serpa informação n.º 98 ago 2012

12
serpa informação www.cm-serpa.pt Serpa Terra Forte Agosto 2012 | Número 98 | V série | Director: João Manuel Rocha da Silva Carlos Amarelinho, 49 anos, funcionário da Câmara Municipal de Serpa, ocupa desde 2004 o cargo de presidente da direção do Centro de Cultura Popular de Serpa. O treinador dos ini- ciados António Baião, também de 49 anos, funcionário da autarquia e comentador desporti- vo, e o treinador dos juvenis, Manuel Ramos, de 37 anos, Guarda Nacional Republicano, jun- taram-se à conversa com o Serpa Informação. pág. 7 Inaugurada Casa do Cante »» página 12 Jogos Municipais foram um sucesso »» página 7 Santos Populares no concelho »» página 4 Autarquia oferece livros escolares ao 1º Ciclo A Câmara Municipal de Serpa vai proceder à aquisição dos manuais escolares para todos os alunos do 1º ciclo do ensino básico do concelho, para o próximo ano letivo. A iniciativa vai beneficiar cerca de 600 alunos e tem um custo previsto de 22.000,00. A aquisição dos manuais será feita através das livrarias e papelarias do concelho, à seme- lhança dos anos anteriores. Este é o quinto ano consecutivo em que a autarquia oferece os manuais escolares, no âmbito da política de educação que tem vindo a ser seguida pelo município, e da qual fazem parte a componente de apoio à família no ensino pré-escolar, a rea- lização de ATLs durante as férias letivas e o apoio aos trans- portes escolares. Ao nível dos auxílios económicos, a Autarquia apoia as famílias carenciadas nas refeições e na aquisição de material escolar, para os escalões A e B, corres- pondendo o escalão A ao pagamento na totalidade do valor da refeição diária e o escalão B a 50% do valor da refeição. Carlos Amarelinho Presidente do Centro de Cultura Popular de Serpa SEXTA-FEIRA, 24 DE AGOSTO 18h00 Desfile pelas ruas de Serpa e dis- curso de abertura da feira 19h00 Arraial, arraial por Portugal (espetáculo da historia de Serpa) 20h30 Lenda de Serpa 22h00 Caravana Moura 00h30 Espetáculo de fogo SÁBADO, 25 DE AGOSTO 18h00 Arruada com grupo musical e personagens 19h30 Combater dos Castelhanos 20h00 Ceia 20h30 Lenda de Serpa 22h30 Torneio de arma com cavalos 23h30 Dança Sufi 00h30 Espetáculo de fogo DOMINGO, 26 DE AGOSTO 18h00 Arruada com grupo musical e personagens 19h30 Desfile vitorioso das tropas Portuguesas 20h30 Lenda de Serpa 21h30 Torneio de arma com cavalos 22h30 Dança Sufi 23h30 Espetáculo de encerramento com todos os grupos Durante os horários da feira haverá animação permanente com danças palacianas, do povo e do ventre, musica, demonstração de falcoaria, exposição de cobras, personagens, workshop de ofícios, mesa pedagógica, animação de rua e alusões à história de Serpa.

Upload: municipio-serpa

Post on 10-Mar-2016

286 views

Category:

Documents


58 download

DESCRIPTION

Serpa Informação nº 98 Agosto 2012

TRANSCRIPT

Page 1: Serpa Informação n.º 98 ago 2012

serpa informaçãowww.cm-serpa.pt Serpa Terra Forte Agosto 2012 | Número 98 | V série | Director: João Manuel Rocha da Silva

Carlos Amarelinho, 49 anos, funcionário da Câmara Municipal de Serpa, ocupa desde 2004o cargo de presidente da direção do Centro de Cultura Popular de Serpa. O treinador dos ini-ciados António Baião, também de 49 anos, funcionário da autarquia e comentador desporti-vo, e o treinador dos juvenis, Manuel Ramos, de 37 anos, Guarda Nacional Republicano, jun-taram-se à conversa com o Serpa Informação. pág. 7

IInnaauugguurraaddaa CCaassaa ddoo CCaannttee»»»» ppáággiinnaa 1122

JJooggooss MMuunniicciippaaiissffoorraamm uumm ssuucceessssoo»»»» ppáággiinnaa 77

SSaannttooss PPooppuullaarreessnnoo ccoonncceellhhoo»»»» ppáággiinnaa 44

AAuuttaarrqquuiiaa ooffeerreeccee lliivvrroosseessccoollaarreess aaoo 11ºº CCiicclloo A Câmara Municipal de Serpa vai proceder à aquisição dosmanuais escolares para todos os alunos do 1º ciclo do ensinobásico do concelho, para o próximo ano letivo.

A iniciativa vai beneficiar cerca de 600 alunos e tem umcusto previsto de 22.000,00€. A aquisição dos manuais seráfeita através das livrarias e papelarias do concelho, à seme-lhança dos anos anteriores.

Este é o quinto ano consecutivo em que a autarquia ofereceos manuais escolares, no âmbito da política de educação quetem vindo a ser seguida pelo município, e da qual fazem partea componente de apoio à família no ensino pré-escolar, a rea-lização de ATLs durante as férias letivas e o apoio aos trans-portes escolares. Ao nível dos auxílios económicos, aAutarquia apoia as famílias carenciadas nas refeições e naaquisição de material escolar, para os escalões A e B, corres-pondendo o escalão A ao pagamento na totalidade do valor darefeição diária e o escalão B a 50% do valor da refeição.

CCaarrllooss AAmmaarreelliinnhhooPPrreessiiddeennttee ddoo CCeennttrroo

ddee CCuullttuurraa PPooppuullaarr ddee SSeerrppaa

SEXTA-FEIRA, 24 DE AGOSTO

18h00 Desfile pelas ruas de Serpa e dis-curso de abertura da feira

19h00 Arraial, arraial por Portugal(espetáculo da historia de Serpa)

20h30 Lenda de Serpa22h00 Caravana Moura00h30 Espetáculo de fogo

SÁBADO, 25 DE AGOSTO

18h00 Arruada com grupo musical epersonagens

19h30 Combater dos Castelhanos20h00 Ceia20h30 Lenda de Serpa22h30 Torneio de arma com cavalos23h30 Dança Sufi00h30 Espetáculo de fogo

DOMINGO, 26 DE AGOSTO

18h00 Arruada com grupo musical epersonagens

19h30 Desfile vitorioso das tropasPortuguesas

20h30 Lenda de Serpa21h30 Torneio de arma com cavalos22h30 Dança Sufi23h30 Espetáculo de encerramento com

todos os grupos

Durante os horários da feira haverá animação permanente com danças palacianas, do povo e do ventre, musica, demonstração de falcoaria,exposição de cobras, personagens,workshop de ofícios, mesa pedagógica,animação de rua e alusões à história de Serpa.

Page 2: Serpa Informação n.º 98 ago 2012

0palco principal da Praça da República recebeu,nesta edição, o espetáculo De Sol a Sol, no âmbitoda enREDE, com as participações de Os

Alentejanos, Elsa Gomes [Portugal]; NewtonBaiandeira, Meninos de Minas, Maíra Baldaia e AulusRodrigues [Brasil]; No Chilla [Argentina] e AnaCastilla [Espanha], com direção artística de MaluAires.

Casa cheia para o espetáculo de homenagem aCesária Évora, com Tito Paris, Maria Alice, NancyVieira e Albertino Évora (dia 8), assim como nas atu-ações de Zeca Baleiro (dia 9). O Dia 10 de junho,tradicionalmente dedicado ao Dia do Cante, contou

com as atuações do Grupo Coral e Etnográfico daCasa do Povo de Serpa, Grupo Coral e Etnográfico doAteneu Mourense, o Rancho de Cantadores de Évora,o Grupo Coral e Etnográfico de Vila Nova de S.Bento e os alunos de Pias do Projeto Cante nasEscolas.

Os Virgem Suta atuaram, com a parceria de OsAlentejanos no dia 12, Magic Slim and the Teardropsno dia 13, Otava Yo a 14, Camané no dia 15 e Luz Casalno dia 16. Pablo Alborán encerrou o Encontro com umespetáculo no Parque Desportivo a que assistiram maisde 9 mil pessoas.

No Espaço Nora atuaram 2U - tributo aos U2,

Reggae Train, Blusie Quest Band, Miguel Dias e osPinipons, Grupo Oppoente, Trio Pagú, Akunamatata,Little Hands, O Sister e Fat Jack.

Realizado anualmente no início do mês de junho, oEncontro de Culturas/Mercado Cultural promovidopela Câmara Municipal tem como objetivo principal apromoção da cultura enquanto fator de desenvolvimen-to e de união entre os povos.

Esta edição do Encontro de Culturas foi cofinancia-do pelo programa Inalentejo/QREN/UE e teve comomedia partners a RTP, a Antena 1, a RDP África e oJornal Hardmúsica e o Diário do Alentejo como mediapartner regional.

AGOSTO 2012 - serpa informação

notícias

2

Zeca Baleiro Magic Slim Luz Casal

Virgem Suta Homenagem a Cesária Évora Pablo Alborán

A IX edição do Encontro de Culturas/Mercado Cultural teve início no dia 2 de junho com a inauguração da exposição de fotografia "TerritóriosEmCantados - Músicas e Danças do Mundo", no Musibéria - Centro Internacional de Danças e Músicas do Mundo Ibérico. Ainda tendo por palco o

auditório do Musibéria, no dia 3, realizou-se o Show de Sol a Sol com atuações de Malu Aires, Jaime Alem, Nair Cândia, Maíra Baldaia, Aulus Rodrigues eDébora Costa. No dia 5 atuaram os Sonidos de América e, no dia seguinte, Malu Aires interpretou o reportório de Roberto Carlos.

Encontro de Culturas / Mercado Cultural

João Rocha, presidente da Câmara Municipal de Serpa, o antropólogoPaulo Lima, a etnomusicóloga Salwa Castelo-Branco e o realizador SérgioTréfaut foram os anfitriões do encontro "Cante Alentejano, perspetivas e

contextos, sons e imagens" que se realizou no Dia do Cante, 10 de junho, noEspaço Nora. Estiveram presentes representantes do movimento associativo ede grupos corais do concelho que se juntaram à conversa sobre o cante expon-do diferentes olhares e abordagens.

A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Serpa, durante o IXEncontro de Culturas, desenvolveu-se no âmbito da Candidatura do CanteAlentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade - UNESCO e noquadro das atividades da Casa do Cante, entretanto inaugurada.

CANTE ALENTEJANO, PERSPETIVAS E CONTEXTOS, SONS E IMAGENS

Dia do Cante

Page 3: Serpa Informação n.º 98 ago 2012

3AGOSTO 2012 - serpa informação

notícias

DE 21 A 25 DE MAIO

1370 participamnas Jornadas Sénior

Semana Europeia da Sustentabilidade

O Município de Serpa associou-se à SemanaEuropeia da Sustentabilidade, assinalada de18 a 22 de junho, desenvolvendo atividadesem todas as freguesias do concelho.Efetuaram-se ações de poupança de energianos edifícios públicos, que consistiu emdesligar algumas luzes durante o períodonoturno de elementos cénicos na cidade deSerpa, nomeadamente nos elementos deágua da Cruz Nova e da rotunda dasAmoreiras, da envolvente exterior da zonada Biblioteca Municipal, do JardimMunicipal, Pavilhão de Exposições e a ilu-minação cénica das muralhas. Esta açãocontribuiu para a redução de consumo deenergia e a redução do custo da faturaenergética do Município.Realizaram-se ações de troca de lâmpadasnormais por lâmpadas eficientes em VilaVerde de Ficalho, Vila Nova de São Bento,Serpa, Brinches, Vale de Vargo e Pias. Apopulação aderiu bastante a esta ação, tendosido distribuídas mais de 1000 lâmpadas.A Biblioteca Municipal Abade Correia daSerra acolheu e difundiu um conjunto deimagens sobre a peça de teatro “Tomar oSol” realizada com as várias escolas doMunicípio e foi distribuída informação pro-mocional. Este projeto, promovido pelaUnião Europeia, é dedicado à promoção daeficiência energética, e à partilha de hábitoseficientes com toda a comunidade.

Alunos de Serpa na Suécia

Cinco alunos do 1ºciclo do Agrupamentode Escolas de Serpa, acompanhados detrês professores, deslocaram-se à Suéciaentre os dias 21 e 26 de Maio, para partici-parem numa reunião do Projeto Come-nius "Guia Europeu para Crianças". Oencontro teve lugar em Ljungsbro, peque-na cidade a cerca de 150 km a sul deEstocolmo, e contou, para além dos alunose professores da escola de acolhimento, aBrunbyskollan, com a participação decerca de 20 professores e de 20 alunos, rep-resentantes das 6 escolas dos países visi-tantes que integram o projeto. Em Maiode 2013 será a vez do Agrupamento deEscolas de Serpa acolher o último encon-tro deste projeto, também com a partici-pação de alunos e professores de todas asescolas da parceria. Texto da responsabilidade do Agrupamento de Escolas de Serpa

Intercâmbio de jovensPortugal / França

Jovens portugueses de Serpa e franceses daregião de Pays de la Loire participaramnum intercâmbio que decorreu de 10 e 17de julho, no âmbito do programa Juventudeem Ação. Sob o tema "AprendizagemIntercultural através das Artes", foi dirigido

a jovens entre os 13 e os 17 anos e pro-movido pela Rota do Guadiana -Associação de Desenvolvimento Integradoe pela Associação "Familles Rurales". Estainiciativa destinou-se a promover o con-vívio entre os jovens, de modo a que hou-vesse uma partilha de experiências dasdiferentes realidades onde vivem, e incluiuvárias atividades, como ateliês, teatro,astronomia, desporto, jogos e a produçãode um espetáculo apresentado a 16 de julhono Musibéria - Centro Internacional deDanças e Músicas do Mundo Ibérico.

Curso de Técnico de Som

A Escola Secundária de Serpa apresentana oferta formativa para o ano2012/2013 o Curso de Técnico de Som.Este curso constitui-se como oferta únicaem escolas públicas a nível nacional, econta com a colaboração doMUSIBÉRIA - Centro Internacional deMúsicas e Danças do Mundo Ibérico, noque respeita à implementação da for-mação técnica.

Pintar a Música no Musibéria

O Musibéria acolheu workshops de pinturafrequentados por 150 alunos do pré-escolare do 1º ano dos polos 1, 2 e 3 doAgrupamento da Escolas de Serpa, nos dias20 e 21 de maio. As oficinas foram orien-tadas pela artista plástica Margarida deAraújo e delas resultaram cerca de 80 tra-balhos e ainda um caderno de trabalhos porcada turma que estão expostos desde dia 28de junho e poderão ser apreciados duranteo verão. A iniciativa pretendeu fomentar ogosto pela música e pela pintura e familia-rizar alunos e famílias com o Musibéria.

52 grupos de Cante desfilaram em Lisboa

Lisboa foi palco de Ranchos Coraisno dia 7 de julho. Da Rua Augusta,Rua do Carmo, Barros Queirós ePortas de Santo Antão saíram quatrodesfiles que se concentraram noLargo do Rossio, num total de 52 gru-pos provenientes do Alentejo e tam-bém da área da grande Lisboa. A ini-ciativa terminou com todos os gruposa cantar em uníssono "Alentejo ésnossa terra" perante o olhar curiosodos turistas e o carinho dos muitosalentejanos que ali se deslocarampara um reencontro.João Proença, presidente da Casa doAlentejo, reafirmou na ocasião: "Estacandidatura só será entregue (…) em1213, mas até lá é preciso afirmá-la. Nóssabemos que o Cante já é património, jáé uma área cultural dos alentejanos edos portugueses, e nós queremos comestas manifestações afirmá-lo!"

As Jornadas Sénior realizaram-se noconcelho de 21 a 25 de maio. Asessão de abertura decorreu com

uma mega aula de ginástica, na Praça daRepública, seguida da cerimónia oficialde inauguração na sede da SociedadeLuso União Serpense que deu início àsvárias iniciativas.

Caminhadas, música, ateliês, sessõesde sensibilização, desporto, TIC, peddy-paper, exposições, teatro, cinema, yoga doriso, estética e cosmética, e baile da pinhaforam algumas das atividades desenvolvi-das e nas quais participaram 1370 pessoas.

Os Reis do Baile da Pinha, este anorealizado em Serpa, são FranciscoAntónio Lucas Mourão e Isolina daConsolação Mourão, naturais de Brinches.

Desenvolvidas em todas as fregue-sias do concelho as jornadas senior rep-resentam o "culminar" de um trabalhorealizado ao longo dos meses junto dascamadas seniores. As jornadas são pro-movidas pela Câmara Municipal, jun-tas de Freguesia e MovimentoAssociativo concelhio, Hospital de S.Paulo e ULSBA - Centro de Saúde deSerpa.

Baile da Pinha

Rastreio

Aula de Ginástica

Page 4: Serpa Informação n.º 98 ago 2012

4 AGOSTO 2012 - serpa informação

notícias

As marchas da Creche Nª. Sra. da Conceição, daSociedade Filarmónica de Serpa, doAgrupamento de Escolas de V.N. S. Bento, da

Associação Aldeia Nova, da Associação Aldeia NovaInfantil e da Casa do Benfica de Serpa desfilaram nodia 23 de junho, na Rua José Manuel Graça Afreixo,junto à Escola Secundária.

Depois do desfile houve baile no mesmo local,com a atuação de Marcelo Santos. A organização foido Futebol Clube de Serpa e contou com o apoio daJunta de Freguesia de Salvador, Junta de Freguesia deSanta Maria e Câmara Municipal de Serpa.

No dia 28 à noite celebrou-se o São Pedro junto à suaermida. Houve desfile com a participação das marchasda Creche Nª. Sra. da Conceição, da SociedadeFilarmónica de Serpa, do Agrupamento de Escolas de

V.N. S. Bento, da Associação Aldeia Nova, daAssociação Aldeia Nova Infantil, da Casa do Benficade Serpa e Marcha do Agrupamento de Escolas deSerpa. A seguir houve baile, arraial e sardinhada. Aorganização foi do agrupamento de Escuteiros de Serpae contou com o apoio da autarquia.

Durante a semana que medeia o S. João e o S.Pedro foram inúmeros os arraiais por todas as fregue-sias, com organizações do movimento associativo,entre outros.

Jordões Em Pias, em honra a S. João, voltaram aarmar-se os Jordões, uma tradição muito antiga quesó se cumpre em Pias e que pretende recriar o ambi-ente do rio Jordão.

Uma divisão da casa integralmente forrada de fo-

lhas de faia e de palmeira, e decorada com flores co-loridas. Figuras de São Pedro, Santo António e SãoJoão adornam as paredes e o teto forrado com folhasde faia é também decorado com fitas e balões depapel. A parede central tem um altar dedicado a SãoJoão e um amplo recipiente com água benta com aqual é tradição molhar a testa, para evitar ter dores decabeça durante todo o ano.

Nos dias em que se celebram os santos populares,grupos de homens e mulheres vão visitar os váriosJordões e cantar ao S. João.

Acredita-se que esta tradição teve início aquandoda emigração para o continente Americano, e comoPias pertencia à freguesia de João Batista de Mouraos pedidos e as promessas eram feitas ao santopadroeiro.

de Serpa e Estrada da Circunvalação em Serpa,adjudicado a 08-06-2012 à Tecniserpa - Técnicade Instalações Eléctricas, Ldª, por 72.721,03euros.

- Empreitada de Execução de PT's na VCC eLoteamento da Hortinha, adjudicada a 18-06-2012 à Tecniserpa - Técnica de InstalaçõesEléctricas, Ldª, por 26.505,00 euros.

- Empreitada de Requalificação do CM 1050, adju-dicado em 05-07-2012 à Cornacho -Construções, Ldª, por 142.000,00euros.

Fornecimentos- Aquisição de Serviços para os Trabalhos de

Arqueologia, em 24-05-2012 - Palimpsesto -Estudo e Preservação do Património Cultural, Ldª,pelo valor de 16.650,00 euros.

- Aquisição de Serviços para a Conservação eRestauro de Peças do Museu Municipal deArqueologia, 07-05-2012 à Arqueohoje -Conservação e Restauro do Património

- Requalificação da Estrada Municipal 519 -Cruzeiro;

CCoonncclluuííddaa- Empreitada de execução da Casa do Cante;- Empreitada de Manutenção da Cobertura do

Pavilhão Carlos Pinhão;- Requalificação da Estrada Municipal 514 - a

requalificação do traçado inicia-se em Serpa etermina na Ribeira de Limas;

PiasCCoonncclluuííddaa::- Reparação de pavimento em asfalto;

Vale de VargoConcluída:- Manutenção da rede viária;- Arranjos exteriores do Poço da Canada;- Loteamento de Vale de Vargo - colocação de

cimento expansivo;

Vila Nova de S. BentoCCoonncclluuííddaa::- Empreitada da Estrada do Cruzeiro com Ciclovia;

Vila Verde de FicalhoCCoonncclluuííddaa::- Arruamentos;

A-do-PintoEEmm CCuurrssoo::- Empreitada de Construção do Salão Polivalente.

Empreitadas

- Trabalhos a mais para a Empreitada de Execuçãode Reconstrução e Ampliação da Casa do Cantede Serpa, adjudicados em 21-03-2012 àFortclima - Instalações Mecânicas, Ldª e VeigaLopes, Ldª, pelo valor de 37.313,14 euros.

- Empreitada de Infraestruturas Electricas na ZAE

SerpaOObbrraass eemm CCuurrssoo

- Empreitada de Execução da Ciclovia entre PiscinaCoberta e o Rio Guadiana (Azenha da Ordem);

- Empreitada de reabilitação e ampliação do Museude Arqueologia de Serpa;

- Empreitada de execução do Salão Polivalente deSerpa;

- Empreitada de execução do Centro Escolar EB/JIde Serpa;

- Empreitada de conservação das Muralhas deSerpa;

- Empreitada de Remodelação da sede doMunicípio de Serpa - 1ª Fase;

- Execução de Infraestruturas da Zona Sul;- Empreitada de Execução para o desvio da Linha

de Água - Expansão da Zona Sul de Serpa;- Arranjos exteriores da Unidade de Cuidados

Continuados;- Requalificação da Estrada da Circunvalação;

SANTOS POPULARES

Marchas, mastros e arraiais

Creche Nossa Senhora da Conceição Casa do Benfica de Serpa Associação Aldeia Nova Infantil

Associação Aldeia Nova Agrupamento de Escolas de Vila Nova de São Bento Agrupamento de Escolas de Serpa Jordões em Pias

Sociedade Filarmónica de Serpa

Page 5: Serpa Informação n.º 98 ago 2012

5AGOSTO 2012 - serpa informação

notícias

Câmara entrega barco aos bombeiros

A Câmara Municipal de Serpa pro-cedeu à entrega de uma embarcaçãoaos Bombeiros Voluntários de Serpa,no dia 22 de junho. A entrega realizou-se no quartel, e contou com as pre-senças do Presidente da Direção, JoséLuís Pires, e do Vereador Carlos Alves,em representação da autarquia.A embarcação semirrígida é concebidapara navegar em águas paradas, emserviços de salvamento, prevenção eemergências. Foi entregue também oKit de Segurança, composto por quatrofatos de mergulho completos.A aquisição deste equipamento visa oreforço da capacidade de resposta daestrutura de Proteção Civil Municipal,no âmbito das operações de socorro esalvamento no domínio do plano deágua, considerando o aumento donúmero de albufeiras no concelho.A operacionalidade de todo o equipa-mento fica à responsabilidade dosBombeiros Voluntários de Serpa, oagente de proteção civil que, emprimeira linha, procede ao Socorro eSalvamento.Este equipamento foi cofinanciadopelo PEGLA - Projeto Estruturantedas Terras do Grande Lago deAlqueva, financiado pelo FEDER, noâmbito de uma candidatura aoPOCTEP- Programa Operacional deCooperação TransfronteiriçaEspanha-Portugal. O custo total do equipamento foi de34.171,82 (valor com IVA), o valorelegível correspondente a 27.777,97 foi

suportado a 25% (6.944,49 ) pelaautarquia e 75% (20.833,48 ) suporta-do pelo FEDER.

Munícipes assinam contratos para reabilitaçãode habitação

Doze famílias assinaram, no dia 26 dejunho, contratos para apoio à reabili-tação da habitação no âmbito dascandidaturas ao RegulamentoMunicipal de Apoio à Reabilitação daHabitação no Concelho de Serpa(PMARHCS).As obras desta 2ª fase das candida-turas, orçamentadas em cerca de70.000€, vão arrancar em agosto desteano e abrangem habitações em Pias,Serpa e Vale de Vargo.Durante a primeira fase, que decorreudurante 2011 foram apoiadas dozefamílias com a realização de obrasmediante apoio técnico através dacedência de materiais e execução diretadas obras. Através do PMARHCS, aCâmara Municipal de Serpa promoveuma abordagem social de encontro àsnecessidades dos seus munícipes commaiores carências, consciente da atualconjuntura económica e social e pre-ocupada com a existência de habitaçõescom reduzidas condições de habitabili-dade, normalmente associadas àescassez de recursos financeiros dosagregados familiares, principalmentepessoas idosas e/ou com problemas demobilidade.

Cultural 2012, em 24-05-2012 à Best Sound -Produções, Ldª, por 70.000,00 euros.

- Aquisição de Serviços para a Organização eGestão do IX Encontro de Culturas e MercadoCultural 2012, a 24-05-2012 à Esfera Musical,Produções Unipessoal, Ldª, por 47,000,00 euros.

- Fornecimento de Pavimento Hexagonal para aEstrada da Circunvalação, em Serpa, em 06-06-2012 à Soplacas - Sociedade de Placas de Betão,S. A., pelo valor de 7.003,93 euros.

- Aquisição de Serviços para "Cante Alentejano -Produção e Realização de Documentário/LongaMetragem" para TV e Cinema, em 01-06-2012 àFaux - Edições e Audiovisuais, Unipessoal, Ldª,por 110.150,00 euros.

Monumental, Ldª, por 9.015, 00 euros.- Aquisição de Gasóleo Rodoviário, a 17-05-2012 à

Gaspe Combustíveis, Ldª, pelo valor de 266.265,00 euros.

- Aquisição de Serviços para Reparação do Veículoem 17-21-VJ, 29-05-2012 à Botelho & Filho, Ldª,por 8.637,45 euros.

- Aquisição de Serviços para a Reparação do Motorda Antiga Fábrica de Moagem a 28-05-2012 àETQ - Electricidade e Técnicas de QualidadeUnipessoal, Ldª, por 17.410,00 euros.

- Aquisição de Serviços para a Paginação, DesignGráfico, Tratamento de Imagem e Edição do SerpaInformação em 07-05-2012 -à Conversa Trocada- Imagem e Comunicação, Ldª, pelo valor de21.000,00 euros.

- Aquisição de Serviços em Regime de Avença paraÁrea de Relações Públicas, em 08-05-2012 aLídia Maria Antunes Saragaço, 12.000,00 euros.

- Aquisição de Serviços para a Organização eGestão do IX Encontro de Culturas e Mercado

Programa Municipal de Habitação Jovem em A-do-PintoO Programa Municipal de HabitaçãoJovem iniciou a segunda fase no mês dejunho, disponibilizando 3 lotes em A doPinto, no loteamento de Cabeça deAzinho, cada um com uma área de 160m2. Este é um processo faseado, que vaiabranger todo concelho e no qual naprimeira fase em Sª Iria (Salvador)foram admitidas 3 candidaturas. Prevê-se que a terceira fase, que disponibiliza 4lotes em Vila Verde de Ficalho, se iniciedurante o último trimestre de 2012.Este Programa prevê a cedência de lotespara construção de habitação a custoreduzido para jovens, em todo o concel-ho, uma medida que visa estimular a fix-ação da população, melhorar ascondições de habitação e rentabilizar osterrenos para construção de habitaçãonos loteamentos municipais.

Dia da CriançaAs comemorações do dia da Criançativeram início a 31 de maio e termi-naram a 4 de junho. As atividades lúdi-cas e pedagógicas decorreram no JardimMunicipal, no jardim da BibliotecaMunicipal Abade Correia da Serra, noParque Desportivo de Vila Nova de S.Bento e no Parque Desportivo de Pias.Insufláveis, modelação de balões, ani-mação com palhaços, brindes, experi-mentação de patins, dança de roda ani-madas com viola campaniça, andas, cor-rida de estafetas, lançamento de bola esalto em comprimento, aulas coletivas dedança, entre outras, fizeram parte dasiniciativas do dia 31 de maio e 1 dejunho. No dia 4 o BAALnik - teatroacompanhado por um piquenique - jun-tou os alunos que fizeram parte do pro-grama "Drama na Educação", da com-panhia BAAL 17, neste ano letivo. Ascomemorações foram organizadas pelaCâmara Municipal de Serpa em parce-ria com as Juntas de Freguesia do con-celho, Agrupamentos de Escolas do con-celho e BAAL 17.

Dia Internacional dos Museus

A autarquia de Serpa assinalou a 18 demaio o Dia Internacional dos Museuscom uma mostra de ofícios tradicionais.Um oleiro, um sapateiro, um ferrador eum cadeireiro estiveram presentes todo odia no Museu Etnográfico de Serpa atrabalhar e a responder às questões colo-cadas pelos visitantes. Foi mostrado tam-bém um filme explicativo da produçãodo queijo de Serpa. Os alunos do pré-escolar de Serpa e osutentes do Centro de Convívio da Juntade Freguesia de Santa Maria visitaram oespaço e assistiram com curiosidade àsdemonstrações

Festival Noites na NoraOs concertos de Fernando Tordo, Julieand the Carjackers, Contracorrente,Martin, Osso Vaidoso e Jazzafari Unite oito espetáculos de teatro marcarama edição deste ano do Festival Noites naNora. Música de intervenção e resistên-cia, MPP, rock e folk, ou o jazz do pro-jeto Jazzfari Unit, jovem cantor por-tuguês que contou com a participaçãosurpresa do seu pai, o cantor CarlosMendes, e de Fernando Tordo, foiaquilo que se pode ouvir nas noites daNora. Já nas artes de palco marcarampresença os grupos D'Orfeu, JangadaTeatro, Teatro das Beiras,"Connexiones.3", AL-MaSRAH,Entretanto Teatro, para além dosanfitriões BAAL17, que deleitaram opúblico sempre presente em grandenúmero nos vários dias do festival.No dia 15, o festival apresentou"Oliveira", resultado da residênciaartística que o "Sou Movimento eArte", em colaboração com 11 pessoasda comunidade local, criou este ano.

Page 6: Serpa Informação n.º 98 ago 2012

6 AGOSTO 2012 - serpa informação

notícias

OCentro de Cultura Popularde Serpa foi fundado em1975 por um grupo dejovens que partilhavam ogosto pela cultura e pelodesporto. Era consideradoum dos mais ecléticos dodistrito: na área desportiva

tinha como atividades o judo, ténis demesa, damas, xadrez e voleibol; na áreacultural existiam as seções de teatro,arqueologia, fotografia, música e pintura.Em 1980 extinguiu-se o voleibol e surgiuo andebol. Nos anos 90 com a mudança desede para o Pavilhão Carlos Pinhão extin-guiram-se todas as atividades porque nãohavia condições para as manter. Nestemomento o Centro de Cultura Popular é oúnico clube que representa o concelho deSerpa em Andebol e um dos que ombreiaa nível distrital, juntamente com a ZonaAzul de Beja e o Vasco da Gama daVidigueira. Conta neste momento comcerca de sessenta atletas, distribuídos pelosescalões de minis/bambis, infantis, inicia-dos e juvenis representando o clube tantoa nível distrital como a nível nacional.Conquistou nos dias 16 e 17 de junho ataça Associação de Andebol de Beja, nosescalões de infantis, iniciados e juvenis aovencer nas três finais a Associação ZonaAzul de Beja.

Quantos sócios têm?Carlos Amarelinho: O centro é uma cole-tividade sui generis porque não tem sóciosno sentido de pessoas que pagam quotas aofinal do mês. Baseamo-nos no princípio deque qualquer pessoa tem direito à práticadesportiva, e como estamos instalados nu-ma sala cedida de forma gratuita pela autar-quia achamos que não devemos ter sócios apagar uma quota mensal. As pessoas quegostam de vir ao andebol contribuem dealguma forma, com oferta de transportes,de equipamentos, de águas, sumos,sandes...vivemos mais com essa prática.

Quanto a atletas praticantes?Atletas praticantes temos cerca de 70 a80 atletas por época, nuns anos temosmais, noutros menos, tem a ver com onúmero de equipas que fazemos e com onúmero de jovens e de pais que tenhamvontade de por os jovens a trabalhar.Para nós é um bom número, é significa-tivo, é o equivalente a cinco equipas comos escalões de formação todos à exceçãodos juniores.

Também não têm seniores, porquê?Os juniores e seniores são escalões emque tem de haver um grande compromis-so por parte do atleta que já é maior deidade. Enquanto desses escalões parabaixo os pais ainda têm uma palavra adizer, nos juniores e seniores depende davontade deles e do compromisso em par-tir para uma época e levá-la até ao fim. Oclube investe dinheiro nas inscrições, nosexames médicos, na compra de materialdesportivo, e se não houver compromissocorremos o risco de a meio da época nãotermos jogadores porque preferem ir paraa pesca, ou ir à discoteca no sábado ànoite e no domingo têm de ir jogar...Deveser com alegria que se joga, e não comose fosse um favor que vêm fazer.

Em Serpa são a única associação ouclube com a modalidade de andebol...No distrito de Beja só há três clubespara a prática do andebol: o Vasco daGama da Vidigueira, o Zona Azul deBeja e o CCP de Serpa. Somos os úni-cos a ter andebol de uma forma organi-zada, fe-derada e com participaçõesnos campeonatos nacionais. Infeliz-mente no concelho de Serpa não hámais, apesar de nós estarmos abertos air a qualquer freguesia do concelhobuscar atletas caso se ache que hárapazes com vontade e que tenhamalgum jeito.

Temos demonstrado bons resultadosdesportivos e fazemos uma coisa de quenos orgulhamos - no final de cada épocasomos das primeiras coletividades aapresentar as contas à Câmara que é onosso maior patrocinador, juntamentecom as freguesias da sede - St. Maria eSalvador.

Quais os principais desafios atual-mente? Pela responsabilidade que temos, atépela conquista não só destas três taças dodistrito nesta época, que penso que foium feito histórico porque nas épocasanteriores nunca conseguimos as trêstaças, e achamos que neste momentosomos o clube com melhor formação nodistrito, à exceção da equipa de junioresda Zona Azul.

Os desafios são conseguir mantertodo este potencial humano, o que não éfácil, já que no início de cada época háuma luta grande para conseguir con-vencer jogadores e dirigentes (que sãocaptados nos pais ou nos amigos, ex-atletas...). A maioria dos membros dadireção são mulheres, o que também éinteressante.

É uma coletividade engraçada, porqueapesar de termos uma direção devida-mente formada e que assume todas asresponsabilidade do clube, ela é eleitanuma assembleia geral em que estão pre-sentes pais, atletas e pessoas ligadas aoandebol, até porque não temos sóciospagantes, e é desta forma engraçada quetrabalhamos e que demonstramos ao fimdestas épocas o porquê de sermos umapotência do andebol regional.

Pensamos que em termos de for-mação somos o clube que melhoresresultados temos nos últimos anos emtodo o Alentejo, levando em conta osdistritos de Beja, Évora e Portalegre.Digo isto porque tivemos a equipa deiniciados cinco anos consecutivos naprimeira divisão nacional, onde jogamosde igual para igual com clubes compoderio, como o Benfica, o Sporting, oGinásio do Sul, Passos Manuel, clubesque têm grandes pergaminhos no ande-bol. Desde 1980 que temos tido semprecada vez mais atletas e mais títulos. Háquem diga que os títulos não servempara grande coisa, mas servem, servempara motivar quem joga, quem cá está,os treinadores, os dirigentes, os pais e opúblico. Esta época foi a melhor dos últi-mos anos.

Falam os treinadores…

António Baião - Era uma equipa comalgumas limitações quando partimospara o nacional, pelo que já sabíamosque neste escalão a nível nacional haviapoucas hipóteses de ter êxito. Havia

O Serpa Informação falou com Carlos Amarelinho, 49 anos, funcionário da Câmara Municipal de Serpa, que ocupa desde 2004 o cargo de presidente dadireção do Centro de Cultura Popular de Serpa. O treinador dos iniciados António Baião, de 49 anos, também funcionário da autarquia e comentadordesportivo, e o treinador dos juvenis, Manuel Ramos, de 37 anos, Guarda Nacional Republicano, juntaram-se à conversa. Os infantis e bâmbis foram

treinados por, respetivamente, Mircea Costache1 e Diogo Nobre.

“Os títulos servem para motivar”

É uma coletividade engraçada,porque apesar de termos umadireção devidamente formada eque assume todas as respon-sabilidade do clube, ela é eleitanuma assembleia geral em queestão presentes pais, atletas epessoas ligadas ao andebol, atéporque não temos sóciospagantes, e é desta formaengraçada que trabalhamos.

Em termos de formação somos oclube que melhores resultadostemos nos últimos anos em todoo Alentejo, levando em conta osdistritos de Beja, Évora ePortalegre.

1 Mircea Costache, natural da Roménia, dedicou avida ao desporto e mais particularmente ao ande-bol. Na sua passagem por Portugal foiSelecionador Nacional e Campeão da Europa desub 21 em 1992, docente na UniversidadeModerna de Lisboa e Setúbal, treinador doSporting da Horta, do Águas Santas e do Vitóriade Setúbal. Trabalhou em Serpa de 2003 a 2012,onde treinou várias equipas do Centro de CulturaPopular de Serpa e no Projeto Gente emMovimento.

Page 7: Serpa Informação n.º 98 ago 2012

7AGOSTO 2012 - serpa informação

entrevista

miúdos que tinham chegado dos infan-tis e iam estar numa competição onde asexigências eram muitas e o nível detreino mais intenso. É lógico que trans-portando isto para o nível distrital háum mérito no escalão de iniciados doclube. Estar cinco anos na divisãonacional não é fácil e não está aoalcance de todas as equipas, commuitos custos a nível do trabalho direti-vo, técnico, e sem esquecer osjogadores, que são o suporte de tudoisto. É lógico que temos de lhe dar aquium louvor e estamos conscientes que hámuito trabalho que fazer, há queaproveitar estes miúdos.

Vamos tentar fazer o escalão dejuniores, o que é difícil, pois a maioriados jovens com 18, 19 anos sai de Serpa,o que não acontecia há seis anos, em quetínhamos um suporte quantitativo, o tra-balho era seguido e podíamos dar-lhecontinuidade num escalão mais à frente,e neste momento isto está difícil. Seriabom para o clube, muito positivo.

Para o ano vamos ter de trabalharmuito, vamos ter uma equipa na primeiradivisão - os juvenis - que vão jogar comequipas de outro gabarito: Sporting,Benfica, Belenenses e por aí fora.Sabemos que não vai ser fácil, mas sabe-mos que com trabalho podemos chegaronde estivemos cinco anos com os inici-ados, e se calhar trabalhando bem pode-se conseguir. Neste momento há quefundamentar o trabalho de bases doclube, e estamos com algumas dificul-dades, pelo que apelamos aos pais quetragam os miúdos quando começar aépoca em setembro. Entre os seis e os 12anos estamos disponíveis para trabalharcom toda a gente que aparecer.

Manuel Ramos - Esta época correu den-tro das nossas previsões, ou seja aquiloque estávamos à espera era a conquistado título regional e era a passagem àsegunda fase. A Taça do Distrito nos trêsescalões foi uma conquista que penso tersido um prémio merecido para os miú-dos e para o nosso presidente, já que eraesse o seu grande objetivo, a vitória naTaça.

Em relação ao Campeonato pensoque começamos muito bem a segundafase. Poderíamos, com um pouco maisde sorte e de atitude, ter alcançado afase final, por pouco não o con-seguimos, foi nos últimos três jogos quedeitamos tudo a perder. Mas acima detudo foi uma época positiva e umaexperiência nova para alguns deles queestavam no seu primeiro ano comojuvenis. O que interessa no fim é a com-petição. E aquilo que este clube semprepropôs que era trazer os miúdos para odesporto e faze-los ter a paixão por estedesporto como aqui todos temos desdepequeninos, e que nos traz aqui aopavilhão todos os dias.

Destrava Livros naBiblioteca MunicipalDESTRAVA LIVROS é o nome do pro-grama de dinamização do livro e daleitura, a decorrer este Verão naBiblioteca Municipal Abade Correia daSerra, dirigido aos participantes dasAtividades de Tempos Livres (ATL)promovidas pela Câmara. No essen-cial, o projeto visa dar espaço à imagi-nação, ao questionamento e à reinter-pretação de contos. Pretende-se que ascrianças se expressem sobre ashistórias que ouvem, pensando-as erecriando-as segundo a sua sensibili-dade. A partir de um conjunto de obrasda conceituada editora "PlanetaTangerina", desenvolvem-se propostase pistas de trabalho em ateliês específi-cos para cada livro. Os livros são sele-cionados por faixas etárias e cada umadas obras é explorada em duas sessõesdistintas de frequência semanal. Naprimeira sessão, com os animadores dabiblioteca, o livro é mediado e são pro-postos pequenos exercícios de interpre-tação acerca das relações entre o queescutaram e o seu quotidiano. Numasegunda sessão, é dinamizado trabalhode ateliê em coordenação com as técni-cas das ATL, onde se exploram difer-entes vertentes expressivas: expressãoplástica, escrita criativa e recriaçãodramática. "Destrava Livros" é umaporta aberta para boas surpresas naBiblioteca Municipal.

Bonecas e fotosA exposição "Bonecas Entre Páginas", dePaula Estorninho, esteve patente de 1 dejunho a 14 de agosto, na BibliotecaMunicipal Abade Correia da Serra, emSerpa. Para além da mostra das bonecas,de aparência frágil e feminina, construí-das em massa de moldar, realizaram-seainda dois ateliês, dedicados ao tema daexposição, orientados pela criadora dasbonecas. Em simultâneo decorreu umaexposição de fotografia de Rui Cambraia,intitulada "Depois do Pátio Azul", comfotografias das conhecidas bonequinhas,em locais inusitados.

Semana Europeia da MobilidadeO Município de Serpa decidiu pela 11ªvez aderir à Semana Europeia daMobilidade e ao Dia Europeu SemCarros que irá decorrer à semelhançados anos anteriores entre 16 e 22 desetembro, sob o tema "Avançando naDireção Certa". Este evento promovidopela Comissão Europeia pretende pro-mover ações que procurem mudarcomportamentos relativos à mobilidadee em particular no que toca à utilizaçãodo automóvel. Outras ações a pro-

mover deverão estar relacionadas coma qualidade do ar das nossas cidades,tendo em conta os problemas resul-tantes da utilização excessiva doautomóvel.

Jornadas Europeias do Património"O Futuro da Memória" é o tema selecionado pela Direção Geral doPatrimónio Cultural para as JornadasEuropeias do Património 2012.Neste âmbito a autarquia de Serpa irárealizar uma exposição intitulada"Memórias do Património", a inaugurardia 28 de setembro, na Sala Polivalentedo Museu Municipal de Arqueologia,com entrada livre.A exposição irá centrar-se em imagens dearquivo que recuam pelo menos à décadade 50 do século XX, alusivas aopatrimónio histórico da cidade de Serpa e,em particular, ao Castelo, enquadrando-seas recentes obras de requalificação doMuseu Municipal de Arqueologia e deconservação das Muralhas. As JornadasEuropeias do Património são uma iniciati-va anual do Conselho da Europa e daUnião Europeia, envolvendo cerca de 50países, que tem por objetivo a sensibiliza-ção dos cidadãos para a importância dasalvaguarda do Património.

Diogo Silva é campeãonacional de paresem ténis de mesa A fechar a época desportiva aSociedade Luso União Serpense fê-loda melhor forma. Depois de durante oano ter vencido todas as 16 provasregionais em que participou, de tervencido alguns torneios nacionais e deter conseguido pelo 15º consecutivo amanutenção no Campeonato Nacionalda 2ª Divisão foi a vez do serpenseDiogo Silva se sagrar em GrijóCampeão Nacional de Pares Sub-21 nacompanhia de Tiago Duarte doGuilhabreu (Porto) tendo vencido nafinal o par Bernardo Law/DiogoRodrigues do Benfica. No mesmo fimde semana de 9 e 10 de junho/12 Diogo

Silva conseguiu ainda o título de ViceCampeão Nacional Individual Sub-21tendo vencido José Reis (V. Setúbal), Milton Aires (Arrabães),Daniel Casquiço (Benfica), DavidSantos (Acad. 8 de Janeiro), DiogoRodrigues (Benfica) e DanielRodrigues (Valbom). Na final foi derro-tado por Tiago Duarte do Guilhabreu.Entretanto, o serpense António Bentesfoi o representante de Portugal noCampeonato Mundial de Veteranosrealizado em Estocolmo entre os dias25 e 30 de junho/12. Perante 3326atletas de 66 países este atleta con-seguiu uma brilhante prestação com aobtenção do 65º lugar numa provadesgastante e muito competitiva.Depois de passar as fases de grupo emque venceu dois suecos, um espanhol,um indiano, um alemão e um fin-landês, António Bentes entrou nummapa final de 512, tendo vencido ofrancês Dominique Choron e a seguiro sueco Bengt Lindvall. Finalmentefoi vencido por 3-2 pelo sueco deascendência chinesa G. Kiang. O sueco Mikael Appelgren que em seniores já foi campeão mundialna década de oitenta foi o grandevencedor da prova.

Campeonato Regional de Desporto Escolar trouxe a Serpa 300 alunos

O Campeonato Regional de DesportoEscolar 2011/2012 realizou-se nos dias 29e 30 de maio, e trouxe ao concelho cercade 300 alunos em representação dasvárias escolas da região. As provasrealizaram-se na Escola Secundária deSerpa, na EBI de Pias, no ComplexoDesportivo 25 de Abril e no PavilhãoCarlos Pinhão. Destaque para a equipafeminina de futsal da EBI Abade Correiada Serra que obteve o 2º lugar na modali-dade.

840 atletas nos JogosMunicipais 2012Os Jogos Municipais de Serpa mobi-lizaram 840 atletas nesta edição que serealizou de 5 de maio a 23 de junho.Os Jogos incluíram andebol,aeróbica/step, basquetebol 3x3, bodycombat, boxe, BTT, caminhada, ciclo-turismo, damas, equitação, futebol de7, futsal, ginástica de manutenção,karaté, malha, natação, patinagem,sueca, ténis de campo, ténis de mesa,truco e voleibol 2x2. Os resultadosencontram-se disponíveis no site daautarquia em www.cm-serpa.pt. Aorganização foi da Câmara Municipalde Serpa, Juntas de Freguesias do con-celho e Movimento Associativo.

Page 8: Serpa Informação n.º 98 ago 2012

AGOSTO 2012 - serpa informação

notícias

8

EDITAL

JOÃO MANUEL ROCHA DA SILVA, PRESIDENTE DA CÂMARAMUNICIPAL DE SERPA TORNA PÚBLICO, de harmonia com oartigo 91º da Lei n.º 169/99, de 18 de setembro, com aredacção da Lei n.º 5-A/2002, de 11 de janeiro, as delibe-rações de eficácia externa proferidas na reunião ordinária doÓrgão Executivo, realizada no dia 11 de julho de 2012:

1. Pedidos de isenção de pagamento de taxas1.1. Comissão de Festas de Pias De acordo com o solicitado pela Comissão de Festas de Pias,através de pretensões datadas de 5 e 29 de junho, nos ter-mos do n.º 2 do artigo 8º e art.º 11.º do Regulamento deTaxas e Outras Receitas Municipais, a Câmara Municipaldeliberou, por unanimidade, isentar aquela Comissão deFestas do pagamento da taxa referente à licença de recintoimprovisado e licença de ruido para os eventos realizadosentre os dia 8 e 17 de junho, para a realização da FestaBranca, nos dias 28 e 29 de junho e para o Festival daCerveja, que se realizou nos dias 6, 7 e 8 de julho.

1.2. Associação de Jovens de PiasDe acordo com o solicitado pela Associação de Jovens dePias, através de pretensão datada de 29 de junho, nos termosdo n.º 2 do artigo 8º e art.º 11.º do Regulamento de Taxas eOutras Receitas Municipais, a Câmara Municipal deliberou,por unanimidade, isentar aquela Associação do pagamentoda taxa referente à licença especial de ruido para a realiza-ção do Festival Till the Sunrise, no dia 21 de julho.

1.3. Comissão de Festas de FicalhoDe acordo com o solicitado pela Comissão de Festas deFicalho, através de pretensão datada de 22 de junho, nos ter-mos do n.º 2 do artigo 8º e art.º 11.º do Regulamento deTaxas e Outras Receitas Municipais, a Câmara Municipaldeliberou, por unanimidade, isentar aquela Comissão deFestas do pagamento da taxa referente à licença especial deruido para a realização de espetáculo realizado no dia 7 dejulho.

1.4. Corpo Nacional de EscutasDe acordo com o solicitado pelo Corpo Nacional de Escutas(Agrupamento 377 de Serpa), através de pretensão datadade 27 de junho, nos termos do n.º 2 do artigo 8º e art.º 11.ºdo Regulamento de Taxas e Outras Receitas Municipais, aCâmara Municipal deliberou, por unanimdiade, isentar aque-le Agrupamento do pagamento da taxa de recinto improvisa-do e licença de ruido para as Festas de S.Pedro.

1.5. Associação Cultural e Juvenil UAIDe acordo com o solicitado pela Associação Cultural e JuvenilUAI, através de pretensão datada de 6 de julho, nos termosdo n.º 2 do artigo 8º e art.º 11.º do Regulamento de Taxas eOutras Receitas Municipais, a Câmara Municipal deliberou,por unanimidade, isentar aquela Associação do pagamentoda taxa referente à licença especial de ruido, para uma pas-sagem de modelos, realizada no dia 7 de julho.

2. Casa do Alentejo em Toronto - Pedido de apoiopara a Semana Cultural AlentejanaA Casa do Alentejo em Toronto, em carta datada de 20 demaio, informa que vai organizar a 29ª Semana CulturalAlentejana, nos dias 17-21 e 26-28 de outubro, que contacom a participação de mais de uma centena de artistas locaise cerca de 25 portugueses.Solicitam à Câmara Municipal um apoio financeiro no valorde 350,00 euros e em contrapartida irão fazer a divulgaçãodesse apoio nos materiais promocionais.Foi efetuado cabimento n.º 3348/2012.

Deliberação Sobre o assunto, foi deliberado, por unanimidade, atribuir àCasa do Alentejo em Toronto, um subsídio no valor de250,00 (duzentos e cinquenta euros) para apoio na organi-zação da Semana Cultural Alentejana.

E, para constar, publica-se o presente edital e outros de igualteor, que vão ser afixados nos locais públicos do costume.

Serpa, 12 de julho de 2012O PRESIDENTE DA CÂMARA

JOÃO MANUEL ROCHA DA SILVA

EDITAL

JOÃO MANUEL ROCHA DA SILVA, PRESIDENTE DA CÂMARAMUNICIPAL DE SERPA TORNA PÚBLICO, de harmonia com oartigo 91º da Lei n.º 169/99, de 18 de setembro, com a

redacção da Lei n.º 5-A/2002, de 11 de janeiro, as deliber-ações de eficácia externa proferidas na reunião ordinária doÓrgão Executivo, realizada no dia 13 de junho de 2012:

1. Pedidos de isenção de pagamento de taxas 1.1. Associação Cultural dos Trabalhadores daCâmara Municipal de SerpaDe acordo com o solicitado pela Associação Cultural dosTrabalhadores da Câmara Municipal de Serpa, através deofício datado de 24 de maio e parecer positivo da SrªVereadora Isabel Estevens, datado de 20 de maio, nos ter-mos do n.º 2 do artigo 8º e art.º 11.º do Regulamento deTaxas e Outras Receitas Municipais, a Câmara Municipaldeliberou, por unanimidade, isentar aquela Associação dopagamento da taxa referente à utilização do campo defutebol relvado, nos meses de junho e julho, cujo valor apagar seria de 240,00 €.

1.2. Escola Profissional de Desenvolvimento Rural deSerpaDe acordo com o solicitado pela Escola Profissional deDesenvolvimento Rural de Serpa, através de email datado de24 de maio e parecer positivo da Srª Vereadora IsabelEstevens, datado de 29 de maio, nos termos do n.º 2 do arti-go 8º e art.º 11.º do Regulamento de Taxas e Outras ReceitasMunicipais, a Câmara Municipal deliberou, por unanimidade,isentar aquela Escola do pagamento da taxa referente à uti-lização do campo de futebol relvado, para os treinos dasequipas de futebol masculino e feminino, cujo valor a pagarseria de 45,00 €.

1.3. Agrupamento de Escolas de PiasDe acordo com o solicitado pelo Agrupamento de Escolas dePias (Jardim de Infância de Vale de Vargo), através de ofíciodatado de 12 de maio e parecer positivo da Srª VereadoraIsabel Estevens, datado de 29 de maio, nos termos do n.º 2do artigo 8º e art.º 11.º do Regulamento de Taxas e OutrasReceitas Municipais, a Câmara Municipal deliberou, por una-nimidade, isentar aquele Jardim de Infância do pagamentoda taxa referente à utilização da piscina coberta, durante omês de junho.

1.4. Comissão de Festas de Vila Verde de FicalhoDe acordo com o solicitado pela Comissão de Festas de VilaVerde de Ficalho, através de Pretensão datada de 31 demaio, nos termos do n.º 2 do artigo 8º e art.º 11.º doRegulamento de Taxas e Outras Receitas Municipais, aCâmara Municipal deliberou, por unanimidade, isentar aque-la Comissão de Festas do pagamento da taxa referente àlicença especial de ruido para o espetáculo que se realizouno dia 2 do corrente mês de junho.

1.5. Direção Regional de Educação do AlentejoDe acordo com o solicitado pela Direção Regional deEducação do Alentejo, através de email datado de 18 demaio e parecer positivo da Srª Vereadora Isabel Estevens,datado de 29 de maio, nos termos do n.º 2 do artigo 8º eart.º 11.º do Regulamento de Taxas e Outras ReceitasMunicipais, a Câmara Municipal deliberou, por unanimidade,isentar aquela Direção Regional do pagamento da taxa deutilização dos pavilhões desportivos, no âmbito dosRegionais de Desporto Escolar, cujo valor a pagar seria de300,00 .

1.6. Agrupamento de Escolas de SerpaDe acordo com o solicitado pelo Agrupamento de Escolas deSerpa, através de ofício datado de 9 de maio e parecer posi-tivo da Srª Vereadora Isabel Estevens, datado de 6 de junho,nos termos do n.º 2 do artigo 8º e art.º 11.º do Regulamentode Taxas e Outras Receitas Municipais, a Câmara Municipaldeliberou, por unanimidade, isentar aquele Agrupamento deEscolas do pagamento da taxa de utilização do pavilhãodesportivo Carlos Pinhão, no dia 15 de junho para a realiza-ção de um sarau gímnico, cujo valor a pagar seria de 135,00euros.

2. Sociedade Luso União Serpense - Pedido de apoiopara deslocação a EstocolmoSobre o assunto, a Câmara Municipal deliberou, por unanim-idade, nos termos do artigo 64.º n.º 4 alíneas a) e b) da Lein.º 169/99, de 18 de setembro, com a redação da Lei n.º 5-A/2002, de 11 de janeiro, atribuir à Sociedade Luso UniãoSerpense um subsídio no valor de 1.000,00 (mil euros), paraapoio na deslocação a Estocolmo para participarem nocampeonato do mundo de veteranos de ténis de mesa. Foiainda deliberado solicitar que seja posteriormente remetido àautarquia, um relatório com os documentos comprovativosdas despesas efetuadas.Foi efetuado o cabimento n.º 2530/2012.

3. Auxílios económicos a alunos do 1.º ciclo do ensi-no básicoAtravés de ofício datado 9 de maio do corrente ano, oAgrupamento de Escolas de Vila Nova de S.Bento remete àCâmara Municipal os requerimentos para atribuição de sub-sídio de refeição, referente aos alunos itinerantes: BrunoMiguel Gomes Bicho e Bianca Flôr Gomes Bicho.A Divisão de Educação, Desporto e Ação Social, informa queforam confirmados com a Segurança Social a atribuição doescalão A e que se encontra cabimentada a respetiva verba(cabimento n.º 791/2012).

DeliberaçãoFace ao exposto e em conformidade com o Despacho n.º12284/2011 de 19 de setembro, a Câmara Municipaldeliberou, por unanimidade, atribuir subsídio de refeição peloEscalão A aos alunos Bruno Miguel Gomes Bicho e BiancaFlôr Gomes Bicho.

4. Proposta de atribuição de subsídios para as mar-chas populares/2012O Órgão Executivo deliberou, por unanimidade, nos termosdo artigo 64.º n.º 4 alíneas a) e b) da Lei n.º 169/99, de 18de setembro, com a redação da Lei n.º 5-A/2002, de 11 dejaneiro, atribuir um subsídio de 250,00 (duzentos e cinquen-ta euros) a cada associação/entidade que organize marchasno corrente ano, depois de devidamente confirmada pelosrespetivos serviços.O Sr. Presidente da Câmara e os Senhores VereadoresAntónio Pereira, Isabel Estevens e Noel Farinho, não se pro-nunciaram sobre o assunto, por se encontrarem impedidos,nos termos da lei.

5. Proposta de atribuição de subsídio ao AtléticoClube AldenovenseAtravés de carta datada de 12 de abril do corrente ano, oAtlético Clube Aldenovense informa que a equipa de ben-jamins passou à segunda fase do campeonato, pelo quesolicitam o respetivo reforço do subsídio.Sobre este assunto, os respetivos serviços da autarquia infor-mam que, no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio aoMovimento Associativo, cabe a este clube um subsídio novalor de 250,00 €, como prémio de objetivo.A Subunidade de Gestão Financeira informa que foi efetua-do o respetivo cabimento (n.º 2913/2012).

Deliberação Face ao exposto, a Câmara Municipal deliberou, por unanim-idade, ao abrigo do Regulamento de Apoio ao MovimentoAssociativo, atribuir ao Clube Atlético Aldenovense, um sub-sídio no valor de 250,00 € (duzentos e cinquenta euros).

6. Proposta de atribuição de subsídio ao AtléticoClube de Ficalho Através de carta datada de 5 de abril do corrente ano, oAtlético Clube de Ficalho informa que têm uma equipa a dis-putar a 2ª fase do Campeonato Distrital do INATEL, pelo quesolicitam o respetivo reforço do subsídio para este Clube.Sobre este assunto, os respetivos serviços da autarquia infor-mam que, segundo o Regulamento Municipal de Apoio aoMovimento Associativo, no Anexo I - Futebol INATEL - Fasede Apuramento, os clubes recebem 250 €.A Subunidade de Gestão Financeira informa que foi efetua-do o respetivo cabimento (n.º 2938/2012).

Deliberação Face ao exposto, a Câmara Municipal deliberou, por unani-midade, ao abrigo do Regulamento de Apoio ao MovimentoAssociativo, atribuir ao Clube Atlético de Ficalho um subsídiono valor de 250,00 € (duzentos e cinquenta euros).

E, para constar, publica-se o presente edital e outros de igualteor, que vão ser afixados nos locais públicos do costume.

Serpa, 22 de junho de 2012O PRESIDENTE DA CÂMARA

JOÃO MANUEL ROCHA DA SILVA

EDITAL

JOÃO MANUEL ROCHA DA SILVA, PRESIDENTE DA CÂMARAMUNICIPAL DE SERPA TORNA PÚBLICO, de harmonia com oartigo 91º da Lei n.º 169/99, de 18 de setembro, com aredacção da Lei n.º 5-A/2002, de 11 de janeiro, as delibe-rações de eficácia externa proferidas na reunião ordinária doÓrgão Executivo, realizada no dia 16 de maio de 2012:

1. PEDIDOS DE ISENÇÃO DE PAGAMENTO DE TAXAS1.1. Futebol Clube de Serpa

De acordo com o solicitado pelo Futebol Clube de Serpa,através de Pretensão datada de 27 de março, nos termos don.º 2 do artigo 8º e art.º 11.º do Regulamento de Taxas eOutras Receitas Municipais, a Câmara Municipal deliberou,por unanimidade, isentar aquele Clube do pagamento dataxa de ocupação de espaço na via pública, aquando dasFestas da Páscoa, entre os dias 6 e 10 de abril do correnteano.

1.2. Associação de Futebol de Beja De acordo com o solicitado pela Associação de Futebol deBeja, através de emails datados de 24 e 27 de abril, nos ter-mos do n.º 2 do artigo 8º e art.º 11.º do Regulamento deTaxas e Outras Receitas Municipais e de acordo com o pare-cer positivo da Srª Vereadora Isabel Estevens, a CâmaraMunicipal deliberou, por unanimidade, isentar aquelaAssociação do pagamento da taxa de utilização dosseguintes equipamentos:- Pavilhão Desportivo Carlos Pinhão, no dia 19 de maio eParque Desportivo de Vila Nova de S.Bento, no dia 5 de maiodo corrente ano (valor total de 90,00 €).- Complexo Desportivo Manuel Baião, no dia 12 de maio docorrente ano (valor de 60,00 €)

1.3. Associação Margem Esquerda do GuadianaProteção do Bosque MediterrânicoDe acordo com o solicitado pela Associação MargemEsquerda do Guadiana Proteção do Bosque Mediterrânico,através de Pretensão datada de 4 de abril, nos termos do n.º2 do artigo 8º e art.º 11.º do Regulamento de Taxas e OutrasReceitas Municipais, a Câmara Municipal deliberou, por una-nimidade, isentar aquela Associação do pagamento da taxade ocupação de espaço na via pública, aquando das Festasda Páscoa, entre os dias 6 e 10 de abril do corrente ano.

1.4. Comissão de Festas da Ascensão do SenhorDe acordo com o solicitado pela Comissão de Festas daAscensão do Senhor, da freguesia de Vale de Vargo, atravésde Pretensão datada de 7 de maio, nos termos do n.º 2 doartigo 8º e art.º 11.º do Regulamento de Taxas e OutrasReceitas Municipais, a Câmara Municipal deliberou, por una-nimidade, isentar aquela Comissão de Festas do pagamentodas taxas de emissão de alvarás de licença para os eventos arealizar entre os 17 e 21 de maio naquela freguesia.

2. PLANO DE URBANIZAÇÃO DE SERPAO Órgão Executivo deliberou, por unanimidade, nos termosdo artigo 77.º do Regime Jurídico dos Instrumentos deGestão Territorial, submeter a discussão pública o Plano deUrbanização de Serpa.

3. PLANO DE TRANSPORTES ESCOLARES - Ano letivo2012/2013A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, aprovar oPlano de Transportes Escolares para o ano letivo de2012/2013, elaborado pela Divisão de Educação, Desporto eAção Social, de harmonia com o disposto no artigo 4.º doDecreto-Lei n.º 299/84, de 5 de setembro, com as alteraçõesintroduzidas pela Lei n.º 13/2006, de 17 de abril.

4. DIREÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO ALENTEJO- PARECER SOBRE A EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR DOCONCELHOA Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, informar aDireção Regional de Educação do Alentejo, que consideraque devem manter-se as duas salas do Ensino Pré-EscolarItinerante (A-do-Pinto e Vales Mortos), para o ano letivo de2012/2013, bem como a afetação dos respetivos docentes.

5. MOVIMENTO ASSOCIATIVO - PROPOSTA DEATRIBUIÇÃO DE SUBSÍDIOS PARA 2012Nos termos do artigo 64.º n.º 4 alíneas a) e b) da Lei n.º169/99, de 18 de setembro, com a redação da Lei n.º 5-A/2002, de 11 de janeiro e Regulamento de Apoio aoMovimento Associativo, a Câmara Municipal deliberou, porunanimidade, aprovar a proposta abaixo transcrita, para aatribuição de subsídios e outros apoios ao MovimentoAssociativo, para o ano de 2012:

MOVIMENTO ASSOCIATIVO SUBSÍDIOS 2012

(Ver quadro na página seguinte)

E, para constar, publica-se o presente edital e outros de igualteor, que vão ser afixados nos locais públicos do costume.

Serpa, 17 de maio de 2012O PRESIDENTE DA CÂMARA

JOÃO MANUEL ROCHA DA SILVA

Deliberações de Eficácia Externa

Page 9: Serpa Informação n.º 98 ago 2012

9AGOSTO 2012 - serpa informação

publicações legais

Page 10: Serpa Informação n.º 98 ago 2012

AGOSTO 2012 - serpa informação

publicações legais

10

EDITAL

JOÃO MANUEL ROCHA DA SILVA, PRESIDENTE DA CÂMARAMUNICIPAL DE SERPA TORNA PÚBLICO, de harmonia com oartigo 91º da Lei n.º 169/99, de 18 de setembro, com aredacção da Lei n.º 5-A/2002, de 11 de janeiro, as delibe-rações de eficácia externa proferidas na reunião ordinária doÓrgão Executivo, realizada no dia 30 de maio de 2012:

Pedido de isenção de pagamento de taxas - TeatroExperimental de PiasDe acordo com o solicitado pelo Teatro Experimental de Pias,através de Pretensão datada de 21 de maio, nos termos do n.º2 do artigo 8º e art.º 11.º do Regulamento de Taxas e OutrasReceitas Municipais, a Câmara Municipal deliberou, por una-nimidade, isentar aquela Associação do pagamento da taxareferente ao 3.º Passeio de Cicloturismo, que se realizou nodia 27 de maio.

Programa Municipal de Habitação JovemLoteamento de Santa IriaA Chefe da Divisão de Atendimento e Suporte Administrativo,em informação datada de 24 do corrente mês de maio, infor-ma que, na sequência do edital afixado em 01.03.2012, sobreo Programa Municipal de Habitação Jovem, aprovado emreunião de Câmara de 13.02.2012, foram apresentadas asseguintes candidaturas:- Daniela Filipe Ameixa Montes, residente na rua da Cultura,Santa Iria- Francisco Manuel Graça Cabinho, Avenue Cerisier nº 5,1023Crissier- Sílvia Maria Pica Montes, Rua Estrada da Mina Santa IriaAs candidaturas foram avaliadas de acordo os critérios enun-ciados no ponto 6, do mencionado Programa Municipal.Considerando as candidaturas e o número de lotes existentes,propõe a sua aceitação de acordo com o previsto no ponto7.2 do Regulamento.Refere ainda que deverá considerar-se a presente lista pro-visória dos interessados e submeter-se a reunião do órgãoexecutivo para aprovação.Após publicitação, de acordo com o ponto 7.2 e 7.3 do men-cionado programa, decorrido o prazo de 5 dias para apresen-tação de qualquer reclamação, devidamente fundamentada,deverá proceder-se à aprovação da lista definitiva deatribuição de lotes, pelo mesmo órgão.

Deliberação Face ao exposto, a Câmara Municipal deliberou por unanimi-dade, aprovar a lista provisória das candidaturas apresen-tadas para o loteamento municipal de Santa Iria, no âmbitodo Programa Municipal de Habitação Jovem.

Loteamento de Cabeço de Azinho (A-do-Pinto)A Chefe da Divisão de Atendimento e Suporte Administrativo,

em informação datada de 24 do corrente mês de maio, infor-ma ainda que existem três lotes disponíveis no loteamentomunicipal de Cabeço de Azinho, em A-do-Pinto, freguesia deVila Nova de S. Bento, propriedade da Autarquia, cada umcom a área de 160 m2, que poderão ser vendidos no âmbitodo Programa Municipal de Habitação Jovem, aprovado emreunião de câmara de 13/02/2012:

- Lote nº16 inscrito na matriz sob o artigo 2262,descrito sobo nº03104,- Lote nº25,inscrito na matriz sob o artigo 2253,descrito sobo nº021659,- Lotenº26,inscrito na matriz sob o artigo2252,descrito sob onº 03007.

Considerando a avaliação feita recentemente para os lotessitos em Santa Iria, a tipologia de construção, a afetação ahabitação e a área mais reduzida, propõe a venda por4.977,00 € (quatro mil novecentos e setenta e sete euros).

Deliberação Face ao exposto, a Câmara Municipal deliberou, por unanim-idade, nos termos do artº 64 nº 1 alínea f) da Lei nº 169/99,de 16 de setembro, com a redação da Lei n.º 5-A/2002, de 11de janeiro, aprovar a proposta para venda dos três lotes deterreno do loteamento de Cabeço de Azinho, (lotes 16, 25 e26), pelo valor de 4.977,00 € (quatro mil novecentos e seten-ta e sete euros), ao abrigo do Programa Municipal deHabitação Jovem.

E, para constar, publica-se o presente edital e outros de igualteor, que vão ser afixados nos locais públicos do costume.

Serpa, 31 de maio de 2012O PRESIDENTE DA CÂMARA

JOÃO MANUEL ROCHA DA SILVA

EDITAL

JOÃO MANUEL ROCHA DA SILVA, PRESIDENTE DA CÂMARAMUNICIPAL DE SERPA TORNA PÚBLICO, de harmonia com oartigo 91º da Lei n.º 169/99, de 18 de setembro, com aredacção da Lei n.º 5-A/2002, de 11 de janeiro, as delibe-rações de eficácia externa proferidas na reunião ordinária doÓrgão Executivo, realizada no dia 27 de junho de 2012:

1. Pedidos de isenção de pagamento de taxas1.1. Comissão de Festas de FicalhoDe acordo com o solicitado pela Comissão de Festas deFicalho, através de pretensão datada de 8 de junho, nos ter-mos do n.º 2 do artigo 8º e art.º 11.º do Regulamento deTaxas e Outras Receitas Municipais, a Câmara Municipaldeliberou, por unanimidade, isentar aquela Comissão de

Festas do pagamento da taxa referente à licença de recintoimprovisado e licença especial de ruido para o baile realizadono dia 23 de junho.

1.2. Sport Clube de Serpa Patinagem ArtísticaDe acordo com o solicitado pelo Sport Clube de SerpaPatinagem Artística através de ofício datado de 29 de maio eparecer positivo da Srª Vereadora Isabel Estevens, datado de6 de junho, nos termos do n.º 2 do artigo 8º e art.º 11.º doRegulamento de Taxas e Outras Receitas Municipais, aCâmara Municipal deliberou, por unanimidade, isentar aque-le Clube do pagamento da taxa referente à utilização dopavilhão do complexo desportivo de Serpa, no dia 3 de junho,para realização do Campeonato Regional de Solo Dance, cujovalor a pagar seria de 120,00 €.

1.3. Piense Sporting ClubeDe acordo com o solicitado pelo Piense Sporting Clube,através de ofício datado de 14 de maio, a Câmara Municipaldeliberou, por unanimidade, isentar aquele Clube do paga-mento das despesas de deslocação do autocarro aMessejana, no dia 17 de dezembro do ano transato, no valorde 83,16 €.

1.4. Agrupamento de Escolas de SerpaDe acordo com o solicitado pelo Agrupamento de Escolas deSerpa, através de Pretensão datada de 20 de junho, nos ter-mos do n.º 2 do artigo 8º e art.º 11.º do Regulamento deTaxas e Outras Receitas Municipais, a Câmara Municipaldeliberou, por unanimidade, isentar aquele Agrupamento dopagamento da taxa referente à licença de ocupação deespaço na via publica e licença especial de ruido para os dias22 e 23 de junho.

1.5. Comissão de Festas de PiasDe acordo com o solicitado pela Comissão de Festas de Pias,através de pretensão datada de 15 de junho, nos termos don.º 2 do artigo 8º e art.º 11.º do Regulamento de Taxas eOutras Receitas Municipais, a Câmara Municipal deliberou,por unanimidade, isentar aquela Comissão de Festas do paga-mento da taxa referente à licença de recinto improvisado elicença especial de ruido para os eventos a realizar de 22 a 30de junho do corrente ano.

2. Comissão de Festas do Crespo - Pedido de subsídiopara as Festas em honra de S. João BatistaA Comissão de Festas do Crespo, em carta datada de 7 dejunho, solicita à Câmara Municipal um apoio financeiro parafazer face às despesas com as festas daquela localidade, arealizar no dia 23 de junho e convidam o Executivo para areferida festa.

Deliberação Sobre o assunto, foi deliberado, por unanimidade, nos termos

do artigo 64.º n.º 4 alíneas a) e b) da Lei n.º 169/99, de 18de setembro, com a redação da Lei n.º 5-A/2002, de 11 dejaneiro, atribuir à Comissão de Festas do Crespo, um subsídiono valor de 250,00 euros.

E, para constar, publica-se o presente edital e outros de igualteor, que vão ser afixados nos locais públicos do costume.

Serpa, 29 de junho de 2012O PRESIDENTE DA CÂMARA

JOÃO MANUEL ROCHA DA SILVA

AVISO

JOÃO MANUEL ROCHA DA SILVA, PRESIDENTE DA CÂMARAMUNICIPAL DE SERPA, torna público nos termos e para osefeitos do n.º 3 e 4 do artigo 77.º do Regime Jurídico dosInstrumentos de Gestão Territorial (RJIGT) aprovado peloDecreto-Lei n.º 380/99, de 22 de Setembro, na redação dadapelo Decreto-Lei n.º 181/2009, de 7 de Agosto, que emcumprimento da deliberação, por unanimidade, do órgãoexecutivo tomada na reunião realizada no dia 16 de Maio de2012, foi determinado proceder à abertura do período de dis-cussão pública da proposta de revisão do Plano deUrbanização de Serpa

O período de discussão pública é de 22 dias úteis, decorridosque sejam 5 dias úteis, a contar da data de publicação do pre-sente aviso no Diário da República.

A proposta de revisão do Plano Geral de Urbanização deSerpa, acompanhada do relatório ambiental, os pareceres dacomissão de acompanhamento e a ata da conferência deserviços, os demais pareceres e os resultados de concertação,encontra-se disponível para consulta nas instalações daCâmara Municipal (Sector de Atendimento ao Público), sita naPraça da República, todos os dias úteis, durante o horário nor-mal de expediente (09h às 16h30).

As reclamações, observações ou sugestões a apresentar de-verão ser formuladas por escrito podendo estas ser enviadaspor carta registada com aviso de receção para a Praça daRepública, 7830-389 Serpa, ou aí entregues pessoalmente,bem como remetidas através do e-mail [email protected].

Para conhecimento geral se publicita o presente aviso noDiário da República bem como nos locais públicos do costume

SERPA, AOS 29 DE MAIO DE 2012O PRESIDENTE DA CÂMARA

JOÃO MANUEL ROCHA DA SILVA

Deliberações de Eficácia Externa

Resumo das análises da água segundo Decreto-Lei número 306/2007 de 27 de Agosto

Page 11: Serpa Informação n.º 98 ago 2012

AGOSTO 2012 - serpa informação

publicações legais

11

Guia do Agente EconómicoDivulgação da legislação relevante para o município publicada no Diário da República

MAIOPortaria n.º 137/2012. D.R. n.º 92, Série I de 2012-05-11

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, DO MAR,DO AMBIENTE E DO ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO

Define as espécies cinegéticas às quais é permitido o exercício dacaça e fixa os períodos, os processos e outros condicionamentospara a época venatória de 2012-2013, 2013-2014 e 2014-2015

Portaria n.º 138/2012. D.R. n.º 93, Série I de 2012-05-14PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

E MINISTÉRIO DA ECONOMIA E DO EMPREGOPrimeira alteração à Portaria n.º 517/2008, de 25 de junho, queestabelece os requisitos mínimos a observar pelos estabelecimen-tos de alojamento local

Lei n.º 22/2012. D.R. n.º 105, Série I de 2012-05-30ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

Aprova o regime jurídico da reorganização administrativa terri-torial autárquica

Declaração de Retificação n.º 27/2012. D.R. n.º 105, SérieI de 2012-05-30

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS - SECRETARIA-GERAL

Retifica a Portaria n.º 119/2012, de 30 de abril, do Ministérioda Economia e do Emprego, que fixa as classes de habilitaçãocontidas nos alvarás das empresas de construção, bem comoos valores máximos de obra que cada uma delas permiterealizar, e revoga a Portaria n.º 57/2011, de 28 de janeiro,publicada no Diário da República, 1.ª série, n.º 84, de 30 deabril de 2012

JUNHOResolução do Conselho de Ministros n.º 51/2012. D.R. n.º

110, Série I de 2012-06-06PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

Autoriza a realização da despesa com a aquisição de serviços defornecimento de refeições em refeitórios escolares no ano letivo de2012-2013

Aviso n.º 7890/2012. D.R. n.º 110,Série II de 2012-06-06

MUNICÍPIO DE SERPAAbertura do período de discussão pública da revisão do PlanoGeral de Urbanização de Serpa

Anúncio n.º 12779/2012. D.R. n.º 113,Série II de 2012-06-12

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS - INSTITUTO DE GESTÃO DO PATRIMÓNIO ARQUITETÓNICO

E ARQUEOLÓGICO, I. P.Projeto de Decisão relativo à classificação como Monumento deInteresse Público (MIP) da Ponte sobre a Ribeira do Enxoé, fregue-sia de Salvador, concelho de Serpa, distrito de Beja, e à fixação darespetiva zona especial de proteção (ZEP)

Portaria n.º 191/2012. D.R. n.º 116,Série I de 2012-06-18

MINISTÉRIO DA ECONOMIA E DO EMPREGO Fixa o valor mínimo obrigatório do seguro de responsabilidade civila celebrar pelas entidades instaladoras de redes de gás e pelasentidades montadoras de aparelhos de gás e revoga a Portaria n.º124/2011, de 30 de março

Decreto-Lei n.º 127/2012. D.R. n.º 119,Série I de 2012-06-21

MINISTÉRIO DAS FINANÇASContempla as normas legais disciplinadoras dos procedimentosnecessários à aplicação da Lei dos Compromissos e dos Pagamentosem Atraso, aprovada pela Lei n.º 8/2012, de 21 de fevereiro, e àoperacionalização da prestação de informação nela prevista

Despacho n.º 8351/2012. D.R. n.º 119,Série II de 2012-06-21

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA - GABINETE DO MINISTRO

Autoriza a realização de despesa com vista ao fornecimento derefeições em refeitórios escolares e cantinas na área da DireçãoRegional de Educação do Alentejo

Decreto-Lei n.º 130/2012. D.R. n.º 120,Série I de 2012-06-22

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, DO MAR,DO AMBIENTE E DO ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO

Procede à segunda alteração à Lei n.º 58/2005, de 29 de dezem-bro, que aprova a Lei da Água, transpondo a Diretiva n.º2000/60/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de out-ubro, e estabelecendo as bases e o quadro institucional para agestão sustentável das águas

Portaria n.º 196/2012. D.R. n.º 120,Série I de 2012-06-22

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, DO MAR,DO AMBIENTE E DO ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO

Estabelece que o período crítico, no âmbito do Sistema de Defesada Floresta contra Incêndios, vigore de 1 de julho a 30 de setem-bro no ano de 2012

Lei n.º 23/2012. D.R. n.º 121, Série I de 2012-06-25ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

Procede à terceira alteração ao Código do Trabalho, aprovado pelaLei n.º 7/2009, de 12 de fevereiro

Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça n.º 6/2012. D.R.n.º 121, Série I de 2012-06-25SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA

Ao trabalhador isento de horário de trabalho, na modalidade deisenção total, não é devido o pagamento de trabalho suplementarem dia normal de trabalho, conforme resulta dos artigos 17.º, n.º1, alínea a), do Decreto-Lei n.º 409/71, de 27 de setembro, e 197.º,n.º 4, alínea a), do Código do Trabalho de 2003, mesmo que ultra-passe os limites legais diários ou anuais estabelecidos nos artigos5.º, n.º 1, alíneas a) e b), do Decreto-Lei n.º 421/83,de 2 de dezem-bro, e 200.º, n.º 1, alíneas a) a c), do Código do Trabalho de 2003,após a entrada em vigor deste diploma

Decreto-Lei n.º 133/2012. D.R. n.º 123,Série I de 2012-06-27

MINISTÉRIO DA SOLIDARIEDADE E DA SEGURANÇA SOCIALAltera os regimes jurídicos de proteção social nas eventuali-dades de doença, maternidade, paternidade e adoção e morteprevistas no sistema previdencial, de encargos familiares dosubsistema de proteção familiar e do rendimento social deinserção, o regime jurídico que regula a restituição deprestações indevidamente pagas e a lei da condição de recur-sos, no âmbito do sistema de segurança social, e o estatutodas pensões de sobrevivência e o regime jurídico de proteçãosocial na eventualidade de maternidade, paternidade eadoção no âmbito do regime de proteção social convergente

Edital (extrato) n.º 604/2012. D.R. n.º 124,Série II de 2012-06-28

MUNICÍPIO DE SERPAAlteração ao Regulamento de Taxas e Outras Receitas Municipais

Edital (extrato) n.º 605/2012. D.R. n.º 124,Série II de 2012-06-28

MUNICÍPIO DE SERPAAlteração ao Código de Regulamentos e Posturas do Municípiode Serpa

JULHODecreto-Lei n.º 137/2012. D.R. n.º 126,

Série I de 2012-07-02MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA

Procede à segunda alteração do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 deabril, que aprova o regime jurídico de autonomia, administração egestão dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar edos ensinos básico e secundário

Lei n.º 24/2012. D.R. n.º 131, Série I de 2012-07-09ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

Aprova a Lei-Quadro das Fundações e altera o Código Civil,aprovado pelo Decreto-Lei n.º 47344, de 25 de novembro de 1966

Decreto-Lei n.º 141/2012. D.R. n.º 133,Série I de 2012-07-11

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROSAltera o Decreto-Lei n.º 48/2011, de 1 de abril, no respeitante àimplementação do "Balcão do empreendedor"

Decreto-Lei n.º 149/2012. D.R. n.º 134,Série I de 2012-07-12

MINISTÉRIO DA ECONOMIA E DO EMPREGOProcede à sétima alteração ao Código dos Contratos Públicos,aprovado em anexo ao Decreto-Lei n.º 18/2008, de 29 de janeiro

Acórdão do Tribunal Constitucional n.º 353/2012. D.R. n.º140, Série I de 2012-07-20TRIBUNAL CONSTITUCIONAL

Declara a inconstitucionalidade, com força obrigatória geral,das normas constantes dos artigos 21.º e 25.º da Lei n.º 64-B/2011, de 30 de dezembro (Orçamento do Estado para2012). b) Ao abrigo do disposto no artigo 282.º, n.º 4, daConstituição da República Portuguesa, determina-se que osefeitos desta declaração de inconstitucionalidade não seapliquem à suspensão do pagamento dos subsídios de fériase de Natal, ou quaisquer prestações correspondentes aos 13.ºe ou 14.º meses, relativos ao ano de 2012.

Ponte antiga sobre a Ribeira do Enxoé

APonte antiga sobre a Ribeira doEnxoé, incluída no itinerário das"Pontes Históricas do Alentejo",

encontra-se em vias de classificação comoMonumento de Interesse Público, tendosido publicada em Diário da República de12 de Junho de 2012 (DR 113, IIª S.,Anúncio n.º 12779/2012) a intenção deenviar esta proposta, bem como a dadelimitação da sua Zona Especial deProteção, ao Secretário de Estado daCultura.

A designada "Ponte antiga sobre aRibeira do Enxoé", pertencente à freguesiade Salvador e localizada entre Serpa eMoura, a 8 km de Serpa, é paralela àEstrada Nacional 256, da qual dista cercade 20 m e encontra-se inventariada na basede dados do património cultural nacional.

Esta ponte histórica, ainda que vulgar-mente referida como "ponte romana", temuma origem cronológica ainda mal defini-da, necessitando de estudos desenvolvidos

para uma caracterização mais apurada.Não obstante, é possível afirmar que recuapelo menos à Idade Média, apresentandocaracterísticas construtivas mistas,medievais e modernas.

É composta por seis arcos, com asarquivoltas em tijolo, os seus pilaresencontram-se protegidos por trêspequenos talha-mares triangulares e estáinteiramente rebocada. O tabuleiro, comcerca de 60 m de comprimento, apresentaum perfil em cavalete pouco pronunciado,protegido por guardas em alvenaria e opavimento em lajeado de pedra.

Embora atualmente não seja utilizada,tendo sido substituída pela EN 256, sabe-mos que se encontrava em pleno funciona-mento no século XVIII, uma vez que éreferida nas Inquirições Paroquiais de1758, documento no qual o pároco deSerpa refere que "Tem a ribeira de Enxoéao norte da vila hua boa ponte de pedra ecal".

Considerando que:

1. A Portaria n.º 106/2012, de 18 de abril vem pri-var os municípios de 5% da coleta de IMI no anode 2012 (reportado ao ano de 2011);

2. Tal retenção é arbitrária e não reflete os reaiscustos que a reavaliação dos prédios urbanos temem cada concelho, criando desigualdades entre osmunicípios quanto aos custos que cada um defacto implica;

3. A reavaliação dos prédios urbanos, para efeitosde IMI (apesar de prevista desde o Decreto-Lei n.º287/2003, de 18 de novembro), foi implementadade forma atabalhoada e pouco credível, por obri-gação do memorando de entendimento entre oGoverno e a Troika CE/BCE/FMI, para o qual osmunicípios não contribuíram e ao qual não se vin-cularam;

4. Se exige cada vez mais às autarquias (em vir-tude do poder central se demitir unilateralmentedas suas funções de Estado), colocando simul-taneamente cada vez maiores restrições aorespetivo financiamento;

5. Face às dificuldades financeiras dos municípiose sendo a reavaliação do valor patrimonial dosimóveis uma competência da administração fiscalno âmbito do CIMI, a retenção abusiva de 5% émais uma pressão ilegítima para que os municí-pios apliquem as taxas máximas do IMI acabarápor agravar a carga fiscal já insuportável para agrande maioria dos cidadãos;

6. O regime de finanças locais é da reserva relati-va de competência legislativa da Assembleia daRepública, nos termos do artigo 165.º, n.º 1, alíneaq) da Constituição da República Portuguesa e con-sequentemente objeto de reserva de lei;

7. Apesar da Portaria n.º 106/2012, de 18 de abril,se fundar em competência regulamentar estabele-cida no artigo 15.º - M do CIMI, tal se traduz numainadmissível determinação de matéria que deveriaser definida por lei e não por regulamento, pondoem crise o artigo 112.º n.º 5 da Constituição daRepública Portuguesa, visto ser uma verdadeiraalteração ao Código do IMI e à Lei das FinançasLocais.

A Assembleia Municipal de Serpa, em sessão de28 de junho de 2012, delibera:

1. Manifestar a sua total discordância com aPortaria n.º 106/2012, de 18 de abril;

2. Remeter esta Moção ao Presidente daRepública, Primeiro-Ministro, Ministro de Estado edas Finanças, Ministro-adjunto e dos AssuntosParlamentares, Grupos Parlamentares, AssociaçãoNacional de Municípios Portugueses, CIMBAL ecomunicação social.

Moção apresentada pelo Bloco de Esquerda nasessão de 28 de junho de 2012 e aprovada, pormaioria, com um voto contra do PSD e os votos afavor do BE, CDU e PS

MoçãoContra a retenção de 5% do IMI

Page 12: Serpa Informação n.º 98 ago 2012

serpa informaçãoPublicação bimestral - Propriedade: Câmara Muncipal de Serpa - Director: João Manuel Rocha da Silva - Redacção: GIRP - Câmara Muncipal de Serpa - Telefone: 284 540 100 - Fax: 284 540 109 - E-mail: [email protected]

Impressão: Jorge Fernandes, lda - Tiragem: 10.000 exemplares - Design e Paginação: [email protected] - Distribuição gratuita

“Tirar benefícios dos recursos culturais”

ACasa do Cante foi inaugurada no dia 21 dejulho e é mais um passo no caminho quetemos seguido do desenvolvimento com basena cultura e em projetos inovadores e cria-tivos. Na ocasião, o embaixador da UNESCOdefiniu este espaço enquanto fundamentalpara a sustentabilidade e solidez da candi-datura do cante a Património Cultural

Imaterial da Humanidade e como um exemplo a seguir poroutras autarquias e organismos, elogiando "a estratégia dedesenvolvimento que tem vindo a ser seguida pelo municí-pio" e que, "ao privilegiar o desenvolvimento económicocom base na criatividade e na inovação, ao visar a revita-lização de outros patrimónios materiais, como este lindíssi-mo centro histórico, tendo por base o património culturalimaterial, a Câmara Municipal de Serpa mostra que com-preende bem as dinâmicas e as valências patrimoniais e quesabe tirar os melhores benefícios dos recursos culturaisexistentes no território".

Estas palavras são tanto mais motivantes quanto estamos

a viver uma época demasiado complicada economicamentee em que todos os dias o Governo toma medidas contráriasao desenvolvimento e à qualidade de vida dos portugueses.Isto ainda é mais sentido em territórios como Serpa, ondeestão em causa o encerramento das valências do Hospitalde S. Paulo e de serviços públicos essenciais, sem ter emconsideração a realidade e as efetivas necessidades das pes-soas que aqui habitam.

Por um lado, as autarquias têm feito um esforço enorme ecomprovado em desenvolver o país, trabalhando com empe-nho para a sustentabilidade local. Por outro temos um PoderCentral a destruir grande parte do que existe, sem investir nosprojetos promotores da coesão e equilíbrios regionais.

Mas a verdade é que com tudo o que aqui existe, com aspotencialidades - da cultura e turismo ao regadio deAlqueva - temos que continuar a trabalhar e a lutar de todasas formas possíveis para o futuro desta terra. Essa é umaresponsabilidade de todos.

João RochaPresidente da Câmara Municipal de Serpa

“Ao privilegiar o desenvolvimentoeconómico com base na criatividade e na inovação, ao visar a revitalização de outrospatrimónios materiais,tendo por base o património culturalimaterial, a Câmara de Serpa mostra que compreende bem as dinâmicas e as valências patrimoniais e sabe tiraros melhores benefíciosdos recursos culturais.

ACasa do Cante foi inaugurada no dia21 de julho, numa cerimónia a quecompareceram o embaixador da

Unesco em Portugal, António AlmeidaRibeiro, o presidente da Entidade deTurismo do Alentejo, Ceia da Silva, opadre António Cartageno, o antropólogoPaulo Lima, eleitos da Câmara e das jun-tas, representantes dos grupos corais doconcelho e personalidades ligadas à músi-ca e ao cante.

A apresentação de um excerto do docu-mentário sobre o cante produzido pelorealizador Sérgio Trefaut, a atuação doGrupo Coral e Etnográfico da Casa doPovo de Serpa e uma visita guiada àsinstalações fizeram parte do programa.

Na cerimónia discursaram o presidenteda autarquia e o embaixador que definiu oprojeto como "um exemplo a seguir poroutras autarquias e organismos (...)" e su-blinhou a sua convicção ao afirmar que"as atividades que irá promover, desen-volver e apoiar em muito contribuirão paraa salvaguarda do nosso riquíssimopatrimónio imaterial musical como é ocaso do cante alentejano".

Almeida Ribeiro, que visitou tambémas instalações do Musibéria, elogiou aestratégia de desenvolvimento que tem

vindo a ser seguida pelo município que"ao privilegiar o desenvolvimentoeconómico com base na criatividade e nainovação, ao visar a revitalização de ou-tros patrimónios materiais, como estelindíssimo centro histórico, tendo por baseo património cultural imaterial, a CâmaraMunicipal de Serpa mostra que com-

preende bem as dinâmicas e as valênciaspatrimoniais e que sabe tirar os melhoresbenefícios dos recursos culturais exis-tentes no território".

O presidente da autarquia considerou ainauguração daquele espaço o fechar deum ciclo, mas que "é evidente que a músi-ca e o cante não vão ficar por aqui, ainda

há muita coisa que tem de ser feita (…)aproveitando aquilo que temos de bom"

João Rocha ao apresentar o projetosalientou que "a casa do cante, em conjun-to com o Musiberia, permite de forma gra-tuita o registo sonoro em estúdio dos gru-pos corais como contributo para a preser-vação da moda alentejana."

O edifício integra um centro de docu-mentação, uma galeria de exposições tem-porárias, um auditório, uma cafetaria euma loja. No centro de documentação ovisitante pode aceder a toda a informaçãosobre o cante Alentejano, assim como abibliografia em diferentes suportes sobre apolifonia tradicional em Portugal, noMediterrâneo e no Mundo. A galeria deexposições temporárias acolherá ciclosanuais de exposições dedicadas à temáticado cante, sendo que a primeira exposiçãoneste espaço é do fotógrafo AugustoBrázio. O auditório, com capacidade para40 lugares sentados, oferecerá progra-mação assente no diálogo entre público ecantadores de cante alentejano e de outrasformas corais, nacionais ou estrangeiras. Acafetaria e a Loja do Cante são espaçosdedicados à descontração onde os visi-tantes podem degustar e adquirir produtosregionais de excelência.

“UM EXEMPLO A SEGUIR POR OUTRAS AUTARQUIAS E ORGANISMOS”

Inaugurada Casa do Cante