shuai chiao

2
Shuai Chiao Treinamento 1ª Etapa: Exercícios físicos para fortalecimento do corpo 2ª Etapa: obs: quando for treinar o arremesso, treinar parado e depois andando de costas, movimentando-se e puxando o adversário. Shuai Chiao ou Shuai Jiao, é uma arte marcial chinesa muito popular na China e em Taiwan. É universalmente aceite que além de ser a mais antiga arte marcial chinesa, é também a raiz das outras artes marciais chinesas. O mais antigo registro do uso do Shuai Chiao, data de 2697 a.C. quando o Imperador Amarelo Chin Shih-Huang Di, o utilizou em batalhas contra o inimigo rebelde Chi Yu. Usavam capacetes com chifres e utilizavam-nos para derrubarem os seus oponentes, dando a impressão de serem animais em confronto. Daí a origem do nome Shuai (projetar) Chiao (chifres). Com o passar dos tempos, conforme as técnicas se desenvolviam e aperfeiçoavam, os chifres foram substituídos pelas mãos e braços. Neste período antigo o Shuai Chiao era denominado Chiao Ti. Este termo é referenciado em livro encontrado há mais de 1000 anos. Chiao Ti ara também conhecido por Go Ti, até que o Governo Central da República da China estabeleceu o Instituto Central Kuo Shu em Nanjing em 1928 e padronizou o nome Shuai Jhiao. O Shuai Jhiao foi sistematizado na dinastia Chou (1122-256 a.C.). Devido a sua origem, o Shuai Jhiao é considerado um sistema de combate militar, sendo o primeiro a ser utilizado pelo exército imperial da China. Na dinastia Qing, Por volta da (1644 - 1911), quatro estilos de Shuai Jiao eram dominantes na China - da Mongólia, Beijing, Tien-Tsin e Bao Ding, sendo este último o mais famoso e também conhecido como Kuai Chiao (fast wrestling). Embora estes quatro estilos tenham sido os mais proeminentes da época, existiam vários outros estilos de Shuai Jhiao. Mesmo dentro destes quatro

Upload: eduardo-silva-francisco

Post on 03-Jan-2016

23 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Shuai Chiao

Shuai Chiao

Treinamento

1ª Etapa:

Exercícios físicos para fortalecimento do corpo

2ª Etapa:

obs: quando for treinar o arremesso, treinar parado e depois andando de costas, movimentando-se e puxando o adversário.

Shuai Chiao ou Shuai Jiao, é uma arte marcial chinesa muito popular na China e em Taiwan. É universalmente aceite que além de ser a mais antiga arte marcial chinesa, é também a raiz das outras artes marciais chinesas. O mais antigo registro do uso do Shuai Chiao, data de 2697 a.C. quando o Imperador Amarelo Chin Shih-Huang Di, o utilizou em batalhas contra o inimigo rebelde Chi Yu. Usavam capacetes com chifres e utilizavam-nos para derrubarem os seus oponentes, dando a impressão de serem animais em confronto. Daí a origem do nome Shuai (projetar) Chiao (chifres). Com o passar dos tempos, conforme as técnicas se desenvolviam e aperfeiçoavam, os chifres foram substituídos pelas mãos e braços. Neste período antigo o Shuai Chiao era denominado Chiao Ti. Este termo é referenciado em livro encontrado há mais de 1000 anos. Chiao Ti ara também conhecido por Go Ti, até que o Governo Central da República da China estabeleceu o Instituto Central Kuo Shu em Nanjing em 1928 e padronizou o nome Shuai Jhiao. O Shuai Jhiao foi sistematizado na dinastia Chou (1122-256 a.C.). Devido a sua origem, o Shuai Jhiao é considerado um sistema de combate militar, sendo o primeiro a ser utilizado pelo exército imperial da China.

Na dinastia Qing, Por volta da (1644 - 1911), quatro estilos de Shuai Jiao eram dominantes na China - da Mongólia, Beijing, Tien-Tsin e Bao Ding, sendo este último o mais famoso e também conhecido como Kuai Chiao (fast wrestling). Embora estes quatro estilos tenham sido os mais proeminentes da época, existiam vários outros estilos de Shuai Jhiao. Mesmo dentro destes quatro estilos principais existiam variações de cada um.

Acredita-se que o Shuai Jhiao atingiu o seu mais alto nível de desenvolvimento entre as dinastias Ching e Ming. De uma simples forma básica de defesa pessoal, alcançou um alto desenvolvimento tecnico marcial. Desde essa época, existe um ditado popular que dizia "No instante em que o lutador é tocado, você é projectado", referia-se este proverbio ao alto nível de habilidade que existia entre os lutadores.

Certamente, a origem e o desenvolvimento do Shuai Jiao foi directamente influenciado pela luta Mongol (Bokh), que era uma arte rudimentar que dependia da força física mais do que de uma variedade de técnicas.

O Shuai Jiao ainda hoje faz parte do treino do exército e polícia militar chinesa. Apesar de ser

Page 2: Shuai Chiao

uma arte marcial, gradualmente tornou-se num desporto na dinastia Chin (221-207 a.C.) e nos dias de hoje é Desporto nacional na China e Taiwan.

Basicamente as técnicas de Shuai Jiao são orientadas pelas leis naturais da física e pelo conhecimento das fraquezas e virtudes do corpo humano, dando ênfase em tirar o equilíbrio do oponente, utilizando a teoria do Yin e Yang para redireccionar o fluxo de energia finalizando com uma projecção ou queda do oponente. Os movimentos do Shuai Jiao são directos e rápidos; suas técnicas consistem em projecções (shuai), ataques de pé e mãos (ta), imobilizações de articulações (na), ataque a pontos vitais (tien) luxações de articulações (tuan). Com um treino prolongado, pessoas dotadas de pouca força e pequena estatura podem superar oponentes maiores e mais fortes. O Shuai Jiao não rivaliza com outros estilos de artes marciais. Pelo contrário, integra rapidamente as outras habilidades não tendo que esquecer tudo o que foi aprendido anteriormente.

Em tempos antigos, os torneios de Shuai Jiao eram realizados com competidores praticamente nus. Nos tempos modernos o treino pode ser feito somente com calções. De fato as técnicas do Shuai Chiao não dependem das roupas, pois a prioridade é agarrar o músculo, ou o osso mesmo através da roupa, controlando, derrubando ou projectando o oponente. O uso de coletes, calças e cintos, permite a adição de uma variedade de técnicas para controlar, derrubar ou projectar o oponente.