sexta 1ª ediÇÃo 04 maio 2018 1,0004 meses sem homicÍdio piÚma/es • ano 2 nº 123 • 1ª...

7
04 MESES SEM HOMICÍDIO PIÚMA/ES ANO 2 Nº 123 1ª EDIÇÃO R$ 1,00 SEXTA 04 MAIO 2018 Edição DIÁRIA PIÚMA A excelente atuação da Polícia Militar – PM e a Polícia Civil – PC, no balneário de Piúma foi o ponto principal para diminuição do número de homicídios na cidade. O mês de abril fechou e nenhum assassinato foi registrado na delegacia nestes quatro meses. Vale frisar que, o trabalho de investigação e prisão realizado pela Polícia Civil colaborou sobremaneira para a queda dos números neste ano de 2018. Muitos chefes do tráfico de drogas estão na cadeia. O trabalho da PM também deve ser destacado. A Reportagem estará entrevistando o delegado de Piúma e o comandante da PM para melhor informar o assunto.

Upload: others

Post on 12-Feb-2020

7 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

04 MESESSEM HOMICÍDIO

PIÚMA/ES • ANO 2Nº 123 • 1ª EDIÇÃO

R$ 1,00SEXTA04 MAIO 2018

Edição DIÁRIA

PIÚMA

A excelente atuação da Polícia Militar – PM e a Polícia Civil – PC, no balneário

de Piúma foi o ponto principal para diminuição do número de homicídios

na cidade. O mês de abril fechou e nenhum assassinato foi registrado na

delegacia nestes quatro meses.Vale frisar que, o trabalho de

investigação e prisão realizado pela Polícia Civil colaborou sobremaneira

para a queda dos números neste ano de 2018. Muitos chefes do tráfi co de drogas estão na cadeia. O trabalho da PM também deve ser destacado.

A Reportagem estará entrevistando o delegado de Piúma e o comandante da

PM para melhor informar o assunto.

PolíciaSEXTA04 MAIO 2018

02EXPEDIENTE Contato Comercial:

(28) 99883-7453Editora: Luciana [email protected]: (28) 99883-7453Revisão: Silvia MagnaArticulistas: Ilauro de Oliveira, Fabiani

Os artigos são de inteira responsabilidade do autor, o jornal não responde pela opinião dos articulistas

Taylor e Fabiano PeixotoDiagramação: Fone: (28) 99924.2080Repórter: Luciana Maximo - Frees lances: Aline Cunha e Ivny MatosFotos: Luciana Maximo, Alex Moreira e Rosiane Oliveira

Jornalista responsável: Tiago Rocha - MTB / JP 01293Rua João Romão Farias, Bairro Niterói, Piúma/ES (em frente a Rodoviária)

CNPJ: 23.401.491/0001-88 INSC. MUNICIPAL: 0000030368

www.espiritosantonoticias.com.br

GM de Anchieta apoia Operação Safra

Na semana pas-s a d a m e m b r o s da Polícia Militar do Estado (PM-ES) , juntamente com o prefeito de Anchieta, Fabrício Petri e representan-tes da Secretaria d e A g r i c u l t u r a e Gerênc ia de Segurança Pública e Social, se reuni-ram para discutir a Operação Safra 2018. A ação tem como objetivo au-mentar a seguran-ça na zona rural dos mun ic íp ios produtores de café durante os meses de colheita.

Em Anch ie ta , como nos demais municípios produ-tores, a operação começou nesta quarta-feira (02) e se estende até o final de setem-b r o . C o n f o r m e o g e r e n t e d e Segurança Pública e Social, Leonardo Abrantes, a Guarda M u n i c i p a l d e Anchieta irá atu-ar diariamente em conjunto com a PM. “Montamos uma equipe para fazer

Meriguete; o ge-rente munic ipal d e S e g u r a n ç a Pública e Social, Leonardo Antônio Abrantes; o che-fe do Incaper de Anchieta, Jacinta Cristiana Barbosa e o gerente estraté-gico da Guarda de Anchieta, Wander Nogueira.

O prefeito de Anchieta, Fabricio Pet r i , destacou a importância da operação para o produtor rural du-rante a colheita do café, período que é observado o aumento do fl uxo de pessoas na re-

gião. “Essa ação é de grande im-portância. A nossa guarda irá atuar em conjunto com a PM, a fi m de ofere-cer mais seguran-ça aos moradores do interior, nessa época do ano de grande movimen-tação”, disse.

COLHEITA DE CAFÉ ATRAI

MÃO DE OBRA PARA O

INTERIORO mês de maio

para a agricultura do Estado é muito importante, pois é iniciada a colheita do café conilon,

um dos principais produtos do agro-negócio capixaba. Nessa época, a procura por mão de obra nas lavou-ras é redobrada. Em Anchieta, tam-bém não é dife-rente, a colheita do café aumenta o fl uxo de pessoas e da circulação de dinheiro nas pro-priedades.

A O p e r a ç ã o Safra tem como foco aproximar a Polícia Militar dos agricultores e evi-tar possíveis rou-bos e delitos com a vinda de pessoas de outras regiões

Fonte PMrondas no interior, a fi m de oferecer mais segurança aos moradores du-rante a colheita do café, período de muita movimenta-ção na zona rural”, disse Abrantes.

Segundo infor-mações da PM-ES, a operação fo i c r iada pe lo Comando-Geral, através da Diretriz de Operação n° 002/2018 , com i n í c i o p r e v i s t o no mês de maio e término em se-tembro. Durante o período, a Polícia Militar reforça o patrulhamento os-tensivo nas vias ru-rais, intensifi cando a interação com a comunidade rural, abordagens a ve-ículos e pessoas suspeitas.

Participaram da reunião o prefei-to de Anchieta, Fabrício Petri ; o subcomandante da unidade, Capitão Flavio Zucolotto; o chefe do setor de planejamento, 2° Tenente Pyther Frank Amaro Zuqui; o secretário muni-cipal de Agricultura e Abastecimento, G i o v a n i B i s s a

Operação Safra terá apoio da Guarda Municipal de Anchieta

para compor a mão de obra necessária durante a safra.

Meriguete de-fende o projeto e acredita que irá ajudar na seguran-ça das famílias do campo. “A colheita do café tem grande representatividade na economia das famílias produto-ras, não podemos deixar que maus elementos com-prometam isso. A iniciativa da Polícia Militar é de grande importância para dar segurança aos nossos produtores e trabalhadores ru-rais”, disse.

SEGURANÇA

Assessoria da PM

A Guarda Municipal de Anchieta estará auxiliando a PM na Operação Safra

SEXTA04 MAIO 2018

03InformeGM de Anchieta apoia Operação SafraOperação Safra terá apoio da Guarda Municipal de Anchieta

para compor a mão de obra necessária durante a safra.

Meriguete de-fende o projeto e acredita que irá ajudar na seguran-ça das famílias do campo. “A colheita do café tem grande representatividade na economia das famílias produto-ras, não podemos deixar que maus elementos com-prometam isso. A iniciativa da Polícia Militar é de grande importância para dar segurança aos nossos produtores e trabalhadores ru-rais”, disse.

A Guarda Municipal de Anchieta estará auxiliando a PM na Operação Safra

Divulgação

SEXTA04 MAIO 2018

05EspecialSEXTA04 MAIO 2018

04

Itapemirim cuida do interior

Vacinação contra HPV e meningo C nas escolas de Itapemirim

O Inter ior de I tapemi r im, por meio da Secretaria M u n i c i p a l d e Administração R e g i o n a l d e Piabanha, rece-beu no último mês um atendimento todo especial da municipalidade, realizando ações em diversos pon-tos cr í t icos que necessitavam de uma atenção rápi-da e eficaz.

Com objet ivo de definir quais serviços precisa-vam ser realiza-dos e quais locais ser iam pr ior iza-

Interior de Itapemirim recebe atendimento especial da municipalidade

ATENCÃO

Se você é professor (a), pedagogo (a), diretor (a) incentive seus alunos a participarem do Concurso de Poesias, “Mamãe minha Inspiração é Você”

Jornal lança Concurso de Poesias às mãesI I E D I Ç Ã O

- C o n c u r s o d e p o e s i a s : MAMÃE, MINHA I N S P I R AÇ ÃO É VOCÊ!

O J O R N A L ESPIRITO SANTO NOTIC IA IS l an -çou no dia 03 de maio, a II Edição do Concurso de Poesias “Mamãe, Minha Inspiração é Vo c ê ”, p a r a p r e s e n t e a r a s mães do Sul do estado. Poderão

sucesso. Mais de 400 poesias fo-ram enviadas ao jornal e os ven-cedores foram de vários municípios diferentes.

Para participar é fácil , mas tem de ter atenção, p o i s , a p o e s i a não pode fug i r do tema: MAMÃE, cada poesia deve t e r n o m á x i m o quatro est rofes e quatro versos. Clichês e chavões desclassificarão os textos.

Levou o 1º lu-gar no passado

ATENÇÃO II1- O j o r n a l

c l a s s i f i c a r á 1 0 POESIAS e pre-miará cinco que serão contempla-dos com Menção Honrosa, recebe-rão um Certificado personalizado de participação.

2- A en t rega dos prêmios acon-tecerá de acordo com a classifica-ção.

3- No caso do não compareci -mento de qual -quer dos vence-do res no loca l da premiação, o prêmio respec-t ivo deverá ser procurado den-tro de 30 (trinta)

Da Redaçãopar t ic ipar estu-dantes do Ensino Fundamen ta l e Médio, de escolas públicas e parti-culares. O jornal premiará as cinco melhores poesias e serão analisa-das por uma ban-ca de professores leitores do jornal.

De acordo com a i d e a l i z a d o r a do Concurso, a jornalista Luciana Maximo, que tam-b é m é p r o f e s -sora de L íngua Po r t u g u e s a n o ano passado a I Edição fo i um

poesias, inéditas, e em língua por-tuguesa. A publi-cação em blogs na Internet não invalida o ineditis-mo, porém a pu-blicação em livros, jornais e ou anto-logias quaisquer, bem como, a ins-crição simultânea em outro concurso similar, invalidam a inscrição.

O t e m a d a s poesias é alusivo ao dia das mães: MAMÃE MINHA I N S P I R AÇ ÃO É VOCÊ!

Vale ressaltar que uma Comissão Julgadora, consti-tuída por 5 (Cinco) professores for-mados em Letras, selecionará os 10 (dez ) me lho res trabalhos.

Os direitos au-torais dos textos são de proprie-dade de seus au-tores. Ao enviar sua inscrição para esse concurso, os autores con-cordam expres-samente com a publicação e di-vulgação das po-esias inscritas em qualquer mídia , gratuitamente, sem prejuízo de seus direitos au-torais.

O envio da (s) poesia (s) ao con-

curso significa in-teira e completa concordância, por parte dos concor-rentes, com este Regulamento. Casos om issos serão resolvidos p e l a C o m i s s ã o Organizadora e Julgadora. As de-cisões são irrecor-ríveis.

INSCRIÇÕESPara inscrever-

-se gratuitamen-te, o autor deverá enviar os dados para o jornal jun-tamente com o seu texto. O tex-to deve conter : Nome completo, data de nascimen-to, endereço (Rua, Número, Cidade, C E P, Te l e f o n e , E-mail). Se a po-esia foi publica-da em b log na Internet, informar o nome do blog e Título (s) da(s) poesia(s) . Nome da Escola, Série e nome do profes-sor orientador.

Anexar no e-mail a poesia. O partici-pante deverá en-viar o texto através do e-mail do jornal, texto no Word, fon-te 12 times.

A poesia pode ser em prosa, ou em verso, se for em verso, o má-ximo são três es-

trofes de quatro versos, se o texto for em prosa, não deve exceder 10 linhas do Word.

Os participan-t e s r e c e b e r ã o comunicado, por e-mail, da confir-mação de sua ins-crição. Havendo necessidade se-rão solicitados a corrigir eventuais irregularidades. Caso o participan-te não possua e--mail, ele deverá, por sua iniciativa, confirmar se sua inscrição ocorreu efetivamente.

PRÊMIOS Haverá premia-

ção para os 05 melhores traba-lhos: o primeiro lugar ganha de presente um lin-d o ó c u l o s d e sol ATITUDE da Óticas Dinâmica. A i n d a t e r e m o s u m a l m o ç o n o Restaurante Dona Norma, uma cesta de café da ma-nhã da Padaria da Família, um kit da Natura, um botox capilar e um corte com escova, do Salão Pink Stone e um outdoor com a foto do filho e a mãe vencedo-res da campanha, patrocínio Taylor Produções.

o a l u n o , J o ã o V i c t o r P í c o l i M e n e g u e l , d a Escola Municipal Ana Araújo, 7º II de Alfredo Chaves, o r ien tado pe la Professora Ana de Claret. A poe-sia vencedora foi, “Uma única mãe, mil personalidades.

As inscr ições estarão abertas entre 03 e 11 de maio e, os tex-t o s d e v e m s e r enviados para o e-mai l esp i r i to [email protected] até o dia 12. Poderão par t ic ipar estu-dantes do Ensino Fundamen ta l e Médio de qual -quer mun ic íp io onde o par t ic i -pante seja leitor do jo rna l . (Não devem ser pos-tadas na rede so-cial da EDITORA DO JORNAL NEM NA PÁGINA DO JORNAL , an tes de enviadas ao e-mail do jornal, para que a banca analise. Só após análise, essas po-esias serão pos-tadas para avalia-ção geral, sendo a mais curtida, a vencedora do 1º lugar).

Cada autor po-derá concor re r com até 02 (duas)

dias, contados a partir da data da do dia das mães. Findo este prazo o(s) ganhador(es) perderá(ão) o di-reito ao prêmio.

4- Os resulta-dos do concurso serão publicados no site do jornal E s p í r i t o S a n t o N o t í c i a s , b e m como, na edição do final do mês i m p r e s s a e n a fanpage do jornal e no jornal Digital diário.

APOIONorma, Taylor,

A z E m p ó r i o P i ú m a , Ó t i c a s D inâmica , P ink Stone e Padaria da Família.

GeralSEXTA04 MAIO 2018

06

Itapemirim cuida do interior

Vacinação contra HPV e meningo C nas escolas de Itapemirim

O Inter ior de I tapemi r im, por meio da Secretaria M u n i c i p a l d e Administração R e g i o n a l d e Piabanha, rece-beu no último mês um atendimento todo especial da municipalidade, realizando ações em diversos pon-tos cr í t icos que necessitavam de uma atenção rápi-da e eficaz.

Com objet ivo de definir quais serviços precisa-vam ser realiza-dos e quais locais ser iam pr ior iza-

O Município de Itapemirim, com o objetivo de refor-çar as atuais ações de prevenção do câncer do colo do útero, vulva, vagina, região anal, pênis e orofaringe, dá conti-nuidade à estratégia de vacinação contra o HPV em meninas de 09 a 14 anos, 11 meses e 29 dias e para os meninos de 11 a 14 anos, 11 me-ses e 29 dias com esquema vacinal de duas doses. A vacina HPV quadrivalente é gratuita e também está disponível nas

já que o interior do município não conta com rede de esgoto. A regional conta hoje com dois caminhões, três máquinas e seis homens que não medem esfor-ços para trabalhar em prol do Distrito.

O S e c r e t a r i a M u n i c i p a l d e Administração R e g i o n a l d e Piabanha, Jami l Daun Marvila diz que sua meta é atender toda a de-manda que che-gar, com agilida-de, planejamento e destreza, evitan-do que o cidadão tenha prejuízos na hora de escoar a produção.

desta infecção, por meio de vacinas, seja de fundamental importância.

A S e c r e t a r i a Municipal de Saúde disponibilizou uma equipe para realizar a vacinação desse público alvo nas es-colas municipais de Itapemirim. Iniciando no dia 02 de maio de 2018 na Escola Narciso Araujo e seguindo durante todo o mês. Para receber as doses, é necessário que o aluno leve o cartão de vacinação e o cartão do SUS.

Por Marcos Kitodos, os servido-r e s m u n i c i p a i s ouv i ram os re -presentantes das comunidades, e traçaram metas, e executaram as ati-vidades nas loca-lidades de Limão, Palmital, Sapucaia, Vargem Grande, Pedrinhos, Ilha do Leandro, Bom Será e Santo Amaro.

Entre as ações desenvolvidas aconteceu limpe-za de estradas, que é um gran-de problema para produtores que necessitam esco-ar as suas produ-ções, manutenção na iluminação pú-b l ica e esgota-mento de fossas,

Unidades de Saúde do município duran-te todo o ano.

Outra vacina im-portante e que já faz parte do calen-dário de vacinação é a meningocócica C (Meningo C), que tem como público alvo adolescente de 11 a 14 anos de idade. Algumas caracterís-ticas da doença me-ningocócica, como sua rápida evolução, gravidade e letali-dade, assim como seu potencial caráter epidêmico, fazem com que a possibili-dade de prevenção

Interior de Itapemirim recebe atendimento especial da municipalidade

ATENCÃO

Marcos Kito

SEXTA04 MAIO 2018

07EspecialMÃE É DE GRAÇA

“É bom ter mãe quando se é criança, e também é bom quando se é adulto. Quando se é adolescente a gente pensa que viveria me-lhor sem ela, mas é um erro de avaliação. Mãe é bom em qualquer idade. Sem ela, fi camos órfãos de tudo, já que o mundo lá fora não é nem um pouco maternal conosco.

O mundo não se importa se estamos desagasalhados e pas-sando fome. Não liga se viramos a noite na rua, não dá a mínima se es-

beba.O mundo nos olha

superficialmente. Não detecta nossa tristeza, nosso queixo que tre-me, nosso abatimento. O mundo quer que se-jamos lindos, magros e vitoriosos para enfeitar a ele próprio, como se fossemos objetos de

decoração do planeta. O mundo não tira nossa febre, não penteia nos-so cabelo, não oferece um pedaço de bolo feito em casa.

O mundo quer nos-so voto, mas não quer atender nossas ne-cessidades. O mundo, quando não concorda

com a gente, nos pune, nos rotula, nos excluí. O mundo não tem doçura, não tem paciência, não nos escuta. O mundo pergunta quantos ele-trodomésticos temos em casa e qual é o nos-so grau de instrução, mas não sabe nada dos nossos medos de infân-cia, das nossas notas no colégio, de como foi duro arranjar o primeiro emprego.

MÃE É DE OUTRO MUNDO.

É emocionalmente incorreta: exclusivista, parcial, metida, brigo-na, insistente, dramá-tica. Sofre no lugar da gente, se preocupa

Por Dan Venânciotamos acompanhados por maus elementos. O mundo quer defender o seu, não o nosso.

O mundo quer que a gente torre nossa grana, que a gente compre um apartamento que vai nos deixar endividados, que a gente ande na moda, que a gente tro-que de carro, que a gen-te tenha boa aparência e estoure o cartão de crédito. Mãe também quer que a gente tenha boa aparência, mas está mais preocupada com o nosso banho, nossos dentes, nossos ouvidos, com a nossa limpeza interna: não quer que a gente se drogue, que a gente fume, que a gente

com detalhes e tenta adivinhar todas as nos-sas vontades, enquanto que o mundo nos exige efi ciência máxima, se-leciona os mais bem--dotados e cobra caro pelo seu tempo.

Mãe é de graça”. Esse texto é do técni-co de informática Dan Venâncio que perdeu a mãe nesta quinta--feira, 03, no Hospital Evangélico, após uma parada cardíaca e um tratamento de seis anos pulmonar.

Para todos os fi lhos que não terão suas mães neste Dia das Mães, o jornal dedica essa linda homenagem de Dan.

ESPECIAL

Assessoria de Comunicação

Na busca pelo troféu de fi siculturismo

Com bom humor e mu i t a ded ica -ção, o alfredense e educador físico, I g o r B e r g a m i n i , 32, i rá represen-tar Alfredo Chaves no maior evento de f is icu l tur ismo do Espírito Santo: o C a m p e o n a t o Estadual Estreantes 2018, uma seleção de bodybuilding e fitness organizada pela IFBB – ES. O evento acontece no dia 12 de maio, na cidade de Vitória, e o atleta vai competir na categoria men’s physique.

G r a d u a d o e m Educação Física e treinador físico na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Alfredo Chaves, Igor afirma jamais ter imaginado in-gressar nesse ramo, mas a sede por com-petições o levou a treinar e seguir uma dieta específica, ri-

garante que ainda tem, mas diz que para estar aonde chegou é neces-sár io muito com-p r o m e t i m e n t o e disciplina. “Quando a d isputa va i se aproximando, fica mais complicado, não posso fazer certas coisas e o foco é total , mas os resultados me mot ivam. Mesmo com todo esse sa-

crifício eu sei que, no final, tudo vai va-ler a pena, só pelo

mot ivo de poder levar no nome des-sa cidade que eu

Assessoria de Imprensa

gorosamente, por 3 meses até enfrentar esse seu primeiro desafio.

Não foi fácil, mas e le garan te que será muito praze-roso representar o munic íp io. “Eu treino há quase 10 anos. Comecei com o futebol quando era pequeno e o interessante é que quanto mais você joga, mais compe-titivo você fica. Um dia me perguntaram se eu tinha interes-se em represen-tar Alfredo Chaves nessas compet i -ções de fisicultu-rismo. Topei”, disse Bergamini.

Para conseguir alcançar seus obje-tivos, o fisiculturis-ta teve que mudar drasticamente sua vida social e sua dieta. A ingestão somente de alimen-tos considerados “bons” aumentou e trouxe junto, uma suplementação saudável.

Vida social ele

Alfredense disputa Campeonato Estadual de Fisiculturismo

tanto amo para um evento igual a este”, finalizou.

ALFREDO CHAVES

Assessoria de Imprensa

Igor Bergamini, representará Alfredo Chaves no maior evento de fi siculturismo do Espírito Santo

EsporteSEXTA04 MAIO 2018

08

com detalhes e tenta adivinhar todas as nos-sas vontades, enquanto que o mundo nos exige efi ciência máxima, se-leciona os mais bem--dotados e cobra caro pelo seu tempo.

Mãe é de graça”. Esse texto é do técni-co de informática Dan Venâncio que perdeu a mãe nesta quinta--feira, 03, no Hospital Evangélico, após uma parada cardíaca e um tratamento de seis anos pulmonar.

Para todos os fi lhos que não terão suas mães neste Dia das Mães, o jornal dedica essa linda homenagem de Dan.