sim, ele é o cristo lição 11

17
SIM Ele é o Cristo

Upload: mariangela-domeniche-perdomo

Post on 13-Apr-2017

41 views

Category:

Spiritual


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Sim, ele é o cristo  lição 11

SIMEle é o Cristo

Page 2: Sim, ele é o cristo  lição 11

A MISSÃO DO CONSOLADOR JOÃO 16. 8-11

Page 3: Sim, ele é o cristo  lição 11

Alerta sobre a missão do Espírito Santo

(Jo 16.1-4)Jesus se utiliza de uma metáfora para que os crentes daquela época não fossem pegos de surpresa pela ação de ódio de alguns religiosos e tivessem a convicção de que o Consolador estaria com eles em todos os momentos.

Page 4: Sim, ele é o cristo  lição 11

Aplicação à nossa vida

Que verdade maravilhosa de incentivo, confiança e fé, em meio às nossas batalhas o Senhor está sempre conosco! Não poucas vezes, sofremos perseguições. Os ambientes destas intolerâncias são variados, podem começar em casa e se estenderem por onde andamos. Nessas ocasiões, quando nosso coração tende a ficar triste e abalado, é sempre bom lembrar que o nosso Deus é o mesmo ontem, hoje e eternamente e que ele está no meio de nós.

Page 5: Sim, ele é o cristo  lição 11

Anúncio que o Consolador virá (Jo 16.5-15)O Mestre anuncia a seus discípulos a

sua partida para o Pai.Atitude dos discípulos – os corações de seus discípulos se encheram de tristeza.

Page 6: Sim, ele é o cristo  lição 11

Aplicação à nossa vida

Às vezes, nos sentimos assim quando recebemos algumas notícias, ficamos tomados de um sentimento de profunda angústia e solidão. E o que devemos fazer em momentos assim? Abraçar a oportunidade de crescer. Nos desertos da vida temos a oportunidade de buscar um relacionamento maior e melhor com Deus. O deserto oferece tristeza, cansaço, dor, mas também é lugar de conserto e reflexão.

Page 7: Sim, ele é o cristo  lição 11

Aplicação à nossa vidaOs discípulos estavam com medo, apavorados, suas almas estavam abatidas. Mas Jesus ministra na vida deles palavras de conforto e ânimo: “convém que eu vá” (v.7)

Significado do termo Consolador (Parácletos)

É utilizado por Jesus e pode ser traduzido por “advogado” ou “auxiliador” (Jo 14.16,26; 15.26); o advogado de defesa que é chamado para prestar ajuda. Em João 16.8-11, o Espírito agiu como um promotor de justiça para o mundo, no entanto, em João 16.12-15 a defesa do Espírito é a favor dos crentes.

Page 8: Sim, ele é o cristo  lição 11

O trabalho de ensino do Espírito Santo

(Jo 16.12-15)O Senhor Jesus ainda tinha muito a ensinar a seus discípulos e prepará-los para os últimos acontecimentos que viriam, contudo, o tempo está curto para que eles, em sua mente finita, compreendessem as revelações que estavam por vir.

Page 9: Sim, ele é o cristo  lição 11

Aplicação à nossa vida

É lamentável ver pessoas que não entendem as palavras de Jesus e vivem buscando “revelações” e “profecias” como se o Espírito Santo fosse alguém usado ao bel-prazer do homem. Isto nos lembra as intenções de Judas, algo para si, para o próprio ego.

Page 10: Sim, ele é o cristo  lição 11

O Espírito Santo consola (Jo 16.16-33)

Jesus anuncia a promessa maravilhosa da sua vinda, porém os discípulos não conseguiam entender a mensagem, pois o Espírito Santo ainda não habitava neles. Jesus então os acalma (v.18,19)Jesus anuncia que os discípulos terão aflições, mas eles não deveriam perder o ânimo, pois Deus é maior (v.31).

Page 11: Sim, ele é o cristo  lição 11

Aplicação à nossa vida

Ainda que as coisas pareçam perdidas, a tragédia é o meio pelo qual o cenário de nossa vida vai ser alterado a nosso favor. Ele ainda transforma as águas amargas em potáveis e conduz os seu povo a Elim, onde tem 12 fontes de águas doces e 70 palmeiras refrescantes (Ex 15.23-27). Ele venceu o mundo e seu Espírito Santo habita na vida do cristão.

Page 12: Sim, ele é o cristo  lição 11

Para que todos sejam um (Jo 17)

A oração sacerdotal de Jesus

O propósito que Jesus tinha ao fazer esta oração final era preparar os discípulos para os dias difíceis que viriam. Tal propósito é intensificado quando ele permite que os discípulos ouçam esta oração. Quanto carinho, quanto amor o terno Jesus dispensou ao preocupar-se com as aflições que eles haviam de padecer.

Page 13: Sim, ele é o cristo  lição 11

Aplicação à nossa vida

Vivemos um tempo em que, por um lado, as pessoas pensam que o acaso governa ou, por outro, defendem uma espécie de fatalismo. A Palavra afirma o controle soberano de Deus sobre todas as coisas mediante a sua providência, ela nos fala da maneira como Deus preserva e dirige este mundo para o cumprimento de seus objetivos. Ele se preocupa e interage com seus filhos.

Page 14: Sim, ele é o cristo  lição 11

Aplicação à nossa vida

Deus está próximo, atuante, vivo e se importa conosco; está presente e age em cada detalhe da nossa vida. Nada é demasiado simples ou insignificante que não seja do interesse dele. Nada acontece por acaso. Não existe sorte ou infortúnio; existe Deus e seus propósitos eternos (Is 64.4)

Page 15: Sim, ele é o cristo  lição 11

Aplicação à nossa vida

O Filho estava orando por você e por outros cristãos que você conhece. Estava orando por aqueles que ele deseja que você alcance.Os cristãos só podem estar unidos ao Pai quando viverem em união uns com os outros em Deus na pessoa do Filho e movidos pelo Espírito Santo.

Page 16: Sim, ele é o cristo  lição 11

PROMESSA DE CONQUISTA

A MISSÃO DO CONSOLADOR

O Espírito Santo convence o homem do pecado, da justiça e

do juízo.

Page 17: Sim, ele é o cristo  lição 11

TENHA UM ÓTIMO DOMINGO

Prof. Mariângela Domeniche Perdomo