setúbal - guia de eventos set | out'13

56
setembro/outubro 2013

Upload: camara-municipal-de-setubal

Post on 22-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição de setembro e outubro de 2013 da agenda cultural e de lazer de Setúbal - Guia de Eventos

TRANSCRIPT

sete

mbr

o/ou

tubr

o 2

013

A informação a divulgar no Setúbal – Guia de Eventos, publicação de periodicida-de bimestral, deve ser enviada até ao dia 9 do mês anterior ao primeiro da edição respetiva, por e-mail ([email protected]). Essas informações e outras que não cheguem a tempo de ser publicadas podem ser divulgadas na página de internet www.mun-setubal.pt/guiaeventos caso venham acompanhadas de ima-gem. Reservamo-nos o direito de selecionar a informação a divulgar e a forma de o fazer e não nos responsabilizamos por alterações na programação.

Os pedidos de receção por correio de publicações municipais devem ser fei-tos em www.mun-setubal.pt ou por contacto com a Divisão de Comunicação e Imagem pelo e-mail [email protected] ou telefone 265 541 500.

SEtúbAlGuIA DE EvEntOSn.º 92setembro | outubro 2013

FIChA téCnICA

PropriedadeCâmara Municipal de SetúbalDiretoraMaria das Dores Meira, Presidente da CMSEdiçãoDICI – Divisãode Comunicação e ImagemCoordenação Geral Sérgio MateusCoordenação de RedaçãoJoão MonteiroRedaçãohugo Martins, Manuel Cordeiro, Marco Silva, Susana ManteigasFotografiaJosé luís Costa, Mário Peneque, Comissão das Comemorações do Centenário de Álvaro CunhalConselho EditorialAna bichinho, Carlos Anjos,João Monteiro, Marco Silva,Paulo Anjos, Rita Pereira, Sérgio MateusProjeto GráficoAntónio Cunha, Miguel Farropas, Raquel lopes, Rita PereiraPaginaçãoAntónio Cunha, Rita PereiraImpressãoDaniel & lino, ldaRedaçãoDICI – Câmara Municipalde Setúbal, Paços do Concelho,Praça de bocage, 2901-866 SetúbalTelefone265 541 [email protected] mil exemplaresISSn 1646-0464Capabocage. Desenho de Júlio PomarContracapaDesenho de Álvaro Cunhal

Foto do Leitor de “Simplesmente Palavras“, de Carlos Rodrigues

…a importância da serra é avassaladora, de tal forma que a candida-tura reuniu, de maneira consensual e harmoniosa, o trabalho de 103 entidades públicas e privadas, assim como de quadrantes sociais tão distintos, como científicas e das áreas da educação e cultura. A candidatura conta ainda com o envolvimento e empenho direto de 107 personalidades que decidiram integrar a Comissão de honra. titulares de órgãos de soberania, representantes do poder local do distrito, deputados pelo círculo de Setúbal e personalidades como José Mourinho, herman José, Carlos Monjardino, Galopim de Car-valho, José luís Peixoto, nuno Gama, tim e Zeinal bava são apenas alguns exemplos da extensa lista de individualidades da Comissão de honra.

arrábidaPatrimónio Mundial porque...

3nota de abertura

gu

iase

t/o

ut

A cidade de bocage está em festa com as comemora-ções em torno do feriado municipal, 15 de setembro, que se prolongam ao longo do mês, com atividades centradas na cultura e no lazer.

O Dia de bocage e da Cidade, tema de capa e des-taque de setembro desta edição do Guia de Eventos, inclui, pelo segundo ano consecutivo, uma regata de barcos insólitos, no Parque urbano de Albarquel, mas tem o epicentro na praça dedicada ao poeta sadino, onde decorrem as cerimónias protocolares.

De assinalar ainda o regresso “luísa todi – O Mu-sical”, produção com mais de meia centena de interve-nientes, com espetáculos entre os dias 12 e 22, no Fó-rum Municipal luísa todi, e a inauguração da exposição “tesouros do Museu de Setúbal/Convento de Jesus“.

Outras comemorações referem-se ao centenário de Álvaro Cunhal, destaque de outubro deste Guia de Even-tos. A partir de 28 de setembro, Setúbal evoca um dos principais protagonistas da vida política e social portugue-sa do século XX, com colóquios, exposições e cinema.

A grande festa do Festival Eurovisão da Canção volta a passar por Setúbal, agora com um conjunto de eventos associados, que se estende por três dias, en-tre 5 e 7 de setembro.

Cidadede bocage

4sumário SETEMBRO | OUTUBRO 2013

44PESSOA“Clima influenciao que as pessoasdesejam vestir”tó Simões, 48 anos, diretor de design da Dielmar, aponta a dificuldade em agradar a gregos e troianos.

49AFAZERAlegriano trabalhoOs animais têm nome na Quinta Pedagógica de São Paulo, onde a criançada pode arregaçar as mangas e atirar-se ao trabalho do campo.

10BARTOON

As tiras de bD de luís Afonso, carregadas de

sarcasmo, saltam das páginas do

jornal para o palco. O teatro Animação

de Setúbal apresenta uma nova produção

que respeita o espírito da banda desenhada, com

as personagens a ganharem vida ao

balcão do café.

20ÁLVARO CUNHAL

Setúbal associa-se às comemorações do centenário do

líder histórico do PCP. um conjunto de iniciativas, na Casa da Cultura e na biblioteca Municipal, a decorrer

até ao final do ano, evoca o homem, o político, o pensador, o artista

plástico, o escritor.

set/outsumário

47CIDADEVisãode futuroO processo de requalificação da Praia da Saúde continua em marcha. O terminal 7, de promoção náutica, liga o passado e o futuro

09EUROVISION LIVE CONCERT

A maior festa europeia dedicada ao Festival Eurovisão da Canção assentou arraiais em Setúbal. Pelo quinto ano consecutivo a cidade recebe o Eurovision live Concert – Portugal, nesta edição com vários eventos associados, como concertos de fado e de diferentes proveniênciase géneros musicais.

12MUSICAL LUÍSA TODI

luísa todi – o Musical está de volta ao Fórum Municipal luísa todi depois do êxito alcançado nas primeiras apresentações, em janeiro, que esgotou a sala. O espetáculo, com mais de 50 atores, cantores, bailarinos e músicos, chegou pela mão de luísa todi e agora é trazido por bocage, nas comemorações do Dia da Cidade.

setembro 6 eventosoutubro 20 eventos

bastidores 28 artistas da artiset

exposições 30 mostras de artesagir 34 cursos e concursosinfantil 36 júnior e famíliaretrovisor 38 como foiprojetor 38 novembro e dezembro

ver 40 andreas stöckleincompasso 41 fernando marquesleituras 42 manuel augusto araújofitas 43 marta pinho alves

pessoa 44 tó simõesrotas 46 espaços de desportocidade 47 terminal 7prazeres 48 taifaafazer 49 quinta pedagógica

intervir 50 atividades fixasespaços 53 contactos

6SETEMBRO | OutubRO 2013

01 // 22 COMEMORAÇÕES BOCAGIANASO Dia de bocage e da Cidade 2013, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal e entida-des do concelho, é assinalado ao longo do mês com um conjunto diversificado de iniciativas cul-turais, desportivas e recreativas.

bastidores pág. 28 | exposições pág. 30 | agir pág. 34 | infantil pág. 36

setembro

7programa

Cidade celebra Poeta leituras encenadas, espetáculos musicais e tertúlias abordam a temática bocagiana, a poesia, o teatro e a cidade de Setúbal nas várias iniciativas que, ao longo do mês, inte-gram as comemorações em torno do dia de nascimento de bocage, 15 de setembro.

neste dia, feriado municipal, às 08h00, as mais caricatas embarcações lançam-se ao rio a partir do Parque urbano de Albarquel na “Regata de banheiras e Insólitos”.

Segue-se um conjunto de cerimónias protocolares, iniciadas com o hastear da bandeira nos Paços do Concelho, às 09h00, e, pouco depois, com a deposição de flores no monumento ao poeta, na Praça de bocage.

Às 09h30, o Salão nobre recebe a ses-são solene evocativa do Dia de bocage e da Cidade, momento que inclui uma home-nagem aos funcionários municipais recen-temente aposentados e animação cultural com música e dança.

Mais tarde, às 11h00, no coreto da Ave-nida luísa todi, há um concerto pela banda da Sociedade Musical Capricho Setubalense.

Encontros bocagianos

Com iniciativas a decorrer ao longo do mês (ver programação de setembro e secção de exposições), as Comemorações bocagianas voltam a destacar a tertúlia “Eis bocage… Conversas de botequim”, que conta com 14 edições, no dia 14, às 21h00, na união Setu-balense, enquanto os e-vox cantam bocage no mesmo dia, às 21h30, na Casa da Cultura.um dia antes, a 13, um recital de poesia so-bre bocage homenageia o poeta setubalense num encontro, às 14h30, no Centro Comuni-tário de Santa Maria.

Meia hora depois é inaugurada a exposi-ção “tesouros do Convento de Jesus“, com espólio do Museu de Setúbal, no edíficio re-novado do antigo banco de Portugal (desta-que na página 8).

no período da tarde, às 15h00, é inaugu-rado um conjunto de peças escultóricas que integra a primeira fase do núcleo Museológi-co da bela vista, patentes nos pátios requali-ficados daquele bairro de Setúbal.

Embora feriado municipal, a Casa bocage está aberta ao público das 15h00 às 19h00, enquanto o Fórum Municipal luísa todi rece-be, às 16h00, mais uma sessão do espetáculo “luísa todi – O Musical”, em reposição entre os dias 12 e 22. À mesma hora, na Casa da Cultura, realiza-se a conferência “bocage, o Iluminismo e a Revolução Francesa”.

O programa de dia 15 inclui ainda a ceri-mónia de entrega dos prémios do Xv Concur-so literário Manuel Maria barbosa du bocage, às 18h00, no Salão nobre dos Paços do Con-celho, e uma leitura encenada sobre bocage, pelo tAS, às 21h30, na Casa da Cultura.

8SETEMBRO | OutubRO 2013

Arte e arquitetura A arquitetura e a utilidade atual são dois mo-tivos para visitar o antigo edifício do banco de Portugal, que abre portas a 15 de setembro, depois de finalizadas as obras de recupera-ção, a cargo da Câmara Municipal de Setúbal.

Este edifício central da Avenida luísa todi, objeto de referência no panorama arquitetóni-co da cidade, assumiu particular protagonis-mo na história e cultura setubalense, uma vez que representa o poder financeiro distrital da época, o primeiro quartel do século XX.

Elegante e auspiciosa, a arquitetura do banco de Portugal em Setúbal esteve a cargo de Adães bermudes, um dos exponentes do movimento da Arte nova em Portugal, mentor ainda de outros projetos com a mesma finali-dade, além de escolas e bairros económicos.

As influências da Arte nova revelam-se na fachada principal, destacam-se no fron-tão curvo, rematado por cornija onde está apoiado o escudo da República Portugue-sa. Outros pormenores que o visitante não pode descurar são as colunas jónicas com motivos vegetalistas, a cartela com o escu-do do banco de Portugal, além das urnas de cantarias decoradas por grinaldas e laços.

“TESOUROS DO MUSEU DE SETÚBAL/CONVENTO DE JESUS”uma amostra da diversidade do acervo do Museu de Setúbal, em particular a Galeria de Pintura Qui-nhentista, inaugura o espaço, ad-quirido e beneficiado pela Câmara Municipal. Obras de arte e acha-dos arqueológicos ficam patentes, temporariamente. Inauguração às 11h30, nas comemorações do Dia de bocage e da Cidade.Galeria Municipaldo Banco de Portugal

A PARTIR 1 5 S E T

A recuperação

A Câmara Municipal assumiu a recuperação integral do edifício do banco de Portugal, imó-vel que se encontrava em avançado estado de degradação, obrigando à substituição de guarnições e portadas de madeira. A operação, feita com a preocupação de preser-var o que existia, incluiu a recuperação de pa-vimentos, paredes, janelas, tetos, incluindo san-cas, e cobertura, constituída por telha de xisto. O edifício fica dotado de condições para rece-ber pessoas com mobilidade reduzida, com a instalação de rampas de acesso e sanitários específicos.

9programa

PORTUGAL – O PAÍS DO FADOEspetáculo com Ana laíns, Fi-lipa Sousa, Piedade Fernandes, Anabela, liana, vânia Fernandes e Carla Pires, artistas portugue-sas que, independentemente das suas participações no Festival RtP da Canção, encontraram no fado um espaço de afirmação para consolidarem carreiras.Fórum Municipal Luísa Todi

HARMONY OF SOUNDEspetáculo em que a música propõe viagens a duas culturas distintas. A primeira parte é com Chen Aharoni e Moran Mazor, cantores israelitas, que nos le-vam ao encontro de um mundo de baladas do Médio Oriente. na segunda, o tenor romeno vlad Mirita interpreta peças clássicas e temas contemporâneos.Fórum Municipal Luísa Todi

A festa da cançãoSetúbal continua no epicentro do Festival Eurovisão da Canção, ao apresentar, pelo quinto ano consecutivo, a maior festa euro-peia dedicada ao evento. O “Eurovision live Concert – Portugal 2013” dura três dias.

Entre 5 e 7 de setembro, há espetáculos com artistas nacionais e estrangeiros e até uma aula de fitness. O evento é organizado pela [email protected], em parceria com a OGAE Portugal e a Câmara Municipal de Setúbal.

05 SEtQ u I

2 1 h 3 012 €

06 SEtS E X

2 1 h 3 012 €

FITNESSAula de participação livre.Avenida Luísa Todi

BE4RSQuarteto vocal apresenta temas do Festival Eurovisão da Canção.Coreto da Avenida

JALISSEA dupla italiana lança um novo trabalho discográfico.Casa da Cultura

EUROVISION PARTY– PORTUGAL 2013Espectáculo com a participação de artistas de 15 países associa-dos a distintas edições do Festi-val Eurovisão da Canção.Auditório José Afonso

07 SEtS A b

1 0 h 3 0

07 SEtS A b

1 6 h 0 0Gratuito

07 SEtS A b

1 8 h 0 0Gratuito

07 SEtS A b

2 1 h 3 0Gratuito

10SETEMBRO | OutubRO 2013

Mobilidade está no andar

“Ar limpo – está nas tuas mãos!” dá o mote à Semana Europeia da Mobilidade, entre 16 e 22 de setembro.

De bicicleta ou trotineta, a Câmara Mu-nicipal de Setúbal desafia à utilização de meios de transporte amigos do ambiente. O veículo elétrico está cada vez mais em uso e para quem quiser saber mais sobre as van-tagens pode visitar uma exposição, ao longo da semana, na Avenida luísa todi.

A bicicleta está em destaque nas ativida-des proporcionadas em parceria com empre-sas de transportes, lojas de desporto e aven-tura, como a “Feira de bicicletas usadas”, nos dias 21 e 22, na Avenida luísa todi, cursos de aprendizagem e aluguer de bicicletas.

Passeios de btt e pedestre, uma forma saudável para apoiar a candidatura da Arrá-bida a Património Mundial, estão também agendados, além da iniciativa MOvE.AR – Mostra de Artes de Rua de Setúbal, nos dias 21 e 22, pelo teatro do Elefante.

Onze curtas-metragens estão em exibição, ao longo da semana, em transportes e locais públicos de atendimento. Esta ação, da EnA – Agência de Energia de Ambiente da Arrábida, que pretende fomentar a mudança comporta-mental para a utilização de modos suaves de mobilidade, tem ainda sessões marcadas para dia 18, às 10h00, na biblioteca Municipal, e 21, às 21h00, na Casa da Cultura.

Do jornal para o palcoCom sarcasmo, humor e sentido crítico, o vi-lão, o libório, o polícia, a Matilde, o tó Mané, o sr. Carvalho e o anjo refletem e questionam as próprias vidas e as dos outros. O ponto de encontro é um bar onde tentam enganar a solidão e esquecer as agruras que a socie-dade atual provoca.

Estas personagens são extraídas das ti-ras do “bartoon”, do jornal “Público”, que dão corpo à nova produção do teatro Animação de Setúbal, com o mesmo nome do cartoon criado por luís Afonso.

Com estreia marcada para 26 de setem-bro, a peça é dirigida por Carlos Curto e conta com os atores Carlos Rodrigues, Duarte vic-tor, José nobre e Sónia Martins no elenco.

A peça “bartoon” resulta de uma recolha e seleção de dez anos de publicação, tendo sido estabelecida uma “trama” dramática, procurando respeitar em absoluto a essên-cia e o espírito do autor.

BARTOONEstreia da peça do teatro Ani-mação de Setúbal, feita a par-tir das tiras de luís Afonso, publicadas no jornal “Público”. Sessões de quinta a sábado, às 22h00, e ao domingo, às 16h00.Teatro de Bolso

26 SET // 30 NOV

7 € 5 € |

estudantese + 65 anos

11programa

01 DOM

GratuitoAté dia 8

1 6 h 0 05 €

1 7 h 0 0// 19h30

Gratuito

1 8 h 0 0Gratuito

03 t E R

2 1 h 3 0Gratuito

11.ª FESTANIMAFesta de verão com tasquinhas e animação musical.Escarpas de Santos Nicolau

FADOEspetáculo de encerramento das comemorações do 25.º aniversário do Grupo Desportivo da Fonte nova.Fórum Municipal Luísa Todi

DANÇA NA RUAAulas abertas de vários ritmos, como salsa, chachachá, meren-gue e tango.Praça de BocageOrg.: CMS e Salsa em Setúbal

O POETA DA LUAApresentação do romance de An-tónio Casado, iniciativa das Co-memorações bocagianas 2013.Casa da CulturaSala José Afonso

CONVERSAS SOBRE FOTOGRAFIAIniciativa da Artiset.Casa da CulturaEspaço das Artes

05 Q u I

1 8 h 0 0Gratuito

2 1 h 3 01 €

06 S E X

GratuitoAté dia 8

2 2 h 0 05 €

ROMPER SILÊNCIOSlançamento do livro do projeto “tráfico de Mulheres – Romper Silêncios”.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: CMS e Romper Silêncios

THE INVISIBLE CIRCUSExibição do filme de Adam brooks, de 1999, do ciclo “De hollywood a Setúbal” do Clube de Cinema.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: CMS e Experimentáculo

FESTA DE NOSSA SENHORA DA SAÚDEtrês dias de animação, com gastronomia, música, atividades religiosas e cavalhadas à antiga portuguesa, na mais antiga festa de Setúbal, realizada desde 1723.Vila Fresca de AzeitãoOrg.: Sociedade Filarmónica Pro-vidência e Paróquia de S. SimãoApoio: CMS e juntas de freguesia de S. Simão e S. lourenço

CANTIGAS DO VINHO, CANTIGAS DO PÃOEvento do projeto “Aplaudam Setúbal!”, apresentado por Joa-quim Gouveia.Casa da CulturaPátio do DimasOrg: CMS

12SETEMBRO | OutubRO 2013

12 Q u I

2 1 h 3 010 € | plateia

8 € | balcão+ dias

13, 14, 15, 19, 20,

21 e 22

2 1 h 3 01 €

13 S E X

2 1 h 3 0+ info dia 12

LUÍSA TODI – O MUSICALReposição do espetáculo estrea-do em janeiro no âmbito dos 260 anos do nascimento de luísa todi. Iniciativa integrada nas Co-memorações bocagianas 2013.Fórum Municipal Luísa TodiOrg.: CMS e liga dos Amigosdo Fórum Municipal luísa todiDesconto 15% | Cartão Jovem, +65 anos, funcionários e reforma-dos da CMS, grupos + 15 pessoas

NOITES BRAVASExibição do filme de Cyril Collard, de 1992, do ciclo “De hollywood a Setúbal”.Casa da CulturaSala José Afonso

LUÍSA TODI – O MUSICALFórum Municipal Luísa Todi

07 S A b

2 0 h 1 54 €

2 1 h 3 0Gratuito

2 2 h 0 05 €

11 Q u A

2 1 h 3 0Gratuito

NA CALADA DA NOITEterceira etapa de circuito de pe-ddy-paper, com concentração em vale de barris, na Escola de btt. Inscrições (até dia 4):www.lebresdosado.ptOrg.: Associação de Atletismo lebres do Sado

DUKE ELLINGTONEncontro por Carlos Rocha sobre a vida e obra do compositor e líder de orquestra de jazz do século XX.Club Setubalense

O CIGANO CANTA AMÁLIAFusão de música erudita e de cântico cigano, com Diego el Gavi na voz e Eduardo Jordão ao piano.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: CMS

ROTAS DE ILUSÃOExibição do documentário de Clara Angeiras e Glyzia noguei-ra, seguida de debate.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: CMS, Experimentáculoe Romper Silêncios

13programa

CICLO DE JAZZConcerto com a Class de Jazz de Setúbal. Casa da CulturaPátio do DimasOrg.: CMS

WHAT FEAT SIR PRIZEEspetáculo das “noites da baía” com grandes clássicos do rock.Casa da BaíaOrg.: CMS

MIGUEL DE CASTRORecital de poesia e apresenta-ção do sítio dedicado ao poeta setubalense. Iniciativa das Co-memorações bocagianas 2013.Casa da CulturaGaleria de ExposiçõesOrg.: CMS e DDlX

VISITAS AO ESPAÇO MUSEOLÓGICOAtividade das Comemorações bocagianas 2013.Museu do TrabalhoMichel Giacomettie Casa BocageMarcações: 265 537 880

2 2 h 0 03 €

2 2 h 0 07,5 € | indiv.10 € | duplo

Gratuito | - 16 anos

2 2 h 3 0Gratuito

14 S A b

1 4 h 0 0// 18h00

PAÇOS DO CONCELHO DE PORTAS ABERTASvisitas guiadas à sede da Câ-mara Municipal de Setúbal e a outros espaços de interesse no centro histórico.Informações:[email protected].: CMS

XXI OPEN NACIONALDE DAMAS CLÁSSICAS– CIDADE DE SETÚBALIniciativa das Comemorações bocagianas 2013.Capricho SetubalenseOrg.: Associaçãode Damas de Setúbal

CONTOS DO A(MAR)lançamento do livro de Sandra teixeira e Miguel Passarinho, no âmbito das Comemorações bo-cagianas 2013.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: CMS

DANÇA NA RUAAulas abertas de vários ritmos, como salsa, chachachá, meren-gue e tango, iniciativa das Co-memorações bocagianas 2013.Coreto da Avenida Luísa TodiOrg.: CMS e Salsa em Setúbal

1 0 h 3 0

1 1 h 0 0// 21h00

Gratuito

1 5 h 0 0Gratuito

1 7 h 0 0// 19h30

Gratuito

14SETEMBRO | OutubRO 2013

TRAIL NOTURNO Aventura desportiva por estra-das de terra batida e trilhos, num percurso com 15 quilómetros. Concentração em vale de barris, na Escola de btt.Inscrições (até dia 9):www.lebresdosado.ptOrg.: Associação de Atletismo “lebres do Sado”

LUÍSA TODI – O MUSICALFórum Municipal Luísa Todi

LEMBRANDO BOCAGEtertúlia poética, tapas e mosca-tel, com a participação do teatro do Elefante.Conserveira de SetúbalRua 26 de Setembro, 15Org.: Restaurante“A Champanheria”

16.ª FESTA DO IDOSOtarde de convívio para maiores de 60 anos.Cooperativa “Força de Todos”Inscrições (até dia 13): 265 706 124Org.: Junta de Freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra

BOCAGE, O ILUMINISMO E A REVOLUÇÃO FRANCESAConferência por António Chitas e Álvaro Arranja, das Comemo-rações bocagianas 2013.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: Centro de Estudos bocageanos

LUÍSA TODI – O MUSICALFórum Municipal Luísa Todi

LA DOLCE VITASessão do ciclo Cinema do Pátio.Casa da CulturaPátio do DimasOrg.: CMS

LUÍSA TODI – O MUSICALFórum Municipal Luísa Todi

CURTAS-METRAGENSExibição dos filmes “Setúbal, uma galinha que não canta”, de António Aleixo e Flávio vicen-te, e “Esta é a minha cidade” e “Porque tu respiras”, de Pedro Almeida. Sessões do ciclo “De hollywood a Setúbal”.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: CMS e Experimentáculo

14 S A b

2 1 h 0 013,5 €

2 1 h 3 0+ info dia 12

2 2 h 0 0

15 DOM

1 3 h 0 0Gratuito

1 6 h 0 0Gratuito

1 6 h 0 0+ info dia 12

18 Q u A

2 2 h 0 0Gratuito

19 Q u I

2 1 h 3 0+ info dia 12

2 1 h 3 01 €

15programa

FADO E POESIAEncontro de poetas e artistas lo-cais, numa iniciativa onde a mú-sica se cruza com a literatura.Biblioteca MunicipalServiços CentraisOrg.: Promotores de Eventos CulturaisApoio: CMS

LUÍSA TODI – O MUSICALFórum Municipal Luísa Todi

LU.TAConcerto do ciclo Raízes e Criação na Música Popular Portuguesa.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: Associação José Afonso

BIG MANHÃAtividades de fitness, percursos gímnicos e jogos tradicionais para toda a família, do programa “Ativo dos 0 aos 100”.Parque Urbano de AlbarquelOrg.: CMSApoio: the big hand e Proaventuras

20 S E X

1 6 h 0 0Gratuito

2 1 h 3 0+ info dia 12

2 2 h 0 0Gratuito

21 S A b

1 0 h 0 0// 13h00

Gratuito

MOVE.ARMostra de Artes de Rua começa com “Senhor Q e dona Ofélia”, do teatro do Elefante, e “Red Cho-colate”, por Enano, às 11h00, na Praia da Saúde, companhia que, no mesmo local e no Parque ur-bano de Albarquel, apresenta, às 16h00, “Cúpido”. neste último espaço, às 18h00, há o concerto solidário 1lOvE Playing for Chan-ge Day, com vários músicos.

TARDE INTERCULTURALIniciativa das Jornadas Europeias do Património com a exposição “Raízes”, a apresentação do livro “Chão de Kanâmbua”, poesia por Américo Pereira e Daniel Martinho e conversa com Dília Samarth sobre o registo visual “lugares, Memórias e Afetos”. Inclui mostra de artesanato, música por Chalo e dança pelo grupo “nôs talentu”, apresentação do projeto “lugar de Afetos em Setúbal – Kuza de terra” e degustações.Museu do TrabalhoMichel GiacomettiOrg.: CMS

Gratuito+ dia 22

1 5 h 0 0// 19h00

Gratuito

16SETEMBRO | OutubRO 2013

O TEATRO AMADOREM SETÚBALDURANTE O SÉCULO XXApresentação do livro de Maria Clementina Pereira, atividade das Comemorações bocagia-nas 2013.Salão Nobredos Paços do ConcelhoOrg.: CMS

CARLOS RELVAS, PIONEIRO DA FOTOGRAFIAPalestra por António Galrinho.Biblioteca MunicipalServiços Centrais

O PROCESSOO grupo de leitura discute a obra de Franz Kafka.Biblioteca MunicipalPolo Sebastião da GamaOrg.: CMS

D. MANUEL II, ÚLTIMO REI DE PORTUGAL – OS ANOS NO EXILIO (1910-1932)Conferência pelo historiador Jorge Morais. Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: Centro de Estudos bocageanos

NOVOS TALENTOSConcurso com a presença de novos talentos da música portuguesa.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: back Ground

LUÍSA TODI – O MUSICALFórum Municipal Luísa Todi

CÂNTICOS DA TARDE E DA MANHÃteresa Salgueiro e alunos do Seminário de Almada cantam acompanhados por Carisa Mar-celino, em acordeão de concer-to, Óscar torres, baixo, e Rui lo-bato, percussão.Igreja de São JuliãoOrg.: Diocese de Setúbal

21 S A b

1 6 h 0 0Gratuito

1 6 h 0 0Gratuito

1 6 h 3 0Gratuito

1 7 h 0 0Gratuito

1 8 h 3 0Gratuito

2 1 h 3 0+ info dia 12

2 1 h 3 0Gratuito

17programa

HÁ JAZZ NOS JARDINSConcerto da Escola de Jazz de Setúbal, iniciativa das Comemo-rações bocagianas 2013.Parque do BonfimOrg.: CMS

LUÍSA TODI HOMENAGEIA LAURO ANTÓNIOEspetáculo multidisciplinar com en-cenação de Frederico Corado. Inclui exibição do filme “Manhã Submer-sa”, de lauro António, que abre o ciclo “lauro António Masterclass”.Fórum Municipal Luísa Todi

A MAN COULD GET KILLEDExibição do filme de Ronald Kea-ne e Cliff Owen, de 1966, do ciclo “De hollywood a Setúbal”. Casa da CulturaSala José Afonso

FADO DO PÁTIOnoite com espetáculo de fados.Casa da CulturaPátio do DimasOrg.: Café das Artes

MOVE.ARSegundo dia da iniciativa, com “Circo Ambulante”, pela Com-panhia XPtO, às 11h00, na Praia da Saúde, repetindo às 16h00 no Parque urbano de Albarquel. Já o “tricot Família”, projeto da artista Catarina Mota, é apre-sentado às 11h00 no Parque ur-bano de Albarquel e às 16h00 na Praia da Saúde, onde às 11h30 há “Jazzuet na Praia”, com vítor boga e nuno Gralheira, músicos da Class de Jazz de Setúbal.

LUÍSA TODI – O MUSICALFórum Municipal Luísa Todi

THE MAN WITHTHE MOVIE CAMERAExibição do filme de Dziga ver-tov, de 1929, com a banda so-nora do coletivo britânico In the nursery. Iniciativa do ci-clo Cinema da Música, com o tema “Origens/O olhar de novos sons”. Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: Capricho Setubalense

1 8 h 0 0Gratuito

23 S E G

2 1 h 0 03 €

26 Q u I

2 1 h 0 01 €

2 2 h 0 05 €

22 DOM

Gratuito

1 6 h 0 0+ info dia 12

1 6 h 3 01 €

18SETEMBRO | OutubRO 2013

DIA MUNDIAL DO TURISMOReceção e oferta simbólica de produtos regionais aos turistas visitantes do posto de atendi-mento turístico.Casa da BaíaOrg.: CMS e ERtlvt

BANDA DO ANDARILHOConcerto do projeto “Aplaudam Setúbal!”.Casa da CulturaPátio do DimasOrg.: CMS

NATURAL 3 SOULEspetáculo das “noites da baía” com grandes clássicos do pop e soul.Casa da BaíaOrg.: CMS

FESTIVAL DA OSTRAQuinzena gastronómica que in-clui, em restaurantes do concelho, ementas especiais, do tradicional ao mais elaborado, e, na Casa da baía, degustações e sessões de cozinha ao vivo.Org.: CMS

CAMINHADA NA SERRAPasseio pela Serra de São luís, das “Manhãs no Parque”, com início e chegada no Parque ur-bano de Albarquel. Iniciativa do “Ativo dos 0 aos 100”.Org.: CMSApoio: Clube de Montanhismo da Arrábida

III TAÇA JOGOS DO SADO EM PATINAGEM ARTÍSTICAProva aberta a atletas federados nas variantes de individuais li-vres, integrada nos “11.os Jogos do Sado”.Pavilhão do Clube Naval SetubalenseOrg.: CMS, Clube de Patinagem do Sadoe Clube naval Setubalense

MUDANÇASO Grupo de leitura discute a obra de Mo Yan.Biblioteca MunicipalServiços CentraisOrg.: CMS

28 S A b

Até 13 out

1 0 h 0 0Gratuito

1 1 h 0 0Gratuito

1 5 h 0 0Gratuito

27 S E X

0 9 h 0 0// 24h00

Gratuito

2 2 h 0 03 €

2 2 h 0 07,5 € | indiv.

10 € duploGratuito

| - 16 anos

19programa

POESIA DE BOCAGESessão com Daniel Pires e vir-gínia Costa.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: Centro de Estudos bocageanos

ÁLVARO CUNHAL E AS ARTESColóquio sobre Álvaro Cunhal, enquanto artista plástico, por Filipe Diniz, seguido da abertu-ra de exposição de desenhos da prisão e das ilustrações de “Esteiros”, romance de Soeiro Pereira Gomes. Integrado nas Comemorações do Centenário de Álvaro Cunhal (+ info desta-que de outubro e Exposições).Casa da Cultura

MARTA MENEZESRecital com a pianista Marta Menezes, mestre pelo Royal Col-lege of Music de londres, que interpreta obras de beethoven, Chopin, liszt e berg. Club Setubalense

NÓS, O FADO E A CIDADEEvento do projeto “Aplaudam Setúbal!”, com António Almeida, Carolina Mendes, Freud Mame-de, Inês Pereira, Maria Caetano, Ramiro Costa, Sandra Caferra, Eduardo Silva e as participações especiais de Jorge Fernando Júnior, Manuela Cavaco e Pedro Miguel. Acompanhamento de Eduardo Silva, guitarra portugue-sa, norberto Costa, viola de fado, e Fernando Costa, viola baixo.Fórum Municipal Luísa TodiOrg.: CMS e fadistas de Setúbal

CONCERTOSApresentação do álbum de es-treia do projeto musical O Cão da Morte e atuação de éme, com sonoridades folk. Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: CMS e Experimentáculo

CORAÇÃO SAUDÁVELIniciativa com atividades de fit-ness, jogos e gincanas, do progra-ma “Ativo dos 0 aos 100”, no âm-bito do Dia Mundial do Coração.Parque Urbano de AlbarquelOrg.: CMSApoio: tiagos Clínicae outras entidades

DANÇA CAFÉSessão de dança de salão aber-ta a todos.Casa da CulturaPátio do DimasOrg.: Café das Artes

MÚSICA DE SETÚBALSessão do ciclo “Musicando – Conversas com música lá dentro”, com Pedro brinca e Pedro Soares.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: Experimentáculo

1 6 h 0 0Gratuito

1 8 h 0 0

1 8 h 0 05 €

Gratuito | sócios

2 1 h 3 06 €

2 1 h 3 03 €

29 DOM

1 0 h 0 0// 13h001 4 h 0 0// 17h00

Gratuito

1 6 h 0 0Gratuito

1 7 h 0 0Gratuito

20SEtEMbRO | OUTUBRO 2013

outubro

bastidores pág. 28 | exposições pág. 30 | agir pág. 34 | infantil pág. 36

28 SET // 31DEZ

CENTENÁRIO DE ÁLVARO CUNHAL EM SETÚBALPrograma comemorativo dos 100 anos do líder histórico do PCP, com atividades diversas, a realizar a partir do final de setembro e até ao fim do ano, que inclui cinema, colóquios e exposições.Org.: CMSApoio: Comissão das Comemo-rações do Centenário de Álvaro Cunhal

Cem anos de Álvaro Cunhal Álvaro Cunhal, líder histórico do Partido Co-munista Português, escritor e artista plásti-co, faria 100 anos a 10 de novembro. A sua vida política, social e artística é recordada com um conjunto de eventos que decorrem até ao final do ano.

A iniciativa da Comissão das Come-morações do Centenário de Álvaro Cunhal, organizada, em Setúbal, pela Câmara Muni-cipal, evoca a vida e obra do homenageado, falecido em 2005, aos 92 anos, em ativida-des como colóquios, cinema e exposições, a realizar na Casa da Cultura e na biblioteca Pública.

O político, que viveu na clandestinidade e se evadiu da prisão de Peniche, e a figura das artes servem de objeto de reflexão durante os quase dois meses de programação, em diversos encontros.

A adaptação ao cinema das obras “Até amanhã, camaradas” e “Cinco dias, cinco noites”, assinadas com o pseudónimo Ma-nuel tiago, é exibida e comentada.

uma mostra de desenhos da prisão e de ilustrações de uma edição do romance “Es-teiros”, de Soeiro Pereira Gomes, que pode ser vista a partir de 28 de setembro, antece-dida de um colóquio sobre Álvaro Cunhal, e uma exposição biográfica, a inaugurar a 2 de outubro, são outras iniciativas.

Como será divulgado na próxima edição do Guia de Eventos, em novembro há outras iniciativas, centradas num ciclo sobre “Álvaro Cunhal e as artes” e numa exposição foto-biográfica, enquanto em dezembro é exibida uma entrevista feita por Clara Ferreira Alves ao homenageado.

21programa

EM OUTUBRO

CINEMA“Cinco dias, cinco noites”, com a participa-ção do realizador José Fonseca e Costa, dia 3 de outubro, e “Até amanhã camaradas”, dias 10, 17, 24 e 30 (sessão com debate).Casa da Cultura21h30

CICLO DE COLÓQUIOSÁLVARO CUNHAL E A POLÍTICA“O jovem Cunhal e a reorganização do PCP (1940-1949) e a luta política em Portugal no contexto da Guerra Fria (1950-1960)”, dia 6 de outubro, “Álvaro Cunhal, o programa do PCP aprovado no vI Congresso e o 25 de Abril”, sobre a luta revolucionária contra o fascismo, dia 13, e “Álvaro Cunhal, o PCP no pós-25 de Abril”, dia 20.Biblioteca Municipal16h00

EXPOSIÇÕESDesenhos da prisão e das ilustrações de “Es-teiros”, de 28 de setembro a 8 de outubro, na Casa da Cultura, e biografia documentada de Álvaro Cunhal, de 2 de outubro a 31 de dezembro, na biblioteca Municipal (+ info Exposições).

22SEtEMbRO | OUTUBRO 2013

DIA MUNDIAL DA MÚSICAEspetáculo evocativo do aniver-sário da morte de luísa todi, com exibição do filme “A todi”, de Rui Esteves, com texto de Maria João Seixas e interpreta-ção de laura Soveral. Segue-se o concerto encenado “As Árias de luísa todi”, pela orquestra Músicos do tejo, dirigida pelo maestro Marcos Magalhães, com a soprano Joana Seara, en-cenação de Rui Esteves e cola-boração da atriz laura Soveral.Fórum Municipal Luísa Todi

ANIVERSÁRIO DA CASA DA CULTURAAs comemorações do primeiro aniversário do equipamento mu-nicipal incluem palestras, deba-tes, exposições e concertos, num programa de homenagem ao per-curso e ao papel desempenhado pelo Círculo Cultural de Setúbal na vida cultural, social e política da cidade. Programação especial entre os dias 4 e 6 de outubro.Casa da Cultura

A CASA DE EULÁLIAO espetáculo, pelo teatro do Elefante, baseia-se na obra homónima de Manuel tiago e desenvolve-se na linha de te-atro-documento. Integrado no 16.º aniversário do teatro do Elefante e nas comemorações do centenário de Álvaro Cunhal.Fórum Municipal Luísa TodiReservas: 265 522 127

MANHÃS NO PARQUEAulas de fitness, com pilates e zumba, do programa “Ativo dos 0 aos 100”.Parque Urbano de AlbarquelOrg.: CMSApoio: lAtI

FAUSTO GONÇALVES Conferência por Maximiano Gonçalves, com o tema “Fausto Gonçalves – o jornalista, o líder sindical e o militante partidário”.Biblioteca MunicipalServiços CentraisOrg.: CMS e Associação Cultural Sebastião da Gama

01 t E R

2 1 h 3 010 €

04 S E X

2 1 h 3 05 €

+ dia 5

05 S A b

1 0 h 0 0//13h00

Gratuito

1 6 h 0 0Gratuito

23programa

A CASA DE EULÁLIAEspetáculo do teatro do Elefante.Fórum Municipal Luísa TodiReservas: 265 522 127

TAÇA CIDADE DE SETÚBALProva regional de danças latinas por clubes de Setúbal.Pavilhão Municipal João dos SantosOrg.: Associação de Setúbalde Dança Desportiva

GARCIA LORCAtertúlia em torno do poeta e dra-maturgo andaluz num encontro que assinala o 16.º aniversário do teatro do Elefante.Fórum Municipal Luísa TodiSala PolivalenteOrg.: teatro do Elefante

2.ª MARATONA DE SETÚBALProva de promoção para atle-tas não federados e federa-dos, nas distâncias de 75 e 40 quilómetros.Largo José AfonsoInformações: 265 761 096Org.: Associação de Ciclismodo Distrito de Setúbal

III SETÚBAL BIKE TOURPasseio de cicloturismo integrado nos “11.os Jogos do Sado”, com concentração na Praça de bocage.Informações: www.bttvilafresca.net/Org.: CMS e núcleo de bttde vila Fresca

LAURO ANTÓNIO MASTERCLASSExibição de “Marrocos”, de Josef von Sternberg, de 1930.Fórum Municipal Luísa TodiOrg.: CMS

ARTES NO MERCADOApontamento cultural em espa-ço comercial.Mercado do LivramentoOrg.: Manuel vieira, CMSe Associação de Comerciantes do Mercado do livramento

AS ATIVIDADES SOCIOECONÓMICAS LIGADAS AO PARQUE MARINHOSessão do ciclo “Conferências do Mar da Arrábida”, por Carlos Pereira da Silva.Museu OceanográficoProfessor Luiz SaldanhaOrg.: Instituto de Conservação da natureza e das Florestase Parque natural da Arrábida

2 1 h 3 0+ info dia 4

2 0 h 0 0// 24h00

Gratuito

2 3 h 3 0Gratuito

06 DOM

0 9 h 0 0Gratuito

0 9 h 3 02 €

07 S E G

2 1 h 0 0Gratuito

09 Q u A

1 0 h 3 0// 11h30

Gratuito

10 Q u I

1 5 h 0 0// 17h00

Gratuito

24SEtEMbRO | OUTUBRO 2013

A BIODIVERSIDADE DA ARRÁBIDAConferência com o biólogo An-tónio teixeira.Museu de Arqueologiae Etnografia do Distrito de SetúbalOrg.: MAEDS e Synapsis

FITNESS DAYAulas de fitness, com YPilates, YPower, YSetp, XCore e YCicling, durante a manhã, e YJump, YEs-sence, YExtreme, YZoom Dance e Ynew Dance, à tarde. Iniciativa do “Ativo dos 0 aos 100”.Parque Urbano de AlbarquelOrg.: CMSApoio: ACM YFitness

PRÉ-HISTÓRIA DAS ZONAS HÚMIDAS. PAISAGENS DE SALlançamento do livro da coleção Setúbal Arqueológica.Casa da Cultura

O MAR NA PINTURA DE JOÃO VAZ E NA POESIA DE SEBASTIÃO DA GAMA Palestra por António Galrinho.Biblioteca MunicipalServiços Centrais

MUITO CHÃOEspetáculo em estreia pela Com-panhia de Dança de Almada, com coreografia de benvindo Fonseca.Fórum Municipal Luísa Todi

DANÇAS DO MUNDOEspetáculo de promoção de di-ferentes estilos de dança, com diversas escolas e associações de imigrantes.Pavilhão da União Praiense

ANIVERSÁRIO LAR PAULA BORBAEspetáculo multidisciplinar das comemorações do centenário do lar Dr. Paula borba. De cada bi-lhete, 1 euro reverte a favor do lar.Fórum Municipal Luísa TodiOrg.: CMS e Santa Casada Misericórdia de Setúbal

LAURO ANTÓNIO MASTERCLASSDupla sessão com a exibição de “Drácula”, de tod browning, e de “Frankenstein”, de James Whale, ambos de 1931.Fórum Municipal Luísa TodiOrg.: CMS

11 S E X

2 1 h 3 0Gratuito

12 S A b

0 9 h 0 0// 13h001 5 h 0 0// 19h30

Gratuito

1 6 h 0 0Gratuito

1 6 h 0 0Gratuito

2 1 h 3 05 €

2 1 h 3 0Gratuito

13 DOM

1 6 h 0 03 €

14 S E G

2 1 h 0 0Gratuito

25programa

GESTÃO DE PISCINAS PÚBLICAS terceiro Seminário do Desporto de Setúbal sobre os modelos, a rentabilidade e a inovação das piscinas públicas.Cinema Charlot– Auditório MunicipalInscrições: 265 548 234/5212 199 540Org.: CMS e associação OnDA

40 ANOS CULSETEEspetáculo multidisciplinar come-morativo dos 40 anos de atividade livreira e de promoção da leitura da livraria Culsete. De cada bilhete, 1 euro reverte a favor da equipa de cui-dados paliativos do ACES Arrábida.Fórum Municipal Luísa Todi

ANIMAÇÃO DE RUA“Senhor Q e dona Ofélia”, figuras do teatro cómico, são os prota-gonistas de várias situações.Praça de Bocage

LAURO ANTÓNIO MASTERCLASS“King Kong”, de Martin C. Cooper e Ernest b. Shoedsack, de 1933.Fórum Municipal Luísa TodiOrg.: CMS

TITO PARISO Dia da Cultura Cabo-verdiana é assinalado pela atuação de tito Paris e convidados.Fórum Municipal Luísa TodiOrg.: Associação Cabo-verdiana de Setúbal

CAMINHADA NA SERRAPasseio pela Serra de São luís, integrado no “Manhãs no Par-que”, com início e chegada no Parque urbano de Albarquel. Ati-vidade do “Ativo dos 0 aos 100”.Org.: CMSApoio: Clube Montanhismoda Arrábida

I DUATLO CIDADE DE SETÚBALProva combinada de canoagem e corrida integrada nos “11.os Jogos do Sado”.Parque Urbano de AlbarquelOrg.: CMS e Clube de Canoagem de Setúbal

GRUPO DE LEITURAReunião aberta em torno de uma obra de honoré de balzac.Biblioteca MunicipalPolo Sebastião da GamaOrg.: CMS

NEM TARDE NEM CEDOEspetáculo pelo Coral luísa todi.Fórum Municipal Luísa Todi

18 S E X

2 1 h 3 012 €

19 S A b

1 0 h 0 0Gratuito

1 0 h 0 0// 13h00

Gratuito

1 6 h 3 0Gratuito

2 1 h 3 010 € | plateia

8 € | balcão

20 DOM

0 9 h 0 0// 18h00

16 €

1 6 h 0 03 €

1 6 h 3 0

21 S E G

2 1 h 0 0Gratuito

26SEtEMbRO | OUTUBRO 2013

ARTES NO MERCADOApontamento cultural em espa-ço comercial.Mercado do LivramentoOrg.: Manuel vieira, CMS e Associação de Comerciantes do Mercado do livramento

ORQUESTRA SINFÓNICA JUVENILObras de Mozart, tchaikowsky e Weber, num espetáculo diri-gido pelo maestro Christopher bochmann.Fórum Municipal Luísa TodiOrg.: Conservatório Regionalde Setúbal

AUDIÇÃO DE ALUNOSConcerto com atuações das várias disciplinas da escola de música Dámsom. Evento do programa Mês da Música.Salão Nobre dos Paços do Concelho21h30

FIT TRAILERProva de corrida, das “Manhãs no Parque”, com as distâncias de 12 quilómetros, pelo Forte de S. Filipe, Parque da Comenda e Aldeia Grande, e de 4,5, entre a zona ribeirinha e a Avenida luí-sa todi. Iniciativa do “Ativo dos 0 aos 100”.Parque Urbano de AlbarquelOrg.: CMSApoio: Proaventuras

O ANO SABÁTICOEncontro do Grupo de leitura sobre a obra de João tordo.Biblioteca MunicipalServiços CentraisOrg.: CMS

24 Q u I

1 0 h 3 0// 11h30

Gratuito

2 1 h 3 02 €

25 S E X

Gratuito

26 S A b

0 9 h 3 0Gratuito

1 5 h 0 0Gratuito

27programa

FADO E POESIAEncontro de poetas e artistas locais, numa iniciativa em que a música se cruza com a literatura.Biblioteca MunicipalServiços CentraisOrg.: Promotores de Eventos CulturaisApoio: CMS

PALESTRAEncontro conduzido pelo filóso-fo Joaquim Pinto, com o tema “Do Sujeito psicológico ao Su-jeito essencial: uma análise… de (em) Alberto Caeiro”.Museu Sebastião da GamaOrg.: CMS e universidade Sénior de Azeitão

RUI SERODIOA vida e obra do maestro setu-balense, dois anos após o seu falecimento, num espetáculo em sua homenagem. De cada bilhete, 1 euro reverte a favor do Externato Rumo ao Sucesso.Fórum Municipal Luísa TodiOrg.: CMS

PASSEIO PEDESTRE ARRÁBIDAIniciativa aberta, com início na sede do Clube de Malha Corrida da Azeda.Org.: Clube de Malha Corridada Azeda

ANIMAÇÃO DE RUA“Senhor Q e dona Ofélia”, figuras do teatro cómico, são os prota-gonistas das várias situações.Praça de Bocage

LAURO ANTÓNIO MASTERCLASS“Chapéu Alto”, de Mark Sandrich, de 1935.Fórum Municipal Luísa TodiOrg.: CMS

SONATAS DE ROSSINIConcerto de seis obras escri-tas aos 12 anos por Goachino Rossini, interpretadas por luís Pacheco Cunha e Anne victorino de Almeida, violinos, Catherine Strynckx, violoncelo, e Alejandro Erich Oliva, contrabaixo.Fórum Municipal Luísa Todi

1 6 h 0 0Gratuito

1 6 h 0 0Gratuito

2 1 h 3 03 €

27 DOM

0 9 h 0 0Gratuito

1 6 h 3 0

28 S E G

2 1 h 0 0Gratuito

30 Q u A

2 1 h 3 0 3 €

O processo de criação de uma obra de arte varia consoante o temperamento do artista. Nesse processo, emoções materializam-se em objetos para que outros as apreciem. Na associação Artiset os traços da criatividade têm muitos feitios

Arte atrás da tela

A arte, em contraponto à ciência, é vivi-da e trabalhada de maneira distinta por

cada artista. Suscetível às vivências, manias e inspirações do criador, os bastidores na área das artes plásticas variam drastica-mente consoante a experiência observada.

Isabel Chora é uma dos mais de 150 asso-ciados que dão vida à Artiset – Associação de Artistas Plásticos de Setúbal e os bastidores desta pintora são, garantidamente, diferentes dos de qualquer outro artista no mundo.

A trabalhar para a exposição coletiva “De braços Abertos” que a Artiset apresen-

ta entre 13 e 26 de setembro no Espaço das Artes da Casa da Cultura (ver pág. 31), Isabel Chora arrisca uma técnica nova na qual se iniciou há relativamente pouco tempo.

“Vou pintar do lado do avesso da tela. Essa face é mais escura e rugosa, dando um efeito diferente. Como a tinta tem dificuldade em se fixar, há que usar acrílicos, que secam mais rápido do que os óleos, impedindo cor-reções em traços mal dados”, explica.

Mediante o desafio lançado pelo tema da exposição, centrado na multiculturalidade de Setúbal e no convívio entre diferentes co-munidades, a pintora começou por criar toda a imagem final na cabeça. “Tinha de ter uma mão ou um braço, para fazer a ponte com o título ‘De Braços Abertos’, tal como a es-tátua do Bocage, um dos ícones da cidade”, esclarece a artista sobre a sequência que a conduziu à visão do quadro a que dará vida.

Devido ao grau de dificuldade da técnica escolhida, experimentada anteriormente por Isabel Chora apenas em quatro ocasiões, o

28SETEMBRO | OUTUBRO 2013

esboço do quadro tem de ser detalhado, algo que “normalmente não é necessário”.

Enquanto pinta traços no esquisso, Isa-bel Chora conversa sem problemas. “O ha-bitual é estar mais calada. Há artistas que têm de estar isolados quando trabalham, en-quanto outros gostam de falar e ter gente por perto. Eu estou no meio-caminho”, pondera.

também há quem termine um quadro em poucas horas, ao passo que outros podem le-var várias semanas, até meses, a apresentar a obra final. Chora enquadra-se mais na “ca-tegoria” das semanas. “Por dia sou capaz de estar a pintar cerca de uma hora, nunca mais do que duas. Gostava de não ser tão pregui-çosa para a pintura”, graceja.

Isabel Chora prepara o esboço no Espa-ço das Artes, sede da Artiset, local onde está patente na altura uma exposição do pintor Matos Cardoso.

A mostra, composta por mais de três de-zenas de quadros, tem a particularidade de exi-bir várias peças pequenas criadas a partir de

dois quadros maiores do mesmo autor, o que deu origem ao título “Do todo… para a parte”.

uma manhã é suficiente para que a mostra fique instalada e pronta a visitar, mas o trabalho nesse período é intenso e exige colaboração em equipa.

“Estão aqui muitos vermelhos, tenho de trocar a ordem”, pensa em voz alta Matos Cardoso, pedindo sugestões aos colegas ao observar a disposição das obras. “É preciso sensibilidade ao organizar as telas. É uma questão estética relacionada com a exposi-ção no seu todo. Nada fica ao acaso.”

Colegas da Artiset compram rolhas para fixar nos versos das telas e ajudar os qua-dros pequenos a ficarem direitos quando pendurados nas paredes com fios de náilon.

Acertar a altura das obras para bater com o olhar dos visitantes e medir as dis-tâncias entre as peças são nesse momento as principais tarefas a respeitar para que, no fim, a arte, como obra final, fique à vista de todos de forma harmoniosa e apelativa.

29bastidores

30SETEMBRO | OUTUBRO 2013

OLHARES SOBRE A LIVRARIAO olhar de vários artistas sobre a Culsete está reunido nesta mos-tra que integra ainda um lote sig-nificativo do espólio documental da livraria, como correspondên-cia com escritores, propostas e atividades de parceria com insti-tuições e material de divulgação. Inauguração às 17h30.Casa da CulturaGaleria de ExposiçõesTer a qui, das 10h00 às 24h00Sex e sab, das 10h00 às 01h00Dom, das 10h00 às 20h00Org.: Culsete, CMS e DDlX

Décadas a escrever históriaA livraria Culsete, na Avenida 22 de Dezembro, é hoje muito mais do que simples comércio de livros. Resultado da persistência, do espírito de sacrifício e da ávida vontade de “revolucionar” o conceito de livraria em plena década de 70, é património não só dos que leem e dos que querem ser lidos, mas de Setúbal. O Clube Cul-dex, projeto cultural embrionário da Culsete que abriu portas em 1973, encaminhou gerações de setubalenses para o prazer de ler um bom livro, proporcionando, antes mesmo do 25 de Abril, encontros com autores e clubes de leitura. uma exposição faz a retrospetiva dos 40 anos de vida da Culsete, escrita por Manuel Medeiros e Fátima Medeiros, autores desta estória.

31 SET//13 OUT

AT É 0 5S E T

AT É 0 8S E T

AT É 1 2S E T

AT É 1 2S E T

DOIS CAMINHOStrabalhos de Isabel Fidalgoe João Geada.Casa da CulturaEspaço das ArtesTer a qui, das 10h00 às 24h00Sex e sab, das 10h00 à 01h00Dom, das 10h00 às 20h00Org.: Artiset

O MARMostra de Ana Pessanha.Galeria da Casa da BaíaSeg a qui, das 09h00 às 22h00Sex, das 09h00 às 24h00Sab e feriados, das 10h00às 24h00

REFRESCOExposição fotográfica de Flávio Andrade.Casa da CulturaGaleria de ExposiçõesTer a qui, das 10h00 às 24h00Sex e sab, das 10h00 à 01h00Dom, das 10h00 às 20h00Org.: CMS e DDlX

CHAPÉUSChapéus vistos por nove artistas plásticos.Restaurante “A Champanheria” Avenida luísa todi, 414

31exposições

AS OSTRAS DE SETÚBAL,UM ROSÁRIO DE MEMÓRIASFotografias de Américo Ribeiro sobre a ostreicultura no rio Sado na década de 50. Casa BocageTer a sex, das 09h00 às 12h30e das 14h00 às 17h30Sab, das 15h00 às 19h00

NÃO ATIREM FLORES AO RIOExposição fotográfica de Manuel Gardete.Galeria da Casa da BaíaSeg a sex, das 09h00 às 20h00Sab e feriados, das 10h00às 20h00Org.: CMS

RAÍZESColetiva de artes plásticas. Museu do TrabalhoMichel GiacomettiTer a sex, das 09h30 às 18h00Sab, das 15h00 às 19h00

DESENHO ANORTODOXODesenhos de D’paquinha(Dário Mesquita). Museu Sebastião da GamaTer a sex, das 09h00 às 12h30e das 14h00 às 17h30Sab, das 11h00 às 13h00e das 14h00 às 19h00

ENTRE MARÉS | TERRA VERDEExposições de fotografia de José Costa e de fotografia, instalaçãoe vídeo de Rosa nunes.Museu de Arqueologiae Etnografia do Distrito de SetúbalTer a sab, das 09h00 às 12h30e das 14h00 às 17h30Informações: 265 239 365

TRÁFICO DE MULHERES – ESCRAVIDÃO DOS TEMPOS MODERNOSExposição de fotografia, integrada nas Comemorações bocagianas 2013. Inauguração às 19h00.Casa da CulturaGaleria de Exposições (sala anexa)Ter a qui, das 10h00 às 24h00Sex e sab, das 10h00 à 01h00Dom, das 10h00 às 20h00Org.: CMS e Projeto Romper Silêncios

DE BRAÇOS ABERTOSExposição coletiva que aborda o tema da multiculturalidade em Setúbal. Iniciativa das Comemo-rações bocagianas 2013. Inau-guração às 19h00.Casa da CulturaEspaço das ArtesTer a qui, das 10h00 às 24h00Sex e sab, das 10h00 à 01h00Dom, das 10h00 às 20h00Org.: Artiset

AT É 1 4S E T

AT É 2 4S E T

AT É 2 8S E T

AT É 0 5O U T

AT É 1 2 O U T

S E T0 5 / / 2 6

S E T1 3 / / 2 6

32SETEMBRO | OUTUBRO 2013

28 SET//08 OUT

28 SET//17 OUT

28 SET//23 NOV

O U T0 1 / / 3 1

14 SET//31 OUT

15 SET//24 NOV

27 SET//10 OUT

SETÚBALColetiva de pintura com trabalhos de 15 artistas.Restaurante “A Champanheria”Avenida luísa todi, 414

VISÃO DO INFINITO– TESTEMUNHOS DE FÉ NA ARTE SACRA DA DIOCESE DE SETÚBALExposição de arte sacra com cerca de uma centena de peças com ori-gem entre os séculos Xv e XX, nos domínios da pintura, escultura, ar-tes decorativas e documentação.Capela de Santo António (gratuito)Casa do Corpo Santo (1,15 €)Ter a sex, das 09h00 às 12h30e das 14h00 às 17h30Sab, das 14h00 às 18h00Org.: CMS e Diocese de SetúbalApoios: Caixa Geral de Depósitos, Escola de hotelaria e turismo de Setúbal, Gráfica Almondina, lis-nave e Estaleiros navais

O TEU OLHARDesenhos de João Mendão.Casa da CulturaEspaço das ArtesTer a qui, das 10h00 às 24h00Sex e sab, das 10h00 à 01h00Dom, das 10h00 às 20h00

DESENHOS E ILUSTRAÇÕES DE ÁLVARO CUNHALExposição de desenhos da prisão e das ilustrações de “Esteiros”, de Soeiro Pereira Gomes, no âmbito das Comemorações do Centená-rio de Álvaro Cunhal em Setúbal.Casa da CulturaGaleria de Exposições (sala anexa)Org.: CMS e Comissão das Come-morações do Centenáriode Álvaro Cunhal

AFINIDADESExposição da artista Gamy.Galeria da Casa da BaíaSeg a sex, das 09h00 às 20h00Sab e feriados, das 10h00às 20h00Org.: CMS

CIDADE FANTASMAExposição fotográfica de Eurico Coelho.Casa BocageTer a sex, das 09h00 às 12h30e das 14h00 às 17h30Sab, das 14h00 às 18h00

2.ª MOSTRA DE ARTESANATOtrabalhos de munícipes da fre-guesia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra.Biblioteca MunicipalPolo da GâmbiaSeg a sex, das 09h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00

33exposições

12 OUT//30 NOV

19 OUT//30 NOV

19 OUT//3 1 D E Z

02 OUT//31 DEZ

O U T0 5 / / 1 9

O U T1 0 / / 3 1

11 OUT//08 NOV

BIOGRAFIA DE ÁLVARO CUNHALExposição biográfica, com foto-grafias de Álvaro Cunhal no con-celho de Setúbal, documentos da clandestinidade e livros. Inau-guração às 21h30. Iniciativa das Comemorações do Centenário de Álvaro Cunhal em Setúbal.Biblioteca MunicipalServiços CentraisSeg a sex, das 09h00 às 19h00Sab, das 14h00 às 19h00

FAUSTO GONÇALVESExposição que releva o percurso biográfico do jornalista, sindica-lista e ativista político setubalen-se, cedida pela biblioteca Museu República e Resistência. Inaugu-ração às 17h00.Biblioteca MunicipalServiços CentraisOrg.: CMS e Associação Cultural Sebastião da Gama

CANÇÃO DO MARMostra integrada no Mês da Música.Casa da CulturaGaleria de Exposições (sala anexa)Ter a qui, das 10h00 às 24h00Sex e sab, das 10h00 à 01h00Dom, das 10h00 às 20h00Org.: CMS e Experimentáculo

RITA MELOExposição de pintura.Casa da CulturaGaleria de ExposiçõesTer a qui, das 10h00 às 24h00Sex e sab, das 10h00 à 01h00Dom, das 10h00 às 20h00Org.: CMS e DDlX

JAYR PENY SEMPRE! OBRA RECENTEExposição de trabalhos de Jayr Peny. Inauguração às 15h00.Museu Sebastião da GamaTer a sex, das 09h00 às 12h30e das 14h00 às 17h30Sab, das 11h00 às 13h00e das 14h00 às 19h00

DO BAIRRO AO MUSEU– OLHARES DO BAIRROMostra das várias ações realiza-das no âmbito do “nosso bairro, nossa Cidade”. Inclui a dinamiza-ção de atividades com os mora-dores da área de intervenção do programa.Museu do TrabalhoMichel GiacomettiTer a sex, das 09h30 às 18h00Sab e dom, das 14h00 às 18h00

ALFREDO LE MATTRE DE CARVALHO Exposição coletiva de homena-gem ao pintor setubalense, com obras do próprio e trabalhos de artistas atuais. Inauguração às 16h00. Museu de Arqueologiae Etnografia do Distrito de SetúbalTer a sab, das 09h00 às 12h30e das 14h00 às 17h30Org.: liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, parceria MAEDS

agir34

EDUCAÇÃO VIA AIKIDO,SUMI-Ê E BUDO COACHINGEncontros sobre áreas diver-sas de inspiração oriental, que incluem noções associadas à educação, à pintura e à lideran-ça. Participação do sensei José bueno.Tiagos ClínicaRua Cláudio lagrange, 1Inscrições (até 14 set):265 520 003/[email protected]

O U T0 5 / / 0 8

Aikido e Sumi-ê

| 97 €Aikido ou

Sumi-ê | 52 €Budo

Coaching | 60 €

Passeio BTT | 5 €

PASSEIOS DA SALPercursos urbanos e de na-tureza em diversos locais do concelho.Informações: 265 227 685www.sal.ptOrg.: SAl – Sistemas de Ar livre

ATIVIDADES DIVERSASSessões terapêuticas em diver-sas áreas (info: 265 719 590) e workshops de pilates (265 711 002) e de zumba, de scrapdecor e scrapbooking e de pinturas faciais (265 914 224), em dife-rentes espaços da Cáritas de Setúbal.

WINE SUNSET PARTYCruzeiros enoturísticos para ob-servação de golfinhos, sábados, com cerca de três horas, na em-barcação Esperança. Inclui anima-ção musical, degustação de pro-dutos regionais e provas de vinho comentadas pelos produtores das adegas da Península de Setúbal.Informações: 265 545 010Org.: CMS, Rota de vinhos da Região da Península de Setúbal e vertigem Azul

A decorrer

8 € | geral4 € | resi-dentes e turistas

alojadosGratuito

| -10

S E T

0 7 S E T1 4 S E T2 1 S E T2 8 S E T

1 8 h 3 0//Setúbal1 8 h 4 5/ / tro i a

25 €15 € | -12

Gratuito | -3

Caminhos do conhecimentoA tiagos Clínica promove três encontros sobre Educação via Aikido, que aspira ser o despertar da consciência de educar, a 5 de outubro, Sumi-ê, uma técnica de pintura, mas também uma filosofia, dia 6, e budo Co-aching, que inspira lideranças para os desa-fios autais, a 7 e 8.

SETEMBRO | OUTUBRO 2013

agir35

SALSA BOOTCAMP SETÚBAL – APRENDE A DANÇAR EM UM DIASegunda edição de workshop, com os professores lilian Rivera (Cuba) e João Santos (Portugal).Capricho SetubalenseInformações: 917 052 293916 831 783Org.: Enclave– Ritmo e Movimento

À DEFESA DOS PATRIMÓNIOSAtividade do Plano de Formação para o Movimento Associativo. Museu do TrabalhoMichel GiacomettiInformações: 265 545 170Org.: CMS

JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIOvisita à capela da Quinta de Santo Amaro.Aldeia da PiedadeOrg.: CMS

0 8 S E TD O M

14h00 //1 9 h 0 0

15 €

1 6 S E TS E G

1 8 h 0 0 // 21h00

2 1 S E TS A b

1 0 h 0 0Gratuito

12 OUTS A b

09h30 //1 2 h 3 0 14h30 //1 7 h 3 0

26 OUTS A b

10h30 //1 4 h 0 0

FORMAÇÕESAção para dirigentes associa-tivos de Setúbal de “Manual do Dirigente Associativo”, durante a manhã, e “boas Práticas de higiene e Qualidade Alimentar”, à tarde.Casa da BaíaInformações: 265 545 170Org.: CMS e Confederação Por-tuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

CURSO DE INICIAÇÃOÀ PROVA DE VINHOSFormação com técnicas para aferir a qualidade de um vinho, testes olfativos e gustativos e metodologias de prova.Casa da BaíaInscrições (até dia 9):265 545 010 Org.: CMS

36SETEMBRO | OUTUBRO 2013

AT É 1 3S E T

0 9 h 0 0// 18h00

14 € | ½ dia25 € | dia

100 € | semana

A T ÉO U T

ATELIERS DE VERÃO Passeios, jardinagem, jogos, ci-ência divertida, culinária, expres-são plástica, teatro e praia, me-diante inscrição até à véspera do período de frequência.Made in Kids Parque urbano de Albarquel Informações: 934 904 330 [email protected]

SETÚBAL DÁ DE VOLTA Recolha de manuais escolares usados, editados entre 2008 e 2013, para reutilização por ou-tros estudantes. Biblioteca Municipal Informações: 265 537 240

ESTÓRIAS COM PÃOPeça do teatro do Elefante que conta a história de um homem rico que aprende a lidar com o desperdício, com quatro ses-sões em setembro e outubro, aos domingos de manhã.Casa da CulturaSala José AfonsoReservas: 265 236 168915 721 909

1 5 S E T2 2 S E T20 OUT27 OUT

1 1 h 0 08 € | adulto

+ criança5 € | adulto

extra 3 € | criança

extraM/4

Pobre desperdícioum homem abastado sente a falta de senti-do para a vida e decide consultar o seu deus. Em resposta, é-lhe sugerido que coma de pé. Ele assim faz. Descuidado, enquanto come, deixa cair as migalhas do pão. nos dias seguintes, as suas riquezas desaparecem. não compreende o que acontece e consulta, novamente, o seu deus. Este chama a aten-ção do homem para o desperdício do pão e recomenda que recolha as migalhas. E as-sim o homem recupera as suas riquezas e a felicidade.

37infantil

ATELIERS DE VERÃOAbordagem à moda pelas artes e escultura com pasta de papel, para crianças dos 6 aos 12 anos.Casa da CulturaEspaço das ArtesInscrições: 963 034 025 265 236 168Org.: Associação Artiset

AS AVENTURAS DE TADEO JONESSessão de cinema para toda a família.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: CMS e Fábio Machuqueiro

34.OS JOGOS JUVENISAtividade de promoção desporti-va e de hábitos de vida saudáveis, com futebol e andebol, para crian-ças e jovens dos 5 aos 15 anos.Pavilhão da UCRD PraienseInformações: 915 698 [email protected].: união Cultural, Recreativae Desportiva Praiense

ANIMAÇÕESAnimação da leitura “no dia em que a mata ardeu”, baseada na obra José Fanha, e “O Peixinho Descontente”, para crianças dos 3 aos 10 anos, oficina de escrita criativa “baú de histórias”, para alunos a partir do 2.º ano do 1.º ciclo, e visita guiada “biblioteca viva”, para grupos organizados de todas as idades.Biblioteca MunicipalServiços CentraisInformações: 265 537 240

SONATAS DE ROSSINIEspetáculo exclusivo para as escolas apresenta obras que o compositor italiano Rossini es-creveu apenas com 12 anos.Fórum Municipal Luísa Todi

Consultar ainda as páginasda secção Espaços

A decorrer

t E R / / S E X11h00 // 1 3 h 0 0

15 € | semana

01 SETD O M

1 1 h 0 01,5 €

S E T07 // 08

09h00 // 1 8 h 0 0

Gratuito

A PARTIR 2 0 S E T

D I A S ú t E I S 1 0 h 0 0 1 4 h 3 0

30 OUTQ u A

1 6 h 3 0Gratuito

retrovisor / projetor38

SETEMBRO | OUTUBRO 2013

A Serra da Arrábida deu a tónica a esta edição da Feira de Sant’Iago, realizada entre 20 de julho e 4 de agosto, com espetáculos musicais todas as noites, divertimen-tos e gastronomia.

Perto de 412 mil visitan-tes passaram pelo recinto das Manteigadas para ver e ouvir grandes artistas e bandas do panorama musical português, como Rita Guerra, David Car-reira, Deolinda, Wraygunn, blasted Mechanism, Anjos e António Zambujo.

O Dia das Famílias foi o mais concorrido de sempre, com a presença de 35 mil

pessoas no Parque Sant’Iago, grande parte para assistir ao espetáculo divertido com Winx e vila Moleza.

novidade desta edição da Feira de Sant’Iago foi o espaço “Meet&greet”, instala-do próximo do Palco Setúbal, que proporcionou momentos de convívio direto entre públi-co e artistas convidados.

Durante os 16 dias do certame, o pavilhão “Arrábi-da, um lugar sagrado” apre-sentou o processo de candi-datura da serra a Património Mundial Misto da unesco e as várias vertentes pelas quais deve ser considerada

Sant’Iago brilha à luz da Arrábida

CÍRCULO DE JAZZ DE SETÚBALO Festival Círculo de Jazz de Se-túbal regressa em grande estilo para uma terceira edição com concertos, workshops, DJ sets e sessões de cinema, atividades a realizar em locais como a Casa da Cultura e a Capricho Setubalense.Org.: CMS, Experimentáculoe Capricho Setubalense

DOCUMENTÁRIOSSOBRE A BELA VISTAEstreia nacional nas salas de cine-ma dos filmes Cama de Gato, bela vista e um Fim de Mundo. Em Se-túbal, os documentários podem ser vistos no Cinema Charlot – Auditó-rio Municipal até 24 de novembro.

NATAL EM SETÚBAL O espírito natalício é sentido e experimentado com várias ini-ciativas a dinamizar em equi-pamentos culturais e espaços públicos do concelho, com ani-mações de rua, música, teatro, dança, cinema e encontros.Org.: CMS

SÃO FRANCISCO XAVIERAs comemorações evocativas do patrono de Setúbal incluem uma ce-rimónia protocolar junto do monu-mento no Jardim da beira-Mar, uma visita à capela do Palácio Fryxell, uma conferência e um apontamen-to cultural nos Paços do Concelho.Org.: CMS, IPS e lASA

NOVEMB

0 7 N O VQ u I

DEZEMB

0 3 D E Zt E R

retrovisor / projetor39

One (Her)Man Show

HUMOR. Trinta anos da carreira de Herman José foram recordados, a 5 e 6 de julho, num espetáculo de stand up comedy com várias interpretações musicais da história da comédia em Portugal. No Fórum Municipal Luísa Todi foram revividas personagens que ficaram imortalizadas através das criações e interpretações do humorista, como Nelo, José Estebes, Serafim Saudade e Tony Silva.

um tesouro a usufruir e pre-servar pela humanidade.

Outro motivo de interes-se foi a exposição “Setúbal, Participação e Cidadania”, que deu a conhecer os gran-des projetos, ações e inicia-tivas que, nos últimos quatro anos, contribuíram de forma positiva para a requalificação e modernização de Setúbal.

na Feira de Sant’Iago, que celebrou nesta edição 431 anos de existência, hou-ve ainda animações históri-cas e atividades desportivas, tudo num espaço no qual marcaram presença perto de três centenas de feirantes.

FESTIVAL LADO BA música experimental está em destaque na segunda edição do festival sadino, evento de três dias com concertos, instalações, workshops e sessões de cinema.Casa da CulturaOrg.: CMS e Experimentáculo

MANHÃ ATIVA E SOLIDÁRIAAtividade de marcha e corrida do projeto municipal “Ativo dos 0 aos 100”, num percurso pela Avenida luísa todi com partida e chegada no Parque urbano de Albarquel. Inclui uma recolha de donativos para instituições de solidariedade social do concelho.Org.: CMS

DEZEMB0 6 / / 0 8

0 7 D E ZS A b

1 0 h 0 0

ver40

SETEMBRO | OUTUBRO 2013

na berma de uma Estrada nacional iden-tificada com três dígitos – eis o motivo de paragem entre pinheiros numa paisagem de dunas: o depositário de resíduos oriundos de lares desconhecidos joga aos dados com os imaginários deixados ao abandono.

A imagem que reúne em si quatro ima-gens encontradas ao acaso já não é nenhum acaso, mas uma coincidência sequencial de oportunidade, predisposição, observação, escolha e intenção.

Qual “bricoleur” (lévi-Strauss em “la pensée sauvage”) que utiliza os meios des-viados do acto criativo, a intenção no olhar emprega sobejos de acontecimentos, peda-ços de imaginários alheios e fragmentos de um mobiliário obsoleto.

Imagens não são planas, pois ganham espessura pelo gesto afirmativo de apontar o dedo e de focar o olhar. O enlace entre ver

e pensar, por defeito e apesar de querer pro-nunciar-se, permanece na esfera do “desejo íntimo” – transmissível apenas pela empatia que inicia um eco no outro.

A viagem prossegue. A magia desta con-figuração improvável de imagens ficou por esclarecer. A sua narrativa resguardou-se atrás do horizonte no qual me reflicto. Pode ficar assim…

Andreas StöckleinArtista plástico

texto escrito com as regras anterioresao novo acordo ortográfico

O Visível Espesso

compasso41

criação deixou-me boquiaberto, aquando da audição de um seu álbum – a solo – que decerto passou despercebido a muita gente, uma vez que é já de 2003, e espelha a quali-dade dos “fatores de produção” envolvidos.

nenhum daqueles músicos o acompanha em “Some Devil”, nem este registo se asseme-lha à sonoridade da sua banda, de uma forma geral, embora se reconheça de imediato a sua veia; de facto, esta obra-prima está repleta de joias em formato canção, servida por músicos como brady blade na bateria, tony hall no bai-xo, tim Reynolds e trey Anastasio nas guitar-ras, mas, fundamentalmente, Stephen harris nas teclas, harmonium e percussões.

O papel deste músico distingue-se, de forma avassaladora, na produção daquele disco e ges-tão de todos os “fatores de produção” à sua dis-posição, na conceção de canções como “Dodo”, “So damn lucky”, “Gravedigger” e “Some Devil”, que são as primeiras da obra, mas as restantes dez estão também na mesma linha.

Este produtor rodeou-se de uma orques-tra, a Seattle Music Group de 45 membros, de uma banda de metais afamada, a Dirty Dozen brass band, entrelaçando os seus do-tes de programação com os de instrumen-tista e de compositor, uma vez que é coautor de algumas canções com Dave Matthews.

voltaremos a falar de todos estes projetos.

Fernando MarquesMúsico

“Os Fatores de Produção”

todas as economias integram conceitos e normas, de molde a atingir os resultados pro-jetados, uma vez que estes valores são sempre esperados, por demais auditados e ratificados. na Contabilidade e concretamente na vertente Analítica, existem os inevitáveis fatores de pro-dução, cuja integração nas rubricas e contas de análise permite a identificação dos propalados “Preços de Custo”, responsáveis pela boa con-dução de orçamentos ou projetos envolvidos.

Quem quer ouvir falar sobre música pode-rá ficar um pouco perplexo com esta analogia mas as similitudes são gritantes; este conceito assaltou-me ao recordar uma banda que – quem me conhece e comigo priva sabe – eu considero o melhor projeto musical do mundo.

trata-se da DAvE MAtthEWS bAnD, liderada por um génio que compõe, canta e toca guitarra e empresta o seu nome à banda, a qual integra ainda outros virtuo-sos como Carter beauford na bateria, Stefan lessard no baixo e boyd tinsley no violino, entre outros, que acompanham o grupo nos seus registos discográficos e concertos.

Estes instrumentistas e criadores são responsáveis por um dos mais intrinca-dos sons Pop e não só, emprestando uma atmosfera Funk, Rock e bluesy através do aport que estes seus “fatores de produção” vão integrando no vasto reportório, de autên-ticas pérolas musicais.

Mas Dave Matthews é um compositor multifacetado, pois a sua capacidade de

42leituras SETEMBRO | OUTUBRO 2013

Fernão Mendes Pinto é um anti-herói. não tem preconceitos e o conceito de “honra” é-lhe desconhecido. no entanto é um homem que não se cansa de aprender com os orientais que, dis-tantes nas crenças – Fernão Mendes Pinto é um fervoroso cristão –, são seus próximos, em muitos casos seus mestres. várias vezes previne os leito-res contra a incredulidade “porque gente que viu pouco do mundo, como viu pouco, também costu-ma dar pouco crédito ao muito que outros viram”.

Romance picaresco distingue-se do géne-ro porque ao lado dos sarcasmos, risos, entu-siasmos, lágrimas e enternecimentos, mesmo nas circunstâncias mais difíceis. A tolerância, a compreensão despreconceituosa, a simpatia humana, a abertura ao mundo e a outras sen-sibilidades fazem deste romance de aventuras um dos livros mais fabulosos e importantes da literatura portuguesa do séc. XvI, que se lê com imenso prazer, muito riso e muito siso.

Manuel Augusto AraújoMembro do Conselho de Redação da “Vértice”

texto escrito com as regras anterioresao novo acordo ortográfico

A Realidade da FantasiaA Fantasia da Realidade

Fernão Mendes Pinto, autor da “Peregrinação”, é a personagem de uma fantástica aventura que durou vinte e um anos, durante os quais, segundo o próprio, foi “treze vezes cativo e de-zassete vendido nas partes da Índia, Etiópia, Arábia Félix, China, Tartária, Massacar, Sama-tra e outras províncias daquele ocidental ar-quipélago dos confins da Ásia a que escritores chins, chinês, guéos e léquios nomeiam nas suas geografias por Pestana do Mundo”.

Estes acontecimentos não o impediram de fazer e desfazer fortunas com que finan-ciou comércios e missões religiosas. é dele a iniciativa e o sustento financeiro da entrada dos jesuítas no Japão. tal como nos intervalos das suas desventuras desempenhou outras profissões: criado de fidalgos, soldado, agente de negócios, mercador de escravos, pirata nos mares da China, vagabundo, embaixador e até, ocasionalmente, médico do rei de bunga.

A prodigiosa série de acontecimentos descri-ta, o encadeamento das histórias que se sucedem em vertigem, os apontamentos notáveis, as per-sonagens numerosíssimas, as descrições, a sa-bedoria e a eloquência fazem da “Peregrinação” um livro único, que não cessa de nos surpreender na sua realidade e na realidade da sua fantasia.

Peregrinação e Outras ObrasFernão Mendes Pintotexto Crítico, Prefácio, notas e Estudo de António José SaraivaEditor: Sá da Costa EditoraPaginação: Ana MouraRevisão: Francisco Marques Obra em 4 volumes (230/220/230/350)1.ª edição: 1982

43fitas

a multiplicidade de oferta de filmes em múlti-plos outros canais de difusão e a pirataria.

“bubble” (Steven Soderbergh, 2005) terá sido o primeiro filme comercial a experimen-tar esta estratégia ao estrear na sala de cine-ma e simultaneamente em emissão televisiva (o DvD saiu quatro dias depois). na altura, vá-rios exibidores contestaram a experiência por considerarem pôr em causa o seu negócio e rejeitaram, em modo de protesto, apresentar o filme nas suas salas. Apesar disso, poucos anos após, o day-and-date release aparenta ser cada vez mais frequente.

Estas estratégias têm conseguido favo-recer filmes independentes com pouco ou ne-nhum espaço nas salas de cinema mas têm servido também para melhorar os resultados de alguns outros filmes em que é mais elevada a expectativa de bons resultados de bilheteira. num artigo de novembro de 2012, o jornal “los Angeles times” partia do caso de “A Fraude” (“Arbitrage”, nicholas Jarecki, 2012) para relatar o sucesso da day-and-date release na distribui-ção de um filme de hollywood. John horn, o au-tor do referido artigo, concluía que o filme havia produzido resultados financeiros bastante mais expressivos em vOD do que na bilheteira das salas: 12 milhões de dólares (cerca de 9 milhões de euros) contra 7,5 milhões de dólares (cerca de 5,5 milhões de euros).

Marta Pinho AlvesProfessora de Guionismo, Cinema e Televisão

Brevemente em todos os ecrãs

tradicionalmente, as estreias comerciais de ci-nema usavam um modelo de distribuição timed released, isto é, ocorriam em primeiro lugar em sala de cinema, considerado o local privilegiado de exibição e o contexto para o qual haviam sido concebidos. A distribuição através de outros ca-nais como o vídeo (primeiro em vhS e depois em DvD e blu-Ray) ou as plataformas de vOD e a televisão era sempre posterior, após os filmes terem esgotado a carreira na sala.

Recentemente esses intervalos come-çaram a ser suprimidos gerando uma nova modalidade de distribuição designada por day--and-date release. Esta consiste no lançamento simultâneo de um filme em múltiplas platafor-mas distintas – na sala de cinema, em DvD ou blu-Ray, na Web (nos canais de vOD ou outros) e/ou na televisão. Isto permite-lhe chegar em simultâneo a diferentes segmentos de público que, não sendo frequentador da sala de cinema, não estaria disponível para esperar o anterior tempo regulamentar até o filme passar para o circuito seguinte. Ultra release é outra modali-dade para o day-and-date release, embora me-nos comum, que significa a estreia nos outros canais antes de chegar à sala de cinema.

Estas estratégias começaram a ser de-senvolvidas há alguns anos mas estão a tor-nar-se cada vez mais usuais. Os argumentos apresentados pela indústria para a sua utiliza-ção são a tentativa de fazer face à diminuição dos espetadores em sala de cinema resultante de elementos como a crise financeira europeia,

“Vestir bemnão é comprar

roupa cara”Tó Simões

pessoa45

Calções de ganga, polo casual e umas al-percatas confortáveis como calçado. Antó-nio Simões, diretor de design da marca têxtil Dielmar, encara as férias de forma descontra-ída, colocando na prateleira as exigências da moda, ferramenta de trabalho em que pensa 24 horas por dia durante o resto do ano.

O cargo, conquistado por ser um dos mais proeminentes designers portugueses desde que se formou em 1990, é exigen-te para o sistema nervoso e requer muita dedicação.

À frente das coleções que a Dielmar apresenta desde 2004, tó Simões, como é mais conhecido o designer de 48 anos, con-fessa que, apesar da enorme experiência no ramo, vive sempre períodos “de grande angústia e ansiedade” antes das apresen-tações das sugestões para as estações se-guintes. “É um ano de trabalho que está em causa. O sucesso ou insucesso determina o êxito das vendas durante um largo período”, resume.

A avaliar pelos resultados, tal angústia tem-se revelado dispensável, com a marca lusitana a consolidar a posição no mercado nacional e a tornar-se numa referência no resto do mundo.

“Pode ser complicado. Numa única co-leção pensamos em fatos que satisfaçam os gostos e as necessidades de um ameri-cano, de um russo ou de um chinês”, ilustra tó Simões.

Objetivos que têm sido alcançados, ao ponto de chegar a rivalizar frente a frente com marcas francesas ou italianas. “É curio-so, muita gente, tanto cá como lá fora, pensa que a Dielmar é uma marca de Itália”, con-fessa o designer setubalense.

Organizado e exigente, mantém um es-pírito aberto em relação às tendências. “Se

os portugueses vestem bem? É tão relativo… Há italianos e franceses que se vestem mal. Não faço juízos. Até porque vestir bem não é comprar roupa cara. É estarmos confortá-veis com a roupa que usamos e com a nossa figura”, conclui.

Mal ou bem, a verdade é que a marca reserva uma parte de todas as coleções ex-clusivamente para o homem português. “É engraçado. Existe o mundo e depois existe Portugal. Cá, o gosto é completamente dife-rente em relação ao que se procura lá fora. Temos de ver que, além da cultura, o clima influencia muito o que as pessoas desejam vestir”, observa.

numa retrospetiva rápida da carreira, tó Simões não esconde algum carinho ao recordar a universidade. licenciado no pri-meiro curso nacional orientado para design têxtil, viveu “o ‘boom’ da moda em Portugal nos anos 80”.

Pelo caminho deu aulas. “Foi giro. Quan-to mais não seja, os alunos eram todos da minha idade”, lembra.

A viver no Porto, vem pelo menos três vezes por ano a Setúbal, “por causa da famí-lia”, acrescentando que o facto de adorar a cidade também facilita as visitas.

Além de ser “incapaz de olhar para rou-pa” quando está de férias, em terras sadinas não perde o choco frito, a sardinha assada, a Arrábida e o Sado. “Ainda bem que a cidade se está a voltar outra vez para o rio”, observa.

tirando a terra natal, tó Simões é pe-rentório sobre os restantes prazeres na vida. Cinema, andar de mota e estar em forma fa-zem parte dessa lista.

Mas, como diz, se o querem ver real-mente feliz, tem de ser a viajar pelo mundo, deleite que o trabalho lhe proporciona com frequência.

rotas46

SETEMBRO | OUTUBRO 2013

Bom para o corpo e a mente

Mente sã num corpo são, postura de vida mile-nar assente no equilíbrio como propôs o poeta romano Juvenal, é garantida em Setúbal com o programa municipal Jogos do Sado, de promo-ção generalizada da atividade física. O calendário termina em outubro, mas há respostas e moti-vos para manter a boa forma no resto do ano.

Entre a variada oferta consta o Pavi-lhão Municipal João dos Santos, à prova de chuva mas não à de grupos de amigos que ali se queiram exercitar, por exemplo, com uma partida de futebol de 5 ou de voleibol, possibilidades igualmente disponíveis, en-tre outras, nos Polidesportivos e Campos de Ténis do Parque Verde da Bela Vista.

Para quem leva a atividade física mais a sério, a resposta é encontrada no Comple-

xo Municipal de Atletismo de Setúbal. Além de uma pista homologada pela Federação Portuguesa de Atletismo, o equipamento está dotado de espaços que permitem a realização de percursos de footing, marcha e corta-mato. Uma parede de escalada e tabelas de basquetebol estão igualmente disponíveis, assim como um ginásio com halteres e pesos.

Já na Piscina Municipal de Azeitão é possível praticar natação e aceder a terapias proporcionadas pelas águas.

Máquinas para a prática de exercício físico ao ar livre estão disponíveis, todo o ano, em parques e jardins, como Bela Vista, Albarquel e Vanicelos, permitindo trabalhar braços, pernas e abdominais.

PAVILHÃO MUNICIPAL JOÃO DOS SANTOS (1). Si-tuado na Rua batalha do viso, Reboreda, acolhe ativi-dades regulares de futebol de 5, basquetebol, voleibol e patinagem, estando igualmente aberto a outras su-gestões de prática desportiva, mediante informações obtidas através do número telefónico 265 573 212.

POLIDESPORTIVOS E CAMPOS DE TÉNIS DO PARQUE VERDE DA BELA VISTA (2). Futebol de 5, basquetebol e ténis são as modalidades habituais nestes equipamen-tos, rodeados por um espaço verde que convida à cami-nhada enquanto se respira o ar aromatizado de pinheiro, carvalho e eucalipto. O contacto é o 265 724 041.

COMPLEXO MUNICIPAL DE ATLETISMO DE SETÚ-BAL (3). Situado no vale da Rosa tem pavimento em tartan, campo relvado de râguebi, pista de atle-tismo com oito corredores de 400 metros, valên-cias para salto em altura, em comprimento e triplo salto, lançamento de peso, disco e martelo e corri-das de obstáculos. Contacto 265 793 980.

PISCINA DE AZEITÃO (4). natação, hidroginástica, hidroterapia, pentatlo moderno e ginástica são as atividades que decorrem no equipamento situado na Rua Dr. Agostinho Machado Faria, em vila no-gueira de Azeitão. O contacto é o 212 199 540.

cidade47

As atividades náuticas ganham uma nova casa no Terminal 7, equipamento que vai nascer no reabilitado corredor ribeirinho de Setúbal, território de excelência da cidade que está a ser devolvido à população com renovadas condiçõesde fruição pública

Terminal une frente ribeirinha

As pequenas embarcações lançam-se à água e partem para mais uma aventura no rio Sado. Quem fica em terra pode visitar uma mostra temática, degustar uma refeição ou até mesmo fazer algumas compras. vai ser assim, brevemente, a partir do terminal 7.

A forte ligação ao rio e às memórias e identidade da população setubalense é conjugada no novo equipamento a instalar numa área entre a Praia da Saúde e o Parque urbano de Albarquel, um edifício que se quer de referência para a cidade e de uma arqui-tetura marcante para as gerações vindouras.

Afirmando-se como elemento primordial de união entre a Serra da Arrábida, o rio Sado e a cidade, o terminal 7 vai integrar um cen-tro de apoio para atividades náuticas e uma componente de mergulho que aproveita as potencialidades subaquáticas da orla marí-tima setubalense.

Ali, vai haver também um espaço para exposições polivalente, um centro interpre-tativo e didático, zonas de restauração, es-paços técnicos e comerciais. tudo num pro-jeto que inclui a reabilitação de um pontão

ali existente, no qual será criada uma área de passeio e de estadia.

O novo equipamento projetado para a zona poente da frente ribeirinha materializa a derradeira fase de uma profunda intervenção que está a ser promovida naquele território de excelência de Setúbal, afastado do usu-fruto dos setubalenses e visitantes durante largas décadas.

Os vestígios de uma antiga ocupação naval e industrial desaparecem de um olhar que agora vislumbra um corredor ribeirinho requalificado vindo da cidade, com passa-gem por dois espaços de lazer nascidos nos últimos anos, a Praia da Saúde e o Parque urbano de Albarquel, onde o tempo avança ao ritmo de cada um.

Ali, com o rio Sado a saudar a sul e a Serra da Arrábida a sorrir a poente, há quem encon-tre a calma para ler um livro, o sossego para momentos mais românticos ou a tranquilidade para uma pescaria. Outros encaram o desafio de uma corrida de final de tarde, um relaxante passeio em família ou um convívio mais de-morado com os amigos numa esplanada.

SETEMBRO | OUTUBRO 2013

Reino de novas tendências

Os sentidos despertam ao entrar no reino do taifa. Sabores da cozinha tailandesa e italiana cruzam-se neste espaço da Avenida luísa todi com eventos culturais, que releva novas tendências na cidade. Ali encontram--se velhos e novos amigos, de tarde ou pela noite dentro, para momentos de convívio e degustação.

“É um espaço para relaxar, sem preten-sões elitistas, que explora os sabores do mundo e promove a diversão noturna”, de-fine tiago Santos, um dos proprietários do taifa, restaurante que aposta numa decora-ção alternativa, de traços simples e que inte-gra elementos da cultura oriental.

Mais do que um estabelecimento de di-versão noturna, com uma ampla esplanada onde decorrem regularmente, à noite, vários eventos culturais, o taifa é um espaço que apela a novas experiências do paladar.

O sofá instalado num dos recantos é um dos locais mais procurados da casa, sobre-tudo para degustar iguarias e petiscos que realçam o exótico de uma ementa variada.

O leque de opções gastronómicas inclui espetadas satê kai de frango, com molho à base de manteiga de amendoim e leite de coco, caril thai, arroz ananás e won ton, um prato de carne de vaca condimentada com molho agridoce, assim como outras opções de cozinha italiana.

Este é o resultado de um processo de criação coletiva impulsionado por três jo-vens que “decidiram fazer algo de diferente em Setúbal”. O nome, inspirado no termo árabe ta’waif, personifica um pequeno reino feito de gente de vários pontos do mundo. E o conceito pegou.

• Pad Thai de frango é um dos pratos tailandeses a provar, assim como os chás, os batidos e os sumos naturais.• Para exercitar a mente dos clientes, são disponibilizados jogos de tabuleiro, com xadrez, damas e gamão. A televisão não entra no Taifa.• O ambiente descontraído é complementado por sonoridades ecléticas, do jazz ao soul, passando pelo rock, folk e ritmos eletrónicos.• Uma refeição varia entre os 8 e os 10 euros, com a cozinha a funcionar toda a noite. O café é sempre a 60 cêntimos. • Com capacidade para cerca de 180 pessoas, entre o espaço interior e a esplanada, o Taifa, encerrado às segundas-feiras, abre às 15h00 e começa a fechar a partir das 02h00. Informações pelo telefone 265 231 642.

TAIFACAFé bARAvenida luísa todi, 558

prazeres48

49afazer

Aprender no campo

um dos sítios portugue-ses mais completos so-bre informação ambiental é o naturlink.sapo.pt. Ele-mentos sobre espécies e locais, sugestões para ati-vidades de lazer, notícias e artigos no campo da investigação são tópicos disponíveis no naturlink

www.pontoverde.ptA Sociedade Ponto Verde é responsável pelo pro-cesso de reciclagem no País. No sítio da empresa são facultadas informa-ções úteis sobre a impor-tância da reciclagem e divulgadas curiosidades

socpvs.orgO sítio da Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem fornece infor-mações úteis a todos os que estão interessados em preservar o meio am-biente, embora seja mais orientado para técnicos da área do Ambiente

Ligaçãoà Natureza

A burra Estrela, a vaca vitória, o burro Manjerico e a gata Pa-poila são alguns dos bichos da Quinta Pedagógica de S. Paulo que ensinam aos mais novos as alegrias que o campo oferece.

localizado na fronteira entre os concelhos de Setúbal e Palmela, este é um espaço onde se regressa às origens para se aprender sobre algumas das riquezas da natureza.

Dinamizada pela Associação de Municípios da Região de Setúbal, a Quinta Pedagógica de S. Paulo está orientada para receber visitas de escolas do 1.º ao 3.º ciclos, com a garantia de fazer da diversão uma lição que não será esquecida.

Preparar a terra, semear, plantar, tratar e recolher produ-tos hortícolas é somente uma mão-cheia de tarefas de entre mil e uma possíveis de se fazer naquele espaço.

Pomares, vinhas e olivais passam a ter outro encanto aos olhos dos mais novos, que, nas visitas guiadas, podem alimentar animais domésticos, recolher ovos e conhecer di-ferentes espécies de plantas e flores. Pelo caminho, há a hi-pótese de observar a produção de queijo, a confeção de pão e técnicas de maneio de gado.

As visitas estão sujeitas a marcação pelo número 265 539 090 ou pelo endereço [email protected].

50intervir SETEMBRO | OUTUBRO 2013

arTES

artes plásticas

• Arte & ImaginaçãoInfo: 933 754 530

• Atelier A GaragemInfo: 265 537 326

• Atelier Antónia CalixtoInfo: 917 347 908

• Atelier Espaço do PaiInfo: 939 841 119

• Atelier Pólvora d’CruzInfo: 934 739 320

• Atelier d’Artes EstúdioInfo: 966 788 209

• Atelier de Artes PlásticasRita MeloInfo: 914 337 854

• Atelier :2 PontosInfo: 914 337 854 | 919 142 246

artesanato, Pinturae desenho

• Centro de Cidadania AtivaInfo: 265 547 450

daNÇa

academia de dançaContemporâneaInfo: 265 236 463

academia de dançase artes de SetúbalPavilhão Municipal de AranguêsInfo: 916 905 279

academia União desportiva e recreativadas PontesInfo: 917 585 686 | 914 310 969

Capricho SetubalenseInfo: 265 522 327

Club SetubalenseInfo: 968 938 682

dança & CompanhiaInfo: 912 146 513 | 968 997 732

Enclave– ritmo e MovimentoInfo: 917 052 293 | 916 831 783

riTMUSSociedade Musical e Recreativa união SetubalenseInfo: 265 522 818 | 917 062 217

dESPOrTO

CapoeiraAulas do Centro Culturalde Capoeira Água de beber,às terças e quintas, 19h00.Clube de Futebol “Os Sadinos”Info: 918 667 108

Centro Municipalde Marcha e CorridaAtividades no Complexo Munici-pal de Atletismo de Setúbal e na Avenida luísa todi.Info: 265 793 980 | 934 077 [email protected]

Centro NáuticoMunicipal de SetúbalAtividades enquadradas por téc-nicos do Clube de Canoagem de Setúbal para maiores de 10 anos.Parque urbano de AlbarquelInfo: 965 602 951

Escola Municipalde desporto de Setúbalnúcleos de Pentatlo, nataçãoe Atletismo.Info: 212 199 540 | 265 793 980

TriatloIniciação pelo Remo Clubelusitano, às segundas e quartas--feiras, para todas as idades.Colégio de S. FilipeInfo: 919 896 695

intervir51

CidadaNia

“Orientação na Procurade Emprego” e “Oficinade Alfabetização”.São aceites voluntários.Centro de Cidadania AtivaInfo: 265 547 450

Poemas do País da VidaProjeto cultural para conhecere viver.Info: 265 591 592 | 933 246 119poemasdopaisdavida.wordpress.com

LÍNGUaS

alemãoInfo: 265 530 087 | 961 817 550 965 653 896

Várias línguas

• Centro de Cidadania AtivaInfo: 265 547 450

• Espaço Futuro Seguro AranguezInfo: 265 283 377

MOSTraS

Mercado agrobioQuintas-feiras,das 14h00 às 18h00.Jardim do Quebedo

Encontro de motose carros antigosSegundo domingo do mês,das 10h00 às 13h00.largo José Afonso

Feira de ColecionismoSegundo sábado do mês,das 08h00 às 13h00.Mercado 2 de Abril

Feira de Velharias de azeitãoSegundo domingo do mês,das 07h00 às 17h00.vila nogueira de Azeitão– Praça da República

Mostr’arte!Mostra, artes performativas, animações e workshops,das 10h00 às 20h00, no último fim de semana do mês na Galeria Comercial Jumbo Setúbal e, quando as condições atmosféricas permitem, no segundo na Avenida luísa todi.

Mostra de antiguidadese de VelhariasPrimeiro e terceiro sábados,das 09h00 às 18h00.Avenida luísa todi

Venda de livrosObras usadas de alfarrabistas.Galeria Comercial Jumbo Setúbal

bEM-ESTar

ioga

• Centro do Yoga de SetúbalInfo: 265 551 072

• Club SetubalenseInfo: 961 238 571

• Grupo Musical e DesportivoUnião e ProgressoInfo: 210 873 097

• Instituto Portuguêsda JuventudeInfo: 265 521 200

• Parque Urbano de AlbarquelInfo: 934 904 330

• Ioga pais/filhos e PilatesEscola para PaisInfo: 265 221 609 | 968 348 773

biodanzaInfo: 919 193 246

LiTEraTUra

Grupos de LeituraEspaço de discussãode obras literárias.biblioteca Municipal– Serviços Centraise Polo Sebastião da GamaInfo: 265 537 240

intervir52

SETEMBRO | OUTUBRO 2013

MÚSiCa

academia de Músicae belas-artes Luísa TodiPiano, viola dedilhada, violino, violoncelo, flauta transversal, saxofone e clarinete.Info: 265 522 563

allegro– atelier de Estudos artísticosPiano, violino, guitarras clássica e elétrica, flauta, bandolime gaita de foles.Info: 919 859 524 | 966 472 478

arena– Criatividades Musicaisbaixo, bateria, guitarras clássica e elétrica, piano, órgão, violino, instrumentos de sopro, canto, técnica vocal e criação e acompanhamento de bandas.Info: 910 556 609

Conservatório regionalde Setúbaltodos os cursos de instrumento do ensino oficial de música.Info: 265 529 350

Coral infantil de SetúbalInclui Coro Feminino tuttienCantus, a partir dos 16 anos.Info: [email protected]

Coral Luísa TodiCoral adulto e juvenil (12 aos 16 anos) e Conservatório de Artes com cursos oficiais de música e cursos livres de música, teatro, pintura e dança para todos os públicos.Info: 265 572 190 | 967 668 202

Coro Gospel de azeitãovozes tenores e baixosInfo: 960 157 475

Club SetubalenseGuitarra clássica.Info: 962 588 875

dámsomFormação musical, acordeão, piano, órgão, violino, guitarra clássica, elétrica, baixo, bateria, flauta, concertina, jazz, canto e técnicas vocais.Info: 265 732 781 | 968 063 818

Fanfarra dos bombeiros Voluntários de SetúbalEscola de música gratuita com metais e percussão.Info: 918 767 350 | 963 160 779

instituto Musical PatrícioAcordeão, guitarras clássica e elétrica, baixo, violino, teclas, bateria e educação musical. Estúdio de gravação, oficina e aluguer de materiais.Info: 265 400 099

instituto Musical MozartGuitarra clássica e piano.Info: 265 522 957 | 919 315 606

Sociedade FilarmónicaPerpétua azeitonenseInstrumentos de sopro, guitarras clássica e elétrica, violino, piano, bateria, teatro e bailado.Info: 212 181 364 | 932 181 364

Sociedade MusicalCapricho SetubalenseInstrumentos de sopro, percussão e cordas.Info: 265 522 327

SENiOrES

“desportivamenteem (re)Forma”Ginástica, hidroginástica e danças sociais promovem bem--estar, saúde e qualidade de vida.Info: 265 545 170Org.: CMS

Mais SaberCursos de informática e inglês.Info: 265 545 170Org.: CMS

“Memórias, identidadese Patrimónios”visitas guiadas a monumentos e a locais de interesse.Info: 265 545 170. Org.: CMS

53espaços

MUSEUS (encerrados nos feriados)

Museu do TrabalhoMichel Giacometti

Largo Defensores da RepúblicaTel.: 265 537 880E-mail: [email protected] a sex, das 09h30 às 18h00Sab e dom, das 14h00 às 18h00Preço: 1,15 €gratuito: -16 anos | +65 anos | grupos escolaresExposições permanentes:• A Indústria Conserveira (Da lota à lata)• Mundo Rural – Coleção Etnográfica Michel Giacometti e a Génese do Museu• Mercearia Liberdade – um património a salvaguardarServiços: Centro de documentação e serviço educativoExtensão: C.A.O. 1 da APPACDM de Setúbal, com visitas guiadas à oficina-museu e à exposição “Nós Trabalhamos com as Máquinas”, animação “O Bomboca quer Trabalhar” e coreografia “Nós Dançamos com as Máquinas”.Rua Vale Cerejeiras, n.º 26 (Tel.: 265 235 646)

Museu de Setúbal/Convento de Jesus – Galeria de Pintura Quinhentista

Rua do Balneário Dr. Paula BorbaTel.: 265 537 890Ter a sab, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 Preço: 1,15 €gratuito: -16 anos | +65 anos | grupos escolaresExposições permanentes:• Retábulo de pintura da Igreja de Jesus da 1.ª metade do séc. XVI, além de outras pinturas dos séculos XV, XVI e XVII, assim como peças de ourivesaria sacra.Serviços: Visitas guiadas, maletas pedagógicas, exposições itinerantes, serviço educativo e atendi-mento científico a investigadores e a estudantes.

Museu de Arqueologiae Etnografia do Distrito de Setúbal

Avenida Luísa Todi, 162Tel.: 265 239 365E-mail: [email protected] a sab, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30Exposições permanentes: • Etnografia e Arqueologia RegionalServiços: Visitas guiadas, centro de estudos arqueológicos e biblioteca especializada.

Museu Sebastião da Gama

Rua de Lisboa, 11, Vila Nogueira de AzeitãoTel.: 212 188 399Ter a sex, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00Sab, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00Preço: 1,15 €gratuito: -16 anos | +65 anos | grupos escolaresExposição permanente:• Espólio bibliográfico e de artigos do poeta e imagens da história local e objetos de pastorí-cia e vinicultura.Serviços: Visitas guiadas, maleta pedagógica, ex-posição itinerante, animações, ateliers de verão.

Casa Bocage

Rua Edmond Bartissol, 12Tel.: 265 229 255Ter a sex, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30Sab, das 14h00 às 18h00Preço: 1,15 €gratuito: -16 anos | +65 anos | grupos escolaresExposição permanente:• Peças de arte e livros do Museu de Setúbal/Convento de Jesus e documentos da Biblioteca Municipal retratam a figura e obra de Bocage.Serviços: Arquivo Fotográfico Américo Ribeiro e Centro de Centro de Documentação Bocagia

espaços54

SETEMBRO | OUTUBRO 2013

Casa do Corpo SantoMuseu do Barroco

Rua do Corpo Santo, 7Tel.: 265 236 066Ter a sex, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30Sab, das 14h00 às 18h00Preço: 1,15 €gratuito: -16 anos | +65 anos | grupos escolaresDecoração em azulejos barrocos do primeiro terço de setecentos, do mestre P.M.P., tetos pin-tados setecentistas e talha dourada na Capela.Exposição permanente: Coleção de instrumentos de ciência náutica, doados por Ireneu Cruz.

Museu Oceanográfico Luís Saldanha

Fortaleza de Santa Maria – Portinho da ArrábidaTel.: 212 189 791Ter a sex, das 10h00 às 16h00 Sab, das 15h00 às 18h00Preço: 1,75 €

ARQUIVOS (dias úteis)

Arquivo Municipal de Setúbal

Paços do Concelho, Praça de Bocage265 541 500 | [email protected] 09h00 às 16h00Serviços: Visitas guiadas, apoio à consulta públi-ca da documentação municipal, reserva de documentação para consulta em sala, serviço de fotocópias/digitalização e apoio externo na avaliação de documentação relevante.

Arquivo Distrital de Setúbal

Rua Prof. Borges de Macedo, Manteigadas265 709 900 | [email protected] 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30Serviços: Leitura e referência, pesquisa, trans-crição paleográfica, reprodução documental, emissão de certidões, visitas de estudo guiadas e venda de publicações.

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPALCatálogo: www.biblioteca-municipiosetubal.com

Serviços Centrais

Av. Luísa Todi, 188 | Tel.: 265 537 240Seg a sex, das 09h00 às 19h00Sab, das 13h00 às 19h00

Polo da Bela VistaAv. da Bela Vista, 10 | Tel.: 265 751 003Seg a sex, das 09h00 às 12h30e das 14h00 às 17h30Polo de S. JuliãoPraceta Ilha da Madeira | Tel.: 265 552 210Seg a sex, das 09h00 às 12h30e das 14h00 às 17h30Polo de Gâmbia, Pontes e Alto da GuerraEN 10 – Pontes | Tel.: 265 706 833Seg a sex, das 09h00 às 13h00e das 14h00 às 17h00Polo Sebastião da GamaRua de Lisboa, 11, Vila Nogueira de AzeitãoTel.: 212 188 398Ter a sex, das 09h00 às 12h30e das 14h00 às 17h00Sab, das 13h00 às 19h00

55espaços

SALAS DE ESPETÁCULOS

Fórum MunicipalLuísa Todi

Av. Luísa Todi, 61-67 | Tel.: 265 522 127

Cinema Charlot – Auditório Municipal

Rua Dr. António Manuel GamitoTel.: 265 522 446

Casa da Cultura

Rua Detrás da Guarda, 28 | Tel.: 265 236 168Ter a qui, das 10h00 às 24h00Sex e sab, das 10h00 à 01h00Dom, das 10h00 às 20h00

SErViÇO EdUCaTiVOTEATRO. Escola de Artes Performativas, do Tea-tro do Elefante, Sala José Afonso, terças e quintas, 18h45, dos 12 aos 15 anos, e, 19h30, para adultos, e, às quartas, formações pelo Equilíbrio Dinâmico, às 18h00 e às 20h00.MÚSICA. Aulas de expressão musical, na Sala José Afonso, sábados, 10h30, pela Capricho Setubalense. ARTES. Workshops para crianças de pintura e material reciclado, sábados, 12h00, e domingos, 14h30, de dese-nho a carvão, terças, de pintura a óleo, quartas, 18h00, Espaço das Artes, pela Artiset, e atelier de criação es-pontânea, 4 de maio a 8 de junho, sábados, 16h00, Cen-tro de Documentação, Estudo e Promoção da Canção Popular Portuguesa, pela Associação José Afonso.DANÇA. “Danças do Mundo para Crianças”, dos 6 aos 12 anos, no Salão Nobre, maio e junho, sá-bados, das 10h00 às 11h00, por Joana Coelho. Na Sala José Afonso, a Dança & Companhia dá aulas às segundas de jazz kids, às 18h00, de dança jazz, às 19h00, e de danças de salão, às 20h00. Às terças, bollywood, às 21h30. Informações: 265 236 168.

TURISMO

Casa da Baía de Setúbal

Av. Luísa Todi, 468 | Tel.: 265 545 010 | 915 174 442E-mail: [email protected] a sex, das 09h00 às 20h00Sab, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 20h00Dom e feriados, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00

Posto Municipal de Turismo – Azeitão

Rua José Augusto Coelho, 17 – Vila NogueiraTel.: 212 180 729Seg a sab, das 10h00 às 13h00e das 14h00 às 18h00Dom e feriados, das 10h00 às 13h00

Entidade Regional de Turismo – LVT

Travessa Frei Gaspar, 10 | Tel.: 265 539 120 Seg e sab, das 09h30 às 12h30e das 14h00 às 18h00Ter a sex, das 09h30 às 18h00

Espaço“Coisas de Setúbal”

Paços do Concelho, Praça de BocageSeg a sex, das 09h00 às 19h00Sab, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00

Moinho de Maré da Mourisca– Herdade da Mourisca

Tel.: 265 783 090 | 914 162 354E-mail: [email protected] a dom, das 09h30 às 19h30Turismo de natureza com passeios pedestres e fluviais, observação de aves e visitas guiadas.