sexta-feira 27 abril de 2012 · jornal de ... · governo aprova fundo para a segurança alimentar....

20
Sexta-feira 27 Abril de 2012 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1805 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell Lisboa Prejuízo pessoal pode impedir a mobilidade CUSTO ZERO PÁGINA 02 Aproveite o lado grátis do IndieLisboa e aulas abertas no Forum Dança FAMA & TV PÁGINA 13 Fenómeno de audiências ‘Dancing With the Stars’ estreia hoje na Fox Life Nova taxa a cobrar pelos hipers chega aos 11 milhões Governo aprova fundo para a segurança alimentar. Empresas dizem que será o cliente a pagar a taxa. Novos dados podem conduzir à reabertura do Caso Camarate PUB GRANDE LISBOA PÁGINA 03 ACTUALIDADE PÁGINA 04 ACTUALIDADE PÁGINA 05 Uma droga nova detectada todas as semanas ACTUALIDADE PÁGINA 06 Leão cai de pé DESPORTO PÁGINA 07 Derrota em Bilbau afasta o Sporting da final da Liga Europa, num jogo muito disputado e no qual os leões estiveram perto de sorrir. Ath. Bilbao 3 Sporting 1 EPA Beyoncé Knowles eleita a mais bonita do mundo FAMA & TV PÁGINA 14 Espectáculos e festivais assinalam o Dia da Dança ARTE & LAZER PÁGINA 08 PUB

Upload: trinhnhu

Post on 03-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Sexta-feira 27 Abril de 2012 · Jornal de ... · Governo aprova fundo para a segurança alimentar. ... -se num jogo humano, onde o chão é o tabuleiro e os peões são as crianças

Sexta-feira 27 Abril de 2012 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1805 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell

Lisboa

Prejuízo pessoal pode impedir a mobilidade

CUSTO ZERO PÁGINA 02 Aproveite o lado grátis do IndieLisboa e aulas abertas no Forum Dança

FAMA & TV PÁGINA 13

Fenómeno de audiências ‘Dancing With the Stars’ estreia hoje na Fox Life

Nova taxa a cobrar pelos hipers chega aos 11 milhõesGoverno aprova fundo para a segurança alimentar. Empresas dizem que será o cliente a pagar a taxa.

Novos dados podem conduzir à reabertura do Caso Camarate

PUB

GRANDE LISBOA PÁGINA 03

ACTUALIDADE PÁGINA 04

ACTUALIDADE PÁGINA 05

Uma droga nova detectada todas as semanas

ACTUALIDADE PÁGINA 06

Leão cai de péDESPORTO PÁGINA 07

Derrota em Bilbau afasta o Sporting da final da Liga Europa, num jogo muito disputado e no qual os leões estiveram perto de sorrir.

Ath. Bilbao 3 Sporting 1

EPA

Beyoncé Knowles eleita a mais bonita do mundo

FAMA & TV PÁGINA 14

Espectáculos e festivais assinalam o Dia da Dança

ARTE & LAZER PÁGINA 08

PUB

Page 2: Sexta-feira 27 Abril de 2012 · Jornal de ... · Governo aprova fundo para a segurança alimentar. ... -se num jogo humano, onde o chão é o tabuleiro e os peões são as crianças

6ª Feira · 27 de Abril de 201202 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptCusto Zero

Conheça a cultura sem preço e as conversas e noite do IndieLisboa

MODALIDADES

Aulas abertas no Forum Dança

Nos dias 2 e 3 de Maio, o Forum Dança, na

LXFactory, organiza aulas abertas, para quem quiser experimentar gratuita-mente e sem compromisso. Entre as várias modalida-des encontramos yoga (dia 2 às 13h15), Aikido (dia 2 às 17h30, crianças e 19h15, adultos), Ballet (dia 2 às 19h30), pilates (dia 3 às 12h45) e dança contem-porânea (dia 3 às 19h30).

CULTURA

Aproveite o lado grátis do IndieLisboaO Festival de Cinema In-dependente de Lisboa

dá cartas em vários locais da capital. Se não quer ficar de fora, mas não quer gastar dinheiro, aceite duas opções.

Durante o IndieLisboa’12, o público tem direito a um es-paço permanente de debate, centrado na produção cinema-tográfica independente. Até 4 de Maio, as LisbonTalks ofe-recem conversas organizadas em parceria com a Universi-dade Lusófona, no Cinema São Jorge e Hotel Florida.

Se prefere programas noc-turnos, a Rua Nova do Carva-lho é o local certo. Cinema, mú-sica e convívio são os ingredien-tes do Indie by Night. Na 9ª edição, o IndieLisboa invade o Musicbox, Pensão Amor, Casa Conveniente, Povo, Viking e Velha Senhora até 5 de Maio.

As propostas culturais do Destak para os próximos dias passam pelo cinema, dança, jazz, tertúlias e exposições. Em comum têm o facto de serem interessantes e originais e claro, de entrada livre. Difícil vai ser escolher entre a oferta de propostas. POR FILIPA ESTRELA

TERTÚLIA E EXPOSIÇÃO

Scena Lisboa 2012 no Teatro D. Maria Hoje, às 21h30, o Salão Nobre do D. Maria recebe o cenógrafo, professor e presidente da UDS – Union des Scenographes de França, Raymond Sarti, para uma conversa aberta de entrada livre. No âmbito desta tertúlia, abre ao público a expo-sição 5 Anos de Cenogra-fia na Faculdade de Arqui-tetura – UTL. Está ainda patente a exposição Desenhos de Cena.

MIÚDOS E GRAÚDOS

Jogo da glória no LoureShopping O LoureShopping surpre-ende os mais pequenos com o jogo da glória, no sábado e domingo, das 14h30 às 16h e das 16h30 às 19h. A ilha transforma--se num jogo humano, onde o chão é o tabuleiro e os peões são as crianças. As casas de dife-rentes cores podem ser castigos, ideias, pergun-tas, e quem chegar pri-meiro à meta, ganha!

AULAS GRATUITAS

Babyoga regressa ao Alegro Alfragide O Alegro Alfragide volta a disponibilizar no dia 29 de Abril, a partir das 10h15, aulas gratuitas de babyoga para bebés dos dois meses aos três anos de idade. A iniciativa decorre em parceria com o Babyoga Portugal.

DE

BORLA

LISBONTALKS

(18h30, S. jorge) Distribuição

Independente ou alternativa e criação de novos públicos (dia 30); O

novo cinema suíço (dia 1); O

cinema português visto pelos mais novos

(dia 2); Construção de novas narrativas como resposta aos novos media (dia 3); A importância do som (dia 4) – – INDIE BY NIGHT Dia 27 Velha Senhora – Noite Lo-Fi_Home-Tape; Dia 29 Povo – Fados; Dia 29 Pensão Amor – After Party Fat Cat; Dia 1 Music-box – Equipa IndieLisboa; Dia 3 Viking – How to Act Bad; Dia 4 Pensão Amor – Curta-Metragem

Cinema, debates, conversas

e programas para os mais

novos marcam o evento

PUB

DIA DO JAZZ

Fábrica celebra com concertos

No próximo dia 30 de Abril, vai ser celebra-

do pela primeira vez o Dia Internacional do Jazz. A data foi criada pela UNESCO e anunciada pe-lo pianista e embaixador da boa vontade Herbie Han-cock. Na Fábrica Braço de Prata, a comemoração faz--se na segunda-feira, às 22h30, com um concerto de Júlio Resende e Victor Za-mora e uma jam session.

DR

DR

Page 3: Sexta-feira 27 Abril de 2012 · Jornal de ... · Governo aprova fundo para a segurança alimentar. ... -se num jogo humano, onde o chão é o tabuleiro e os peões são as crianças

6ª Feira · 27 de Abril de 2012 · 03

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptGrande Lisboa

bre a alegada confissão que surgiu na Internet. Francisco Farinha Simões é o alegado autor da carta que foi posta a circular. O homem, que foi ouvido numa outra comissão de inquérito, em 1995, e que diz ter sido espião da CIA, revelou a sua participação no aconte-cimento que vitimou o então primeiro-ministro.

A agência Lusa contactou as outras bancadas e o socia-lista Ricardo Rodrigues, que presidiu à última comissão de inquérito, interrompida o ano passado devido a dissolução da Assembleia da República, disse que apoiará uma nova comissão se for proposta por outro partido. Luís Montene-gro, líder da bancada do PSD, não quis fazer declarações. Pe-dro Passos Coelho afirmou em Dezembro, quando se assina-laram 31 anos da morte de Sá Carneiro, que o processo deveria ser reaberto se sur-gissem informações novas e relevantes.

Ribeiro e Castro defen-de a abertura de uma no-

va comissão de inquérito ao ca-so Camarate. Em declarações à agência Lusa, o deputado do CDS/PP afirmou que «há as-pectos que nunca foram ave-riguados». Porém, Ribeiro e Castro não se pronunciou so-

SOCIEDADE Há 31 anos, a queda de um avião provocou a morte de Sá Carneiro

Caso Camarate pode voltar a ser discutido Novos dados podem levar à reabertura do processo e de uma nova comissão de inquérito.

DESTAK [email protected]

DR

Comentários surgem após uma alegada confissão de atentado

PUB

Sapataria do Carmo vai reabrir em Maio

Uma das mais con-ceituadas sapatarias

lisboetas vai reabrir no dia 4 de Maio. Fundada em 1904, a Sapataria do Carmo pertenceu à mesma família durante três ge-rações. Agora, quatro jo-vens empresários vão rea-bri-la e pretendem dinami-zar a oferta, apostando no calçado clássico português e no mercado estrangeiro.

LISBOA

A loja original foi fundada há mais de um século em Lisboa

DR

Alegado suspeito entregou-se às autoridades

O homem que terá pe-gado fogo ao aparta-

mento da namorada na noi-te de quarta-feira, na Ama-dora, entregou-se às autori-dades, disse fonte policial à Lusa. A casa estava vazia, mas os bombeiros retiraram 14 moradores do prédio, ten-do um deles recebido trata-mento hospitalar. O suspei-to foi ontem ouvido e ter-se--á mostrado arrependido.

AMADORA

Bombeiros tiveram de retirar 14 moradores do prédio

LA

Page 4: Sexta-feira 27 Abril de 2012 · Jornal de ... · Governo aprova fundo para a segurança alimentar. ... -se num jogo humano, onde o chão é o tabuleiro e os peões são as crianças

6ª Feira · 27 de Abril de 201204 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptActualidade

ISABEL STILWELL [email protected]

EDITORIALra o Executivo receber com esta nova taxa, mas revelou que o valor a fixar futuramen-te «poderá andar entre 5 a 8 euros por metro quadrado por ano. Situa-se bem abaixo de 0,1% da facturação anual das empresas do sector da distri-buição».

Contas feitas pelo Destak, esta nova taxa poderá valer aos cofres do Estado cerca de 11 milhões de euros, aproxima-damente 0,1% do volume de negócios em 2010 do sector alimentar representado pela Associação Portuguesa de Em-presas de Distribuição (APED), que reúne os grandes hiper e supermercados.

Um montante que muito provavelmente acabará por ser pago pelos consumidores. Pelo menos foi essa a posição manifestada pela APED ain-da este mês, quando se falou desta taxa pela primeira vez. «Não haverá alternativas a não ser reflectir no preço final dos bens alimentares.»

O Governo aprovou on-tem um decreto-lei que

cria uma nova taxa destinada a financiar um fundo sanitário e de segurança alimentar. Um novo imposto que será apenas aplicado às grandes superfí-cies, deixando o pequeno co-mércio de fora.

A ministra da Agricultura não especificou quanto espe-

CONSUMO Empresas recusam suportar fundo para segurança alimentar

Clientes pagam nova taxa aplicada a hipersGoverno diz que taxa representa 0,1% da facturação, cerca de 11 milhões de euros.

JOÃO MONIZ [email protected]

PEDRO CATARINO/CM

Ministra não disse quanto é que o Governo prevê receber com a taxa

É mesmo possível gelar com o olhar

Lindo! Uma equipa de investigadores da universidade de Ohio provou aquilo que eu e o leitor

já sabíamos: que um olhar gelado, nos gela mesmo por dentro. O que não sabíamos é que também nos gela por fora, ou seja faz com que percepcionemos a tempera-tura da sala uns graus abaixo do que aquela que sentíamos antes da entrada em cena de quem nos trucidou com os olhos. Segundo os estudos que fizeram, e cujos resulta-dos foram publicados na Psychological Science, e citados pela Time online, as “cobaias” de temperamento ansioso, optam sempre por uma bebida quente depois de terem recordado uma ruptura amorosa, enquanto as mais serenas e seguras de si podem pedir tanto um ali-mento quente como frio. Ou seja, as primeiras parecem ter dentro de si a associação inconsciente entre calor e conforto. O que, quando começamos a pensar, é o que culturalmente todos fazemos, porque senão por-que é que dizemos que uma pessoa é fria, quando é anti-pática, e que outra é calo-rosa, quando é acolhedora e simpática, se objectivamente

tanto o frio a mais, como o calor excessivo são igualmente desa-gradáveis? Mas não é só a tem-peratura. Todas as sensações físicas estão coladas a emoções, que objectivamente são uma só. Por exemplo, estudos feitos nesta nova área de pesquisa, denominada “Emboided Cogni-tion” (conhecimento imbuído), testemunham que um patrão valoriza mais um CV pesado (mesmo se apenas porque foi impresso num papel mais grosso) do que um CV levezinho, e que alguém inseguro do amor

da sua cara-metade se sente mais seguro frente a uma lareira quente, do que na rua, num dia gelado (e que se não tiverem outro remédio senão ficar à intempérie, se vão pendurar ao pescoço do outro, porque a sensação de calor os sossega). O que isto tudo significa é mais uma vitória para os neurocien-tistas, que como António Damá-sio, asseguram que pensamos e sentimos com o corpo, sem o dualismo do corpo e alma. Um olhar gela. Literalmente!

Faça o seu CV em papel pesado, porque a percepção de peso equivale a qualidadeCasas valem

ainda menos para os bancos

O valor médio da avaliação bancária

de habitação acentuou em Março a queda para 1052 euros o metro quadrado, menos 0,3% do que em Fevereiro e menos 8,6% do que no período homólogo, revelou ontem o Instituto Nacional de Estatística. Se-gundo o instituto, na Área Metropolitana de Lisboa a variação em cadeia do valor médio de avaliação foi de menos 1%, enquanto no Porto a variação foi de 0,2%. Em termos homólo-gos, o valor médio destas áreas metropolitanas caiu 10,7 e 8,1%.

HABITAÇÃO

Valor das casas em Lisboa caiu 10,7% e no Porto 8,1%

LA

Instaladores da TDT cobram «barbaridades» Ao fim de 55 anos, o sinal analógico de televisão foi ontem substituído pela TDT. O presidente da ANACOM admitiu que há instaladores de equipamentos a cobrar «barbaridades».

CLICKESTELA SILVA/LUSA

PUB

Page 5: Sexta-feira 27 Abril de 2012 · Jornal de ... · Governo aprova fundo para a segurança alimentar. ... -se num jogo humano, onde o chão é o tabuleiro e os peões são as crianças

Actualidade · www.Destak.pt · 056ª Feira · 27 de Abril de 2012

PUB

10 SEGUNDOS

TRIBUNAL CONSTITUCIONAL

PSD e PS quebram acordo sobre lista de juízes para o Tri-bunal Constitucional. Fonte da direcção do grupo parlamentar

do PS garantiu ao DN que o PSD quebrou o compromisso e que se recusa a assinar a candidatu-ra, inviabilizando a lista conjunta e quebrando o consenso inicial.

Horas antes deste anúncio, Assunção Esteves pedia que os líderes parlamentares se reunissem para discutir a eleição antes da entrega da lista.

FRAUDE

ASAE inspeccionou 11 empre-sas de comércio de marisco por suspeita de facturação falsa para diminuir os montantes de

IVA a entregar ao Estado. O fisco calcula que esta alegada fraude possa ter pre-judicado os cofres do Estado em cerca de 500 mil euros.

Alunos desistem por dificuldades financeiras

O secretário de Esta-do do Ensino Supe-

rior admitiu que há estu-dantes a desistir de progra-mas como o Erasmus por dificuldades económicas, mas João Queiró sublinhou que não há alterações sen-síveis de anulação de ma-trículas. Posição que con-traria a dos Politécnicos, que disseram estar a regis-tar «uma quantidade anor-mal» de desistências.

ERASMUS

Portugal tem mais de 1,4 milhões de armas legais,

tendo sido emitidas em 2011 perto de 21 mil novas licenças. O relatório do Departamento de Armas e Explosivos da PSP ontem divulgado aponta que a maior parte das novas li-cenças são para armas de caça e que dos 20 845 pedidos de li-cença efectuados no ano pas-sado 11 777 foram emitidos.

Este relatório, inédito até à data, também revela que du-rante 2011 foram apreendidas

SEGURANÇA

Mais de 1,4 milhões de armas legalizadas em Portugal

ou entregues 18 armas de fogo por dia, num total de 4150 apreensões através de rusgas ou entregas volun-tárias. Foram ainda rouba-das ou extraviadas três ar-mas de fogo e realizadas 1864 fiscalizações. A PSP também emitiu 40 258 au-torizações para exportação de armas de fogo e 1564 pa-ra importação.

Foram ainda apreendi-dos 233 447 quilos de explo-sivos em 2057 fiscalizações.

Um em cada seis desempregados é da construção

Porque o sector da construção «está à bei-

ra do colapso», a AECOPS vai divulgar vários dados so-bre a actividade, começando pelo desemprego. De acordo com dados do INE, no ano passado 16% do total de de-sempregados surgiu direc-tamente da construção, ou seja, uma em cada seis pessoas. Verificou-se ainda um número recorde de insol-vências: 1138.

TRABALHO

tá no regime geral da Segu-rança Social terá, naturalmen-te, todos os instrumentos que estão à disposição da Seguran-ça Social, mas as pessoas que estão no regime geral da Segu-rança Social e rescindirem por mútuo acordo não têm direito a subsídio de desemprego.»

Depois de uma reunião com o Sindicato dos Quadros Téc-nicos do Estado (STE), Hélder

O coordenador da Frente Sindical da Administração

Pública exigiu ontem ao Go-verno «transparência» e cri-térios objectivos na mobili-dade geográfica e nas resci-sões por mútuo acordo. De-pois de uma reunião com o secretário de Estado da Ad-ministração Pública, o sindi-calista acusou o Executivo de ser fértil em promessas.

O secretário de Estado da Administração Públi-

ca, Hélder Rosalino, admitiu ontem que o Governo pode vir a permitir que os funcionários públicos invoquem «prejuízo sério» para a sua vida pessoal para recusarem a mobilidade interna temporária dentro do mesmo organismo. O mesmo não deverá acontecer quando os trabalhadores forem trans-feridos para uma distância inferior a 60 quilómetros.

O secretário de Estado da Administração Pública com-prometeu-se ainda em promo-ver alterações às novas regras sobre os montantes das indem-nizações por mútuo acordo, mas afastou a hipótese de ser atribuído um subsídio de de-semprego aos funcionários pú-blicos que rescindam contrato com o Estado, conforme exigi-do pelos sindicatos. «Quem es-

FUNÇÃO PÚBLICA Trabalhadores só podem alegar prejuízo pessoal se transferência for para mais de 60km

Alegar prejuízo pessoal pode evitar mobilidade interna

FESAP exige mais transparência

Governo afasta a hipótese de subsídio de desemprego para quem rescinda por mútuo acordo.

PATRÍCIA SUSANO FERREIRA [email protected]

BRUNO SIMÃO/JORNAL DE NEGÓCIOS

Hélder Rosalino admite que o Governo ceda em alguns aspectos

Secretário de Estado da Administração Pública admite mudar indemnizações

Rosalino comprometeu-se a apresentar, na próxima reu-nião de 7 de Maio, «um pro-jecto em que essas situações vão ser revistas, quer com pagamentos das desloca-ções, quer com a conside-ração dos trabalhadores que possam ser convidados a ir para locais mais afastados», isto nas situações de mobili-dade geográfica.

De salientar que o STE não fez «qualquer propos-ta», mas disse ao Governo que as alterações que esta-vam em cima da mesa eram «inaceitáveis».

Page 6: Sexta-feira 27 Abril de 2012 · Jornal de ... · Governo aprova fundo para a segurança alimentar. ... -se num jogo humano, onde o chão é o tabuleiro e os peões são as crianças

6ª Feira · 27 de Abril de 2012Actualidade · www.Destak.pt · 06

PUB

consomem uma crescente va-riedade de pós, comprimidos e misturas, sem terem um conhecimento preciso sobre a composição dessas substân-cias e sobre o potencial risco que estas podem causar à saúde, estão a jogar um peri-goso jogo de roleta», alerta Wolfgang Götz, director do Observatório.

Já o director da Europol, Rob Wainwright, alerta para o uso abusivo da Internet por parte das «organizações cri-minosas» para vender drogas ilícitas e novas substâncias psi-coactivas. «Temos de assegu-rar que as agências policiais dispõem de modernos meios operacionais e legislativos ade-quados para combater esses casos de forma eficaz», defen-deu o especialista.

O número de novas dro-gas descobertas pelas

autoridades na Europa foi no-vamente o maior de sempre no ano passado, com 49 novas substâncias, e constitui um au-mento face às 41 substâncias assinaladas em 2010 e às 24 de 2009. Em média, todas as semanas surgiu uma droga nova em 2011, segundo o rela-tório do Observatório da Dro-ga e da Toxicodependência.

Na lista de substâncias há dois grupos predominantes: os canabinóides sintéticos (23 substâncias) e as catinonas sintéticas (8 substâncias), que são, actualmente, os dois maiores grupos de drogas mo-nitorizados pelo sistema de alerta rápido e que, em con-junto, representam cerca de dois terços das novas substân-cias notificadas em 2011. De sa-lientar que todos os novos compostos alvo de notificação eram sintéticos.

Os riscos deste consumo «Hoje vemos novas drogas a serem comercializadas na In-ternet em embalagens atrac-tivas, a serem vendidas em clubes nocturnos, ou nas ruas. Seja qual for a sua origem, a realidade é que aqueles que Todos os novos compostos alvo de notificação eram sintéticos

RELATÓRIO Número de novas drogas descobertas bate valor recorde em 2011

Todas as semanas há uma droga nova na UEConsumir misturas é «jogar um perigoso jogo de roleta», alerta o director do Observatório da Droga.

123RF

PATRÍCIA SUSANO FERREIRA [email protected]

FRANÇA

Le Pen só aceita apoiar Sarkozy com acordo para as legislativas

A presidente da ultra- -direitista Frente Nacio-

nal, Marine Le Pen, condicio-nou o voto dos seus apoian-tes a favor de Nicolas Sarko-zy nas eleições presidenciais ao eventual apoio que rece-ber do actual líder nas legis-lativas de Junho. Em entre-vista à RTL, Le Pen indicou que, antes de se pronunciar, espera uma clara resposta de Sarkozy e do secretário-geral da conservadora União por um Movimento Popular, Jean François Copé, sobre a sua exigência. Le Pen lamentou ainda que tanto Sarkozy como o socialista Hollande ofereçam uma futura Pre-sidência do país subjugada pela «ditadura» da UE.

LIBÉRIA

Charles Taylor culpado de crimes de guerra contra a humanidade

O Tribunal Penal Inter-nacional para a Serra

Leoa considerou o ex-presi-dente da Libéria «penalmen-te responsável» por crimes contra a humanidade duran-te a guerra civil de 1991-2001. Taylor deve cumprir pena nu-ma cadeia britânica e torna- -se no 1.º chefe de Estado africano condenado por um tribunal internacional e o 1.º no mundo a ser considerado culpado após Nuremberga.

SÍRIA

Oposição pede reunião urgente da ONU após massacre de dezenas

O principal grupo da oposição na Síria pede

uma reunião urgente da ONU e acusa o regime de ter mor-to mais de 100 pessoas em Hama nos últimos dias, 70 num só ataque contra habi-tações. Já o regime diz que a explosão aconteceu numa casa usada como fábrica de bombas pelos rebeldes.

40 mil contra Breivik Cerca de 40 mil pessoas

concentraram-se em Oslo para cantar uma música

odiada por Anders Breivik.

NO

GLOBO

ESTRANHO QUOTIDIANO

*PSIQUIATRA E PROFESSOR UNIVERSITÁRIO

J. L. PIO ABREU*

Os socialistas franceses ganharam a primeira volta das

eleições. E logo noticiaram os jornalistas que os juros da dívida subiram e os valores da Bolsa desce-ram. Com a facilidade com que o dinheiro voa ao sabor dos cliques do com-putador, os financeiros criaram um sistema que controla a democracia e inibe qualquer prioridade que não seja a rápida dis-tribuição de juros e lucros. O sistema reagiria melhor se os franceses tivessem votado num partido capi-talista. Nenhum dos parti-dos tem a coragem de se chamar assim, mas, disfarçados por outros nomes, eles têm gover-nado a Europa. E o dis-farce é importante porque se deve contar com o povo que trabalha e gera lucros. O ideal seria um partido com um programa para enganar os eleitores e outro para executar na subserviência dos Merca-dos. Um partido que privatizasse tudo o que pudesse. Que acabasse com a cultura, que substi-tuísse a escola pela tele-visão e soubesse usar os conhecidos meios de escravatura psicológica. Por exemplo, que ame-drontasse as pessoas com a proclamação de calami-dades e destruísse o futuro. Que as pusesse a lutar pela sobrevivência, de modo a aceitarem qualquer trabalho por uma côdea. Aí, os “investi-dores” desatavam a com-prar, fazendo baixar os juros e subir as acções. Na verdade, isso seria impossível em França, onde existem muitos canais televisivos, jornalis-tas independentes e massa critica suficiente. Mas noutro País mais pequeno e periférico, quem sabe se não seria possível?

O sistema

IAN LANGSDON/EPA

Page 7: Sexta-feira 27 Abril de 2012 · Jornal de ... · Governo aprova fundo para a segurança alimentar. ... -se num jogo humano, onde o chão é o tabuleiro e os peões são as crianças

6ª Feira · 27 de Abril de 2012 · 07

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptDesporto

Iraizoz Iraola Javi Martínez Amorebieta Aurtenetxe Iturraspe Herrera (Pérez, 90+4’) Muniain (Ekiza, 90’) Susaeta Gómez (Toquero, 90+2’) Llorente Técnico: Marcelo Bielsa

Rui Patrício João Pereira Xandão Polga Insúa Schaars André Martins (Carrillo, 83’) M. Fernandez (D. Carriço, 46’ ) Pereirinha (Jeffrén, 63’) Capel Wolfswinkel Técnico: Ricardo Sá Pinto

Disciplina: Amarelos: Wolfswinkel (10’), Amorebieta (54’), D. Carriço (59’), Gómez (76’) e Xandão (90+4’). Golos: Susaeta (17’), Wolfswinkel (44’), Gómez (45’) e Llorente (88’)

ATH. BILBAO 3 - 1 SPORTINGEstádio de San Mamés, Bilbau

Árbitro: Martin Atkinson (Inglaterra)

LIGA JORNADA 28 SEXTA-FEIRA

SP. BRAGA 20H15 OLHANENSE * SÁBADO GIL VICENTE 18H00 V. GUIMARÃES * MARÍTIMO 20H15 FC PORTO * DOMINGO U. LEIRIA 16H00 FEIRENSE V. SETÚBAL 16H00 NACIONAL BEIRA-MAR 16H00 P. FERREIRA RIO AVE 19H15 BENFICA * SEGUNDA-FEIRA SPORTING 20H45 ACADÉMICA + *SPORT TV1 +TVI

O percurso bem-sucedi-do do Sporting na Liga

Europa terminou ontem em Bilbau, frente a um Athletic mais maduro e eficaz, que sou-be aproveitar o critério largo do árbitro inglês para ser mais agressivo e acutilante nos lan-ces decisivos do jogo. Foi essa falta de agressividade do leão português – ou melhor, agres-sividade a menos face ao ‘pri-mo’ espanhol – que acabou por desequilibrar a balança.

Consciente de que o 2-1 em casa não era garantia suficien-te face ao futebol ofensivo que

LIGA EUROPA Sporting não conseguiu conter a agressividade do ‘primo’ espanhol e foi eliminado nas meias-finais

Leão ‘caçado’ em Bilbau

Sá Pinto quis jogar olhos nos olhos com os bascos, mas ‘buraco’ no miolo defensivo acabou por sair caro.

JOÃO MONIZ [email protected]

EPA

o adversário apresenta em ca-sa, Sá Pinto ‘empurrou’ a equi-pa para a frente colocando An-dré Martins no 11 em vez de Carriço. O jovem português

Resultado, Schaars era apanhado muitas vezes em desvantagem face ao carrossel do Bilbao, que aparecia com três jogadores nas costas de

Llorente, aproveitando as bo-las que o ponta-de-lança servia. Foi dessa forma que o Ath. inaugurou o marcador, num lance precedido de falta. Os leões reagiram bem e antes do intervalo empataram, mas nova descompensação à fren-te da defesa redundou no 2-1.

Sá Pinto ‘corrigiu a mão’ ao intervalo e colocou Carriço, mas a equipa nunca atingiu a eficácia demonstrada no pas-sado. Por um lado, as saídas pa-ra o ataque não criavam peri-go – o Sporting só ameaçou num livre de Insúa ao poste –, por outro, os leões continua-vam a dar muito espaço ao Ath., cujo volume ofensivo só não se intensificou porque a partir dos 75’ os bascos pare-ceram estar à espera do pro-longamento.

Sá Pinto jogou tudo no ata-que, com as entradas de Jeffrén e Carrillo, mas nenhum trouxe o rasgo de criatividade que a equipa precisava, aquele que Capel teve em Alvalade, aque-le que Llorente mostrou ao de-cidir a eliminatória, com o 3-1.

Bascos foram mais fortes e vão agora defrontar na final o At. Madrid (5-2 ao Valencia na eliminatória)

«Tínhamos o sonho de ir à final. Fomos uma equipa fantástica na prova, mas por detalhes não deu» RICARDO SÁ PINTO TREINADOR DO SPORTING

O FC Porto pode revali-dar o título de campeão

nacional, a 26ª conquista na principal prova portuguesa para os dragões, já este fim- -de-semana. Para isso, preci-sa de bater no sábado uma das revelações da temporada, o Marítimo (5º da Liga), na Ma-deira, e esperar que o Benfica perca em Vila do Conde no do-mingo. Mas se perder pontos com os insulares, o FC Porto reacende a esperança do Ben-fica no título.

Se as águias vencerem o Rio Ave, U. Leiria (que decide Pereira quer bater Marítimo, mas não espera ser campeão domingo

LIGA

Luta pelo título nas mãos do Marítimo

hoje se fará greve) e V. Setúbal precisam que o FC Porto tenha uma derrota e um em-pate ou três empates nos jo-gos com Marítimo, Sporting e

LUSA

esteve bem na ligação para o ataque, construiu mais jogo do que Matías Fernandez, mas não esteve ao nível necessário nas compensações defensivas.

Rio Ave. A decisão do título continua em mãos portistas: duas vitórias garantem o 26º título (o único da época). Vítor Pereira garantiu ontem: «acreditamos na nossa com-petência, vamos ultrapassar as dificuldades». O técnico não espera comemorar o título no “sofá”, no domingo.

O Sp. Braga (recebe hoje a Olhanense) não vence há qua-tro jornadas e ainda aspira ao 2º lugar. Para isso precisa que as águias percam três pontos em três jogos e de bater o Bei-ra-Mar e o Sporting, em Alva-lade. Os leões estão a seis pon-tos dos minhotos e podem ter um papel fulcral na Liga.

JUDO

Telma Monteiro campeã europeia A portuguesa Telma Mon-teiro sagrou-se ontem, pela 4.ª vez na carreira, campeã europeia de judo, ao vencer a grega Iou-lietta Boukouvala na final dos -57 kg. A judoca portuguesa também foi medalha de prata nos Europeus de Istambul.

LIGA DOS CAMPEÕES

FIFPro pede que UEFA anule castigos A Federação Internacional dos Jogadores Profissio-nais de Futebol (FIFPro) sugeriu à UEFA para anular a suspensão aos jogadores do Chelsea e Bayern Munique na final da Champions, para que possam estar na máxima força na final da Liga dos Campeões.

ESTORIL OPEN

Pedro Sousa recebe wild card Pedro Sousa é o 2.º tenista a receber um wild card para o quadro princi-pal masculino do Estoril Open, depois de João Sousa já ter recebido o convite na quarta-feira. João Lagos, director do torneio, explica que o tenista está num grande momento.

INGLATERRA

Bobby Robson terá a sua estátua O Newcastle revelou ontem que antes do início do derradeiro jogo em casa da temporada, frente ao Man. City, será revelada uma estátua em honra a Bobby Robson.

10 SEGUNDOS

2.º lugar de Rui Costa,

na Volta à Romandia. O ciclista luso da Movis-

tar é agora 11.º da geral.

Page 8: Sexta-feira 27 Abril de 2012 · Jornal de ... · Governo aprova fundo para a segurança alimentar. ... -se num jogo humano, onde o chão é o tabuleiro e os peões são as crianças

6ª Feira · 27 de Abril de 201208 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptArte & Lazer

Se quer aprender a dançar, mas ainda não

sabe qual a sua vocação acei-te o convite da Dança Livre (R.Marquês de Fronteira, nº 76, Campolide), e descubra ritmos latinos, danças de salão ou ballet, entre outros. O do-mingo é passado no meio de aulas, das 14h às 19h. Preço 3 euros. Tel. 21 389 41 90.

A propósito deste dia, o São Luiz apresenta até 29 de Abril, Sub-Reptício (corpo clandes- Em Almada há uma programação variada a não perder

COMEMORAÇÃO Espectáculos, aulas e festivais marcam a efeméride nos próximos dias

No Dia Mundial da Dança, dance!A dança toma conta do dia, a 29 de Abril. Antes, durante e depois, vários espaços foram ocupados!

PEDRO SOARES

FILIPA ESTRELA [email protected]

tino). A nudez, opcional no público, mas indispensável aos intérpretes, dá o mote para a discussão das vergonhas do mundo. Preço 7 euros.

A Companhia de Dança de Almada preparou um progra-ma com três peças. La Ligne de Vie II, Diferente dos Outros e Galileu estão em cena hoje e amanhã, às 21h30, no Audi-tório Fernando Lopes-Graça. Preço 3 euros.

O Ai! a Dança organiza amanhã e domingo, o Festival Corpo, com mais de 90 grupos e 1200 bailarinos. O Condomí-nio AMOET em Lourel Sintra vai receber mostras de dança, workshops e aulas.

A Semana da Dança de Oei-ras leva, até 29 de Abril, ao Au-ditório Eunice Muñoz quatro espectáculos, duas exposições e um concurso. Preço 3 euros.

José Cid abre da melhor forma os concertos exclusivos na Costa

DR

Jantar e concerto com o carismático José Cid

A partir do próximo mês, as primeiras

quintas-feiras de cada mês têm outro ritmo e outro sa-bor nos WR Hotels. À boa cozinha junta-se uma se-lecção de artistas nacio-nais, para jantares exclusi-vos. Assim, cada espectá-culo musical é precedido por um jantar preparado a preceito pelos chefs.

O programa promete ser requintado, e começa já no dia 3 de Maio, com José Cid ao vivo no Hotel Costa da Caparica. A 20 minutos de distância do Centro de Lis-boa, este é o es-paço perfeito pa-ra fugir da rotina

ESPECTÁCULOS EXCLUSIVOS NO WR HOTELS

e desfrutar do sol na companhia de quem

mais gosta. Além de vista para o mar, o Hotel con-ta com 352 quar-

tos e o restaurante panorâmico Hori-

zonte. Preço 70 euros

Il Divo vezes dois no País

Começaram por mar-car um concerto no

Pavilhão Atlântico para 28 de Abril, mas a procura foi tanta, que os Il Divo actuam também no domingo. No concerto da nova digressão vai ser apresentado o re-cente disco Wicked Game, além dos êxitos que contri-buem para fazer deste o grupo clássico com mais sucesso da actualidade. Preço desde 30 euros.

4.ª TOURNÉE MUNDIAL

Novo livro de Isabel Stilwell

Isabel Stilwell, jorna-lista e autora best-se-

ller de romances históricos regressa aos livros com D. Maria II. Conheça a rainha que fez tudo pelo seu reino durante um dos períodos mais conturbados da História de Portugal, com as guerras entre libe-rais e absolutistas. A auto-ra vai estar na Feira do Li-vro, a 5 de Maio, às 16h30.

‘D. MARIA II’

PASSATEMPO Reserve bilhetes para o concerto, e o Destak oferece cinco estadias duplas de duas noites no Hotel. Concorra no

nosso Facebook.

PUB

ÓPERA

‘A Rainha Louca’ em cena em Almada Ana Ester Neves é a protago-nista da ópera de Alexandre Delgado A Rainha Louca, que sobe agora ao palco do Tea-tro Municipal de Almada para um conjunto de três récitas, a partir de hoje e até 2 de Maio, de quarta a sexta, às 21h30 e domingo, às 16h.

STAND UP COMEDY

Humor de Ricardo Vilão no Chiado O espectáculo de Ricardo Vilão Nu Limite é apresen-tado no Teatro-Estúdio Mário Viegas a 29 de Abril e 6 de Maio, às 21h. Preço 10 e 15 euros. LITERATURA

Uma Feira do Livro Manuseado na A+A A Livraria A+A de arte e arquitectura recebe a partir de hoje e até 3 de Maio uma feira do livro manuseado, com edições esgotadas ou fora de mercado a preços fantásticos.

ESPECTÁCULO

‘One (Her)Man Show’ no sábado em Palmela O humorista Herman José revisita os seus grandes êxitos no espectáculo One (Her)Man Show amanhã, às 21h30, no Cineteatro S. João, em Palmela. Preço 15 euros. PASSEIO

O Bairro alto é... vamos Jantar amanhã Amanhã, às 17h, há mais um percurso do roteiro O Bairro Alto é... Vamos Jantar. O valor é 10 euros e inclui uma visita guiada e jantar. Conheça o verdadeiro Bairro Alto, com a identidade que já existia antes de tudo chegar.

TOME

NOTAApresentação a 12 de Maio

Os Moonspell lançam hoje o CD Alpha Noir, com nove canções. A edição especial inclui 2.º CD Omega White.

O Super Bock Super Rock confirma mais dois

nomes: a soul e o funk de Aloe Blacc a 7 de Julho e a electrónica

de Oh Land a 5.

Page 9: Sexta-feira 27 Abril de 2012 · Jornal de ... · Governo aprova fundo para a segurança alimentar. ... -se num jogo humano, onde o chão é o tabuleiro e os peões são as crianças

PUB

Page 10: Sexta-feira 27 Abril de 2012 · Jornal de ... · Governo aprova fundo para a segurança alimentar. ... -se num jogo humano, onde o chão é o tabuleiro e os peões são as crianças

PUB

‘Desafio: trabalhar em segurança’TODOS os anos mor-

rem no mundo dois milhões de pessoas em situações ligadas ao trabalho, existem

270 milhões de acidentes profissionais e perto de 160 milhões de trabalhadores que sofrem de doenças relaciona-das com a função laboral que desempenham, sendo que dois terços destas faltam ao em-prego durante quatro dias úteis, ou mais, segundo dados da Organização Internacional do Trabalho. Os números im-pressionam, sobretudo por-que quando saímos todos os dias de casa para ir trabalhar ou estudar raramente nos re-cordamos que os acidentes la-borais e as doenças profissio-nais fazem parte da nossa vi-da e devem ser uma preocu-pação de todos, sobretudo do Estado e das entidades empre-gadoras. E apesar das melho-rias a que assistimos nas últi-mas décadas, estas problemá-ticas são ainda demasiado frequentes e representam um elevado sofrimento humano e peso económico, revela José Luís Forte, Inspector Geral do Trabalho da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT).

Ao nível nacional, a ACT realizou só no ano passado 161 inquéritos de acidentes de tra-balho mortais, 44 dos quais no sector da construção. No en-tanto, não é apenas nesta área laboral e na da indústria que os acidentes acontecem, sen-do que o investimento em se-gurança e saúde evita em to-das as situações pesados cus-

FOTOGRAFIAS VENCEDORAS DO CONCURSO PAN-EUROPEU DE FOTOGRAFIA 2011 Imagens cedidas pela agência europeia para a segurança e saúde no trabalho

tos para a nossa sociedade. «Considerando as indemni-zações, o tempo de trabalho perdido, as interrupções da produção e as despesas com a

saúde, estima-se que as perdas anuais se aproximem de 4% do valor global do Produto Nacio-nal Bruto de um país», acres-centa José Luís Forte.

A CADA TRÊS MINUTOS E MEIO MORRE UMA PESSOA NA UNIÃO EUROPEIA DE CAUSAS RELACIONADAS COM TRABALHO

Como evitar os acidentes de trabalho Tendo em conta que a cada três minutos e meio morre uma pessoa na União Europeia de causas relacionadas com trabalho, que há milhões de trabalhadores que são vítimas de problemas de saúde devido às mesmas causas e que esta problemática reduz acentuadamente a competitividade empresarial e comporta ele-vados custos para a sociedade, é urgente tomar medidas que pre-vinam os acidentes e as doenças decorrentes do trabalho. Todos os empregadores devem assim organizar serviços de segurança e saúde no trabalho ou serviços de prevenção que vão informar os trabalhadores e facultar-lhes formação sobre os riscos ineren-tes à actividade que desenvolvem, explica Alice Rodrigues, Chefe de Divisão da ACT. Segundo a responsável, é importante que tanto os novos trabalhadores como os mais antigos recebam formação quando existirem alterações nas práticas ou no equipamento de trabalho, mudança de funções ou introdução de novas tecnolo-gias. Os trabalhadores das empresas devem ainda ser acompa-nhados pelo médico do trabalho e realizar exames de saúde para avaliar as aptidões para a função que exercem, devendo ainda existir uma estrutura interna que assegure as actividades de primeiros socorros, combate a incêndios e evacuação e acesso a equipamentos de protecção individual quando for necessário. Além disso, as ferramentas e os equipamentos usados no desempenho de funções devem estar em perfeitas condições de funcionamento e a empresa deve realizar avaliações de riscos. Não se esqueça que a actividade desenvolvida pelos serviços de segurança e saúde no trabalho é objecto de comunicação anual obrigatória, através de ‘anexo D’ do denominado Relatório Unido, cuja entrega este ano é efectuada entre 2 de Maio e 15 de Junho.

Qual o impacto da crise nas doenças profissionais A grave crise económica que o País atravessa irá ter «repercus-sões muito profundas no seio da sociedade» e irá «agravar as con-dições de trabalho» e diminuir significativamente o investimento em medidas de controlo e prevenção de riscos profissionais, diz Mariana Neto, Directora do ex-Centro Nacional de Protecção con-tra os Riscos Profissionais – Instituto de Segurança Social, IP. Se-gundo a especialista a dificuldade acrescida na compatibilização entre a vida privada e a profissional, as doenças emergentes, em particular as resultantes da exposição ao stress, a nanopartículas ou a novos produtos químicos são algumas das situações a que a sociedade deve estar atenta. Interessa assim «evitar perdas humanas pela degradação da pessoa, económicas pelas perdas de produção, de competências e saberes valiosos e por vezes únicos, bem como sobrecargas evitáveis do sistema de segurança social, sob pena de se estar a transferir para um futuro incerto um conjunto de situações evitáveis e de gravidade imprevisível».

Campanha avalia os Riscos Psicossociais A ACT está a desenvolver desde Janeiro deste ano, em Portugal, uma campanha de avaliação de riscos psicossociais que visa incre-mentar a melhoria da qualidade das avaliações de riscos existen-tes através da sensibilização dos empregadores e contactos com os trabalhadores. Segundo Cristina Rodrigues, Inspectora Supe-rior do Trabalho, da ACT, a iniciativa, que decorre nos 27 Estados- -membros da UE, tem como alvo em Portugal o sector da saúde e abrange mais de 200 estabelecimentos (instituições públicas, privadas, cooperativas, IPSS’s, centros de reabilitação hospitalar e unidades de cuidados continuados, com internamento) e conta com a intervenção de mais de 52 inspectores do trabalho. Recor-de-se que «os riscos psicossociais são um dos grandes desafios contemporâneos para a saúde e segurança dos trabalhadores».

123RF

Page 11: Sexta-feira 27 Abril de 2012 · Jornal de ... · Governo aprova fundo para a segurança alimentar. ... -se num jogo humano, onde o chão é o tabuleiro e os peões são as crianças

PUB

‘Melhorar as condições de vida e de trabalho’ A Estratégia Nacional para a Segurança e Saúde no Trabalho 2008-2012 estabelece no seu primeiro objectivo a importância de «revalorizar o Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Tra-balho». E se há medidas que a ACT considera plenamente realiza-das, esta é uma delas. Segundo, Luís Nascimento Lopes, Coorde-nador para a Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho, a existência de múltiplos eventos comemorativos, promovidos pelas mais diversas entidades, e que pelo seu número se estendem por mais que uma semana são prova viva da inclusão desta data na vida dos portugueses. O presente ano ganha ainda maior importância tendo em conta que a comemoração coincide com algumas efemérides que merece a pena lembrar: o cinquentená-rio da criação, em 1962, do Gabinete de Higiene e Segurança no Trabalho e o 20.º aniversário do Ano Europeu da Segurança e Saúde no Trabalho, ano em que, por toda a Europa comunitária de então, pela primeira vez se uniram esforços para colocar a pre-venção de riscos profissionais no centro das atenções, no quoti-diano dos cidadãos europeus, para a tornar um dos elementos- -chave do modelo social europeu. A Portugal coube a responsabi-lidade acrescida de fazer a abertura desse Ano Europeu, já que coincidiu com a presidência portuguesa. O responsável lembra que tal como «o investimento na prevenção está provado ter um retorno apreciável e constituir um bom negó-cio para todos, o desinvestimento sai caro, prejudica as empresas e faz recair sobre todos nós a factura dos incumprimentos de alguns. E mesmo em tempos de crise há que não perder de vista o amanhã, o mundo que queremos deixar aos nossos filhos, pelo que a importância da promoção de “empregos-verdes” e o seu crescente peso no global das economias, é neste dia alvo da atenção da OIT, e merece ser associada à temática original». «Acredito que daqui a 20 anos também o 28 de Abril de 2012 merecerá honras de efeméride, por ter sido o dia em que no nosso país a defesa do ambiente e a prevenção de riscos profissio-nais iniciaram um proveitoso percurso comum e em que a segu-rança e saúde no trabalho ajudou a dar um “pontapé na crise”», conclui o Coordenador para a Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho.

Comemorações do Dia Nacional da Prevenção No âmbito do Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Tra-balho, a ACT promove a nível nacional duas sessões comemorati-vas: hoje, dia 27, uma Sessão Solene Comemorativa na Sala do Senado da Assembleia da República onde será entregue pelo Coordenador Executivo para a Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho o Relatório Nacional de Actividades de Segurança e Saúde no Trabalho 2011; e amanhã, dia 28 de Abril, realiza-se uma Sessão Comemorativa do Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho em Guimarães, Capital Europeia da Cultura. A ACT vai ainda promover actividades em cidades como Lisboa, Coimbra, Évora, Setúbal, Leiria, Aveiro, Porto e Vila Real.

TENDO em conta que vivemos numa conjuntura econó-mica difícil, com ní-veis elevados de de-

semprego e que assistimos a alterações climáticas alar-mantes, à degradação am-biental geral e à diminuição de recursos, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) decidiu destacar este ano, no âmbito do Dia Mun-dial para a Segurança e Saú-de no Trabalho, que se assi-

O futuro deve passar por uma Economia mais verde

nala amanhã (28 de Abril), a importância de adoptar uma Economia Verde, de baixas emissões de carbono, eficien-te na utilização de recursos e socialmente inclusiva.

Segundo a OIT, a econo-mia e a sociedade portugue-sas devem assentar num conceito mais verde, mas também mais justo, de for-ma a efectivar uma melhoria concreta em termos de tra-balho digno, nomeadamente através da criação de empre-

go e a protecção da saúde dos trabalhadores e do am-biente. No entanto, isto ape-nas é possível se existir uma integração da dimensão de Segurança e Saúde no Tra-balho, que implica avaliar os perigos e riscos para os tra-balhadores em todos os em-pregos, processos e produ-tos verdes, através da imple-mentação de medidas de avaliação e gestão de riscos.

Nesta transição para uma economia verde e para locais

AUTORIDADE PARA AS CONDIÇÕES DE TRABALHO PROMOVE DUAS SESSÕES COMEMORATIVAS DO DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO E SEGURANÇA NO TRABALHO

de trabalho mais verdes de-ve ainda ser sublinhada, em particular, a importância do diálogo social e da nego-ciação colectiva em matéria de saúde e segurança no tra-balho.

123RF

123RF

Page 12: Sexta-feira 27 Abril de 2012 · Jornal de ... · Governo aprova fundo para a segurança alimentar. ... -se num jogo humano, onde o chão é o tabuleiro e os peões são as crianças

PUB

ACT inspeccionou em 2011 mais de 80 mil estabelecimentos

AAutoridade para as Condições do Trabalho (ACT) efectuou mais de 90 mil visitas de

inspecção abrangendo mais de 80 mil estabelecimentos e 600 mil trabalhadores, sobre-tudo dos sectores do comér-cio, construção e indústria. De salientar que a acção da ACT nas situações de crise empre-sarial em 2011 foi desenvolvi-da com vista à averiguação da legalidade de procedimentos em situações de redução ou suspensão temporária dos contratos de trabalho por fac-to respeitante ao empregador, encerramento e diminuição temporária da actividade, de despedimento colectivo, ex-tinção de postos de trabalho e «salários em atraso».

Já para 2012, a ACT, em ar-ticulação com os parceiros so-ciais do sector da segurança privada, desenvolve um pro-jecto de intervenção inspecti-va que envolve cerca de 40 mil trabalhadores e visa assegu-rar as garantias fundamentais associadas ao trabalho digno e a eliminação de concorrên-cia desleal.

FOTOGRAFIAS VENCEDORAS DO CONCURSO PAN-EUROPEU DE FOTOGRAFIA 2011 Imagens cedidas pela agência europeia para a segurança e saúde no trabalho

‘Stress vai ser cada vez mais frequente’ Oito em cada dez trabalhadores europeus (80%) pensam que o número de pessoas que sofrem de stress relacionado com o trabalho vai aumentar nos próximos cinco anos, revela um inquérito realizado para a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho a mais de 35 mil cidadãos europeus. Estes números confirmam os resultados de um outro inquérito segundo os quais 79% dos dirigentes consideram que as suas empresas estão confrontadas com o problema do stress considerando-o tão importante como os acidentes de trabalho.

CURIOSIDADES SOBRE A SEGURANÇA LABORAL NO MUNDO • Os acidentes mortais são 10 vezes mais frequentes entre os trabalhadores do Quénia do que entre os trabalhadores da Dinamarca; • A probabilidade dos trabalhadores da construção civil morrerem no trabalho é seis vezes mais elevada na Guatemala do que na Suíça (Banco Mundial, 1955) • No Reino Unido, segundo o Health and Safety Executive, ocorrem mais de um milhão de lesões e 2,3 milhões de casos de doença. Estes números custam entre 20 e 28 milhões de dólares às vítimas; 40 a 60 milhões à sociedade; e 8 a 16 milhões aos empregadores • A agricultura é um dos sectores mais perigosos em termos de acidentes. Os trabalhadores agrícolas da UE sofrem 1,7 vezes a taxa média de acidentes de trabalho não mortais e 3 vezes a taxa média de acidentes mortais

123RF

Page 13: Sexta-feira 27 Abril de 2012 · Jornal de ... · Governo aprova fundo para a segurança alimentar. ... -se num jogo humano, onde o chão é o tabuleiro e os peões são as crianças

6ª Feira · 27 de Abril de 2012 · 13

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptFama & TV

Futebolista Lionel Messi vai ser pai pela 1.ª vez

O jogador argentino Lionel Messi, eleito o

melhor do mundo, vai ser pai. Antonela Roccuzzo, a namo-rada do atleta do Barcelona, confirmou ontem, na rede so-cial Twitter, os boatos em tor-no de uma gravidez. «Estou grávida de 11 semanas, quase

ANÚNCIO NO TWITTER

do júri e do público. Em cada emissão há um convidado mu-sical.

A temporada na qual Por-tugal “agarra” o programa tem o condão de celebrar o 200º episódio do Dancing With the Stars. Então, uma mão-cheia de estrelas de edições anteriores actuarão ao vivo. Será também eleito o Melhor Momento Dramático, o Pior Dançarino e a Maior Transformação.

Enquanto as sextas-feiras do Fox Life ficam reserva-

das à dança, a 2 de Maio Jennifer Lopez, Steven Tyler e Randy Jackson regressam ao pequeno ecrã, enquanto jurados do American Idol. O canal estreia a 11.ª e actual temporada deste sucesso.

Nos EUA, em termos de sucesso de audiências na

vertente dos talent shows exis-tem três grande fenómenos. Depois dos formatos Ameri-can Idol e So You Think You Can Dance, o canal Fox Life confirma a sua aposta neste segmento da área do entrete-nimento promovendo a es-treia, esta noite, do concurso Dancing With the Stars.

Na estreia da mais recente temporada, a 14ª, o programa contou com uma audiência de 18, 5 milhões. Às 21h25, Portu-gal conhecerá a dinâmica do concurso, na sua 11ª edição, a de há dois anos. Baseado no original britânico Strictly Co-me Dancing, o formato convi-da um grupo de celebridades do mundo da música, do des-porto, do cinema e da TV pa-ra fazer par com dançarinos profissionais. Em cada ronda é eliminado um par. Mike “The Situation”, Audrina Patridge, David Hasselhoff, Michael Bolton, Bristol Palin (filha da governadora Sarah Palin) e Jennifer Grey (do fil-me Dança Comigo) competem entre si pelo título de cam-peão, numa eleição conjunta

FOX LIFE Fenómeno de audiências nos EUA estreia esta noite, às 21h15

‘Dancing With the Stars’ chega até nós

‘American Idol 11’ estreia a 2 de Maio

Neste talent show, celebridades fazem par com bailarino a sério. A cada ronda um casal é expulso.

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

DR

Bolton, Hasselhof e Jennifer Grey são alguns dos convidados

3 meses», escreveu a jovem. «Obrigada por não terem in-sistido para saber se estava mesmo grávida ou não», acrescentou esta estudante de Nutrição, de 23 anos, amiga de Messi desde os 5 anos. Em 2011, o casal rompeu o namo-ro temporariamente.

Namorada do argentino deu a novidade através do Twitter

PUB

DR

Ofereça o Destak a um amigo. Não o deite no chão. O ambiente agradece.

Page 14: Sexta-feira 27 Abril de 2012 · Jornal de ... · Governo aprova fundo para a segurança alimentar. ... -se num jogo humano, onde o chão é o tabuleiro e os peões são as crianças

6ª Feira · 27 de Abril de 2012Fama & TV · www.Destak.pt · 14

existência na terra», comen-tou a diva de 30 anos que, em Janeiro, foi mãe pela primei-ra vez de uma menina chama-da Blue Ivy. «O melhor de ter uma filha é ter um verdadeiro legado. A palavra “amor” tem agora um significado total-mente diferente», sublinha ainda.

A publicação avança al-guns segredos de beleza das celebridades em destaque nes-ta tabela anual. Em segundo lugar na lista surge Sofia Ver-gara, da comédia Uma Famí-lia Muito Moderna. A actriz é um caso sério de popularida-de em Hollywood nesta tem-porada de 2011/12.

No terceiro posto está a an-gelical actriz Charlize Theron. Lily Collins, Madeleine Stowe, Christina Hendricks, Michel-le Williams, Paula Patton, Mi-randa Lambert e Kate Middle-ton completam o top 10 da re-vista People.

Numa edição especial dupla, dedicada às maio-

res beldades femininas plane-tárias, a revista People não te-ve grandes dúvidas em eleger para figura de capa Beyoncé Knowles. No número hoje nas bancas norte-americanas, a cantora soul e actriz de musi-cais foi eleita “a mais bela mulher do mundo”, num nai-pe de 178 rostos célebres.

«Sinto-me mais bonita do que nunca porque dei à luz... Nunca me senti tão concen-trada, nunca tinha sentido que havia um sentido para a minha

ELEIÇÃO Revista ‘People’ elege Beyoncé Knowles como a mais bela de 2012. A maternidade fica-lhe bem

“A mais bonita do mundo”Edição especial evoca 178 beldades. Sofia Vergara e Charlize Theron alinham no top 3 da publicação.

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

2.º FILHO

Actriz Katherine Heigl adopta outra criança Em Janeiro, Katherine Heigl e o marido, Josh Kelley, haviam dito que pretendiam adoptar mais crianças. E assim acon-teceu, confirma o represen-tante do casal. «Sim, eles adoptaram um bebé. Não serão dados mais detalhes neste momento», explicou. A actriz da série Anatomia de Grey já havia adoptado em 2009, a menina chinesa Naleigh, agora com 3 anos.

EM NOME DO HAITI

Sean Penn recebe prémio humanitário O actor norte-americano Sean Penn recebeu um pré-mio pelo seu trabalho huma-nitário no Haiti, durante a cimeira mundial dos laurea-dos com o prémio Nobel da

Paz, em Chicago. «Seria necessário um poeta laureado para descrever a coragem e a dignidade do povo haitiano», disse o artista conhecido pela sua veia de activista.

REVISTA ‘FORBES’

P. Diddy é o rapper mais rico do mundo P. Diddy lidera a lista da revista Forbes dos rappers mais ricos. Segundo a tabela publicada anualmente desde 2007, a sua conta bancária contém quase 415 milhões de euros. Jay-Z ocupa o 2.º lugar com 347 milhões. Dr. Dre surge no terceiro posto, sobretudo graças às suas qualidade de produtor. Em 2011 ganhou 204 milhões. Bryan Birdman Williams, pro-dutor, ocupa o 4.º posto, com 95 milhões, logo seguido de 50 Cent e os seus 83 milhões.

NAS

ESTRELASCusack é 2.469.ª estrela O actor John Cusack, cuja

carreira já leva quase 30 anos, é a mais recente estrela no

Passeio da Fama de Hollywood.

PUB

«Sinto-me mais bonita porque dei à luz», frisa a cantora e actriz

DR

Page 15: Sexta-feira 27 Abril de 2012 · Jornal de ... · Governo aprova fundo para a segurança alimentar. ... -se num jogo humano, onde o chão é o tabuleiro e os peões são as crianças
Page 16: Sexta-feira 27 Abril de 2012 · Jornal de ... · Governo aprova fundo para a segurança alimentar. ... -se num jogo humano, onde o chão é o tabuleiro e os peões são as crianças

Classificados · www.Destak.pt · 16 6ª Feira · 27 de Abril de 2012

Page 17: Sexta-feira 27 Abril de 2012 · Jornal de ... · Governo aprova fundo para a segurança alimentar. ... -se num jogo humano, onde o chão é o tabuleiro e os peões são as crianças

Classificados · www.Destak.pt · 176ª Feira · 27 de Abril de 2012

Page 18: Sexta-feira 27 Abril de 2012 · Jornal de ... · Governo aprova fundo para a segurança alimentar. ... -se num jogo humano, onde o chão é o tabuleiro e os peões são as crianças

Classificados · www.Destak.pt · 18 6ª Feira · 27 de Abril de 2012

Page 19: Sexta-feira 27 Abril de 2012 · Jornal de ... · Governo aprova fundo para a segurança alimentar. ... -se num jogo humano, onde o chão é o tabuleiro e os peões são as crianças

6ª Feira · 27 de Abril de 2012 · 19

Leitor

FICHA TÉCNICA Título Registado no E.R.C. sob o n.º 123881; Pro-priedade/Editor: Metro News, Publicações, SA; Empresa Jornalística n.º 223575; Matrícula n.º 505434229 da C.R.C. de Cascais; NIPC505434229; Capital Social: € 156.480,00; Principais Accio-nistas: Cofina, SGPS, SA, António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva; Conselho de Administração: António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva, Laurentina Martins, Luís Santana; Nome da Publicação: Destak; Directora: Isabel Stilwell; Editores Executivos: João Moniz, Patrícia Naves; Redacção: Ana Rodrigues (assistente), Carla Ma-rina Mendes, Filipa Estrela, João Tomé, Patrícia Susano Ferreira, Raquel Madureira, Vera Vala-das Ferreira; Revisão: Catarina Poderoso; Colu-nistas: J.L. Pio Abreu, João César das Neves, João Malheiro, José Luís Seixas, Luísa Castel-Branco; Fotografia: Laura Haanpää; Projecto Gráfico: Carles Durán – Grupo CYAN; Paginação e Gra-fismo: Pedro Alves (Editor), Filipa Rosa, Rita Al-ves; Departamento Criativo: Joana Túlio, Rui Gonçalves; Marketing: Luís Rebola (Director), Alexandra Cayolla (Gestora de Produto), Marta Seruya (assistente) ([email protected]); Pas-satempos/Eventos: Ana Barbado, Marta Tava-res; Administração/Redacção/Publicidade: Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, Nº. 3, 1549-023 Lisboa; Telefone: 21 049 40 00/Fax: 21 049 31 34; Departamento Comercial: DIREC-TOR COMERCIAL: Ricardo Branco; AGÊNCIAS: Ana Silveira e Joana Santana (Coordenadoras), Adriana Macedo, Daniel Barata, Margarida Re-go, Paula Tavares, Raquel Pinto; DIRECTOS: Lu-ís Filipe (Coordenador), Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luis Farinha, Ricardo Afonso, Sónia Andrade; Maria da Luz Veiga (pla-neamento); Telefone: 21 049 40 00/Fax: 21 049 31 34/E-mail: [email protected]; DE-PARTAMENTO ON LINE: Raquel Pinto; Porto: Tiago Medeiros (Coordenador); AGÊNCIAS: Ivone Pinheiro; DIRECTOS: Vitor Machado; Te-lefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99; Che-fe de Distribuição: José Magalhães; Periodi-cidade: Diária; Preço de Capa: Gratuito; Im-pressão Nacional: Lisgráfica, Impressão e Ar-tes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Depósito Legal: n.º 170470/01. Dele-gação Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 80-1.º 4100-320 PORTO Telefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99.

www.destak.pt ou [email protected] O Destak é seu! Em www.destak.pt esperamos a sua visita, comentários, fotografias. Participe, reclame, elogie e partilhe as suas opiniões e poemas. Pode também enviar para o e-mail em cima

ou para Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, N.º 3, 1549-023 Lisboa (textos não podem ultrapassar 1200 caracteres).

O QUE ACONTECE EM WWW.DESTAK.PT

CARTAS DO LEITOR

Comemorar a nostalgia

O 25 de Abril foi o “dia inicial/in-teiro e limpo” disse a saudosa poe-tisa Sophia de Mello Breyner – há 38 anos. “Às duas por três nasce-mos/às duas por três morremos/ e a vida?/não a vivemos” – trans-mitiu o também ilustre poeta Ale-xandre O’Neill. [...] Ouvimos pouco ou nada os poetas.

Há muitos anos que não vive-mos o que o 25 de Abril prometeu e propunha. “Acabou a tua festa, pá!”, cantou Chico Buarque de Ho-landa. Não acabou o sonho, a per-severança da vontade e obstina-ção da esperança. Chamem-lhe utopia. Há meio século, o 25 de Abril era considerado utopia e concretizou-se! Há muito que cele-bramos uma revolução que fa-lhou. Sou um filho da madrugada, aquela que os intrépidos Salgueiro Maia e Vítor Alves ajudaram a tra-zer e a que generosamente se en-tregaram de alma e coração, para que Abril fosse igualdade de opor-tunidades, liberdade, fraternidade, solidariedade, justiça social e dife-rente cultura.

Hoje, todas estas máximas que fariam feliz a nossa sociedade [...] estão moralmente corrompidas. O 25 de Abril, foi! “O Povo desuni-do continua vencido”. Esta gente que nos governa nada tem a ver com esta data. Há muito que se comemora “a reposição do espíri-to do 25 de Abril”, disse-o o gene-

ral de óculos escuros – Ramalho Eanes, a propósito do golpe do 25 de Novembro. Esta data foi o em-brião do estado catastrófico em que o meu Amado Portugal se en-contra. [...]

Vítor Colaço Santos

Comemorar o quê?

A revolução de Abril de 1974, [...] a princípio o povo cantou, exultou de alegria com fé e esperança de uma democracia plena e verdadei-ra e que viria uma vida muito me-lhor para os portugueses (…), mas os anos foram passando e Portu-gal está hoje mergulhado numa crise profunda [...]. Enfim esta re-volução não passou de um sonho, porque o desemprego aumentou, as reformas estão congeladas e o nível de vida sempre a subir, a polí-tica deste governo é de direita. Es-tou de acordo com as ausências de Mário Soares e Manuel Alegre nes-tas comemorações, porque o povo já não sente vontade de comemo-rar, só com outro 25 de Abril.

Manuel Pereira ERMESINDE

25 de Abril

O que tornou o 25 de Abril consen-sual é que cada um de nós tinha o seu 25 de Abril. O método eleitoral e parlamentar consolidou a plura-lidade de Abril. A homenagem ao 25 de Abril e aos seus autores, feita pela República através do seu

Presidente e do seu Parlamento democrático, não é a homenagem a nenhuma escolha política dona de Abril, mas aos que permitiram o método da alternância e o plura-lismo e às instituições que o consa-gram. Quem se exclui não tem, de facto, lugar nesta homenagem.

A. Carvalho LISBOA

25 de Abril

Comemora-se o Dia da Liberdade. Eu comemoro-o todos os dias ao sentir que tenho liberdade de di-zer ou escrever aquilo que penso. [...] Acredito em princípios, valores e ideias em prol duma sociedade mais justa e digna. Para hoje po-der usufruir desta liberdade, hou-ve pessoas que sonharam com ela. Acreditaram nela [...]. Tiveram coragem e lutaram por ela. Foram perseguidos, torturados e morre-ram pela liberdade. Muitos deles nunca chegaram a saboreá-la. Es-creveram o seu nome nas paredes das celas das prisões onde sabiam que iam morrer. [...] Hoje, presto homenagem a todos eles e às suas famílias. [...] Porque eles gostavam que nós nos lembrássemos deles. Tal como o escreveram. Vocês (eles) foram uns verdadeiros he-róis a par daqueles que consegui-ram acabar com a ditadura e con-quistar a liberdade. Obrigado. “Eles não sabem que o sonho é uma constante da vida…”

Nuno Príncipe

BRAGA

AMANHÃ 4º MÍNIMA

17º MÁXIMA

HOJE 6º MÍNIMA

16º MÁXIMA

COIMBRA

HOJE 7º MÍNIMA

16º MÁXIMA

AMANHÃ 7º MÍNIMA

15º MÁXIMA

ÉVORA

HOJE 8º MÍNIMA

17º MÁXIMA

AMANHÃ 6º MÍNIMA

15º MÁXIMA

FARO

HOJE 12º MÍNIMA

18º MÁXIMA

AMANHÃ 10º MÍNIMA

16º MÁXIMA

LISBOA

HOJE 9º MÍNIMA

18º MÁXIMA

AMANHÃ 8º MÍNIMA

15º MÁXIMA

PORTO

HOJE 6º MÍNIMA

15º MÁXIMA

AMANHÃ 6º MÍNIMA

16º MÁXIMA

TEMPO

SUDOKU GRAU DE DIFICULDADE**

Pree

ncha

a g

relh

a de

mod

o a

que

cada

lin

ha, c

ada

colu

na e

cad

a qu

adra

do d

e 3x

3 co

nten

ha to

dos

os n

úmer

os d

e 1 a

9

PALAVRAS CRUZADAS

Horizontais: 1. Silenciosa. Espécie de recibo provisório. 2. Perpendicular baixada do centro de um polígono regular sobre um dos lados (Geom.). Recitar. 3. Emanação. Escapar. 4. Descendência. Respiração acelerada, ruidosa ou difícil. 5. Imposto Automóvel (abrev.). Nome da letra L. Átomo, grupo de átomos ou molécula que perdeu a sua neutralidade eléc-trica por ter captado ou perdido um ou mais electrões. 6. Espécie de albufeira. Argola. 7. Misericordioso. Na companhia de. A si mesmo. 8. Limpar, esfregar com areia ou outro pó. Tirar para fora à força. 9. Diz-se de uma raça de galinhas. Forma internacional de vóltio. 10. Vazio. Que soa. 11. Escasso. Fundamentar Verticais: 1. Chorar, prantear. Acrescentar. 2. Limalha. Cãibra. 3. Azulado. Que rói. 4. Fazer-se tolo. 5. Designa diferentes relações, como posse, matéria, lugar, providência, etc. (prep.). Pessoa ou coisa de género feminino de que se fala. Qualquer quadrúpede que serve para alimento do Homem. 6. Deseje. Debaixo de. 7. Fracção da unidade, quando dividida em mais de 10 partes alíquotas, que não sejam potência de dez. Contr. da prep. a com o art. def. os. Contr. da prep. em com o art. def. a. 8. Declaravas com firmeza. 9. Homem da aldeia. Sólido de base circular ou elíptica, terminando em ponta. 10. Secular. Galga. 11. Equívoco. Derramar

CRUZADAS Horizontais: 1. Calada, Vale. 2. Apótema, Ler. 3. Raio, Evadir. 4. Prole, Ofego. 5. IA,

Ele, Ião. 6. Ria, Aro. 7. Bom, Com, Se. 8. Arear, Sacar. 9. Pedrês, Volt. 10. Oco,

Sonante. 11. Raro, Basear Verticais: 1. Carpir, Apor. 2. Apara,

Breca. 3. Lóio, Roedor. 4. Atoleimar. 5. De, Ela, Rês. 6. Ame, Sob. 7. Avo, Aos,

Na. 8. Afirmavas. 9. Aldeão, Cone. 10. Leigo, Salta. 11. Erro, Verter

SOLUÇÕES

SUDOKU

OS PASSATEMPOS DESTA PÁGINA SÃO DA RESPONSABILIDADE DA AGÊNCIA FERIAQUE

William e Kate celebram 1.º aniversário de casamento. O Príncipe e a sua companheira continuam a viver um grande amor. Mas se a sua relação fosse avaliada à luz dos casamentos britânicos celebrados na mesma data que o enlace entre William e Kate Middleton, estariam em perigo! Saiba porquê em destak.pt.

EPA

Page 20: Sexta-feira 27 Abril de 2012 · Jornal de ... · Governo aprova fundo para a segurança alimentar. ... -se num jogo humano, onde o chão é o tabuleiro e os peões são as crianças

PUB