sexta 15/07/2011

16
Projeto da Agersa foi aprovado com 11 emendas, e não como foi divulgado ontem. ERRATA R$1,00 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM -ES QUINTA-FEIRA, 14 DE JULHO DE 2011 Nº41065 WWW.FOLHAES.COM.BR SÓ JESUS CRISTO SALVA ! pág 05 pág 05

Upload: folha-do-esanto

Post on 10-Mar-2016

240 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

edição n 41065

TRANSCRIPT

Page 1: Sexta 15/07/2011

Projeto da Agersa foi aprovado com 11 emendas, e não como foi divulgado ontem.

ERRATAR$1,00 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM -ES QuInTA-FEIRA, 14 DE JulHO DE 2011 nº41065 WWW.FOLHAES.COM.BRSÓ JESUS CRISTO SALVA !

pág 05pág 05

Page 2: Sexta 15/07/2011

02 Folha do E. SantoQuinta-Feira, 14 de Julho de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES) opinião

De que serve ao homem conquis-tar o mundo in-teiro se perder a alma? Marcos 8:36 // PP reúne lideranças, sába-do, às 9h, no Sho-pping Cachoeiro // Diretório muni-cipal de Cachoei-ro-ES do partido tem o jornalista Jackson Rangel na presidência // Jackson está con-vidando os presidentes de todos os partidos para com-parecer ao evento // As li-deranças comunitárias tam-bém serão bem vindas ao encontro dos progressistas // Secretário Muca inaugu-ra hoje o ginásio do BNH de Baixo // Henrique Taliuli pin-tou na área do Mourad’s // Está deixando a desejar na redação da Folha // Campo do Estrela do Norte se co-locar fósforo pega fogo // Por falta de zelador // Ve-lha Guarda quer prestação de contas do feirão do carro // O contador não soube ex-plicar e botou a bomba nas mãos do presidente // www.caxuofertas.com.br // Esse é o quente // Pode pesqui-sar que vale a pena // Falou em foto e filmagem de óti-ma qualidade é só procurar pelo Miro Fotografias // Em cima da Itapuã do centro de Cachoeiro // As funcio-nárias da padaria e panifi-cadora Bela Vista atenden-do bem aos clientes // Luiz Fernando, conhecido como Pacheco, não para de tro-car carro velho // Gordo do Village está sem açougue // O famoso BR // Carlos Da-masceno, o menino vene-no, apresentando programa de esportes na Diocesana // Das 12h10 às 13h // Quem tiver pique que lhe acom-panhe // Hermogênio Vol-pato deixando a desejar no editorial // Só puxa a brasa para a sardinha do Estrela // Aquilo já deu o que tinha que dar // Os empresários e órgãos públicos já estão calejados com a história do Estrela que se repete todos os anos // Ó Senhor Deus, lavo as mãos para mostrar que estou inocente. Com os que te adoram, ando em volta do Teu altar cantan-do um hino de gratidão e fa-lando de Tuas obras mara-vilhosas Salmo 26:7// A.W

EditorialMundo cão no atacado e varejo

As mídias concentram uma in-tensa gama de informações que o nosso cérebro chega a fraquejar diante de uma avalanche de casos, uns terríveis; outros ruins; alguns nem tanto. A cada segundo, ou mesmo num piscar de olhos, sur-ge uma notícia vinda de qualquer parte do mundo. É a globalização que a grande rede proporciona.

Mas ao olharmos para a nos-sa própria aldeia podemos vis-lumbrar que estamos inclusos em tudo de bom ou ruim que ocorre. É uma roda vida da qual não te-

mos como escapar.Nesta semana, o caso da mãe

que abandonou quatro filhos por não conseguir se livrar da praga do crack mostra o avanço descon-trolado das drogas que aparecem de todas as formas e maneiras. O vício em drogas, como mostra a matéria, chegou a causar a mor-te de um filho dessa mesma mu-lher destruída pelo entorpecente. Abandonado, á beira de uma ro-dovia movimentada, uma criança de apenas dez anos foi presa fácil para os caminhões que trafegam

com todo o tipo de carga.As filhas, de 12 e 14 anos,

além de um bebê de três meses de idade, foram recolhidas pelo Con-selho Tutelar, uma medida paliati-va, mas necessária. Qual o futuro dessas crianças que não pediram para vir ao mundo?

Os próprios filhos garantem que é melhor a adoção ou o abrigo do que ficar sob a tutela de quem não consegue garantir sua própria integridade. É mais uma lição que a vida impõe à sociedade cada vez mais individualista e de olhos fe-

chados para o ser humano.O tráfico, por sua vez, vai se

sustentando justamente de quem nada tem para oferecer a si pró-prio ou aos seus próximos. Fazem todo o serviço sujo, desde bancar o “mula” – quem distribui a dro-ga, passando pelos gerentes das bocas, mas nunca chegando aos “barões das drogas”. Esses, pro-tegidos por meio escusos que ga-rantem impunidade, nunca são al-cançados e pode ser chamados de senhores da vida. Ou seria a face oculta da morte?

“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de benção espiritual nas regiões celestiais em Cristo...no qual te-

mos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados segundo a riqueza da sua graça”, Efésios 1:3 a 7

[email protected]

Que fez Deus para livrar o homem das consequências do pecado?

Desfolhando

Charge

Reverendo Dr. Caruso Godinho – Capelão do H.E.C.I.

Espaço Bíblico

O pecado é um reizinho que domina gigantes. É como o ci-garro “pequeno Patrão e Escra-vo Grande”. Uma senhora dizia: “Não estou conseguindo vencer o cigarro, hoje já vai para 23 dias que não fumo, mas está muito di-fícil”. Suas amigas a encorajaram dizendo: “Muito bem, você já conseguiu 23 dias, o pior já pas-sou... prossiga que Jesus vai lhe dar a vitória. Não desista, perse-vere”. Realmente, não é fácil tirar a “canga” do cigarro dos ombros. Só com o poder de Deus.

O homem sozinho não pode se libertar do jugo do pecado.

Diante da incapacidade do ho-mem de libertar-se do pecado, Deus estabeleceu um pacto com o Seu Filho, na eternidade, para sal-var o pecador e restaurá-lo à plena comunhão com o Criador. ( Con-ferir lendo Efésios 1:3a14; Tito 1:4; 1ª João 1:7; 1ª João 3:16)

Esta aliança de Deus com o

Seu Filho é chamada, pelos teó-logos, de PACTO DA REDEN-ÇÃO.

Jesus certa vez disse: “O Filho do homem veio buscar e salvar o perdido”. Esta frase foi pronun-ciada logo após Zaqueu ter toma-do a decisão de seguir a Jesus e aceitá-lo como Seu Senhor e Sal-vador. A vida de Zaqueu mudou totalmente.

De corrupto, avarento, mate-rialista, ambicioso, passou a ser um mão aberta que repartiu a me-tade de seus bens com os pobres e devolveu quadruplicadamen-te tudo o que havia roubado dos contribuintes de impostos, daque-les a quem ele havia defraudado. “Se a moda pega... que bom se-ria! Quanto dinheiro seria devol-vido ao erário. Sobraria dinheiro para a saú-de, educação e muitas ou-tras coisas.

DE SUA OPINIÃO WWW.TWITTER.COM/FOLHAES

[email protected]

O Escândalo do Fundeb em Santa CatarinaLuiz Carlos Amorim

nada a ver com educação.Grande governo, que tinha

como proposta de governo a me-lhoria da educação catarinense e, na prática, continua desviando, como o governo anterior já fazia, o di-nheiro que diz não ter para pagar o salário dos professores.

FUNDEB significa FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESEN-VOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DE VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDU-CAÇÃO. Claro e específico. Ele é formado pela destinação de vin-te por cento das receitas tributárias estaduais: ICMS, IPVA, ITCMD e dos repasses constitucionais e le-gais da União: FPE, Lei Kandir, IPI Exportação.

É inconcebível que o Estado diga que não tem dinheiro para pa-gar o piso salarial aos professores e desvie os recursos do Fundeb para os Poderes, sendo que essa não é a primeira irregularidade. No tem-po do FUNDEF, o dinheiro era usa-do para pagar aposentados. E a Jus-tiça, em ação de 2002, determinou que o Estado abrisse uma conta úni-ca para o FUNDO, o que ainda não foi cumprido.

Como querer que os profes-sores trabalhem com dedicação e afinco – e muitos abnegados fa-zem isso, apesar de tudo -, se não pagam a eles o que é devido, ha-vendo verba destinada a isso, mas com parte dela desviada? Há que se aplique o FUNDEB integral-mente na educação, como manda a lei. E não venham dizer que, com as transferências do FUNDEB in-cluídas no cálculo para definir os repasses para Asembleia Legis-lativa, Tribunal de Contas, Tribu-nal de Justiça e Ministério Públi-co, não há diminuição do valor do fundo destinado à educação, como já declararam por aí. Os jornais tem publicado os cálculos repeti-damente. Apesar de tentarem aca-bar com a escola pública, ainda há quem saiba fazer contas.

O Fundeb, conforme seu estatu-ro, existe para atender não só o En-sino Fundamental (6/7 a 14 anos), como também a Educação Infantil (0 a 5/6 anos), o Ensino Médio (15 a 17 anos) e a Educação de Jovens e Adultos. O FUNDEF, que vigorou até o fim de 2006 (antecessor do FUNDEB), permitia investimentos apenas no Ensino Fundamental nas modalidades regular e especial, ao passo que o FUNDEB vai propor-cionar a garantia da Educação Bási-ca a todos os brasileiros, da creche ao final do Ensino Médio, inclusi-ve àqueles que nãotiveram acesso à educação em sua infância.

Esse é o propósito, é o objeti-vo, a missão do FUNDEB. Mas em Santa Catarina, desde o tempo do Fundef, a lei que determina que o fundo deve ser aplicado na educa-ção – pagamento dos professores e manutenção das escolas, não é cum-

prida integralmente. Os recursos do FUNDEB estão sendo colocados na base de cálculo para os repas-ses para outros Poderes do Estado: Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça, Mi-nistério Público. Assim, os Poderes ganham mais recursos e a educação menos. Tanto que,levantada a ques-tão, os tais Poderes estão batendo o pé, pois vão perder milhões. Isto é desvio da verba que tem destino es-pecífico, a educação.

Então os professores são obri-gados a entrar em greve para exigir o pagamento do piso salarial insti-tuído por lei, mas que não é cumpri-do aqui no Estado. E os recursos do FUNDEB, que deveriam estar dis-poníveis para o governo catarinense pagar os professores, tem parte di-recionada para poderes que não têm

O governo, que tinha como proposta de governo a melhoria da educação cata-rinense e, na prática, continua desvian-

do, como o governo anterior já fazia

Page 3: Sexta 15/07/2011

03Folha do E. SantoQuinta-Feira, 14 de Julho de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Aplaudo com veemência a Lei 12.433, que possibilita o desconto de um dia de pena, em favor dos sentenciados, como prêmio para cada doze horas de frequencia escolar. Sancionada pela Presidente Dilma Roussef, esta lei resultou de um projeto do Senador Cristovam Buarque. Só mesmo um educador, que é hoje circuns-tancialmente senador, poderia ter sensibilidade para compreender o alcance social dessa inicia-tiva.

A redução da pena através da prestação de trabalho pelo preso já era prevista em lei. A no-vidade agora é dar ao estudo o mesmo efeito. O benefício legal recebe, tecnicamente, o nome de

remição da pena. A frequencia escolar, de acor-do com a lei citada, pode ocorrer no ensino fun-damental, médio (inclusive profissionalizante), de requalificação profissional e superior, tanto na modalidade presencial, quanto na modalida-de de ensino à distância. Será permitido somar o tempo remido pelo trabalho ao tempo remido por via do estudo.

Dante escreveu na Divina Comédia, obra clás-sica da Literatura mundial, que aqueles que in-gressavam no Inferno deviam deixar no vestí-bulo toda e qualquer esperança. De certa forma, o ingresso na prisão, quando essa é um inferno, como tantas vezes é, infunde no preso o mesmo sentimento de desespero.

Se a educação é crescimento e escada para as

pessoas em geral, no caso do preso educação é resgate da cidadania e da própria condição hu-mana.

Quando a prisão, em vez de redirecionar a vida do sentenciado, constitui fator de degra-dação da personalidade, deixa de constituir de-fesa social para assumir, na verdade, o papel de perigo social, pois a reincidência criminal é um grande peso para a sociedade. Afeta a vida e a

segurança de milhões de brasileiros. Prevenir a reincidência através da educação é um serviço público de utilidade geral.

A aprovação desta lei deve ser celebrada, como um avanço jurídico, mas não basta sua simples existência para que seus objetivos se-jam alcançados. Há todo um trajeto a ser per-corrido, em cada um dos Estados da Federação, em cada uma das comarcas espalhadas pelo Bra-sil afora, de modo a incentivar e possibilitar o acesso ao estudo para todos os presos que quei-ram utilizar esse caminho como porta de liber-dade e de recuperação da essência de ser.

Um papel fundamental nesta empreitada ca-berá ao Poder Judiciário, mas o Poder Executi-vo não pode faltar na tarefa que lhe caberá.

Não posso tratar deste tema sem me lembrar da década de 1960 na comarca de São José do Calçado, onde fui Juiz de Direito durante qua-tro anos. Naquela cidade, com amplo apoio da comunidade, pudemos fazer funcionar a esco-la dos presos, ao lado da Cadeia Pública local. Maria de Lourdes Rezende Faria é o nome da professora que dava aula para os presos, sem re-ceber um só centavo de remuneração. Ao final do primeiro dia de aula, Maria de Lourdes pres-creveu, como se faz habitualmente nas escolas, o chamado “dever de casa”. Foi então que um preso inteligente e espirituoso perguntou: “Pro-fessora, dever de casa ou dever da cadeia?”

Preso, estudo, esperança

JOÃO BAPTISTA HERKENHOFF - É PROFESSOR PESQUISADOR E [email protected] - www.jbherkenhoff.com.br

artigo

A redução da pena através da prestação de trabalho pelo

preso já era prevista em lei. A novidade agora é dar ao estudo

o mesmo efeito.

Page 4: Sexta 15/07/2011

04 Folha do E. SantoQuinta-Feira, 14 de Julho de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

TormentoFalo por experiência própria, bus-car minha filha no colégio todos os dias é um tormento. Imagino para os estudantes do Liceu Muniz frei-re passar sobre a ponte de pedes-tres vindos do Baiminas ou Ama-ral e se depararem com a chuva de cocô. A quantidade de ninhos é grande em todas as árvores que margeiam a ponte, inclusive com aves mortas dependuradas. O chei-ro é insuportável e vemos a calça-da e o asfalto pintados de branco. Mesmo passando de moto já fui "carimbado" duas vezes. É cer-to que a natureza é soberana, mas algo precisa ser feito. Em 30 anos morando, trabalhando e estudando na região nunca vi nada igual.

Sarau Na última sexta-feira a noite, o Palácio das Águias, hoje restau-rado e sede da Biblioteca Mu-nicipal de Marataízes, foi pal-co de uma noite diferente para os padrões usuais de Marataí-zes, uma vez que por lá aconte-ceu o 1º Sarau Encontro de Ar-tistas. O Sarau, como o próprio nome remete, foi uma conversa cultural entre artistas de Marata-ízes, representando assim o pri-meiro encontro oficial de artistas do balneário. Por lá estiveram e se apresentaram artistas de várias correntes e idades, indo de estu-dantes em início de estrada até experientes músicos com anos de estrada percorrida.

+Tudo bem que a natureza é so-berana, mas alguma coisa tem que ser feita na ponte de pedes-tre em frente ao Liceu. + Amanhã tem Humberto Padilha no Sítio Moitão... impredível tanto o som quanto o lugar.. de primeira

+ E no próximo fim de semana Banda Sidartha´s em dose du-pla em Atílio Vivácqua, no Kan-tim na Sexta e em um aniversá-rio no Domingo.+Hoje ao som de Sertanejo Uni-versitário.

Curta Metragem

OUTUBRO (2010)Data prevista de estreia: 22 de Julho de 2011. Clemente (Bru-no Odar) é um homem tímido, dono de uma loja de penho-res. Sua vizinha Sofia (Ga-briela Velásquez), uma mulher solteira, o vê como a única es-perança de sair da solidão. Todo mês de outubro, ela é de-vota do culto de Nosso Senhor dos Milagres. Um dia, Cle-mente descobre na porta de sua casa um bebê recém-nas-cido, fruto de sua relação com uma prostituta que desapare-ceu. Enquanto ele procura pela mãe da criança, Sofia começa a tomar conta do bebê. Com a nova situação, Clemente des-cobre afetos e emoções que nunca havia sentido

C I N E M A

Newton BragaPor Wellington [email protected]

ProtestoSexta-feira, dia 15/07/2011, às 20:00, nos encontraremos, com o pisca alerta ligado, no posto oasis, para juntos fazermos uma manifes-tação contra o preço abusivo do li-tro da gasolina, álcool e diesel em cachoeiro de itapemirim. Ao che-gar mantenha o pisca alerta ligado para ser identificado, e se possível leve cartazes ou escreva nos vidros trazeiros o seu protesto. a intenção é encher o posto, dar trabalho e despe-sa com a energia da bomba de com-bustível !!! pediremos para abastecer r$ 1,00 ( um real) e exigiremos: nota fiscal, verificação do nível de água e óleo, calibração dos pneus, inclu-sive do step, limpeza dos vidros, e tudo isso pagando apenas R$ 1,00.

opinião

Responsável Distribuição e Entrega:Representante responsável: Adilson Santos

JL Editora Ltda CNPJ: 01.846.837/0001-19

Rua: Dr. Deolindo, n°129 - BaiminasCEP: 29300-000

Cachoeiro de Itapemirim-ES

Responsável Impresso e Online:Jornalista responsável: Jackson Rangel

Editora Leia Tudo Ltda CNPJ: 05.234.994/0001-24

Rua: ludário Fonseca, n°54 - ArariguabaCEP: 29305-520

Cachoeiro de Itapemirim-ES

www.folhaes.com.br - [email protected]

ATENÇÃO: As cartas devem ser enviadas com nome, bairro onde mora, e poderão ser resumidas. A Folha se reserva o direito de selecioná-las para publicação. E-mail sem identificação completa será desconsiderado

C A C H O E I R O

Neste Sábado, dia 16/07 no Sítio Moitão à partir das 13h mais um imper-dível show de Humber-to Padilha em um lugar que já é o novo point do inverto sul Capixaba. O sucesso em Atílio Viva-cqua vai se repetir nes-te Sábado. Acesse www.moitao.com.br e fique por dentro.

HUMBERTO PADILHA

[email protected]

Espaço Cidadão

C A C H O E I R OSEU FIM DE SEMANA

Evento: LA TEQUILALocal: The One Club, Ca-choeiroData: 15/07/2011Hora: 22hValor: Masc R$25,00 Fem R$15,00 - Atração: Dj Clau-dinho + Dose dupla de tequi-la durante toda a noite.Evento: LUAN SANTANALocal: Exposição, CachoeiroData: 16/07/2011Hora: 17hValor: Pista 3ºlt R$50,00 1ºlt Camarote R$100,00 - Atra-ção: Super show com Luan Santana

Professor: um abnegado!

Cintia Lúcia Gomes – [email protected]

Os tempos pós-modernos evidenciam, cada vez mais, o culto à imagem, ao belo, evidencia a rapidez e influ-ência da tecnologia, a espe-culação financeira pelos ca-minhos virtuais, a busca pela inovação. Mas a contempo-raneidade também apre-senta a descrença e desva-lorização de muitos conceitos éticos e morais, a vulnerabili-dade nas relações interpes-soais, a exigência de cada vez mais habilidades e com-petências profissionais em todos os segmentos, na busca da famosa produtividade. Os sujeitos dos tempos atu-

ais têm que PRODuZIR! Pro-duzir dinheiro, produzir lucro, fazer o trabalho de muitos em uma só função, produ-zir títulos acadêmicos, enfim, somos exigidos a não pa-rar de pensar, construir, re-formar, investir, agregar etc. nesta sociedade de consu-mo imediato, de valores as-

sociados ao belo e ao per-feito, à produção em série e lucrativa, estamos esquecen-do de PRODuZIR relações humanas saudáveis, esta-mos deixando de fazer ami-gos que não sejam os virtu-

ais, estamos deixando de lado o papo no fim da tar-de e o passeio de mãos da-das. Em lugar disso, estamos correndo demais, resolven-do tudo pela internet, esta-mos almejando ter um corpo escultural jamais alcançável, estamos comendo mal e dor-mindo pior ainda... nesta urgência de repen-

sarmos aonde vamos che-gar com tanta “produção”, é que a Educação reconstrói o seu papel fundamental: o de formar valores, socializar, tri-lhar um caminho de conquis-tas para seus educandos.

As mulheres e o trabalhoO filme O Sorriso de

Mona lisa aborda este tra-ço de nossa cultura ao ques-tionar, na figura de uma professora de artes plásti-cas, apaixonada pelo seu trabalho, a constituição de uma família como único meio de construção identitá-ria das mulheres. O drama da professora, ao perceber que o casamento tinha como requisito o abandono de sua condição de profissional, co-loca em relevo não somen-te a submissão das mulheres da época, ao aceitarem e legitimarem esta imposição, mas a valoração positiva e o caráter de dignidade que o

trabalho assume na moder-nidade.

Apesar desta configu-ração social apresentada no filme datado dos anos de 1950, percebemos que, mesmo tendo ocorrido mui-tas mudanças na divisão se-xual do trabalho, estas in-quietações ainda se fazem presentes no cotidiano de muitas mulheres na atuali-dade, especialmente naque-las que escolheram a educa-ção como profissão. Qual o espaço do trabalho na cons-tituição identitária das pro-fessoras da atualidade? E quais sentidos e significados ele assume neste contexto?

Luiza Maria dos Santos – [email protected]

Produzir dinheiro, produzir lucro, fazer o trabalho de muitos em uma só função

Page 5: Sexta 15/07/2011

05Folha do E. SantoQuinta-Feira, 14 de Julho de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

A Câmara de Verea-dores de Cachoei-ro de Itapemirim--ES, na reunião da última terça-feira,

aprovou o projeto de reestrutu-ração da Agência de Regulação dos Serviços Delegados (Ager-sa) com onze emendas propos-tas pela Comissão de Constitui-ção, Justiça e Redação.

As modificações suprimi-ram a criação dos cargos de Su-perintendente Executivo e As-sessor Jurídico; alteraram o início do mandato de quatro anos do diretor-presidente, para que coincida com a duração do mandato do prefeito municipal; e proibiram que o diretor-presi-dente receba remuneração du-rante o período de quarentena.

Não houve, no entanto, mu-dança no projeto original que amplia os poderes da Ager-sa para fiscalizar desde setor de água e esgoto, passando pe-los serviços como o transporte coletivo, frigorífico municipal, iluminação pública, publicida-de em locais públicos e coleta de lixo, entre outros.

políticamai

s

O governador Rena-to Casagrande reuniu 60 prefeitos capixabas para anunciar o repas-se de R$ 350 mil destina-dos à construção da nova sede da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes). no encontro, que também contou com as presenças de 21 deputados esta-duais, responsáveis pela aprovação da lei que au-torizou a destinação dos recursos no mês de mar-ço, o governador também solicitou que os prefeitos participassem das articu-lações contra as ameaças nacionais ao desenvolvi-mento do Estado. Segun-do o governador, uma re-formulação da legislação referente ao recolhimento de ICMS, com a possível extinção do Fundap, afe-ta diretamente os muni-cípios capixabas, já que, dos R$ 3 bilhões previs-tos para o ano de 2011, 25% representam a par-cela destinada às 78 pre-feituras capixabas

Governo destina recursos à Amunes

PESQUISA

Câmara aprova projeto da Agersa após emendas

política

NÃO houve, no entanto, mudança no projeto original que amplia os poderes da Agersa

As modificações suprimiram a criação dos cargos e alteraram o início do mandato de quatro anos do diretor-presidente

O governador Rena-to Casagrande e o se-cretário da Saúde Ta-deu Marino visitaram o município de linhares para, ao lado do pre-feito Guerino Zanon, au-torizar o repasse de R$ 6.027.606,60 ao Hos-pital Rio Doce, garan-tindo assim o funciona-mento de 39 leitos de média e alta complexi-dade que atenderão a toda a região. Com os novos leitos, o Hospital irá expandir sua oferta de vagas de 115 para 154. Os leitos destina-dos aos usuários do Sis-tema Único de Saúde (SuS) passarão de 80 para 119. Para a cria-ção dos leitos, a Sesa in-vestiu R$ 1,5 milhão em obras e equipamentos

Hospital de Linhares com novos leitos

A Mesa Diretora da Câma-ra esclareceu que foi concedida oportunidade de parar a sessão para o vereador Amaral questio-nar e apresentar emendas, mas o parlamentar não aceitou a pro-posta.

As informações do verea-dor José Carlos Amaral (DEM)

e da comunicação da Câmara Municipal, que enviou o pro-jeto original para esta redação, e não a proposta com as devi-das emendas acabou por indu-zir ao erro na matéria veicula-da ontem.

Amaral manteve a decisão de se afastar das Comissões

das quais fazia parte: Direitos Humanos, Assistência Social e Defesa do Consumidor; Edu-cação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Esporte e Lazer e de Turismo; Comissão de Finan-ças e Orçamento e Comissão de Fiscalização e Controle Or-çamentário.

Defensoria terá verba permanente do Governo

O governador Renato Casa-grande sancionou lei encami-nhada à Assembleia Legislativa e aprovada pelos deputados es-taduais, que destina recursos permanentes para investimen-tos diretos na Defensoria Pú-blica Estadual. Segundo o tex-to da lei, fica estabelecida uma

taxa de 15% dos valores arre-cadados em cartórios no Espí-rito Santo, dos quais, 5% são destinados ao Fundo de Apa-relhamento da Defensoria Pú-blica (Fadespes) e 10% são re-passados ao Fundo Especial do Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo (Funepj).

A nova lei da Defensoria Pú-blica vai ampliar a capacidade do órgão no atendimento jurídi-co à população de baixa renda.

“A posse do Dr. Gilmar, em fevereiro deste ano, foi um pri-meiro e importante passo para o fortalecimento do órgão no Estado, já que, pela primeira

vez, houve eleição de lista trípli-ce para a escolha do defensor geral. No caso da lei sanciona-da hoje, estamos mantendo a proposta de melhoria das con-dições de trabalho dos defen-sores, com autonomia para o custeio do órgão. Estamos ofe-recendo condições à Defenso-ria de ter um planejamento, de poder se organizar como insti-tuição”, destacou o governador Renato Casagrande.

Segundo o defensor geral Gilmar Alves Barbosa, os repas-ses para o Fundo da defensoria no Espírito Santo vão beneficiar cerca de 60 mil pessoas. “Com

a nova lei, poderemos fazer um estruturamento de novos nú-cleos e um melhor atendimen-to aos usuários do serviço, com a ampliação para os municípios que ainda não possuem defen-soria pública, além da compra de equipamentos e materiais”, explicou.

Durante a sanção da nova lei, também foi lançado o Pro-gente (Programa de Assistên-cia Jurídica e Promoção Hu-mana), formulado pela própria Defensoria Pública e que tem como uma das principais ações a regularização da propriedade da terra

OPINE VOCÊ TAMBÉMWWW.TWITTER.COM/FOLHAES

Page 6: Sexta 15/07/2011

06 Folha do E. SantoQuinta-Feira, 14 de Julho de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

A obra

PESQUISA

culturaUm dos pontos turísticos mais visitados em Cachoeiro de Itapemirim-ES, vai passar por um processo de revitalização

notaTom

e

Hospital é referência em mãosO Hospital Estadu-al Antônio Bezerra de Faria (HABF), em Vila Velha, é referência no Espírito Santo para ci-rurgias de mão realiza-das pelo Sistema Único de Saúde (SuS). Desde que foi inaugurado o serviço, em 2005, mais de 5 mil procedimen-tos já foram realizados em pacientes de todo o Estado e também da Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A cirur-gia de mão é uma sub--especialidade da or-topedia e trata lesões de alta complexida-de em vasos, nervos e tendões, causadas por acidentes, deformida-des congênitas ou do-enças que comprome-teram a estrutura das mãos, como a “síndro-me do túnel de carpoProcon dá dicas para as fériasCom a chegada das férias de julho, muitos consumidores colocam em prática a progra-mação feita durante o ano. Para que os mo-mentos de lazer, diver-são ou descanso não se tornem um ‘pesade-lo’, o Procon Estadu-al dá algumas orien-tações. Após a escolha do passeio e do rotei-ro, é importante ava-liar o tipo de ‘pacote de viagem’. Os indivi-duais são mais indica-dos quando a prefe-rência é liberdade nas programações dos ro-teiros. no caso das ex-cursões, o consumidor deve ficar atento aos roteiros e horários que são fixos, valendo tam-bém checar o número de pessoas que com-põem o grupo. Além disso, a pesquisa de preços é fundamental.

Casa de Cultura Roberto Carlos será repaginada

Monumento ao ReiUma grande está-

tua de Roberto Car-los, feita em mármo-re branco, também vai passar a compor a paisagem no entorno da Casa do Rei depois

das obras. Esculpi-da pela artista plás-tica Ângella Borelli, a peça foi doada para a prefeitura e será po-sicionada em local a ser definido.

Os trabalhos devem du-rar até nove meses e o cus-to será de R$ 734.925,31, provenientes de uma emenda do ex-deputado federal Jurandy Loureiro, em parceria com o depu-

tado federal Camilo Cola. Depois que a revitaliza-ção for concluída, o aces-so de veículos à “Rua do Rei” será restrito aos mo-radores e comerciantes do local.

Um dos pontos tu-rísticos mais vi-sitados em Cachoeiro de Ita-pemirim-ES, por

capixabas e brasileiros de ou-tros Estados, além do interior, vai passar por um processo de revitalização. É a casa de Cul-tura Roberto Carlos que terá reformas na área próxima a re-sidência onde nasceu o artista.

Ruas, calçadas, escadas e a praça no entorno do imóvel, onde funciona o centro cultu-ral que tem o nome do artista, no bairro Recanto, vão passar por reforma para garantir mais beleza ao local e visibilidade ao ponto turístico.

A maior parte das modi-ficações vai se concentrar na Rua João de Deus Madureira, principal via de acesso à casa. O asfalto dará lugar a um piso feito de pequenos blocos nas cores ocre, vermelho e cinza. O caminho terá placas de con-creto com notas musicais em granito preto. Postes estiliza-dos serão instalados no percur-so, conferindo iluminação es-pecial ao local.

Na mesma rua, será recu-perada a fonte onde o menino Zunga - como Roberto Carlos era chamado na infância - cos-tumava beber água. As calça-

A MAIOR parte das modificações vai se concentrar na principal via de acesso à casa

das serão remodeladas com granito de tom avermelhado, assim como toda a escadaria ao lado do imóvel. Os degraus também vão ganhar notas mu-sicais.

O granito, um dos princi-pais produtos de Cachoeiro, será aplicado ainda na refor-ma da Praça Pedro Cuevas Ju-nior, na entrada da Rua João de Deus Madureira, onde está ins-talado o monumento em home-

nagem ao cantor. Nos acessos à casa, serão afixados portais metálicos.

A revitalização compreende ainda a adequação de calçada na Rua Luiz Sacramento, es-quina com a Coronel Antônio Marins, e reforma de um espa-ço do terreno da casa para rece-ber apresentações culturais.

De acordo com a Secretaria municipal de Cultura, a revita-

lização é um desejo de Rober-to Carlos. “Quando esteve aqui em Cachoeiro, em 2009, o can-tor manifestou a vontade de ver essa área recuperada. Estamos felizes por conseguir atender esse pedido do 'Rei'. Também estamos contentes porque, com as intervenções, o local vai ga-nhar uma identidade e isso vai contribuir para fortalecer o tu-rismo em torno de nosso ídolo maior”, destaca.

Page 7: Sexta 15/07/2011

07Folha do E. SantoQuinta-Feira, 14 de Julho de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

A Megaware, fabricante na-cional de hardware, lança du-rante a Eletrolar Show 2011 o notebook Meganote Volca-no, já com a nova geração de processadores Intel Core (co-dinome "Sandy Bridge"). O notebook, disponível nas co-res "dark gray" e "black/sil-ver", tem acabamento em aço escovado. As configurações incluem tela de 14 polega-das, três portas USB, Bluetoo-th 3.0, leitor de cartões 9 em 1, webcam de 1,3 megapixel, disco rígido de 500 GB e até

8 GB de memória. A fabrican-te vai oferecer o Volcano com opções de processador Core i3, i5 ou i7, que incluem recur-sos de processamento de vídeo integrados. O preço sugerido para uma máquina com Core i5 é de R$ 1.699.

Muitas vezes, bombeiros e cães farejadores não conseguem localizar pessoas soterradas após for-tes tremores de terra. Mas um pequeno robô pode mudar isso. Jordan Boyle, da Universidade de Le-eds, na Inglaterra, está projetando um androide ins-pirado no formato e no tamanho das minhocas. Ele terá a função de entrar na terra e localizar pesso-as nos escombros. "Uma futura versão desse robô pode navegar sobre lacunas e buracos irregulares em construções que foram destruídas pelo fogo, explosões ou terremotos”, disse Jordan Boyle, em uma entrevista no próprio site da Universidade. Ele é quem conduz a pesquisa na Escola Universitária de Computação e Engenharia Mecânica. O softwa-re imita os movimentos da minhoca e é divido em 4 segmentos e freqüências ao longo do corpo, o que aumenta a velocidade dos movimentos e das ondu-lações. O robô tem a capacidade de sentir cada um dos segmentos. Também possui microfones e sen-sores de dióxido de carbono, ou “sensores de res-piração”. Pequenas câmeras instaladas na frente da minhoca fazem com que o trabalho seja possível até nas mais inóspitas situações.

O grupo de hackers brasileiros LulzSecBrazil prepara um novo ataque nesta sexta-feira. Segundo uma con-tagem regressiva publicada no site do grupo, a inva-são a um "próximo alvo" ainda não divulgado deve ocorrer por volta das 20h20. O grupo, braço brasilei-ro de um grupo internacional da hackers, foi respon-sável pelos ataques aos sites do governo brasileiro em junho. Foram alvo os sites da Presidência da Repúbli-ca, do governo federal, da Previdência, da Petrobras e da Receita Federal. Eles utilizam o chamado DDoS (sigla em inglês para distributed denial-of-service, ataque distribuído de negação de serviço), que usa ro-bôs (máquinas) em várias partes do mundo para so-brecarregar um sistema. O objetivo dessas ações não é invadir o sistema, mas sim tirar o site do ar.

tecnologiapor Emerson Passos

Téc. de Hardware

BRASIL SOBE 13 POSIÇÕES NO RANKING DE INOVAÇÃO

Robô-minhoca

Vários boatos surgiram na quinta-feira sugerindo que a Apple pode estar preparando as Apple Sto-res para o lançamento do OS X Lion na semana que vem. Os novos MacBooks Air e outras atua-lizações de hardware também devem estar nas vi-trines nos próximos dias. O 9to5 Mac diz que a Apple agendou várias reuniões noturnas na pró-xima quarta-feira, 13 de julho, onde serão coloca-das as novas vitrines e materiais promocionais. A fonte do site não sabe qual a razão do trabalho no-turno, mas o palpite geral é o lançamento do novo sistema operacional. Enquanto isso, o Apple Insi-der afirma que as máquinas de demonstração terão aumento de memória RAM neste final de sema-na. Outras fontes do Mac Rumors também dizem que o Lion estará disponível na semana que vem e os novos MacBooks Air serão lançados na se-mana seguinte, já com o novo sistema operacio-nal. Pessoas ligadas às lojas dizem que a Apple irá convidar formalmente alguns consumidores para baixar o Lion em suas lojas e receber assistência para aprender a usá-lo, como uma demonstração do produto.

lançamento do Lion

A companhia Facebook, de Mark Zuckerberg, deve lançar um serviço de download de música chamado Vibes, especula o site The Huffington Post a partir de referências do programados Jeff Rose, do site Life is a Graph. Tudo começou quando Rose foi convidado a olhar o código do aplicativo do Skype do Facebook. Segundo o programador, ele encontrou uma referência dentro do código a um segundo aplicativo ainda não lançado, com o nome, ao menos provisório, de Vibes. Há algumas se-manas, a Forbes especulou que o Face-book lançaria em breve um serviço de música baseado no Spotify, um serviço

Ultraconfortável e bom nas tarefas diárias

[email protected]

Carro voador é liberado para uso nos Estados Unidos

Quantos geeks já so-nharam em ter um car-ro voador estacionado na garagem? Pois o sonho parece ganhar asas, lite-ralmente. O TG Daily deu as boas novas: o modelo Transition Roadable da empresa especialista em veículos voadores Ter-rafugia recebeu conces-são da National Highway Traffic Safety Adminis-tration (NHTSA), órgão responsável pela seguran-ça do trânsito dos Esta-dos Unidos, e está libera-do tanto para voar como para utilizar as rodovias americanas legalmente. O curioso carro feito de policarbonato tem capa-cidade para duas pesso-

as, asas retráteis, alcança quase 200 quilômetros por hora e tem tanque com ca-pacidade para 75 litros de combustível. O custo do veículo está em torno de US$ 200 mil (equivalen-te a pouco mais de R$ 311 mil). Caso alguém se in-teresse pela compra, bas-ta acessar o site da empre-sa (www.terrafugia.com) e reservar seu carro voador.

A Feira Anual de Ciên-cias de Londres lançou em sua última edição um pro-tótipo de óculos que pro-mete ‘salvar a vida’ de quem tem algum tipo de cegueira. Ao utilizá-lo, a pessoa percebe objetos e outras pessoas.

"As pessoas podem co-locar os óculos e ‘ver’ for-mas e cores brilhantes para que possam encon-trar o caminho sozinhas", diz Stephen Hicks, pes-quisador da Universidade de Oxford e desenvolve-dor do projeto.

Os óculos têm duas mi-cro-câmeras na parte da frente e luzes LED na par-te interna das lentes: “As câmeras são conectadas a

um pequeno computador que leva as imagens de volta às lentes com luzes LED, que vão se acender quando a câmera captar a presença de uma pessoa ou objeto”, explica Hicks.

Sua equipe pretende produzir óculos fáceis de usar, leves e que prome-tem ajudar muitas pesso-as com algum tipo de ce-gueira.

Óculos para cegos permite que os defi-cientes percebam objetos ao seu redor

Notebook nacional já vem com nova geração de chips da Intel

De acordo com a Revista Galileu, pesquisadores da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, desen-volveram uma caneta com tinta condutiva que dese-nha formas que podem conduzir energia para LEDs, por exemplo. Ao criar formas em uma folha de pa-pel, os rabiscos podem gerar brilho como se fossem partículas luminosas. A tinta especial é composta de nanopartículas de prata que, dentro da caneta, perma-nece líquida, mas seca quando aplicada em madeira ou papel. Segundo a revista, já existem impressoras que fazem isso, mas a caneta é uma alternativa bem mais barata de conseguir o mesmo resultado, além de ser portátil. Para criar as formas luminosas não é ne-cessário nenhum software,

CANETA PODE DESENHAR CIRCUITOS ELETRÔNICOS EM PAPEL

de streaming ilimitado. No lançamen-to do aplicativo do Skype, Mark Zucker-berg brincou que aquele seria somente o início de uma temporada inteira de novos lançamentos.

Page 8: Sexta 15/07/2011

08 Folha do E. SantoQuinta-Feira, 14 de Julho de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

UM ESTRANHO NO NINHO

Telefone: (28)3522-9296

Em mais uma ação do Projeto Me-mória Viva, o Ci-neclube apresen-tava em agosto de

2007, uma obra prima da sé-tima arte, indicada do Fábio Pacheco, vulgo Fabinho da Dallas, o filme “Um Estranho No Ninho” era o filme da vez. Abaixo o texto original publi-cado no blog do Cineclube.

O Cineclube Jece Vala-dão exibe nesta Quarta-fei-ta o longa, Um Estranho no Ninho (One Flew Over the Cuckoo’s Nest, 1975), den-

tro do projeto Bar, Cinema e Ação, o filme é indicado por Fábio Pacheco Maganha.

Um condenado passa por louco para conseguir a trans-ferência para um manicô-mio. Lá ele faz amizade com os internos e os incentiva a agir de forma independen-te, ganhando também a ini-mizade da enfermeira-chefe. Dirigido por Milos Forman (O Mundo de Andy) e com Jack Nicholson, Louise Fle-tcher, Danny DeVito e Chris-topher Lloyd no elenco. Ven-cedor de 5 Oscars.

Ficha técnica do filmeTítulo Original: One Flew Over the Cuckoo’s NestGênero: DramaTempo de Duração: 129 minutosAno de Lançamento (EUA): 1975Estúdio: Fantasy Films / N.V. ZvaluwDistribuição: United ArtistsDireção: Milos Forman Roteiro: Bo Goldman e Lawrence Hauben, baseado em livro de Ken KeseyProdução: Michael Douglas e Saul ZaentzMúsica: Jack NitzscheDireção de Fotografia: Haskell WexlerDesenho de Produção: Paul SylbertDireção de Arte: Edwin O’DonovanFigurino: Aggie Guerard RodgersEdição: Sheldon Kahn e Lynzee KlingmanElenco: Jack Nicholson (Randle Patrick McMur-phy); Louise Fletcher (Enfermeira Mildred Ratched); William Redfield (Harding); Michael Berryman (Ellis); Peter Brocco (Coronel Matteson); Dean R. Brooks (Dr. John Spivey); Alonzo Brown (Miller); Mwako Cum-buka (Warren); Danny de Vito (Martini); William Duell (Jim Sefelt); Josip Elic (Bancini); Lan Fendors (Enfer-meira Itsu); Christopher Lloyd (Taber); Sydney Lassick (Charlie Cheswick); Will Sampson (Chefe Bromden); Scatman Crothers; Vincent Shciavelli.

Um questionamento sobre a loucuraUm estranho no ninho é, até os dias de hoje, um dos me-lhores filmes de todos os tem-pos. É um drama intenso, vis-ceral, que explode com todos os conceitos da psiquiatria da década de 70. Se você não toma cuidado, explode seus neurônios! Caramba, isso não é um filme, é um trator.

Jack Nicholson é, simples-mente, fenomenal, numa das atuações mais brilhantes da história do cinema. Dois Os-cars pra ele é pouco demais! Como é que aquele Curinga que ele fez não ganhou o Os-car? Não foi à toa que o Ame-rican Film Institute lhe conce-deu, em 1994, o prêmio pelo conjunto da obra de sua vida. A Academia comete seus er-ros. E quem assiste esse fil-

me concorda que três Oscars para ele não é nada. Você sa-bia que o ator recusou o pa-pel de Michael Corleone no primeiro The Godfather? E que Bob Kane, criador do Batman, o recomendou pes-soalmente para interpretar o Curinga em 1989? A biogra-fia da vida dele, ironicamen-te, daria um belo filme.

Bem, para quem não sabe, “Um estranho no ni-nho” (One Flew Over the Cuckoo’s Nest, no original) conta a história de Randle Pa-trick McMurphy, prisioneiro que banca o louco para sair da prisão direto para o manicô-mio. Mas, quando ele chega lá, percebe que as coisas não são nada fáceis e que sua idéia não foi tão boa assim. Incri-

velmente, ele se comunica de maneira excelente com os pacientes e eles estabelecem uma ligação maravilhosa. É triste, triste demais constatar, com esse filme, o quanto o movimento de luta antimani-comial tem razão. É de cortar o coração as formas de trata-mento que os portadores de sofrimento mental recebiam à época. E o pior: perceber que o desajustado McMur-phy é a pessoa mais humana do manicômio. É ele quem mais pensa no bem-estar dos pacientes. O ápice da obra é quando Nicholson confron-ta a enfermeira interpretada por Louise Fletcher, concre-tizando a vontade presa na garganta dos espectadores e dos demais internos.

Jack Nicholson é um condenado que se faz de louco para conseguir transferência para manicômio

Page 9: Sexta 15/07/2011

Uma garça foi flagrada tentando devorar um pato quase adulto no rio Dodder em Dublin, na Irlanda. Após quase engolir totalmente a presa, a garça acabou desistindo da refeição, já que foi incapaz de digeri-la. O patinho acabou deixado morto na água.

Mariah Carey diz que não quer mais ter filhos e ameaçou “matar” o marido Nick Cannon caso ele diga que quer mais bebês. A cantora, de 41 anos, deu à luz os gêmeos Moroccan e Monroe em abril. Nick contou ao programa Extra: “Eu que-ria mais alguns, mas acho que para minha mu-lher chega. Tentei dizer “Vamos partir para outro round!” mas ela me disse “Eu te mato!”” Sobre os bebês Cannon disse: “Meu filho Roc tem tudo a ver com seu nome. Ele é durão. Já está engati-nhando (??). E minha filha, ela é uma diva (como Marilyn Monroe).”

“Se precisar, raspo o cabelo.”, ADiz o ator mirim Henry Fiuka que interpreta o Rafael de "Morde & Assopra".

novo namoradoParece que finalmen-te Bar Refaeli conse-guiu superar o fim do namoro com Leonar-do DiCaprio. A mo-delo reapareceu feliz ao lado de um desco-nhecido rapaz chama-

do David Fisher, com quem até viajou à sua terra natal, Israel.Além de passear por Jeru-salém com sua nova conquista, Bar e Fi-sher também visitaram Paris juntos.

JRC O L U N A

Parece que mesmo vivendo um problema familiar e financeiro, onde despediu seu pai após a suspeita de que ela a teria roubado dinheiro, Beyoncé continua

levando muito bem a vida. Segundo o jornal britânico Daily Mail, a cantora aproveitou a companhia de sua mãe, Tina, e se esbaldou nas compras, torrando mais de R$ 20 mil em apenas 90 minutos de compras pela Oxford Street, em Londres, na última terça-feira (12)

Garça tenta devorar pato

Ameaçar familiarO norte-americano Ka-rim A. Palmer, de 36 anos, ameaçou com uma faca um parente no último domingo durante uma disputa pelo contro-le remoto da TV, segun-do reportagem do jornal "Palm Beach Post". O in-cidente foi registrado em Riviera Beach, no esta-do da Flórida (EUA). Pal-mer teria ameaçado um membro da família de 60 anos. Os dois chegaram a entrar em confronto do lado de fora da casa.

'Esqui bovino'Paquistaneses disputaram nesta quarta-feira (13) uma competição de "esqui bovi-no". Os partici-pantes eram pu-xados por dois bois durante a corrida em Isla-mabad, no Pa-quistão.

'Se aposentar' aos 6 anosVencedora de mais de 300 concursos de beleza infantil, a me-nina americana Eden Wood, de 6 anos, de-cidiu se aposentar, informou sua mãe e empresária, Mi-cki Wood, segundo a emissora "WFTV". Eden também é co-nhecida por ter par-ticipado do reality show “Toddlers and Tiaras”, do canal TLC, sobre o mundo dos concursos infantis.

Amendoins e salgadinhos Um passageiro de 42 anos foi preso duran-te um voo entre Los Angeles e Salt Lake City, nos EUA, acu-sado de jogar amen-doins e salgadinhos em uma aeromoça da companhia Sou-thwest Airlines, se-gundo a emissora de TV "Fox". O inciden-te ocorreu na segun-

da-feira. Pobos Paul Sefilian tentou fu-mar um cigarro ele-trônico, mas foi avi-sado pela aeromoça que isso não era per-mitido. Irritado, Se-filian discutiu com a comissária e jogou a comida nela. Sefilian foi preso depois que o avião pousou no Salt Lake City.

OS PASSOS DOS PAIS

Se depender de Halle Berry a filha Nahla Ariela também será atriz. Em entrevista ao jornal Tele-graph, a atriz comentou que não poderá escolher a profissão da filha quando ela crescer, mas en-tende que Nahla pode seguir seus passos. "Total-mente, os filhos de certo modo seguem os passos dos pais, e Nahla, bem, sinto que ela pode querer entrar na indústria", explicou Berry, enfatizando

que a filha terá seu apoio em qualquer rumo que queira dar à sua vida.

PARCERIA >>Paulo Ricardo e Toquinho se uni-ram na noite de quarta-feira (13) para um coque-tel de lançamen-to do CD em par-ceria dos dois, no bar Passatem-po, no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo.

Nicolas Cage pa-rece ter se cansado tanto dos escânda-los, quanto do ex-cesso de trabalho e

viajou com a espo-sa Alice Kim e o fi-lho deles Kal-El, de cinco anos e meio, para a Inglaterra.

um tempo nos escândalos

nick Cannon & Mariah Carey

latin

o pa

ssei

a co

m a

nam

orad

a

Latino está curtindo a valer a companhia da nova namorada, a modelo Rayanne Mora-es. Na noite de quarta-feira (13), o cantor circulou com a amada pelos corredores de um shopping da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Os dois passearam juntinhos e, na escada rolante, desceram abraçadinhos. Eles fizeram uma paradinha em uma loja de CDs, na qual aproveitaram para fazer a compra de alguns álbuns.

Pistola de brinquedo Uma mulher de 37

anos foi presa em West Palm Beach, no esta-do da Flórida (EUA),

acusada de atirar com uma pístola de pres-

são no marido, segun-do reportagem do jor-nal "Palm Beach Post".

O incidente ocorreu na última segunda-feira.

co luna j r@fo lhaes .com.br

Page 10: Sexta 15/07/2011

10 Folha do E. SantoQuinta-Feira, 14 de Julho de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Vendo sítio na Tijuca com telefo-ne, urgência. 2 Alqueires. Entrar em contato 3517-4609.

Vendo terreno 600m2, escriturado, com muro de arrimo e muros de divisa prontos. Alto Vila Rica, tra-tar fone (28) 8801 6290. Valor R$ 250.000,00

Vende-se / troca-se por uma casa no litoral. Uma casa no Bairro Zum-bi. 100m2 , rua José Félix Cheim Nº 32. Tel. 9884-1671, falar com Ilario Ribeiro.

Vende-se um terreno, na rodovia Cachoeiro x Muqui em Santa Fé de Baixo. 4.600 m² a 8 Km de Cacho-eiro. Terreno com água. Tel 3522-8455 - 9956-7735. em frente ao as-falto.

Vende-se uam Casa na rua Cardo-so nº 300, Próximo ao Condomínio da Polícia Federal. Em Itaóca Praia - 3511-5094 / 9991-4242 - Luciano

Vende-se casa no bairro Gilson Ca-roni, Valor R$ 20 mil. tel 9921-6932 - Josué ou 9978-8177 Edson.

Vende-se uma casa no Alto Village com 140 m² quadrados de área, e uma sobra de terreno nos fundos que pode ser feita outra casa. Toda murada com excelente localização em uma esquina que liga Rua Wa-lace de Castro Barbosa com a rua Papa Pio XII. Próximo Cólegio, su-permercado, posto milica, creche e praça de laser. 2 quartos, sala, cozinha, 2 banheiros, copa, gara-gem para 2 carros, terraço. Preço R$ 95.000,00. troca-se por casa pequena em Marataízes com vol-ta em dinheiro. 9885-6333 e 9905-9409

VENDO APARTAMENTO, com Es-critura, no Conj. Residencial Áttila Vivacqua, BL. D2B, Ap. 203, Bair-ro Independência, com 03 quartos, 02 banheiros, 01 quarto de empre-gada com área de serviço, cozi-nha, copa e sala de estar. Reforma-do com armários embutidos, piso de mármore e granito. Valor: R$ 210.000,00 – À VISTA. Tratar com Fabrício – (28) 9955-1197.

Vende-se um apartamnento todo reformado na Rua Raimundo An-drade Edifício Paulo Sul, Aparta-mento 403 - IBC - Tel 9925-0930 e 3521-4485 , Audicéia

Vende-se 2 casas no bairro Gil-son Carone. Uma no valor de R$ 70.000,00 e a outra no valor de R$20.000,00. Contato 9921-6932.

Vende-se apartamento em cons-trução com previsão de término em Dezembro/2011. Ed. Mikonos - 3º andar - aptº 303 - Bairro: Gil-berto Machado - 3 quartos, lindo, área de lazer comum com pisci-1na na cobertura. Telefone: 3522-5609 / 9883-1663. Falar com Lu-ciana.

Vende-se casa com 80m² de cons-trução e área total de 300m². Rua principal Corinto Barbosa, Village da Luz. Interessados tratar pelo tel: (28)9881-3055. Tratar com Lean-dro. Preço a combinar.

Vende-se, casa de 100 m² na Rua Alfredo Levy Ramos nº 62, bairro: Novo Parque em frente a praça, mais ônibus na porta. Tratar direto com o proprietário - França : 9939-0031

Vende-se três casas na rua Papa João Paulo I nº 21 - Vila Rica - Próx. ao Clube do tiro. R$ 280.000,00 tel 3517-0324

Vende-se um sítio, no Retiro com 3 alqueires, no valor de R$ 320 mil. Telefone para contato: (28)9984-2009. Tratar com Zé Mauro.

Vende-se uma casa com 80m² com quintal para construção de uma casa de 60m², 3 quartos, 2 va-randas, sala, copa, cozinha, 1 ba-nheiro, garagem, resistência para 2 casas em cima, terraço, escritu-ra. Localizada no bairro Alto Novo parque. Falar com João Lourenço. Tel(28) 3517-1824 / 92534339 ou Sandra Silva (28)9901-4592. Valor: R$60 a 65 mil ou preço a combinar.

Vende-se um sítio, em Sã Simão, distrito de Tijuca, com 1,5 alquei-re, com casa, água e luz. Valor: de 150 mil. Telefone: 9984-2009. Tra-tar com Zé Mauro.

Passa-se um ponto de loja na Rua Eugênio Amorim, nº 18, sala 102. Em frente ao Móveis Rafa-el. Telefone (28)3521-7247 ou (28)92585048. Falar com Rose. Preço a combinar.

LOJA TRADICIONAL DE MODA FEMININA - GLÓRIA–V.VELHA • Rua de maior movimento comer-cial • Toda montada • Estoque • Es-trutura fiscal em dia • Funcionários treinados • Certidões negativas de todas as esferas • Faturamento ga-rantido. 20 anos de mercado - Car-teira de 10.000 Clientes TRATAR DIRETO COM O PROPRIETÁRIO, SEM INTERMEDIÁRIOS.TEL: (27) 3229-6393/ 9252-9286/ 9961-6530

Vende-se um terreno na rua Elias dos Santos, Bairro Basiléia medin-do 200 m² - Contato: Ronaldo (27) 9243-9110VENDO TERRENO, Bairro Gilber-to Machado, excelente localização, 400m², c/21 metros de frente, R$ 78.000,00. Fone - (28) 9985 2341

LEILÕES JUDICIAIS SERRANO, Imóvel indl. c/ 02 Galpões e escri-

Aluga-se ponto comercial de 2m² ide-al para chaveiros, no Edificio Franklin( Térreo ) tratar no tel 3522 1660, ou no local procurar Erick ou Simone

Alugo apartamento terreo (temporada) em Marataízes Cidade Nova, c/ 3 quar-tos, varanda e garágem (interna) p/ 2 automóveis. Contato: (28) 9985-7080.

Vendo e alugo casas e apartamentos para carnaval e temporada de verão. Rua

tório 1,640 m², 2,15 ha a.t., Cacho-eiro de Itapemirim / ES. Inicial R$ 257,741,00 . www.leiloesjudiciais.com.br 0800-707-9272

Vende-se 2 apartamentos - 2º e 3º andar, com 154 m² semi aca-bado (faltando acabamento inter-no), com 3 quartos (1suite), com ampla área projetada para bar e churrasqueira e garagem - KM 90 ótima localização. Falar com Eli-mário - 9252-7404 e 3511-3886

Um galpão, 500m² em Marataí-zes, excelente localização, 9945-4646. Vilceir

Vende-se dois andares de casa com terreno de fundo, no bairro Paraíso, ótima visinhança. Falar com Jorge. Tel:3517-5104 / 9969-4325

Vende-se um terreno de 190m2, no bairro Paraíso, rua Gonçalvez coelho, nº11, pr´poximo ao Bar do Fabrício, Valor R$35.000,00. Tel: 92510287, falar com Ezequiel

Vende-se uma casa no bairro Gil-son Carone, urgente. Valor R$ 25.000,00 aberto a negociações. Tratar com: (28) 9921-6932 / (28) 9968-1376

Vende-se uma casa no bairro Gil-son Carone, Valor R$ 20mil, com urgência, tel 9921-6932.

Vendo terreno situado no Alto Vila Rica ótima localização, va-lor R$ 45.000,00 aceito troca por automóvel.Tel:9884-3458.

Vende-se ou troca-se por uma casa na praia. 100 m² . Av. Linha Vermelha, José Felix Cheim Nº 32 - Bairro Zumbi - Tel: 9884-1671 - Ilário Ribeiro

Vendo loja de papelaria, xerox, boutique e etc, toda montada em perfeito estado, em funciona-mento, com firma registrada a 21 anos, no mesmo local, endereço Av. Monte Castelo, Independên-cia, sem nenhum protesto. Boas condições de pagamento. Motivo: Mudança de cidade. Telefones de contato, 9901-7350 e 9255-9631.

Vende-se um lote. 390 m², bair-ro Gilberto Machado. Excelen-te localização, contatos pelo tel 28 3511-6249 - 9956-5151. Falar com Dina

Ford Fiesta Hatch 1.6 (flex) - 2010/2011 - Preto – 18.000 km - Completo, único dono, revisado, - IPVA pago, ainda na garantia e com cheiro de novo. Tratar 9916-3443

Vende-se Palio quatro portas, preto, comple-to, unica dona. R$ 3.000,00 de entrada e mais 49 x de R$ 672,00 - 9925-0001 ou 3036-4201

Astra Elegance Sedan ano 2004/5 – 2.0 – Flex – Completo. contato: [email protected]. Telefones: (27) 8116-6362 ou (27) 3019-4343

Vende-se um Gol geração 4 preto 4 portas 2006/2007, básico com alarme e trava, único dono. Tel 9271-8032.

Vendo ou troco Citroen C3 Completo 1.4, 2010/2011. Falar com Márcia 3522-7892 / 9938-2254

Pálio Branco 2 portas 1.0 fire 2003/2003 bá-sico R$ 14.000,00 ou R$ 6.500,00 entrada +27 x 364,16 - Ana Cláudia 28 9983-0001

Fiesta Hatth.0 2005 1.0, motor zettech-rocam, trava e alarme, cor prata, superconservado R$17.500,00 - 9923-5777 Vende-se D20 ano 89, cor vermelha, di-reção Hidráulica, 2 portas - 9975-0268 / 3511-6563 ou 9955-3966

F4000 ano 87 carroceria dobrada Filé, Ven-do ou troco por casa na praia tel: 9905-0970 -Nando

Vende-se GOL 96 (quadrado), nota 1000, 1.0 gasolina, IPVA 2010 pago. Branco, duas por-tas R$ 9,000,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133.Vende-se Fiat Strada, vermelho, 2001, mo-

Passa-se Farmacia monta-da. Para reais interessados entrar em contato - 28 9918 6044.

Vende-se um Refrigerador Ele-trolux 37 ano 2004 R$ 500,00 - 1 Fogão Daki 2003 R$ 200,00 e um Depurador Suggar R$ 100,00 . Tel 3511-4648. Falar com Hélio ou Ana Maria

vendo 01 carregadeira Ca-terpillar 988a ano 1976, fun-cionando em perfeito es-tado. 04 pneus em bom estado. Tudo funcionando. Aceitamos troca em granito. Valor R$ 70.000,00. Contato: 21- 7817-9727 aloisio.

Vendo loja de papelaria, xerox, artigos de presente, boutique e etc. Toda montada, funcio-nando em perfeitas condições na Avenida Monte Castelo, 53, bairro Independência, firma re-gistrada com mais de 10 anos de funcionamento, motivo da venda: Mudança de cidade. Telefones de contato, 28 9901 7350 e 28 9255 9631, boas condições de pagamento.

Aluga-se Loja 35m² com me-zanino excel. Localização no 2º piso do shopping Cacho-eiro. Aluguel a combinar. (28) 9968-3145

VENDE-SEJazida de Mármore Branco

em Prosperidade com 44 ha. Tel (27) 9846-6217

VENDE-SE2 BALCÕES BRANCOS

1,40X40X1,14C/ DIVISÕES DE VIDRO E PORTAS

BALCÃO BRANCO 1,10X1,10X1,00

C/ DIVISÕES DE VIDRO CONTATO:9985-1506

tor 1,6, completo, IPVA 2010 pago, R$ 19,000,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133.

Vende-se Fiat Palio, azul, 2004/05, mo-tor 1,0, ar condicionado, 2 portas, IPVA 2010 R$ 18.500,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133.

Chevette ano 93, álcool, pintura nova, azul metálico, estofamento novo, trava e alarme. 9945-4646 Vilceir

Fiorino Furgão Ano 2006 - 1.3 FIRE 54.000 KMS Original (Semi-Novo). Vendo melhor oferta. Fone: (28)8804-5940.

Honda Fit 2005/2005 completo auto-mático. Prata. 3521-6854 / 9975-1026

Fiorino 94, carroceria estendida. R$ 10.200,00 - 9945-4646 (Vilceir)

Vespa 76. Preta - R$ 1.500,00. Vilceir 9945-4646

Capota estrada de fibra, semi-nova. Vilceir 9945-4646

sete de setembro nº 220 - Marataízes (28) 3532-5250 - (28) 9962-3130

ALUGO SALA COM ESCRITORIO MO-BILIADO EM CACHOEIRO. BAIRRO IBITIQUARA. ACESSO À INTERNET BANDA LARGA, RECEPÇÃO, LUZ, ÁGUA, IPTU INCLUSO NA MENSALI-DADE. R$ 500,00. TEL. (28)3517.2351

Praia de Itaoca - Casa - Aluguel de casa para temporada.Ótima localização, capa-cidade para 12 pessoas. (28) 3529-2043 / (28) 8805-6499, falar com Beth.

Itaóca Praia - Aluguel para temporada casa ampla e arejada - 2 quartos, 2 ba-nheiros, garagem, 3 quadras da praia - Ótima Localização. Beth (28) 3529-2043 - 8805-6499.

Aluga-se uma casa na rua das Acácias, 37, vila rica, 3 quartos, sala cozinha, ba-nheiro, área de serviço. Copa, banheiro, área de serviço. Tel 3522-6147

Aluga-se ponto comercial no Edificio Franklin no centro da cidade de cacho-eiro de Itapemirim próximo ao Posto Oa-sis. sala com 2m² ideal para chaveiro, tel 35221660 ou tratar no proprio Edificio.

Aluga-se apartamentos e salas comer-ciais no Edificio franklin, no centro da cida-de de cachoeiro de itapemirim TEl 3522 1660

Aluga-se uma casa na Rua Padre José de Anchieta, Ilha da Luz. Com 2 quartos, sala x copa, cozinha, suite, terraço e co-bertura - 3511-5094 / 9991-4242 - Luciano

Aluga-se um apartamento com 2 quar-tos, sala , cozinha e banheiro. Rua Nilton Prado nº 04 - Bairro Ibitiquara. Próximo ao Tiro de Guerra. Falar com Edna: Tel 3511-5644 ou 9976-2070.

Page 11: Sexta 15/07/2011

11Folha do E. SantoQuinta-Feira, 14 de Julho de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Vende-se restaurante com excelente localiza-ção. Todos os registros, tributos e encargos em dia, estrutura completa para atender a

necessidade da grande clientela que já é fixa e regular, tanto de pessoas físicas quanto jurídi-cas, inclusive com contratos em vigência. No mercado a quase 20 anos. Excelente média de faturamento mensal. Informações pelo fone:

3522-0495. Falar com Célia ou Nathália.

VENDE-SE RESTAURANTE2º. Grau completo (Minino) - conhecimento em Sistemas Operacionais ( Linux, Windows) - conhecimento em Redes TCP/IP - noção de manuten-ção de hardware - Disponibilidade - conhecimentos em rede HFC.

Enviar Currículos:e-mail: [email protected]: Rua Resk Salin Carone, 22 – Bairro Gilberto Machado (atrás da Rodoviária)

CONTRATA-SE ANALISTA SUPORTE JR

2º Grau completo, conceitos básicos de informática, residente no mu-nicípio e experiência na área. Benefícios: Ticket Refeição, vale transporte, comissão e plano saúde (após o término de contrato de experiência).

Enviar Currículos:e-mail: [email protected]: Rua Resk Salin Carone, 22 – Bairro Gilberto Machado (atrás da Rodoviária)

CONTRATA-SE VENDEDOR EXTERNO

Vende-se um volante Joystick universal, com carregador e pi-lha. Valor: R$300,00. Contato: (28)3522-1159 / (28)3515-0435 / (28)9955-1357. Falar com João ou Igor.

Máquina de recarga de cartucho semi-nova, com pressurizador e alguns ml de tinta- barato - 9955-3120 ou 3517-8437

Computador Processador In-tel P4 2.26 Ghz. 1Gb de RAM, HD 40 Gb gravador de CD - Monitor 17” CRT LG - Tecla-do - Mouse Ótico - Conjun-to branco. WinXPSP3 - Office 2010 - PhotoShop CS5 - MSN 2011. etc. R$ 400,00. Única dona e com 3 meses de ga-rantia, Falar com Wellington - 9974-3827 - 3518-7396

Serviços de informática em geral, manutenção, redes, roteamento de modem, com-partilhamento de internet. Orçamento gratuito em do-micílio - 9882-6613 - Ander-son Castro.

REPRESENTANTE COMERCIAL.Procura representada para Curiti-ba e região metropolitana. Como re-presentante ou preposto. Tratar 041-9969-2155 emial [email protected]. Mande a c/c que deposito o valor. Att.Pedro.

OPORTUNIDADE DE EMPREGOA Embratel chegou em Cachoeiro, e está cadastrando vendedores para o Livre, o melhor telefone fixo do Bra-sil. Seja um vendedor do Livre: entre-gue ainda HOJE o seu curriculum com foto no ponto de vendas da Embratel, no Shopping Cachoeiro, 2º piso. Esta é uma excelente oportunidade de ga-nhos permanentes.”

INSTRUTORES DE INFORMÁTICAExperiência no ensino de informá-tica, boa verbalização, boa didáti-ca. Ambos os Sexos, disponibilida-de de horários. Empresa sólida no mercado a vários anos assina car-teira e dá toda estrutura ao candi-dato. Contatos 3511-1990.

Procuro emprego como balconista, Auxiliar de Cozinha ou recepcionis-ta. 9925-6429 - Claudia

Precisa-se estoquista de auto pe-ças, preencher currículo pelo site www.pegab.como.br

EXCURSÃO VASCO

X

BOTAFOGO

LOCAL DO JOGO ENGENHÃO OU SÃO JANUARIO.

DIA 07/08/2011,SAIDA 06/08/2011 AS 00 HS BAR DO CLAUDINHO NA

VILA RICA,PASSEIO NO RIO DE JANEIRO.CONTATO VALTINHO.

vivo(028)9925 4535. tim (028) 8122 4699.

*ONIBUS EXECUTIVO*

Page 12: Sexta 15/07/2011

12 Folha do E. SantoQuinta-Feira, 14 de Julho de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Page 13: Sexta 15/07/2011

13Folha do E. SantoQuinta-Feira, 14 de Julho de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

PESQUISA

regionalAinda chamado de Marapé por muitos, já foi um distrito de Cachoeiro, mas hoje caminha com suas próprias pernas

notaTom

e

PM contra caça ilegal em CasteloOperação de combate a caça ilegal, realizada por policiais civis e mi-litares na quarta-feira apreendeu duas espin-gardas calibre 28 regis-tradas e outras duas sem registro, além de pólvora e material utilizado para captura de animais. Fo-ram cumpridos manda-dos de busca e apreen-são. De acordo com o delegado Robson Viei-ra, a operação foi re-alizada nos bairros de Santa Izabel e niterói, e na zona rural do mu-nicípio de Castelo. "Os suspeitos, além de pra-ticar a caça, teriam inva-dido terrenos da região e ameaçado os proprie-tários, caso recusassem a ação dos criminosos", de-clarou o delegado.

Atílio Vivácqua conserva suas belezas naturaisO mosaico de fotos

que ilustra esta matéria mostra apenas alguns de-talhes de um dos

municípios do sul do Estado do Espírito Santo que, apesar de manter sua vocação agríco-la e pecuária, continua a cres-cer com a chegada de novas empresas e empreendimentos.

Trata-se de Atílio Vivác-qua, ainda chamado de Mara-pé por muitos, já foi um sim-ples distrito de Cachoeiro de Itapemirim-ES, mas hoje ca-minha com suas próprias per-nas e desenvolve a cada ano. A emancipação aconteceu no dia 10 de Abril de 1964 e recebeu o nome atual em homenagem ao Senador Atílio Vivácqua

Com uma população que, segundo o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Es-tatística (IBGE) realizado no ano passado, chega a quase dez mil habitantes, o municí-pio guarda relíquias do passa-do quando a ferrovia fez brotar o progresso em vários municí-pios sulinos – era uma das pa-radas obrigatórias nas viagens Vitória-Cachoeiro-Rio de Ja-neiro.

A história do município de Atílio Vivácqua está liga-da à colonização de Cacho-eiro do Itapemirim. Desde as primeiras investidas de des-bravamento, nos primórdios do século passado, quando chegaram os primeiros aven-tureiros atraídos pelo ouro existente nas Minas de Cas-telo, então denominadas pe-los índios Puris, até o ano de 1963, o atual município de Atílio Vivácqua, foi distrito cachoeirense, com a denomi-nação de Marapé.

A lei estadual nº 1916 de 30-12-1963, criou o muni-

AS BELEZAS naturais estéticas de Atílio Vivacqua-ES vão de sua geografia ao seu folclore

Sejus assiste dependentes químicosA Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), por meio da Diretoria de Saúde do Sistema Pe-nal, está ampliando os projetos de assistência a dependentes quími-cos no sistema prisional capixaba. Em parceria com o Ministério da Saú-de, os grupos de mútua ajuda, as administrado-ras prisionais e as Orga-nizações da Sociedade Civil de Interesse Públi-co (Oscips), a Secretaria tem ofertado ferramen-tas de tratamento e res-socialização para de-pendentes químicos de oito unidades do Espíri-to Santo. Para a direto-ra de Saúde do Sistema Penal, luciana Vanelli Gama, o foco vai ao en-contro da necessidade do sistema prisional. “Se analisarmos o perfil dos internos, veremos que a maior parte, principal-mente entre as mulhe-res, possui relação com o tráfico de drogas”, afirma.

cípio com a denominação de Atílio Vivacqua, em home-nagem ao senador capixaba, Atílio Vivacqua.

A instalação do município ocorreu a 10-04-1964.

Formação Administrativa

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, fi-gura no município de Cacho-eiro de Itapemirim o distrito de São Gabriel do Muqui.

O atílio-vivacquense, a exemplo do cachoeirense,

guarda em si um bairrismo saudável e, se deixa o lugar para viver e trabalhar em ou-tros municípios capixabas ou estados brasileiros, nunca se esquece de seu recanto de paz e harmonia.

- A Pedra do Moitão, que é símbolo do muni-cípio, sendo um ótimo local para uma caminha-da em subida, que compensa pela visão maravi-lhosa da região.

- O Poço Dantas, que é um riacho que foi re-presando naturalmente, onde é muito frequenta-do pelos moradores no verão, e no caminho po-derá ser visto um moinho da época dos escravos.

- A Pedra das Caveiras, que fica logo acima do poço Dantas, e era rota de fuga dos escravos, e uma escalada muito boa para os adeptos da prática

Outro destaque é para o Monumento Natural de Serra das Torres é uma unidade de conserva-ção da categoria de proteção integral. Localiza-

do nos municípios de Atílio Vivácqua, Mimoso do Sul e Muqui, o Monumento Natural de Serra das Torres foi criado em junho de 2010 (lei nº 9.463) com o intuito de proteger as bacias hidrográfi-cas dos rios Itapemirim e Itabapoana, além da beleza cênica dos inúmeros picos e afloramen-tos rochosos encontrados no maior conjunto de remanescentes florestais do sul do Espírito Santo.

A região possui rico patrimônio cultural, en-tre os quais se destacam o patrimônio arquite-tônico, com as grandes fazendas cafeeiras e o maior acervo da arquitetura art-noveau do Espí-rito Santo, e as manifestações folclóricas de Fo-lias de Reis e Boi Pintadinho

Atrações turísticas

Page 14: Sexta 15/07/2011

14 Folha do E. SantoQuinta-Feira, 14 de Julho de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

PESQUISA

geralQuatro representantes de manifestações folclóricas de Cachoeiro-ES vão receber o prêmio “Mestre Armojo do Folclore Capixaba

notaTom

e

Prêmio Inoves continua inscrevendoAs escolas da rede pública estadual que quiserem concorrer ao Prêmio Inovação na Gestão Pública (Ino-ves) têm até o próximo dia 24 de julho para inscrever seus projetos. A premiação, que está em sua sétima edi-ção, é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo que estimula e incentiva a inovação na gestão, reconhecendo projetos e equipes que estão fazendo a diferença no serviço público ca-pixaba. O prêmio é dividido em oito ca-tegorias: Desburocra-tização; uso Eficiente dos Recursos Públicos; Valorização do Servi-dor; Atendimento ao Cidadão; Resultados para a Sociedade; In-clusão Social; Parti-cipação e Controle Social; e uso das Tec-nologias da Informa-ção e Comunicação.

Folclore de Cachoeiro-ES recebe prêmio estadual

Dinheiro verde para o ESO mercado de crédito de carbono pode movimen-tar mais de 476,5 milhões de dólares por ano no Bra-sil, sendo que 40% desse re-sultado, aproximadamen-te 190 milhões, podem ser produzidos no Espírito Santo. Segundo o Instituto de Exce-lência em Relações Comer-ciais e Internacionais (Ince-ri), esse é um dos segmentos que mais cresce no País. Atu-almente o Estado tem ape-nas 3% do total de projetos de Redução Certificada de Emissões (RCE). O presidente do Inceri, Gilberto Alvares, explica que há carência de projetos, mão-de-obra es-pecializada e até mesmo de informações sobre essa es-pécie de moeda ambiental.

Quatro represen-tantes de ma-nifestações fol-clóricas de Cachoeiro de

Itapemirim vão receber o prêmio “Mestre Armojo do Folclore Capixaba – Edição 2011”, da Secretaria de Es-tado da Cultura (Secult). A premiação é concedida a ex-perientes mestres da cultura popular que se destacam na preservação do patrimônio cultural imaterial do Estado.

Adevalmira Adão Felipe, Hyldo Caetano, José Paulino da Silva e Izaías Quirino da Silva vão receber o título de “Mestre da Cultura Popular do Estado do Espírito Santo” e R$ 10 mil.

Dona Adevalmira, da lo-calidade de Monte Alegre, fi-cou em primeiro lugar entre os 20 escolhidos no concurso este ano. Aos 70 anos, ela é mestra do grupo de caxambu Santa Cruz, do qual participa há 56 anos. É a única mulher do Brasil que toca os tambo-res de caxambu.

Três dos quatro mestres premiados são contemplados pela Lei Mestre João Iná-cio, do município de Cacho-eiro. Eles receberam o título de patrimônio vivo da cultu-ra popular local e estão de-

senvolvendo oficinas para repassar seus conhecimentos aos membros mais jovens de suas comunidades. As ações são custeadas com recursos da lei.

Hyldo Caetano, o Dom Gildo, de 80 anos, transmite a crianças de Vargem Alegre a sabedoria que acumulou ao longo de 66 anos dedicados ao caxambu Alegria de Vi-ver. É um dos mestres com mais tempo de atividade no Estado.

Em Monte Alegre, no distrito de Pacotuba, é Ade-valmira Adão quem traba-lha para fortalecer as tradi-ções folclóricas locais entre as novas gerações. Já em Burarama, o mestre Izaías Quirino da Silva ensina aos mais novos os saberes e fa-zeres do bate flechas e da charola de São Sebastião.

No total são 12 mestres atuando em suas comunida-des para manter vivas ex-pressões folclóricas que re-presentam. A transmissão desses saberes e fazeres que acumularam ao longo de suas vidas é indispensá-vel para a sobrevivência das manifestações de nosso fol-clore e agora foram con-templados pela Lei Mestre João Inácio

DONA Adevalmira, de Monte Alegre, ficou em 1º lugar no concurso

Adevalmira Adão Felipe - mestra do grupo de ca-xambu Santa Cruz, de Monte Alegre (Pacotu-ba)

José Paulino da Silva (Zé Palhaço) – palha-ço da folia de reis San-ta Ana, do bairro Zumbi

Hyldo Caetano – mestre do caxambu Alegria de Viver, de Vargem Alegre (São Vicente)

Izaías Quirino da Silva - mestre dos grupos de bate flechas e da charola de São Sebastião de Alto Paulista (Burarama)

Mestres premiados

A Unidade de Internação Regional Sul do Instituto de Atendimento Sócio-Educati-vo do Espírito Santo (Iases), localizada em Cachoeiro de Itapemirim-ES inaugurou o laboratório de informática

da Unidade e os adolescentes ini-ciaram uma ofici-na profissionali-zante.

As aulas se-rão desenvolvidas duas vezes por se-mana. Nesta pri-meira etapa eles vão trabalhar com a informática bá-sica para inician-tes, que vai con-

templar aulas de Windows e Pacote Office, com o obje-tivo de oportunizar o acesso dos adolescentes ao mundo digital e se tornar uma ferra-menta de inclusão dos ado-lescentes no mercado de

trabalho. Com o avançar da oficina, também está pre-vista uma etapa de aulas de montagem e manutenção de computadores.

Para o professor de in-formática, Emerson Ribei-ro Gentil, a oficina também vai contribuir para estimular o desenvolvimento das ha-bilidades dos adolescentes quanto à escolha de uma carreira profissional. “Este trabalho vai oportunizar o desenvolvimento da criati-vidade, da interpretação da realidade em busca do co-nhecimento e da capacita-ção, pois a utilização des-ta ferramenta e das novas tecnologias no meio social

vem aumentando significati-vamente e promovendo mu-danças estruturais e funcio-nais frente a educação e a sociedade”, disse o profes-sor.

Unidades Regionais SulAs Unidades de Interna-

ção Provisória e de Inter-nação da Regional Sul, em Cachoeiro de Itapemirim, estão sendo ocupadas de forma gradativa. A gestão do local é realizada de for-ma compartilhada entre o Iases e a organização social Instituto Capixaba de Inte-gração Sócio-econômica de Cidadãos (Icisec), através de um contrato de gestão compartilhada.

Instituto usa tecnologia a favor do adolescente OPINE VOCÊ TAMBÉM WWW.TWITTER.COM/FOLHAES

Page 15: Sexta 15/07/2011

15Folha do E. SantoQuinta-Feira, 14 de Julho de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

A v . P i n h e i r o J u n i o r , n ° 1 7 1 , I n d e p e n d ê n c i a

políciapolíciam

ais

PESQUISA

Caminhoneiro é morto a tiros em Itapemirim-ES

O caminhoneiro Dilmar Ferreira de França, morador de localidade de Graúna, em Itapemirim, foi assassinado com dois tiros

Menor abandona moto e foge, mas é capturado

Dois irmãos gêmeos de 16 anos foram flagrados pilotando uma moto Honda 125 de cor preta, de placa MSR 2291. Os menores ao avistarem a policia fugiram aban-donando a moto, mas depois de várias buscas a policia militar con-seguiu localizar e deter os me-nores. A PM realizou buscas po-rem nada de ilícito foi encontrado com eles e a moto foi aprendida na Rua Washington luiz, no bair-ro nossa Senhora da Penha, e en-caminhada para o pátio do De-tran. Os menores foram detidos e ficou a disposição do delegado de plantão.

O c a m i n h o n e i -ro Dilmar Fer-reira de Fran-ça, 58, morador de localidade de

Graúna, em Itapemirim-ES, foi assassinado com dois ti-ros, um na cabeça e outro na perna, na madrugada da últi-ma quinta-feira, mas o corpo da vítima somente foi encon-trado pela manhã de ontem.

O carro havia tombado as margens da estrada que liga usina Paineiras a Rio Novo do Sul e o corpo do cami-nhoneiro foi encontrado por populares na localidade de Sapucaia, zona rural de Ita-pemirim.

Uma equipe do Corpo de Bombeiro chegou a ir até o local na tentativa de socorrê--lo porem ao chegar ao local do acidente constatou que o motorista já estava morto.

Segundo os moradores, o local onde aconteceu o aci-dente é de pouco movimento e de pouca visibilidade à noi-

por Ronaldo Índio Brasil

O CARRO tombou as margens da estrada que liga usina Paineiras a Rio Novo do Sul-ES

Boca de fumo é estourada no PenhaPoliciais do Grupo de Apoio

Operacional, com o apoio do serviço de inteligência e da Ro-tam conseguiram localizar e identificar Vitor costa Muniz Ca-nal, 22, acusado de movimentar o trafico de drogas nos bairros Nossa Senhora da Penha e San-ta Cecília.

Segundo as denúncias anô-nimas, na casa de Vitor havia muitas drogas e uma arma e di-nheiro. De posse das informa-ções foi realizado um patrulha-mento na área onde o acusado foi visto conversando com mais

três pessoas.Os homens foram identifi-

cados como Joenio da Silva Si-meão, Delson Sabino de Olivei-ra e um adolescente de 17 anos. Vitor tentou resistir a prisão e saiu correndo e gritando que es-tava sendo preso pela policia. Na casa do acusado, a policia conseguiu encontrar um revól-ver de calibre 38 com 12 muni-ções, um tablete de maconha pesando cerca de 16 gramas, 15 sacolas plásticas contendo pedras de crack e em uma delas foi encontrado uma pedra pe-

sando cerca de 385 gramas da mesma droga, R$ 1.404, vários aparelhos celulares, uma touca ninja, pássaros silvestres sem a licença ambiental, cordões e vá-rios materiais para embalar as drogas.

Vitor foi encaminhado para o DPJ juntamente com as outras pessoas que estavam em sua companhia no momento de sua prisão que foram ouvidas e libe-radas, mas Vitor foi autuado em flagrante por posse ilegal de ar-mas e trafico de drogas e ficou a disposição da justiça.

OPINE VOCÊ TAMBÉM WWW.TWITTER.COM/FOLHAES

Agente sofre tentativa de homicídioum agente penitenciário sofreu uma tentativa de homicídio ao chegar em sua residência. Segun-do as informações do agente D.S.l , 26, morador do bairro Basiléia, dois indivíduos estavam próximo a sua residência em uma moto ver-melha e um deles ao perceber a sua chegada foi ao seu encon-tro e disparou três tiros. A vítima correu e se escondeu debaixo de uma escada conseguindo esca-par da morte. Segundo o agente ele trabalhou mais de um ano no presídio Monte líbano e hoje con-tinua seu trabalho em Vila Velha. Ele disse ainda que pode estar so-frendo um represaria já que an-tes do fato acontecer recebeu al-gumas ameaças por telefone. O caso foi encaminhado para a De-legacia de Crimes contra a Vida para ser investigado.

te. O veiculo, depois de bater em vários mourões de cerca, capotou caindo do lado de baixo da estrada.

De acordo com a esposa do caminhoneiro, a dona de casa Joelma Gomes Leal, o seu marido teria saído no mo-mento do jogo do Brasil e ha-

via dito que iria dar uma saí-da e voltava logo, mas como ela estava cansada acabou dormindo e por volta das 4h se levantou e não viu o seu companheiro.

Logo depois recebeu a no-ticia do acidente envolvendo o marido dela e a família não

soube informar para onde ele seguia no momento do cri-me.

O corpo depois de ter sido periciado no local foi encaminhado para o servi-ço medico legal onde foi ne-cropsiado e liberado para se-pultamento.

PM recupera veiculo A policia militar recuperou uma moto Honda CG, de cor preta, de placa MPB 1430, e os condu-tores do veículo ao avistar a PM realizaram uma manobra tentan-do fugir do cerco policial.Eles fo-ram alcançados pelos militares da moto patrulha GTAM e a moto es-tava com a placa de um veiculo da marca Corola de cor preta e ao ser consultado o chassi ficou constatado que se tratava de uma moto que havia sido roubado um dia antes em Marataizes. O con-dutor da moto Jeferson luis Rodri-gues de Oliveira, 22, e seu sobri-nho de 15, que estava na garupa, foram encaminhados para o DPJ onde ficaram a disposição da Justiça. A moto foi encaminhada para o pátio do Detran.

Page 16: Sexta 15/07/2011

16 Folha do E. SantoQuinta-Feira, 14 de Julho de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

o registro da REUNIÃO DO CHÁ DA AMIZADE que é um encontro mensal já a 14 anos das amigas ex-funcionárias da Telestes

40 Graus

+ Conceição do Castelo se prepara para receber a du-pla João Bosco e Vinícius em agosto + O show da du-pla será durante mais uma festa do sanfoneiro evento tradicional na região ser-rana +Amanhã tem clube da Seresta, no bairro Aero-porto com a presença sem-pre requisitada de Arildo da guitarra + Roberto All Bar-ros dando os retoques finais em mais um livro de roman-

ce + Elô Pereira cantando e encantando nas noites de Cachoeiro de Itapemirim + Teatro municipal Rubem Braga com intensa progra-mação neste mês de julho + O humorista Nerço da Ca-pitinga é uma das atrações do espaço de artes + Teatro municipal de Guaçui com-pletando 11 anos de exis-tência + O teatro recebeu o nome de um filho ilustre da terra, o ator Fernando Tor-

res + Falar em Guaçuí é des-tacar o grupo teatral Gota, Pó e Poeira, que se destaca em vários estados brasilei-ros+ Banda “Os Amaran-tes” com o pé na estrada da vida e levando muita músi-ca + Cantora Telma da Cos-ta, cachoeirense da gema, começa a se destacar nas noites do Rio de Janeiro + Cineclube Jece Valadão continua firme divulgan-do a cultura de Cachoeiro

Dança IIArte - A oficina é gratuita. Aproximadamente 25 estu-dantes devem participar da capacitação que será minis-trada por Gil Mendes, pro-fessor da Escola de Teatro, Dança e Música Fafi, diretor da Cia de Dança In Pares e diretor artístico do Grupo de Dança Afro Negraô. Infor-mações na Secretaria de Cul-tura de Castelo com Deni-vam – (28)3542-8532

Arte – Em Castelo, já estão abertas as inscrições para a oficina de capacitação em dança com o tema ‘Com-posição Coreográfica’. As aulas acontecem entre os dias 29 e 31 de julho, no Teatro Municipal de Cas-telo, e são direcionadas aos alunos das escolas públi-cas e privadas do municí-pio que já são iniciados na dança. Os interessados de-vem procurar às suas res-pectivas escolas.

Dança

Inácio Cultura – Além de recebe-rem um prêmio especial da Secult, os mestres Adeval-mira Adão Felipe - mestra do grupo de caxambu San-ta Cruz, de Monte Alegre (Pacotuba); José Paulino da Silva (Zé Palhaço) – pa-lhaço da folia de reis Santa Ana, do bairro Zumbi; Hyl-do Caetano – mestre do ca-xambu Alegria de Viver, de Vargem Alegre (São Vicen-te); e Izaías Quirino da Sil-va - mestre dos grupos de bate flechas e da charola de São Sebastião de Alto Pau-lista (Burarama) foram con-templados pela lei cultural Mestre João Inácio

Festival ILazer - Durante dez dias, Domingos Martins volta a ter a música presente nas ruas do Centro. De 22 a 31 de julho, acontece o XVIII Festival de Inverno do mu-nicípio, com o objetivo de valorizar a música clássi-ca e popular, propondo um evento singular no Estado do Espírito Santo, o único do gênero. Sob a consul-toria artística do maestro Helder Trefzger, regen-te titular da Orquestra Fi-larmônica do Espírito San-to (Ofes), a 18ª edição do evento, cujo tema é "Pas-seando por Franz Liszt e Nelson Cavaquinho".

Lazer - Entre as atrações deste ano está a presença da sambista Leci Brandão e Amaro Lima, que farão um show no dia de abertu-ra do evento. Emílio San-tiago, Ofes, Banda de Mú-sica da PMES e Monarco da Portela estão entre as demais atrações que se apresentam durante o fes-tival. Além da programa-ção artística, neste ano se-rão oferecidas 28 oficinas musicais. Confira a pro-gramação do evento

Festival II

Beneficente - Com as aten-ções voltadas para o show que fará em Jerusalém, em 7 de setembro, Roberto Carlos não participará do programa "Criança Espe-rança 2011". A presença do cantor cachoeirense é quase uma marca registra-da do programa, mas dessa vez será quebrada. Rober-to, por sua vez, já prepara o próximo CD de final de ano.

Rei II

Rei Arte - Uma grande está-tua de Roberto Carlos, feita em mármore bran-co, também vai passar a compor a paisagem no entorno da Casa do Rei depois das obras. Escul-pida pela artista plástica Ângella Borelli, a peça foi doada para a prefei-tura e será posiciona-da em local a ser defi-nido. Certamente é um belo gesto da artista que é atuante na cidade

Neste último final de semana a AGÊNCIA DE PUBLICIDADE CONTEÚDO também entrou em clima de Festa Julina e organizou uma confraterniza-ção temática. A festa contou com a presença de todos da equipe criativa da agência e aconteceu no próprio prédio da agência, no Gilberto Machado.

NewtonCultura - A obra do poeta Newton Braga está inspiran-do a produção de ilustrações, curtas-metragens, contos e poemas em Cachoeiro de Ita-pemirim. Estudantes de es-colas municipais e estaduais e também de turmas de Edu-cação de Jovens e Adultos (EJA) de unidades prisionais do município têm a chan-ce de participar de um con-curso cultural com trabalhos nessas categorias. As inscri-ções estão abertas e vão até o fim de julho. A iniciativa é da Prefeitura de Cachoeiro e faz parte das comemorações do centenário de nascimento do escritor.