sexta 24/12/2010

16
R$1,00 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM -ES SEXTA-FEIRA, 24 DE DEZEMBRO 2010 Nº40918 WWW.FOLHAES.COM.BR SÓ JESUS CRISTO SALVA ! Parque da Cachoeira da Fumaça será reaberto ao público no dia 2 de janeiro pag. 07 REGIONAL As consequências das noites mal dormidas na saúde dos seres humanos pag. 12 SAÚDE Novo comandante geral da PM-ES é o coronel Anselmo Lima, natural de Alegre-ES pag. 14 SEGURANÇA POLICIA Caminhão de distribuidora é assaltado na BR-262, em Marechal Floriano pag.15 Camilo volta a defender voto sul O deputado federal Camilo Cola (PMDB), voltou a defender a mobiliza- ção dos capixabas do sul do estado para o crescimento econômico e polí- tico da região Pág. 05

Upload: folha-do-esanto

Post on 13-Mar-2016

244 views

Category:

Documents


10 download

DESCRIPTION

edição nº 40918

TRANSCRIPT

Page 1: Sexta 24/12/2010

R$1,00 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM -ES SEXTA-FEIRA, 24 DE DEZEMBRO 2010 Nº40918 WWW.FOLHAES.COM.BRSÓ JESUS CRISTO SALVA !

Parque da Cachoeira da Fumaça será reaberto ao

público no dia 2 de janeiro pag. 07

REGIONALAs consequências

das noites mal dormidas

na saúde dos seres

humanos pag. 12

SAÚDENovo comandante geral da PM-ES

é o coronel Anselmo Lima,

natural de Alegre-ES pag. 14

SEGURANÇAPOLICIACaminhão de

distribuidora é assaltado

na BR-262, em Marechal

Floriano pag.15

Camilo volta a defender voto sul

O deputado federal Camilo Cola (PMDB), voltou a defender a mobiliza-ção dos capixabas do sul do estado para o crescimento econômico e polí-tico da região Pág. 05

Page 2: Sexta 24/12/2010

O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, chega ao final de seu mandato de oito anos com a histórica marca de 90% de popularidade.

Para chegar a tal marca, foi preciso muito trabalho, acer-tar a máquina, passar um rolo compressor em cima da crise deixada pelo seu antecessor e, sobre-tudo, buscar ajuda do governo fede-ral, que na nossa opinião, foi o maior investidor nessa trajetória vitoriosa de Paulo Hartung e seus comandados na reviravolta positiva que ele proporcio-nou ao estado.

Que Paulo Hartung, é um políti-co sagaz e, muitas vezes, é taxado no meio político, como um cara individu-alista, que só pensa nele e no seu um-bigo, já cansamos de ver comentários, mas, ninguém pode tirar dele os louros de ter tirado o nosso estado do bura-co em que se encontrava, recolocando no cenário nacional e internacional, de forma que os investimentos de fora co-meçassem a alavancar a economia do estado novamente.

Não obstante, ainda há muita coi-sa a ser fazer, principalmente nas áre-as prioritárias (Saúde, Educação e Se-gurança), por isso a eleição de Renato Casagrande pode significar a continua-ção dos avanços para que o estado vá, ainda mais além, nos próximos anos.

Casagrande sabe responsabilidade que vai ser, suceder o maior governa-dor dos últimos anos do Espírito San-to, por isso, já deve estar passando na sua cabeça, que fazer um governo me-lhor do que Hartung, é uma necessida-de política de sobrevivência para ele próprio para daqui a quatro anos, que passam depressa demais. Então, arre-

gaçar as mangas desde já, é preciso, porque na visão da so-ciedade capixaba, o estado não pode parar.

Vejam vocês, que Paulo Hartung, “formado em econo-mia, iniciou sua carreira políti-ca em 1982 com a sua trajetó-ria parlamentar. Aos 25 anos,

elegeu-se deputado estadual (1983 a 87), sendo o mais novo parlamentar da Assembléia Legislativa. Quatro anos depois foi reeleito. Em 1992, ganhou a Prefeitura de Vitória (1993 a 1996), licenciando-se em 1997. No ano se-guinte, tornou-se senador com a maior votação que um político já recebeu no Espírito Santo (780 mil votos). Em 2002, foi eleito Governador no pri-meiro turno com 53,97% dos votos”.

Agora, o homem fecha seu ciclo de oito anos de governo, com a maior popularidade da história do Espíri-to Santo e talvez, uma das maiores do Brasil, por isso, disse no parágra-fo anterior que não será fácil suceder paulo Hartung que deixou sua mar-ca. Nas eleições deste ano, ele mos-trou sua força elegendo quem ele quis, vou dar só um exemplo: Rod-ney Miranda, nunca foi candidato a nada por aqui, e foi o mais vota-do para a Assembléia Legislativa, su-perando uma lenda viva da política do estado “Ferraço”, “Dedo de Har-tung”, alguém tem dúvidas? Mas, a escolha de Renato Casagrande pelo eleitores capixabas foi o melhor ca-minho, porque é um político muito preparado e deve fazer, também, um excelente governo, até porque, foi um dos senadores mais bem apro-vados do Brasil e isto o credencia a substituir Hartung a atura.

“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”. João 14:6

O Verdadeiro caminho para o céu

Folha BíblicaReverendo Dr. Caruso Godinho – Capelão do H.E.C.I.

Cristo diz: Saibam que todas as vezes que fizeram isso a um destes meus irmãos peque-ninos, foi a mim que o fizeram Ma-teus 25, 40 // Cor-religionários, lide-ranças políticas e empresariais, além de amigos lotaram o aeropor-to municipal de Cachoeiro de Itapemi-rim ontem // Para pres-tigiar o deputado fede-ral Camilo Cola (PMDB) garantido para mais um mandato na Câmara // A defesa do Voto Sul foi sua primeira manifes-tação tão logo desceu da aeronave // A região precisa de mais repre-sentantes nas diversas esferas do poder públi-co // Extinção do antigo Transpop, hoje Passe Li-vre, causando revolta na população // Marce-lo Abelha e Moacir Far-din sumidos// Secretaria de Saúde de Cachoei-ro deixando a desejar // Reclamações constan-tes sobre o atendimento no pronto atendimento Paulo Pereira Gomes // A consulta é vapt vupt se-gundo pacientes lá Aten-didos // E nossa saúde como fica? // Luiz Fon-seca rindo a toa com o sucesso da filha Tama-ra Angel // Torcedores do Estrela aguardando a prestação de contas de 2010, da segunda divi-são // Querem saber dos valores do arrendamen-to do estacionamen-to, refeitório e vestiário para o Hospital Infantil // Num contrato de cinco anos // Será que o San-dro Irmão vai lançar es-ses valores na prestação de contas? // Isso pode ser uma caixa preta // Só o PM para abrir a caixa // O Filho de Deus apare-ceu Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, pois o amor é de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece a Deus 1ªJoão 4,7 // Interi-no Desfolhando enquan-to o titular não retor-na // No momento, com outros afazeres // Até a próxima vez

02 Folha do E. SantoSexta-Feira, 24 de Dezembro de 2010 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

opiniãoEditorial

Camilo continua em Brasília

O Espírito Santo, principalmente, o sul do estado ganhou um óti-mo reforço em sua ban-cada federal. É o de-putado federal Camilo Cola (PMDB) que as-sume na situação de su-plente, a vaga deixada pela petista Iriny Lo-pes, guindada a Secreta-ria Especial de Políticas para as Mulheres pela presidente Dilma Rous-sef.

Com um trabalho de-dicado em vários seto-res, principalmente a saúde, Camilo tem suas raízes no sul do estado e conhece muito bem a si-tuação do esvaziamento político-econômico das últimas décadas. A re-versão, que pode ser len-ta e gradual, pode co-meçar com o próprio deputado, homem cale-jado no trato empresa-rial, mas também com a

ida de Ricardo Ferraço, do mesmo partido para o Senado da República.

O deputado federal, que ficou na primeira suplência por contagem mínima de votos, terá a oportunidade de deslan-char todos os seus proje-tos que seriam interrom-pidos caso não voltasse a assentar à cadeira do parlamento nacional.

A torcida e a espe-rança de seus eleitores, mesmo quem nele não votou, voltam a cres-cer com o fortalecimen-to da bancada federal em Brasília. Voltam os re-presentantes do sul do estado e renascem os sonhos de uma região que carece de projetos e investimentos para revi-ver as décadas de ouro quando tinha capital im-portância no cenário po-lítico, cultural e empre-sarial do Espírito Santo.

[email protected]

Desfolhando

Hartung 90%JOSÉ CARLOS GUALBERTO

Coluna do Dadá - [email protected]

Em Gênesis 24:40 te-mos uma palavra de Abraão a Eliezer dizendo que Deus faria próspero o caminho, isto é, levaria a bom termo a jornada para trazer esposa para Isaque, seu filho.

No salmo 139:24 encon-tramos uma oração, na qual, o salmista pede que Deus o guie pelo caminho eterno.

Há pessoas sinceras, preocupadas com o destino eterno e embaraçadas dian-te de tantas opiniões religio-sas.

Que direção seguir? Que caminho tomar?

Cuidado, pois, a própria Bíblia nos adverte dizendo: “Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminho de morte”. (Provérbios 14:12)

Todos temos a palavra infalível de Jesus. Ele é o caminho verdadeiro, úni-co, seguro, o meio que Deus providenciou para a salva-

ção. Zaqueu

encontrou

em Jesus o caminho certo. Realizou-se em sua jornada cristã. Paulo também, che-gando ao ponto de dizer: “Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim”. (Gála-tas 2:20)

Quantos milhares de pessoas encontram ainda hoje o caminho verdadei-ro, o sentido para a vida em Cristo, deixando as drogas, tantos outros vícios, e tan-tas coisas erradas. Uma vida transformada pelo poder de Jesus.

Gostaria que você oras-se por “Prudêncio”, nome fictício que está em trata-mento deixando as drogas e se Deus quiser ele vai ter a VITÓRIA! Ele está entran-do no caminho certo, lendo a Palavra de Deus e buscan-do o Senhor.

Seja qual for o seu pro-blema, não esqueça, Jesus é o caminho certo, infalível para a salvação, a nova vida e a verdadeira felicidade que todos nós almejamos. Deus o abençoe!

Page 3: Sexta 24/12/2010

03

Folha do E. SantoSexta-Feira, 24 de Dezembro de 2010

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

- "Agora a “ousadia” do povo foi ter escolhido uma mulher para assumir a presidência". Presidente eleita Dilma Rousseff em seu discurso de diplomação.“

EM FOCO

Casal Camata não perde a grana

O casal Camata vai perder o mandato, mas não a grana do mandato. Tanto o senador Ger-son Camata (PMDB) como a deputada federal Rita Cama-ta (PSDB) irão gozar de uma gorda aposentadoria, para o resto da vida. Como têem que respeitar o teto, vale o valor do atual salário aprovado no Se-nado, R$ 26.723,13. Gerson tem oito mandatos, já Rita tem seis mandatos . Com o reajus-te, o benefício ficará em R$ 22.903,00. O casal custará aos cofres públicos, por mês, R$ 49.626,13. Nada mal, hein?!

A presidente eleita Dilma Rousseff nem tomou posse e a divisão de sua base na Câmara já foi exposta, ontem, na dis-puta pelo comando da Casa. Menos de cinco horas depois de o candidato oficial do PT, Marco Maia (RS), divulgar o apoio de líderes do DEM e do PSDB a sua candidatura, o grupo formado por deputados de partidos aliados - PC do B, PSB e PDT - informou a aber-tura do processo de consulta em todas as bancadas por um nome alternativo.

Base aliada racha

Alencar : momento mais difícilO vice-presidente José Alen-car voltou a ser interna-do nesta quarta-feira, 22, no Hospital Sírio-Libanês com "quadro de hemorragia diges-tiva grave". Às 17 horas, ele foi submetido a uma cirur-gia de emergência, que durou três horas. Por volta das 21 horas, em entrevista, o cirur-gião Raul Cutait afirmou que Alencar estava num "quadro delicado de hemorragia abdo-minal" passava por seu "mo-mento mais difícil".

Lula confirma: vetará royalties

Convênio de secretariaAfonso Florence (PT-BA), novo ministro do Desen-volvimento Agrário, teve sua gestão como secretário de Desenvolvimento Urba-no da Bahia questionada. Uma denúncia, feita pelo deputado estadual Heraldo Rocha (DEM), apontava ir-regularidades em repasses de verbas da secretaria ao Instituto Brasil Preserva-ção Ambiental, para quali-ficar trabalhadores e cons-truir casas populares.

O ano de 2010 deixa algu-mas lições importantes para os ob-

servadores da imprensa e para todos os cidadãos que se preocupam com o futu-ro das liberdades demo-cráticas. O impacto dos vazamentos do WikiLe-aks certamente é uma de-las, com a revelação de que na sociedade hipermediada não há garantia para segre-dos. Fica também a consta-tação de que, diante da pos-sibilidade de uma ampla transparência nas relações de poder, a imprensa tende a se alinhar com o conser-vadorismo e a manutenção do sistema no qual há in-formações para todos e in-

formações para alguns.Compreende-se que a

imprensa, assim como os poderes que compõem o Estado, considere que al-guns assuntos não devem ser do domínio público. Mas o fenômeno do Wi-kiLeaks, ainda que consi-derado um instrumento de publicização aleatória, sem critérios jornalísticos, con-seguiu sacudir o establish-ment e colocar sob suspei-ção a seriedade das razões que movem muitas deci-

sões de Estado.Considerando-se outras

inovações nas tecnologias de comunicação e de in-formação, é de se questio-nar se o modelo tradicional da imprensa ainda tem va-lidade.

Em muitos lugares do mundo, e em especial no Brasil, o ano de 2010 es-cancara evidências de que a mídia tradicional faz esco-lhas que nem sempre con-templam os interesses da maioria.

Um ano muito revelador

"Fica também a constatação de que, diante

da possibilidade de uma ampla transparência

nas relações de poder, a imprensa tende a se alinhar com o conservadorismo e a

manutenção do sistema"

Desagrada aos aliadosSem produzir surpresas, Dil-ma Rousseff concluiu nesta quarta-feira, 22, a montagem de um ministério à imagem e semelhança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O PT, partido da presidente elei-ta, ficou com a maior fatia do poder: 17 das 37 cadeiras. Tra-ta-se da mesma cota que a le-genda detém nesta hoje na Es-planada. Apesar da fisionomia de continuidade do governo Lula, a escalação da equipe causou descontentamento en-tre quase todos os aliados.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou nes-ta terça-feira que irá vetar a nova fórmula de distribuição de royalties do petróleo da camada pré-sal. Ele sancio-nará até quinta-feira o novo marco regulatório para ex-ploração do petróleo desta camada.“Eu vou vetar e vou mandar para o Congresso um projeto de lei restituindo o acordo que nós firmamos naquele período para que as pessoas percebam que nós queremos que todos os Esta-dos ganhem com o petróleo.

Bombeiros trabalham no local onde três pessoas morreram e outras duas ficaram feridas, na madrugada desta quinta-feira (23), em um acidente en-volvendo duas carretas e dois veículos de passeio na pista expressa da margi-nal Tietê, sentido Castello Branco

Fortes chuvas atingiram a região do Jardim São Luiz, na zona sul da cidade de São Paulo, na terça-feira (21), deixando uma pessoa morta

Page 4: Sexta 24/12/2010

04 Folha do E. SantoSexta-Feira, 24 de Dezembro de 2010 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Conteúdo e impressão: Editora Leia tudo ltda - Tel: (28) 3521-8044Distribuição: JL Editora Ltda / CNPJ: 01.846.837/0001-19

Rua: Dr. Deolindo, n°129 - Baiminas CEP: 29300-000 - Cachoeiro de Itapemirim-ES

ENDEREÇO ELETRÔNICOe-mail: [email protected] / [email protected] /

[email protected] / [email protected]: www.folhaes.com.br

Espaço Cidadã[email protected]

Amélia Marques Coelho – [email protected]

As correrias que antece-dem o Natal e as festas do fi-nal de ano sugerem que esta-mos querendo fugir de todo mundo, também de nós mes-mos. Nesta época do ano sur-gem as inevitáveis avaliações do ano que finda, surgem rea-valiações de nossos propósitos pessoais e coletivos, surgem pressões por nossas sempre adiadas mudanças. O Natal é mesmo um tempo de renova-ção; resta saber se a renovação a que estamos dispostos a fa-zer é apenas de roupagem ou se tem implicações substan-ciais nos nossos modos de ser, pensar e agir sobre nós, sobre os outros e sobre o mundo.

O Natal é o aniversário de Jesus Cristo. É a oportunida-de de reconhecer o que este grande homem fez e ensinou para toda a humanidade: a for-ça do amor. E todos nós temos

necessidade e curiosidade de saber o que este amor tem a nos dizer e ensinar. Para tanto, precisamos trabalhar todos os nossos sentidos humanos: ver, ouvir, cheirar, palpar e degus-tar. Amar não está dissociado de nossa condição humana, das nossas necessidades e das nossas carências.

O amor é a mensagem mais poderosa que podemos vivenciar por conta de mais um Natal. Por ser uma das ex-periências mais revolucioná-rias ensinada por Jesus Cristo há mais de dois mil anos, a co-memoração de seu nascimen-to invoca a linguagem univer-sal da fraternidade. Mas tem sido difícil viver a fraternidade em tempos em que as coisas valem mais do que as pesso-as, em tempos em que corre-mos para lugares ou objetivos que nem sempre conhecemos.

De onde avistam horizontes

Paulo Cesar Rodrigues – [email protected]

O corpo é expressão má-xima da nossa singularida-de humana. E a “escola não pode negar como fato histó-rico a corporeidade humana, a infinidade de gestos, ex-pressões, movimentos que os seres humanos foram e são capazes de realizar, ori-ginando jogos, brincadeiras, danças, esportes, lutas, dife-rentes formas de ginástica e constituindo, desta forma, o verdadeiro patrimônio lúdi-co da humanidade”. O corpo é patrimônio de grande valia para a progressão do ensino–aprendizagem.

O corpo também é fon-te de prazer ao ser liberado, comunica e expressa sua afe-tividade e sexualidade indi-vidualmente. É neste corpo que me relaciono com os de-mais, aprendo e crio e recrio a minha aprendizagem.

Os corpos ao longo da história humanos e auxilia-dos com as ciências contem-porâneas foram adquirindo

expressões e adaptando-se aos movimentos que hoje chamamos de psicomotrici-dade. Os movimentos que antes eram complexos se tor-naram simples e particulares.

Através destas expres-sões o ser humano se inter-fere na ordem estabelecida, interagindo consigo mes-mo e com os demais indi-víduos. Algumas são uni-camente expressões da sua individualidade e ao mesmo tempo da coletividade, em que se relaciona com o ou-tro. O papel da educação Física nas séries inicias é de associar o corpo à emoção, a consciência à busca do pra-zer, fazendo o aluno sen-tir-se bem com o seu corpo na aceitabilidade no tempo e no espaço que ocupa. A partir da Educação Física pode se harmonizar o cor-po, de melhorar a integra-ção e o relacionamento: do meu eu - o outro – e com os objetos do mundo.

Corpo e a ação psicomotora

Newton Braga

Guarapari divulga a pro-gramação de Réveillon. Os shows serão apresen-tados na areia da praia, em frente ao Trevo da Paz, na Av. Beira Mar, Praia do Morro (pedra do Marlin Azul), Com queima de fogos. Banda Cadillac, estilo pop rock internacional anos 70 e 80. Banda Fator X, es-tilo banda baile com re-pertório variado. Horá-rio de 22h às 02h

A programação cultural de Natal de Cachoeiro de Ita-pemirim chegou ao fim on-tem. As atrações musicais, para todas as idades, Os alu-nos da Escola de Música Rei Davi mostraram ao público o que aprenderam na insti-tuição. Eles se apresentaram e em seguida, às teve show com Ed Ayres e Banda Dois Na Estrada. Ayres foi um dos músicos contemplados pelo edital de 2009 da Lei Rubem Braga, da prefeitura. No show, ele apresentou as músicas do CD que lançou neste ano, com apoio da lei de incentivo.

Anchieta MunizA Associação dos Agri-cultores do Vale do Co-rindiba, no município de Anchieta, tem todos os motivos para comemo-rar. Na terça-feira dia 21, foi inaugurada a Casa da Roça, criada em parce-ria com a Petrobrás, por meio do projeto Ciranda Capixaba, onde as comu-nidades do Vale poderão comercializar os produ-tos (artesanatos, ecoturis-mo, produtos caseiros).

Vem aí o Verão Cultural de 2011, durante todo o mês de Janeiro de 2.011! Esportes, lazer, oficinas de arte, teatro, dança, cineclube, festival de música, palco livre e muito mais! Programação variada durante todos os dias do mês de Janeiro de 2011, à partir das 14:00 horas! Muita di-versão para as suas férias no evento mais badalado do Sul do Estado! Realiza-ção: Prefeitura Municipal de Muniz Freire.

ENCERRAMENTO

Guarapari

ARANHAQuem viaja pelas montanhas capixa-bas repara logo que cruza com um ve-ículo de tamanho e forma diferenciada do convencional. O carro conhecido por Aranha é adaptado de fuscas e Brasília que permanece com a estrututa de rodas e chassi como também o motor. O carro não possui teto e é adaptado para subir montanhas. A transformação é efetuada por mecânicos da região que se especia-lizaram nesse tipo de trabalho. O agri-cultor João Arcanjo Bissoli, de Alfredo Chaves, informa que o seu "Aranha", foi adaptado de uma Brasília modelo 78. " Com ele nossa vida ficou mais fácil.

CINEMADE PERNAS PRO AR

+Imagine o trânsi-to de Cachoeiro hoje pela manhã +Todo mundo correndo e fa-zendo suas últimas compras, comes e be-bes nos supermerca-dos da cidade +Lou-

co para chegar logo a famosa semana mor-ta entre natal e ano novo + Sem correria se trabalha mais tran-quilo +Coluna de hoje produzida ao som de Ozzy Osbourne

Curta Metragem

Alice (Ingrid Guimarães) é uma executiva workaho-lic que pouco dá atenção ao marido João (Bruno Gar-

cia) e ao filho (João Fernandes). Tendo o trabalho como foco principal de sua vida, é abandonada pelo marido no dia em que recebe a chance de uma pro-moção. Com esse choque de realidade da vida que

ela considerava perfeita. Desempregada e desquitada, ela conhece Marcela (Maria Paula), uma vizinha sen-sual que é dona de uma sex shop. daí tudo esquenta.

por Wellington Rody - [email protected]

Page 5: Sexta 24/12/2010

05Folha do E. SantoSexta-Feira, 24 de Dezembro de 2010Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Doações na mira do TSE

Presidência em disputa Horas depois de líderes da oposição formaliza-rem apoio à candidatura do deputado Marco Maia (PT-RS) à presidência da Câmara, um grupo de deputados insatisfeitos anunciou uma consulta aos demais colegas para avaliar a possibilidade de uma candidatura alterna-tiva. O nome escolhido seria, necessariamente, da base do governo e tor-nado público na primei-ra quinzena de janeiro. "O processo de escolha do presidente, da forma como vem sendo condu-zido, gera desconforto e insatisfação em grande número de deputados de vários partidos", afirmou o deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP).

O presidente do TSE (Tribu-nal Superior Eleitoral), Ricar-do Lewandowski, enviou um ofício ao secretário da Receita Federal, Otacílio Dantas Cartaxo, pedindo o cruzamento das prestações de contas deste ano com os dados fiscais de 2009. Lewandowski também entregou para a Receita os relatórios das doações des-te ano. O ministro deu um prazo de 30 dias. Depois do cruzamento, os dados devem ser enviados ao Mi-nistério Público Eleitoral.

política O deputado foi homenageado na manhã de ontem em Cachoeiro-ES

políticamaisCAMILO COLA INSISTE NA

DEFESA DO VOTO REGIONALO d e p u t a -

do fede-ral Cami-lo Cola (PMDB),

que garantiu seu se-gundo mandato con-secutivo com a esco-lha da petista Iriny Lopes para comandar o Ministério Especial de Políticas para as Mulheres, foi recebi-do com festa, na ma-nhã de ontem, no ae-roporto municipal de Cachoeiro de Itape-mirim-ES. Logo na chegada, Camilo vol-tou a defender o Voto Sul como forma de fortalecer a região nos setores político e eco-nômico.

Único representan-te da região sul, ele foi recebido por lideranças políticas, comunitárias, empresariais e corre-ligionários, entre eles o ex-prefeito Roberto Valadão.

Sobre o voto regio-nal, o deputado vol-tou a lamentar a perda de votos para os candi-datos de fora da região Sul. “Perder votos para os candidatos de Ca-choeiro de Itapemirim não é problema, por-que eu mesmo achei que nós deveríamos ter mais de uma alter-nativa. Tínhamos espa-ço para dois. E mesmo

Deputados quem o melhor localEm clima de bingo, com sorteio de bolas, a Câmara distribuiu, ontem, os gabi-netes entre deputados no-vatos. "Mais uma bolinha, mais um gabinete. Vamos conferir para quem vai", di-zia o locutor. A plateia era, basicamente, formada por assessores. "Você está perto das comissões", consolou um deles. Já Tiririca (PR-SP) e Jean Wyllys (PSOL-RJ) tiveram sorte. Ganharam gabinetes com banheiro. A sorte com as bolas definiu o destino de apenas 28% dos eleitos. O restante entrou na lista de prioridade e es-colheu o gabinete antes.

Camilo, na chegada a Cachoeiro, voltou a defender a importância do voto sul para fortalecer a região

Camilo, que comprou um avião modelo C90GTI, da fabricante Beechgraft, com capacidade para seis passa-geiros, além da tripulação, adiantou que todas as ter-ças-feiras a aeronave sairá de Cachoeiro de Itapemirim,

com sentido a Brasília le-vando lideranças interessa-das na defesa dos interesses de sua região. “Esse avião tem capacidade para seis passageiros, e irei disponibilizar quatro vagas para os líderes políticos e

empresários que queiram viajar para Brasília, para de-fender interesses da nossa região. Não irei cobrar nada. Basta que os interessados entrem em contato com o nosso gabinete” afirmou o deputado.

TRÂNSITO LIVRE

deputado estadual, nós só fi-zemos dois, quando podería-mos ter feito até seis”, ana-lisou Camilo

Camilo obteve 70.285

votos nas eleições de outu-bro, mas ficou na primei-ra suplência da coligação PMDB/PT/PSB. No seu discurso ele disse que con-

tinuará lutando para trazer benefícios para a região sul e trabalhará em parcei-ra com toda a bancada fe-deral.

Page 6: Sexta 24/12/2010

06 Folha do E. SantoSexta-Feira, 24 de Dezembro de 2010 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Inventariar florestas

Base disputa apoioA presidente eleita Dilma Rousseff nem tomou pos-se e a divisão de sua base na Câmara já foi exposta, ontem, na disputa pelo co-mando da Casa. Menos de cinco horas depois de o can-didato oficial do PT, Marco Maia (RS), divulgar o apoio de líderes do DEM e do PSDB a sua candidatura, o grupo formado por deputa-dos de partidos aliados - PC do B, PSB e PDT - informou a abertura do processo de consulta em todas as ban-cadas por um nome alterna-tivo para presidir a Casa nos próximos dois anos.

Inventário Florestal Nacio-nal, que vai levantar dados das florestas do país para construir um retrato geral dessas áreas. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou que o in-ventário, a ser feito a cada cinco anos, é um instrumen-to estratégico pois permitirá que se conheça não só a biomassa aérea e subter-rânea, mas "os estoques de carbono e o status de conservação da biodiver-sidade na parte de flora. O inventário terá como obje-tivo analisar a quantidade e a qualidade das florestas brasileiras e servirá também para conhecer a relação da população com o ambiente, segundo um comunicado do ministério.

geral Um dos trechos contemplados é entre Cachoeiro-Coutinho

políticamaisSUL DO ESTADO ENTRA NA

TERCEIRA ETAPA VIÁRIAO Banco In-

t e r a m e r i -cano de Desenvol-v i m e n t o

(BID) aprovou o finan-ciamento da terceira eta-pa do Programa Rodo-viário do Espírito Santo que começa em meados de 2011. A solicitação do Governo do Estado, por intermédio da Secre-taria de Estado de Sane-amento, Habitação e De-senvolvimento Urbano (Sedurb), irá contemplar vários municípios do sul do estado, inclusive Ca-choeiro de Itapemirim-ES, no trecho BR-482 que compreende Cacho-eiro a Coutinho, com 10,54 Km.

Os recursos são da ordem de US$ 250 mi-lhões, sendo o finan-ciamento com 70% por meio de financiamento com o BID, num total de $ 175 milhões e o restan-te, US$ 75 milhões, faz parte da contrapartida estadual.

O Programa com o BID visa a fortalecer os investimentos progra-mados pelo Estado para a melhoria do transporte terrestre de cargas e pas-sageiros na Rede Rodo-viária Estadual, por meio da reabilitação de tre-

Pré-sal em debateDurante a cerimônia no qual anunciou o projeto de lei da exploração do pré-sal, o pre-sidente Lula se vangloriou pelo processo de capitaliza-ção da Petrobras, que engor-dou os cofres da estatal em quase R$ 70 bilhões após a cessão onerosa de 5 bilhões de barris da União. "Fizemos a maior capitalização da his-tória da humanidade. Quan-do fizerem uma pergunta em um concurso público ou em vestibular, a criança pode até pensar em responder que foi George Soros, ou Bill Gates. Mas estará lá que foi o Lulinha, presidente do Brasil em 2010", afirmou o presi-dente, provocando risos na plateia.

A intenção é propor-cionar melhor ges-tão e manutenção da Rede Viária Estadual, gerando mais con-forto e economia aos usuários; qualificar ainda mais a integra-

ção e articulação dos centros urbanos, con-tribuindo para a inte-riorização do desen-volvimento, dando apoio à implantação da rede de cidades e cidades polos; contri-

buir para a elevação da renda do peque-no e médio produtor agrícola e propiciar melhor monitoramen-to, operação e fiscali-zação da rede rodovi-ária estadual.

OS OBJETIVOS

chos críticos, diminuindo os custos de transporte e aumentando a segurança rodoviária.

A secretária de Esta-do de Saneamento, Habi-tação e Desenvolvimento Urbano, Regina Curitiba, destaca as melhorias pro-

movidas pelo Programa. “Este terceiro Programa com o BID resultará em uma melhoria substanti-va das condições de ro-dagem em cerca de 10% do total da rede pavimen-tada e buscará promover a sustentabilidade do sis-

tema viário mediante me-lhorias na eficiência da gestão, através do forta-lecimento institucional do Departamento de Es-tradas de Rodagem do Espírito Santo (DER), órgão executor do Pro-grama

A secretária de Estado de Saneamento, Regina Curitiba, cuida do programa

Page 7: Sexta 24/12/2010

Leia mais!

LER É UM ÓTIMO EXERCÍCIOVisite uma banca de revistas

07Folha do E. SantoSexta-Feira, 24 de Dezembro de 2010Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Leão espera até dia 31

PF investiga SílvioAuditores, economistas e advogados que remexem na contabilidade do PanA-mericano em busca de ex-plicações para o rombo de R$ 2,5 bilhões não detecta-ram até agora desfalques dentro do banco de Silvio Santos. A hipótese mais provável, compartilhada por auditores e delegados da Polícia Federal, é que os diretores do banco tenham desviado dinheiro das em-presas não financeiras de Silvio Santos. Essa hipótese baseia-se na constatação de que pelo menos três ex-diretores do banco têm um patrimônio incompatível com os salários de R$ 50 mil, sem bônus, baixos para o setor.

Termina no dia 31 deste mês o prazo para que o con-tribuinte assalariado que vendeu dez dias de férias em 2005 retifique a declara-ção entregue em 2006 para poder receber a restituição do IR retido na fonte sobre o valor desse rendimento. O contribuinte terá de retificar a declaração do IR entregue à Receita em 2006 --nela fo-ram informados os ganhos de 2005, ou seja, quando houve o desconto. Em 2009, a Receita definiu que o valor referente aos dez dias de fé-rias vendidos --o chamado "abono pecuniário"- não deveria mais ser tributado. Assim, o fisco baixou regras para a devolução.

regional O Parque da Cachoeira será reaberto ao público dia 2 de janeiro

políticamaisCACHOEIRA DA FUMAÇA:

DE FÉRIAS NA NATUREZAAs férias para

quem gosta de viver em contato dire-to com a na-

tureza serão mais atrativas a partir do dia 2 de janei-ro de 2011. É quando será reaberto para a visitação pública o Parque Estadual Cachoeira da Fumaça, em Alegre.

A Gestora do Parque, engenheira florestal Eri-ca Munaro, adiantou que durante o feriado de Natal e de Ano Novo, o Parque estará fechado ao públi-co. Já a partir de janeiro, uma parceria com a prefei-tura de Alegre, acontecerá a "Temporada de Verão", com programação especial que incluirá trilhas guia-das, feira de alimentos e artesanato, gincana am-biental, pula-pula, cinema no parque, apresentações folclóricas e outras atra-ções.

O local que atrai turis-tas capixabas e de vários estados brasileiros ago-ra conta com um Conse-lho Gestor composto de en-tidades representantes dos setores turístico, agropecu-ário e o de artesanato, por exemplo. Sua composição é paritária, tendo sete insti-tuições para cada represen-tação.

A sociedade civil or-ganizada é representada pela comunidade científi-

Definido o salário mínimoO Congresso Nacional apro-vou o Orçamento da União para 2011. A relatora, sena-dora Serys Slhessarenko (PT-MT), manteve o reajuste de 5,9% para o salário mínimo que passa de R$ 510 para R$ 540 em 1º de janeiro. Caso a previsão do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) se confirme para este ano, o aumento real entre 2010 e 2011 será de 0,9%, o menor dos últimos anos. O Executivo pode elevar esse valor por meio de medida provisória, mas terá que usar recursos da reserva de con-tingência para bancar o rea-juste maior.

Situado na Região do Ca-paraó, o Parque teve sua área original desapropria-da em agosto de 1984, por meio do decreto n°2791-E, sendo instituído e amplia-do em fevereiro de 2009, por meio dos decretos n°2220-R e n°155-S. O Parque protege nascentes

e remanescentes de um tre-cho conservado do rio Bra-ço Norte Direito, afluente do rio Itapemirim.A região é formada por fragmentos florestais de mata ciliar e vegetação ru-pestre. Parte da área de pas-tagem foi restaurada com espécies nativas. Possui

exuberante queda d’água de 144 metros de altura, além de trilhas bem demar-cadas e de fácil acesso.Área aproximada: 162,5 ha. Localização: Município de Alegre e Ibitirama.Informações: (28) 9884-1890 ou (28) 9904-4824.

SOBRE O PARQUE

ca; sindicato rural/patronal; ONGs, setor de artesanato, setor de turismo, associação de produtores rurais e mora-dores e Comitê da Bacia Hi-drográfica do rio Itapemirim.

Já pelo setor público, par-

ticipam o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recur-sos Hídricos (Iema); Institu-to Estadual de Defesa Agro-pecuária e Florestal (Idaf); Instituto Capixaba de Pes-quisa, Assistência Técnica

e Extensão Rural (Incaper); Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiver-sidade (ICMBio); Polícia Ambiental, prefeituras do entorno do Parque e insti-tuições de ensino.

O Parque da Fumaça agora tem um Conselho Gestor para a sua administração

Page 8: Sexta 24/12/2010

Literatura - Mais um traba-lho apoiado pela Lei Ru-bem Braga foi lançado em Cachoeiro de Itapemirim. Trata-se do livro “Desen-contros”, do escritor Marce-lo Grillo, um dos 21 proje-tos aprovados no edital deste ano da lei. “Desencontros” é o primeiro livro de poesia de Marcelo, que já tem qua-tro obras publicadas. São 50 poesias com “rimas ocasio-nais” e sobre temas diver-sos, desde o amor aos desen-contros diários vividos pelas pessoas, por conta da paixão.

Poesia

Música – Sucesso nas emis-soras de rádio de Cachoei-ro de Itapemirim-ES, a Ban-da D 14 foi uma das grandes atrações do II Festival do Pescado Cultivado, realiza-do na Praça Jerônimo Mon-teiro. Composta por Rafael, teclados; Diego, baixo; Le-andro, guitarra; Marcinho, bateria; Jonil, voz e percus-são; Netinha, Kaká, Sandra e Vitor, vocais. O grupo tem agenda cheia neste final de ano

D14

08 Cachoeiro de Itapemirim (ES)Folha do E. SantoSexta-Feira, 24 de Dezembro de 2010

Lazer – Depois de vários whorkshops, as agremia-ções carnavalescas de Ca-choeiro de Itapemirim-ES já estão preparadas para um grande carnaval em 2011. Os ensaios começam nos primeiros dias de janeiro e a intenção é repetir o sucesso desse ano.

Fotografia - O fotógra-fo José Carlos de Oliveira acaba de lançar seu livro de fotografias "Cotidia-no Ilustrado", que contou com apoio da Lei Rubem Braga. Um dos maio-res fotógrafos do Espírito Santo, José Carlos faz de cada imagem uma obra de arte. Vale a pena conferir

Lazer – A abertura do proje-to "Escola de Férias" aconte-ce no próximo dia 5 de janei-ro, às 8h, na Emeb Deusdedith Baptista, no Alto Coramara. O programa vai atender alunos da rede municipal de ensino e apresentará atividades lúdicas e pedagógicas durante todo o período. As aulas terminam dia 28 de janeiro.

Carnaval

Imagem

Férias

40 Graus

+ Projeto Nossa Criança é o grande destaque do fute-bol de base neste ano + Trio Os Apaixonados de Buara-rama lançando seu primei-ro CD com canções inéditas + Amanda Garruth prepa-rando repertório do seu se-

gundo CD + Robson Castro se destacando em apresen-tações pelo sul do estado + Grupo Nuvem Cigana ‘mandando bem’ na re-gião do extremo sul + Gru-po Ela de Teatro fez gran-des apresentações em 2010

e tem grandes planos para 2011. + Beija Flor e Ca-choeiro e vice-versa na Sa-pucaí em homenagem ao Rei Roberto Carlos + V Sa-lão de Arte na Sala Levi-no Fanzeres, das 8h às 18h, no Bernardino Monteiro

Quem casou no último dia 18, na igreja Batista Renovada, foi LUCAS E LETÍCIA, apadrinhados pelo casal Janderson e Li-lian.Felicidades, sucesso e realizações ao mais novo casal.

O secretário do Meio Ambiente e diretor da rádio SIM Cachoeiro DELANDI MACEDO, depois de uma longa jornada de trabalho, está se preparando para curtir férias

História - O Palácio das Águias, localizado em Ma-rataízes, um importante pa-trimônio cultural do Espí-rito Santo, construído no século XIX, será transfor-mado na sede da Biblio-teca Municipal. A obra foi realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secre-taria de Estado da Cultura, em parceria com a Prefeitu-ra Municipal de Marataízes. O investimento de R$ 629 mil fará com que o imóvel se torne referência cultural do litoral sul capixaba.

Palácio

Social – O grupo Beneficen-te Princesa do Sul, criado há mais de trinta anos, prepara uma mega festa para os próxi-mos dias. A idéia é comemorar todo o trabalho social realiza-do durante essas três décadas. Foram vários abnegados que passaram ou continuam na en-tidade sempre prestando apoio a quem precisa

Beneficente

Literatura - O jornalista ca-pixaba Maxwell dos San-tos, lançou o livro "Corpos Feridos, Corações Rotos" em versão digital para ser lido até na sensação do na-tal, o iPad, eletrônico da Apple. O livro com temá-tica juvenil conta a histó-ria de Luciana, uma bela adolescente de tempera-mento forte que se envol-ve com Renan, o nerd da matemática. A história se embrenha no jogo da sedu-ção, que é uma das ativida-des preferidas de Luciana.

Social – O Manual da Bondade, lançado du-rante a Feira da Bonda-de deste ano, começa a ser aplicado nas esco-las da rede municipal de ensino. O documen-to é mostra as formas de se promover o volunta-riado entre os cidadãos de Cachoeiro de Itape-mirim-ES. Uma marca para os próximos anos

iPad

Bondade

Page 9: Sexta 24/12/2010

Com motosserra, escultor cria 'peixe de gelo'. Escul-tura foi feita na cidade de Nantes. No inverno, obras feitas de gelo viram atração e milhares de turistas vem de toda parte do mundo conferir as obras de arte.

“Dado Dolabella conseguiu na Justiça o direito de vi-sitar o filho, João Valentim. O menino, que acaba de completar 1 ano, é fruto do casamento do ator com a publicitária Viviane Sarahyba. "Depois de muita es-pera na Justiça, a homologação da visita saiu dia 14 e pela primeira vez, depois de quatro meses separado, consegui cinco horas com João Valentim".

“Detesto escrever pra gente pobre”, Vera Fischer, atriz, falando ao jornal "Folha de S.Paulo" sobre o

seu primeiro livro, "Serena"

Relembra morte de Heath LedgerEm entrevista à rede de TV americana ABC, a atriz Mi-chelle Williams relembrou os momentos difíceis que passou após a morte de Heath Led-ger, com quem foi casada, em fevereiro de 2008. Os dois ti-

veram uma filha, Matilda, hoje com 4 anos. "Nunca consegui encontrar um significado para aquilo", disse sobre a mor-te de Heath, que sofreu uma overdose de remédios em seu apartamento, em Nova York.

JRC O L U N A

Renata Frisson, mais conhecida como Mulher Melão, será rainha de bateria da escola de samba

carioca Lins Imperial no Carnaval 2011. A gata também será musa da Império Serrano e promete arrasar na Sapucaí, já que virá tomando banho no

carro alegórico durante o desfile.

Peixe de gelo

» SACANAGEMProfessor organiza orgiaUm professor da Universi-dade de Aalborg, na Dina-marca, e pelo menos ou-tros três homens e uma mulher foram flagrados em uma orgia sexual no cam-pus da instituição, segun-do reportagem da emissora dinamarquesa "TV2". De acordo com reportagem, o professor teria organizado várias orgias em uma sala da universidade. O profes-sor foi repreendido, mas não será demitido.

Miss BarbieO alemão Helmut Kunde, de 67 anos, fica de oito a dez mi-nutos por dia deita-do nas águas gela-das de um lago em Handewitt, na Ale-manha. Há oito anos, Kunde toma o banho gelado durante o in-verno, segundo re-portagem do jornal alemão "Kieler Na-chrichten".

» FLASH MOBILEMamães Noel são detidasDuas mulheres que usa-vam fantasias de Natal fo-ram presas no último sába-do em um shopping em nos EUA, por mau compor-tamento. Elas faziam par-te de grupo de pessoas que supostamente planejava se reunir para cantar músicas natalinas. No entanto al-guns dos participantes esta-vam alcoolizados. As duas mulheres foram detidas de-pois que uma delas teria atingido um policial.

Árvore de UrsinhosShopping cria árvo-re de Natal feita com ursinhos de pelúcia. Centro comercial fica em Beirute, no Líba-no. Árvore foi criada como parte de cam-panha de caridade. Após o Natal os ursi-nhos serão doados a crianças carentes.

ESTÁVEL PORÉM GRAVE

O humorista Chico Anysio permanece internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul do

Rio de Janeiro. Segundo o médico Luiz Cesar Cossen-za Rodrigues, Chico passou por uma broncoscopia e está sendo medicado com antibiótico específico por conta da pneumonia no pulmão esquerdo.permane-

ce estável, mas é considerado grave.

ENSAIO GAY>>O cantor porto-ri-

quenho Ricky Mar-tin posou para a edição de janei-

ro da revista volta-da para o público

gay "Attitude". As fotos da publica-

ção inglesa foram divulgadas nes-

ta quinta-feira, 23. Sucesso de venda

Nicole Kidman revelou que se sente triste por seus filhos com Tom Cruise te-rem escolhido morar com o pai após a separação do casal. Isabella, 18, e Con-

nor, 15, foram adotados pelo casal e vivem com Cruise, sua atual mulher Katie Holmes, a quem eles chamam de mãe, e a irmã Suri Cruise, 4, desde 2001.

Nicole se sente triste

Direito na JustiçaCO

NFIRM

ADA

PRES

ENÇA

Demi Moore confirmou sua vinda ao Brasil em janeiro, onde assiste ao desfile do mari-do, Ashton Kutcher, pela Colcci, na São Pau-lo Fashion Week. O casal, que vai se hospedar no Hotel Emiliano, em São Paulo, exigiu duas caminhonetes blindadas para seu deslocamen-to. As informações são da coluna de Bruno Astuto, publicada no jornal "O Dia".

Esquilo ObesoO americano James

Phelps, de 51 anos, que mora no estado de Mi-

chigan (EUA), começou a alimentar um esquilo

no início deste ano, mas ficou assustado quando

o animal ficou obeso, "Ele é o esquilo mais

bem alimentado de Mi-chigan. Essa a razão

pela qual ele ficou tão grande", disse Phelps,

co luna j r@fo lhaes .com.br

Page 10: Sexta 24/12/2010

Antônio Nunes deseja um Feliz 2011! Todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus.ANTÔNIO NUNES - CHAPAS E BRINDES À PRAZO CHAPAS PL. COM 2 METROS: DÚZIA: R$ 840,00CHAVEIRINHOS CRISTAL: R$700,00= MILHEIRODamos amóstras grátis para firmas. (28) 8802-5043 e (28) 9915-0377

Vende-se casa com 80m² de construção e área total de 300m². Rua principal Corinto Barbosa, Village da Luz. Interessados tratar pelo tel: (28)9881-3055. Tra-tar com Leandro. Preço a combinar.

Vende-se, casa de 100 m² na Rua Alfredo Levy Ra-mos nº 62, bairro: Novo Parque em frente a praça, mais ônibus na porta. Tratar direto com o proprietá-rio - França : 9939-0031

Passa-se uma loja “Cosy” no Shop 1º piso Cachoei-ro com todos os móveis e estoque. Tratar com Es-tela e Janine 3521-8034 / 8804-3112 e 9916-7070

Vendo ou troco uma área de 1.520 m2, área nobre com uma casa de 115 m2, em Itaoca praia, valor: R$120.000,00. Tratar Dirceu (28) 9904-1412.

Vendo uma fazenda de 200 Alqueires em Itupiranga Para 50 KM de Marabá negocio por outros imóveis ou carro, tratar com Dirceu (028) 9904-1412.

Vendo um terreno em praia das neves, 2 quadras da praia ou troco por carro. Tratar Dirceu. Contato: (028) 99041412.

Vende-se um sítio, no Retiro com 3 alqueires, no va-lor de R$ 320 mil. Telefone para contato: (28)9984-2009. Tratar com Zé Mauro.

Vende-se uma casa com 80m² com quintal para construção de uma casa de 60m², 3 quartos, 2 va-randas, sala, copa, cozinha, 1 banheiro, garagem, resistência para 2 casas em cima, terraço, escritu-ra. Localizada no bairro Alto Novo parque. Falar com João Lourenço. Tel(28) 3517-1824 / 92534339 ou Sandra Silva (28)9901-4592. Valor: R$60 a 65 mil ou preço a combinar.

Vende-se um sítio, em Sã Simão, distrito de Tijuca, com 1,5 alqueire, com casa, água e luz. Valor: de 150 mil. Telefone: 9984-2009. Tratar com Zé Mauro.

Passa-se um ponto de loja na Rua Eugênio Amo-rim, nº 18, sala 102. Em frente ao Móveis Rafael. Te-lefone (28)3521-7247 ou (28)92585048. Falar com Rose. Preço a combinar.

LOJA TRADICIONAL DE MODA FEMININA - GLÓ-RIA–V.VELHA • Rua de maior movimento comercial • Toda montada • Estoque • Estrutura fiscal em dia • Funcionários treinados • Certidões negativas de to-das as esferas • Faturamento garantido. 20 anos de mercado - Carteira de 10.000 Clientes TRATAR DI-RETO COM O PROPRIETÁRIO, SEM INTERME-DIÁRIOS.TEL: (27) 3229-6393/ 9252-9286/ 9961-6530

Vende-se um terreno na rua Elias dos Santos, Bair-ro Basiléia medindo 200 m² - Contato: Ronaldo (27) 9243-9110

VENDO TERRENO, Bairro Gilberto Machado, exce-lente localização, 400m², c/21 metros de frente, R$ 78.000,00. Fone - (28) 9985 2341

Vendo ou alugo uma casa no bairro Novo Parque, na rua principal. 3 quartos, sala. Cozinha, 2 banhei-ros, garagem para 2 carros, terraço coberto. Con-tato: (28)3522-8778 ou (28)9986-4744. Tratar com Ronaldo.

LEILÕES JUDICIAIS SERRANO, Imóvel indl. c/ 02 Galpões e escritório 1,640 m², 2,15 ha a.t., Cachoei-ro de Itapemirim / ES. Inicial R$ 257,741,00 . www.leiloesjudiciais.com.br 0800-707-9272

Vende-se 2 apartamentos - 2º e 3º andar, com 154 m² semi acabado (faltando acabamento interno), com 3 quartos (1suite), com ampla área projetada para bar e churrasqueira e garagem - KM 90 óti-ma localização. Falar com Elimário - 9252-7404 e 3511-3886

Um galpão, 500m² em Marataízes, excelente locali-zação, 9945-4646. Vilceir

Vende-se um terreno em Córredo do Ubá, 6 km de São José de Fruteiras - Vargem Alta -ES, Próximo

a área de Lazer e Pesque e pague Giore e a rampa de Vôo Livre de Ubá, 1 km para cada lado, 100 m da estrada Prin-cipal. Area com um alquere e meio de terra, uma casa com Palmeiras, frutas e tudo gramado, barracões, dois terreiros 13.000 pés de café. Melhor lugar da comunidade, ótima pai-sagem. Valor do imóvel R$ 170.000,00 contato. 9971-2981 ou 9945-9501

Passa-se uma loja montada, na rua Pedro Dias. Valor do alu-guel: R$600,00 / Valor da loja R$7.000,00. Tel. 3522-5592 / 9882-0668.

Vende-se dois andares de casa com terreno de fundo, no bair-ro Paraíso, ótima visinhança. Falar com Jorge. Tel:3517-5104 / 9969-4325

Vende-se um terreno de 190m2, no bairro Paraíso, rua Gon-çalvez coelho, nº11, pr´poximo ao Bar do Fabrício, Valor R$35.000,00. Tel: 92510287, falar com Ezequiel

Vende-se um terreno no bairro Vila Rica, próximo a casa das meninas. Valor R$15.000,00. Tratar com Deuclésio. Tel. (28)3511-2369.

Vende-se uma casa no bairro Gilson Carone, urgente. Valor R$ 25.000,00 aberto a negociações. Tratar com: (28) 9921-6932 / (28) 9968-1376

Vendo terreno no Bairro Vila Rica, Quadra C, lote 24, com 240 m². Ótima localização, por apenas R$ 13.000,00(treze mil reais). Tratar com a Srª. Marluce no telefone 3511-2358(re-sidencial).

Vende-se uma casa no bairro Gilson Carone, Valor R$ 20mil, com urgência, tel 9921-6932

AlUGO APARTAMENTO, bairro Monte Cristo, 2 quartos, sala, cozinha, varanda, banheiro, área de Serviço e garagem. Pré-dio novo, local tranquilo. Tratar: Jair 9985-2341

Galpão comercial, com 286m², portão de ferro, escritó-rio e banheiro, na rua Nelson Borelli 71, otton marins. Falar com Miro -- 9956-7735.

Alugo casa 3 quartos, 2 banheiros sala, copa, cozinha, área de serviço e garagem, no bairro Alto Novo Parque, próximo ao Supermercado Polonini. Tratar com Marga-rida (28)3511-6541.

Aluga-se um ponto comercial na Av. Jones dos Santos neves. Fundos com Linha Vermelha . 8.60 mt fundos, e 3,50 . 30 . 100 mt. Valor: R$ 300,00.Tel.9883 - 8291 ou 9918 - 4445 , falar com Ademir ou Mario dos Anjos.

Praia de Itaoca - Casa - Aluguel de casa para tempo-rada.Ótima localização, capacidade para 12 pessoas. Pacote especial para o reveillon. Contato: (28) 3529-2043 / (28) 8805-6499, falar com Beth.

Aluga-se apartamento com 3 quartos no bairro Coronel Borges, falar com Antônio 3521-2100.

Aluga-se 2 casas no centro de Piúma para temporada de verão ou fixo. Tel: (28) 3522-3777 falar com Elizeu Ramos

Aluga-se uma casa para temporada de verão, em cidade nova, com 3 suites, 2 quartos, 2 banheiros, churrasquei-ra, garágem ampla a 50 metros da praia. Tratar: (28)9222-2700.

Aluga-se uma casa de praia em Maarataízes com 3 quar-tos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço, garágem para carro. Tel: (28)9902-6600 ou (31) 3411-9198. Falar com Arlete Farias. Rua Sebastião Cortez Nº 23 Ma-rataízes.

Aluga-se uma casa com 2 quartos (suite), piscina, garagem com vaga para 2 carros, churrasqueira. Rua Tapajós Nº101, esquina da praça Elísio Imperial. Contato: (28)9956-2913 (Fátima), (28)3522-5695 / (28) 9884-7009 / (28)8119-6584 (Terza Colli).

Vende-se gol 1000 branco, ano 2000, 4 portas, di-reção, ar, trava, alarme, 16v. R$ 14.000,00 - 3518-1350 / 9989-6640. Vera Tá no vermelho? Dinheiro na mão, Financio seu car-ro, casa, caminhão 28 9984-7272 / 3518-2844

Corsa Sedan Milenium, 2002, Trava, Alarme, Fa-

Transforme seu imóvel em dinheiro sem sair dele, baixas taxas, valores até R$ 400 mil 28 9984-7272 / 28 3518-2844, capital de giro em apenas uma pres-tação mensal.

Vende-se em Atílio Vivacqua, uma TV simples de 14 polegadas, marca Semp, valor R$ 170,00. Vende-se uma geladeira duplex 410l, marrom, marca Brastemp. Valor R$ 430,00 Tratar com Quênia - 9917-0910

Vende-se duas mesas, sendo uma mesa giratória em granito e outra com base de mármore e tampo de vidro com 2,20 m e seis cadeiras. Valor: R$ 1.000,00 cada (o valo r pode ser dividido em até 5x), tel 3521-5334 e 9298-5208 - Creuza

Vende-se Empresa atuante no ramo de pó de café des-de 1985. Documentação toda em dia, 1 torrador com capacidade de 240 kg por torrada com resfriador da marca J.Araújo, 1 painel semi-automático com coman-do, 1 elevador para café, 1 exaustor para café torra-da, 1 ciclo com capacidade para 5 toneladas de café torrada, 1 moinho a martelo, capacidade de moer 600 kg/h da marca Incapé, 01 empacetadeira semi auto-mática com elevador da marca Jocam. 20 mil reais em embalagens, 25 mil em caixas de papelão, 02 marcas de café registradas. OBS: Só no mercado de café de Cachoeiro esta empresa vende 4 toneladas de café por mês. Valor R$ 200.000,00. Gustavo 3528-4273 / 9975-0743.

Vende-se um volante Joystick universal, com carrega-dor e pilha. Valor: R$300,00. Contato: (28)3522-1159 / (28)3515-0435 / (28)9955-1357. Falar com João ou Igor.

Vende-se 18 cadeiras universitárias estofadas na cor azul, valor de cada R$100,00. Tel. (28)3515-0836 / (28)9272-0520 falar com Jorge.

rol de Milha, reboque, 4 pneus novos e documentos 2010 pago Super econômico em execelente esta-do de conservação R$ 14.000,00 Diego 9923 5777Vende-se Toyota Corolla, automático, prata, 2001, motor 1,8 gasolina, 4 portas, IPVA 2010 pago, com-pleto. R$ 20.000,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133.Vende-se GOL 96 (quadrado), nota 1000, 1.0 ga-solina, IPVA 2010 pago. Branco, duas portas R$ 9,000,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133.

Vende-se Fiat Strada, vermelho, 2001, motor 1,6, completo, IPVA 2010 pago, R$ 19,000,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133.

Vende-se Fiat Palo, azul, 2004/05, motor 1,0, ar condicionado, 2 portas, IPVA 2010 R$ 18.500,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133.Caminhão 1113 ano 71, toco, caçamba boa, motor com 25.000 km, turbo, hidráulico, único dono, todo bom 9946-1208

Chevette ano 93, álcool, pintura nova, azul metálico, estofamento novo, trava e alarme. 9945-4646 Vilceir

Vende-se Honda CBX 200 Strada Ano 98 e uma HAO BAO - HB 110cc, partida elétrica ano 2008. Le-onardo 9885-5626

Vende-se um Gol G3, série ouro, ano 2000, 8 vál-vulas completo IPVA 2010 pago. Falar com Márcia 35212-7892 e 9938-2254

Fiorino Furgão Ano 2006 - 1.3 FIRE54.000 KMS Original (Semi-Novo). Vendo melhor oferta. Fone: (28)8804-5940.

10 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Aulas de redaçãoPara aprimoramento pessoal, vestibula-res e concursos. Aulas personalizadas, com melhora expressiva na interpreta-ção e desenvolvimento de textos.(28) 9905 1903.OPORTUNIDADE DE EMPREGOA Embratel chegou em Cachoeiro, e está ca-dastrando vendedores para o Livre, o melhor telefone fixo do Brasil. Seja um vendedor do Livre: entregue ainda HOJE o seu curriculum com foto no ponto de vendas da Embratel, no Shopping Cachoeiro, 2º piso. Esta é uma exce-lente oportunidade de ganhos permanentes."

Folha do E. SantoSexta-Feira, 24 de Dezembro de 2010

Page 11: Sexta 24/12/2010

11Folha do E. SantoSexta-Feira, 24 de Dezembro de 2010Cachoeiro de Itapemirim (ES)

A HORA E A VEZ DO TERROR NO CINECLUBEO Cineclube Jece

Valadão apre-sentou no dia primeiro de no-vembro de 2006

o filme “A Casa dos Horro-res”, do diretor Willian Butler.

A indicação foi feita por nosso amigo “Peruano”, e ge-

rou um dos maiores e melhores bate-papos da história do Cine-clube, no antigo e saudoso Bar do Pai. Eis a sinopse do filme:

Cunningham Hall um dia já foi uma respeitada casa de saúde, mas quando o estudan-te de medicina Clark Stevens aceita fazer estágio no hospi-

tal, logo percebe que hoje o lugar não passa de um hospí-cio decadente com muitos pa-cientes e pouco dinheiro. A casa é dirigida pelo rígido Dr. Franks, que apresenta Clark ao amável Dr. Morton, à terrível enfermei-ra Hendricks e à jovem Sara, a enfermeira que lhe mostra todo

o sanatório, inclusive o subsolo conhecido como O Manicômio, onde ficam os pacientes perigo-sos. Quando um desses internos ataca Clark, o segurança chama-do Drake salva sua vida, mas o adverte para manter-se longe dali. Coisas estranhas aconte-cem e, de alguma forma, Clark

sabe que há mais em Cunnin-gham Hall do que os olhos po-dem ver. A casa tem um passado sobre o qual ninguém quer falar. Mas, assim que começa a ver a imagem do menino que muitos dizem assombrar o lugar, Clark começa a questionar sua própria sanidade...

Page 12: Sexta 24/12/2010

12

saúde Nenhum estudo havia demonstrado que a insônia é associada à mortalidade

DORMIR POUCO PODERÁREDUZIR TEMPO DE VIDA

saúdemais

Uma mulher que não vi-vencia a sensação de medo é a última esperança dos cientistas para tratar fobias extremas e transtornos de estresse pós-traumático. SM, uma mãe de dois filhos e 44 anos que permane-ce anônima, serviu de "co-baia" para pesquisadores da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, estu-darem os efeitos da ausên-cia de uma estrutura ce-rebral responsável pelas emoções. Em um raro caso, a paciente teve as chama-das amígdalas cerebrais destruídas por uma doen-ça. Essas estruturas em for-ma de amêndoa, uma de cada lado do cérebro, são conhecidas dos cientistas por estar associadas à gera-ção de medo em animais, de ratos a macacos.

Amigdalas do medo

Décimo terceiro no bol-so, Natal se aproximan-do, e toda a cidade prepa-rada para atrair as pessoas às compras. Shopping e lo-jas prometem sortear via-gens e carros entre os que mais consumirem, sem contar promoções e liqui-dações para queima de es-toques. Uma verdadeira tentação para aqueles que gostam de comprar. Nes-te cenário, muitas pessoas compram não só por ne-cessidade, mas por status, modismo ou prazer. O que muitos não sabem é que comprar muito, de forma compulsiva, pode ser sinô-nimo de doença. Denomi-nada oniomania, a com-pulsão por compras atinge cerca de 3% da população brasileira. E, segundo a mé-dica e psicanalista Soraya Hissa de Carvalho, se carac-teriza como um transtorno mental e de personalida-de, classificado dentro dos transtornos do impulso.

Compulsão por compras

Homens que constantemen-te têm insônia ou que dor-mem menos

de seis horas por noite pare-cem ter maior probabilidade de morrer cedo, segundo es-tudo recentemente publica-do na revista científica Sle-ep. Avaliando mil mulheres com média de idade de 47 anos e 741 homens com mé-dia de 50 anos, pesquisado-res americanos descobriram que, apenas entre os ho-mens, a insônia crônica po-deria aumentar os riscos de morte.

A pesquisa analisou o histórico completo de sono dos participantes, definin-do a insônia como uma queixa por pelo menos um ano. Além disso, cada par-ticipante foi submetido a exames físicos e avalia-ções do sono em laborató-rio com um equipamento chamado polissonografia. E as análises mostraram que os homens que apre-sentavam insônia crônica tinham quatro vezes maior probabilidade de morte du-rante os 14 anos de acom-panhamento, comparados àqueles que dormiam mais de seis horas por noite.

De acordo com os au-tores, a taxa de mortalida-de dos insones no período avaliado foi de 51%, con-tra apenas 9% dos “bons de cama”. E esse maior risco

homens que apresentavam insônia crônica tinham quatro vezes maior probabilidade de morte

Cachoeiro de Itapemirim (ES)Folha do E. SantoSexta-Feira, 24 de Dezembro de 2010

de morte dos insones ocor-reria independentemente da presença de obesidade, ta-bagismo, consumo exces-sivo de álcool, depressão e apneia obstrutiva do sono - doença marcada pela inter-rupção da respiração por vá-rias vezes durante o sono. Entretanto, o estudo não traz evidências sobre as ra-

zões de isso ocorrer apenas entre os homens. Baseados nos resultados, os especia-listas defendem o estabele-cimento de políticas de saú-de pública que enfatizem o diagnóstico e o tratamen-to adequado da insônia crô-nica. “Até agora, nenhum es-tudo havia demonstrado que a insônia é associada à mor-

talidade”, destacou o pesqui-sador Alexandros Vgontzas, líder do estudo. “Nossos re-sultados diferentes são ba-seados em nossa nova abor-dagem para definir a insônia - através de uma reclamação subjetiva e da marca fisioló-gica objetiva de curta duração do sono, medida em laborató-rio”, concluiu o especialista.

Page 13: Sexta 24/12/2010

MAIS UM ANO NO TIMÃO

Alecsandro é o titular, e tem mais dois anos de con-trato com o

Inter, mas a camisa 9 colo-rada está provisoriamente reservada para outro nome: Luís Fabiano. A diretoria do clube gaúcho não desiste de contratar o centroavante ti-tular da Seleção Brasileira na Copa do Mundo.

Embora tenha buscado informações sobre o centro-avante Ricardo Oliveira, do Al-Jazira, a prioridade co-lorada para 2011 é Luís Fa-biano. Ainda antes do Mun-dial de Clubes da Fifa, o gerente-executivo de fu-tebol profissional Newton Drummond foi à Espanha conversar com o jogador e com o clube.

- Eu tinha a informação que o Luís Fabiano queria voltar ao Brasil. Depois de ir para Zurique (em reunião

de formatação do Mundial) eu passei em Sevilha e con-versei com ele. Ele confir-mou, quer jogar no Brasil, e quer jogar no Inter. Mas o Sevilla não está disposto a negociar - explicou Drum-mond.

Com isso, o dirigente co-lorado reitera: negociar com Luís Fabiano não é uma 'resposta' colorada à imi-nente contratação de Ronal-dinho Gaúcho pelo Grêmio:

- São negociações bem diferentes, porque o Sevilla não está disposto a liberar o jogador.

Drummond garante, en-tretanto, que o Inter não de-sistirá de contratar Luís Fa-biano, para ser o grande nome do Inter na Taça Li-bertadores.

- Estou em contato por e-mail com os dirigentes es-panhois. O Inter não vai de-sistir até receber um não definitivo do Sevilla.

esporte Diretoria mantém negociações com o jogador e com o Sevilla, da Espanha

esportemaisINTER QUER LUÍS FABIANO

NA TAÇA LIBERTADORES

Show rubro-negro

O calor em nada dimi-nuiu a disposição do Flamengo neste domin-go. No ginásio do Tijuca Tênis Clube, o Rubro-Negro atropelou o Pau-listano nesta manhã por 116 a 76, pela oitava ro-dada do Novo Basquete Brasil. Com o resultado, a equipe chegou à sua quinta vitória na com-petição, em seis jogos.O cestinha do jogo foi Betinho, do Paulistano, com 34 pontos. Marce-linho foi o cestinha do Flamengo, com 26 pon-tos. Jefferson também teve uma grande exibi-ção, com 21 pontos na partida.

Torcida em queda

De acordo com o primei-ro instituto, o Vasco pas-sou de 5,5% para 4,1% entre 2001 e 2010. O clu-be que mais cresceu foi o São Paulo, tricampeão brasileiro entre 2006 a 2008, que pulou de 7% para 8,7%. No início da década, a diferença en-tre os dois era de apenas 0,4%. Era um período de crescimento para os vas-caínos, empolgados com títulos em série (Brasi-leiros de 1997 e 2000, Libertadores de 1998, Torneio Rio-São Paulo de 1999 e Copa Merco-sul de 2000). Hoje, a di-ferença é de 4,6% - nú-mero superior à própria torcida cruzmaltina.

13Folha do E. SantoSexta-feira, 24 de Dezembro de 2010Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Luís Fabiano pode vestir outra camisa vermelha em 2011, mas pelo Inter

Aos 36 anos, Roberto Car-los tem mais um ano de contra-to com o Corinthians. Não deci-diu ainda se vai parar ao final de 2011 ou se continuará por mais algum tempo. É fato, porém, que o lateral-esquerdo não quer se despedir do futebol sem con-quistar a Taça Libertadores da América, obsessão dos alvine-gros.

- É desesperante (pensar em encerrar a carreira sem um tíi-tulo pelo Corinthians). Não pas-sa pela minha cabeça parar, mas quando isso acontecer quero ter pelo menos dois títulos no clube. Uma Libertadores e, quem sabe, um Paulista ou um Brasileiro. Mas 2011 é o ano da Libertado-res. Vai dar certo – disse o lateral.

Nesta temporada, mesmo aos 36 anos, o camisa 6 do Timão fez 60 jogos, o mesmo número de partidas, por exemplo, do san-tista Neymar, de 18 anos. Para o

corintiano, essa é a prova de que idade não faz muita diferença.

- Ainda estou bem para jogar, mas chega uma hora que cansa também. A temporada no Bra-sil é muito longa. O importante é que vivo do futebol, gosto do futebol, me divirto com o fute-bol e estou tentando fazer com que as pessoas saibam que inde-pendentemente da idade o joga-dor de futebol quando se cuida e está concentrado e motivado, as coisas acontecem naturalmente – declarou.

R..Carlos durante evento no Corinthians

Page 14: Sexta 24/12/2010

O coronel Anselmo Lima foi indicado pelo governador Renato Casagrande (PSB)

14 Folha do E. SantoSexta-feira, 24 de Dezembro de 2010 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Para inglês ver e ler

Contra o mal de Alzheimer

Dinheiro para obras do PAC

Reportagem publicada pelo diário britânico "Fi-nancial Times" afirma que a presidente eleita Dilma Rousseff terá seu primeiro desafio político imediata-mente após tomar posse na Presidência do Brasil, com a provável elevação das taxas de juros pelo Banco Central. "Um relató-rio mensal de inflação pu-blicado pelo Banco Central na quarta-feira deu uma clara e pouco comum in-dicação antecipada sobre a necessidade de elevar as taxas de juros no curto pra-zo", afirma o jornal.

Cientistas britânicos dizem ter encontrado uma ma-neira de diagnosticar o mal de Alzheimer anos antes dos primeiros sintomas. Um exame de punção lom-bar combinado a uma res-sonância magnética do cé-rebro poderiam identificar pacientes com os primeiros sinais de demência, segun-do os pesquisadores. Atual-mente não há cura ou um exame único para detectar a doença, que afeta mais de vinte milhões de pesso-as ao redor do mundo. Os cientistas esperam que um diagnóstico precoce possa ser usado para selecionar pacientes para testar novos remédios e tratamentos contra a doença.

O ministro Paulo Bernardo (Planejamento) afirmou que o governo não con-corda com a tentativa da oposição de alterar o re-manejamento de verbas do PAC (Plano de Acelera-ção do Crescimento). "Se votar do jeito que está na comissão, ok. Agora eles querem mudar, daí é pre-ferível deixar e votar em março", disse Bernardo. "Não tem motivo para en-gessar o governo desse jeito. Esse tipo de emen-da, de remanejamento do PAC", acrescentou.

segurançanotato

me

ALEGRENSE É ESCOLHIDOPARA COMANDAR PM-ESO c o r o n e l

A n s e l m o Lima será o novo c o m a n -

dante geral da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo. O anún-cio foi feito pelo go-vernador eleito Renato Casagrande (PSB) que confirmou ainda os no-mes do coronel Marcos Aurélio da Silva para o cargo de subcomandan-te geral da corporação e o do também coronel, Dejanir Bráz Pereira da Silva, para a Correge-doria da PM-ES.

A transmissão do cargo está confirmada para o dia 7 de janei-ro de 2011, às 20 ho-ras, no Quartel Geral da Polícia Militar, em Vitória. A solenidade contará com a presença do governador do esta-do, lideranças políticas e várias autoridades.

Natural de Alegre, o coronel Anselmo Lima, futuro comandante da PM-ES, é casado, tem 48 anos, e é pai de um casal de filhos. Mora atualmente em Alegre e há 28 anos integra a corporação militar de-pois concluir o curso

O coronel Anselmo Lima já comandou o 9º Batalhão PMRE

VIST

A LEIA

de Formação de Oficiais na Academia da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (1983 e 1985) e especialização em Se-gurança Pública pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

em 1998. O coronel Anselmo já

comandou a Companhia Independente de Afon-so Cláudio entre 2000 e 2002 e também o 9º Ba-talhão da PMES de Ca-choeiro de Itapemirim

de 2005 a 2007. Ele ain-da foi o Diretor-Adjun-to de Apoio Logístico da PMES entre 2007 e 2008. Atualmente, ele comanda o 3º Batalhão da PMES, localizado em Alegre.

Page 15: Sexta 24/12/2010

Os furtos continuam assus-tando os comerciantes de Cachoeiro de Itapemirim-ES e várias lojas já sofreram com a ação dos marginais. Entre elas, a Dadalto e Casa e Vídeo que funcionam no centro da cidade. Em uma das lo-jas, uma mulher foi flagrada furtando uma prancha de cerâmica para alisamento de cabelo, mas o alarme do local disparou e a mulher foi detida pelos seguranças que acio-nou a policia. Na loja Dadalto, dois menores de idade teriam furtado objetos do estabe-lecimento e foram detidos e encaminhados ao Conselho Tutelar.

A Polícia Civil de Cachoeiro já iniciou as investigações sobre o assalto ao caminhão de entregas

Agentes da Guarda Munici-pal de Cachoeiro de Itape-mirim-ES realizaram durante três dias uma operação de combate a pirataria na cida-de. Segundo o inspetor Cou-tinho durante a operação 10 pessoas foram detidas e en-caminhadas para o DPJ onde após serem ouvidos pela policia civil assinaram o ter-mo circunstanciado. Os acu-sados foram liberados, mas vão responder os processos em liberdade pelo crime. Durante os trabalhos foram apreendidos 9.190 CDs e DVDs piratas.

GM apreende CDse DVDs piratas

Ladrões invadindo lojas

CAMINHÃO DE CERVEJA É ASSALTADO NA BR-262

15Folha do E. SantoSexta-Feira, 24 de Dezembro de 2010Cachoeiro de Itapemirim (ES)

políciapolíciam

ais

Um caminhão de uma em-presa distri-buidora de bebidas, que

faz entregas no sul, foi assaltado por volta das 21h da última quarta-fei-ra, na Rodovia BR-262, em Marechal Floriano. No momento do assalto o motorista e mais dois ajudantes viajavam no veiculo retornando para Cachoeiro de Itapemi-rim.

As vítimas foram ren-didas por três homens ar-mados que roubaram R$ 8 mil em dinheiro e o motorista do caminhão, G.S. R, 38, contou que o assaltante estava sen-tado na poltrona traseira de um carro Gol que fez a ultrapassagem de seu caminhão. Em seguida, o bandido apontou uma arma em direção à cabi-ne do caminhão e orde-nou que o motorista re-duzisse a velocidade e os seguisse.

Ao chegarem em um local de pouco movimen-to, os criminosos manda-ram que ele estacionas-se o veiculo e amarraram os ajudantes na carroce-ria do caminhão. Em se-guida, obrigaram o mo-torista a ajudar arrombar o cofre com uma marreta sob ameaça de ser morto.

Os criminosos aca-baram deixando no co-fre que foi arrombado, a

por Ronaldo Índio Brasil

O assalto aconteceu na BR-262, em Marechal Floriano

A v . P i n h e i r o J u n i o r , n ° 1 7 1 , I n d e p e n d ê n c i a

O Departamento Médico Legal registrou a morte de três pessoas em menos de 24 ho-ras na região sul. As vítimas foram Antônio Carlos Aqui-no Nascimento, 51, morto por afogamento, na tarde da última quarta-feira, quando tomava banho no rio Muqui. Ele morava no bairro Vila Reis, em Atílio Vivácqua.

Em Conceição do Castelo, um acidente motociclistico terminou na morte de Poinan

Dalri, 22. De acordo com informações de familiares, o jovem seguia com destino à sua residência, quando se de-parou com uma árvore caída no meio da pista.

Sem tempo de frear, a víti-ma bateu fortemente contra o tronco perdendo o controle do veiculo. Poinan chegou a ser socorrido, mas não resistiu.

O terceiro corpo a dar en-trada no DML foi vítima de atropelamento e vitimou Pe-

dro Balbino, 41 anos. O aci-dente aconteceu no centro de Iconha, por volta das 6h40.

Pedro chegou a ser socor-rido por uma ambulância até o hospital daquele município, mas, devido ao seu estado que foi considerado grave, ele pre-cisou ser encaminhado a San-ta Casa de Misericórdia de Cachoeiro onde acabou mor-rendo. Todos os corpos foram necropsiados e liberados para sepultamento.

DML REGISTRA TRÊS MORTES Pai denuncia filho drogadoUm pai denunciou seu próprio filho a polícia. O caso aconteceu na Rua fotografo Guilherme, no bairro Coramara e o pai do rapaz que preferiu não ser identificado disse que o filho chegou em casa dro-gado e muito agressivo. Ele disse que o jovem não aceitou suas orientações e começou a se desenten-der com a família, causan-do transtornos. Sem haver entendimento, o pai acio-nou a polícia, que compa-receu ao local e levou o rapaz até a Delegacia de policia judiciária de Ca-choeiro.

quantia de R$ 2.198. Os ladrões levaram ainda di-versos cheques de clien-

tes.Policiais da região fo-

ram acionados, um cerco

policial foi montado po-rem os assaltantes conse-guiram escapar.

Page 16: Sexta 24/12/2010