setor educacional -...

16
Para todas as necessidades de proteção do setor educacional , SURA tem uma solução. SETOR EDUCACIONAL A informação aqui contida não implica que todos os riscos tenham sido identificados, ou que não existam outros riscos. Seguros SURA Brasil S.A. não assume nenhuma garantia ou responsabilidade como consequência do acatamento de qualquer recomendação ou observação sugerida por esse documento, especificamente com as que tem haver com a segurança das instalações ou das operações que se desenvolvam mediante o atendimento da normativa vigente por parte do Segurado. Qualquer interpretação das informações aqui contidas deve ser verificada com pessoas autorizadas da Seguros SURA Brasil S.A. Administração de Riscos Maio de 2018

Upload: truongkhanh

Post on 09-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Para todas as necessidades de proteção do setor educacional, SURA tem uma solução.

SETOR EDUCACIONAL

A informação aqui contida não implica que todos os riscos tenham sido identificados, ou que não existam outros riscos. Seguros SURA Brasil S.A. não assume nenhuma garantia ou responsabilidade como consequência do acatamento de qualquer recomendação ou observação sugerida por esse documento, especificamente com as que tem haver com a segurança das instalações ou das operações que se desenvolvam mediante o atendimento da normativa vigente por parte do Segurado. Qualquer interpretação das informações aqui contidas deve ser verificada com pessoas autorizadas da Seguros SURA Brasil S.A.

Administração de RiscosMaio de 2018

ADMINISTRAÇÃO DE RISCOS EM INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS

No setor educacional incluem-se instituições como colégios e universidades, creches, centro de idiomas, institutos culturais, entre outros. Este setor é parte fundamental no desenvolvimento das pessoas, das famílias e do País.

Caracteriza-se principalmente pela alta concentração de pessoas no interior das edificações, as quais se encontram submetidas às condições da construção, manutenção dos edifícios e procedimentos de segurança humana disponíveis no local.

CONTEXTO

FATORES DE RISCO EM INSTITUIÇÕES EDUCACIONAISSeguros SURA Brasil S . A .

2.

Alguns desses estabelecimentos oferecem transporte, cedem suas instalações para práticas técnicas ou para atividades culturais como shows, concertos, atividades recreativas de férias, convenções, congressos e outros tipos de reuniões / eventos públicos.

Os estabelecimentos educacionais podem incluir serviços como:

Edifícios para salas de aula e administração;Auditórios;Bibliotecas;Salas de Informática / Computação;Videoteca;Laboratórios;Restaurantes;Quadras / Ginásios Poliesportivos;Campo de Futebol;Enfermarias / Centros de Saúde;Piscinas;Centros de Rádio e TV;

Teatros;Museus e/ou Galerias;Jardins, praças, parques e lagos; Estacionamentos; Edificações adaptadas para criação de animais; Oficinas mecânicas e de equipamentos específicos; Plantas adaptadas para treinamentos específicos (simulação de incêndio, salvamento em edifícios, escaladas, entre outros).

FATORES DE RISCO EM INSTITUIÇÕES EDUCACIONAISSeguros SURA Brasil S . A .

3.

MATERIAIS E EQUIPAMENTOS

Os materiais e equipamentos que podem ser encontrados nessas instalações são:

Uma característica particular deste setor é que em algumas ocasiões, a viabilidade econômica da população estudantil depende de familiares ou responsáveis, ou seja, a continuidade das atividades educativas de algumas pessoas depende diretamente das condições econômicas de familiares e/ou responsáveis.

Livros e outros insumos ou materiais educativos;Material artístico;Equipamentos utilizados nas diferentes disciplinas de ensino: máquinas-ferramentas, equipamentos de cozinha, ferramentas em geral, equipamentos audiovisuais, material e/ou equipamento cenográfico, equipamentos de precisão, ferramentas voltadas para as áreas médicas, odontológicas e de estética;Equipamentos de ginástica;Equipamentos de laboratório;Máquinas de venda automática de alimentos;Produtos de limpeza, pesticidas, produtos químicos e de pintura;Automóveis, vans, ônibus, veículos em geral.

Muitas destas instituições também realizam projetos de investigação que são patrocinados pelo governo ou por fundações científicas. Com certa frequência esses projetos de complemento pedagógico são realizados fora das instalações da instituição (visita a museus, parques, estações de ciência, entre outros).

FATORES DE RISCO

Fatores de risco que afetam a propriedade (Danos Materiais)

Incêndio

As fontes mais comuns de ignição podem se dar por más condições das instalações elétricas, más práticas de armazenamento (lâmpadas em contato com mercadorias, locais vazios e escuros com concentração de produtos inflamáveis como tintas e solventes, falta de organização e arrumação dos locais em que são armazenados bens fora de uso ou de uso esporádico como enfeites natalinos, sobra de decoração e cenários de peças de teatro, material esportivo em desuso para comprovação da necessidade de substituição, instrumentos musicais, entre outros) e/ou presença ou permissão para fumantes. Nas cozinhas, podem ocorrer incêndios por conta das condições de limpeza das coifas, onde é muito recorrente a concentração de gordura.

É muito importante também as condições das áreas em que se encontram equipamentos de serviço como caldeiras, transformadores e/ou compressores, assim como os programas para manutenção desses equipamentos. A possibilidade de evacuação oportuna dos ocupantes de um recinto é o requisito mais crítico para qualquer edificação. No caso de ocorrência de um incêndio, ainda que a probabilidade seja baixa, a possibilidade de perdas humanas, uma vez iniciado, é extremamente elevada.

Este é um risco em que também se considera que exista uma alta exposição se o local possuir uma grande concentração de carga combustível em algumas áreas como por exemplo bibliotecas, armazéns de insumos e papéis, armazéns de material de limpeza, locais de armazenamento de substâncias utilizadas em laboratórios, entre outros.

Alguns lugares com altas cargas combustíveis podem ser áreas com grande movimentação e concentração de pessoas, nas quais o fogo se propaga facilmente a todo lugar, como por exemplos auditórios ou restaurantes.

FATORES DE RISCO EM INSTITUIÇÕES EDUCACIONAISSeguros SURA Brasil S . A .

4.

>>

ExplosãoCom frequência e probabilidade baixa, porém com alta severidade, o risco de explosão não deve ser descartado, podendo ser provocado por um vazamento de gás na cozinha industrial que ocorra em um final de semana, período em que a instituição de ensino está fechada, podendo ser ocasionado desde por uma reação química gradual de produtos/elementos eventualmente armazenados de forma inadequada no interior dos laboratórios (ou que sofram aquecimento durante o período de férias em que não ocorra seu uso/manipulação com frequência), até pela falha nos sistemas de refrigeração e ar condicionado.

>>

>>Queda de Raio

Considerando a localização geográfica das instalações da instituição de ensino, o risco de queda de raio dentro do terreno da escola pode ser mais ou menos frequentes, porém podem causar danos impactantes tanto nas instalações elétricas, quanto nos diversos equipamentos elétricos e eletrônicos em constante uso durante as atividades escolares.

FATORES DE RISCO EM INSTITUIÇÕES EDUCACIONAISSeguros SURA Brasil S . A .

5.

>>Vazamento de Líquidos

Vazamento de líquidos podem danificar equipamentos, máquinas, móveis, pisos, e quaisquer outros objetos que estejam dispostos nas instalações escolares. Além do dano, podem levar a multas importantes e inclusive à interdição do local. A cobertura da apólice é para eventos acidentais, súbitos e imprevistos.

Para evitar essas ocorrências, certifique-se que as tubulações estão de acordo com as especificações de seu uso e que seu material seja de procedência e qualidade.

Equipamentos Eletrônicos

A grande maioria dos equipamentos utilizados nessas instituições encontram-se nas seguintes categorias: equipamentos de informática, de laboratório, equipamentos de vídeo, entre outros. A conservação destes equipamentos depende, em grande parte, das proteções e qualidade do sistema elétrico das instalações: sistema de blindagem, sistema de aterramento, qualidade da energia, etc.

Considerando esta série de fatores, é muito frequente e comum danos elétricos provocados nesses equipamentos por dois principais motivadores:

A variável localização geográfica tem total influência nestes dois motivadores, seja pela incidência de queda de raio na região, seja pela qualidade do serviço prestado pela concessionária local. Ocorrendo também nos demais tipos de equipamentos, os danos de causa externa (quebra acidental, derrame de substância líquidas, entre outros) vem como um terceiro motivador de maior frequência na interrupção ao uso ou até mesmo inutilização destes equipamentos eletrônicos.

Além disso, estes tipos de equipamentos possuem alta exposição de danos de causa externa, em razão da frequência do seu uso, bem como da interação com diversas pessoas durante todo o período de aulas, onde acidentes podem ocorrer.

Queda de raio fora do terreno, sobrecarregando a rede elétrica;Oscilação de energia provocada pelos serviços - não muito raros - de má qualidade, prestados pelas concessionárias e distribuidoras de energia elétrica.

>>

>>Perda ou Pagamento de Aluguel

A disposição das instalações determina, em grande parte, esse risco. No caso de ser um edifício único, é possível que, em caso de um evento de alta severidade, todo o lugar seja evacuado e as aulas não tenham continuidade. Seria então necessário conseguir um local alternativo temporariamente para continuação das atividades. O pagamento do aluguel e de outras despesas prediais dessas instalações provisórias são possíveis riscos financeiros consequentes de acidentes de proporções que culminem na desocupação total ou parcial do imóvel.

FATORES DE RISCO EM INSTITUIÇÕES EDUCACIONAISSeguros SURA Brasil S . A .

6.

FATORES DE RISCO EM INSTITUIÇÕES EDUCACIONAISSeguros SURA Brasil S . A .

7.

Lucro Cessante por Incêndio

Além do surgimento de eventuais despesas acessórias provocadas por uma eventual desocupação total ou parcial do edifício da instituição, outras perdas e prejuízos financeiros podem ser gerados, motivados pela queda de receita/faturamento da instituição em razão desta desocupação. Em outras palavras, mesmo havendo a paralização total ou parcial da instituição e sua consequente queda de faturamento, haverá a obrigação de honrar suas despesas fixas como folha salarial, abastecimento de utilidades (água, luz, gás, internet), serviços de manutenção e vigilância, entre outros.

O lucro que eventualmente o cliente teria, inclusive pagamento de royalties (sendo uma franquia), também serão aparados pela cobertura em questão.

>>

Fatores de risco que afetam o patrimônio

Roubo / Furto A exposição pode ser alta, já que há a possibilidade de ter equipamentos de alto valor, leves e facilmente transportáveis. A localização da instituição de ensino e as medidas de segurança que possuem determinam, em sua maioria, os riscos de roubo/furto. Nos estabelecimentos de ensino é possível encontrar artigos atrativos para roubo/furto como equipamentos de informática, calculadoras, equipamentos de laboratório, televisores, equipamentos de vídeo e diferentes artigos necessários para os trabalhos relacionados à educação. O acesso de muitas pessoas às instalações facilita o mapeamento e a atratividade dos equipamentos

existentes, bem como o conhecimento do acesso físico aos seus locais de guarda e uso, propiciando a divulgação destas informações para um eventual plano de arrombamento ou assalto.

O fim do horário das aulas é um momento propício para os ladrões. As medidas de segurança existentes determinam em sua maioria, a severidade do risco. As medidas podem ser desde bloqueios de portas, boa iluminação, até alarmes monitorados com comunicação direta com a polícia, entre outros.

Em alguns eventos é possível que haja o risco de manipulação de dinheiro, sobretudo em eventos esportivos, shows, peças teatrais, bazares, etc.

FATORES DE RISCO EM INSTITUIÇÕES EDUCACIONAISSeguros SURA Brasil S . A .

8.

>>

>>

Gestão Interna

Os riscos anteriores também podem originar-se da ação deliberada dos próprios funcionários das instituições de ensino.

Adicionalmente, é muito importante revisar e controlar as práticas contábeis das instituições em épocas chave, como por exemplo as de matriculas de estudantes, onde pode-se perder um pouco o controle dos fluxos e assim facilitar a ocorrência de fraudes internas.

Fatores de risco que afetam as pessoas

Responsabilidade Civil

>> O risco mais crítico a que se encontra exposto o setor educacional é o de perdas por responsabilidade civil, ocasionadas por danos aos estudantes ou aos visitantes das instalações. As causas que podem ocasionar lesões a terceiros podem ser das mais variadas e ter diversas origens como descrevemos abaixo:

Manutenção inadequada dos edifícios;Inexistência de um plano de emergência e evacuação (ou existência de um plano inadequado);Presença de vigilantes armados;Grande quantidade de estudantes sem uma quantidade suficiente de pessoal administrativo para vigilância e controle;Falta de normas de segurança estabelecidas e claramente divulgadas, assim como manual de procedimentos e políticas de segurança;Iluminação insuficiente;Ausência de sistemas de proteção contra incêndio em locais de reunião com alta carga combustível (auditórios, restaurantes, espaços esportivos);Equipamentos de ginástica ou desportivos em mal estado, assim como falta de pessoal capacitado e preparado para a supervisão das atividades físicas e desportivas;Presença e uso de materiais perigosos em laboratórios sem as devidas medidas de segurança;Disponibilidade uso de piscinas sem supervisores treinados, ou em estado de conservação inadequado;Disponibilidade de equipamentos que, se usados sem a adequada supervisão, podem causar serias lesões;Preparação, execução e apresentação de peças teatrais ou outros espetáculos;Relações pouco cordiais no interior da instituição de ensino, seja entre alunos ou entre alunos e funcionários;Tumultos e aglomerações;Manifestações estudantis e de docentes.

>> Outras fontes de responsabilidade têm relação com as atividades que os estudantes realizam fora dos complexos educativos:

Jogos intercolegiais;Viagens;Visitas a instalações de empresas;Atividades culturais e recreativas.

>> Ou aquelas atividades em que a instituição empresta suas instalações para públicos externos à comunidade educativa, como:

Shows / Espetáculos;Feiras;Eventos esportivos.

Os funcionários também estão expostos a lesões e acidentes por infinitas situações. As quedas ou escorregões são os acidentes mais comuns, em pisos molhados ou escadas. Alguns lugares têm uma maior probabilidade de ocorrência de acidentes: cozinhas, teatros, laboratórios e zonas de recreação por exemplo.

Também existem funções em que devem ser consideradas medidas de segurança adequadas para evitar lesões: manutenção de equipamentos, treinamentos esportivos, segurança física, entre outros.

Os pisos úmidos, deslizantes ou em mal estado, as escadas defeituosas e a ausência de corrimãos são fatores de risco que ocasionam quedas nas salas de aula, e nas demais áreas das instituições de ensino e que trazem como consequência machucados, feridas, contusões, fraturas e luxações.

FATORES DE RISCO EM INSTITUIÇÕES EDUCACIONAISSeguros SURA Brasil S . A .

10.

FATORES DE RISCO EM INSTITUIÇÕES EDUCACIONAISSeguros SURA Brasil S . A .

11.

Os docentes que trabalham em laboratórios estão expostos aos perigos gerados pelas substâncias químicas e radioativas que manipulam, muitas delas cancerígenas. Os professores de educação física e esportes tem uma maior probabilidade de sofrer enfermidades ou acidentes associados à prática de esportes.

Os funcionários do setor de educação encarregados de serviços gerais e manutenção são pessoas que normalmente não possuem treinamento suficiente para realizar as múltiplas tarefas a que são designados: jardinagem, serviços elétricos e de encanador, carpintaria, reparo de equipamentos, entre outros, o que faz com que estejam sujeitos a importantes lesões corporais como consequência desses trabalhos realizados, e das ferramentas que utilizam.

Fontes: ARL SURA , AM Best

Riscos que podem ser garantidos por uma única apólice de Seguro Empresarial SURA.

Roubo de Valores

Patrimonial Fidelidade de Empregados

Instalações, Equipamentos, Perdas Financeiras e a Terceiros Média Baixa

Patrimonial Pequenas Obras Prédio, Instalações, Materiais empregados na obra Média Baixa

Patrimonial Mercadorias em ambientes frigorificados

Mercadorias destinadas a preparação de alimentos e bebidas Média Baixa

Patrimonial Equipamentos com tração própria (exceto veículos)

Equipamentos como empilhadeira, carrinhos de transporte de pessoas, equipamentos resíduos (golfe, transporte individual de segurança)

Média Baixa

Patrimonial Equipamentos de instalação fixa

Impressoras, cadeira de dentista, equipamentos de exame de imagem Alta Baixa

Patrimonial Equipamentos de som, imagem e iluminação

Equipamentos cinematográficos (áudio visual) Média Média

Patrimonial Incêndio Prédio, instalações e conteúdos Alta Baixa Patrimonial Explosão Prédio, instalações e conteúdos Alta Baixa Patrimonial Queda de Raio Equipamentos e Instalações Média Média Patrimonial Vendaval Prédio, instalações e conteúdos Média Média Patrimonial Danos elétricos Equipamentos e Instalações Baixa Alta Patrimonial Quebra de Vidros Instalações e móveis Baixa Média Patrimonial Impacto de Veículos Prédio (portões, muros, divisórias) Média Baixa Patrimonial Tumultos Prédios, instalações, equipamentos Média Baixa Patrimonial Roubo / Furto Prédios e equipamentos Média Média Patrimonial Dinheiro, dentro e fora do local Média Baixa Patrimonial Anúncios e Letreiros Prédios e instalações Média Baixa

Patrimonial Recomposição de documentos Documentos da instituição/alunos Baixa Baixa

Patrimonial Equipamentos Portáteis Equipamentos Baixa Alta

Patrimonial Equipamentos Eletrônicos

Equipamentos Média Alta

Patrimonial Vazamento Sprinklers

Instalações, equipamentos e móveis Média Baixa

Categoria do Risco Evento /Cobertura Perdas ou Danos Prováveis Frequência Severidade

Setor EducacionalMatriz de Risco

Categoria do Risco Evento /Cobertura Perdas ou Danos Prováveis Frequência Severidade

Financeira Incêndio, raio, explosão

Despesas com instalação em novo local

Alta Baixa

Financeira Incêndio, raio, explosão

Despesas com pagamento de aluguel de imóvel substituto Média Baixa

Financeira Incêndio, raio, explosão

Despesas Fixas (salários, água, gás, luz, internet, tv, telefone) Alta Baixa

Financeira Incêndio, raio, explosão

Lucros cessantes + Despesas fixas, motivados pela queda do faturamento

Alta Baixa

Jurídico Responsabilidade Civil Terceiros

Danos materiais e corporais a terceiros, incluindo os alunos por acidentes ocorridos nos edifícios da instituição

Média Alta

Jurídico Responsabilidade Civil Terceiros

Danos materiais e corporais a terceiros,incluindo os alunos por acidentes ocorridos fora da instituição

Média Média

Jurídico Responsabilidade Civil Terceiros

Danos corporais a terceiros, que resultem em morte ou invalidez dos funcionários

Alta Baixa

Jurídico Responsabilidade Civil Terceiros

Danos materiais ocorridos a veículos estacionados nas dependências da instituição

Média Média

FATORES DE RISCO EM INSTITUIÇÕES EDUCACIONAISSeguros SURA Brasil S . A .

13.

Chaveiro; Encanador; Eletricista; Vidraceiro, inclusive para espelhos; Cobertura provisória de telhados; Vigilância emergencial; Conserto de ar condicionado; Gerador de energia provisório; Reparo em bebedouro; Conserto de eletrodomésticos (Linha Branca – Linha Marrom); Desentupimento; Fornecimento de caçamba; Dedetização; Descarte ecológico; Consultoria ambiental; Projeto eco eficiente;

Além dos riscos acima indicados, o seguro empresarial Sura conta com diversos serviços de assistência 24hs, dos quais destacam-se para as instituições educacionais:

FATORES DE RISCO EM INSTITUIÇÕES EDUCACIONAISSeguros SURA Brasil S . A .

14.

SETOR EDUCACIONALAdministração de RiscosMaio de 2018

Empresa - 15414.004173/2004-44 | Produtos Conjugados Lucros Cessantes - 15414.004045/2006-62 | Produtos Conjugados Responsabilidade Civil - 15414.900189/2014-51

O registro deste plano na SUSEP não implica, por parte da Autarquia, incentivo ou recomendação a sua comercialização.

Para mais informações fale com o seu gerente de contas da Seguros SURA ou acesse www.segurossura.com.br.