simulado cfosistema.unicursos.com.br/uploads/c77ee81054ee1e1bf7bcf7b4ddc68b… · 3 sociologia 01....

23
SIMULADO CFO – 18/06/2017 INSTRUÇÕES NOME: ____________________________________________ RG.: ___________________ 1. Escreva seu nome, de forma legível, nos locais indicados acima. 2. O CARTÃO DE RESPOSTAS não será substituído e deve ser assinado. 3. DURAÇÃO DA PROVA: PARTE 1: 4H (quatro horas), incluído o tempo para preenchimento do CARTÃO DE RESPOSTAS. PARTE 2: 2H (duas horas), incluindo a transcrição da redação para a folha oficial. 4. Neste caderno, as questões estão numeradas de 1 a 80, seguindo-se a cada uma 5 (cinco) opções (respostas), precedidas das letras a, b, c, d e e . 5. Confira o nome em seu cartão de resposta. 6. No CARTÃO DE RESPOSTAS, as questões estão representadas por seus respectivos números. Pre- encha com caneta esferográfica (tinta azul ou preta), pintando por inteiro a opção correta, como segue o exemplo . 7. Não amasse nem dobre o CARTÃO DE RESPOSTAS; 8. Será anulada a questão cuja resposta contiver emenda ou rasura ou para qual for assinalada mais de uma opção. 9. Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, confira este CADERNO com muita atenção, pois qualquer reclamação sobre o total de questões e/ou falhas na impressão não será aceita depois de iniciada a prova. 10. Durante a prova, não será admitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os can- didatos, tampouco será permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, celular, etc.). 11. Você poderá levar este CADERNO DE QUESTÕES, ao término da prova. O CARTÃO DE RESPOSTAS deverá ser entregue ao Fiscal de Sala, na sua saída, que não poderá ocorrer antes de decorrido 1 hora do início da prova; a não observância dessa exigência acarretará a sua exclusão no RAN- KING. 12. O gabarito oficial estará disponível no portal do aluno no dia 19/06, até às 18h. 13. Serão aceitos recursos até o dia 21/06. SIMULADO CFO

Upload: doankhanh

Post on 29-Sep-2018

235 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: SIMULADO CFOsistema.unicursos.com.br/uploads/c77ee81054ee1e1bf7bcf7b4ddc68b… · 3 SOCIOLOGIA 01. A literatura sociológica registra dramáticas conse-quências em casos de crianças

SIMULADO CFO – 18/06/2017

INSTRUÇÕES

NOME: ____________________________________________ RG.: ___________________

1. Escreva seu nome, de forma legível, nos locais indicados acima. 2. O CARTÃO DE RESPOSTAS não será substituído e deve ser assinado. 3. DURAÇÃO DA PROVA:

PARTE 1: 4H (quatro horas), incluído o tempo para preenchimento do CARTÃO DE RESPOSTAS. PARTE 2: 2H (duas horas), incluindo a transcrição da redação para a folha oficial.

4. Neste caderno, as questões estão numeradas de 1 a 80, seguindo-se a cada uma 5 (cinco) opções (respostas), precedidas das letras a, b, c, d e e .

5. Confira o nome em seu cartão de resposta. 6. No CARTÃO DE RESPOSTAS, as questões estão representadas por seus respectivos números. Pre-

encha com caneta esferográfica (tinta azul ou preta), pintando por inteiro a opção correta, como segue o exemplo .

7. Não amasse nem dobre o CARTÃO DE RESPOSTAS; 8. Será anulada a questão cuja resposta contiver emenda ou rasura ou para qual for assinalada mais

de uma opção. 9. Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, confira este CADERNO com muita atenção, pois qualquer

reclamação sobre o total de questões e/ou falhas na impressão não será aceita depois de iniciada a prova.

10. Durante a prova, não será admitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os can-didatos, tampouco será permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, celular, etc.).

11. Você poderá levar este CADERNO DE QUESTÕES, ao término da prova. O CARTÃO DE RESPOSTAS deverá ser entregue ao Fiscal de Sala, na sua saída, que não poderá ocorrer antes de decorrido 1 hora do início da prova; a não observância dessa exigência acarretará a sua exclusão no RAN-KING.

12. O gabarito oficial estará disponível no portal do aluno no dia 19/06, até às 18h. 13. Serão aceitos recursos até o dia 21/06.

SIMULADO CFO

Page 2: SIMULADO CFOsistema.unicursos.com.br/uploads/c77ee81054ee1e1bf7bcf7b4ddc68b… · 3 SOCIOLOGIA 01. A literatura sociológica registra dramáticas conse-quências em casos de crianças
Page 3: SIMULADO CFOsistema.unicursos.com.br/uploads/c77ee81054ee1e1bf7bcf7b4ddc68b… · 3 SOCIOLOGIA 01. A literatura sociológica registra dramáticas conse-quências em casos de crianças

3

www.unicursos.com.br

SOCIOLOGIA

01. A literatura sociológica registra dramáticas conse-quências em casos de crianças que cresceram sem contato social. Crianças criadas por lobos, por exem-plo, foram descobertas na Índia, já no século XX, apre-sentando comportamentos lupinizados, ou seja, anda-vam de quatro, fugiam da luz, uivavam como lobos e não falavam. Casos assim são evidências claras:

a) de que o ―homem é o lobo do homem‖, como pro-clamava um famoso filósofo no século XVII.

b) de que alguns povos não amam suas crianças e gostam de atirá-las aos lobos ou a outros animais.

c) de que o homem não é um animal social como pro-clamava Aristóteles, no século IV antes de Cristo.

d) de que tornar-se humano não depende da cultura, pois já é determinado pela evolução humana.

e) da força do processo de socialização, através do qual nos tornamos humanos, internalizando a cultura.

02.

a) está de acordo com a realidade brasileira, onde a homossexualidade é aprovada socialmente, não rece-bendo nenhum tipo de sanção reprovativa.

b) está de acordo com a realidade brasileira, pois o coração representa o sangue derramado pela pena de morte existente para os homossexuais.

c) não está de acordo com a realidade brasileira, onde a homossexualidade, em parte, ainda é reprovada socialmente, recebendo diferentes tipos de sanção.

d) não está de acordo com a realidade brasileira, pois em nosso país esse comportamento, por ter sido alvo de tantas sanções reprovativas, não mais existe.

e) está de acordo com a realidade brasileira, pois as questões relativas ao gênero foram definidas por lei, pelo Congresso Nacional

03. Sobre a coerção social é correto afirmar:

a) É a força que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando-os a conformar-se às regras da sociedade em que vivem independentemente de sua vontade e esco-lha.

b) Está relacionado à crença na superioridade da cultu-ra europeia, onde todos os povos subdesenvolvidos deveriam se referir, para que um dia chegassem à evolução social.

c) É um desenvolvimento da metodologia, próprio da sociologia, uma ferramenta que dispõe os cientistas.

d) É o estudo das funções das sociedades não-europeias naquilo que lhes é próprio e específico.

e) É relacionada à posição dos indivíduos quanto ao salário e ao padrão de consumo

04.Assinale a alternativa incorreta em relação ao con-ceito de estratificação social.

a) Estratificação econômica: baseada na posse de bens materiais, fazendo com que haja pessoas ricas, pobres e em situação intermediária.

b) Estratificação espacial: baseada na impossibilidade do indivíduo ir e vir dentro do espaço geográfico onde a sociedade está estabelecida.

c) Estratificação política: baseada na situação de man-do na sociedade (grupos que têm e grupos que não têm poder).

d) Estratificação profissional: baseada nos diferentes graus de importância atribuídos a cada profissional pela sociedade.

e) A estratificação social é a divisão da sociedade em estratos ou camadas sociais

05. Considere as afirmativas abaixo:

I - O positivismo foi o pensamento que glorificou a sociedade europeia do século XIX, em franca expan-são. Procurava resolver os conflitos sociais por meio da exaltação à coesão, à harmonia natural entre os indiví-duos, ao bem estar do todo social.

II - Segundo Durkheim, o fato social é toda maneira de agir, fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indiví-duo uma coerção exterior.

III - A educação na visão de Max Weber objetiva transmitir a existência coletiva, o que nada mais é do que o modo especificamente humano de conservação da espécie.

Assinale a alternativa correta:

a) Apenas as afirmativas I e III são corretas.

b) Apenas as afirmativas II e III são corretas.

c) As afirmativas I, II e III são corretas.

d) Apenas as afirmativas I e II são corretas

e) Todas as alternativas são incorretas

Page 4: SIMULADO CFOsistema.unicursos.com.br/uploads/c77ee81054ee1e1bf7bcf7b4ddc68b… · 3 SOCIOLOGIA 01. A literatura sociológica registra dramáticas conse-quências em casos de crianças

4

www.unicursos.com.br

06. Sobre o conceito de cultura é incorreto afirmar:

a) A cultura é o princípio, a origem de todo e qualquer sistema cultural e se caracteriza como um processo permanente em construção, desconstrução e recons-trução.

b) A cultura é a diversidade de elementos que o ser humano desenvolve e utiliza para compreender o mun-do e a si mesmo, seja ao estabelecer uma relação com outro, seja com as coisas.

c) A cultura é o processo de conhecimento científico que o homem adquire no decorrer de sua vida, caracte-rizando-se como pessoas cultas ou não cultas.

d) A cultura se define como uma trama de sentidos e significados transmitidos por símbolos, mitos, aconte-cimentos, relatos, práticas e reconstruções que expres-sam uma compreensão e reconstrução do sentido da totalidade da existência e dos sujeitos entre si.

e) Cultura diz respeito também ao conhecimento e a prática de manifestações artísticas, como música e teatro

GEOGRAFIA

07. No Brasil existe uma significativa diversidade climá-tica com áreas mais quentes, outras mais frias, umas mais secas e outras mais úmidas.

Considerando a diversidade de climas no Brasil, anali-se as afirmações a seguir e assinale com V as verda-deiras e com F as falsas.

( ) Na região equatorial encontra-se uma faixa de latitude que engloba a região Amazônica e a região Nordeste, que apresentam clima chuvoso e semiárido, respectivamente.

( ) Na região central do Brasil e na região Sudeste, há uma bem definida estação seca e outra chuvosa.

( ) No inverno, algumas frentes frias podem atuar no Sudeste e no Centro-Oeste do Brasil.

( ) No Brasil não ocorrem interferências nos sistemas de tempo provocadas pela topografia.

A sequência correta, de cima para baixo, é

a) V, F, F, V.

b) F, F, V, F.

c) V, V, V, F.

d) F, V, F, V.

e) V,V,F,V .

08.

Estabeleça a correspondência entre os climogramas e os respectivos domínios morfoclimáticos brasileiros.

( ) Clima Equatorial – Domínio Amazônico.

( ) Clima Subtropical – Domínio das Araucárias e Domínio das Pradarias.

( ) Clima Semiárido – Domínio da Caatinga.

( ) Clima Tropical – Domínio do Cerrado e Domínio de Mares de Morros.

( ) Clima Tropical Úmido – Domínio de Mares de Morros.

( ) Clima Tropical de Altitude – Domínio de Mares de Morros.

Page 5: SIMULADO CFOsistema.unicursos.com.br/uploads/c77ee81054ee1e1bf7bcf7b4ddc68b… · 3 SOCIOLOGIA 01. A literatura sociológica registra dramáticas conse-quências em casos de crianças

5

www.unicursos.com.br

Assinale a alternativa que apresenta a sequência corre-ta.

a) 1 – 6 – 5 – 3 – 2 – 4

b) 1 – 6 – 5 – 2 – 4 – 3

c) 1 – 2 – 4 – 5 – 3 – 6

d) 4 – 6 – 5 – 3 – 2 – 1

e) 4 – 6 – 5 – 2 – 1 – 3

09. Observe o mapa a seguir, representativo das baci-as hidrográficas brasileiras:

A parte destacada no mapa identifica a bacia hidrográ-fica do:

a) Paraguai.

b) Paraná.

c) Uruguai.

d) Atlântico Sul.

e) Parnaíba.

10. Uma forma do relevo brasileiro é mostrada na ima-gem abaixo.

A forma de relevo registrada na imagem apresenta como característica natural a:

a) estrutura geológica cristalina

b) prevalência em clima mediterrâneo

c) formação estrutural sedimentar

d) predominância na faixa litorânea

e) recorrência em clima temperado

11. Considere as seguintes afirmativas sobre impactos ambientais em três grandes domínios morfoclimáticos brasileiros:

I. Possui uma formação vegetal muito densa, com grande biodiversidade. Possui o maior número de es-pécies ameaçadas do Brasil devido, dentre outros, à exploração madeireira, às monoculturas de exportação e à expansão urbana. Devido ao intenso desmatamen-to de suas encostas, são intensos os processos erosi-vos e frequentes os deslizamentos de terra nesse do-mínio morfoclimático.

II. Nas bordas desse domínio, caracterizado pelo relevo de planícies, depressões e baixos planaltos, localiza-se a maior parte do chamado arco do desmatamento, uma área cujas atividades econômicas, ligadas à extração madeireira e à abertura de novas áreas para a agricul-tura e pecuária, vêm acarretando intenso processo de queimada, desflorestamento e intensificação dos pro-cessos erosivos.

III. Esse domínio tem sofrido o maior dos impactos ambientais no contexto brasileiro com a expansão da monocultura canavieira e da soja. Embora tenha sido declarado como um dos principais hotspots brasileiros,

57% de sua área original já estão desmatados, e se o

ritmo do desmatamento de sua vegetação não diminuir, até 2030 essa formação poderá ter desaparecido.

As afirmativas acima referem-se, respectivamente, aos domínios morfoclimáticos

a) Amazônico – Cerrado – Pantanal.

b) Mata Atlântica – Cerrado – Amazônico.

c) Mares de Morro – Amazônico – Cerrado.

d) Amazônico – Cerrado – Mata Atlântica.

e) Araucária – Amazônico – Pantanal.

12. Considerando as características físicas como o relevo com topografia em ―meia laranja‖, mamelonar, formado pela ação erosiva na estrutura cristalina das Serras do Mar, da Mantinqueira e do Espinhaço, é CORRETO afirmar que em uma parcela significativa do Rio de Janeiro, bem como dos demais estados da Região Sudeste, o Domínio Morfoclimático PREDOMI-NANTE é

a) Noroeste Subtropical.

b) de Coníferas.

c) de Restingas.

d) Temperado Oceânico.

e) de Mares de Morros.

Page 6: SIMULADO CFOsistema.unicursos.com.br/uploads/c77ee81054ee1e1bf7bcf7b4ddc68b… · 3 SOCIOLOGIA 01. A literatura sociológica registra dramáticas conse-quências em casos de crianças

6

www.unicursos.com.br

13. Em 1948, quando começaram a demolir as casas térreas para construir os edifícios, nós, os pobres, que residíamos nas habitações coletivas, fomos despejados e ficamos residindo debaixo das pontes. É por isso que eu denomino a favela como o quarto de despejo de uma cidade.

Carolina Maria de Jesus, escritora e moradora da Fave-la do Canindé, nos anos 1950. Quarto de despejo. Adaptado.

Levando em conta o texto e o mapa, considere as seguintes afirmações:

I. O custo da moradia em áreas mais valorizadas e a desigualdade social são fatores que explicam a grande concentração do número de favelas nas áreas periféri-cas do sul e do norte do município, de 1960 a 1980.

II. A favela é definida como uma forma de moradia precária devido à existência de elevadas taxas de anal-fabetismo e baixos índices de desenvolvimento huma-no de sua população, fatores predominantes na região central da cidade até 1980.

III. Em todas as regiões do município, o maior cresci-mento do número de favelas se deu de 1981 a 1990, em função da saída e do fechamento de indústrias e da crise econômica que levaram ao desemprego.

Está correto o que se afirma em

a) I, apenas.

b) II, apenas.

c) I e III, apenas.

d) II e III, apenas.

e) I, II e III.

14. Analise o gráfico a seguir.

O aumento das solicitações de refúgio em território brasileiro pode ser explicado

a) pelos recentes conflitos armados entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), intensificados a partir de 2015.

b) pela sangrenta guerra separatista ainda em curso no Sudão, onde a oposição ao governo atual pleiteia pe-rante a ONU a criação do Sudão do Sul.

c) pelo elevado número de palestinos que, mesmo após o fim dos conflitos entre árabes e judeus, perma-necem no Brasil como refugiados.

d) pela destruição que um terremoto de 7,0 na escala Richter provocou no Haiti em dezembro de 2015, obri-gando milhares de haitianos, que já enfrentavam su-cessivas crises econômicas e instabilidade política, a migrarem para o Brasil.

e) pelos conflitos armados no Oriente Médio, destacan-do-se a guerra civil síria originada por manifestações populares contrárias ao regime ditatorial de Bashar al-Assad em 2011.

15. No mapa abaixo, o território brasileiro foi redividido em apenas cinco unidades federativas, todas com

população equivalente, em torno de 40 milhões de

pessoas.

Page 7: SIMULADO CFOsistema.unicursos.com.br/uploads/c77ee81054ee1e1bf7bcf7b4ddc68b… · 3 SOCIOLOGIA 01. A literatura sociológica registra dramáticas conse-quências em casos de crianças

7

www.unicursos.com.br

Considerando a realidade atual do Brasil, essa redivi-são territorial também igualaria a seguinte característi-ca socioespacial:

a) nível de renda por habitante

b) oferta de água por domicílio

c) produção de alimentos por área

d) proporção de eleitores por senador

16.

O livro Terra, do fotógrafo Sebastião Salgado, docu-menta o drama dos despossuídos e migrantes no Bra-sil, ao longo da história, sendo dedicado a milhares de famílias no país. A exposição Terra, resultante desse

trabalho, passou por 40 países e mais de 100 cida-

des brasileiras em 1997.

Adaptado de landless-voices.org.

Nas últimas décadas, a questão agrária no Brasil esti-mulou diversas iniciativas de protesto e de mobilização artística e social, como a exemplificada pela foto publi-cada no livro Terra.

Na atualidade, a manutenção dos conflitos agrários no Brasil é explicada pela continuidade dos seguintes aspectos:

a) concentração da propriedade fundiária e desigualda-de social

b) estagnação da produtividade rural e elevação do desemprego

c) desqualificação da mão de obra assalariada e corpo-rativismo sindical

d) crescimento populacional camponês e regionaliza-ção do progresso industrial

PORTUGUÊS

Ficção universitária

Os dados do Ranking Universitário publicados em setembro de 2013 trazem elementos para que tente-mos desfazer o mito, que consta da Constituição, de que pesquisa e ensino são indissociáveis.

É claro que universidades que fazem pesquisa tendem a reunir a nata dos especialistas, produzir mais inova-ção e atrair os alunos mais qualificados, tornando-se assim instituições que se destacam também no ensino. O Ranking Universitário mostra essa correlação de forma cristalina: das 20 universidades mais bem avali-adas em termos de ensino, 15 lideram no quesito pes-quisa (e as demais estão relativamente bem posiciona-das). Das 20 que saem à frente em inovação, 15 enca-beçam também a pesquisa.

Daí não decorre que só quem pesquisa, atividade estu-pidamente cara, seja capaz de ensinar. O gasto médio anual por aluno numa das três universidades estaduais paulistas, aí embutidas todas as despesas que contri-buem direta e indiretamente para a boa pesquisa, inclu-indo inativos e aportes de Fapesp, CNPq e Capes, é de R$ 46 mil (dados de 2008). Ora, um aluno do ProUni custa ao governo algo em torno de R$ 1.000 por ano em renúncias fiscais.

Não é preciso ser um gênio da aritmética para perceber que o país não dispõe de recursos para colocar os quase sete milhões de universitários em instituições com o padrão de investimento das estaduais paulistas.

E o Brasil precisa aumentar rapidamente sua popula-ção universitária. Nossa taxa bruta de escolarização no nível superior beira os 30%, contra 59% do Chile e 63% do Uruguai. Isso para não mencionar países desenvol-vidos como EUA (89%) e Finlândia (92%).

Em vez de insistir na ficção constitucional de que todas as universidades do país precisam dedicar-se à pes-quisa, faria mais sentido aceitar o mundo como ele é e distinguir entre instituições de elite voltadas para a produção de conhecimento e as que se destinam a difundi-lo. O Brasil tem necessidade de ambas.

17. Segundo a opinião do autor do texto,

a) o Brasil precisa deixar de investir na formação de pesquisadores, pois os custos para manter a excelên-cia dos cursos são muito elevados.

b) as universidades que fazem pesquisa perderam a capacidade de produzir inovação, e deixaram de atrair os alunos mais qualificados.

c) os novos rumos do ensino demonstram a necessida-de de se desfazer o mito de que pesquisa e ensino podem ser separados um do outro.

d) no Brasil, instituições voltadas para a produção de conhecimento devem ser distinguidas das destinadas a difundi-lo, e ambas são necessárias.

e) apesar do alto custo, apenas as universidades em que os alunos são também pesquisadores formam profissionais qualificados para ensinar.

Page 8: SIMULADO CFOsistema.unicursos.com.br/uploads/c77ee81054ee1e1bf7bcf7b4ddc68b… · 3 SOCIOLOGIA 01. A literatura sociológica registra dramáticas conse-quências em casos de crianças

8

www.unicursos.com.br

18. Assinale a alternativa em que a expressão des-tacada é empregada em sentido figurado.

a)... todas as despesas que contribuem direta e indire-tamente para a boa pesquisa...

b)... das 20 universidades mais bem avaliadas em termos de ensino...

c)... universidades que fazem pesquisa tendem a reu-nir a nata dos especialistas...

d) Os dados do Ranking Universitário publicados em setembro de 2013...

e) Não é preciso ser um gênio da aritmética para per-ceber que o país não dispõe de recursos...

19. Considere o seguinte trecho do texto. Os dados do Ranking Universitário publicados em setembro de 2013 trazem elementos para que ten-temos desfazer o mito... Assinale a alternativa em que os pronomes que substituem as expressões em destaque estão corre-tamente empregados, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.

a) Os dados do Ranking Universitário publicados em setembro de 2013 trazem-os para que tentemos desfa-zer-no...

b) Os dados do Ranking Universitário publicados em setembro de 2013 trazem-nos para que tentemos des-fazer-lhe...

c) Os dados do Ranking Universitário publicados em setembro de 2013 trazem-lhes para que tentemos desfazê-lo...

d) Os dados do Ranking Universitário publicados em setembro de 2013 trazem-nos para que tentemos des-fazê-lo...

e) Os dados do Ranking Universitário publicados em setembro de 2013 trazem-lhes para que tentemos desfazer-lhe...

20. Releia os seguintes trechos do primeiro e do último parágrafo do texto.

• Os dados do Ranking Universitário publicados em setembro de 2013 trazem elementos para que ten-temos desfazer o mito, que consta da Constituição, de que pesquisa e ensino são indissociáveis. • Em vez de insistir na ficção constitucional de que todas as universidades do país precisam dedicar-se à pesquisa, faria mais sentido aceitar o mundo co-mo ele é...

Os termos mito e ficção, em destaque nos trechos, foram utilizados pelo autor para enfatizar sua opini-ão, conforme argumentos apresentados no texto, de que o princípio constitucional que determina que todas as universidades brasileiras devem se dedicar à pesquisa

a) atende plenamente a realidade das necessidades do Brasil.

b) é razoável, no tocante à realidade das necessidades do Brasil.

c) é pertinente, tendo em vista a realidade das necessi-dades do Brasil.

d) não desconsidera a realidade das necessidades do Brasil.

e) não reflete a realidade das necessidades do Brasil.

21. Leia o texto.

Mesmo estando apta ______ desenvolver atividades na área de ensino, a maioria dos profissionais que conclui o ensino superior sente-se impelida_____ buscar outras áreas ______ que possa trabalhar, geralmente atraída _____ salários mais expressivos e melhores condições de trabalho.

Considerando-se as regras de regência, verbal e nominal, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, as lacunas do texto devem ser preen-chidas, correta e respectivamente, com:

a) a … a … em … por

b) em … por … a … de

c) por … a … em … com

d) a … de … de … por

e) a … com … por … com

Leia o texto para responder à questão 6.

Os amigos haviam nos alertado: ―A gravidez dura nove meses mais um século" – só esqueceram de nos avisar que esse século demorava tanto. A espe-ra é angustiante, mas compreensível: produzir um ser humano inteirinho, do zero, com braços, pernas, neurônios, vesícula, cílios, um coração e, muito em breve, infinitas opiniões sobre o mundo, é um troço tão complexo que não seria despropositado se toda a existência do universo fosse consumida na forma-ção de um único bebê.

22. Ao se substituir o termo em destaque na frase – A espera é angustiante, mas compreensível... –, sua reescrita estará correta, de acordo com a nor-ma-padrão da língua portuguesa, e conservando o sentido inalterado, em:

a) A espera é angustiante, desde que compreensível..

b) A espera é angustiante, entretanto compreensível...

c) A espera é angustiante, por conseguin-te compreensível...

d) A espera é angustiante, por isso compreensível...

e) A espera é angustiante, logo compreensível...

Page 9: SIMULADO CFOsistema.unicursos.com.br/uploads/c77ee81054ee1e1bf7bcf7b4ddc68b… · 3 SOCIOLOGIA 01. A literatura sociológica registra dramáticas conse-quências em casos de crianças

9

www.unicursos.com.br

23. Assinale a alternativa correta quanto ao uso da vírgula, considerando-se a norma-padrão da língua portuguesa.

a) Os amigos, apesar de terem esquecido de nos avi-sar, que demoraria tanto, informaram-nos de que a gravidez, era algo demorado

b) Os amigos, apesar de, terem esquecido de nos avisar que demoraria tanto, informaram-nos de que a gravidez, era algo demorado

c) Os amigos, apesar de terem esquecido, de nos avi-sar que demoraria tanto, informaram-nos de que a gravidez era algo demorado.

d) Os amigos, apesar de terem esquecido de nos avi-sar que demoraria tanto, informaram-nos de que a gravidez era algo demorado.

e) Os amigos apesar de terem esquecido de nos avisar que, demoraria tanto, informaram-nos, de que a gravi-dez era algo demorado.

24. Considerando-se o sentido do ter-mo egocêntricas, em destaque no primeiro quadri-nho, é correto concluir, a partir da leitura da tira, que a indignação demonstrada pelo garoto

a) não se justifica, pois é equivocado qualificar as pes-soas como egocêntricas apenas pelo fato de elas pen-sarem essencialmente em si próprias.

b) justifica-se, pois de fato ele acerta ao caracterizar como egocêntricas as pessoas que se esquecem de si próprias para pensar essencialmente nos outros.

c) justifica-se, já que, ao defender que as pessoas deveriam pensar mais nele, dá um exemplo de postura que se opõe à das pessoas egocêntricas.

d) não se justifica, pois ele erra generalizando as pes-soas como egocêntricas, enquanto ele próprio, ao pretender que pensem mais nele, adota uma postura diferente.

e) não se justifica, pois, ao defender que as pessoas deveriam ser mais centradas nele, ele adota precisa-mente a postura egocêntrica que critica.

25. Considere as frases do texto.

• As pessoas são tão egocêntricas. • O mundo seria bem melhor se elas parassem de pensar nelas mesmas...

É correto afirmar que os advérbios destacados nas frases expressam circunstância de

a) negação.

b) afirmação.

c) dúvida.

d) intensidade

e) modo

26. Assinale a alternativa em que fala do palestrante está corretamente reescrita, com o sentido preser-vado, em linhas gerais, e em conformidade com as normas de regência e de ocorrência da crase.

a) Vovôs idealistas, as pessoas com menos de trinta anos não se deve dar confiança.

b) Vovôs idealistas, desconfiem a qualquer um com menos de trinta anos.

Page 10: SIMULADO CFOsistema.unicursos.com.br/uploads/c77ee81054ee1e1bf7bcf7b4ddc68b… · 3 SOCIOLOGIA 01. A literatura sociológica registra dramáticas conse-quências em casos de crianças

10

www.unicursos.com.br

c) Vovôs idealistas, recusem-se à confiar em quem tiver menos de trinta anos.

d) Vovôs idealistas, à indivíduos com menos de trinta anos não se deve confiar.

e) Vovôs idealistas, não deem confiança àqueles com menos de trinta anos.

27. Luiz Felipe Pondé afirma não_____________ mais vovôs e vovós como antigamente, já que___________cada vez mais_____________em copiar seus netos. Assinale a alternativa que preenche, correta e res-pectivamente, as lacunas, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.

a) haver ... encontra-se … empenhados

b) haver … se encontram … empenhados

c) haverem … se encontra … empenhado

d) haverem … encontram-se … empenhados

e) haver … encontra-se … empenhado

28. Assinale a alternativa em que o emprego das formas verbais está em conformidade com a norma-padrão da língua portuguesa.

a) Se esta geração se dispor a ensinar os mais velhos, é possível que eles atualizem suas informações rapi-damente.

b) As entidades que propuserem medidas para valori-zar os idosos deverão beneficiar o convívio entre as gerações.

c) Precisamos de governantes comprometidos com as reformas que se fazerem necessárias para integrar o idoso à sociedade.

d) Quanto mais se manterem atentos aos ensinamen-tos dos idosos, mais os jovens perceberão o valor da experiência vivida.

e) A geração atual certamente teria muito a ganhar se reavisse o conhecimento acumulado pelos mais velhos.

29. Em conformidade com a norma-padrão, assinale a alternativa que dá correta sequência à frase: Tra-ta-se de uma enorme tragédia humana,

a) de cujas informações recebemos no conforto de nossas casas.

b) a qual buscamos informações no conforto de nossas casas.

c) sobre a qual obtemos informações no conforto de nossas casas.

d) à qual ficamos sabendo a respeito no conforto de nossas casas.

e) pela qual ouvimos falar na mídia no conforto de nossas casas.

30. Mantendo-se o sentido da conjunção e respei-tando-se a norma-padrão, o trecho – Embora os refugiados da Síria tenham ganhado maior desta-que, existem ainda os refugiados africanos e os

latino-americanos. – está corretamente reescrito com os verbos no pretérito em:

a) Ainda que os refugiados da Síria tivessem ganhado maior destaque, havia ainda os refugiados africanos e os latino-americanos.

b) Posto que os refugiados da Síria tiveram ganhado maior destaque, têm ainda os refugiados africanos e os latino-americanos.

c) Se bem que os refugiados da Síria teriam ganhado maior destaque, haviam ainda os refugiados africanos e os latino-americanos.

d) À medida que os refugiados da Síria tinham ganhado maior destaque, tinha ainda os refugiados africanos e os latino-americanos.

e) Já que os refugiados da Síria tiveram ganhado maior destaque, haveria ainda os refugiados africanos e os latino-americanos.

31. Assinale a alternativa correta quanto à coloca-ção pronominal, conforme a norma-padrão.

a) Quando dão-se conta da situação dos refugiados, as pessoas já põem-se a acolhê-los sem discriminação.

b) No Brasil, vê-se que o número de refugiados não é tão grande. Aceita-os, sem restrição, boa parte da população.

c) Se veem imagens dramáticas dos refugiados na TV. Não trata-se de ficção: é a pura realidade.

d) Têm visto-se turbilhões de refugiados. O mundo os vê se deslocarem em busca de uma vida melhor.

e) Os refugiados buscam uma vida melhor. Discrimina-ria-os aqueles que desconhecem a solidariedade.

32. Observando as grandes migrações na América Latina, fica evidente que________________________ , apesar de to-dos____________________ .

Assinale a alternativa cujas informações preen-chem, correta e respectivamente, as lacunas da frase, de acordo com a norma-padrão.

a) ainda está presente a discriminação e a falta de solidariedade … ser herdeiro dos mesmos processos colonizador

b) a discriminação e a falta de solidariedade ainda estão presente … sermos herdeiros dos mesmos pro-cessos colonizadores

c) a discriminação e a falta de solidariedade ainda estão presentes … sermos herdeiros dos mesmos processos colonizadores

d) a discriminação e a falta de solidariedade ainda está presente … sermos herdeiro dos mesmos processos colonizadores

e) ainda estão presentes a discriminação e a falta de solidariedade … ser herdeiros dos mesmos processo colonizador

33. Assinale a alternativa em que a preposição ―de‖ expressa sentido de origem.

Page 11: SIMULADO CFOsistema.unicursos.com.br/uploads/c77ee81054ee1e1bf7bcf7b4ddc68b… · 3 SOCIOLOGIA 01. A literatura sociológica registra dramáticas conse-quências em casos de crianças

11

www.unicursos.com.br

a) Mas existem outras figuras capazes de chamar a atenção.

b) ―Agora posso realizar um sonho que tra-go da infância‖.

c) Nada surpreendente, não fosse a idade do Takeshi...

d) ... pensam em desistir por causa de um fracasso.

e) E aí de novo ele dá um exemplo.

34. Muitos pensam em desistir __________uma carreira, pois acreditam que não estejam aptos ____________ enfrentar o difícil exame do vestibu-lar.

Em conformidade com a norma-padrão, as lacunas da frase devem ser preenchidas, respectivamente, com:

a) de ... à

b) a ... em

c) em ... de

d) de ... para

e) à ... a

35. Assinale a alternativa correta quanto à concor-dância nominal e verbal, de acordo com a norma-padrão.

a) Ainda que se viva tão espremido nos centros urba-nos, existem muita gente isolada, pois, cada vez me-nos, se faz contatos humanos.

b) Ainda que vivam tão espremidas nos centros urba-nos, existem muitas pessoas isoladas, pois, cada vez menos, ocorrem contatos humanos.

c) Ainda que viva tão espremida nos centros urbanos, se vê muitas pessoas isoladas, pois, cada vez menos, acontece contatos humanos.

d) Ainda que se vivam tão espremidas nos centros urbanos, há muita gente isolada, pois, cada vez menos, tem contatos humanos.

e) Ainda que vivam tão espremidas nos centros urba-nos, existe muitas pessoas isoladas, pois, cada vez menos, se estabelecem contatos humanos.

36. Assinale a alternativa que completa corretamen-te a frase seguinte, no que se refere ao emprego dos pronomes.

Prezados colaboradores, caso tenham sugestões para aprimorarmos nossos serviços, favor

a) encaminhá-las à diretoria, que se encarregará de analisá-las.

b) encaminhá-las à diretoria, que encarregar-se-á de analisar-lhes.

c) encaminhar-lhes à diretoria, que se encarregará de analisá-las.

d) encaminhar-lhes à diretoria, que se encarregará de analisar-lhes.

e) encaminhar-lhes à diretoria, que encarregar-se-á de analisá-las.

37. Assinale a alternativa correta quanto ao emprego de pronomes e à colocação pronominal.

a) Se vê uma dualidade de estilos no debate ideológico brasileiro, cujo pode se diferenciar em alguns aspectos do americano

b) Os Estados Unidos são um país que não poupa-se o governo de Barack Obama da agressividade da oposi-ção parlamentar

c) Blogueiros e comentaristas brasileiros se valem de uma linguagem virulenta onde querem criticar o gover-no

d) Tem-se a oposição no mundo virtual e no mundo real: aquela, há tempos, se vinha caracterizando por um relativo marasmo

e) Nas semanas sufocantes deste verão, reservam-se claros sinais de que a política terá novos tons que a transformarão.

38. Assinale a alternativa em que as frases – … penso que o problema é médico – e – Desconfio até de que existem competições gastronômicas… – estão reescri-tas de acordo com a norma-padrão quanto à colocação do pronome destacado e à concordância verbal.

a) … penso que se tratava de problemas médicos / Desconfio até de que houve competições gastronômi-cas…

b) … penso que tratava-se de problemas médicos / Desconfio até de que houveram competições gastro-nômicas…

c) … penso que se tratavam de problemas médicos / Desconfio até de que houveram competições gastro-nômicas…

d) … penso que tratava-se de problemas médicos / Desconfio até de que houve competições gastronômi-cas…

e) … penso que tratavam-se de problemas médicos / Desconfio até de que houveram competições gastro-nômicas…

39. A concordância está de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, estabelecendo as rela-ções de sentido de maneira clara e correta, em:

a) Considerou-se os habitantes da Terra tão primitivos que um chato tecnológico qualquer decidiu descartá-lo.

b) É na década de 1970 que deve ser situados os pri-meiros estágios da revolução da tecnologia da informa-ção.

c) Caso permaneçam sentado por muito tempo, os usuários do novo relógio digital receberão um aviso para que se levante.

d) Em uma era de rápidas mudanças tecnológicas, esperam-se que ocorra mudanças nas mais diferentes esferas da sociedade.

e) Ainda que insuficientes, são inúmeros os benefícios que as transformações tecnológicas têm proporciona-do.

Page 12: SIMULADO CFOsistema.unicursos.com.br/uploads/c77ee81054ee1e1bf7bcf7b4ddc68b… · 3 SOCIOLOGIA 01. A literatura sociológica registra dramáticas conse-quências em casos de crianças

12

www.unicursos.com.br

40. Assinale a alternativa em que é correto completar a frase com a forma verbal há, assim como em – O aquecimento e a seca que assolaram o norte da África há 5000 anos forçaram espécies ancestrais…

a) O vírus chicungunha só foi reconhecido______ partir dos anos 1950.

b) Depois de um período médio de incubação de três______ sete dias, surgem: febre alta, cefaleia e dores musculares.

c) Pelo menos 30% da população será infecta-da,_______ menos que se adotem medidas intensivas de combate ao mosquito.

d) Ao contrário da dengue, porém,_______ infecção pelo chicungunha causa doença em 72 a 95% das pessoas picadas pelo mosquito infectado.

e) O tráfico de escravos africanos se encarregou, _______alguns séculos, de espalhar pelo mundo o mosquito e os vírus que o infectavam.

LITERATURA

http://blogdomarcelogurgel.blogspot.com.br

41. Marque a alternativa que apresente uma palavra da charge de valor conotativo.

a) internação

b) depois

c) moradia

d) educação

e) droga

42. Leia o poema para responder à questão.

Poeminha Sentimental

(Mario Quintana)

O meu amor, o meu amor, Maria

É como um fio telegráfico da estrada

Aonde vêm pousar as andorinhas...

De vez em quando chega uma

E canta

(Não sei se as andorinhas cantam, mas vá lá!)

Canta e vai-se embora Outra, nem isso,

Mal chega, vai-se embora

A última que passou

Limitou-se a fazer cocô

No meu pobre fio da vida!

No entanto, Maria, o meu amor é sempre o mesmo:

As andorinhas é que mudam.

É correto afirmar que o eu lírico

a) compara Maria, o maior amor de sua vida, a uma andorinha que canta, empregando palavras com senti-do próprio.

b) compara seu amor a um fio telegráfico da estrada, fazendo uso do sentido figurado das palavras.

Page 13: SIMULADO CFOsistema.unicursos.com.br/uploads/c77ee81054ee1e1bf7bcf7b4ddc68b… · 3 SOCIOLOGIA 01. A literatura sociológica registra dramáticas conse-quências em casos de crianças

13

www.unicursos.com.br

c) ama igualmente todas as mulheres, mas expressa sua paixão especial a uma delas com palavras de sen-tido próprio.

d) teve muitos amores duradouros em sua vida e os compara a andorinhas, empregando palavras com sentido figurado.

e) confessa, com palavras de sentido próprio, que seu amor se desgastou com o tempo.

43. Leia o poema para responder à questão.

Pobres das Flores dos Canteiros

Pobres das flores dos canteiros dos jardins regulares.

Parecem ter medo da polícia…

Mas tão boas que florescem do mesmo modo

E têm o mesmo sorriso antigo

Que tiveram para o primeiro olhar do primeiro homem

Que as viu aparecidas e lhes tocou levemente

Para ver se elas falavam…

No poema, percebe-se que existe uma humanização das flores. Isso se comprova com a expressão

a) flores dos canteiros.

b) florescem.

c) o mesmo sorriso antigo.

d) primeiro homem.

e) Que as viu.

44. A figura de linguagem que corresponde à humani-zação das flores é

a) metonímia

b) prosopopeia

c) antítese

d) metáfora

e) ironia

45. Leia o poema para responder à questão.

Futebol

Futebol se joga no estádio?

Futebol se joga na praia,

futebol se joga na rua,

futebol se joga na alma.

A bola é a mesma: forma sacra

para craques e pernas-de-pau.

Mesma a volúpia de chutar

na delirante copa-mundo

ou no árido espaço do morro.

São voos de estátuas súbitas,

desenhos feéricos, bailados

de pés e troncos entrançados.

Instantes lúdicos: flutua

o jogador, gravado no ar

— afinal, o corpo triunfante

da triste lei da gravidade.

Carlos Drummond de Andrade

*volúpia: prazer

* feéricos: mágicos

Nos quatro primeiros versos, o poeta repete, de forma proposital, a palavra ‗futebol‖. A figura de linguagem que corresponde a isso é

a) paradoxo

b) perífrase

c) metáfora

d) anáfora

e) hipérbole

46. Leia trecho da canção Samba de Orly, de Vinicius de Morais, para responder à questão.

Vai meu irmão

Pega esse avião

Você tem razão

De correr assim

Desse frio

Mas beija

O meu Rio de Janeiro

Antes que um aventureiro

Lance mão

Pede perdão

Pela duração (Pela omissão)*

Dessa temporada (Um tanto forçada)*

Mas não diga nada

Que me viu chorando

E pros da pesada

Diz que eu vou levando

Vê como é que anda

Aquela vida à toa

E se puder me manda

Uma notícia boa

De acordo com a canção:

a) o eu lírico, atormentado pela culpa, pede perdão ao amigo.

b) o Rio de Janeiro está à mercê de um aventureiro inescrupuloso.

c) o avião é o meio pelo qual chega ao Rio a demons-tração de saudade do poeta

d) as pessoas, no Rio, defendem um estilo de vida produtiva

Page 14: SIMULADO CFOsistema.unicursos.com.br/uploads/c77ee81054ee1e1bf7bcf7b4ddc68b… · 3 SOCIOLOGIA 01. A literatura sociológica registra dramáticas conse-quências em casos de crianças

14

www.unicursos.com.br

e) as lágrimas do poeta impedem que ele se volte para a poesia.

Leia a charge abaixo para responder à questão.

47. Só não se pode inferir da charge o seguinte:

a) O crack é o último estágio de consumo de drogas.

b) Está presente a ideia de que a maconha pode ser o desencadeamento de drogas mais fortes.

c) Há nela uma crítica às drogas ilícitas.

d) Vê-se nela uma gradação da potencialidade e da dependência das drogas.

e) A droga ―oxi‖ é potencialmente mortal.

Leia o texto para responder à questão de número 8

Pequenos tormentos da vida

De cada lado da sala de aula, pelas janelas altas, o azul convida os meninos, as nuvens desenrolam-se, lentas, como quem vai inventando preguiçosamente uma história sem fim... Sem fim é a aula: e nada acon-tece, nada... Bocejos e moscas. Se ao menos, pensa Margarida, se ao menos um avião entrasse por uma janela e saísse pela outra!

Mário Quintana

48. A respeito das figuras de linguagem presentes no texto, é correto afirmar que:

a) em ―o azul convida os meninos", o eufemismo, por meio da suavização do sentido, sugere um cenário de calmaria, em que as crianças se divertem estudando ao ar livre.

b) em ―como quem vai inventando preguiçosamente uma história sem fim...", a metáfora, por meio da com-paração, colabora para conferir agilidade às ações narradas.

c) em ―Sem fim é a aula: e nada acontece, nada...", a hipérbole, por meio do exagero, dá ênfase à sensação de tédio provocada pela aula.

d) em ―Bocejos e moscas.", a personificação, por meio da atribuição de características humanas a animais, cria um cenário de fantasia e aventura.

e) em ―se ao menos um avião entrasse por uma janela e saísse pela outra!", o pleonasmo, por meio da repeti-ção de ideias, sugere que a aula é constantemente interrompida pela passagem de aviões.

ESPANHOL

Instrução: Leia o texto para responder as questões de números 49 a 52.

Ética y moral, hoy: dos niveles diferentes

Tan antiguo como la misma humanidad es el interés por regular, mediante normas o códigos, las acciones concretas de los humanos; en todas las comunidades, en todos los pueblos, sociedades o culturas encuentran prescripciones y prohibiciones que definen su moral. Ahora bien, junto al nacimiento de la filosofía apareció otro tipo de interés, el de reflexionar sobre las normas o códigos ya existentes, comparándolos o buscando su fundamento. Estos dos diferenciados niveles de interés o de actividad humana constituyen lo que conocemos hoy, respectivamente, por moral y ética. Veamos.

La moral es un conjunto de juicios relativos al bien y al mal, destinados a dirigir la conducta de los humanos. Estos juicios se concretan en normas de comportamiento que, adquiridas por cada individuo, regulan sus actos, su práctica diaria. Ahora bien, ni las normas o códigos morales se proclaman como el códi-go de circulación, ni cada persona asume o incorpora automáticamente el conjunto de prescripciones y prohi-biciones de su sociedad, ni cada sociedad o cultura formulan los mismos juicios sobre el bien y el mal. Es por todo eso que la moral a menudo es un conjunto de preguntas y respuestas sobre qué debemos hacer si queremos vivir una vida humana, es decir, una vida no con imposiciones sino con libertad y responsabilidad.

La ética, por otro lado, es una reflexión sobre la moral. La ética, como filosofía de la moral, se encuen-tra en un nivel diferente: se pregunta por qué conside-ramos válidos unos y no otros comportamientos; com-para las pautas morales que tienen diferentes personas o sociedades buscando su fundamento y legitimación; investiga lo qué es específico del comportamiento mo-ral; enuncia principios generales o universales inspira-dores de toda conducta; crea teorías que establezcan y justifiquen aquello por el que merece la pena vivir.

La moral da pautas para la vida cotidiana, la ética es un estudio o reflexión sobre qué origina y justi-fica estas pautas. Pero las dos, si bien son distingui-bles, son complementarias. Del mismo modo que teoría y práctica interaccionan, los principios éticos regulan el comportamiento moral pero este comportamiento incide alterando los mismos principios. A menudo los conflic-tos de normas morales que aparecen cuando tenemos que tomar decisiones son el motor que nos impulsa a una reflexión de nivel ético.

49. Del primer párrafo y su comprensión general se puede decir que:

a) moral es la reglamentación de los patrones compor-tamentales de los sujetos por medio de normas y ética la reflexión que se hace de dichas normas.

b) ética y moral nacieron juntas con la filosofía.

Page 15: SIMULADO CFOsistema.unicursos.com.br/uploads/c77ee81054ee1e1bf7bcf7b4ddc68b… · 3 SOCIOLOGIA 01. A literatura sociológica registra dramáticas conse-quências em casos de crianças

15

www.unicursos.com.br

c) ética es la reglamentación de los patrones compor-tamentales de los sujetos por medio de normas y moral la reflexión que se hace de dichas normas.

d) ética y moral son tan antiguas como la humanidad.

e) todas las sociedades y culturas definen de la misma manera las prescripciones y prohibiciones que compo-nen su moral.

50. Del segundo párrafo y su comprensión general se puede decir que la moral es un conjunto de juicios que regulan las acciones de los individuos que

a) se proclaman como el código de circulación y cada persona incorpora automáticamente y distintas socie-dades no formulan de la misma manera.

b) se proclaman como el código de circulación que cada persona incorpora automáticamente y distintas sociedades formulan de la misma manera.

c) no se proclaman como el código de circulación y cada persona incorpora automáticamente y distintas sociedades formulan de la misma manera.

d) se proclaman como el código de circulación y cada persona no incorpora automáticamente y tampoco distintas sociedades formulan de la misma manera.

e) no se proclaman como el código de circulación y cada persona no incorpora automáticamente y tampoco distintas sociedades formulan de la misma manera.

51. El conector a menudo en el segundo párrafo esta-blece una relación de antonimia con el conector

a) con frecuencia.

b) raramente.

c) siempre.

d) a pesar.

e) ante todo.

52. El conector si bien en el cuarto párrafo podría susti-tuirse por

a) también.

b) igual.

c) aunque.

d) pero.

e) porque.

Los Mossos rechazan que les controle un comité de ética

El País – Barcelona, 27.04.2010.

El proceso para dotar a los cuerpos policiales de Cataluña (Mossos d‘Esquadra y policías locales) de un nuevo código ético sufrió ayer un duro revés a cau-sa del consejo de la policía de Cataluña, del que for-man parte representantes de Interior y de los sindicatos policiales.

El proyecto de código ético, elaborado por el ex fiscal Carlos Jiménez Villarejo, fue derrotado de

forma amplia en una votación en el seno de este orga-nismo, cuyo pronunciamiento no es vinculante. El pro-yecto propone que los Mossos d‘Esquadra y las policí-as locales de Cataluña sean los primeros cuerpos de seguridad de Europa en ser evaluados cada año por un comité ético, sin capacidad sancionadora, para que su actuación respete la buena praxis policial. Se trataría de un poder suave que influyera sobre la actuación de los Mossos y las policías locales sin tener autoridad ni poder sancionador real sobre ellos.

Asimismo el proyecto de Villarejo establece, a modo de declaración de principios, cómo debe regir-se una actuación policial ética y consagra los principios de ―congruencia, oportunidad y proporcionalidad‖. En concreto, aboga por que los policías eviten cualquier acto o expresión de racismo o xenofobia; defiende que el trato policial es incompatible con cualquier tipo de prepotencia, apatía o desidia, y subraya que el deber de la integridad obliga a rechazar cualquier regalo o trato de favor.

También defiende la ―función mediadora‖ como camino para lograr una ―resolución pacífica‖ de los conflictos e insiste en que no se debe utilizar la fuerza si no es ―absolutamente indispensable‖. En este sentido, el documento elaborado por Villarejo recoge las disposiciones de las leyes de policía de España y Cataluña sobre el uso de armas de fuego, para que sólo se utilicen cuando sea ―inevitable‖.

Tras el rechazo del consejo de la policía a este proyecto, el Departamento de Interior subrayó que el texto no se paralizará, ya que su objetivo es recoger tanto los deberes de los agentes ante la ciudadanía como sus derechos como policías. En cambio, sindica-tos policiales reclamaron la dimisión de Villarejo y le pidieron que, en caso de que quiera seguir en su cargo, se reúna con los ―legítimos‖ representantes de los Mossos para consensuar las mejoras en el texto, a partir del Código Europeo de Ética de la Policía.

53. Indica qué palabras del primer párrafo del texto forman parte de la misma categoría gramatical:

a) proceso, código, consejo, sindicatos, fiscal.

b) dotar, sufrió, ayer, forman, elaborado.

c) el, los, de, la, del.

d) para, a, de, por, este.

e) ético, revés, parte, seno, cuyo.

54. Los términos del tercer párrafo ―asimismo‖, ―xeno-fobia‖, ―rechazar‖ y ―regalo‖ pueden traducirse a la lengua portuguesa, respectivamente, como

a) mesmo assim, xenofobia, recusar, presente.

b) assim mesmo, xenofobia, recusar, regalia.

c) também, xenofobia, recusar, presente.

d) também, xenofobia, aceitar, presente.

e) desse jeito, xenofobia, recusar, regalia.

Page 16: SIMULADO CFOsistema.unicursos.com.br/uploads/c77ee81054ee1e1bf7bcf7b4ddc68b… · 3 SOCIOLOGIA 01. A literatura sociológica registra dramáticas conse-quências em casos de crianças

16

www.unicursos.com.br

MATEMÁTICA

55. No quadrilátero RAMP, o ângulo R é reto, e os lados PR e RA medem, respectivamente, 6 cm e 16 cm.

Se a área de RAMP é 105 cm2, qual é, em cm

2, a área

do triângulo PAM?

a) 47;

b) 53;

c) 57;

d) 63;

e) 67.

56. Um quadrado de lado 8cm foi dividido conforme mostra a figura. A área em branco dessa figura mede:

a) 32cm²

b) 30cm²

c) 28cm²

d) 26cm²

e) 24cm²

R A S C U N H O

Page 17: SIMULADO CFOsistema.unicursos.com.br/uploads/c77ee81054ee1e1bf7bcf7b4ddc68b… · 3 SOCIOLOGIA 01. A literatura sociológica registra dramáticas conse-quências em casos de crianças

17

www.unicursos.com.br

57. Um terreno retangular R foi ampliado com a anexa-ção de uma área quadrada Q, conforme mostra a figu-ra, cuias dimensões estão indicadas em metros, e passou a ter área total de 396 m². O perímetro, em metros, do terreno já ampliado é:

a) 84

b) 96

c) 108

d) 112

e) 120

58. Em uma malha formada por losangos de lado 1 cm, um escultor desenhou a perspectiva do projeto de um pódio que deverá ser construído a partir de um único bloco maciço de macieira. Todas as faces da escultura serão poligonais.

Se cada 1 cm do lado dos losangos da malha corres-ponde, na realidade, a 50 cm, depois de finalizado, o volume total de madeira do bloco, em m³, será:

a) 3,50;

b) 3,75;

c) 4,00;

d) 4,25;

e) 4,50.

R A S C U N H O

Page 18: SIMULADO CFOsistema.unicursos.com.br/uploads/c77ee81054ee1e1bf7bcf7b4ddc68b… · 3 SOCIOLOGIA 01. A literatura sociológica registra dramáticas conse-quências em casos de crianças

18

www.unicursos.com.br

59. Uma fita retangular de 2 cm de largura foi colocada em torno de uma pequena lata cilíndrica de 12 cm de

altura e 192 cm3 de volume, dando uma volta comple-

ta em torno da lata, como ilustra o modelo abaixo.

A área da região da superfície da lata ocupada pela fita é em cm², igual a

a) 8;

b) 12;

c) 16;

d) 24;

e) 32.

60. Pedro pretende construir um terreno retangular ABCD, com área de 512 m², e reservou uma região triangular ECF, nos fundos do terreno, para a constru-ção da churrasqueira, conforme mostrado na figura, cuja dimensões indicadas estão em metros.

Sabe-se que E é o ponto médio do lado BC, e que Pedro pretende separar a área da churrasqueira da área restante por meio de uma cerca viva, indicada na figura pelo seguimento FE. Nessas condições, é cor-reto afirmar que a extensão da cerca viva será igual, em metros, a

a) 10

b) 12

c) 14

d) 15

e) 16

R A S C U N H O

Page 19: SIMULADO CFOsistema.unicursos.com.br/uploads/c77ee81054ee1e1bf7bcf7b4ddc68b… · 3 SOCIOLOGIA 01. A literatura sociológica registra dramáticas conse-quências em casos de crianças

19

www.unicursos.com.br

61. No esquema a seguir, a região sombreada, limitada por uma semi circunferência de diâmetro AC e por dois segmentos de reta perpendiculares entre si, representa o canteiro de obras de certa Estação de Metrô. Consi-

derando a aproximação = 3, a área desse canteiro, em m², é igual a:

a) 533,5

b) 537

c) 549,5

d) 551

e) 553,5

62. Pedro comprou os terrenos vizinhos, I e II, mostra-dos na figura.

Se o terreno I, de formato retangular, tem área de 252m², então o perímetro do terreno formado pela junção dos terrenos I e II, delineado em negrito na figura, é igual, em metros, a

a) 70

b) 82

c) 84

d) 88

e) 92

R A S C U N H O

Page 20: SIMULADO CFOsistema.unicursos.com.br/uploads/c77ee81054ee1e1bf7bcf7b4ddc68b… · 3 SOCIOLOGIA 01. A literatura sociológica registra dramáticas conse-quências em casos de crianças

20

www.unicursos.com.br

63. Em uma perfumaria o preço de tabela de um frasco do perfume Y é o triplo do preço de tabela de um frasco da loção Z. Comprando um "pacote promocional" con-tendo dois frascos dessa loção e um frasco desse perfume, o consumidor obtém um desconto de 20% sobre o preço de tabela de cada item, pagando um total de R$ 250,00. Conclui-se então, que o preço de tabela de um frasco do perfume Y é:

a) R$ 190,00.

b) R$ 187.50.

c) R$ 170.00.

d) R$ 165,50.

e) R$ 150,00.

64. Comprei um lote de terreno retangular medindo 18 metros de frente por 25 metros de fundos por RS 48.000,00. Dividi esse lote em três lotes menores que ficaram com 6 metros de frente cada um. O primeiro lote foi vendido por R$ 100,00 o metro quadrado, o segundo lote foi vendido por R$ 200,00 o metro qua-drado. Para que meu lucro na venda dos três lotes seja de 40% sobre o preço de compra, é necessário que o terceiro lote seja vendido por:

a) R$ 19.500,00.

b) R$21.400,00.

c) R$ 22.200,00.

d) R$ 24.000,00.

e) R$ 25.500,00.

65. Após contrair um empréstimo de R$ 1.000 a uma taxa de juros de 10% ao mês, João pagou R$ 400 no primeiro mês e R$ 300 no segundo. Se deseja quitar a dívida no terceiro mês, João deve pagar

a) R$ 300.

b) R$ 330.

c) R$ 363.

d) R$ 396.

e) R$ 517.

66. Uma conta no valor de R$ 1.000,00 deve ser paga em um banco na segunda-feira dia 5. O não pagamen-to no dia do vencimento implica uma multa fixa de 2% sobre o valor da conta mais o pagamento de uma taxa de permanência de 0,1% por dia útil de atraso, calcula-da como juros simples, sobre o valor da conta. Calcule o valor do pagamento devido no dia 19 do mesmo mês considerando que não há nenhum feriado bancário no período.

a) R$ 1.019,00

b) R$ 1.020,00

c) R$ 1.025,00

d) R$ 1.029,00

e) R$ 1.030,00

R A S C U N H O

Page 21: SIMULADO CFOsistema.unicursos.com.br/uploads/c77ee81054ee1e1bf7bcf7b4ddc68b… · 3 SOCIOLOGIA 01. A literatura sociológica registra dramáticas conse-quências em casos de crianças

21

www.unicursos.com.br

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

67. Em relação à invalidade dos atos administrativos, a Lei Estadual 10.177/98 prevê que

a) não será admitida a convalidação de ato administra-tivo quando dela resultar prejuízo à Administração ou a terceiros ou quando se tratar de ato impugnado.

b) a motivação do ato no procedimento administrativo deverá, necessariamente, consistir na remissão a pare-ceres ou manifestações nele proferidos.

c) a Administração poderá convalidar seus atos inváli-dos, quando a invalidade decorrer de vício de desvio de poder.

d) a impropriedade do motivo de fato ou de direito não é motivo suficiente para a invalidação do ato adminis-trativo.

e) a Administração anulará seus atos inválidos, de ofício ou por provocação de pessoa interessada, salvo quando ultrapassado o prazo de 5 (cinco) anos de sua produção.

68. . A respeito da Segurança Pública do Estado de São Paulo, assinale a alternativa correta.

a) A Polícia Militar, integrada pelo Corpo de Bombeiros, é força auxiliar, reserva e subordinada ao Exército.

b) A polícia do Estado será integrada pela Polícia Civil, Polícia Técnico-Cientifica, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

c) À Polícia Militar, órgão permanente, incumbem, além das atribuições definidas em lei, a polícia ostensiva, investigativa e a preservação da ordem pública.

d) O Comandante Geral da Polícia Militar será nomea-do pelo Governador do Estado dentre oficiais da ativa, ocupantes do último posto do Quadro de Oficiais Poli-ciais Militares, conforme dispuser a lei, devendo fazer declaração pública de bens no ato da posse e de sua exoneração.

e) O Chefe da Casa Militar será escolhido pelo Secretá-rio de Segurança Publica do Estado entre oficiais da ativa, ocupantes do último posto do Quadro de Oficiais Policiais Militares.

69. Prevê o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo que, com exceção dos casos nele previstos, o funcionário que interromper o exercí-cio por mais de 30 (trinta) dias consecutivos ficará sujeito à pena de

a) advertência, por desídia nas funções.

b) suspensão até 30 (trinta) dias, por falta de zelo e presteza.

c) demissão, por abandono de cargo.

d) multa, por inassiduidade.

e) repreensão, por impontualidade.

70. Com base no Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado, assinale a alternativa correta.

a) O funcionário em exercício de mandato eletivo fede-ral ou estadual ou de mandato de prefeito, poderá ser promovido por antiguidade e merecimento.

b) Nos casos de indenização à Fazenda Estadual, o funcionário será obrigado a repor, de uma só vez, a importância do prejuízo causado em virtude de alcance, desfalque, remissão ou omissão em efetuar recolhi-mento ou entrada nos prazos legais.

c) Será instaurada sindicância quando a falta discipli-nar, por sua natureza, possa determinar as penas de demissão, de demissão a bem do serviço público e de cassação de aposentadoria ou disponibilidade.

d) O funcionário poderá ausentar-se do Estado ou deslocar-se da respectiva sede de exercício, para mis-são ou estudo de interesse do serviço público, median-te autorização expressa do Secretário de Estado da respectiva pasta.

e) É assegurado a pessoa física, mediante recolha de taxas, o direito de petição contra ilegalidade ou abuso de poder e para defesa de direitos.

71. Nos termos da Constituição do Estado de São Paulo, os servidores públicos estaduais poderão ser responsabilizados e submetidos, nos termos da lei, a sequestro e perdimento de bens, em virtude de

a) danos causados ao usuário do serviço público.

b) diminuição da arrecadação tributária.

c) danos causados à coletividade.

d) greve julgada ilegal pelo Poder Judiciário.

e) pagamentos efetuados em desacordo com as nor-mas legais.

72. Será reintegrado ao serviço público, no cargo que ocupava e com todos os direitos e vantagens devidas, o servidor absolvido pela Justiça, mediante simples comprovação do trânsito em julgado de decisão que:

a) tenha como fundamento a insuficiência de provas.

b) tenha como fundamento o não convencimento do magistrado.

c) negue a existência de sua autoria ou do fato que deu origem à sua demissão.

d) tenha como fundamento vício processual.

e) houver fundada dúvida sobre sua existência.

Page 22: SIMULADO CFOsistema.unicursos.com.br/uploads/c77ee81054ee1e1bf7bcf7b4ddc68b… · 3 SOCIOLOGIA 01. A literatura sociológica registra dramáticas conse-quências em casos de crianças

22

www.unicursos.com.br

INFORMÁTICA

73. Em qual das guias do Microsoft Word pode ser encontrada a ferramenta ―Linha de Assinatura‖ ?

a) Layout

b) Referencias

c) Inserir

d) Revisão

e) Design

74. Considerando-se o Excel, se a célula com o número 12 for selecionada e logo após for apertado

o botão , o resultado obtido será:

a) 0,12%

b) 120%

c) 1,2%

d) 1200%

e) 12%

75. Suponha a seguinte situação: há um documento aberto no editor de textos Word e o cursor está posici-onado entre as letras ―r‖ e ―m‖ da palavra ―fórmula‖, sendo que a frase completa é ―Que valor deve ser mostrado na célula B8, se for digitada a fórmula =(B5*C5)/5?‖. Em que posição deve ficar o cursor se o usuário pressionar primeiro a tecla Ctrl, depois pressio-nar a seta para direita e, por fim, soltar ambas as te-clas?

a) Antes do caractere ―?‖.

b) Antes do caractere ―=‖.

c) Depois do caractere ―=‖.

d) Depois do caractere ―?‖.

e) Depois do caractere ―a‖ da palavra ―fórmula‖ e antes do espaço.

76. A cópia de uma janela ativa no Windows pode ser obtida ao se pressionar PRINT SCREEN após ter-se pressionada e mantida pressionada a tecla

a) ALT

b) CTRL

c) SHIFT

d) TAB

e ) WIN

77. Para responder à questão , considere as Figuras abaixo do Word 2016.

A caixa de diálogo "Localizar e substituir", do Word 2016, foi ativada e devidamente preenchida. Nesse caso, pressionando o botão "Substituir Tudo", pode-se afirmar que na Figura 1

a) será realizada apenas uma substituição.

b) serão realizadas apenas duas substituições.

c) serão realizadas apenas três substituições.

d) serão realizadas apenas quatro substituições.

e) serão realizadas oito substituições.

78. Em uma campanha realizada em uma cidade com o objetivo de arrecadar doações para a creche ―Tia Ma-ria‖, alguns comerciantes da cidade se comprometeram a doar uma determinada quantia em dinheiro. Para controlar o recebimento de doações, foi criada a plani-lha abaixo no Microsoft Excel. Na planilha é possível ver o valor que cada comerciante prometeu doar e uma coluna com a situação do pagamento (―S‖ para aqueles que já pagaram o valor e ―N‖ para aqueles comercian-tes que ainda não pagaram).

A fórmula que foi aplicada na célula B10 para calcu-lar o Valor Total apenas dos comerciantes que já pagaram é:

a) =SOMASE(C3:C8;"S";B3:B8)

b) =SOMA(C3+C8;"S";B3+B8)

c) =SOMASE(B3:B8;"S";C3:C8)

d) =SOMA(C3:C8;B="S")

e) =SOMATOTAL(B3:B8;C=‖S‖)

Page 23: SIMULADO CFOsistema.unicursos.com.br/uploads/c77ee81054ee1e1bf7bcf7b4ddc68b… · 3 SOCIOLOGIA 01. A literatura sociológica registra dramáticas conse-quências em casos de crianças

23

www.unicursos.com.br

79. O Microsoft Windows é um dos siste-mas operacionais mais utilizados atualmente. Atra-vés dele, os usuários podem executar inúmeras tarefas de forma mais ágil e eficaz, padronizando os procedi-mentos e arquivando histórico de transações. Assinale a única alternativa correta sobre o Microsoft Windows:

a) O Windows não permite que arquivos utilizem os caracteres >, %, / e ? em seu nome.

b) Para localizar um arquivo com o nome MEMO, basta que o usuário digite na caixa pesquisar os dados MEM* ou MEM#.

c) Para renomear um arquivo no Microsoft Windows basta clicar sobre ele e pressionar a tecla F3.

d) Para selecionar todos os arquivos dentro de uma pasta basta clicar sobre um deles e pressio-nar, simultaneamente, as teclas Ctrl e A.

e) A área de transferência do Windows é acessível através do Painel de Controle

80. Na faixa de opções do MS Word, são recursos presentes no grupo ―edição‖ da guia ―página inicial‖

a) classificar, inserir tabela e desenhar tabela.

b) recortar, copiar e colar.

c) justificar, centralizar e alinhar.

d) alinhar, agrupar e girar.

e) localizar, substituir e selecionar.