simplificar uma transformação completa · para um projeto de construção de terminal...

4
Simplificar uma transformação completa HISTÓRIA DE SUCESSO

Upload: lekien

Post on 11-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Simplificar uma transformação completa

HISTÓRIA DE SUCESSO

O CLIENTE El Dorado (BOG), o Aeroporto Internacional de Bogotá, é considerado a maior e mais moderna instalação de transporte aéreo da América Latina, sendo a terceira mais movimentada. Desde sua abertura, em 1959, o aeroporto passou por inúmeras reformas e ampliações. Em 2017, atendeu 31 milhões de passageiros e respondeu por quase metade do tráfego aéreo do país.

O aeroporto é administrado pela Operadora Aeroportuária Internacional (OPAIN), consórcio liderado pelo Grupo Argos e Odinsa com outras empresas de construção locais, em conjunto com o Aeroporto Suíço de Zurique. A OPAIN é responsável pela gestão, modernização, desenvolvimento comercial, expansão, operação e manutenção do Aeroporto Internacional El Dorado.

O DESAFIONo início dos anos 2000, o Aeroporto Internacional El Dorado começava a apresentar sinais de desgaste: sofria com longas filas, limitação no espaço e acesso de passageiros ao terminal, salas de embarque e VIP inadequadas e um sistema de sonorização desatualizado – todos impactando diretamente a experiência do passageiro.

A OPAIN foi encarregada de construir um novo terminal internacional e modernizar o já existente, com 16 portões, 144 balcões de check-in e cerca de 60.000 vagas de estacionamento. Tradicionalmente, a tecnologia necessária para um projeto de construção de terminal aeroportuário é parcialmente adquirida e instalada por vários contratantes independentes, resultando em silos. A OPAIN procurou, portanto, um parceiro único e comprovado para reunir todos os elementos de tecnologia necessários e supervisionar a grande transformação do aeroporto, atuando em conjunto com o fornecedor de controles de construção.

Conforme exemplificado pelo CEO da OPAIN, Álvaro González, “o que tornou este projeto desafiador foi a necessidade de uma conclusão em etapas, com o trabalho realizado em meio às contínuas operações diárias do aeroporto. O processo exigiria uma coordenação cuidadosa de inúmeros empreiteiros, processos, procedimentos,

cronogramas e prioridades, a fim de minimizar a interrupção das operações e dos passageiros, enquanto todas as construções, instalações e atualizações estavam sendo realizadas”.

Tendo implementado anteriormente as soluções de check-in existentes nos equipamentos de uso compartilhado (CUTE) e totens de autoatendimento (CUSS) da SITA, é certo que a OPAIN já estava familiarizada com a SITA, suas décadas de experiência em ambientes de construção de terminais aeroportuários e sua presença na Colômbia desde 1961. “A solução proposta pela SITA adotou como base um design inovador e uma abordagem criativa centrada na experiência do passageiro, que diferenciaria o El Dorado de outros

© SITA 2018

“ A SOLUÇÃO PROPOSTA PELA SITA ADOTOU COMO BASE UM DESIGN INOVADOR E UMA ABORDAGEM CRIATIVA CENTRADA NA EXPERIÊNCIA DO PASSAGEIRO, QUE DIFERENCIARIA O EL DORADO DE OUTROS AEROPORTOS DA REGIÃO.”

ÁLVARO GONZÁLEZ CEO DA OPAIN

UMA ESPECIFICAÇÃO COMPLEXA E EM GRANDE ESCALA DIRECIONADA À TRANSFORMAÇÃO DO AEROPORTO INTERNACIONAL EL DORADO • CUTE – 250 soluções integradas – SITA Maestro®DCS

Local

• CUSS – 40 soluções integradas – SITA MaestroDCS Local

• Sistemas de sonorização – 2.450 alto-falantes, 46 estações de anúncio

• Sistemas de exibição de informações de voo (FIDSs) – 400 monitores

• Sistema de cabeamento estruturado – 8.300 portasde dados

• 28 salas técnicas conectadas a dois centros de dados

• 130 pontos de acesso

• DNE sem fio (Wi-Fi)

• Telefonia IP

• Relógio principal (MCS)

• Interfaces do Banco de Dados Operacional do Aeroporto (AODB) desenvolvidas pela SITA

• Sistemas de CCTV e alarme contra incêndio e sistema de controle de acesso (fornecidos pela Johnson Controls)

aeroportos da região”, lembra González. A SITA foi capaz de identificar e atender proativamente às necessidades de todos os principais interessados nesse projeto complexo, tendo sido contratada pela OPAIN como a opção natural de parceria na transformação tecnológica do El Dorado.

Elbson Quadros, vice-presidente da SITA na América Latina, observa: “Nenhum outro prédio público se compara ao aeroporto moderno em termos de dependência da tecnologia, o que introduz uma complexidade considerável. É por esta razão que desenvolvemos nossa solução Airport Master System Integration (MSI), visando ajudar as operadoras aeroportuárias com a minimização de riscos e atrasos na construção de aeroportos e rápida concretização do objetivo que consiste em criar um aeroporto totalmente funcional com o mínimo de complicações”.

A SOLUÇÃOO Airport MSI da SITA incorpora uma gama completa de tecnologia aeroportuária e capacidade de gerenciamento de programas para fornecer uma solução integrada de ponta a ponta. Através do Airport MSI, a SITA reuniu efetivamente todos os fornecedores de tecnologia em um único programa de trabalho que integrou e informou o plano de construção do empreiteiro.

Além dessa coordenação, a SITA implementou um conjunto abrangente de suas tecnologias aeroportuárias modulares pré-integradas no novo terminal do El Dorado, incluindo:

• SITATEX® IP – a plataforma de correio operacional líder do setor de transporte aéreo, responsável por gerar e receber mensagens Tipo B, o padrão de mensagens de fato utilizado para reservas, mensagens de status de voo, informações meteorológicas e informações antecipadas sobre passageiros.

• BagMessage – uma solução global, totalmente gerenciada e segura, que habilita a interface entre sistemas de controle de embarque de companhias aéreas e sistemas de bagagens de companhias aéreas e aeroportuárias, visando garantir meios confiáveis e de alta disponibilidade de entrega de mensagens.

• AirportHubTM – uma plataforma de conectividade compartilhada em todo o aeroporto que simplifica a infraestrutura de TI do local, oferecendo serviços de comunicação confiáveis, flexíveis e de baixo custo para as companhias aéreas, atendentes de rampa e fornecedores de manutenção.

3© SITA 2018

• AirportConnect® Open (CUTE) – fornece comunicações padronizadas entre todos os periféricos necessários para o processamento de passageiros, incluindo impressoras, leitores de passaportes, leitores de cartões de embarque, impressoras de etiquetas para bagagens, portões de autoembarque e despacho automático de bagagens.

• AirportConnect® Kiosk (CUSS) – entrega processos de autoatendimento, como reserva, alteração de reserva e check-in em quiosque, projetado para as especificações CUSS da IATA.

• Maestro®DCS Local – um sistema automatizado para controle de embarque compatível com IATA que permite que o aeroporto, as companhias aéreas e os atendentes de rampa executem os processos de check-in e embarque.

• AirportVision® – um sistema de exibição de informações de voo dinâmico e composto por diversas mídias para suportar o fluxo contínuo de passageiros no aeroporto.

• BagManager – proporciona funcionalidade líder do setor para carregamento, reconciliação, rastreamento, detecção e gerenciamento de operações de bagagem em tempo real, de modo cada vez mais crítico à medida que a indústria adota a Resolução 753 da IATA em 2018.

• AirportResource Manager – um sistema flexível de gestão de recursos para meios aeroportuários fixos, como portões de embarque, esteiras de bagagens e balcões de check-in, além de recursos móveis para atendimento de rampa.

A metodologia de coordenação de fornecedores sob medida da SITA foi projetada para mitigar a derrapagem de trajetória crítica causada por defeitos de dependência anteriores. Aproveitando a ampla experiência da SITA como integradora de sistemas para aeroportos tão diversos como Dublin (Irlanda), Düsseldorf (Alemanha), Cancún (México), Baku (Azerbaijão) e São Paulo (Brasil), todo o projeto foi entregue dentro do orçamento e conforme o cronograma.

Ambos os terminais oferecem aos passageiros a conveniência de uma conexão rápida, segura e gratuita por meio de Wi-Fi ilimitado.

Além de transformar a experiência do passageiro no Aeroporto Internacional El Dorado, a OPAIN se propôs a aumentar a receita comercial, melhorar a produtividade operacional e reforçar o retorno do investimento em infraestrutura. “A combinação da integração do sistema SITA com o suporte técnico responsivo no local proporcionou excelente estabilidade, segurança, confiabilidade e disponibilidade de back-up do sistema”, afirma Álvaro González.

Em 2016 e 2017, o El Dorado foi eleito o melhor aeroporto da América do Sul pelo World Airport Awards, qualificado como um dos 50 principais aeroportos do mundo e tendo recebido a certificação de quatro estrelas da Skytrax. Atualmente, a OPAIN busca adotar uma abordagem holística para lançar um conceito de “viagens contínuas”, com implementação de segurança inteligente e um projeto de sistema acelerado no pipeline de projetos. Como parceira de tecnologia de longa data da OPAIN, a SITA está ansiosa para desempenhar um papel indispensável na concretização dessa visão.

SITA EM RESUMO

Somos os líderes mundiais e especialistas em soluções de comunicações e TI para transporte aéreo.

Entregamos e gerimos soluções de negócios para companhias aéreas, aeroportos, GDS, governos e outros clientes na maior rede do mundo, que forma a espinha dorsal de comunicações do setor de transporte aéreo mundial.

© SITA 18-END-100-1 Todas as marcas registradas reconhecidas. Especificações sujeitas a alteração sem aviso prévio. Esta literatura oferece somente um resumo das informações (a não ser que especificamente acordado em contrário pela SITA por escrito) e não faz parte de nenhum pedido ou contrato.

Para mais informações, visite www.sita.aero

Siga-nos em www.sita.aero/socialhub

“O segredo por trás do sucesso do El Dorado, revela Quadros, consistiu na experiência em construção e complexos programas aeroportuários integrados, além de nosso sólido relacionamento com vários parceiros, possibilitando assim a entrega de todos os elementos da RFP”.

A solução Airport MSI da SITA oferece suporte a operações e segurança por todo o novo terminal do aeroporto, inaugurado em 2012. O hardware e os sistemas de alto desempenho garantem que a OPAIN ofereça serviços superiores aos passageiros, usuários e lojistas do aeroporto, ao passo em que reforça o conforto, a segurança e o fluxo de informações no aeroporto.

Conforme atestado por Álvaro González, “graças à relação de longa data e confiança entre a SITA, o Aeroporto de Bogotá El Dorado e a OPAIN, foi possível promover o avanço deste projeto sem complicações. A SITA concluiu a primeira fase em um recorde de três meses, e a dedicação da equipe proporcionou extrema confiança. A SITA forneceu uma solução abrangente e integrada que transformou os sistemas de TI do aeroporto e será dimensionada de acordo com a demanda crescente”, acrescenta.

A SITA fornece suporte ininterrupto no local para o Aeroporto Internacional El Dorado através de seu Centro de Excelência, que inclui um Administrador do Site, um Gerente de Atendimento ao Cliente e Engenheiros de Campo. Recursos como solução de problemas, investigação de incidentes e escalonamento de problemas são fornecidos por uma equipe técnica qualificada. Essa proximidade permite um tempo médio de reparo de apenas 18,7 minutos para serviços como o CUTE, garantindo a continuidade dos negócios da OPAIN e do próprio aeroporto.

OS RESULTADOSHoje, o Terminal 1 do El Dorado é considerado um dos terminais mais avançados da região. Até o final de 2017, a unidade expandida possuía capacidade para 40 milhões de passageiros, oferecendo mais de 100 locais comerciais, zonas livres de impostos e novas salas VIP, conectando Bogotá a mais de 70 destinos domésticos e internacionais. O Terminal 2 opera 18 voos para destinos domésticos, de modo que os passageiros podem aproveitar mais de 50 locais comerciais.

“ O SEGREDO POR TRÁS DO SUCESSO DO EL DORADO, CONSISTIU NA EXPERIÊNCIA EM CONSTRUÇÃO E COMPLEXOS PROGRAMAS AEROPORTUÁRIOS INTEGRADOS, ALÉM DE NOSSO SÓLIDO RELACIONAMENTO COM VÁRIOS PARCEIROS, POSSIBILITANDO ASSIM A ENTREGA DE TODOS OS ELEMENTOS DA RFP.”

ELBSON QUADROS VICE-PRESIDENTE DA SITA NA AMÉRICA LATINA