simulado 2º ano prof.ª shirley vasconcelos prof.º …€¦ · o que mais chamava a atenção era...

73
SIMULADO PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS PROF.º JEAN NOBRE 2º ANO ENSINO MÉDIO

Upload: others

Post on 18-Apr-2020

7 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

SIMULADO PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOSPROF.º JEAN NOBRE2º ANO

ENSINO MÉDIO

Simulado do Ensino MédioObjetivo:Produzir indicadores do aproveitamento escolar dos estudantes do ensino com mediação tecnológica desenvolvido pelo Centro de Mídias e fomentar parâmetros para o desenvolvimento de intervenções didáticas diversificadas com fins de melhoria dos indicadores, habilidades e competências dos estudantes.

SIMULADO

2

ORIENTAÇÕESSimulado II – Ensino Médio 2º ano

Orientações para aplicação da prova. • 15 itens de Língua Portuguesa • 15 itens de Matemática

SIMULADO

3

Orientações

1

32

4

A

AA

A

B

BB

B

C

CC

C

D E

D ED E

D E

Orientações

1

32

4

A

AA

A

B

BB

B

C

CC

C

D E

D ED E

D E

Orientações

1

32

4

A

AA

A

B

BB

B

C

CC

C

D E

D ED E

D E

A

Orientações

1

32

4

A

AA

A

B

BB

B

C

CC

C

D E

D ED E

D E

AA

Orientações

1

32

4

A

AA

A

B

BB

B

C

CC

C

D E

D ED E

D E

AA

A

LÍNGUA PORTUGUESA

SIMULADO

9

LÍNGUA PORTUGUESAITEM 01 O texto conta a história de um homem que “entrou pelo cano”. O Homem que entrou pelo cano abriu a torneira e entrou pelo cano. A princípio incomodava-o a estreiteza do tubo. Depois se acostumou. E, com a água, foi seguindo.

SIMULADO

10

Andou quilômetros. Aqui e ali ouvia barulhos familiares. Vez ou outra um desvio, era uma seção que terminava em torneira. Vários dias foi rodando, até que tudo se tornou monótono. O cano por dentro não era interessante. No primeiro desvio, entrou. Vozes de mulher. Uma criança brincava. Então per cebeu que as engrenagens giravam e caiu numa pia. À sua volta era um branco imenso, uma água límpida.

SIMULADO

11

E a cara da menina aparecia redonda e grande, a olhá lo interessada. Ela gritou: “Mamãe, tem um homem dentro da pia”. Não obteve resposta. Esperou, tudo quieto. A menina se cansou, abriu o tampão e ele desceu pelo esgoto.

BRANDÃO, Ignácio de Loyola. Cadeiras Proibidas. São Paulo: Global, 1988, p. 89.

SIMULADO

12

O conto cria uma expectativa no leitor pela situação incomum criada pelo enredo. O resultado não foi o esperado porque: A) a menina agiu como se fosse um fato normal.B) o homem demonstrou pouco interesse em sair do cano.C) as engrenagens da tubulação não funcionaram.D) a mãe não manifestou nenhum interesse pelo fato.E) O homem ficou preso no cano.

SIMULADO

13

LÍNGUA PORTUGUESAITEM 02 (SAEMS). Leia o texto abaixo.

Amor é fogo que arde sem se ver;É ferida que dói e não se sente;É um contentamento descontente;É dor que desatina sem doer;É um não querer mais que bem querer;É solitário andar por entre a gente;

SIMULADO

14

É nunca contentar-se de contente;É cuidar que se ganha em se perder;É querer estar preso por vontade;É servir a quem vence, o vencedor;É ter com quem nos mata lealdade.Mas como causar pode seu favorNos corações humanos amizade,Se tão contrário a si é o mesmo Amor

FILHO, Aires da MM. (Org.). Camões: lírico. Rio de Janeiro: Agir,

SIMULADO

15

A visão de amor do autor se constrói a partir de

A) definições.B) negações.C) oposições.D) repetições.E) apelações.

SIMULADO

16

LÍNGUA PORTUGUESAITEM 03 Leia a charge e responda:

que olhar é esse dalia?

romeu e dalila olhar de tristeza, de mágoa, desilusão,...

olhar de apatia, tédio, solidão...

sorte! pensei que fosse

conjuntivite

SIMULADO

17

A atitude de Romeu em relação a Dalila revela:

A) compaixão.B) companheirismo.C) insensibilidade.D) revolta.E) impaciência.

SIMULADO

18

LÍNGUA PORTUGUESAITEM 04 Leia o texto para responder a questão a seguir:

Você não faz ideia do monte de coisas que estão acontecendo no mundo.

Ainda bem.

SIMULADO

19

Pela resposta do Garfield, as coisas que acontecem no mundo são A) assustadoras.B) corriqueiras.C) curiosas.D) naturais.E) tristes.

SIMULADO

20

LÍNGUA PORTUGUESAITEM 05 No parágrafo abaixo, o autor defende a seguinte tese:

A diminuição da maioridade penal de 18 par 16 anos não resolveria o problema da criminalidade praticada pelo menor infrator. Se isso ocorrer os bandidos vão recrutar crianças mais jovens para prática criminosa. Os

presídios ficarão superlotados de adolescentes e muitas escolas vazias. Esse é um problema social que precisa ser resolvido com projetos sociais que visem

solucionar a causa do problema e não seus efeitos.

SIMULADO

21

A) Diminuir a maioridade penal é uma boa solução.

B) Diminuir a idade penal não resolveria o problema.

C) É preciso criar mais presídios.

D) É preciso combater a causa e não seus efeitos.

E) É preciso criar projetos educativos.

SIMULADO

22

LÍNGUA PORTUGUESAITEM 06 Leia o texto abaixo e responda a questão:

O HOMEM DO OLHO TORTO

No sertão nordestino, vivia um velho chamado Alexandre. Meio caçador, meio vaqueiro, era cheio de conversas — falava cuspindo, espumando como um sapo-cururu.

SIMULADO

23

O que mais chamava a atenção era o seu olho torto, que ganhou quando foi caçar a égua pampa, a pedido do pai. Alexandre rodou o sertão, mas não achou a tal égua. Pegou no sono no meio do mato e, quando acordou, montou num animal que pensou ser a égua. Era uma onça. No corre-corre, machucou-se com galhos de árvores e ficou sem um olho. Alexandre até que tentou colocar seu olho de volta no buraco, mas fez errado. Ficou com um olho torto.

RAMOS, Graciliano. Histórias de Alexandre. Editora Record.

SIMULADO

24

O que deu origem aos fatos narrados nesse texto?

A) O fato de Alexandre falar muito.B) O hábito de Alexandre de falar cuspindo.C) A caçada de Alexandre à égua pampa.D) A caçada de Alexandre a uma onça.E) A chegada de Alexandre na mata.

SIMULADO

25

LÍNGUA PORTUGUESAITEM 07

(SADEAM). Leia o texto abaixo.

O REFORMADOR DO MUNDO

Américo Pisca-Pisca tinha o hábito de pôr defeito em todas as coisas. O mundo para ele estava errado e a natureza só fazia asneiras.

SIMULADO

26

– Asneiras, Américo? – Pois então?!... Aqui mesmo, neste pomar, você tem a prova disso. Ali está uma jabuticabeiraenorme sustendo frutas pequeninas, e lá adiante vejo colossal abóbora presa ao caule duma plantarasteira. Não era lógico que fosse justamente o contrário? Se as coisas tivessem de ser reorganizadas por mim, eu trocaria as bolas, passando as jabuticabas para a aboboreira e as abóboras para a jabuticabeira. Não tenho razão?

LOBATO, Monteiro. O reformador do mundo. In: Obra Infantil

SIMULADO

27

Quando falou sobre a reforma da natureza, Américo estava

A) num pomar.B) num rio.C) numa floresta.D) numa praça.E) Trabalhando duro.

SIMULADO

28

LÍNGUA PORTUGUESAITEM 08 Leia com atenção o texto abaixo.

UMA FÁBULA

Um caracol queria transformar-se em águia. Saiu de sua concha, tratou de lançar-se ao ar muitas vezes, e a cada vez fracassou. Então decidiu voltar para sua concha. Mas já não cabia, pois havia começado a lhe crescer asas.

(Frenk-Westheing, Mariana)

SIMULADO

29

Esse é um texto narrativo porque nele se percebe a presença: A) Do narrador e da passagem do tempo.B) Da descrição de uma situação.C) Da defesa de uma tese.D) Da argumentação.E) Do clímax intenso.

SIMULADO

30

LÍNGUA PORTUGUESAITEM 09 Leia o texto para responder a questão abaixo:

Admirável Chip NovoPitty

Pane no sistema alguém me desconfigurouonde estão meus olhos de robô?Eu não sabia, eu não tinha percebido

SIMULADO

31

Eu sempre achei que era vivoParafuso e fluído em lugar de articulaçãoAté achava que aqui batia um coraçãoNada é orgânico é tudo programadoE eu achando que tinha me libertadoMas lá vêm eles novamente, eu sei o que vão fazer:Reinstalar o sistema

SIMULADO

32

Pense, fale, compre, bebaLeia, vote, não se esqueçaUse, seja, ouça, digaTenha, more, gaste, viva

Pense, fale, compre, bebaLeia, vote, não se esqueçaUse, seja, ouça, digaNão senhor, Sim senhor, Não senhor, Sim senhor[...]

Fonte: http://letras.terra.com.br/pitty/

SIMULADO

33

A forma como os verbos são utilizados nas segunda e terceira estrofes da letra da música reforça a ideia de

A) ordem, pois o eu da música é governado por um sistema.B) alegria, pois o eu do texto concorda com o sistema.C) desejo, pois o eu da música era livre.D) revolta, pois o eu do texto critica o sistema.E) de dúvida ao leitor.

SIMULADO

34

LÍNGUA PORTUGUESAITEM 10 O XÁ DO BLA-BLÁ-BLÁ

Era uma vez, no país de Alefbey, uma triste cidade, a mais triste das cidades, uma cidade tão arrasadoramente triste que tinha esquecido até seu próprio nome.

SIMULADO

35

Ficava à margem de um mar sombrio, cheio de peixosos – peixes queixosos e pesarosos, tão horríveis de se comer que faziam as pessoas arrotarem de pura melancolia, mesmo quando o céu estava azul.

SIMULADO

36

Ao norte dessa cidade triste havia poderosas fábricas nas quais a tristeza (assim me disseram) era literalmente fabricada, e depois embalada e enviada para o mundo inteiro, que parecia sempre querer mais. Das chaminés das fábricas de tristeza saía aos borbotões uma fumaça negra, que pairava sobre a cidade como uma má notícia.

RUSHDIE, Salman. Haroun e o Mar de Histórias. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

SIMULADO

37

O trecho do texto que indica uma consequência é:

A) “uma triste cidade, a mais triste das cidades”.B) “Ficava à margem de um mar sombrio, cheio de peixosos “.C) “que faziam as pessoas arrotarem de pura melancolia”.D) ”Ao norte dessa cidade triste havia poderosas fábricas”.E) A cidade ficou alegre.

SIMULADO

38

LÍNGUA PORTUGUESAITEM 11 (SAEPE). Leia o texto abaixo.

Exageros de Mãe

Já te disse mais de mil vezes que não quero ver você descalço. Nunca vi uma criança tão suja em toda a minha ida. [...] Oh, meu Deus do céu, esse menino me deixa completamente maluca. Estou aqui há mais de um século esperando e o senhor não vem tomar banho.

SIMULADO

39

Se você fizer isso outra vez nunca mais me sai de casa. Pois é, não come nada: é por isso que está aí com o esqueleto à mostra. [...] Não chora desse jeito que você vai acordar o prédio inteiro. [...] Mas, furou de novo o sapato: você acha que seu pai é dono de sapataria, pra lhe dar um sapato novo todo dia? Onde é que você se sujou dessa maneira: acabei de lhe botar essa roupa não faz cinco minutos! Passei a noite toda acordada com o choro dele. [...] Não se passa um dia que eu não tenha que dizer a mesma coisa.Não quero mais ver você brincando com esses moleques, esta é a última vez que estou lhe avisando.

FERNANDES, Millôr. 10 em Humor. Rio de Janeiro: Expressão eCultura, 1968. pág. 15. Fragmento.

SIMULADO

40

Esse texto é engraçado porque

A) faz uma brincadeira com as mães.B) mostra a bagunça feita pelos filhos.C) mostra a mãe cuidando do filho.D) retrata um modo das mães reclamarem.E) dá conselhos às mães para resolver os problemas.

SIMULADO

41

LÍNGUA PORTUGUESAITEM 12 Leia a tira.

SIMULADO

42

O texto anterior é engraçado, porque

A) o predador queria pegar o filhote.B) o macaco fingiu que era predador.C) a mãe enganou o filhote para dar-lhe banho.D) a mãe fugiu com seu filhote para o lago.E) o macaco virou gato.

SIMULADO

43

LÍNGUA PORTUGUESAITEM 13 A economia da felicidade

Vivemos em tempos de altas ansiedades. Apesar de o mundo usufruir de uma riqueza total sem precedentes, também há ampla insegurança, agitação e insatisfação. Nos Estados Unidos, uma grande maioria dos americanos acredita que o país está “no caminho errado”. O pessimismo está nas alturas.

SIMULADO

44

O mesmo vale para muitos outros lugares. Tendo essa situação como pano de fundo, chegou a hora de reconsiderar as fontes básicas de felicidade em nossa vida econômica. A busca incansável de rendas maiores vem nos levando a uma ansiedade e iniquidade sem precedentes, em vez de nos conduzir a uma maior felicidade e satisfação na vida. O progresso econômico é importante e pode melhorar a qualidade de vida, mas só se o buscarmos junto com outras metas.

[...] SACHS, Jeffrey D.. Disponível em: . Acesso em: 11 abr. 2017. Fragmento.

SIMULADO

45

Esse texto trata da

A) busca por maiores rendas. B) insegurança vivida pelo homem. C) ansiedade do mundo contemporâneo. D) reconsideração das fontes de felicidade. E) relação entre vida econômica e felicidade.

SIMULADO

46

LÍNGUA PORTUGUESA

ITEM 14 Leia a charge ao lado:

Mas vovozinha, vocês eram como bonecas! Não opinavam, não trabalhavam, não tinham responsabilidades nem sabiam o que era terapia, andavam por aí cheias de celulites, faziam doces e visitavam as amigas.Em que mundo viviam? no

paraíso

SIMULADO

47

Sobre as funções desempenhadas pelas mulheres na sociedade e de acordo com o expresso nas linguagens verbal e não verbal da charge, afirma-se que A) a moça está reclamando de ter de consertar tomadas. B) a vovó acha que não valeu a pena ter sido boneca, quando mais

jovem. C) as moças, hoje em dia, opinam, trabalham, fazem terapias e não

querem ter celulites. D) as mulheres de hoje ainda preferem fazer doces e visitar as

amigas a viver no paraíso. E) a atribuição de não ser boneca implica também fazer tarefas

tradicionalmente associadas ao sexo masculino.

SIMULADO

48

LÍNGUA PORTUGUESA

ITEM 15

(PROEB). Leia o texto abaixo e responda.

TempestadeA noite se antecipou. Os homens ainda não a esperavam quando ela desabou sobre a cidade em nuvens carregadas. Ainda não estavam acesas as luzes do cais, no Farol das Estrelas não brilhavam ainda as lâmpadas pobres que iluminavam os copos [...], muitos saveiros ainda cortavam as águas do mar quando o vento trouxe a noite de nuvens pretas.

AMADO, Jorge. Mar morto. 79ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2001. Fragmento.

SIMULADO

49

No trecho “... que iluminavam os copos...”, o pronome destacado retoma o substantivo

A) homens.B) luzes do cais.C) Farol das Estrelas.D) lâmpadas pobres.E) saveiros.

SIMULADO

50

MATEMÁTICA

SIMULADO

51

MATEMÁTICAITEM 1 De 9 saias de diferentes modelos que estão em oferta em uma loja de roupas, Camila deseja escolher 5 para comprar. De quantos modos diferentes Camila pode escolher as 5 saias?

A) 45 C) 120 E) 180B) 90 D) 126

SIMULADO

52

MATEMÁTICA ITEM 2 Sabendo que perímetro é a soma dos lados de um polígono e que somando os lados do quadrilátero abaixo o resultado será 54cm, o valor da área desse referido quadrilátero será:A) 50cm2B) 120cm2C) 170cm2D) 200cm2E) 220cm2

SIMULADO

53

MATEMÁTICA ITEM 3

Cinco estudantes fizeram um trabalho em grupo, mas apenas dois deles irão apresentar o trabalho. Quantas são as possibilidades de escolha da dupla que vai apresentar o trabalho?

A) 10 C) 30 E) 60B) 20 D) 45

SIMULADO

54

MATEMÁTICA ITEM 4

O perímetro do polígono abaixo é:

A) 51mB) 52m C) 53m D) 54mE) 55m

SIMULADO

55

MATEMÁTICA ITEM 5

Um reservatório possui a forma de um paralelepípedo reto retângulo, conforme a figura a seguir:

SIMULADO

56

Admitindo que 1 litro equivale a 1dm³, para que o tanque esteja completamente cheio são necessários:

A) 240.000 litrosB) 2400 litros C) 24.000 litros D) 2,4 litros E) 240 litros

SIMULADO

57

MATEMÁTICA ITEM 6 A área da superfície de um poliedro de Platão com 12 vértices e 30 arestas, cada uma medindo 1cm de comprimento é igual a: A) 2√3cm² D) 10√3cm²B) 5√3cm² E) 20√3cm²C) 6√3cm²

SIMULADO

58

MATEMÁTICA ITEM 7 Um avião ao decolar sobe formando com a pista um ângulo de 30º. Após percorrer 700 metros, qual a altura em que ele se encontrará do solo? (obs: sen 30º = ½)A) 150mB) 200mC) 250mD) 300m E) 350m

SIMULADO

59

MATEMÁTICA ITEM 8

Um professor de Matemática elaborou 6 questões de Análise Combinatória, 4 de Geometria Espacial e 5 de Álgebra Básica para criar uma prova com 6 questões. A prova deve conter 2 questões de cada um desses três conteúdos. Quantas provas distintas o professor poderá criar:

A) 8 C) 700 E) 900B) 120 D) 800

SIMULADO

60

MATEMÁTICA ITEM 9

Em um concurso de televisão, apresentam-se ao participante 3 fichas voltadas para baixo, estando representada em cada uma delas as letras T, V e E. As fichas encontram-se alinhadas em uma ordem qualquer. O participante deve ordenar as fichas ao seu gosto, mantendo as letras voltadas para baixo, tentando obter a sigla TVE. Ao desvirá-las, para cada letra que esteja na posição correta ganhará um prêmio de R$ 200,00.

SIMULADO

61

A probabilidade de o participante não ganhar qualquer prêmio é igual a:

A) 0B) 1/3C) 1/4D) 1/2E) 1/6

SIMULADO

62

MATEMÁTICA ITEM 10

No quadro a seguir estão as contas de luz e água de uma mesma residência. Além do valor a pagar, cada conta mostra como calculá-lo, em função do consumo de água (em m3) e de eletricidade (em kw/h). Observe que, na conta de luz, o valor a pagar é igual ao consumo multiplicado por um certo fator. Já na conta de água, existe uma tarifa mínima e diferentes faixas de tarifação.

SIMULADO

63

SIMULADO

64

Suponha que, no próximo mês, dobre o consumo de energia elétrica dessa residência. O novo valor da conta será de:

A) R$ 55,23B) R$ 106,46C) R$ 802,00D) R$ 100,00E) R$ 22,90

SIMULADO

65

MATEMÁTICA ITEM 11 Ainda sobre o enunciado da questão 07, suponha que dobre o consumo d’água. O novo valor da conta será de:

A) R$ 22,90B) R$ 106,46C) R$ 43,82D) R$ 17,40E) R$ 22,52

SIMULADO

66

MATEMÁTICA ITEM 12 Um menino avista o ponto mais alto de um morro, conforme figura abaixo. Considerando que ele está a uma distância de 500m da base do morro, calcule a altura (h) deste ponto. (Obs: sen 20º = 0,34 / cos 20º = 0,93 / tg 20º = 0,36)A) 181,3mB) 185,3mC) 190,7mD) 195,5mE) 198,5m

SIMULADO

67

MATEMÁTICA ITEM 13 Observe o que foi feito para colocar bolinhas de gude de 1cm de diâmetro numa caixa cúbica com 10cm de aresta.

SIMULADO

68

Uma pessoa arrumou as bolinhas em camadas superpostas iguais, tendo assim empregado:

A) 100 bolinhas.B) 300 bolinhas.C) 10 000 bolinhas.D) 2000 bolinhas.E) 1000 bolinhas.

SIMULADO

69

MATEMÁTICA ITEM 14 Um estudo sobre o problema do desemprego na Grande São Paulo, no período 1985-1996, realizado pelo SEADE-DIEESE, apresentou o seguinte gráfico sobre taxa de desemprego.

SIMULADO

70

Pela análise do gráfico, é correto afirmar que, no período considerado,

A) a maior taxa de desemprego foi de 14%.B) a taxa de desemprego no ano de 1995 foi a menor do período.C) a partir de 1992, a taxa de desemprego foi decrescente.D) no período 1985-1996, a taxa de desemprego esteve entre

8% e 16%.E) a taxa de desemprego foi crescente no período compreendido

entre 1988 e 1991.

SIMULADO

71

MATEMÁTICA

ITEM 15 No gráfico abaixo, mostra-se como variou o valor do dólar, em relação ao real, entre o final de 2001 e o início de 2005.Por exemplo, em janeiro de 2002, um dólar valia cerca de R$ 2,40.

SIMULADO

72

Durante esse período, a época em que o real esteve mais desvalorizado em relação ao dólar foi no

A) final de 2001.B) final de 2002.C) início de 2003.D) final de 2004.E) início de 2005.

SIMULADO

73