servidores têm dia de capacitação com teatro e palestra...

8
Servidores têm dia de capacitação com teatro e palestra sobre a missão dos Institutos Federais 19 alunos estão na 2ª fase da OBMEP Vôlei conquista troféu Jornal Informativo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – Câmpus Joinville | Ano 2 | Nº 19 Refletir sobre a missão de cada um na nossa sociedade e especialmente dentro do IFSC foi o objetivo da capacitação realizada no dia 28 de agosto no Câmpus Joinville. Cerca de 50 servidores participaram. A primeira atividade foi a apresentação da peça “A Farsa do Panelada”, que discute corrupção, jogos de poder e esperança em mudar o mundo. O texto foi interpretado por alunos do grupo teatral Boca de Siri, do Câmpus Florianópolis. Num segundo momento foi a vez de discutir qual a missão dos Institutos Federais. A palestra do professor do Instituto Federal Catarinense (IFC) de Araquari, Casemiro José Mota, teve como foco a importância de priorizar os estudantes que não teriam acesso a um ensino de qualidade em outra instituição. “Não queremos o melhor estudante, queremos que o estudante que entre se torne o melhor e permaneça no Instituto”, destaca. Página 2 Mulheres Mil conta com novos parceiros Página 3 Página 7

Upload: phamdien

Post on 11-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Servidores têm dia de capacitação com teatroe palestra sobre a missão dos Institutos Federais

19 alunos estão na2ª fase da OBMEP

Vôlei conquista troféu

Jornal Informativo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – Câmpus Joinville | Ano 2 | Nº 19

Refletir sobre a missão de cada um na nossa sociedade e especialmente dentro do IFSC foi o objetivo da capacitação realizada no dia 28 de agosto no Câmpus Joinville. Cerca de 50 servidores participaram.

A primeira atividade foi a apresentação da peça “A Farsa do Panelada”, que discute corrupção, jogos de poder e esperança em mudar o mundo. O texto foi interpretado por alunos do grupo teatral Boca de Siri, do Câmpus Florianópolis.

Num segundo momento foi a vez de discutir qual a missão dos Institutos Federais. A palestra do professor do Instituto Federal Catarinense (IFC) de Araquari, Casemiro José Mota, teve como foco a importância de priorizar os estudantes que não teriam acesso a um ensino de qualidade em outra instituição. “Não queremos o melhor estudante, queremos que o estudante que entre se torne o melhor e permaneça no Instituto”, destaca.

Página 2

Mulheres Mil contacom novos parceiros

Página 3

Página 7

Ajude a construir o planejamento estratégico

Servidores e alunos do Câmpus Joinville poderão participar do planejamento estratégico da instituição. Na primeira quinzena deste mês serão realizadas reuniões nas áreas de ensino, nos setores administrativos e pedagógicos e nas turmas de cursos regulares e do programa Mulheres Mil. O objetivo é que todos possam construir juntos um diagnóstico da instituição.

Os encaminhamentos sobre como ocorrerá este processo foram dados no último dia 27 de agosto, durante a reunião da comissão do Plano de Desenvolvimento Insti-tucional (PDI).

Em um primeiro momento, a servidora Mariana Alvarenga apre-sentou as orientações repassadas pela Reitoria.

Para fazer o diagnóstico estratégico será utilizada a ferramenta de análise Matriz SWOT, já usada em outros institutos pelo país.

Este instrumento consiste em recolher dados importantes que caracterizem o ambiente interno (for-ças e fraquezas) e externo (oportu-nidades e ameaças) da instituição.

Comissão que vai analisar possível expansão jáestá formada

A comissão formada por servidores do Câmpus Joinville que vai analisar a viabilidade de expansão da instituição começa os estudos neste mês de setembro. A demanda surgiu diante do interesse da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) em federalizar a Escola Conselheiro Mafra, no Centro da cidade. Os servidores receberam um memorando convidando os interessados em participar da comissão.

A criação da comissão foi um dos encaminhamentos após a reunião da direção com os servidores do câmpus e com a reitora Maria Clara Schneider, realizada no dia 12 de agosto. A possível expansão é um dos assuntos que devem ser discutidos para a consolidação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFSC que está em construção.

Na reunião também ficou definido que a direção do câmpus fará um estudo do número de servidores neces-sários para que ocorra a expansão.

Os integrantes da co-missão de expansão são:

Mauricio Martins TaquesAnderson dos SantosNivaldo Schiefler JuniorMiguel Tobias BahiaMarcio Tadeu da CostaLuciana MacielRomulo Oliveira Gonçalves

Para isso, será construído um formulário para que os servidores possam apontar os pontos positivos e negativos. Para os alunos, será disponibilizado um formulário por turma.

Os representantes ficarão responsáveis por reunir os colegas, discutir os pontos e elaborar as respostas.

Toda esta etapa deve ser concluída até 13 de setembro.

O diretor do Câmpus Joinville, Maurício Taques, reforça a importância de todos participarem. “Estas respostas farão um raio-X da instituição e vão sinalizar o que pretendemos para os próximos anos.”

Depois de recolhidas e tabuladas todas as respostas, os dados serão inseridos na planilha de análise SWOT, que passará por análise da comissão do PDI do câmpus e depois irá para aprovação em assembleia.

Até 20 de setembro o diagnóstico do câmpus precisa ser entregue à Reitoria.

Para mais informações sobre o Plano de Desenvolvimento Insti-tucional,acesse: http://pdi.ifsc.edu.br/

Ano 2 | nº 19 | agosto de 2013 Câmpus JoinvilleInformativo

ANIVERSARIANTES DE SETEMBRO19 – Sérgio Ruggiero – Lucia Helena Heineck24 – Fernando Claudio Guesser29 – Julio Fábio Scherer30 – Salete do Rocio Schimidt

6 – Cristina Gonçalves Cherici8 – Ana Paula Fernandes Pacheco13 – Marcio Roberto Nunes15 – Julio Cesar Tomio16 – Mario Henrique de Mello

Conheça os “feras” em Matemática que representam o câmpus nas Olimpíadas Brasileiras

Professor Paulo com os alunos Gabriella, Leandro e Fernando.

Ano 2 | nº 19 | agosto de 2013 Câmpus JoinvilleInformativo

Neste mês de setembro alunos do câmpus vão passar por mais uma etapa de um grande desafio – vão representar o IFSC em duas olimpíadas de matemática – uma apenas para alunos de escolas públicas (OBMEP) e outra para estudantes em geral (OBM).

O professor de Matemática, Paulo Amaro, destaca que a participação dos alunos tem aumentado a cada ano. “O interessante é que não há competição entre eles. Cada aluno compete com ele próprio, querendo a cada edição superar a marca anterior.”

E é com este espírito que três alunos do Curso Técnico Integrado em Eletroeletrônica estão nas duas competições: Gabriella Radke Chaves (4º módulo), Fernando Alves Lapa e Leandro Jun Kimura (6º módulo).

Os três já haviam conquistado medalhas na OBMEP em anos anteriores e por isso fazem parte de um seleto grupo de estudantes que participa uma vez por mês de encontros na UDESC. “Os organizadores especificam assuntos e a gente estuda, na maior parte do tempo por conta própria”, conta Fernando. Para Leandro, o sistema é uma prévia do que vão encarar na universidade. “Somos autodidatas e este aprendizado vale também para outras disciplinas.”

Ao chegarem à universidade os

Também estão na 2ª fase da OBMEP:ALAN ZELAQUETT HOFFMANNALEXANDRE SOHNEMANDRE LUIS AMANCIOBRUNO MOTABRUNO NUNESDEBORA GANDRA DE SOUZADOUGLAS OHFHECTOR OTAVIO PARADELAIOANNIS STYLIANOS MYLONASJOAO LUIZ DA ROCHA BORINKEVIN RAFAEL VELEZ BERNALLUCAS LITTER MENTZLUCAS SCHULZEMARCOS VINICIUS G SOUZARAFAEL DE OLIVEIRARICARDO MARQUES JUNIOR

medalhistas na OBMEP ou na OBM também poderão participar de um programa de iniciação científica e mestrado para realizarem estudos avançados de Matemática. E ainda poderão ter uma bolsa de estudos. Para Gabriella, “oportunidades que com-pensam a dedicação”.

O Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Comciti) lançou no mês de agosto duas ações para fomentar o desenvolvimento de projetos inovadores no município: o 1º Prêmio de Inovação de Joinville e o 4º Fórum de Inovação de Joinville e Região.

O 1º Prêmio de Inovação de Joinville é direcionado a acadêmicos universitários, professores e instituições de ensino superior. As inscrições estão abertas até as 18 horas do dia 11 de outubro. Os inscritos concorrerão em três categorias: inovação de produtos, inovação de processo e inovação de serviços. Os primeiros, segundos e terceiros colocados em cada categoria vão receber certificados, troféus e medalhas.

Abertas inscrições para 1º Prêmio de Inovação de JoinvilleA premiação será no dia 7 de novembro, no

encerramento do Fórum. Inscrições no site da Prefeitura (www.joinville.sc.gov.br).

O 4º Fórum de Inovação de Joinville e Região será realizado nos dias 6 e 7 de novembro, no Centro de Eventos da Expoville, e vai reunir acadêmicos, empresários e interessado no desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação.

Em paralelo ao Fórum, será realizada a 1ª Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Joinville, uma promoção da Secretaria Municipal de Educação. O evento será realizado na Expoville nos dias 6, 7 e 8 de novembro e deve reunir cerca de 200 trabalhos de alunos das escolas municipais, estaduais e particulares de Joinville.

A 2ª fase da OBMEP será dia 14 de setembro, no próprio câmpus.

E este ano a instituição vai receber também alunos de outras escolas

que virão até o IFSC para responder as provas.

Voleibol masculino traz medalha para Joinville

No dia 21 de agosto a professora Mirian Loregian (Geografia) e os alunos do Curso Integrado em Eletroeletrônica (Módulo III) realizaram uma visita técnica ao Parque Ambiental de Botuverá, localizado no município de mesmo nome, a cerca de 30 km de Brusque (SC). Os alunos puderam conhecer mais sobre relevo, formações rochosas e outros assuntos tratados em sala de aula, aliando teoria e prática.

Ano 2 | nº 19 | agosto de 2013 Câmpus JoinvilleInformativo

A equipe masculina de voleibol do Câmpus Joinville conquistou o 3º lugar na etapa regional dos Jogos Escolares de Santa Catarina, realizada de 20 a 24 de agosto em Ituporanga, no Vale do Itajaí. Foi a primeira vez que os alunos participaram da competição.

Para o professor de Educação Física, Leandro Romansini, o resultado foi fruto de muita dedicação dos atletas, que treinaram juntos durante apenas um mês.

Na semifinal a equipe do IFSC perdeu para o campeão da etapa: a Escola Estadual Valdete Inês Zindars, de Jaraguá do Sul. “Os atletas deles treinam na Fundação de Esportes de Jaraguá. Foi como jogar com profissionais”, explica Leandro.

O professor reforça que, além da competição, muitos alunos viajaram sem a família pela primeira vez. “A experiência de sair da sua cidade e representar uma escola também é muito importante para o crescimento deles.”

Mais competiçõesA equipe encerrou a

participação nos Jogos Escolares deste ano, mas os treinos continuam.

Concurso vai escolher mascote dos Jogos

Ao voltarem para Joinville, nada de descanso para os 12 atletas. Eles agora treinam para o 2º JIFSC – Jogos do Instituto Federal de Santa Catarina, que acontece entre 7 e 9 de novembro em Florianópolis.

Quem quiser ainda pode fazer parte do grupo. O professor lembra que para o ano que vem, quando alguns atletas não estarão mais no IFSC, será reformulada a equipe.

Na foto, em pé: o professor Leandro Romansini, Vinicius Gasparini, Renan Schmitt, Lucas Mazzocatto, Luanderson Schipitoski, Nathan Mamedes, Edson Luiz de Oliveira e João Ricardo Kunde. Na frente: Kevin Bernal, Eduardo Ignaczuk, Jean Macorin dos Santos, Evandro Back e Fabrício Fialho.

concurso para escolha do mascote do 2º JIFSC. As inscrições são gratuitas e vão até 24 de setembro, por meio do formulário disponível no site do JIFSC: (jogos.ifsc.edu.br/ regulamento/) O prêmio para o primeiro colocado é um tablet, e o segundo e o terceiro colocados receberão diplomas de menção honrosa.

O mascote pode ser uma figura humana, animal ou estilizada. Os desenhos do mascote podem ser feitos a mão livre ou por meio de softwares de ilustração. Todos os projetos deverão ser inéditos e originais e deverão ser criações dos próprios concorrentes. Os arquivos, anexados no formulário de inscrição, devem estar no formato JPG ou PDF e ter, somados, o máximo de 3MB.

A comissão organi-zadora do JIFSC fará uma pré-seleção das três melhores propostas. Elas ficarão disponíveis no site do JIFSC de 26 de setembro a 2 de outubro para votação – a escolha do mascote vencedor será por voto popular. A entrega dos prêmios será em 7 de novembro, no primeiro dia do JIFSC.

Os candidatos podem apresentar duas propostas por inscrição e as inscrições devem ser encaminhadas até 24 de setembro para o e-mail:

[email protected].

Alunos, servi-dores e a comu-nidade podem participar do

Projetos do câmpus são apresentadas no Sepei 2013Cerca de 40 pessoas, entre servidores e alunos,

representaram o Câmpus Joinville no 3° Seminário de Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei 2013) do IFSC que aconteceu em Lages no fim de agosto.

Segundo a coordenadora de Pesquisa e Inovação do câmpus, Ana Carolina Staub de Melo, Joinville participou de modo expressivo no evento, apresentando projetos de pesquisa e extensão de distintos gêneros: didático-pedagógicos, inovação tecnológica e pesquisa científica. “Este espaço tem repercussões diretas na política de incentivo à institucionalização da pesquisa no IFSC, contribuindo com a formação tecnológica, científica e cultural dos nossos estudantes”, afirma.

Entre os trabalhos apresentados estão o projeto “Primeiro voto – motivações ideológicas dos estudantes dos cursos integrados”, coordenado pelo professor Carlos Eduardo de Oliveira Lara. Os bolsistas são: Jorge da Maia, Jéssica Cardoso, Gabriella Chaves e Jonas de Souza.

Na área da saúde, a professora Josiane Steil, a aluna bolsista Cleide de França Ferrari e mais trêsorientandos (Fabio Schultt, Eduardo Hay e Carlos Eduardo Beninca) levaram para Lages a pesquisa sobre o conhecimento dos adolescentes a respeito da prevenção de gravidez e doenças sexualmente transmissíveis. A pesquisa faz parte do Projeto de Ação Comunitária (PAC) do curso Técnico em Enfermagem.

Também na área de Saúde e Serviços, a pesquisa "Desenvolvimento histórico e organizacional dos hospitais filantrópicos de Joinville" apresentou um

Quem é quem“Olá! Eu sou a nova servidora Giovana Perine e

acabo de assumir uma função nova no câmpus, a de jornalista. A região Norte foi a primeira do Estado a contar com este trabalho de jornalismo regionalizado no IFSC, cujo objetivo é estreitar a relação entre direção, servidores, alunos, comunidade externa e imprensa, seja por meio deste boletim, pelo site do câmpus ou por sugestões de reportagens para jornais, rádios ou TVs.

Eu sou de Curitiba, onde me formei em 1999, mas há alguns anos estava vivendo em Florianópolis. No início da carreira me dediquei ao jornalismo impresso. Fui repórter e editora do jornal Gazeta do Povo, do Paraná. Depois passei para trabalhos em TV – Tarobá, SBT e RBSTV. Nesta última empresa atuei por sete anos, quando me desliguei para estudar para concurso.

Atuar em uma instituição de ensino passou a ser meu objetivo. Acredito que aqui poderei contribuir para disseminar boas práticas. Mas para isso se consolidar conto com o apoio de todos. Se você tem algum projeto ou alguma atividade que pode contribuir para ampliar o conhecimento de mais pessoas, envie um e-mail para [email protected]. No caso de eventos, sempre

Câmpus JoinvilleInformativo

Também são novos servidores:Raquel Eugênio de Souza - PedagogaMariana Alvarenga - Administradora

retrato das organizações hospitalares da região, determinando a importância das associações comunitárias no desenvolvimento deste segmento, além de apresentar a diferenciação entre filantropia e beneficência, segundo o professor Márcio Costa.

Já na Mecânica, o professor Miguel Bahia coordena o projeto "Concepções alternativas em mecânica no ensino técnico", em que estuda ideias espontâneas ou intuitivas dos estudantes em relação a temas da física básica. Fazem parte os bolsistas Gabriel Ortega e Lucas de Arruda.

A pesquisa "Peixe Robótico: Mecanismos de Locomoção e Automação", coordenada pelo Prof. Dr. Paulo Bonifácio com os bolsistas Daniel Macedo Rodrigues, Luis Alfredo da Silva e Sérgio Gefferson Gomes do curso de Mecatrônica, foi uma das premiadas na apresentação oral do Sepei, com o 5º lugar.

Ano 2 | nº 19 | agosto de 2013

que possível, comuniquem com alguns dias de antecedência para programarmos a cobertura. Conto com a participação de todos!”

“O intercambio é uma experiência que todos deveriam ter ao menos uma vez na vida”

Câmpus JoinvilleInformativo

Ano 2 | nº 19 | agosto de 2013

Alunos IFSC

A aluna de Gestão Hos-pitalar Tatiana Bertoldi com-pletou neste mês de agosto um ano de intercambio no Canadá. O conselho que ela dá reflete uma série de experiências – de novas formas de ensino ao convívio com culturas de todos os cantos do mundo:

“Hoje mais do que nunca posso dizer, que este intercambio foi a realização de um sonho para mim. No dia 25 de agosto de 2012, quando embarquei para o Canadá senti um frio na barriga, pois ficar um ano longe de todos que amo com certeza seria meu maior desafio. Eu não tinha ideia do que exatamente encontraria pela frente. Dificuldades com idioma, nova cultura, costumes, diferenças climáticas, sabores e comidas estavam entre os principais questionamentos que não me deixaram pregar os olhos em toda a viagem.

Gosto desta sensação de sair da zona de conforto e ser desafiada a cada dia. Assim eu me senti todos os dias aqui no Canadá. Conheci muitos lugares maravi-lhosos. Tive também oportunidade de conviver e conhecer pessoas que compar-tilharam comigo sua cultura e costumes sendo elas não só do Canadá, mas da China, Coreia, Arabia Saudita, Índia, Chile, Colômbia, Vietnã e Rússia. Pude mostrar um pouco do Brasil que muitos não conheciam e me surpreender com o que eles sabiam sobre o nosso País. Então diante disso tudo, eu percebi que o intercambio, na verdade, estava muito além do que eu conseguia imaginar.

Mas para quem pensa que intercambio são só férias, posso dizer que estão enganados.

Temos responsabilidades diárias, e o ensino é muito diferente do Brasil, pois além da carga horária em sala de aula, tínhamos atividades extras que tomavam mais ou menos 4 a 5 horas diárias. Outro ponto importante é que neste momento também estou tendo a possibilidade de estagiar em uma Instituição de Saúde aqui do Canadá, chamada Inter Community Health Centre, que está sendo mais uma experiência excelente. O programa Ciências sem

Tatiana com a turma de colegas do Fanshawe College in London e com a “família canadense”.

Fronteiras é bastante completo e estamos muito bem assessorados nas instituições de ensino.

Enfim, para quem um dia pensou ou pensa em fazer intercambio, eu posso dizer que é uma experiência maravilhosa e que com certeza nos transforma para toda a vida, e para quem nunca pensou, fica a dica, que vale muito a pena, e com certeza sua visão para a vida será totalmente diferente depois disso.

Câmpus JoinvilleInformativo

As mulheres que estão participando dos cursos de “Gestão e Manutenção do Lar” e “Informática Básica e Mídias Sociais” contaram com importantes apoiadores neste mês de agosto.

Os servidores do núcleo pedagógico Diego Fernandes Cruz, Grasiela de Pinho e Silvana Duarte ministraram uma oficina com o tema “relações humanas”.

E como o programa Mulheres Mil está se tornando cada vez mais conhecido da sociedade, empresas e instituições também estão mostrando interesse em colaborar. O Centro de Estudos e Orientação da Família (CENEF) de Joinville divulgou entre as alunas os serviços oferecidos, como orientação jurídico familiar, psicologia e fonoaudiologia.

Teve também um momento de contribuir para a autoestima das mulheres. As consultoras da linha de produtos Mary Kay, Kelly Loureiro Dencker e Juliana Gomes, falaram de cuidados com a pele e auto maquiagem.

As alunas tiveram ainda uma aula sobre como prevenir e identificar uma parada cardiorrespiratória com a professora de Enfermagem do câmpus, Marlete Scremin.

No mês de agosto, a turma de Informática Básica e Mídias Sociais teve suas primeiras aulas no laboratório de informática com a professora Dayane Clock, contando com a colaboração das alunas do Curso Técnico de Enfermagem, Jéssica Ketley Rocha Pedra e Mariana da Silveira Borges. O cronograma foi contemplado com aulas de História, Ética, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Motivação Pessoal.

“Mulheres Mil” recebe apoio de servidoresdo câmpus e de colaboradores externos

Ano 2 | nº 19 | agosto de 2013 Câmpus JoinvilleInformativo

Formaturas

Concluir o Ensino Fundamental e ainda obter uma qualificação profissional se tornou realidade para 16 jovens e adultos que se formaram mês passado no câmpus (à esquerda) Eles fazem parte da primeira turma do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Jovens e Adultos (Proeja FIC) na cidade, em uma parceria do IFSC com a Prefeitura Municipal de Joinville. Eles voltaram para as salas de aula com uma proposta diferente: fizeram a formação geral na Escola Municipal Valentim João da Rocha, no bairro Vila Nova, e a formação profissional em fabricação mecânica – usinagem ou soldagem – no IFSC. À direita, a formatura do curso Técnico em Enfermagem.

Alunas recebem dicas de cuidados com a pele e maquiagem.

Psicóloga do CENEF passou orientações para as famílias.

Cursos na área culturaldiversificam a ofertano Câmpus Joinville

A primeira turma do curso Pronatec de Assistente de Produção Cultural já está mudando a rotina do Câmpus Joinville. As atividades, diferentes à maioria dos cursos oferecidos, chamam a atenção de quem passa em frente às salas de aula.

Na disciplina de Produção Cênica (foto), os alunos aprenderam a fazer bonecos com papel machê, desde o início da técnica, com recortes de jornal, até a produção cênica.

O supervisor do curso, Márcio Costa, destaca a diversidade cultural, social e de faixa etária dos alunos do curso. “Temos alunos de 15 a 50 anos, o que é muito interessante para o andamento das atividades”, afirma.Segundo ele, o objetivo do curso é sensibilizar os alunos para as três artes – dança, teatro e música – e inciá-los na produção cênica. Na primeira turma foram 30 inscritos.

E para início ainda este mês, a instituição, em parceria com a Fundação Cultural de Joinville, vai abrir mais seis turmas na área de cultura: duas em Assistente de Produção Cultural, para trabalhar com a produção de eventos, iluminação, cenografia, montagem de palco; duas em Agente Cultural, para trabalhar com ações executivas de formatação de projetos, captação de recursos e outros, e duas de Maquiador Cênico.

A proposta do Projeto do Plano Municipal de Educação foi apresentada no Câmpus Joinville no 12 de agosto, durante reunião do Fórum Municipal de Educação. A abertura do evento foi feita pelo Secretário Municipal de Educação, Roque Antonio Mattei. As representantes do IFSC Câmpus Joinville no Conselho Municipal de Educação são as servidoras Suely Maria Anderle (titular) e Alexsandra Dal Pizzol Coelho Zanin (suplente).

Câmpus JoinvilleInformativo

Agenda de agosto da Direção05 de agosto - Reunião Colégio de Dirigentes (Maurício)05 de agosto - Ambientação novos servidores (Rafael)06 de agosto - Ambientação novos servidores (Maurício)06 de agosto - Reunião com alunos formandos Gestão Hospitalar (Maurício)07 de agosto - Reunião GT Quadro - Câmpus Geraldo Werninghaus08 de agosto - Reunião GT Quadro - Câmpus Gaspar08 de agosto - Reunião comitê estratégico da educação (Salete)08 de agosto - Reunião núcleo de escolas da educação profissional (Salete)09 de agosto - Reunião com coordenação do Mulheres Mil (direção)09 de agosto - Reunião GT Quadro - Reitoria (Rafael)12 de agosto - Reunião com Reitora, direção e demais servidores - Assunto: Expansão12 de agosto - Participação no lançamento dos editais de inovação tecnológica em Santa Catarina (Maurício)13 de agosto - Reunião comissão central PDI (Maurício)15 de agosto - Reunião núcleo de escolas da educação superior (Maurício)20 de agosto - Reunião na SDR - assunto Conselheiro Mafra (direção e engenheiro)21 de agosto - Reunião no CONSIT - assunto Prêmio Inovação (Maurício)21 de agosto - Reunião comitê estratégico da educação (Salete)21 de agosto - Reunião com o diretor de Assuntos Estudantis do IFSC e nutricionista: assunto: alimentação para alunos23 de agosto - Reunião GT Quadro - webconferência (Rafael)23 de agosto - Reunião núcleo de escolas da educação profissional (Salete)26 de agosto - Reunião colégio de dirigentes (Maurício e Valter)28 de agosto - Reunião com UFSC - assunto: Congresso de Engenharias da Mobilidade (Salete e Suely)29 de agosto - Reunião com a reitoria - assunto: Sistema Dual (Valter)29 de agosto - Visita ao Colégio Conselheiro Mafra (Rafael, Suely e Rômulo)29 de agosto - Reunião núcleo de escolas da educação superior (Maurício)

Ano 2 | nº 19 | agosto de 2013