sem dúvida, nada se pode produzir de coletivo se consciências particulares não existirem; mas esta condição necessária não é suficiente. É preciso ainda que as consciências estejam associadas, combinadas, e combinadas de determinada maneira; é desta combinação que resulta a vida social e, por conseguinte, é esta combinação que a explica. Agregando-se, penetrando-se fundindo-se, as almas individuais dão nascimento a um ser, psíquico se quisermos, mas que constitui individualidade psíquica de novo gênero.

(DURKHEIM,Émile.As Regras do Método Sociológico.)

O trecho extraído mostra o conceito de "consciênciacoletiva".AssinaleaúnicaquestãocorretaemrelaçãoaoconceitodeÉmileDurkheimsobre"consciênciacole-tiva".

a)Aconsciênciacoletivaéformadaapartirdosomatóriodeideiaseconceitosindividuais.

b)Aconsciênciacoletivaéformadaapartirdosvaloresda classe dominante, que são universalizados paratodasociedade.

c)Consciência coletiva é uma ação cujo significado,subjetivamenteatribuídopelosujeitoousujeitos,temcomoreferênciaacondutadosoutros,orientando-seporestaemseudesenvolvimento.

osveículosdecomunicaçãocumpremessepapelinformativo.

V.Enquanto a febre amarela não possui vacina, de-pendendo,pois,deumaaçãoefetivadeeducaçãodapopulaçãocomrelaçãoaocontroledosfocosdomosquito,adenguepossui,facilitandoaprevençãodadoença.

Está(ao)correta(s):

a)SomenteasafirmativasII,IVeV.b)SomenteasafirmativasIeIII.c)SomenteasafirmativasIIeV.d)SomenteasafirmativasI,IIeIV.e)Todasasafirmativas.

14)Observeatentamenteosgráficos indicativosdapes-quisaestimuladafeitapeloinstitutoDatafolhade20a23/7/2010,emque foramouvidos10.905eleitoresedepoisassinalearespostacorreta:

a)Osdadosmostramqueosbrasileirosjádecidirampelacandidaturadacandidataapoiadapelogoverno,DilmaRoussef,independentedaregiãobrasileira.

b)OsdadosapontamqueamaioriadoseleitoresnoNorteenordesteindicamquevotarãoemJoséSerraenquantooseleitoresdoSuleSudestedãoprefe-rênciaàcandidataDilmaRoussef.

c)A candidata Marina Silva aparece sem qualquerexpressividade no Sudeste, afinal as áreas maisurbanizadas do Brasil não se identificam com aspropostasdoPartidoVerde.

d)Podemosconcluirqueosdadosforammanipulados,afinalocandidatoJoséserraaparececomamaioriadasintençõesdevoto.

e)Apesquisadeintençãodevotorealizadapeloinsti-tutoDatafolhajogaluzsobraaforçapolíticadasle-gendasdoPSDBedoPTeexpõeamatrizgeográficadovotonacional.

10

d)A consciência coletiva é uma condição fundamentalparaaorganizaçãosocial,poisaconsciênciacoletivaé,emsíntese,aconcepçãodurkheimianadaorganizaçãosocial.

e)Aconsciênciacoletivanãodeterminaaexistênciadoshomens,éaexistênciasocialquedeterminaasuacons-ciência.

17)A história dos esforços humanos para subjugar a natureza é também a história da subjugação do homem pelo ho-mem.

(HORKHEIMER,Max.Eclipse da razão.RiodeJaneiro:EditorialLabordoBrasil,1976,p.116.)

Sobreatécnicaesuasimplicações,écorretoafirmar:

I. Tecnocraciasignificaopoderdostécnicosedatécnicanumaorganizaçãosocial.Ora,numacivilizaçãocienti-ficistae tecnicista,apalavrafinalésempredadapelaautoridadedoespecialista,pelo"técnicocompetente".

II.Odesenvolvimento técnicoecientíficoéaexpressãodoidealismoplatônico,queculminanoIluminismodoséculoIII.

III.DiferentementedaIdadeModerna,emqueabuscaéumsaberativo,ouseja,umconhecimentocapazdeatuarsobreomundoparatransformá-lo,naAntiguidadeenaIdadeMédiaosabereracontemplativo,istoé,voltadoparaacompreensãodesinteressadadarealidade.

IV.Osurgimentodoproletariadoéconcomitanteaonasci-mentodasfábricas;nosistemafabril,ostrabalhadores,desprovidosdosmeiosdeprodução,vendemsuaforçadetrabalhoaoempresário,que,porsuavez,visandoaolucro,vendeosprodutosdaatividadedosproletárioseassimsurgeotrabalhoalienado,segundoMarx.

V.A chamada sociedade moderna é marcada pela am-pliaçãodosserviços,oenfoqueantesdadoàproduçãoagrícolapassagradativamenteàinformaçãoeaocon-sumo;modosmaisflexíveisdetrabalhosedesenvolvemconstantementefavorecidospelatecnologiadainforma-ção.

Assinaleaalternativaquepossuiasafirmaçõesverdadei-ras.

a)III,IVeVb)II,IVeVc)II,IIIeIVd)I,II,IVe)I,III,IVeV

18)Sobreosprincipaisconceitosdosteóricosclássicosdaso-ciologiaeosconflitosentreocidadãoeoEstadomoderno,podemosafirmarque:

I. SegundoKarlMarx,oEstadoéuminstrumentocriadopelaburguesiaparaocultarasdesigualdadessociais.

II.SegundoMaxWeber,oEstadoéumaorganizaçãosocialquetemomonopóliodopoderedetémaautoridadelegítimadousodaforçafísica.

III.O estado moderno não conseguiu gerar as condi-ções necessárias para o bem-estar da sociedade,consequentementealgunscidadãosseachamnodireitodesonegarimpostos.

IV.Acargatributáriadosestadosmodernoséconsiderada

elevada,eoscidadãosnãotêmrecebidoretornoproporcionalemformadebenefíciossociais,oquetemaumentadoodescontentamentoeacir-radoosconflitos.

V.KarlMarxeMaxWeberconcordamqueogovernodizrespeitoaumgrupodepessoascujamaioriaécorruptaequeoprimeopovo,enquantoqueoestadoéformadoporumconjuntodepessoasinteressadasnobemcomum.

Assinaleaalternativacorreta:

a)I,IIIeV.b)III,IVeV.c)I,IIeIIIeIVd)I,IIeV.e)Todasestãocorretas

19)Assinaleafrentedecadaumadasseguintesfrasesoseuvalordeverdade(utilizeapenasVouF).

( )A filosofia não é um conjunto de conheci-mentosprontos,nãoéumsistemaacabado,fechadoemsimesmo.

( )Afilosofiaexigeumaatitudereflexivaquepro-curapensarosacontecimentosalémdesuapuraaparência.

( )Afilosofiapodesevoltarparaqualquerobjetodeestudo.

( )A filosofia não provoca um certo incômodoporquenãoquestionaonossomododeser,eaexistênciadomundoedetudoqueexiste.

( )Oobjetivodasdiscussõesfilosóficasnãoéverquemganhaadiscussão.

( )Areflexãofilosóficaprecisaserséria,desinte-ressada,coerenteeabrangente.

a)V,V,V,F,V,Vb)V,V,F,F,F,Vc)F,F,V,V,V,Fd)V,V,V,V,F,Fe)F,V,F,V,V,V

20)SobreMaquiavel,écorretoafirmar:

I. Objetividadehistóricaerealismopolíticoconsti-tuemcaracterísticasdaobradeMaquiavel,oqual,porumlado,sevoltaparaahistória,procurandoencará-lanasuaobjetividade,noseufundamentopermanente,e,poroutro,observaarealidadepo-líticaqueorodeiaeavidasocialnasuaefetivaçãodefato.

II.Atarefapolítica,deacordocomMaquiavel,justifi-ca-seporsi,pelaexigênciaquelheéinerentedereconduziroshomensaumaformadeconvivên-ciaordenadaelivre,eencontraosseuslimitesnapossibilidadedeêxitodosmeiosempregados.

III.Maquiavel,apesardeseroresponsávelpelaau-tonomiadaciênciapolítica,nãosedesligoudaspreocupaçõespredominantementefilosóficasdapolíticanormativadosgregosnemsedesvinculoudamoralcristã.

IV.Apolíticaeamoralnãosãodiferentes,poisoqueéimoraldopontodevistadaéticaprivadatambémoénopúblicoenopolítico.

11

V.Opolíticonãodeveafastar-sedobem;deve,porém,saberusardomalquandonecessário.

Aalternativaquepossuiasafirmaçõesincorretasé:

a)IIIeIVb)IIeIIIc)II,IIIeVd)IeIVe)I,IIeV

21)OséculoXVIIIéconhecidocomoSéculodasLuzes,Ilu-minismoou Ilustração. Comoasprópriasdesignaçõessugerem, o que caracteriza esse movimento de ideiaséavalorizaçãodohomemeadefesadaautonomiadarazãoemfacedosargumentostiradosdaautoridadeedatradição.

SobreoIluminismo,assinaleabaixoaalternativacorre-ta.

a)Podemos falar do Iluminismo como um movimentoabsolutamentehomogêneo.QuandofalamosemIlumi-nismo,portanto,estamosnosreferindoaumadoutrinasistemáticasuscetíveldeserexpostacomoumtodounoecoerente.

b)EssemovimentodeideiasocorreuapenasemumpaísdaEuropa,aFrança.SeusrepresentantesmaioressãoVoltaire,Dideroteosenciclopedistas.ApublicaçãodaEnciclopédiacaracterizou-sepelaerudiçãocomqueseus verbetes foram escritos, o que inviabilizou suadivulgação.

c)EssemovimentosedifundiuemváriospaísesdaEu-ropa,englobandoumagrandevariedadedeescolasepensadores.Achamo-nosdiantedeummovimentodeideiasquesemanifestaatravésdeumagrandevarieda-dedeobrasdistintasque,noentanto,participamdeummesmo"espírito"comumedeumamesmaatmosferacultural.

d)Paraosfilósofosdasluzes,háapenasumaautoridadequenãopodeserregidapelosdomíniosdarazão:aesfera moral, pois é ela a principal responsável pordirigireorganizaravidaemsociedade,sendofunda-mentadanãonarazão,masnosprincípiosdaliberdade,fraternidadeeigualdade.

e)Novosdomínios,novosterritóriosvãosendodescober-tospelaIlustraçãonomapadosaber.Aatençãodosfilósofossevoltaparaestemundo,aimanênciareligiosacedelugaràtranscendênciadarazão.

22)Há,pelomenos,umpontoemcomumentreasteoriascontratualistasdeHobbes,LockeeRousseau indicadonumadasalternativasabaixo.Assinale-a.

a)OEstadoéamelhormaneiradedirimirosconflitossociaiseademocraciaconsistenamelhor formadegovernoporquepermitequetodososatoressociaisparticipemdogoverno.

b)ParaRousseau,ademocraciaéomelhorsistemaparagrandespaíses,poisseusistemarepresentativoper-mitequeoscidadãostenhamcontatodiretocomseusrepresentantes.

c)Osoberanotemautonomia,segundoRousseau,paraagiràmargemdalei,desdequesetratedeumaques-tãoimportanteparaamaioriadapopulação.

d)O pacto social para Hobbes legitima a liberdadenaturalefazcomqueoshomenspossamdesfrutarao máximo a liberdade sem serem coagidos poroutroindivíduo.

e)O medo que rege as ações humanas, segundoHobbes,noestadodenaturezanãoéextenuadoouelididonasociedadedecontrato.Anaturezadohomempermaneceamesma.

23)Os abalos sísmicos, ou terremotos, são fenômenos naturais que podem ser causados por falhas geoló-gicas, vulcanismos e, principalmente, pelo encontro de diferentes placas tectônicas. A maioria dos abalos sísmicos é provocada pela pressão aplicada em duas placas contrárias. Portanto, as regiões mais vulneráveis à ocorrência dos terremotos são aquelas próximas às bordas das placas tectônicas. Na América do Sul, os países mais atingidos por terremotos são, o Chile, Peru e Equador, pois essas nações estão localizadas numa zona de convergência entre as placas tectônicas de Nazca e a Sul-Americana.

O território brasileiro está situado no centro da placa Sul-Americana, no qual ela atinge até 200 quilômetros de espessura, e os sismos(abalos) nessa localidade, raramente possuem magnitude e intensidade eleva-das. No entanto, existe a ocorrência de terremotos no território brasileiro, causados por desgastes na placa tectônica, promovendo possíveis falhas geológicas. Essas falhas, causadoras de abalos sísmicos, estão presentes em todo o território nacional proporcionan-do terremotos de pequena magnitude, alguns deles, considerados imperceptíveis na superfície terrestre.

(Disponívelem:<http://www.brasilescola.com/brasil/ter-remotos-no-brasil.htm>.Acessoem:2010)

Combaseno texto,nosseusconhecimentosenasinformações contidas nos mapas, assinale o itemcorreto:

1�

a)NaAméricadoSultodosospaísesestãoemáreassujeitasàocorrênciadeabalossísmi-cos,sendoquenossituadossobreaplacadeNazcaaspossibilidadessãomaiores.

b)AáreadeconvergênciadasplacastectônicasquepodemocasionarterremotosnaAméricado Sul está localizada ao longo da porçãoorientaldocontinente.

c)O territóriobrasileiropodeserconsideradoumaáreatotalmenteestáveldopontodevistageológico,devidoàantiguidadedaformaçãodoseurelevoeestruturageológica.

d)Asalteraçõesnocomportamentoglobaldaatmosfera,ondeacontribuiçãodohomeméumfatoraserconsiderado,estádiretamenteligadoàocorrênciadeterremotosnoconti-nentesul-americano.

e)Os terremotos são provocados por forçasoriundasdointeriordoplanetaTerraepode-mosafirmarquenãoexistenenhumaáreato-talmenteestávelgeologicamentenaAméricadoSul.

24)OestudodadinâmicademográficadoBrasiléextremamenteimportanteparaoentendimentodas fases do crescimento populacional brasi-leiro.OBrasilpossuicercade192milhõesdehabitantes (estimativa do IBGE, 2010) o querepresentaumadasmaiorespopulaçõesabso-lutasdomundo,destacando-secomoaquintanaçãomaispopulosadoplaneta.Aolongodosúltimos anos, o crescimento demográfico dopaístemdiminuídooritmo,queeramuitoaltoatéadécadade1960.Em1940,o recensea-mentoindicava41236315habitantes;em1950,51944397habitantes;em1960,70070457ha-bitantes; em 1970, 93139037habitantes; em1980,119002706habitantes;efinalmenteem1991,146825475habitantes.

Observe as informações contidas nos gráficos, no texto eassinaleaalternativacorreta:

1�

a)Adinâmicadecrescimentodapopulaçãobrasileiraésempreconstanteaolongodotempo,principalmenteapósarealizaçãodoprimeirocensodemográficonoperíododoBrasilImpério.

b)OritmodecrescimentodapopulaçãobrasileiratemsuasmaiorestaxasdecrescimentoapósaSegundaGuerraMundial,devidoàreduçãosignificativadastaxasdemortalidadenoPaís.

c)Considerandoosdadosabsolutosdapopulaçãobrasileiranoscensosapartirde1940,podemosconcluirqueapopulaçãocresceuemritmoextremamentelento.

d)ApirâmideetáriadoBrasilem1960apresentaumaformaquedemonstrapredomíniodepopulaçãoadultaeelevadaexpectativadevidadapopulação.

e)Podemosafirmarquenãoexistenenhumarelaçãoentreocomportamentodataxadenatalidadeentre1960–2000eamudançadaformadapirâmideetáriabrasileiranessemesmoperíodo.

ACRE

PARANÁ

SANTA CATARINA

SÃOPAULO

RORAIMA

AMAPÁ

PIAUÍ

CEARÁRIO GRANDEDO NORTE

PARAÍBAPERNAMBUCO

SERGIPE

AMAZONAS MARANHÃO

RIO GRANDEDO SUL

RIO DE JANEIRO

ESPÍRITO SANTO

MINASGERAIS

BAHIA

PARÁ

RONDÔNIA MATOGROSSO

MATOGROSSODO SUL

GOIÁS

Brasília (DF)

ALAGOAS

Norte

Nordeste

Centro-Oeste

Sudeste

Sul

Regiões

25)Apopulaçãobrasileiraestádistribuídairregular-mentepeloterritórionacional.Existemregiõesmuitohabitadaseregiõesquasevazias.

AsregiõesmaispovoadasseencontramnafaixalitorâneaenasregiõesSuleSudestedoBrasil.

Maisdametadedosbrasileirosvivenazonaurba-na(cidade)eorestantenazonarural(campo).

Nasgrandescidades,osmoradoresdemaiorpoder aquisitivo constroem suas casas nosbairrosresidenciais,ondenãohápoluiçãonembarulho.

Jáapopulaçãodebaixarenda,procuraosbair-rosdeperiferia(ousubúrbios),ondealugarouconstruirébemmaisbarato.Muitasvezessuascasaslocalizam-seemáreasderisco,nasquaisacontecemdesmoronamentosquecausamdes-truiçãoemortes.

Leiaasopçõeseassinaleaalternativaemqueapareceminformaçõescorretas.

a)AsregiõesmaisurbanizadasdoBrasilcoinci-demcomasáreasdemenordensidadedemo-gráfica,devidoaosmaioresinvestimentosemelementosdeinfraestrutura,feitospeloEstadoepelosetorprivado.

b)As macrorregiões mais extensas territorial-mente,ouseja,comasmaioresáreas,sãoasquepossuemasmaiorespopulaçõesrelativaseconsequentementeasmaiorespopulaçõesabsolutas.

c)Asmetrópolesbrasileiras,tantoasnacionaisquantoasregionaisestãoassociadasàsáre-asdemaiorpopulaçãorelativaaolongodaporçãolestedoterritóriobrasileiro.

d)Adistribuiçãoirregulardapopulaçãobrasileirapeloseuterritórioéofatorresponsávelpelodesenvolvimentoelevadodetodasasmacror-regiõesbrasileiras.

e)AsregiõesSudesteeSuldoBrasilsãobas-tante desenvolvidas economicamente e so-cialmente,sendoassim,nãoexistemgrandesproblemasurbanosnessasáreas.

1�

26)"Os Transtornos Alimentares são definidos como desvios do comportamento alimentar que podem levar ao emagrecimento extremo ou à obesidade."

O excesso de peso tornou-se tão comum que acabou por transformar-se no mais grave problema de saúde pública do mundo, superando até mesmo a desnutrição e as doenças infecciosas. O estilo de vida sedentário e as dietas baseadas no alto índice de gordura e elevada densidade energética são apontados como as principais causas do aumento da obesi-dade, sobretudo se o obeso apresenta alguma predisposição genética ou tendência para engordar rapidamente quando exposto a fatores ambientais desfavoráveis. Através do índice de massa corporal (IMC), pode-se estimar a adiposidade e consequentemente, se uma pessoa está acima do peso ideal (obesa). A vantagem do uso do IMC é que seu cálculo é simples, rápido e não requer nenhum equipamento especial, porém, devido a sua simplicidade e por não levar em conta o porte da pessoa, entre outros, não pode ser considerado um meio livre de erros. O IMC também não pode distinguir as proporções de músculos, gordura, ossos e água no corpo. Portanto, seu uso não é recomendado para atletas e crianças, por exemplo. Apesar dessas desvantagens, o índice de massa corporal vem sendo usado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como ferramenta para estatísticas sobre obesidade no mundo.

Em se tratando de assuntos nutricionais, não só o excesso de peso tem preocupado as autoridades médicas. Nesta lista de transtornos alimentares, en-contram-se problemas tão graves quanto, como a bulimia e a anorexia, muito preocupantes nos dias de hoje devido aos altos índices de ocorrência. Ninguém se assusta quando ouve uma adolescente já aparen-temente magra recusar uma mordida no sanduíche da amiga dizendo estar de regime. O uso indiscriminado de inibidores de apetite tampouco gera reprimendas mais intensas. Esses comportamentos, porém, podem ser um sinal de alerta para um problema mundial que atinge 1% da população feminina entre 18 e 40anos e pode levar à morte. Mas que só agora começa a receber a atenção devida no Brasil. Os transtornos alimentares constituem uma verdadeira "epidemia" que assola sociedades industrializadas e desenvolvi-das acometendo, sobretudo, adolescentes e adultos jovens. Quais serão os sintomas dessa epidemia emocional? De um modo geral, o pensamento falho e doentio das pessoas portadoras dessas patologias se caracteriza por uma obsessão pela perfeição do corpo. Na realidade, trata-se de uma "epidemia de culto ao corpo". Eles fazem o paciente desenvolver uma relação doentia com a comida – ou empanturram-se com até 15mil calorias em uma única refeição para depois colocar tudo para fora (caso da bulimia) ou ficam dias sem comer (na anorexia). Os portadores da doença também desenvolvem uma obsessão pela forma física e distorcem a autoimagem a tal ponto que se sentem gordos mesmo estando com 38kg. O resultado é a paulatina deterioração física e mental, que começa com sintomas leves como queda dos cabelos até complicações cardiovasculares, renais e endócrinas graves que podem levar a morte.

(Disponívelem:<http://gballone.sites.uol.com.br/temas/alimen_inde.html>.<http://www.dietaesaude.org/calculo-imc-in-dice-de-massa-corporal.php>.<http://www.drauziovarella.com.br/IMC>.Acessoem:2010)

ComrelaçãoaotextoapresentadoeaocálculodoIMC(utilizandoafórmulaeatabelaemanexo),analiseasafirmativasaseguir,assinalandoacorreta.

I. Paraasautoridadesmédicas,ostranstornosalimentaresestariamrelacionadosaumabuscaincessantepelocorpo"perfeito"(cultoaocorpo),portantoapreocupaçãoenvolveriasomenteoscasosdeperdadepesodeformadescon-trolada,comonocasodaanorexia.

II.Ostranstornosalimentarestêmcomocausaseconsequênciasapenasproblemasfísicosenãopsicológicos,portantofacilmentetratadospormédicosespecialistasdasáreasemquestão.

III.Algumaspessoaspodemdesenvolverostranstornosalimentaresquandosesentemnaobrigaçãodetercorposper-feitos,extremamente"saudáveis",aindaqueparatalsesacrifiqueasaúdeeseubemestar.Istoocorreporque,nasúltimasdécadas,serfisicamenteperfeitotemseconvertidonumdosobjetivosprincipaisdassociedadesmodernas.Éumametaimpostapornovosmodelosdevida,nosquaisoaspectofísicopareceseroúnicosinônimoválidodeêxito,felicidadee,inclusive,saúde.

IV.DeacordocomocálculodoIMC,umapessoacom1,80dealturaepesando55kgjápossuiumvalorpreocupante(abaixodorecomendado)epoderiajáestarapresentandoumdostranstornosacimamencionados,comoaanorexia(perdaexcessivadepesopelanãoingestãodealimentos).

V.Condutasinapropriadasparacompensaraingestãoexcessivacomofimdenãoganharpeso,taiscomoousoex-cessivodemedicamentos(laxantes,diuréticos)evômitosautoprovocadospoderiamcaracterizarumindivíduocomanorexianervosa.

Estãocorretossomenteositens:

a)Todasasalternativasestãocorretas.b)I,II,IIIeIV.c)IIIeIV.d)III,IVeV.e)I,IIIeV.

1�

27)Uma guerra contra a morte

O Brasil é um imenso hospital, costumavam dizer os mé-dicos brasileiros do início do século XX. A frase, embora não totalmente correta (faltam-nos, pelo contrário, leitos hospitalares), reflete uma verdade que vem de longe. O que vemos no passado é uma longa luta contra a pobreza, o desconhecimento e as condições adversas para a prática médica. O Brasil sempre foi um país de muitas doenças, sobretudo doenças epidêmicas, várias delas trazidas pelos próprios colonizadores. [...] Hoje o Brasil enfrenta, entre outros, três grandes desafios, a Aids, o cólera e a epidemia de dengue, isto sem falar na velha praga da humanidade, a tuberculose. Esta era uma doença tão frequente que, no século XIX e em boa parte do século XX, era raro o poeta ou o artista que não a tinha. [...]

(Extraídoemodificadode:RevistaNossaHistória,EditoraVeraCruz(SãoPaulo).Ano2,n.21/julho.2005,p.14-19.)

Comrelaçãoaotexto,aosgráficosaseguireaosconhe-cimentosarespeitodasenfermidadesdestacadas,analiseasafirmativaseassinaleacorreta.

Gráfico 1

Gráfico 2

TAXA DE INCIDÊNCIA DE AIDS (POR 100.000 HABITANTES),SEGUNDO O ANO DE DIAGNÓSTICO

35,0

30,0

25,0

20,0

15,0

10,0

5,0

0,0

Brasil

ano de diagnóstico

taxa

de

inci

dênc

ia

1998

1999

2000

2001

2002

2003

2004

2005

2006

2007

2008

I. O texto destaca o desafio enfrentado pela medicinamoderna brasileira em controlar as doenças citadas,somentepeladificuldadeemsolucionarproblemasso-ciaiscomoapobrezaeafaltadeconhecimentossobreelas.Umavezsolucionadosessesproblemas,teríamosofimdasgrandesepidemiasnoPaís.

II.Dentreasdoençasdestacadas,encontram-seduasdeorigemviraleduasdeorigembacteriana,estasduasúltimas,portanto,passíveisdetratamentocomantibióticos.

III.Observa-senoGráfico01umaumentoconsiderávelnoscasosdedenguenoPaísnoanode2002eapósissoumaquedaconstanteatémeadosde2009.Issose deve principalmente ao fato da população seconscientizaremprevenirumadoençaqueatéentãonão dispõe de vacinas preventivas, dependendounicamentedaeducaçãodaspessoasemcontrolaros focosdereproduçãodoagentetransmissor,omosquitoAedes aegypti,evitandoáguaparada.

IV.DeacordocomoGráfico02,entreosanosde1998a2008,nãohouveumaumentosignificativodain-cidênciadoscasosdeaidsdiagnosticadosnoPaíscomoumtodo,apresentando-seumatendênciaàestabilização.Ográficonão identificadadosrefe-rentes aos casos diagnosticados entre os sexos,faixasetáriaseregiõesgeográficas,podendohaverdiferençasnuméricassignificativasdeacordocomaconscientizaçãoeeducaçãodapopulaçãocomrelaçãoaosriscoseàsprevenções.

V.Emrelaçãoàsquatroenfermidadesdestacadasnotexto,algumasatitudespoderiamreduzironúmerodecasos,nãoapontodeexterminá-las,masparaummelhorcontrole.Nocasodaaids,ousodepre-servativoseevitando-seapromiscuidade;ocólera,commelhorescondiçõesdesaneamentoehigiene,adengue,comocuidadodeevitaráguaparadaeousocontroladodeinseticidas;eatuberculose,comotratamentoadequadodospacientes,vacinaçãoeventilando-selugaresfechadoscomaglomeraçõesdepessoas.Muitasdasatitudesdependentesdapopulaçãocomoumtodoeoutrascomarespon-sabilidadedasautoridadescompetentes.

Estãocorretassomenteasalternativas:

a)Todasasafirmativasestãocorretas.b)I,II,IIIeV.c)II,III,IVeV.d)II,IVeV.e)I,IIeV.

28)O ano de 2010 foi batizado como o "Ano da Biodi-versidade". Em virtude disso, os países signatários da Organização das Nações Unidas (ONU) deveriam apresentar os esforços que realizam desde 2002 para conter a perda da biodiversidade em suas regiões. Os resultados não foram os esperados. Apesar dos esforços, diversas espécies continuam em sério ris-co de extinção, prejudicando assim a harmonia da natureza. [...] A atividade humana continua sendo a principal responsável por esta situação. Em nome do desenvolvimento o homem 'civilizado' desmata grandes áreas verdes, acabando assim com o habitat natural de várias espécies, contamina a água, reduzindo sig-nificativamente a quantidade e as espécies de peixes, e emite gases tóxicos que reduzem gradativamente a qualidade do ar.

(Disponívelem:<www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=48329>.Acessoem:2010.)

1�

ObserveestasequênciadeambientesnumeradosdeIaIV:

Considerando-seascaracterísticasdessesambientes,écorretoafirmar:

a)Osgrandescentrosurbanossãocaracterizadospelaexistênciadeumagrandebiodiversidadeepequenaproduçãodegasesrelacionadoscomoaquecimentoglobal.

b)Osbairrosresidenciaissãoosprincipaisresponsáveispelaemissãodegasesrelacionadoscomoefeitoes-tufa.

c)Os campos e pastagens são caracterizados pelaexistênciadecadeiasalimentarescomplexas,oqueimpedeoestabelecimentodeespéciesinvasoras.

d)Florestaspossuemumagrandebiodiversidade,sendoconsideradascomo"bancos"genéticosàdisposiçãodahumanidade.

e)Acapacidadedeproduçãodeoxigênioedeconsumodedióxidodecarbonoéidênticanosquatroambien-tes.

29)Aclamadomundoaforacomoograndevilãodoaqueci-mentoglobalealvodecampanhasepactosentrenaçõespara redução de sua emissão, o dióxido de carbono(CO2) pode ser um aliado da agricultura. PesquisasrealizadasemdiversasculturasnosEstadosUnidos,etambémnoBrasil,mostramqueaampliaçãodosníveisdegáscarbôniconaatmosferae, consequentemente,nasplantas,resultanoaumentodafotossíntese,devidoàpressãoexercidaporele.Muitospesquisadoressuge-remaosprodutores,inclusive,quecoloquemogásnoscondutoresdairrigaçãoparaquechegueatéàsplantas,já que a concentração próxima da superfície favorecesuaabsorção.Analiseográficoabaixo,emqueestãorepresentadosresultadosdaaplicaçãoedanãoaplicaçãodessemétodonumadeterminadaplantação.

6

4

2

0

foto

ssín

tese

horas do dia

6 8 12 16

legenda

com CO2

sem CO2

COMPARAÇÃO DA ATIVIDADE FOTOSSINTÉTICA EMPLANTAS CULTIVADAS COM E SEM CO2

Analisandoográficoeconsiderandooutrosconhe-cimentossobreoassunto,écorretoafirmarque:

a)aaplicaçãodeCO2retardaocrescimentoeode-senvolvimentodasplantas.

b)aatividadefotossintéticaindependedaconcentra-çãodeCO2edatemperatura.

c)aaplicaçãodeCO2emcamposdecultivoaumentaaprodutividade.

d)amaioratividadefotossintéticaocorrenashorasmaisquentesdodia.

e)aatividadefotossintéticaé idênticaemqualquerhoradodia.

30)No dia 20 de abril, uma explosão na plataforma da British Petroleum Deepwater Horizon, no Golfo do México, matou 11 pessoas e rompeu tubulações no fundo do oceano. Desde então, uma quantidade estimada entre 3 e 4 milhões de barris de petróleo vazou, fazendo deste o maior acidente ambiental da história dos Estados Unidos. Em 15 de julho, a petro-leira anunciou que o vazamento, enfim, foi estancado.(Veja.com)

Analisandootextoanterioreatabelaabaixo,assinaleaalternativacorreta:

a)acidentesambientaiscomoocitadoanteriormenteestãorelacionadoscomadependênciadafonteenergéticanãorenovável,eaprincipalsubstânciaquevazoufoioetanol,ouálcoolcomum.

b)Asubstânciaoctano(gasolina)éumderivadodopetróleo, e a quantidade de calor liberada pelacombustãode228gdessecombustíveléiguala11040KJ.

c)Acombustãode160gdegásmetanoliberacercade960kJdecalor.

d)Asreaçõesdecombustãosãoexotérmicaseapre-sentamentalpiadosprodutosmaiorqueaentalpiadosreagentes.

e)Considerandoqueumbarrildepetróleoapresentaumvolumeaproximadode159L,entãoaquanti-dadeestimadaemlitrosdepetróleoquevazouéiguala477000.

31)Em 17 de maio, Brasil, Turquia e Irã divulgaram acordo para a troca de 1200quilos de urânio levemente enri-quecido por 120quilos de urânio enriquecido a 20%. Celebrada pela diplomacia brasileira, a negociação foi desautorizada em poucas horas pela comunidade internacional, certa de que o esforço iraniano encobre seu real objetivo de construir a bomba e escapar às sanções econômicas.(Veja.com)

1�

ConsiderandoqueoUrânioéformadopelosisótoposU235eU238equeomaterialfíssiléoU235,equeoenrique-cimentonadamaisédoquesepararomaterialfíssildonãofíssil,assinaleaalternativaqueapresentaamassaemgramasdeU235queoBrasilforneceriaaoIrãseanegociaçãonãofossedesautorizadapelacomunidadeinternacional.

a)12000gb)96000gc)24000gd)120000ge)240000g

32)Apoluiçãotérmicaprovocadapelautilizaçãodeáguade riooumarpara refrigeração deusinas termoelé-tricasounuclearesvemdo fatodaáguaretornaraoambienteemtemperaturamaiselevadaqueainicial.Esseaumentode temperaturaprovocaalteração domeioambiente,podendoocasionarmodificaçõesnosciclosdevidaedereproduçãoe,atémesmo,amortedepeixeseplantas.Assinaleaalternativaquejustificaamortedepeixeseplantasemumriopelapossívelpoluiçãotérmica.

a)aquedadasalinidadedaáguaprovocadapelaadi-çãodesalnaáguadorio.

b)adiminuiçãodasolubilidadedooxigênionaágua,poisumaumentodetemperaturafazcomqueocorraadiminuiçãodasolubilidadedosgasesnaágua.

c)oaumentodapressãodevapordaágua,evaporandoassimtodaáguadorio.

d)oaumentodaacidezdaágua,devidoàmaiordis-soluçãodedióxidodecarbononaágua.

e)oaumentodamassadeoxigêniodissolvidanaáguadosrios.

33)Nessesúltimostempos,oefeitoestufatemaumentadodemaneiraaceleradaepreocupante,sendoesseefeitoatribuídoàquantidadedegáscarbônico liberadanaqueimadecombustíveisfósseisparaobtençãodeener-gia.Aseguirobserveoquadroabaixo,queapresentaasentalpias-padrãodecombustãoa25oCdealgunscombustíveis fósseis,comodometano,dobutanoedooctano.

metano CH4

butano C H4 10

octano C H8 18

16

58

114

COMPOSTO-FÓRMULAMOLECULAR

MASSA MOLAR(g/mol)

DH(kJ/mol)

–890

–2.878

–5.471

Conformeaumentaaconscientizaçãosobreosimpac-tosambientaisemrelaçãoaousodaenergia,aumentaaimportânciadesecriarempolíticasdeincentivoaousodecombustíveismaiseficientesemenospoluen-tes.Nessesentido,considerando-sequeometano,o

butanoeooctanosejamrepresentativamenteogásnatural,ogásliquefeitodepetróleo(GLP)eagasolina,épossívelconcluirque,dopontodevistadaquantidadedecalorobtidopormoldeCO2gerado,aopçãoemqueacombustãodocompostoqueprejudicarámenosomeioambienteé:

a)gasolinaegásnatural.b)gásnatural.c)GLP.d)GLPegasolina.e)gasolina.

34)ACopadoMundojáterminoueagora,nósbrasileiros,ficamosdeolhoem2014,poisoCampeonatomundialdefutebolserárealizadoaquinoBrasil.Essegrandeeventovaialavancarnossaeconomia,principalmentenaáreadaconstruçãocivil.Milharesdeturistasvisitarãonossascidades,afimdeacompanharemosjogos,enecessariamente novos prédios serão construídos,assim como novos estádios de futebol. Pensandonisso,podemosnosdepararcomquestõescientíficasinteressantes.ImagineumprédiocomaenvergaduradoEmpireStateBuilding(aproximadamente400mdealtura)sendoconstruídoparaacopadomundoequeacada100mdealturaa temperaturadiminui cercade 1oC. A quantidade de ar, vapor d'água e outroscomponentesdaatmosferadiminuemamedidaqueaaltitudeaumenta,fazendocomqueocalorsejamenosabsorvidonessasregiões.

Considerandooexpostoacimaeosconhecimentosdetermologia,assinaleaafirmativacorreta.

a)Comoatemperaturadabasedoprédioémaiorqueatemperaturadotopo,podemosconcluirqueexisteumacorrentedeardescendente,poisoarémaisdensonotopodoprédioqueemsuabase.

b)Seconsiderarmosumdiaemqueatemperaturanabasedoprédioéde35oC,entãoavariaçãodetem-peraturadabaseparaotopodoprédioéde4oF.

c)OcalordoSolchegaàTerraporirradiação,poissóesseprocessopodeocorrernovácuo,assim,essaenergiaéabsorvidapelaTerraedepoisliberadaporondasdecalor.Próximasaosoloexistemregiõescommaiorconcentraçãodoar,oquefazcomquefiquemmaisaquecidasdoqueasáreasmaisafas-tadasdosolo,ondeoarémaisrarefeito.

d)Oprocessodetransmissãodocalormaisintensonaatmosferaéacondução;poressemotivo,regiõesondeoarémaisdenso(basedoprédio)tornam-semaisquentes,eregiõesondeoarémaisrarefeito(topodoprédio)terãotemperaturasmaisbaixas.

e)Umcorpodemassa100gestánabasedoprédioeestá termicamenteequilibradocomoambiente,tendo temperatura de 38oC. Esse mesmo corpo,sendolevadoparaotopodoprédio,apósumtempoterátemperaturade34oC,porémsuaenergiainternanãosofreránenhumaalteraçãodesdeabaseatéotopodoprédio.

1�

35)Submarino classe typhoon – o mais poderoso submarino da frota Russa.

Para as pessoas que assistiram ao filme "A caçada ao outubro vermelho", ou "Hunt for red october", com Sean Connery e Alec Baldwin, puderam ver o, então, submarino russo mais poderoso já construído para a marinha russa. O tamanho e características de baixa detecção relacionada a ele o faziam uma das maiores dores de cabeça que o Pentágono teve durante a Guerra Fria.

Na verdade, o Typhoon é o maior submarino já construído em toda a história e foram construídos 6 submarinos dessa clas-se pelo estaleiro de Severdovinsk. Atualmente, apenas duas unidades desta classe permanecem operacionais após serem modernizadas em 2002.

A profundidade máxima é de 400metros, e sua velocidade, quando submerso, é de 50km/h e 25km/h, quando na su-perfície. Esses números são muito bons quando comparados com outros navios de sua categoria e são conseguidos usando 2reatores nucleares refrigerados a água que produzem 190MW e duas turbinas a vapor que produzem 50000HP de potência que movem duas hélices com 7pás.

(Disponívelem:<http://navalpowercb.blogspot.com/2006/06/submarino-classe-typhoon-tipo-941-o.html>.Acessoem:11

set.2010.)

Paraqueosubmarinopossaflutuarsobreaágua,emergirousubmergirénecessárioqueseupesosejamaior,menorouigualà"forçadeflutuação"(termoutilizadoparadenominarempuxo).Paracontrolaraflutuação,osubmarinopossuitanquesdelastroquepodemserpreenchidosdeáguaouar,dependendodanecessidade.

Considerandootextoeosseusconhecimentossobrehidrostática,podemosafirmarque:

a)O submarino Typhoon utiliza um geradordeenergianuclearqueconsegue transmitirintegralmentetodaenergiadonúcleoatômi-co para os motores do submarino, e assimproporcionar,aomesmo,umaautonomiadeváriosanos.

b)Parasubmergir,oTyphoonencheseus tan-quesdelastrocomáguaficandomaispesado,atéqueseupesofiquemaiorqueaforçadeempuxo,levando-oparabaixo.

c)Sabendoqueapressãoatmosféricaédaor-demde760mmHg,entãooTyphoon,quandosubmergir,teráumamaiorpressãosobresuaestrutura,quepoderáchegaraumvalormá-ximode1160mmHg.

d)Ossubmarinospodemvariarsuadensidademédiae,assim,submergir,emergirouflutuarsobreoudentrod'água.Quandoqueremsub-mergir,tornam-semenosdensosqueaáguafazendocomqueelaentreemseustanquesdelastros.

e)Paraquepossa funcionare terumagrandeautonomia,ossubmarinosTyphoompossuem2reatoresnucleares,porém,comoaenergiadonúcleoatômicoémuitointensa,osmotoresdasturbinasfuncionamrealizandoociclodeCarnot.

Camisa fresquinha

O suor esfria seu corpo ao evaporar da pele, mas a roupas retêm a umidade, elevando a tempe-ratura do corpo e fazendo com que você sue ainda mais. Para ajudar a solucionar o problema, fabricantes de artigos de vestuário estão lançando tecidos dota-dos de "gerenciamento de umidade", que eliminam o suor e secam rapidamente – e esse é apenas o começo do que está por vir em matéria de roupas de alta tecnologia.

Diversos fatores contribuem para aperfeiçoar te-cidos como o coolmax, da DuPont, e o moistex, da Asahi Kasei. Os fabricantes estão extrudando poliés-teres de alta tecnologia em fibras com baixo conteúdo de umidade – de até 0,5%, comparado aos 4% no nylon e aos 6 a 7% no algodão – que secam mais rapidamente. Novas técnicas de extrusão permitem que fabricantes produzam fibras com tessitura de aspectos incomuns que ajudam a eliminar o suor.

Para produzir roupas de inverno que dissipem a umidade mas retenham o calor, são utilizadas fibras ocas especiais, obtidas mediante processos de ex-trusão, que retêm o ar isolante. Algumas fabricantes dos chamados trajes de compressão, que ajudam a manter os músculos no lugar, também estão com-binando as fibras que eliminam umidade às fibras compressoras (em geral lycra), para que os trajes apertados não aqueçam excessivamente os atletas.

Apesar dos muitos avanços, os cientistas estão competindo para criar tecidos inteligentes que reajam efetivamente às mudanças climáticas – e jaquetas arejadas que subitamente se transformem em rou-pas à prova d'água quando atingidas por pingos de

1�

chuva. O truque está nas fibras condutoras feitas de polímeros dopados com aditivos, capazes de conduzir corrente elétrica. A chuva também alteraria a condutividade do tecido, causando o encolhimento dos dopantes e fechando, assim, os poros da roupa.

O desafio agora é o tecido suficientemente estável para sobreviver ao suor e resistente para sobreviver à máquina de lavar.

(FISCHETTI,Mark.RevistaScientificAmerican–Ano2–No18–Novembrode2003–Comofunciona–p.90-91)

36)Combasenotextoenosseusconhecimentosdetermologia,marqueaafirmativacorreta.

a)ONyloneoalgodãopoderãoserbonsmateriaisparafabricarroupasquetenhamafinalidadedereduziroaquecimentodocorpodeumatletaemcompetiçãooutreinamento,poispodemretirarosuordapeleesecarmaisrapidamentequeosnovospoliésteres.

b)Osuoréummecanismodecontroledatemperaturadocorpo,quandoosuorfunde-senapeleretiraenergiadocorponaformadecalorpermitindo,assim,queosatletasnãofiquemcomtemperaturastãoelevadas.

c)Algunsdosnovostecidosterãofibrasqueeliminamosuorrapidamente,porémemdiasfriospodemdeixarocorpomaisaquecido,poisasfibrasserãoocasparaqueoar,umbomcondutordecalor,dificulteapassagemdocalor.

d)Osnovostecidos,ditostecidosinteligentes,serãocriadoscomfibrasquefacilitemocaminhodosuordasuperfícieinterna(emcontatocomocorpo)paraasuperfícieexterna(emcontatocomoambiente),ondepodemevaporarmaisrapidamente.

e)Oaltoconteúdodeumidadedosnovostecidosvaigarantirqueosuorfiquemaistempoemcontatocomocorpoeassimretireumagrandequantidadedeenergianaformadecalor,esfriandoocorpodosatletas.

Tornozeleira eletrônica

Uma das maneiras de monitorar os presos em regime semia-berto é utilizando a tornozeleira eletrônica.O rastreamento do preso com tornozeleira eletrônica é feito por meio de um aparelho de telefone fixo instalado na residência do condenado. A tornozeleira funciona 24 horas, mandando mensagens exatas da localização do preso e de onde ela esteve. Qualquer tentativa do preso de retirar a tornozeleira, o sistema também é acionado. A comunicação entre a tornozeleira e o telefone fixo pode ser feita por meio de ondas eletromagnéticas (de mesma natureza da luz).

Até a primeira semana de outubro começam os testes com as tornozeleiras eletrônicas para monitoramento de presos em

SC. As cidades escolhidas foram Itajaí, São Miguel d'Oeste, Chapecó, Joinville, Rio do Sul, Curitibanos e Florianópolis.

(Disponívelem:http://wp.clickbs.com.br/ita-jai/2010/09/13.Acessoem:11set.2010.)

�0

37)Combasenotextoenosseusconhecimentosquecer-camessatecnologia,assinaleaopçãocorreta.

a)esse sistema de monitoramento não poderia serutilizado na lua , por exemplo, pois a onda eletro-magnéticanecessitadeummeiomaterialparasuapropagação.

b)acomunicaçãoseriamaisrápidaentreatornozeleiraeotelefonefixosefossefeitaporondasmecânicasdotiposonora,porexemplo.

c)seodetentomergulharemumapiscina,acomunica-çãoatravésdasondaseletromagnéticasficarámaisrápida,poisquantomaisrefringenteforomeiomaiorseráavelocidadedaondaeletromagnética.

d)independentementedomeioporondeaondaeletro-magnéticaatravessar,asuavelocidadeserásempreamesmaquenovácuo.

e)avelocidadedepropagaçãodaondaeletromagnéticaemitidapelatornozeleiradependedomeiodepropa-gação.

Abaixo a crueldade humana

Novas leis procuram atenuar os maus tratos impostos aos animais confinados, principalmente aqueles que fazem parte do nosso cardápio.

Uma lei aprovada nos Estados Unidos há dois meses dá sinais de que está em curso uma mudança nas relações dos seres humanos com os animais. Ela determina que os frangos criados no estado de Ohio tenham um mínimo de espaço para abrir as asas e ciscar o chão. A lei pode parecer excêntrica – afinal, esses são comportamentos instintivos da espécie. Ocorre que em toda granja avícola moderna os frangos são confinados em lugares apertados, sem espaço para se movimentar. As galinhas poedeiras permanecem espremidas em gaiolas e, frequentemente, têm o bico cor-tado para não se bicarem. A União Europeia se sensibilizou com o assunto e quer abolir o uso de gaiolas na criação de frangos e galinhas a partir de 2012.

(Veja–edição2181-08set.2010)

38)Dentre as alternativas abaixo. Quais as dimensõesmínimasdeumgalpãoretangularsuficienteparaaco-modar2000galinhaspoedeirascomascondiçõesdeconfinamentodescritasnotexto?

a)10m.8mb)14m.10mc)9m.10md)15m.11me)13m.10m

39)

Aleatório é o Diabo!

No I-pod, chama-se shuffle. Em outros aparelhos, é ran-dom. Segundo o Oxford Universal Dictionary, shuffle significa "a mudança de uma posição para outra, um intercâmbio de posições". Embaralhar as cartas pode ser o ato de "shuffling playing cards". Já random é algo "não levado ou guiado numa direção precisa; sem propósito ou meta".

Como sabem todos os que operaram um aparelho de som nos últimos vinte anos, as duas palavras denominam aquela função que, uma vez acionada num CD ou Mp3 player, faz as músicas serem tocadas não na ordem em que estão dispostas no disco, mas – ham, ham – ao acaso.

[...]Tenho em meu I-pod algo em torno de seis mil músicas.

Como explicar, senão pelas artimanhas desses Sacis eletrô-nicos, que, em meia hora, o shuffle escolha cinco músicas que eu escutei sem parar durante uma viagem à Bahia, em 1996? Ou que, numa corrida na esteira, de quarenta minu-tos, ele toque três versões de LikeaRollingStone, uma do Bob Dylan, uma do Hendrix, outra dos Stones? São seis mil músicas! Só uma mão oculta e idiossincrática seria capaz de tais seleções [...]

Já disse alguém por aí: "coloca seu I-pod no shuffle e te direi quem és". Mentira. Essa falsa aleatoriedade é o gosto do microssaci, não o nosso. Acho que os gênios das ciências exatas deveriam se juntar aos rabinos cabalistas para estudar shuffles e randoms. Talvez, como acreditam esses hebreus matemáticos, as respostas sobre Deus estejam de fato por trás das letras de Yahveh. Mas o diabo se revela, não tenho a menor dúvida, é entre as músicas de um I-pod.

(PRATA,Antônio,Disponívelem:<http://blogs.esta-dao.com.br/antonio-prata/aleatorio-e-o-diabo/>.Acesso

em:13set.2010)

�1

Deacordocomoblogueiro,o"saciminúsculoquemoranointeriordosmicrochipes"éoresponsávelpelaaleatoriedadedasmúsicasemaparelhoscomooIpod.Eleafirmatambémqueduranteumacorridanaesteira,o"saci"selecionounoseuIpod,nasequência,trêsversõesexatamentenaquelaordem,de Like a Roling Stones,umadeBobDylan,umadoHendrixeoutradosStones.

Aprobabilidadedissoteracontecidoexatamentenaquelaordem,noseuaparelhofoide,aproximadamente:

(Obs.:Considerequeumamúsicajátocadapossaserrepetida).

a)4,6.10–12

b)4,6.10–9

c)4,6.10–10

d)4,6.10–8

e)4,6.10–11

40)Aapresentaçãodeumshowmusical,lotouumaáreasemicircularde100mderaio.

O número de pessoas presentes, consi-derando-seumamédiade3pessoaspormetroquadradofoiaproximadamentede:

a)94.200b)47.100c)31.400d)15.700e)23.550

��

��

��