sexta 06 12 2013

16
Fundado em 17 de Dezembro de 2010 | O Sexta Empresa Jornalística Livree Atuante, é um produto exclusivo do Grupo Sexta de Comunicação | jornalsexta.com.br | R$ 1,00 Jornal Sexta | Ano 3 | Edição 139 | Sexta, 6 de Dezembro de 2013 | Viamão |Rio Grande do Sul >> VELOCIDADE Final de semana de 12 Horas de Tarumã Final de semana de 12 Horas de Tarumã FOTO: Niltão Amaral Mais tradicional corrida do RS tem largada prevista para a Meia noite deste sábado (7). Jorginho Flores e Leonardo Flores (pai e filho), junto com Rogério Bareta são Viamão na pista com o Fusca Hot #55. Informações (51) 3485.1510. PÁGINA 13

Upload: fabio-salvador

Post on 30-Mar-2016

231 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Edição com as 12 horas de Tarumã na capa, e com as frases malignas na página 4.

TRANSCRIPT

Page 1: Sexta 06 12 2013

Fundado em 17 de Dezembro de 2010 | O Sexta Empresa Jornalística Livre e Atuante, é um produto exclusivo do Grupo Sexta de Comunicação | jornalsexta.com.br | R$ 1,00

Jornal Sexta | Ano 3 | Edição 139 | Sexta, 6 de Dezembro de 2013 | Viamão |Rio Grande do Sul

>> VELOCIDADE

Final de semana de12 Horas de Tarumã

Final de semana de12 Horas de Tarumã

FOTO: Niltão Amaral

Mais tradicional corrida doRS tem largada previstapara a Meia noite deste

sábado (7). Jorginho Florese Leonardo Flores (pai efilho), junto com Rogério

Bareta são Viamão na pistacom o Fusca Hot #55.

Informações(51) 3485.1510.

PÁGINA 13

Page 2: Sexta 06 12 2013

>> Editorial

EXPEDIENTEJornal SextaEmpresa JornalísticaLivre e Atuante |Viamão | Rio Grandedo Sul | Brasil.CNPJ = 12.942.789/0001-89

Diretor = Daniel

Jaeger Marques

JornalistaResponsável:Daniel Jaeger MarquesReg.Prof. 15.160

Semanário(sextas-feiras)Tiragem: 5 mil

exemplares

DiagramaçãoEletrônica: Daniel

Jaeger Marques.

Contato pelo e-mail

[email protected]

Chefe deReportagem:Arruda Filho.

O Jornal Sexta estáinscrito sob o número06, às folhas 001, doLivro B, número 2, do

Serviço de Registro

Civil das Pessoas

Jurídicas, Jornais, Ofi-cinas Impressoras,Empresas de Radiodi-fusão e Agência de No-tícias de Viamão.

O Jornal Sexta é umproduto exclusivo do

Grupo Sexta deComunicação de

Viamão/RSTELEFONES:

(51) 9772.5707 (Vivo)

(51) 9414.4742 (Claro)(51) 8444.4877 (Oi)

(51) 8106.4767 (Tim)

As opiniões doscolunistas não refletem

necessariamente aopinião

do JornalSexta de Viamão.

PÁGINA 2 2

O Sexta quer disponibilizar ao leitor uma agendacom o que acontece na cidade e na região. Mande aatividade do seu bar, sua entidade, sua igreja, seu

CTG, sua banda, seu sítio de lazer para [email protected]. Se o evento não tiver cobrança de ingressoou entrada, a divulgação é gratuita. ATENÇÃO: isto é

para eventos, não para estabelecimentos comerciais emgeral. Consulte o departamento comercial.

PÁGINA 2Viamão - 6 de Dezembro 2013 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

O clima tem uma implicação social que as pes-soas normalmente não percebem. Mas observan-do com atenção nota-se claramente. O frio porexemplo: em todo o planeta existe pobreza e misé-ria, mas ela é mais miserável onde há frio.

Um pobre na Rússia é sempre muito mais des-graçado que um pobre no Brasil. O barraco dele éfrio, ele precisa arrumar lenha, precisa de montesde roupas ou passa frio. Pega pneumonia, morrecongelado.

O pobre brasileiro, especialmente no Norte eNordeste, pode fazer um barraco cheio de bre-chas, porque é sempre calor. Arranja uma bermu-dinha vagabunda qualquer e sai à rua. Chinelo dededo no pé, um Carnaval e um futebol para daraquela alienada, e ele anda por aí rindo, achando avida bela.

O clima muda muita coisa, e revela verdades.Algumas, inofensivas, como o corpo das moças. Eoutras bem mais sérias.

Uma delas é: a lei que exige a presença decondicionadores de ar nos ônibus novos parece nãoter tido o efeito de tornar a maior parte da frotacirculante adaptada. Agora, quando começa a fa-zer o calorão, o povo vai e vem num suadouro lou-co. Se chover, fica o pessoal suado, e com as ja-nelas fechadas. Um Deus-nos-acuda. Mais oumenos uma prévia do inferno.

Também é no verão que o viamonense sai decasa e depara-se com uma realidade que, pelo queparece, nunca foi diferente: a cidade é pobre emespaços de lazer. Mas isso não é apenas culpa dosgovernos: o povo contribui. Até quem não tem na-morada, não resiste a arrancar as flores da praça.Até quem não tem carro arranca o balanço feitocom pneu. Mesmo sem necessidade alguma dequeimar lenha como os russos fazem, tem genteque arranca os brinquedos de madeira.

Mas enfim. É verão novamente. O décimo-ter-ceiro está aí, o comércio começa a aquecer asvendas. Muitos estabelecimentos lucram com ofluxo de carros para o litoral.

Os porto-alegrenses, na passada, deixam di-nheiro em Viamão, e os viamonenses deixam prin-cipalmente em Pinhal e Cidreira. É uma tradição,um fluxo que repete-se há décadas. E não temporque mudar.

Vamos aproveitando para encerrar este Edito-rial, tão ameno, porque depois dessa alegria todado verão começará um novo ano - um ano eleito-ral. E aí, o festival de baixarias e trampolinagens,que também já virou tradição, não nos deixará es-paço para amenidades.

O CALOR

REVELA

VERDADES

(51) 3108-7330 | (51) 9986-3865

VISITE: www.JORNALSEXTA.com.br>> HOMENAGEM

Chegou o MiguelOliveira Peixoto

Miguel de Oliveira Peixoto, filho deFelipe Peixoto e Márcia Oliveira, nas-ceu dia 23/11/2013, pesando 3435gcom 49cm, no Hospital Moinhos deVento. A família está radiante de felici-dade e agradece o carinho que tem re-cebido dos amigos. . .

>> COMÉRCIO

CDL Viamãoparticipa de

Convenção daCDL POA

A Convenção de Parceiros da CDL Porto Ale-gre além de reunir todas as entidades do Rio Gran-de do Sul que utilizam o sistema SCPC - ServiçoCentral de Proteção ao Crédito, fornece pales-tras, treinamentos de sistemas e workshops qua-lificando e aumentando a interatividade entre seusparceiros.

No dia 29 de novembro, a CDL Viamão foiconvidada para fazer parte do quadro "Cases deEntidades - Fontes de novas receitas e Boas prá-ticas" representando as entidades do RS e o co-mércio de Viamão. O presidente da CDL Viamão,Maurício Carravetta, durante sua apresentação,destacou as diversas ações que a entidade realizadurante o ano, entre elas, campanhas como Li-quida Viamão, "Comprar em Viamão é GerarEmpregos" em datas comemorativas, eventoscomo Rodada de Negócios, Mulheres Empreen-dedoras, workshops, palestras, cursos de quali-ficação, parcerias formadas, projetos para 2014e inclusive demonstrativos com dados sobre sis-tema de SCPC, ou seja, todos os fatores que au-xiliam no crescimento contínuo dos associados,do comércio e da própria CDL.

No ano de 2013 a CDL Viamão destacou-seem anúncios de jornais, na presença em redessociais, no site que está em constante crescimen-to, campanhas para o estímulo de compras nacidade e no aumento do número de adesão deassociados e parceiros nos eventos promovidos.

A CDL Viamão agradece imensamente a CDLPorto Alegre pela oportunidade de poder repas-sar às demais entidades do RS algumas ideias quefazem a diferença em Viamão e que podem tam-bém ser aplicadas em outras regiões do estado.

Confira as fotos no sitewww.cdlviamao.com.br

IGREJA PENTENCOSTAL O PODER É CRISTOCNPJ: 89.949.101/0001-17

EDITAL DE CONVOCAÇÃOConvidamos os senhores associados a se reunirem em Assembléia Geral

Extraordinária no dia 16/12/2013, em primeira convocação às 20h, e emsegunda convocação ás 21h, na sede da Igreja, sito a Avenida SenadorSalgado Filho, nº 9750, Centro de Viamão, RS, para deliberar sobre oencerramento das atividades da Igreja Pentencostal O Poder É Cristo.

Viamão, 25 de Novembro de 2013Osmar Ferreira Labres

Presidente.

NOVIDADE NA PRÍNCIPES E ASPRINCESAS >> Quem não gosta de teruma recordação linda de seus pequenos?Como uma linda fotografia, feita em estú-dio por um profissional experiente e quali-ficado?

Só que muitas vezes fazer esse tipode fotos pode ser uma tarefa difícil e cara.

A Loja Príncipes e as Princesas, e ofotógrafo Celso Figueiredo, apaixonadospor crianças, vão resolver esse problemapra você.

Efetuando uma compra na loja você,de cortesia, ganha uma fotografia em es-túdio de seu pequeno, com certeza umarecordação inesquecível.

Passe na Príncipes e as Princesas quefica na entro Comercial Carlos Veiga - Vi-amão / Centro FONE: (51) 3485.8352 eagende sua foto com o Celso Figueiredo.

Page 3: Sexta 06 12 2013

PÁGINA 3Viamão - 6 de Dezembro de 2013 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

Até o Natal 2013 teremos 2 edições. O SEU Sexta sairá em dezembro,na sexta-feira dia 13. Na sexta-feira, dia 20, circulará a Edição ESPECIALDE NATAL. PARTICIPE! Após o Natal nossa próxima edição é dia 10 DE

JANEIRO DE 2014.

Seja muito bem vindo ao Jornal Sexta. Participe e ajuda a fazero SEU jornal todas as sextas-feiras.

CONTATO: [email protected]: (51) 9772-5707 – Vivo | (51) 9414-4742 – Claro |

(51) 8444-4877 – Oi | (51)8106-4767 – Tim

PÁGINA

“SUCULENTO MOCOTÓ”, omelhor da cidade ! ! !

Apenas com ingredientesselecionados . . .

(51) 9972-4488 e (51)3493-7080 c/ Clóvis ou Néca

A Peça "Super Nando, à procura de vilões!" foi montada especialmente para participar do Festival Viamonense deTeatro. O ator e aluno viamonense da Escola Açorianos, Gabriel Rocha, também colunista do Jornal Sexta, teve a idéiade montar a peça. Rocha escreveu, dirigiu e atuou à mesma.

O espetáculo reuniu alunos desde o 6º ano do fundamental até o 3º do médio. Foi feito um teste de elenco para osalunos entrarem no espetáculo.

O projeto foi coordenado pelas professoras Bárbara Silvae Renata Pardal. "A peça conta a história de Fernando, umjovem garoto que ao ouvir uma noticia na rádio se revolta eresolve ser o super herói de sua cidade. Sua melhor amigae sua mãe o zoam, pois se classificar o herói da cidade empleno o século XXI não é nada normal. Nessa divertida eempolgante história veremos que sonhar não custa nada eque querer é poder", explica Gabriel Rocha

Os alunos que fazem parte do elenco da peça são: Lu-cas Reis (12), Lorhayne Santos (12), Rana Gabriele (12),Paola Reis (14), Gabriel Rocha (15), Ana Musella (15) (con-vidada, estuda no colégio Marista Graças) e Bárbara Lima(17). Esse projeto está sendo uma grande oportunidade paratodos, pois a maioria dos alunos participantes são tímidos,principalmente na hora de falar em publico e em apresenta-ções de trabalhos escolares, e os mesmos estão demons-trando uma desenvoltura impressionante.

A apresentação do espetáculo foi na terça-feira, ás 16 horas, no Centro Municipal de Cultura e Esporte Dr. CarlosPinto Mennet, o popular Ginásio Municipal. Logo após a apresentação, aconteceu um debate, que nada mais é do queuma troca de ideias. O grupo de Teatro da Escola Açorianos recebeu várias criticas, positivas e negativas, ambasconstrutivas. Rana Gabriele e Paola Reis, foram elogiadas pelos jurados (Suelen Pereira, Igor Ramos e LeandroBarbosa) ambas nunca tiveram experiência com teatro.

A cerimonia de premiação e o encerramento do festival ocorrerão hoje à tarde (6), a partir das 15h.Troféus serão premiados para as seguintes categorias: Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Direção, Melhor Cená-

rio, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem, Melhor Sonoplastia, Melhor Espetáculo Infantil, Melhor EspetáculoAdulto,Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Ator Coadjuvante, Prêmio Especial do Juri e Melhor Espetáculo Juri Popu-lar. Estamos na Torcida!!!!

>> PEÇA DE TEATRO

Grupo de Teatro da EscolaAçorianos estreia peça Infantil

CRÉDITO CONSIGNADO,CADA VEZ MAIS POPULAR

Até o início da década passada o crédito consig-nado não era foco dos bancos. A operação era do-minada por empresas de previdência, associações egrêmios beneficentes, que mantinham convênioscom órgãos públicos para que as parcelas das "As-sistências Financeiras" fossem descontadas nas fo-lhas de pagamentos dos servidores que, para teremdireito ao benefício, necessariamente tinham quefazer parte do quadro social da entidade.

Não existiam sistemas específicos, nem um pa-drão operacional. Todas as averbações eram feitasmanualmente, o que ainda ocorre em alguns gover-nos de estados e municípios, por absoluta falta deconhecimento (ou vontade) dos administradores.

No início dos anos 2000 algumas instituições fi-nanceiras perceberam que descontar as parcelasdiretamente dos salários dos clientes diminuiria con-sideravelmente o risco de inadimplência e, conse-quentemente, as taxas dos juros praticados. Bancoscomo BMG, Daycoval, BMC, BV, Cruzeiro do Sul,Schahin, Panamericano, Bic e financeiras comoPortocred e Sul Financeira foram os primeiros aentender que seria necessário se especializar no pro-duto e formaram equipes de profissionais focadosna operação.

A contratação de correspondentes, por parte dasinstituições financeiras, para a terceirização da cap-tação e do atendimento aos clientes também foi fun-damental para a popularização do crédito consigna-do, fazendo com que a maior parte das assinaturasdos contratos firmados anualmente ocorresse foradas agências bancárias.

Em pouco tempo foram criados sistemas espe-cíficos para controlar os descontos das parcelas nasfolhas de pagamentos, o que proporcionou maissegurança, agilidade e transparência para as opera-ções nos órgãos públicos que aboliram o controlemanual.

O resultado disso é uma maior concorrência entreos bancos e financeiras na conquista do cliente, queacaba sendo o maior beneficiado com os juros bai-xos e as facilidades do crédito consignado, pois,em razão do baixo risco, normalmente não são rea-lizadas consultas aos órgãos de proteção ao crédito.Até o final do ano passado os servidores do Muni-cípio de Viamão não podiam usufruir dos benefíci-os e das facilidades do crédito consignado.

Entretanto, já no início do seu mandato, o Pre-feito Valdir Bonatto, atendendo a um antigo pedidodo funcionalismo, firmou convênio com cinco ban-cos simultaneamente e contratou um dos mais com-pletos e seguros sistemas de averbação eletrônicado Brasil - totalmente pago pelos bancos participan-tes - informatizando a operação e diminuindo a car-ga de trabalho do setor de folha de pagamento. Re-centemente, mais uma vez cedendo à vontade dosfuncionários, o Prefeito autorizou o aumento doprazo limite de parcelamento de 40 para 60 vezes, oque aumentou a capacidade de crédito dos servido-res.

Hoje em dia muitas empresas de médio e grandeporte já permitem que seus colaboradores contra-tem empréstimos consignados e também usufruamdos benefícios oferecidos pelos bancos que ope-ram com o produto que, há anos, deixou de serapenas uma tendência em todo o Brasil.

* André Tavares da Silvaé Correspondente Bancário

Envie seu artigo para o [email protected] .

Ele poderá ser publicado no JornalSexta, neste espaço . . .

"Super Nando, à procura de vilões!" Escrita e dirigida pelo alunoGabriel Rocha participa do Festival Municipal

André

[email protected]

Page 4: Sexta 06 12 2013

9645-5142 / 9398-0566

Aqui você encontraestrutura, orientaçãoqualificada, e respeito

pelo cliente.

Página 4 viamaoagora.com.br 06 de Dezembro de 2013jornalsexta.com.br

VENDE-SEFord Del Rey GLX azul, em bom estado de conservação. Valor: 5 mil reais, a

negociar. Contato com Marcelo - (51)9884-7000 ou (51) 3498-4341.

ESCOLA ESTADUAL SETEMBRINATerças, Quintas e Sextas - a partir das 18:30.

ACADEMIA MUITO+ (Águas Claras)(em cima do Banrisul) Seg e Qua - a partir das 16:00.

Informações: (51) 9214-8709

MONOGRAFIAS, TESES, TCCsFormatação nas normas ABNT, correção, digitaçã[email protected] - (51) 8475-7989.

Karate

Já estava mais do que na hora de o projeto do Calçamento Participativopassar por uma modernização, então, acho que essa é uma das discussõesmais importantes das últimas semanas na Câmara Municipal.

Claro, é absurdo que a gente tenha que pagar o calçamento das ruas, jáque paga-se o IPTU, e o dinheiro acaba desperdiçado em CCs e bobagens.

Mas, ainda assim, é uma maneira de ir calçando as ruas da cidade.

EMENDA CONTRA OS APROVEITADORESO que não entendi foi a reprovação de uma emenda do vereador Nadim.

Esta emenda dizia o seguinte: que quem optasse por não pagar sua cota dovalor do calçamento da rua, teria o valor cobrado junto com o IPTU no anoseguinte, parcelado em 12 vezes. Grande ideia, mas foi derrubada.

BOM É SER INIMIGO DO PROGRESSOEntão, a coisa fica como sempre foi:

a maioria dos moradores de uma ruaqualquer, cidadãos de mente avançada,que visam o progresso, que visam umaViamão mais bonita e com menos “carade favelão”, aprova a inclusão de umarua no Calçamento Participativo. Aí, unsZé Preguiças, que gostam de barro,sujeira e atraso, resolvem não aderir. Enão pagam suas partes no custo da obra.

Os vizinhos, que aderiram, acabam pagando por esses parasitas. no fim,valorizam-se as casas de todos - pagantes e “deitados” - e todos se beneficiam.Em Viamão, até as leis ajudam quem pensa pequeno ou é malandro.

CÂMARA MUNICIPAL: VIVAO CALOTE E O ATRASO!

Viamão parece novela de época - algumas pessoasde famílias tradicionais vivem como autênticosaristocratas falidos, pensando que ainda detém opoder. Não admitem que forasteiros e gente “malnascida” possa fazer-lhes sombra. Seja nos negócios,seja na política. Chegam a sabotar o próprio grupo,juntar-se a velhos inimigos, e até trabalhar contraa cidade, só para não sofrerem tal “desonra”.

FRASES DA SEMANADe tanto ler a coluna do amigo Gislei

Charqueiro, me deu vontade de virar frasista.

“Eu sou cético, mas Viamão me fazacreditar no Além. Chego à conclusão deque o eterno atraso desta cidade – que é antiga,enorme, plana, fértil, rica em água, vizinha daCapital – só pode ter origem no sobrenatural.”

“Na hora de dar carteiraço numa repartição pública,todo mundo é importante, poderoso e amigo do governador.Mas quando aparece um benefício, o mesmo sujeito vai à mesma repartição,com cara de coitadinho, dizer-se excluído e comprovar baixa renda.”

“Aliás, falando em carteiraço: tenho a impressão de que algumas pessoastiram carteira da OAB só para fazer ameaças nas repartições e no comércio.”

“Coisa moderna é escola que passa de ano sem ensinar, justiça que soltabandido, e fiscalização que tenta fechar tudo que é negócio novo.

“Todo partido político tem pessoas honestas, e tem ladrões. Mas osladrões de alguns partidos parecem ser mais culpados do que os de outros.”

“O poder é transitório. Os cargos são temporários. Só a babaquice dealguns de seus ocupantes é que parece não ter limites.”

“Tem gente que entra na política achando que vai a um piquenique.”

“Na política, muitas vezes o melhor movimento é ficar parado.”

“Há vereadores que, não indo à sessão, fazem um bem enorme à cidade.”

"Comprar um automóvel luxuoso é, muitas vezes, a maneira maiseficiente tentar parecer rico enquanto se fica mais pobre.”

"No Brasil, a luta de classes é quase tãoimportante quanto o destino do vilãoda novela e a tabela do Brasileirão."

"O Bonatto deve ser o melhor patrão do Brasil.Seus secretários municipais nem completaram umano de serviço e já tiram férias!"

“Entra ano, sai ano, o Rio de Janeiro continua lindo.”

Page 5: Sexta 06 12 2013

PÁGINA 5Viamão - 6 de Dezembro de 2013 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

por Hélio Ortiz - contato [email protected]

>>> MEMÓRIA <<<

ARRAIAL DA ALEGRIA >> O Arraial da Alegria foi uma das maiores festas folclóricas doEstado. Idealizado nos governos do PDT na década de oitenta, levava uma multidão às ruas dacidade. Até Belchior se apresentou em Viamão. Hoje, infelizmente, o Arraial não é mais realizado nacidade.

MAQUIAGEMECONÔMICA

É quase unânime a opiniãodos economistas de que o Brasilvai mal das pernas. Alguns che-gam a dizer que se não houvesseeleição no ano que vem o País játeria explodido. O governo estásegurando o que pode para nãomostrar que os planos na áreaeconômica fracassaram. O Mi-nistro, Guido Mantega, a todahora se contradiz, fala que o PIBvai crescer, que a inflação estásob controle, mas quando os nú-meros mostram a realidade, elejoga para o futuro uma expecta-tiva otimista para o País. Há al-guns meses atrás o governo seorgulhava de ter baixado a taxade juros do COPOM a um dígi-to, mas na última reunião a taxacontinuou nos dois dígitos. Épuro empirismo.

O ZÉ SEENROLOU DE NOVO

Quando foi anunciado que ochefe dos mensaleiros, José Dir-ceu, conseguiu um emprego degerente administrativo num hotelde Brasília com um salário de R$20 mil reais mensais, não tinhacomo não desconfiar que tinhacoelho na cartola. Pois rapida-mente apareceu a notícia de queo tal hotel está envolvido commaracutais no Panamá. Tambémvamos pensar, será que uma em-presa de hotelaria séria iria con-tratar um condenado por corrup-ção para trabalhar no que ele nun-ca trabalhou com um salário defazer inveja a qualquer trabalha-dor? Podem ter certeza de que oZé está cobrando conta destaempresa por coisas do passado.

SOLIDARIEDADEAOS INJUSTIÇADOS

O PT de São Paulo marcouum desagravo em solidariedadeaos companheiros que foramcondenados no Mensalão. Comoeles não têm vergonha na cara,marcaram o evento num ambi-ente fechado e sem a presençada Presidente Dilma porque elessabem que 87% da populaçãoaprova a condenação dos quadri-lheiros do PT.

O certo seria a realização deuma passeata nas ruas, mascomo eles sabem que vão serachincalhados pelo povo, vão fa-zer em lugar secreto.

DECEPÇÃO TOTALCompletando um ano de ges-

tão, a tal Mudança de Verdadecomeça a ser comparada com asgestões do PT e claro que o re-sultado não é nada bom para ogoverno de Bonatto/ André. To-das as pessoas sérias que vota-ram neste atual governo estãodecepcionadas. Até os que estãomamando no governo estãoconstrangidos com a incompe-tência dos carecas. Vocês lem-bram que antes das eleições oBonatto e o André apareciam di-ariamente na imprensa prometen-do mundos e fundos para a cida-de?

Até eles sumiram. Alguns pou-cos defensores do governo já fa-lam que o Prefeito não vai con-seguir fazer tudo que prometeuem quatro anos e que será preci-so mais um mandato. Daqui hátrês esta gente vai ser corrida daprefeitura.

ESTACIOMENTONAS OBRAS

Parece que deu resultado areclamação do funcionário daSecretaria de Obras que denun-ciou que os CCs da Secretaria deTransporte estacionam seus au-tomóveis particulares no pátiodaquela pasta, tirando o lugar dosveículos públicos.

Hoje, dia 6 de dezembro, acontece mais uma festa no Café Ortiz . . .Nesta sexta-feira, 06 de dezembro vai acontecer a última festa deste ano no Café Ortiz. Depois só em 2014. Os músicos da cidade:

Mauro Vieira; Niara e Prado; Vitor Ortiz e Carlinhos Stein estarão presentes

Page 6: Sexta 06 12 2013

Página 6 06 de Dezembro de 2013viamaoagora.com.br jornalsexta.com.br

A possibilidade de criação de uma linhado Catamarã até itapuã, não só abre apossibilidade de transporte turístico aténossa cidade, como pode ser um embriãode ligação da região sul do Rio Grande doSul com o resto do país através de Viamão.

Uma ligação Tapes e Barra do Ribeiro(BR 116), por balsas, através de Itapuãaté a RS 118 (via estradas Ricardo VieiraBarcelos e Acrísio Prates), poderia fazerde Viamão a passagem da zona Sul doEstado em direção a Santa Catarina e ocentro do país.

Traria um desenvolvimento grandiosoà região, principalmente na indústria doTurismo, fazendo com que Itapuãingressasse no círculo de praias de águadoce, que a população do sul estado muitoaprecia.

VIAMÃO LIGANDO A ZONA SUL DORIO GRANDE AO RESTO DO PAÍS

CONGESTIONAMENTO 1O Município tem que dedicar todo seu esforço

para execução do projeto de prolongamento da viaIpiranga até a avenida Walter Jobim, de minhaautoria e do Silvio Monteiro. Caso contrário, dentrode Um a dois anos, ninguém mais chega a PortoAlegre. De Mostardas a Cidreira, passando porPalmares e Capivari do Sul, todos tem que passarpelo gargalo da Agronomia para chegar a capital.

CONGESTIONAMENTO 2Novo ponto de congestionamento se formando

na entrada do centro de Viamão. Com ofuncionamento do Shopping se transformará emcaos. Solução paliativa, será a entrada na cidadepela via do meio, passando por fora quem vai emdireção ao litoral.

AUMENTO DE IMPOSTOSVem ai aumento de Impostos, criação de novas

Taxas e categorias profissionais e de serviçoscontributivas. Projeto está tramitando na Câmara,sem qualquer discussão com a sociedade.

PLANO DIRETORO fomento da expansão urbana, na prática a

única mudança expressiva feita por Bonatto com ainstituição do novo Plano Diretor, irá trazer muitomais problemas do que benefício à cidade.

Mais pessoas morando é mais lixo, necessidadede transporte, serviços de saúde, energia,abastecimento, saneamento, entre outros.

Considerando que quem manda na Secretaria deTransporte é, inquestionavelmente, a Empresa Viamão,através de seu diretor Marcos Azevedo, a Prefeituranão perderá nada com a saída de Barbaroti.

Já a Câmara, baseado nas vezes que Barbarotiatuou, ganharia consideravelmente em qualidade, semlevarmos em conta ainda, que quem será substituído

será o Vereador Bororó.

BARBAROTIVEREADOR!

Com muita propriedade o Vereador Augusto, do PSOL, vem denunciando o péssimoserviço de coleta de lixo que realiza o município, tendo agravado mais agora nofim do contrato da empresa contratada.

Apesar de ter sido ruim durante todo o ano, tememos que a piora sejaapenas uma tática para justificar aditamento ou nova prorrogação decontrato com a empresa J. C. Lopes.

JOGADA ENSAIADA?

Hilário, o Petismo GOVERNISTA deViamão.

Chamam as pessoas nas redes sociaispara debater as "MUDANÇAS NASELEIÇÕES DE DIRETORES", quandodeveriam, energicamente, denunciar o fimdas eleições para diretores.

Incorreto chamar o procedimento de"ELEIÇÕES PARA DIRETORES". Isso,não existe mais.

O Bonatto oportuniza que a comunidadeescolar encaminhe para ele até 07 nomes,conforme o tamanho da escola em númerode alunos, mas quem escolherá será ele.

SEM ÁGUAComeçaram as tradicionais falta diária de água nas comunidades da Estalagem e São Lucas. E o Bonatto

quer voltar a desenvolver a tese Peemedebista dos anos 80 de Viamão cidade dormitório.Quem sabe antes do André Pacheco negociar os futuros loteamentos no Passo do Vigário e Estância

Grande, resolvam o problema de abastecimento para os que já estão aqui residindo.

RIDI, COM O GOVERNO,JOGANDO PARA AS MASSAS

Page 7: Sexta 06 12 2013

PÁGINA 7Viamão - 6 de Dezembro de 2013 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

SEXTA PARA

OS JOVENSPor Gabriel Rocha

[email protected] ouFone: (51) 9956-4969

MC Donald’sDizem as más línguas que o MC irá abrir dia 14 de dezembro! Será verdade??

Não sei, mas bem que poderia ser!!! Na verdade é provável que seja, pois osoperários estão trabalhando de domingo a domingo até de madrugada!!!!

CorreriaFui ver o filme SOBRENATURAL 2 com a minha cunhada na última quarta-

feira. A sessão era ás 21:50 e pegamos o RODOVIARIA BENTO ás 21:05... Ocobrador disse que iriamos chegar no shopping mais ou menos ás 21:45, porém, oônibus lotou. Não parava de subir e descer gente... Resultado: descemos do ônibusás 21:55... saímos correndo que nem uns doidos, pegamos o elevador, e chega-mos pra comprar os ingressos muito em cima da hora.... Entramos na sala corren-do, eu inclusive tropecei num degrau e quase cai (minha cunhada rio de mimescandalosamente), mas estava nos trailers ainda... conseguimos assistir o filme...É muito bom, e da bons sustos!

Jovens, JovensHoje em dia, estamos dominando o mundo.... Whats???? É verdade... Claro,

não com essas palavras, mas nós somos o futuro da nação. Vamos viver a nossavida do jeito que ela é. Sem violência, sem bebedeira, sem drogas.... A vida é tudode bom... E como dizem... "Pra que pressa se o futuro é a morte?"

Vovô sem vergonhaEsse filme está dando o que falar, é ótimo... E muito engraçado... Meio sem

noção, mas da pra dar boas risadas... Eu indico!!!

Anjinho BijuEssa é uma loja pros jovens... SuperStyle, Óculos de grau... Na verdade, para

fazer grau. Bolsas, Cintos, Carteiras e muito mais!!! Eu adoro e sou cliente fiel!!#mentira

15 da QuevedoA festa mais bacana que já fui... Desde os Lustres nas mesas, até as bebidas

com Gelo Seco, não que eu beba, porque de fato não bebo, mas aqueles coquetéiscom gelo seco são demais!!! O Dj ótimo... Comida então nem se fala. (risos) Maso mais importante: a Ju estava linda, como sempre!!!! Espero que ela tenha apro-veitado aquela festa tanto quanto eu aproveitei!!!

O encantamento do circo By Ayla DreschQuem não adora circos? Se alguém não adora diga agora e eu mesma chamarei

de louco. Acrobacias, pinturas, tendas e uma aura de mistério que apenas o cenáriocircense consegue criar. Tudo bem que palhaços não são minha coisa favorita,mas posso aturá-los nas tendas de um circo. Cirquedu Soleil é referência atual-mente, mas há algo de especial nas antigas caravanas, que cruzavam o país levan-do alegria para todo lugar. Sou completamente contra animais em circos, e achoque eles não são necessários para a criação da atmosfera bizarra. Sejamos since-ros, o circo construiu pilares sobre o bizarro. Ele tirava o bizarro das sombras e otrazia para a luz. Anões, mulheres barbadas e deformidades físicas eram vistascomo espetáculo. Bem se vê que os circos nunca foram modelo do politicamentecorreto. O politicamente correto, porém, é superestimado, e sabemos que hoje emdia as atividades circenses são baseadas nas habilidades artísticas e nos jogos deilusão. Pura arte e diversão!

SABEDORIA

DO GAMERPor Jonas Medeiros

[email protected]

Livros são importantes

Nessa semana eu estava andando pelos arredores do centro (só pra variarum pouco), e vi que estava sendo feita a 10ª feira literária de Viamão; a Feira dolivro viamonense, da qual estava muito boa. Foram três dias de feira, e as apresen-tações estavam ótimas. Eu como um bom leitor, não pude deixar de passar everificar quais dos livros estavam sendo vendidos, e comprei dois livros: "God ofWar" (sim, aquele do jogo "God of War"), e "Não faz sentido - por trás da câmera",que é o livro do Felipe Neto. Comprei estes dois pois como um bom gamer evlogueiro, tenho que manter conhecimento literário tanto do mundo dos gamesquanto da vida do vlogueiro mais conhecido do Brasil. O "God of War" fala umpouco mais sobre o primeiro jogo, com alguns detalhes, como o motivo do Kratoster a missão de ir matar Ares e o motivo dele ter se tornado o que é durante a suavida como servo de Ares, não vou acrescentar comentários para não acabar dandospoilers sobre o livro. Recomendo muito, é um livro muito bom; "Por trás daCâmera", fala um pouco mais sobre a vida do Felipe Neto, a forma que ele usoupara produzir seus vídeos, suas idéias, até mesmo sua passagem na criação dafalecida Parafernalha, que nessa semana o próprio Felipe Neto deu a notícia que anetwork chegou ao fim, mas isso não vem ao caso hoje, logo mais eu dou asseguintes explicações. Mas o livro é algo incentivador para quem quer criar ou criaconteúdo audiovisual pro Youtube, eu estava querendo ler esse livro desde o iníciodas suas vendas em Outubro.

Livros e leitura são ótimas combinações para o crescimento do ser humano,tanto em estudo profissional quanto pessoal. Torna a pessoa mais culta e incentivana criatividade. Eu sou um amante dos livros e dos quadrinhos desde meus 6 anosde idade e tenho de dizer pra vocês que o tempo que vocês passam lendo um livroé um tempo que tem de ser aproveitado. O conteúdo que o livro pode proporcionarpra você é viajar para vários lugares sem precisar sair do lugar, é uma experiênciaúnica e muito melhor do que assistir um filme baseado em tal. Se vocês não passa-ram na feira do livro ainda, é uma pena, pois ela foi até ontem, agora só terão achance de ir só no ano que vem. Na feira de Viamão, pra mim virou tradição ir eassistir as palestras, pois eu vou desde a 1ª edição aqui na cidade.

Façam como eu, comprem um livro, leiam e continuem lendo, é uma expe-riência muito boa, ajudou muito na minha produção de vídeos e montagem deroteiros. E é claro, continuem lendo nosso jornal Sexta! Forte abraço!

>> CÂMARA MUNICIPAL

Vereadores mobilizados em defesa da Ascar-Emater/RS

Os vereadores aprovaram na sessão desta terça-feira (03) uma Moção de Defesa da atuação daEmater-RS/Ascar com o objetivo de preservar e assegurar a continuidade das indispensáveis açõesexercidas pelas entidades, no momento em que uma decisão da Justiça Federal, cassou a liminar quegarantia a filantropia da Ascar-Emater/RS e desconsiderou a Ação Popular movida por ex-governado-res, senadores e deputados de diversos partidos em prol da filantropia da Instituição.

O litígio com a União, que cobra tributos referentes à contribuição patronal, dura 20 anos. Comisso, cerca de R$ 2 bilhões em dívidas previdenciárias da Ascar-Emater/RS com a União passarão a sercobradas, o que pode representar o encerramento das atividades.

“Temos o compromisso de defender estas instituições pelo grande trabalho que realizam em todoo Estado e principalmente em Viamão,onde prestam assistência técnica agríco-la para o pequeno produtor rural, paraas comunidades quilombolas, comuni-dades indígenas e também para o Assen-tamento Filhos de Sepé. O caráter filan-trópico determina que mais recursospossam ser investidos na difusão do co-nhecimento e da tecnologia agrícola. Aentidade fecha suas portas, se tiver querecolher todos os tributos que a Uniãoconsidera que a Emater deve pagar”, de-fendeu o presidente da Câmara Munici-

pal, vereador Luís Armando Azambuja (PT), ao justificar a aprovação da Moção.Presentes à sessão os representantes municipal e regional da Associação Riograndense de Empre-

endimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater/RS e da Associação Sulina de Créditoe Assistência Rural – Ascar relataram que a mobilização pela continuidade do Certificado de Filantro-pia acontece nos 493 municípios onde a Emater-RS atua e que em uma Audiência Pública, realizada naAssembleia Legislativa do Estado pretende ampliar o debate, antes que a Justiça dê um parecer finalao caso. “Queremos discutir o mérito da decisão. Se somos realmente uma entidade com caráterfilantrópico, ou não. Todo o Estado está envolvido nesta luta. Atualmente, estão sendo executadoscerca de 50 mil projetos junto aos agricultores familiares em diversas áreas - agroindústria, fruticultu-ra, produção leiteira, entre outras -, trabalho este que prossegue normalmente, enquanto a situação daAscar não for definida pela Justiça”, explica a engenheira agrônoma Cristina Gadea, chefe do Escritó-

Câmara Municipal de Viamão aprovou moção em defesa da filantropia da entidade de apoio técnico ao produtor rural

rio Regional da Emater-RS, que esteve na Câmara acompanhada pelo chefe da agência municipal daentidade, Silvino Ramos da Silva.

CARTA EM DEFESA DA FILANTROPIA DA ASCAR/EMATER/RS - Na segunda-feira (02)foi aprovada uma Carta em Defesa da Filantropia da Ascar-Emater/RS pelas mais de três mil pessoaspresentes na audiência pública em defesa da filantropia da entidade, realizada em Porto Alegre (RS).A Carta reivindica a imediata restituição da liminar que garante a manutenção do Certificado deEntidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS/Filantropia) da Ascar-Emater/RS, e o reconheci-mento, por parte do Ministério do Desenvolvimento Social, enquadrando a entidade como instituiçãosocioassistencial. Ela foi entregue pelo presidente da Emater/RS, Lino De David, após a audiênciapública, ao juiz Alexandre Rossatto da Silva Ávila, da 14ª Vara Federal, responsável pelo processoque cassou o Cebas da entidade.

Page 8: Sexta 06 12 2013
Page 9: Sexta 06 12 2013
Page 10: Sexta 06 12 2013

PÁGINA 10Viamão - 6 de Dezembro de 2013 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

(51) 3446-2265General Câmara, 107 | Centro de Viamão

ATENÇÃO >> A maior e mais completa lojaModa Bebê e infantil, inova mais uma vez,para maior comodidade ao seus clientesoferece estacionamento, para que eles

efetuem suas comprar na maiortranquilidade e segurança.

Antecipe suas compras de Natal, a LojaPríncipes e as Princesas está com umagrande variedade de roupas, calçados.Centro comercial Carlos Veiga, Centro

Viamão Fone: 3485.8352. Curta nossa paginano facebook e concorra a muitas promoções.

Empresa quer linha decatamarã para o Parque de

Itapuã, aqui em ViamãoHoje, a CatSul opera a linha entre Porto Alegre e Guaíba. A curto prazo,deve fazer uma linha que liga esses dois pontos ao BarraShopping, no

bairro Cristal. Depende apenas de licença

O Parque Estadual de Itapuã pode virar um ponto turístico ainda mais importante do que já é.A empresa CatSul, que faz a travessia de passageiros em catamarã (barco com casco duplo) entre Porto Alegre e Guaíba,

tem planos de criar uma linha específica que uniria o centro da capital gaúcha ao parque, situado em Viamão.“Como linha regular não tem viabilidade econômica, porque o movimento para durante os meses frios. Mas poderíamos

fazer um passeio turístico. Acredito que não ainda para este verão, porque depende de licitação, licença e contrato, mas quemsabe até as proximidades da Copa?”, cogita Carlos Bernaud, diretor de operações da CatSul (empresa ligada ao grupo Ouroe Prata).

Hoje, a CatSul opera a linha entre Porto Alegre e Guaíba. A curto prazo, deve fazer uma linha que liga esses dois pontosao BarraShopping, no bairro Cristal. Depende apenas de licença.

ATÉ QUE A LINHA SAIA, PROBLEMAS DEVEM SER RESOLVIDOS NO LOCAL - A ideia de criar uma linha decatamarã que una Porto Alegre ao Parque de Itapuã foi abra-çada pelo secretário estadual de Meio Ambiente, Neio LúcioPereira, que diz ter recebido a proposta da própria CatSul.

O potencial é grande. O parque, a 57 quilômetros da Capi-tal, recebe 10 mil visitantes/mês no verão. Quem vai lá, comalguma sorte, encontra grupos de bugios (macacos), gra-xains e capivaras.

Com a previsão de que leve tempo para concretizar a li-nha de barco, o governo terá um tempo para solucionar al-guns problemas crônicos. A empresa Terra e Mar, que fazia amanutenção do parque há cerca de oito anos, não teve inte-resse em renovar o contrato com o Estado. Com isso, há doismeses não ocorre a conservação sistemática da área.

A nova empresa licitada de forma emergencial, a PrestServiços, deve assumir em até duas semanas. Ela ficou decontratar os funcionários que trabalhavam no local e foram

demitidos pela Terra e Mar. Serão 16 prestadores de serviço na maior parte do ano e 22 no verão.Enquanto o novo contrato não sai, a secretaria empresta funcionários da sede para fazer a poda de vegetação, manuten-

ção de estradas e limpeza de banheiros. Há ainda 54 vigilantes e quatro guarda-parques trabalhando lá.APENAS UMA PRAIA ESTA ABERTA - O hiato entre a saída de uma empresa de manutenção e a chegada de outra causa

empecilhos. Só uma das três praias do Parque de Itapuã está aberta, a Praia das Pombas. A da Pedreira (onde fica o famosofarol de Itapuã, na divisa do Guaíba com a Lagoa dos Patos) e a de Fora estão fechadas à visitação.

A lancheria da praia das Pombas está fechada, mas deve abrir em breve, anuncia a direção do parque. Outro serviço quenão está funcionando, por falta de funcionários, é o audiovisual que mostra belezas da região, no centro de visitantes.

– Devemos abrir também a praia da Pedreira, assim que a firma de manutenção começar o serviço, em até duas semanas.Já a abertura da Praia de Fora vai demorar – admite o diretor do parque, Carlos Alberto Mancio, que é historiador e professor.

O problema na Praia de Fora é a falta de energia. Pelo plano de manejo do parque, deveria ser eólica, mas o sistema nãofuncionou e os cataventos foram destruídos pela natureza. A ideia é usar painéis solares para captar energia. O local já temrestaurante, faltando apenas luz para reabri-lo.

>> TURISMO

Page 11: Sexta 06 12 2013

PÁGINA 11Viamão - 6 de Dezembro de 2013 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

Os Pitakos do Seu

Lauro Octacílio

Seu Lauro Octacílio é um velho senhor, jornalista aposentado, profundo conhecedordos viamonenses e dos problemas desta sofrida comunidade . . .

Contato: [email protected]

>> SIMPATIAContinuo com a simpatia,

ao estilo da simpatia de SantoAntonio.

Publicarei toda a semanaa foto da dupla, o Prefeito Bo-natto (PSDB) e o vice AndréPacheco (PMDB) de cabeçapara baixo.

Enquanto eles não criaremvergonha na cara e começa-rem a fazer um governo deverdade, não virarei eles.

Secretário, de licença saúde, vaipassear no Rio de Janeiro. Só paravariar, o Bonatto não sabia de nada

Documentos dasuposta fraude dos

vales-alimentação emAlvorada são

encontrados no lixoO assunto que tomou conta das rodas de conversas em Viamão nesta semana foi um suposto passeio, do

Secretário de Transportes de Viamão, o meu grande amigo Luiz Preuss, o popular Barbarotti (PMDB), tambémconhecido como Sarico Filho. Com a maior cara dura, eleteria enganado o prefeito de Viamão, Valdir Bonatto. Teriaaplicado uma licença saúde pro prefeito, e foi passear noRio de Janeiro.

O Barba ligou para o Daniel Cabeção, nosso chefe, etentou contar uma história menos trágica, mas o Cabeçãonão acreditou muito. Na caravana do Barba até a cidadeMaravilhosa, teve gente que postou as fotos no Face-book. Todo mundo viu. Depois eu digo que o Bonatto ésempre o último a saber das coisas da prefa, e ele ficabravo comigo. Prefeito, vou lhe dar uma dica, abre o olho,tem outras coisas, muito chatas e doloridas, que a gentetambém é sempre o último a saber. Quem avisa amigo é .. . - Abre o olho...

( a foto do Preuss curtindo uma praia, eu retirei de algum perfil do Facebook).

SINDICATO RURAL 1 >> Acontece no próxi-mo dia 9 de dezembro as elei-ções no Sindicato Rural de Via-mão e Alvorada. A presença dossócios é muito importante. A elei-ção ocorrerá durante toda a se-gunda-feira, das 8h ao meio dia,e das 13h às 16h30min. O únicocandidato que aceitou assuumira bronca foi o bonitão da foto ao lado, o Seu Tuiuti,produtor de leite do município.

Bonatto aplicou que iria apresentar oPlano de Carreira do Funcionalismo

A cada dia que passa, recebemos mais e mais e-mails, de funcionários concursados, que estão apavoradoscom a incompetência da atual adiminstração de Viamão. Segue o texto na íntegra:

“No dia 15 de outubro, Dia do Professor, aconteceu uma festa na Quinta da Estân-cia Grande para os professores do município. Nesta festa, o nosso “querido” prefeitoValdir Bonatto (PSDB) anunciou o plano de carreira dos funcionários. Este, começa-ria fazendo o plano da Secretaria Da Educação, agora no mês de novembro.

Já estamos em dezembro e nada foi feito! E o plano de carreira do Bonatto não vaiagradar os funcionários.

Os funcionários querem um plano de carreira onde cada um vá trabalhar na suafunção.

O Bonatto usa um decreto do ex prefeito Alex Boscaini, que diz: “ qualquer pessoapode dirigir carro oficial da prefeitura de Viamão.

Todo mundo sabe que isso é incosntitucional. Desde já obrigado favor não me identificar”.

E-MAIL QUENTE >> Recebo mais um E-mail, para variar sobre a esculhambação no Transportes Escolarde Viamão. Segue o texto na íntegra:

“O transporte escolar da prefeitura Municipal de Viamão está a deriva. Cada motorista faz a sua lei, poisuma figura do PMDB, que é responsável pelo Transporte, quando não vai com o carro da prefa para casa,

ninguém sabe onde ele está . . . Os ônibus estão proibidos de ir na oficina e na borracharia da

prefeitura. Segundo se comenta nos quatro cantos da Secretaria,esse figurão do PMDB brigou com o pessoal da garagem da pre-feitura. Quando cai um parafuso de um ônibus, ou simplesmentemurcha um pneu, tem que levar em uma oficina na Protásio Alves.(parece que até que a prefeitura não tem borracharia e nem ofici-na).

Também tem ônibus entrando dentro de fazenda, como esta co-luna já denunciou, na granja Pimenta, rodando mais de 700 me-tros para buscar alunos, sendo que nunca aconteceu isso antes.

Há 17 anos os ônibus manobravam na porteira desta fazenda.Mas se vocês acham que isto é tudo, não é não.Um ônibus escolar sai da garagem do Fiúza e vai a Itapuã,

transportar crianças. O motorista retorna por volta das 8h30min,para tomar café em Viamão. Às 11h da manhã vai de novo até Itapuã, e retorna às 13h para almoçar. Quantoserá que gasta de óleo para voltar. Mas como não tem chefe, cada motorista faz o que quer!

Desde já obrigado! favor não me identificar”.

Foram encontrados no lixo documentos que, su-

postamente, comprovariam o desvio de dinheiro dos

vales-alimentação dos servidores de Alvorada.

Dezenas de cartões do beneficio, alguns deles

parcialmente destruídos. foram encontrados no lixão

da cidade e entregues à reportagem da RBS TV.

Desde setembro, quando a fraude foi descober-

ta, a Secretaria da Administração vem investigando

o esquema que desviou, segundo a prefeitura, cerca

de R$ 1,5 milhões dos cofres públicos.

A lista paralela de servidores fantasma aos quais

eram creditados os benefícios custava aos cofres do

município até R$5 mil por mês. No entanto, quem

ficava com os cartões e senhas, conforme a investi-

gação eram os integrantes do grupo que montou a

fraude. Os valores eram recebidos em nome de ou-

tras pessoas normalmente moradores dos bairros

afastados da cidade. Alguns deles sequer trabalha-

vam na administração municipal.

Junto com os cartões encontrados no lixo esta-

vam notas fiscais comprovantes de pagamentos. A

maioria das despesas não envolve gastos com ali-

mentação.

Desde que foi descoberta a fraude e como o gru-

po agia desviando o beneficio através de uma lista

de servidores fantasma a prefeitura decidiu efetuar

os pagamentos dos vale-alimentação em espécie para

todos os servidores.

Segundo divulgou a prefeitura, a fraude ocorria

desde o início de 2012 e se estendeu até agosto des-

te ano.

BELDADES DO SUL >> Meu amigo Danilo Fer-raz, o conhecido fotógrafo das misses, entra em con-tato e avisa que em breve estará sendo lançada a revis-ta Beldades do Sul.

O Ferraz será o editor de fotografia e responsáveldireto por fotografar as belas que estamparão as pági-nas da publicação...

Page 12: Sexta 06 12 2013

PÁGINA 12Viamão - 6 de Dezembro de 2013 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

“RETRATOS” DA CIDADE12 Contato:

[email protected] e edição Daniel Jaeger Marques e Hélio Ortiz

Receba você também a visita do Sexta em sua casa, e abra o baú com as fotos antigas de sua família . . .

(51) 3485- 3544

ARMAZÉM DO ÍN-DIO CARVALHO >> Oretrato mostra o Arma-zém do Indio Carvalho naRua General Osório, ondehoje é o RestaurantePaladar

DÉCADA DE 40>> Vejam a calmaria dadécada de 40 em Viamão. A foto é da RuaMaurício Cardoso, hoje, Calçadão Tapir Rocha.

Page 13: Sexta 06 12 2013

PÁGINA 13Viamão - 6 de Dezembro de 2013 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

TRADIÇÃO

VISITE:jornalsexta.com.br

AMelhor

Abertosábado

Final de semana de12 Horas de Tarumã

Mais tradicional corrida do Rio Grande do Sul, tem largada ameia noite deste sábado (7), e chegada acontece ao meio dia

deste domingo (8) . . .E o momento mais esperado por todos os apaixonados por velocidade do Rio Grande do Sul está chegando. A 33ª edição das

12 Horas de Tarumã tem sua largada confirmada para a meia noite deste sábado, dia 7 de dezembro. Além de fechar o calendáriodas competições no estado, a edição ainda faz parte do calendário do Campeonato Brasileiro de Endurance, sendo uma atração amais.

A festa inicia ainda à tarde de sábado,com a realização da já tradicional preliminar da Copa Classic quando os carros quefizeram história nas pistas brasileiras entram no mais veloz autódromo do Brasil para uma exibição de beleza e velocidade. O gridesperado da Copa Classic é superior aos 30 carros preparando a grande festa das 12 Horas de Tarumã. A programação iniciouainda na quinta-feira (ontem), dia 5 de dezembro, com os primeiros treinos livres. Nesta sexta-feira, acontece a tomadaclassificatória a partir das 18h30min horas, seguido de mais treinos livres. Ingressos custam R$ 20,00 nas bilheterias do autódro-mo e o passe de box sai por R$ 50,00.

Mais um ano a cidade de Viamão contará com um forte candidato ao caneco das 12 Horas. O Fusca Hot #55 (FOTO) dospilotos Jorge Flores e Leonador Flores alinhará ao estilo Le Mans. A dupla de pai e filho terá a companhia de Rogério Bareta.

A equipe 55 Racing tem o patrocínio de Jornal Sexta, Big Odonto, Atelier das Letras, Auto Posto Seminário e CabritosLanches.

HoráriosTreinos Livres 06/12 Sexta Feira das 16:00h às 18:00h 06/12 Sexta-feira das 20:30h à 01:00h

Treino Classificatório * Sujeito a alterações, após verificação da posição solar na semana da corrida 06 /12 Sexta-Feira das 18:30h às 19:00h GRUPO I 06 /12 Sexta-Feira das 19:10h às 19:40h GRUPO II 06 /12 Sexta-Feira das 19:50h às 20:20h GRUPO III 06/12 Sexta Feira às 20:30h Briefing com todos os pilotos. 06/12 Sexta-feira Vistoria Técnica na torre de abastecimento a partir das 16:00h Vistoria Técnica: no dia da realização das tomadas de tempos, será feita a partir dàs 17:00h nos box.

SÁBADO: 07/12 21:30 h – As vistorias serão realizadas nos Box

( Carros, box, torres de abastecimento ) 22:45 h – ABERTURA DE BOX (com passagem

obrigatória por dentro dos box) 23:20 h – FECHAMENTO DE BOX 23:30 h – Posicionamento no Grid – Le Mans MEIA NOITE – LARGADA 12 HORAS TARUMÃ

2013

COPA CLASSICSÁBADO 07/12 – 17:00h às 17:30h Treino Livre 1ª Bateria Das 18:15h Abertura de Box Das 18:25h Fechamento de Box Das 18:30h Largada 2ª Bateria Das 19:15h Abertura de Box Das 19:20h Fechamento de Box Das 19:30h Largada

>> VELOCIDADE

Na terça-feira 03/12 o Partido Trabalhista Brasileiro de Viamão reuniu a família petebista, amigos e simpatizantes parauma grande festa de confraternização para o encerramentodas atividades do ano.

A festa foi no Vento Negro e contou com a presença dedezenas de pessoas, a presidenta Andréia Gutierresacolheu a todos com a simpatia de sempre e agradeceu atodos pela participação durante todo o ano de 2013 foto queajudou o PTB a ficar cada vez mais forte e unido como umagrande família.

Andréia também aproveitou para convidar as pessoasque simpatizam com o PTB para caminharem junto pois opartido unido tem muito para fazer por Viamão. Foramressaltadas as obras que o Governo do Estado tem trazidopara nossa cidade através da Secretária de Obras do Estadoque é parte do PTB. E estavam presentes no evento repre-sentantes do gabinete do Deputado Santine, do vereador Eraldo Roggia e sua equipe, vereador Guguzinho e sua equipe oradialista Gugu Streit, entre outros.

Grande Festa de confraternizaçãodo PTB de Viamão

>> PARTIDOS POLÍTICOS

Page 14: Sexta 06 12 2013

PÁGINA 14Viamão 6 de Dezembro de 2013 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

>> FUTSAL

Gaúcha leva o caneco da SériePrata do Ginásio do Krahe

Time da Vila Gaúcha, que carrega o mesmo nome, bateu nas penalidades o FamíliaMaringá Krahe após empate no tempo normal e prorrogação

A partir das 14h45min deste próximo domingo,dia 08, o Estádio Edgard Leitão Teixeira, o campo doTamoio, será palco das semifinais do CampeonatoMunicipal de Futebol Viamonense. Na primeira parti-da vão se enfrentar Réus e Dedo de Dama, já no ou-tro jogo se enfrentam ABCREI Raceng e Martinica.

Nas partidas de volta das quartas de final, dispu-tadas na semana passada, Réus, Raceng e Martinicamantiveram suas vantagens, já o Dedo de Dama tevede correr atrás do prejuízo imposto pelo São Cristó-vão e reverter o placar adverso para chegar à semifi-nal.

No campo do Martinica o Raceng, que poderiaaté perder por um gol de diferença, empatou em umgol com o Lomba e se manteve como única equipeinvicta na competição. Já o Réus, que também tinha amesma vantagem de um gol, venceu o União da Bai-xada de virada, 2 a 1.

Do outro lado da cidade, no campo do Monte Ale-gre, o São Cristóvão iniciou a partida com a vanta-gem do empate frente ao Dedo de Dama (Foto), masviu o adversário reverter a situação e sair com a clas-sificação ao vencer por 3 a 1. Na última partida otime da casa, Monte Alegre, precisava devolver aoMartinica o escore de 2 a 0, imposto no primeiro jogo,garantindo assim a classificação com dois resultadosiguais, direito adquirido por ter melhor campanha ge-ral, mas não foi o que aconteceu, o Martinica venceunovamente, desta vez 3 a 2, e carimbou seu passa-porte.

Lembramos que as partidas de semifinal e finalserão decididas em jogo único, diferentemente dasquartas de final que tiveram ida e volta.

Na última sexta-feira o Ginásio Krahe recebeu um grande público para a disputa da final da Série Prata.Em quadra duas equipes de tradição e experiência. De um lado o Família Maringá Krahe buscava o Bi-Campeonato, em contrapartida, o Gaúcha tentava o seu primeiro título dentro do ginásio da baixada.

No jogo, o Maringá iniciou melhor e chegou a abrir 3 gols de diferença. No decorrer da disputa o Gaúchadescontou, mas o Maringá voltou a ampliar o placar, 4 a 1.

Quem assistia a partida imaginava que o Família Maringá levantaria o caneco, mas o segundo tempo dejogo mostrou o poder de reação do tima da Vila Gaúcha, que encostou no placar, deixando a partida empa-tada em quatro gols e levando a decisão para a prorrogação.

No tempo extra, novamente o Maringá saiu na frente, mas pouco antes do apito final veio o empate,prolongando ainda mais a expectativa das duas equipes e deixando para os pênaltis a decisão da competiçãoorganizada pelo Lico.

Já nas penalidades, os batedores do Gaúcha foram mais competentes e garantiram o título da Série Pratacom o placar de 2 a 0, fazendo a alegria de sua torcida que comemorou a conquista da competição e dequebra ainda viu seu time levar o troféu disciplina e também o destaque do campeonato com o atleta "Mão".

Na partida preliminar a final, o Vilas venceu o São Cristóvão por 6 a 4, ficando com a terceira colocação.

PREMIAÇÕES:Campeão - GaúchaVice - Família Maringá Krahe3º Colocado - VilasDestaque - Mão (Gaúcha)Artilheiro - Tiago (Família)Goleiro Menos Vazado - Régis e Toreiro (Vilas)Disciplina - GaúchaMelhor Torcida - São Cristóvão.

>> FUTEBOL DE CAMPO

Estádio do Tamoio será palco dassemifinais do Campeonato Municipalde Viamão que acontecem na tarde

deste domingo

Finalistasserão definidos

domingo

Page 15: Sexta 06 12 2013

PÁGINA 15Viamão - 6 de Dezembro de 2013 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

é um dos COLORADOS maisconhecidos na cidade e escreve

neste espaço semanalmente

PANOTERRA

é um dos GREMISTAS maisconhecidos na cidade e escreve neste

espaço semanalmente

MANOEL

“DUBAR”

Internacional >> veja onde a incompetência do depar-tamento de futebol do Internacional nos levou...faltando 1rodada para o fim do campeonato precisamos ainda pontu-ar para que não corramos riscos. Em 2014 Giovani Luigi (odeficitário) deve nomear alguém que entenda de futebol eafastar sumariamente Marcelo Medeiros, Souto de Mourae Chumbinho.

Sul-Americana >> às vezes acho que analiso outro es-porte. Como pode ter gente que ache que um dos piorestimes do Brasil (e rebaixado), a Ponte Preta, vá ganhar deum dos atuais melhores times da Argentina (Lanús)?

Brasileirão >> é consenso entre os grandes jornalis-tas esportivos o baixo nível do atual campeonato. Bastaver que um time relativamente comum (mas bem treinado),o Cruzeiro, ganhou com folga o título. E o 2º colocado é umtime de futebol medíocre como o Grêmio.

Brasileirão II >> as viúvas do formulismo não gostamde campeonato sem mata-mata e criticam os pontos corri-dos (mata-mata tem na Copa do Brasil!) esquecem que va-mos para a 38º e última rodada com 8 dos 10 jogos valendo2 vagas para a Libertadores e 2 vagas no rebaixamento!

Libertadores 2014 >> estão vibrando as equipes daArgentina, Uruguay, Paraguai, Chile e Colômbia. Nunca oBrasil esteve tão mal representado. Fora o Cruzeiro e o GaloMineiro, só tem time ruim: Furacão, Flamengo, Goiás e opessoal da Coligay.

Bom Senso >> vejo nas redes sociais críticas desprovi-das de fundamento ao movimento Bom Senso. Foi a melhorcoisa que aconteceu no futebol brasileiro este ano. O mo-vimento exige mudança no calendário, férias, pré-tempora-da e que os jogadores participem das decisões que regem ofutebol. Corretíssimo.

Grêmio >> confirmado pelo pereba do Barcos, o Grê-mio atrasa salários (de todos, inclusive funcionários). Ocolunista afirma isso desde março. Estão quebrados. Comas saídas de Dida, Zé Roberto, Elano e Vargas, devem pou-par R$ 2 milhões/mês.

Mico do Ano >> sem dúvida, a Arena. O Chiqueiro deAluguel da OAS é uma bosta. No meio de uma favela, feitocom material de 2ª, assentos ridículos, cheios de pontoscegos, sem dar um centavo pro falido do Grêmio, e paraterminar, o que é aquele gramado? Fiasco total...

Piores do Ano >> semana passada elegi os melhores,agora os piores: Muriel (Inter); Pará (Grêmio), Cris (Vasco),Bressan (Grêmio) e Fabrício (Inter); Adriano (Grêmio), Bite-co (qualquer um, os 2 são podres), Alex (Inter) e CarlosEduardo (Flamengo); Kleber (Grêmio) e Barcos (Grêmio).Treinador: o arrogante Renato Carioca. Presidente: GiovaniLuigi. Dirigente: Luis Cesar Souto de Moura.

Social >> é neste domingo na Associação dos Servido-res Públicos de Viamão a confraternização do Estrela Fute-bol & Amigos. Comandada pelo meu amigo Vilson Roberto,o Cabeça, o Estrela atualmente joga a Série Ouro do Guido.Ao Cabeça e aos atletas, um grande abraço!

(51) 9192-0744

RUMO A SERRA >> Mudança de planos. Apré-temporada do Grêmio não será mais em PortoAlegre, conforme o planejado inicialmente pelo de-partamento de futebol, mas em Bento Gonçalves, naregião da Serra.

A decisão foi tomada na quarta-feira, após reu-nião do presidente Fábio Koff com o departamentode futebol.

Conforme Koff, a pré-temporada será realizadana cidade gaúcha independentemente do período depreparação - com ou sem classificação para a fasede grupos da Libertadores – e também de qual for otreinador no comando da equipe no próximo ano.

“Conversei com o departamento de futebol nestatarde. Chegamos a conclusão que o melhor é reali-zar a pré-temporada em Bento Gonçalves. Até por-que sairá mais barato do que em Porto Alegre. Acidade sempre nos acolheu muito bem e tem ótimascondições de trabalho”, conta Koff, após realizaçãode reunião no Conselho Deliberativo para tratar so-bre questões pendentes para assinatura de contratocom a OAS.

O dirigente também minimizou as preferênciasde Renato Gaúcho, avesso a viagens de longa dura-ção. Disse que o treinador terá de aceitar caso reno-ve por outra temporada.

“Se o Renato não gosta, se ficar, terá que gos-tar”, sorri Koff.

O clube já iniciou conversas com o consuladogremista em Bento Gonçalves para tratar sobre apassagem da delegação pela cidade. Pesou o fatorfinanceiro para a decisão, já que a ideia é de que oTricolor não tenha custos, mas, sim, lucros, nesseperíodo. Outros fatores foram cruciais para a deci-são. O CT de Treinamentos, localizado em frente àArena, ainda não foi acabado e nem deverá ficarpronto para janeiro. Erguido em espaço de 3 milmetros quadrados, está com 75% das obras conclu-ídas. O problema vigente é a assinatura do novo con-trato entre Grêmio e OAS, o que deverá ocorrer nospróximos dias.

A formalização injetaria reforço financeiro de R$3 milhões para acelerar os trabalhos. Ao mesmo tem-po, o Estádio Olímpico, que seria outra possibilidade,está em processo cada vez mais avançado de demo-lição.

Para os jogadores, o discurso foi de indiferença.Souza, por exemplo, vê pontos positivos para a pre-paração nas duas regiões:

“Em Porto Alegre, ficamos perto da nossa famí-lia, é ponto positivo. A vantagem de sair é a tranqui-lidade, pode-se focar bem mais. Mas o trabalho nãoserá diferente”. Neste ano, a temporada gremistafoi dividida. Por causa da participação da equipe napré-Libertadores, parte da preparação, que iniciouem Porto Alegre, foi realizada em Quito, no Equador,local em que enfrentou a LDU, pela pré-Libertado-res.

Copa Afuvi está nasquartas de final

>> FUTSAL

Na terça-feira, dia 03, aconteceu no Ginásio Munici-pal de Viamão a última rodada masculina da primeira fasena Copa AFUVI e os resultados definiram os confrontosdas quartas de final que começaram a ser disputadas on-tem (sem resultado até o encerramento desta edição).

Na primeira partida do dia 03 o ACBREI Raceng ven-ceu o S. E. R. Pork´s, 4 a 3. No jogo de fundo o AtléticoCobreloa despachou o River Estalagem que deu adeus acompetição, 5 a 3. Com esses resultados a definição dosgrupos ficou assim:

Grupo 1: 1º S. E. R. Imperador/Auto Brilho (10), 2ºRiver/Alvorada (9), 3º S. E. R. Papão (6), 4º Ajax/Coleta-re (4) e 5º Atlético/Águas Claras (0).

Grupo 2: 1º Atlético Cobreloa (10), 2º Deportivo/Ca-narinho (9), 3º ABCREI Raceng (7), 4º S. E. R. Pork´s(3) e 5º River Estalagem (0).

Assim os confrontos das quartas de final, que serãoem partida única, ficaram no dia 05 (ontem) às 21h Ri-ver/Alvorada x ABCREI Raceng e às 22h S. E. R. Impe-rador/Auto Brilho x S. E. R. Pork´s. Já na terça, dia 10,jogam às 21h Atlético Cobreloa x Ajax/Coletare e às 22hDeportivo/Canarinho x S. E. R. Papão. Os mandantesdos jogos levam a vantagem do empate por ter melhorcampanha.

Os resultados serão publicados no Viamão Agora (www.viamaoagora.com.br).

Os jogos femininos, também disputados ontem à noite,ainda são válidos pela primeira fase.

Jogos do dia 05 - 20h S. E. R. Papão x Atlético Co-breloa (Feminino), 21h River/Alvorada x ABCREI Ra-ceng, 22h S. E. R. Imperador/Auto Brilho x S. E. R.Pork´s e 23h Olímpia x Ajax/Coletare (Feminino).

Jogos do dia 10 - 21h Atlético Cobreloa x Ajax/Cole-tare e 22h Deportivo/Canarinho x S. E. R. Papão.

[email protected]

Page 16: Sexta 06 12 2013

Jornal Sexta | Edição 139 | Sexta-Feira, 6

de Dezembro de 2013 | Viamão | Rio

Grande do Sul | www.jornalsexta.com.br

www.viamaoagora.com.br | R$ 1,00

>> FUNCIONALISMO MUNICIPAL

Décimo terceiro será pago com novas vantagensaos milhares de servidores da Prefeitura de Viamão

No próximo dia 20, será realizado o pagamento daequiparação salarial, do abono salarial, do adicional derisco de vida, do desempenho à gestão tributária e damédia das horas extras no cálculo da remuneração dodécimo terceiro salário e também nos próximos perío-dos dos pagamentos das remunerações de férias dosmilhares de servidores e servidoras municipais.

Isso porque, na semana passada a Câmara já haviaaprovado o PL 258/13 e o projeto de emenda ao PL249/13, de autoria do vereador Luís Armando Azambu-ja (PT), que acrescentou e alterou parágrafos nos arti-gos 66 e 81 da Lei Municipal 2.663/98, do Regime Jurí-dico Único dos Servidores Públicos do município deViamão (RJU), vai beneficiar a totalidade dos 3,2 milservidores municipais, garantindo que todos os valoresrecebidos a título de abono salarial, de adicional de ris-co de vida, adicional do desempenho à gestão tributá-ria, da equiparação salarial e da média das horas ex-tras, entre outros já garantidos pelo RJU, como: insalu-bridade, periculosidade, penosidade e adicional notur-no, farão parte tanto nas férias, quanto no décimo ter-ceiro, uma vez que a legislação vigente não previa dis-positivo legal para o pagamento desses adicionais ebenefícios nas médias salariais.

EQUIPARAÇÃO SALARIAL NAS FÉRIAS ENO DÉCIMO TERCEIRO DOS SERVIDORES

- Na última sessão plenária a Câmara apro-vou por unanimidade, o projeto de lei (PL) 276/13 que complementou e atendeu a proposiçãoda emenda do vereador Armando, que serviupara assegurar aos servidores e servidorascom vencimento básico inferior ao salário mí-nimo, o pagamento da importância que com-plete o valor deste, a chamada equiparaçãosalarial, com repercussão nas férias e décimoterceiro.

Esse projeto segundo o vereador Arman-do, beneficia diretamente cerca de novecen-tos servidores da prefeitura, entre eles: os ope-rários, as serventes escolares, os vigilantes,entre outros, que necessitam da equiparação para al-cançarem o valor de um salário mínimo nacional nosseus rendimentos mensais.

ASMV APOIOU A MEDIDA (FOTO) - Lide-rado pelo vereador Armando, os projetos foram cons-truídos em sincronia e apoiados pelos demais vereado-res e vereadora, pelos grupos e representantes de ser-vidores, sindicato dos municipários e ASMV - Associa-ção dos Servidores Municipais de Viamão e o Executi-vo, que garantiu a transformação dos projetos em leimunicipal, assegurando que seus efeitos serão imedia-tos, inclusive nos pagamentos das férias a partir deste

Isso porque, na semana passada a Câmara já havia aprovado o PL 258/13 e o projeto de emenda ao PL 249/13, de autoria do vereador Luís Armando Azambuja (PT), que acrescentou e alterouparágrafos nos artigos 66 e 81 da Lei Municipal 2.663/98, do Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos do município de Viamão (RJU), vai beneficiar a totalidade dos 3,2 mil servidores

municipais, garantindo que todos os valores recebidos a título de abono salarial, de adicional de risco de vida, adicional do desempenho à gestão tributária, da equiparação salarial e da média dashoras extras, entre outros já garantidos pelo RJU, como: insalubridade, periculosidade, penosidade e adicional noturno, farão parte tanto nas férias, quanto no décimo terceiro, uma vez que a

legislação vigente não previa dispositivo legal para o pagamento desses adicionais e benefícios nas médias salariais

mês e do décimo terceiro deste ano, que será pagotodas essas vantagens junto com a segunda parcela dodécimo terceiros do funcionalismo municipal, previstopara dia 20 de dezembro.

O benefício atinge a totalidade dos 3,2 de servido-res do quadro geral, obras, vigilância, saúde e da edu-cação da prefeitura, além dos conselheiros tutelares edo quadro da Câmara.

“Atendeu uma grande demanda dos servidores eservidoras municipais, representando o reconhecimen-to de uma justa conquista aos seus direitos”, comemo-rou o vereador Armando.