simón bolívar

4
Este homem foi um grande herói para toda a América Latina. Cheio de pensamentos liberais, ele foi o líder das revoluções que deram independência à Venezuela, Peru, Colômbia, Equador e Bolívia. Conhecido como “o Libertador”, Simón Bolívar liderou diversas rebeliões contra o domínio espanhol na América do Sul. Após estudar em Madri, na Espanha, visitou Paris (na França). Em todos esses lugares, o jovem Bolívar absorveu o espírito revolucionário então difundido na Europa. Quando regressou à América do Sul em 1810, uniu-se ao movimento independentista venezuelano e começou a lutar contra a dominação espanhola. Entre 1810 e 1814, Bolívar participou de dois levantes venezuelanos fracassados. Ele fugiu então para a Jamaica e, depois, para o Haiti. Em seu exílio na Jamaica, Bolívar escreveu um dos documentos mais importantes sobre o movimento independentista na América hispânica: La carta de Jamaica. Nela, Bolívar delineou uma visão grandiosa para as nações desde Chile e Argentina até o México. Na carta, ele propôs a formação de repúblicas constitucionais em toda a América hispânica.

Upload: ian-costansi

Post on 20-Jul-2015

28 views

Category:

Education


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Simón Bolívar

Este homem foi um grande herói para toda a América Latina. Cheio de pensamentos liberais, ele foi o líder das revoluções que deram independência à Venezuela, Peru, Colômbia, Equador e Bolívia.

Conhecido como “o Libertador”, Simón Bolívar liderou diversas rebeliões contra o domínio espanhol na América do Sul.

Após estudar em Madri, na Espanha, visitou Paris (na França). Em todos esses lugares, o jovem Bolívar absorveu o espírito revolucionário então difundido na Europa. Quando regressou à América do Sul em 1810, uniu-se ao movimento independentista venezuelano e começou a lutar contra a dominação espanhola.

Entre 1810 e 1814, Bolívar participou de dois levantes venezuelanos fracassados. Ele fugiu então para a Jamaica e, depois, para o Haiti. Em seu exílio na Jamaica, Bolívar escreveu um dos documentos mais importantes sobre o movimento independentista na América hispânica: La carta de Jamaica. Nela, Bolívar delineou uma visão grandiosa para as nações desde Chile e Argentina até o México. Na carta, ele propôs a formação de repúblicas constitucionais em toda a América hispânica.

Page 2: Simón Bolívar

Em 1819, Simón Bolívar organizou um ataque ousado contra os espanhóis em Nova Granada, território onde hoje estão a Venezuela, a Colômbia, o Equador e o Panamá. Em agosto de 1819, na batalha de Boyacá, as tropas do Libertador venceram o exército espanhol. Bolívar então declarou a independência de Nova Granada, chamando-a de Grã-Colômbia, da qual se tornou presidente e ditador militar.

Em seguida, Bolívar foi para o Peru, o exército de Bolívar derrotou os espanhóis em 1824. No ano seguinte, um dos oficiais de Bolívar libertou a região do Alto Peru — ao sul do Peru, a última ainda sob domínio espanhol. Em homenagem ao Libertador, o novo país foi chamado Bolívia.

Bandeira da Bolívia

Page 3: Simón Bolívar

Bolívar queria que todos os novos países permanecessem juntos e aliados, mas o espírito de desunião e da oposição era forte e as lutas internas começaram. A Venezuela deixou a Grã-Colômbia em 1829 e o Equador, em 1830.

Triste e com a saúde frágil, Bolívar morreu de tuberculose na propriedade de um amigo em Santa Marta, na Colômbia, em 17 dezembro de 1830, sete meses depois de ele ter renunciado a seus cargos. Apesar de ter ocupado cargos com atributos ditatoriais, muitos consideram que Bolívar era um patriota sincero, dedicado à causa da liberdade e da igualdade. Idealista, Bolívar libertou seus escravos anos antes da abolição da escravidão na Venezuela. Ele também foi um dos pioneiros em incitar a formação de uma união das repúblicas americanas.

Bandeira da Grã-Colômbia

Fontes:http://escola.britannica.com.br/article/480820/Simon-Bolivar

http://pnld.moderna.com.br/2012/07/05/simon-bolivar-independencia-da-america-espanhola/

http://www.infopedia.pt/$simon-bolivar

Page 4: Simón Bolívar

Conclusão

Símon Bolívar foi uma pessoa com pensamentosliberais e muito importante para o processo deindependência da América Espanhola, o líder naindependência da Venezuela, Peru, Colômbia,Equador e Bolívia. Tinha o objeto de tirar odomínio espanhol na América do Sul.Influenciado por ideias iluministas ,pelomomento de revolução vivido na Europa e pelaRevolução Americana.

Organizou exércitos e entrou em diversosconfrontos contra o exército espanhol, em 1819realizou um ataque em Nova Granada, regiãoonde o hoje esta situada Venezuela, aColômbia, o Equador e o Panamá; e apesar deum exército menor conseguiu conquistar aregião e decretar sua independência,chamando-a de Grã-Colômbia. Em seguidaBolívar libertou o Peru e Alto Peru (atualBolívia).

A sua vontade é que esses paísespermanecessem unidos para que houvessemaior perspectiva de prosperidade e segurançaapós a independência, porém isso não seconcretizou devido a conflitos internos.